Вы находитесь на странице: 1из 10

DESENVOLVIMENTO , CONSTRUO E APLICAO DE

DIDTICOS

UM GAUSSMETRO PARA FINS

Valcimar Silva de Andradea [valcimargv@yahoo.com.br] Marcelo Azevedo Neves b [pet_fsica@ufrrj.br]


a

Ex-Bolsista do Programa de Educao Tutorial PET-Fsica UFRRJ, Professor do CIEP-155 Nelson Antelo Romar b Departamento de Fsica ICE UFRRJ, Professor-Tutor do Grupo PET -Fsica-UFRRJ

R ESUMO
Neste trabalho apresentamos o desenvolvimento de um gaussmetro, instrumento de medida de campo magntico, para uso em atividades didticas, podendo ser utilizado em Laboratrios de Fsica da Graduao ou do Ensino Mdio. O equipamento possibilita a medida de densidades de fluxo magntico (vetor induo magntica) com mdulo da ordem de 3 kG, que um valor tpico para magnetos permanentes de baixo custo (ferritas). O sistema de medida constitudo basicamente por uma fonte de corrente constante de 5 mA, que alimenta um sensor de Efeito Hall recuperado de um motor de CD-ROM (com rea sensvel de 0,5 X 0,5 mm). O sinal de tenso eltrica gerado pelo sensor Hall amplificado usando o amplificador instrumental INA110, posteriormente o sinal ento acondicionado para exposio em um voltmetro digital. O gaussmetro didtico surgiu da oportunidade de se fazer valer o trip em que se baseia a universidade: Ensino, Pesquisa e Extenso, aproveitando as oportunidades que surgiram em ambiente de iniciao cientfica, montagem de um sistema de mapeamento de campo magntico para caracterizao de materiais supercondutores, e no Grupo PET -Fsica da UFRRJ, grupo atuante a rea de Ensino de Fsica. So apresentados os procedimentos utilizados para a calibrao do equipamento e tambm alguns resultados obtidos com o uso do gaussmetro didtico em experimentos simples e sugeridos para uso deste. O baixo custo foi um dos pontos principais no desenvolvimento e construo do equipamento, que foi concebido a partir de uma adaptao de um gaussmetro de uso em pesquisa. Este trabalho foi concebido dentro do projeto Experimentao e Novas Tecnologias para Ensino e Aprendizagem da Fsica realizado pelo Grupo PET-Fsica da UFRRJ dentro do Programa de Educao Tutorial (SESu-MEC) e teve colaborao do LMDS-UFRRJ.

1-INTRODUO
O nascimento da proposta de construo do gaussmetro de uso didtico passa por etapas caractersticas, uma localizada em ambiente de pesquisa e iniciao cientfica, outra em ambiente de um grupo de educao tutorial ligado ao ensino de Fsica, com objetivos dentro da rea de experimentao. A primeira etapa, relacionada ao ambiente de pesquisa, se d no Laboratrio de Materiais e Dispositivos Supercondutores da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (LMDS-UFRRJ). O LMDS foi criado com o seguinte objetivo: a pesquisa bsica e aplicada na rea de materiais cermicos supercondutores. Seu primeiro projeto - Desenvolvimento e testes com um limitador de corrente usando material supercondutor cermico - gerou oportunidades de iniciao cientfica (2005). Entre as oportunidades de iniciao estava a montagem de um sistema de varredura planar de campo magntico, ou seja, um gaussmetro de uso em pesquisa. Tal sistema foi a base para o gaussmetro de uso didtico descrito neste trabalho. A segunda e decisiva etapa foi a criao do grupo PET-Fsica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) em 2006. O Programa de Educao Tutorial tinha como proposta o seguinte projeto:

Experimentao e Novas Tecnologias para Ensino e Aprendizagem da Fsica. Aps algumas reunies do grupo e discusses com o professor tutor houve a dec iso de construir, ou melhor, adaptar o gaussmetro utilizado na pesquisa do LMDS para o uso didtico. Um gaussmetro um aparelho destinado a medida da intensidade de campos magnticos, gerados pelas mais diversas fontes: magnetos permanentes (ms), correntes eltricas e pelo prprio planeta (magnetismo terrestre). No entanto ele passa longe de ser bem conhecido dos estudantes de cincia, sobretudo os estudantes de ensino mdio, em virtude da falta de equipamentos para realizao de aulas experimentais ou mesmo pela falta de carga horria suficiente para uma abordagem mnima do eletromagnetismo. O presente trabalho procura descrever a obteno de um gaussmetro para uso didtico, destinado a medida de campos magnticos de arranjos simples como: magnetos permanentes de baixo custo (ferritas em diferentes geometrias), solenides (verificao da uniformidade do campo magntico interno e desuniformidade nas bordas) e outros. Embora o custo comercial de um gaussmetro com sensor Hall seja relativamente baixo para um laboratrio de pesquisa, da ordem de R$ 1500,00 (ou at menos que isso) para o modelo mais simples, para um laboratrio de ensino um investimento que nem toda administrao est disposta a arcar. Neste contexto, o equipamento proposto uma altern ativa interessante no somente para laboratrios de ensino mas tambm para laboratrios de pesquisa em que seja necessrio ocasionalmente medir campo magntico. Circuitos integrados atuais permitem amplificar a voltagem gerada nos terminais do elemento sensor, processar e mostrar o valor do campo em um multmetro digital de baixo custo.

2-POR QUE ESTUDAR F ENMENOS M AGNTICOS ?


A vida moderna est povoada por equipamentos, tcnicas e processos de tal forma que fala se at no termo tecnonatureza para designar este ambiente tecnologicamente modificado [Maurcio Pietrocola]. Entre essas tecnologias esto aquelas cujos princpios de funcionamento se relacionam, direta ou indiretamente, com os fenmenos magnticos. Por exemplo: o que motores eltricos, discos rg idos de computador, televisores, carros, fitas de videocassete e cartes de crditos tm em comum? Resposta: fenmenos magnticos! Eles esto presentes em inmeros utenslios da vida moderna, e podero ser a base para o desenvolvimento de muitos outros (pesquisas so desenvolvidas constantemente), o que evidencia a importncia do conhecimento bsico com respeito a estes fenmenos. Como foi exposto acima, de forma bastante resumida e breve, estamos realmente mergulhados em um mundo com a presena macia de fenmenos magnticos e suas aplicaes. Surge uma nova pergunta: Como ter o entendimento desse mundo de tecnologia ligado a estes fenmenos sem estud -los? Evidentemente no h como. preciso estudar e obter formao bsica sobre tais fenmenos, e isso deve ser feito desde a educao bsica at o nvel superior. O conhecimento bsico nesta rea de fato necessrio para se compreender, trabalhar e obter informaes sobre assuntos hoje fundamentais como: funcionamento de uma bssola, funcionamento de um motor, funcionamento de um gerador, funcionamento de dispositivos magnticos de armazenamento de dados, campo geomagntico da terra, magnetismo biolgico, magnetos permanentes (ms), materiais magnticos, aplicaes magnticas no transporte, supercondutividade, ressonncia magntica nuclear, levitao magntica, fludos magnticos, etc. Infelizmente o contedo de Fsica geralmente trabalhado no Ensino Mdio dificilmente atinge os contedos de magnetismo e eletromagnetismo, onde os fenmenos magnticos so explorados. Estes temas so tradicionalmente trabalhados no final dessa etapa escolar, mas em

virtude de carga horria e outras dificuldades no chega a ser estudado efetivamente. Quando o assunto chega a ser trabalhado ocorre freqentemente o uso de conceitos muitos abstratos sem o uso de metodologia que facilite a compreenso destes, isso leva quase sempre a uma nfase sobre a matematizao da cincia fsica (enfoque nas frmulas). Isso tudo e a falta de equipamentos para aulas experimentais, quando o tema chega a ser tratado em sala de aula, faz com que muitos cidados, que j passaram pela formao bsica do ensino mdio, no possuam um conhecimento apropriado a respeito desses fenmenos. Nesse sentido talvez este trabalho seja uma contribuio positiva, pois o equipamento descrito uma alternativa para abordagem experimental do eletromagnetismo.

3-D ESCRIO DO EQUIPAMENTO


O princpio de funcionamento do gaussmetro desenvolvido est baseado em um efeito eletromagntico conhecido como Efeito Hall, em homenagem a seu descobridor E. H. Hall. Basicamente esse efeito permite medir o campo magntico atravs do seguinte aparato: uma pequena tira de material condutor ou semicondutor percorrido por uma corrente eltrica constante. Na presena de campo magntico, ela apresenta uma tenso eltrica entre dois de seus terminais, possibilitando a medida indireta do campo (Figura-1). Sabemos do estudo do eletromagnetismo que cargas eltricas em movimento e expostas a um campo magntico sofrem uma fora de defle xo magntica dada pela expresso F = q. V x B. Devido a essa fora que surge o acmulo de cargas de um dado sinal em uma das extremidades e conseqentemente um acmulo de cargas de sinal oposto na outra extremidade. Com esse acmulo surge uma tenso eltrica V entre as extremidades da tira, o que possibilita um mtodo de medida do campo magntico atuante via medida da Tenso Hall. empregado como ponta de prova um sensor Hall comercial da Toshiba ( mod. THS118, feito de GaAs).

Figura -1 Representao Pictrica do Efeito Hall (Adaptado de Notas de Aula Fsica Experimental III Aula 08, Prof. Alexandre Suaide)

O trabalho de construo concentrou-se em desenvolver uma fonte de corrente constante para operao do sensor Hall, o circuito impresso, um circuito de amplificao e calibrao para leitura direta do valor de campo em um voltmetro. A leitura no voltmetro foi a principal adaptao frente ao projeto original do sistema de varredura montado para pesquisa, neste ltimo a leitura era feita pela porta paralela de um PC e o sinal de tenso era convertido em valor de campo atravs de programa feito em Linguagem Pascal (processo automatizado). O sistema de medida consiste ento de um circuito gerador de corrente de 5 mA (Figura-2) que alimenta um sensor Hall recuperado de um motor de CD-ROM (com rea sensvel de 0,5 X 0,5

mm). O sinal do sensor Hall passado a um amplificador instrumental INA110 e o sinal ento acondicionado para leitura em um voltmetro (com a devida calibrao).

Figura 2 - Representao esquemtica da fonte de corrente constante para alimentao do sensor hall, foi empregado o integrado REF-02.

A fonte de corrente, primeiro mdulo, foi montada e testada com sucesso apresentando variaes de corrente inferiores a 3%, o fato das variaes de corrente serem baixas importante para a estabilidade do sensor e consequentemente das medidas. Esta fonte foi integrada ao restante

(A)

(B)

do sistema de medida: Ponta de prova com o sensor Hall e amplificador de sinal, atravs de uma

(C) Figura 3 As partes constituintes do Gaussmetro de uso didtico. (A) Placa de circuito com a fon te de corrente, amplificador e aquisio de sinal. (B) Ponta de prova com o sensor hall. (C) Aspecto final do Gaussmetro pronto para uso junto com o voltmetro.

placa de circuito impresso devidamente projetada e confeccionada (Figuras: 3A, 3B e 3C) .

O voltmetro para leitura do sinal foi adquirido por um valor inferior a R$ 20,00. Foram feitas algumas medidas e uma calibrao utilizando como referncia os valores fo rnecidos por um gaussmetro comercial: Teslameter Digital da PHYWE (n de srie 13610.93), utilizado no Laboratrio de Fsica Experimental III do DEFIS-UFRRJ.

4-CALIBRAO DO GAUSS metro


A calibrao foi feita atravs da anlise do grfico B(mT) X Tens o Hall(V), sendo B medido no centro da face de uma bobina com o uso do Teslameter-PHYWE e a Tenso Hall medida pelo voltmetro na sada do circuito amplificador. Os dados plotados so os seguintes: I(A) dI= 0,001 0,100 0,150 0,200 0,250 0,300 0,350 0,400 0,450 0,500 0,550 0,600 0,650 0,700 0,750 0,800 0,850 0,900 B(mT) dB = 0,1 0,9 1,3 1,6 1,9 2,2 2,5 2,9 3,2 3,5 3,9 4,1 4,5 4,8 5,2 5,5 5,8 6,1 Tenso Hall (V) dTenso = 0,001 0,128 0,165 0,197 0,234 0,271 0,313 0,350 0,388 0,421 0,458 0,497 0,534 0,569 0,607 0,642 0,677 0,715

Com uso do software livre Graph 4.3 (utilizao sob os termos de licena GNU) foi feito o Grfico-1. Tambm com o auxlio deste software foi encontrado um ajuste matemtico que permitisse a converso da Tenso Hall em valor de campo magntico (calibrao), usando como base para ajuste os valores de campo medidos com o Teslameter-PHYWE, um gaussmetro comercial disponvel, que foi calibrado no Laboratrio de Fsica Experimental III da UFRRJ. O ajuste encontrado foi o seguinte: B(T)=8.8120592*T -0.19101273; R=0.9994 Onde: B o valor de campo em mT T a Tenso Hall em V R um coeficiente de ajuste usado pelo programa* (1)

*Quanto mais prximo de 1 melhor o ajuste. importante lembrar que a expresso (1) na forma em que se apresenta tem significado apenas matemtico. Quando esta foi utilizada para obter e expressar o valor de campo magntico, atravs da substituio do valor de Tenso Hall, foram feitas as consideraes sobre os algarismos significativos e incertezas.
B(mT) 6.5 6 5.5 5 4.5 4 3.5 3 2.5 2 1.5 1 0.5 Tenso Hall (V) 0.05 0.1 0.15 0.2 0.25 0.3 0.35 0.4 0.45 0.5 0.55 0.6 0.65 0.7 0.75 Dados Ajuste

Grfico-1 Campo Magntico (Teslameter-PHYWE) versus Tenso Hall (Gaussmetro)

5-APLICAO DO GAUSSMETRO
5.1- Varredura Axial no eixo de simetria de uma bobina retangular Com o uso do gaussmetro foi f ita a varredura axial no eixo de simetria de uma bobina e retangular percorrida por uma corrente eltrica, obtendo-se o seguinte conjunto de dados: d(cm) dd = 0,1 -4,5 -4,0 -3,5 -3,0 -2,5 -2,0 -1,5 -1,0 B(mT) dB = 0,2 3,5 4,3 5,3 6,6 7,6 8,7 9,2 9,8 d(cm) dd = 0,1 0,0 0,5 1,0 1,5 2,0 2,5 3,0 3,5 B(mT) dB = 0,2 10,1 10,0 9,7 9,3 8,6 7,8 6,7 5,4

-0,5 0,0

10 10,1

4,0 4,5

4,3 3,2

O grfico obtido (Grfico-2) para uma corrente de 0,80A mostrado a seguir:

F oi feit

Grfico-2 Varredura Axial de campo magntico no eixo de simetria de uma bobina retangular percorrida por corrente eltrica

Grfico-3 Comparao entre as varreduras axiais de campo magntico no eixo de simetria de uma bobina retangular percorrida por uma corrente eltrica de 0,80A (ncleo de ar)

a a mesma varredura anterior com uso do Teslameter-PHYWE, para obteno de uma comparao de resultados. Os dois grficos, em conjunto (Grfico -3), so apresentados a seguir:

Percebe -se que os dois grficos tm o mesmo comportamento, indicando que os dois equipamentos tiveram ao menos a mesma sensibilidade. Observa-se que o campo na regio interna da bobina no uniforme. Usando estes ltimos dados obtidos, com o Gaussmetro e com o Teslameter-PHYWE , foi feita uma estimativa da permeabilidade magntica do vcuo 0 (na realidade a permeabilidade do ar):

0 =

L.B N.I

Onde: L o compr imento da Bobina B o valor do campo (escolhido aqui como o valor no centro)

N o nmero de espiras I a corrente eltrica

Para o Gaussmetro temos: L(m) 0,07 0,1 Bcentro (mT) 10,1 0,2 N 900 I(mA) 800 1

Perm. Mag. Vcuo (calc) 9,82E-07 Perm. Mag. Vcuo (Ref) 1,26E-06 Erro Percentual 22

Para o Teslameter temos: L(m) Bcentro (mT) 0,070 0,001 12,3 0,1 N 900 I(A) 0,900 0,001

Perm. Mag. Vcuo (calc) 1,06E-06 Perm. Mag. Vcuo (Ref) 1,26E-06 Erro Percentual 15 Notamos um erro percentual alto para os dois equipamentos utilizados. Mas lembramos que esta bobina no tem o comprimento muito maior que a sua largura (solenide), o que uma condio para a expresso usada fornecer o campo uniforme no interior da bobina. A no uniformidade pode ser constatada atravs dos grficos acima. O Gaussmetro Didtico apresentou um erro percentual no muito distante do Teslameter. Alm disso no temos precisamente o vcuo e sim o ar ambiente onde se procurou eliminar fontes de campo magntico que poderiam causar interferncias. 5.2- Varredura Radial na superfcie de um magneto permanente Para demonstrar o emprego do gaussmetro na medida de campo magntico produzido por magnetos p ermanentes procedeu-se da seguinte forma: com o uso do sistema de aquisio foi feita

uma varredura unidimensional sobre a face de um magneto quadrado de Neodmio -Ferro-Boro. A varredura foi feita a uma distncia de 3 cm da superfcie do magneto. Os dados obtidos foram os seguintes: d(cm) 0,1 -3,0 -2,5 -2,0 -1,5 -1,0 -0,5 0,0 B(mT) 0,2 d(cm) 0,1 5,6 0,0 8,9 0,5 12,4 1,0 18,5 1,5 22,2 2,0 25,5 2,5 26,3 3,0 B(mT) 0,2 26,3 25,7 22,5 17,7 13,3 8,9 5,4

Novamente com auxlio do software Graph 4.3 foi produzido o grfico com os dados acima:
B(mT) 26 24 22 20 18 16 14 12 10 8 6 4 2 d(cm) -3 -2.5 -2 -1.5 -1 -0.5 0.5 1 1.5 2 2.5 3 Dados Regio sobre o magneto

Grfico-4 Varredura Radial na superfcie de um magneto permanente

6- CONCLUSES
De uma maneira geral os resultados do Gaussmetro Didtico e do Teslameter so bastante prximos, assim para uma aplicao didtica pode -se dizer que os erros so tolerveis. importante ressaltar que os testes e a calibrao descritos aqui so apenas os primeiros passos para um futuro aprimoramento do equipamento. Um estudo mais preciso sobre preciso, incertezas, limiar, estabilidade e fidelidade do equipamento so desejveis futuramente para uma eventual normatizao deste.

A melhoria e talvez a concepo de um equipamento para produo em srie vir com o uso extensivo do prottipo em aulas experimentais de eletromagnetismo, seja em cursos de graduao ou no ensino mdio. No caso do ensino mdio o uso e testes sero feitos futuramente em aulas no CIEP 155 Nelson Antelo Romar, colgio da rede pblica estadual do Rio de Janeiro, localizado nas proximidades da UFRRJ. O objetivo que havia inicialmente parece ter sido alcanado, uma vez que o equipamento funciona dentro das perspectivas iniciais, pode ser usado com relativa facilidade pelo aluno (aps instruo do professor) e tem custo relativamente baixo. O valor final do Gaussmetro foi inferior a R$ 400,00. Ser feito ainda um ajuste no circuito para que o valor de tenso indicado pelo voltmetro esteja em uma relao conhecida com o valor de campo magntico, de preferncia 1:1.

7-R EFERNCIAS
Barthem, Ricardo Borges. Tratamento e Anlise de dados em Fsica Experimental. 4 edio. Cadernos Didticos UFRJ, 1997. Faria, Rubens N.; LIMA, Luis Felipe L. P.. Introduo ao Magnetismo dos Materiais. So Paulo: Editora Livraria da Fsica, 2005. Ferreira, G. F. Leal. O sentido Fsico dos campos B e H. Revista Brasileira de Ensino de Fsica, vol.23, n2, p.252-255, jun. 2001. Gaspar, Alberto. Experincias de Cincias para o Ensino Fundamental. 1 ed. So Paulo: Editora tica, 2005. Laburu, Carlos E.. Fundamentos para um Experimento Cativante. Caderno Brasileiro de Ensino de Fsica, vol. 23,n 3, p.382-404, dez.2006. Ostermann,Fernanda; Pureur, Paulo. Srie: Temas Atuais de Fsica: Supercondutividade. 1ed. So Paulo: Editora Livraria da Fsica, 2005. Pereira, Rodrigo Cardoso. Relatrio Final de Bolsa de Iniciao Cientfica PIBIC/CNPq e CEPG/SR2 2001/2002. Rio de Janeiro, 2002. (Projeto de Pesquisa: Mancal Hbrido Eletromagntico Supercondutor). Rodrguez, Gustavo J. B.. O Porque de Estudarmos os Materiais Magnticos . Revista Brasileira de Ensino de Fsica, vol.20, n4, p.315-320, dez.1998. Sotelo, Guilherme G.. A supercondutividade aplicada na sala de aula no ensino mdio. Rio de Janeiro, 2000, 39p. Projeto de instrumentao para o ensino de Fsica Instituto de Fsica, UFRJ, 2000. Suaide, Alexandre. Notas de Aula Fsica Experimental III Aula 08. Disponvel em: www.if.usp.br/suaide.

Вам также может понравиться