Вы находитесь на странице: 1из 9

Adubao Nitrogenada

Leonardo de Oliveira Machado 1 - Introduo


O nitrognio , em geral, o elemento que as plantas necessitam em maior quantidade. Porem, devido multiplicidade de reaes qumica e biolgica, dependncia das condies ambientais e ao seu efeito no rendimento das culturas, o N o elemento que apresenta maiores dificuldades de manejo ma produo agrcola mesmo em propriedades tecnicamente orientadas. As formas preferenciais de absoro de n pelas plantas so a amnia (NH4+) e o nitrato (NO3-). Compostos nitrogenados simples, como uria e alguns aminocidos, tambm podem ser absorvidos, mas so poucos encontrados na forma livre no solo. Dentro da planta o nitrognio faz parte de muitos compostos principalmente das protenas. Para fazer parte de aminocidos (formadores de protenas), o N deve esta na forma de amnio. O nitrato absorvido dever, portanto ser reduzida a amnia. Essa reduo catalisada pela enzima nitrato-redutase nas clulas das raiz, embora as clulas de outros tecidos das plantas tambm possuam esta capacidade. A sntese da maior parte dos compostos orgnicos ocorre nas folhas. As plantas, de modo geral, respondem bem a adubao nitrogenada, o efeito externo do nitrognio mais visvel a vegetao verde e abundante. Porem, o excesso de N e prejudicial, sendo assim, a dose deste elemento, fornecida cultura, deve ser bem equilibrada em relao a quantidade do outro elemento de que a planta necessita, principalmente, fsforo e potssio.

2 Ciclo do Nitrognio
O nitrognio o elemento mais abundante da Terra. Ele chega ao solo atravs de compostos orgnicos (restos vegetais e animais) e/ou inorgnicos, fixao biolgica (simbiotica ou no) e fixao por descargas eltricas. No solo o N se encontra na forma orgnica ou inorgnica, podendo se mudar de forma (ou vice-versa) pelo fenmeno da mineralizao ou imobilizao. No solo o nitrognio pode ser perdido de varias formas, dentre elas, a volatilizao, a lavagem (ou eroso), a lixiviao e/ou extrado pelas culturas.

3 Nitrognio como Fertilizante

Apesar de ser o nutriente mais abundante da atmosfera terrestre (78% da atmosfera terrestre), o N no figura como constituinte de qualquer rocha terrestre. Talvez, seja por este motivo ele o elemento mais caro dos fertilizantes, pois, para sua formao necessria diversa reao qumica, as quais necessita de muita energia. Tal afirmao e justificada pelo fato da difcil sntese e alto custo energtico da formao do NH3 (16800 Kcal/Kg contra 2100 Kcal/Kg do K2O). A difcil reao de sntese ratificada, em parte, pela rao de transformao do gs N2 (um composto super estvel) em 2N. a molcula de N2 contem uma trplice ligao covalente muito estvel so necessrios 2,2 x 105 Kcal/Kmol para quebr-la. Alem dessa, a reao de formao da amnia (NH3 ), composto mais importante para a produo de adubos nitrogenados, tambm requer um alto custo energtico, como mostra a reao:
6e.

N2 + 3H2

2NH3

Por fim, o custo energtico de fabricao de NH3 depende da utilizao de H eletroltico, originado do gs natural, nafta, gs residual ou resduo asfaltico.

4 Classificao dos Principais Adubos Nitrogenados.


O nutriente nitrognio um macronutriente primrio ou nobre, alm de ser o mais utilizado , mais extrado e mais exportado pelas culturas. Sendo assim, a sua utilizao na agricultura essencial para as plantas cumprirem seu ciclo de vida. Contudo, a adubao nitrogenada a maio responsvel pela disponibilidade do N no solo. As formas em que o N se apresenta nos adubo nitrogenados so: Ntricas (Ex. Nitrato de Clcio), amoniacal (Ou ambas como e o caso do Nitrato de Amnia), orgnica e amdica (Uria). A concentrao de N nos adubos podem variar desde 82% na amnia anidra at alguns dcimo de 1% nos adubos orgnicos. Neste contexto, podemos observar um grande nmero de adubos nitrogenados, dentre os quais: Uria CO(NH2)2 Apresenta 45% de nitrognio (N) solvel em gua; absorve com facilidade a umidade do ar (hidroscopidade), razo por que seus grnulos so revestidos com material protetor para diminuir a hidroscopicidade. No solo, o nitrognio da uria transformase em amnia (NH3) gasosa e nitrato (NO3).

Sulfato de Amnio (NH4)2SO4 Apresenta 21% de nitrognio (N) e tambm 23% de enxofre (S) solvel em gua; cristalizado e pouco hidroscopico.

Nitrato de Sdio (Salitre do Chile) NaNO3 Apresenta 16% de nitrognio (N) solvel em gua. Pode ser obtido industrialmente ou provir de jazidas existentes no Chile.

Nitrato de Potssio KNO3 Apresenta 13% de nitrognio (N) e 44% de potssio (K2O), solvel em gua.

Nitrato de Sdio e Potssio ou Salitre duplo Ptassico NaNO3 + KNO3 Apresenta 15% de nitrognio (N) e 14 % de potssio (K2O), solvel em gua.

Nitrato de Amnia NH4NO3 apresenta 33,5% de nitrognio (N) solvel em gua, metade no forma ntrica e metade na amoniacal.

Nitroclcio NH4NO3 + calcrio Apresenta 27% de nitrognio (N) solvel em gua, alem de 2,8% a 3,5% de clcio (Ca) e 1,2% a 1,8% de magnsio (Mg).

Sulfonitrato de amnio NH4 NO3 + (NH4)2SO4 Apresenta 26% de nitrognio (N) e tambm 15% de enxofre (S), solveis em gua.

Soluo nitrogenada Obtida pela dissoluo de fertilizantes nitrogenados com uria, nitrato de amnio e outros, em gua; apresenta 21% de nitrognio (N).

gua Amoniacal NH3 Dissolvido em gua; apresenta 10% de nitrognio. Amnia Anidra um gs temperatura ordinria, liquefazendo-se quando comprimido. Apresenta 82% de nitrognio, sendo por isso o adubo nitrogenado mais concentrado que se conhece.

Uram E uma mistura entre Nitrato de amnia e uria.

Fosfato Monoamnico NH4H2PO4 Tambm conhecido por MAP. Apresenta 10% de nitrognio (N) e 46 a 50% de fsforo (P2O5), solveis em gua; apresenta ainda 2 a 5% de fsforo (P2O5) solvel em soluo neutra de citrato de amnio. Fosfato Diamnico (NH4)2HPO4 Tambm conhecida por DAP; apresenta 16% de nitrognio (N) e 38% a 40% de fsforo (P2O5) solveis em gua; apresenta ainda 4% a 6% de fsforo (P2O5) solvel em soluo neutra de citrato de amnio. Fertilizantes Orgnicos O principal nutriente vegetal dos fertilizantes orgnicos o nitrognio, que infelizmente se apresenta com teores baixos. Os materiais orgnicos com teores mais elevados de nitrognio, como as tortas de semente de algodo, mamona e amendoim, com 4% a 7% de nitrognio (N), so empregados com maior lucro na alimentao animal. Restam como fertilizantes os estercos bovinos e de galinha, borra de caf, turfa, linhito e composto orgnicos, estes produzido a partir de restos vegetais ou do lixo urbano; nestes materiais orgnicos o nitrognio (N) no ultrapassa 1% exceto no esterco de galinha, onde pode atingir 1,5% a 2%. O nitrognio dos materiais orgnicos insolvel em agua mas aproveitado pelas plantas aps a decomposio do material no solo.

5 Sintomas de Deficincia de N
Os sintomas visuais de deficincia ocorrem facilmente em plantas no leguminosas, cultivadas em solos sob explorao agrcola continuada sem adubao nitrogenada. A deficincias de N visualmente detectada por: ! Clorose (amarelecimento) geral da planta (em forma de V invertido em algumas plantas), devido diminuio da quantidade de clorofila. O amarelecimento gradual, sendo no inicio difcil de identificar. Como o N um elemento mvel na planta, medida que a deficincia fica mais severa, h translocao do N das folhas mais velhas para as mais novas; ! Pouco desenvolvimento das plantas, devido baixa formao de protenas e outro compostos nitrogenados que controlam o crescimento. A falta de molibdnio, constituinte da enzima nitrato-redutase, pode causar sintomas de deficincia de N mesmo que a planta tenha bom suprimento de nitrato.

6 Transformao e Dinmica do N no Solo


Alguns conceitos fundamentais sobre as transformaes do N no solo devem ser conhecidos para o entendimento e implementao de um manejo adequado em funo dos diferentes sistemas de produo agrcola. Nos sistemas naturais em equilbrio, as modificaes no so perceptveis, porque h um equilbrio dinmico entre as adies e perdas. Nos solos agricultveis, entretanto, parte aprecivel do N fixado retirada pelas culturas, sendo tambm maiores as perdas por eroso e por lixiviao. Com resultado, o nvel de equilbrio de N no solo e desigualado, causando um esgotamento do nitrognio no solo. " Mineralizao Para se absorvido pelas plantas, o Norganico presente na matria orgnica do solo deve ser antes transformado para a forma mineral, isto , para NH3. Este processo de mineralizao feito por diversos microorganismos que decompe a matria orgnica, a maior parte deles aerbicos. A mineralizao de N pode ser dividido em dois processos: Aminao: Protenas Compostos Afins

Digesto Enzimtica

R NH2 + CO2 + energia + Outros Produtos

Amonificao:
Hidrolise Enzimtica

R-NH2

H2O

NO3

R-OH

energia

A imobilizao do Nmineral do solo o prcesso inverso da mineralizao, ela ocorre com a adio de resduos com alta relao C/N. De modo geral, a imobilizao e a mineralizao depende da relao C/N da matria orgnica, sendo assim uma relao C/N acima de 30 ocorre imobilizao do N, quando esta relao for inferior a 30 ocorre imobilizao. Alem da relao C/N outros fatores com aerao, tempo de cultivo ( com o passar dos anos de cultivos h um equilbrio entre mineralizao e imobilizao), umidade e temperatura, dentre outras. " Nitrificao

O N amoniacal pode ser absorvido pelas plantas, porem em solos bem drenados preferencialmente transformado em nitrato por ao microbiana. Este processo chamado de nitrificao, ocorrendo em duas etapas:
Nitrosomona

2NH4

3O2
Nitrobactyer

2NO- + 2H2O + 4H+

2NO3- +

O2

2 NO3-

A primeira transformao provocada por Nitrosomona sp e a segunda por Nitrobacter sp que so bactrias aerbicas, sendo assim, este processo ocorre em locais de boa drenagem. A nitrificao um processo que acidifica o solo, com isso e de suma importncia o domnio destes processos para que no seja ameaada a produtividade do empreendimento. " Desnitrificao No processo de respirao aerobica (de macro e microorganismos) o oxignio o receptor de eletrons. Na falta de O2 alguns microorganismos possuem um sistema enzimatico que possibilita utilizar o NO3- como receptor de eletrons:

NO2 -

NO2-

NO

N2O

N2

Estes microorganismos so chamados de desnitrficadores, e so muito comum no solo. As condies de solo que proporciam a falta de O2, como o alagamento ou a presema de grandes quantidade de matria orgnica facilmente decomponvel por microrganismos, induzem a desnitrificao no solo. Como por exemplo prticos, deve-se portanto evitar a utilizao de adubos com nitrato na fertilizao do arroz alagado. " Volatinizao A amnia pode ser transformada em amnia que e volatio. A equao de equilibrio da amnia dependente do pH. NH4 + OH NH3 + H2O

Em solos alcalinos a concentrao de OH- elevado, sendo o equilibrio deslocado para a direita, com perda de NH3 por volatinizao. O adubo nitrogenado que mais sofre com a volatinizao a ureia. A ureia aplicada ao solo transformado pela urease (enzima presente no solo) em carbonato de amnia, que provoca a elevao do pH ao redor do granulo, podendo haver perda de NH3 por volatinizao quando este adubo aplicado superficialmente. Algunas tecnicas podem ser utilizadoas para pelo menos minimizar a volatinizao, com: utilizao com mistur sais e aplicao na forma lquida.
UREASE

Eq. 1 CO(NH4)2 Eq. 2 Eq. 3 2NH3 +

2H2O CO2 + NH4

(NH4)2CO3 2NH3 + OH

(NH4)2CO3 H2O

No SPD a volatinizao da ureia mais acentuada, devido o alto teor de urease na palha. Com isso, ao se adicionar ureia no solo em SPD, elka deve ser incorporada ao solo. A temperatura tambem afeta a volatinizao, j que o NH3 um gs que se expande com a temperatura, facilitando assim a volatinizao. A presena de OH- na 3 equao ffaz com que com que em solo alcalino haja deslocamento da reao para a esquerda e com isso, volatinizao. Por fim, deve-se ter uma preucupao adicional com a umidade na aplicao da ureia, pois com umidade insuficiente a reao so acontece na primeira e segunda etapa e com isso, ocorre volatinizao. a

7- Ureia Aplicada Via Foliar


Por muito tempo acreditava-se que a ureia, mesmo em pouca quantidade, poderia causar fitotoxidez em plantas. Porem, com novos estudos tem provado o contrario. A ureia, quando aplicado em forma liquida, reduz sua perda por volatinizao, alem do N facilitar a abertura de estomatos nas folhas. Sendo assim, a aplicao via foliar seria muito importante para maximizar as produtividades nas culturas. Esta forma amidica, quando aplicado em quantidade certa, via foliar, e altamente benefica planta, pois dissolvida ela pode ser melhor absorvida. Em alguns casos a ureia potencializa a utilizao de adubos foliares, pois com j foi dito, ela induz a abertura de estomatos na epiderme foliar e assim a melhor absorvio.

8- Caracteristicas dos Adubos Nitrogenados

" Todos os adubos nitrgenados so altamente solveis " Os adubos nitrogenados no deixa efeito residual para a proxima safra. " Aumentam a acidez (processo de nitrificao aumentam consideravelmente a acidez). " ndice salinico relativamente alto " Isento de macronutrientes secundarios em sua formula (exceo do Sulfato de Amnia),

9- Metodos para Aumentar a Eficincia dos Adubos Nitrogenados


" Parcelamento da adubao Em solos arenosos e argilosos com baixa CTC, o N na forma nitrica (ou ate mesmo na forma amoniacal), podem esta sufeito a perdas por lixiviao e eroso em terrenos com alta intensidade de chuva e areas irrigadas, sendo assim, indicado que adubao nitrogenada seja parcelada em 3,4 ou mais vezes se preciso, porm sempre respeitando o periodo de necessidade de N do vegetal. " Reduzir as perdas com volatinizao Como j foi visto, dependendo do modo de aplicao do adubo nitrogenado, perde-se bastante com volatinizao. Sendo assim, deve-se evitar ao mximo as perdas com volatinizao utilizando alguns manejos com incorporao (mesmo em SPD), aplicao na forma lquida, utilizao junto com sais, entre outros. " Correo do solo Deve-se corrigir o solo para que se tenha um bom aproveitamento dos adubos nitrogenados, a calagem faz com que aumente a CTCefetiva e assim evitar ao mximo as perdas por lixiviao, alm de, com a calagem h um maior crescimento radicular e assim o mecanismo de interceptar radicular se torna potencializado, favorecendo assim a maior absoro de N. " Espaamento e Potencial de Produo uma constante dizer que com a planta mais adesada, haver um maior nmero de planta por rea , e com uma maior necessidade de exportao de nutrientes pela cultura. Porm, no necessrio o aumento da dosagem de fertilizantes, pois com o aumento do dreno de N por parte das plantas, h um aumento da efecincia dos fertilizantes. Este mesmo raciocnio por ser aplicado quando se tem variedades com um maior potencial de produo, e assim a dosagem no deve ser aumentada.

" Uso de fertilizantes de solubilidade controlado Uma nova tecnologia vem sendo aplicada no auxlio dos produtores contra a perda de N. uma deles a uria revestida de enxofre que retira a 1 hidrlise da uria, j que inibe a urease, outra arma e os inibidores de nitrificao, que inibe este processo favorecendo a forma NH4+ e assim evitar a perda de N. " Tipos de cobertura vegetal Apesar do SPD conter uma cobertura de palhada que possua um alto teor de urease, solo n perde 10 vezes mais de N que solos em rotao de cultura

Вам также может понравиться