Вы находитесь на странице: 1из 20

- CENTRO UNIVERSITRIO DE JOO PESSOA PR-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAO NCLEO DE APOIO PEDAGGICO - NAPE P L A N O D E EN S I N O Curso: Odontologia Componente Curricular:

Anatomia Topogrfica Perodo: 3 Semestre: 2012-1 Professor (a): Antonio Carlos Carvalho Santos Marlia Elesbo Felipe

Carga Horria: 60 Ano Letivo: 2012

1. OBJETO DE ESTUDO: Estudo sistmico e topogrfico da cabea e pescoo. 2. EMENTA As bases anatmicas da cabea e pescoo so transmitidas ao aluno, com o objetivo de prepar-lo para o entendimento das disciplinas sucessivas do curso de odontologia, s quais a referida anatomia seja pr requisito. Assim, o aluno estar em condies de reconhecer, localizar e determinar as funes dos rgos destas regies para melhor poder exercer suas atividades acadmicas e profissionais.Estudar a situao, limites, traos e inciso e planos constituintes das regies masseterina, geniana, labial, mentoniana, palatina, supra-hiidea, carotdea e parotidea.

3. OBJETIVO(S)

Preparar o aluno para o entendimento dos componente curriculares sucessivos do curso de odontologia.
3.1 3.2

Preparar o aluno para reconhecer, localizar e determinar as funes dos rgos das regies do

neurocrnio e do viscerocrnio.

4. COMPETNCIAS E HABILIDADES

4.1 Competncias: Aquisio de conhecimentos sobre os sistemas esqueltico, articular, muscular, nervoso e circulatrio da cabea e do pescoo alm, do estudo das cavidades nasal e oral, de tal forma que compreendam os aspectos anatmicos e fisiolgicos relacionados s estas regies. 4.2 Habilidades: O perfil formativo do estudante permitir-lhe-, identificar as estruturas anatmicas do da cabea e do pescoo e as suas funes bsicas relacionando-as prtica da odontologia.

5. CONTEDO PROGRAMTICO: Indica os assuntos a serem ministrados ao longo do curso, de forma a deixar claro ao estudante a sequncia de contedos. N Horas Aulas Unid. CONTEDOS T P

II

III

IV V

VI

VII

VIII

1 - INTRODUO ANATOMIA 1.1 conceito geral e diviso da anatomia 1.2 nomenclatura anatmica 2 - OSTEOLOGIA 2.1 ossos do neurocrnio 2.2 ossos do viscerocrnio 3 - MIOLOGIA 3.1 msculos cutneos da cabea 3.2 msculos da mastigao 4 - ARTROLOGIA 4.1 articulao temporomandibular 5 - NEUROLOGIA 5.1 nervo trigmeo 5.2 nervo facial 6 - ANGIOLOGIA 6.1 artrias da face 6.2 veias da face 6.3 linfticos da cabea e pescoo 7 - CAVIDADE NASAL 7.1 paredes da cavidade nasal 7.2 seios paranasais 8 - CAVIDADE ORAL 8.1 paredes da cavidade oral 8.2 limites da cavidade oral 8.3 lngua 8.4 topografia alveolar
Subtotal da Carga Horria Total da Carga Horria

04

08

08

05 05 05

03 01 01

06

02

05

01

05

01

43

17

60 Legenda: T quantidade de aula(s) terica(s) semanal(ais); P - quantidade de aula(s) prticas(s) semanal(ais).

6. METODOLOGIA:

Aulas expositivas com data show e aulas prticas em laboratrio de anatomia humana;

7. RECURSOS DIDTICOS: Quadro

branco, data show e peas cadavricas.

8. AVALIAO: Exerccios escolares

escritos e prticos.

9. BIBLIOGRAFIA

9.1 Bsica ALVES N. Anatomia para o curso de Odontologia Geral e Especfica. 1 ed. So Paulo; Santos, 2007 DELAMARCHE, P.; DUFOUR, M.; MULTON, F. Anatomia, fisiologia e biomecnica. 1 ed. So Paulo: Santos, 2006. TEIXEIRA, L.M.S. Anatomia aplicada a odontologia. 2 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 2008.

9.2 Complementar MENEZES, M. S. Neuroanatomia Aplicada. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. SCHUNKE, M; SCHULTE, E.; SCHUMACHER, U. Prometheus: Atlas de Anatomia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, v. 1, 2 e 3, 2007. SOBOTTA, J. Atlas de Anatomia Humana. 22. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, V. I e II, 2006. SOCIEDADE BRASILEIRA DE ANATOMIA. Terminologia Anatmica: Terminologia Anatmica Internacional. So Paulo: Manole, 2001. WOLF-HEIDEGGER, G. Atlas de Anatomia Humana. 5 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, v.1 e 2, 2006.

- CENTRO UNIVERSITRIO DE JOO PESSOA PR-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAO NCLEO DE APOIO PEDAGGICO - NAPE

PLANO DE ENSINO Curso: Odontologia Componente Curricular: Farmacologia Bsica Perodo: 3 Semestre: 1 Professor (a): Ricardo Dias de Castro e Gilka Soares Sampaio Souto

Carga Horria: 60 Ano Letivo: 2012

1. OBJETO DE ESTUDO Farmacocintica e farmacodinmica das principais classes teraputicas de interesse em odontologia.

2. EMENTA Princpios bsicos da farmacologia envolvendo os conhecimentos de farmacocintica e farmacodinmica. Anlise dos usos teraputicos, aes farmacolgicas, efeitos adversos e interaes medicamentosas das principais classes teraputicas utlizadas em odontologia, como frmacos que atuam no sistema nervoso autnomo e central, antiinflamatrios, analgsicos, antibiticos, anestsicos locais, alm de outras drogas de interesse.

3. OBJETIVO(S) 3.1 Geral (is): Propiciar ao aluno conhecimentos sobre a farmacologia geral e classes teraputicas de interesse em odontologia, e oferecer suporte terico para uma boa prtica de uso e prescrio de medicamentos. 3.2 Especfico (s): 1) Conhecer os princpios bsicos de farmacocintica e farmacodinmica necessrios para entender os mecanismos de aes dos frmacos no organismo; 2) Conhecer os grupos de medicamentos utilizados no tratamento da dor, inflamao, infeco e situaes especiais dentro da odontologia para aplic-los racionalmente; 3) Aplicar princpios ticos e humansticos s relaes com as pessoas e a comunidade; 4) Encontrar e compreender fontes bibliogrficas adequadas para o estudo, consulta e atualizao.

4. COMPETNCIAS E HABILIDADES Ao final do curso o aluno dever ser capaz de: Conceituar medicamentos e os termos bsicos utilizados em farmacologia; Classificar os medicamentos e reconhecer as principais formas farmacuticas; Explicar os mecanismos de absoro, distribuio e excreo das drogas no organismo; Explicar o mecanismo de ao das drogas estudadas; Explicar as vantagens e desvantagens das principais vias de administrao.

5. CONTEDO PROGRAMATICO:

Unid.

Contedos

Atividades T

N Horas Aulas P L

1.

2. 3.

4.

5. 6.

Introduo ao estudo da farmacologia e classificao das drogas. Formas farmacuticas Farmacocintica: vias de administrao de medicamentos, absoro, biodisponibilidade, meia-vida e concentrao plasmtica. Farmacocintica: distribuio, biotransformao e excreo dos frmacos. Farmacodinmica: antagonismo, seletividade, dose-efeito Farmacodinmica: receptores farmacolgicos e mecanismo de ao de frmacos. Farmacologia do Sistema Nervoso Autnomo. frmacos colinrgicos e anticolinrgicos. Frmacos adrenrgicos e antiadrengicos. Farmacologia do Sistema Nervoso Central: hipnticos/sedativos e ansiolticos. Antidepressivos Anestsicos gerais Anestsicos locais Histamina e anti-histamnicos. Antiinflamatrios esteroidais e no esteroidais. Antibiticos. Antifngicos. Subtotal da Carga Horria Total da Carga Horria

Aulas expositivas Prticas demonstrativas Prtica laboratorial

17

06

II

1.

Aulas expositivas

17

2. 3.

4. 5. 6. III 1. 2. 3. 4.

Aulas expositivas Seminrios Visitas Tcnicas

17

03

51 60

09

Legenda: T quantidade de aula(s) terica(s) semanal(ais); P - quantidade de aula(s) prticas(s) semanal(ais); L - quantidade de aula(s) semanal(ais) de Prtica Pedaggica (exclusivo para o Curso de Educao Fsica).

6. METODOLOGIA: Aulas tericas com exposio dialogada e utilizao de material audiovisual. Aulas terico-prticas. Seminrios: apresentaes orais de 30min seguidas de discusso. Obs.: Nas aulas prticas o aluno dever usar sapato fechado, cala comprida, luvas e jaleco.

7. RECURSOS DIDTICOS: Quadro e data show, laboratrio.

8. AVALIAO: Provas escritas: 3 Seminrio: 1

9. BIBLIOGRAFIA

Bsica Katzung, BG. Farmacologia Bsica e Clnica. 10.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007. Rang, HP; Ritter, JM; Dale, MM. Farmacologia. 6.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007. Silva, Penildon. Farmacologia. 7.ed. Guanabara Koogan, 2010. Complementar Goodman e Gilman - As Bases Farmacolgicas da Teraputica. 11.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010. Andrade, Eduardo Dias. Teraputica medicamentosa em odontologia: procedimentos clnicos e uso de medicamentos nas principais situaes da prtica odontolgica. 2.ed. Editora(s) Artes Mdicas, 2006. Barreto, RC; Pereira, GAS. Farmacoterapia na clnica odontolgica. Joo Pessoa: Editora Universitria UFPB, 2008. GOLAN, D.E., TASHJIAN, A.H., ARMSTRONG, E.J., ARMSTRONG, A.W. Princpios de Farmacologia: A Base Fisiopatolgica da Farmacoterapia. 2 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009.

Minneman, K.P., Wecker L. Farmacologia Humana. 4 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.

- CENTRO UNIVERSITRIO DE JOO PESSOA PR-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAO NCLEO DE APOIO PEDAGGICO - NAPE

PLANO DE ENSINO

Curso:Odontologia Componente Curricular: Materiais Dentrios Perodo: 3 Semestre: 1

Carga Horria: 75h Ano Letivo:2012.1

1. OBJETO DE ESTUDO: Materiais Dentrios 2. EMENTA: Dispe sobre o entendimento dos materiais odontolgicos, apresentando ao aluno de graduao os

materiais mais usados na odontologia, no que concernem sua composio, as propriedades gerais, manipulao e conservao, desenvolvendo habilidades que sirvam como subsidio para a correta tcnica de manipulao com o intuito de se obter o melhor desempenho clinico, e realizando manobras que concorram para uma seleo correta e uso apropriado dos materiais na clnica odontolgica.

3. OBJETIVO(S) 3.1 Geral (is): .Desenvolver conhecimentos bsicos dos materiais dentrios proporcionando o uso racional dos

mesmos.
3.2 Especfico (s): .Conhecer as propriedades qumicas, fsicas, biolgicas e mecnicas dos materiais dentrios

abordando suas caractersticas de manipulao e suas principais indicaes.

4. COMPETNCIAS E HABILIDADES

4.1Competncia(s): . Ter conhecimento da composio dos materiais dentrios usados nos procedimentos restauradores; Ser capaz de estabelecer correlao entre as propriedades dos materiais e sua composio; Conhecer as reaes qumicas ou de natureza fsica que proporcionam a presa dos materiais; Ter conhecimento da tecnologia de manipulao dos materiais envolvidos no processo restaurador; Ser capaz de identificar as aplicaes clnicas dos materiais dentrios estudados; Correlacionar s caractersticas e desempenho clnico dos materiais com base nas propriedades dos mesmos.
4.2 Habilidade(s):

Indicar adequadamente os Materiais Dentrios para as suas diversas aplicaes clnicas, com base em suas propriedades; Manipular corretamente os Materiais Dentrios em suas aplicaes clnicas e/ou laboratoriais; Desenvolver a capacidade de aplicao dos Materiais Dentrios em diversas situaes clnicas e laboratoriais.
5. CONTEDO PROGRAMTICO: N Horas Aulas Unid. CONTEDOS T P

Introduo disciplina Propriedades dos Materiais Dentrios Materiais de Moldagem I Materiais de Moldagem II Gessos Odontolgicos Resina Acrlica

2 3 2 2 2 2

3 3 3 3

II

III

1 VERIFICAO DE APRENDIZAGEM Agentes para a Proteo do Complexo Dentinopulpar Cimentos Odontolgicos Cimentos de Ionmero de vidro I Cimentos de Ionmero de vidro II 2 VERIFICAO DE APRENDIZAGEM Adeso e Sistemas adesivos Resinas Compostas I Resinas Compostas II Amlgama Avaliao Prtica 3 VERIFICAO DE APRENDIZAGEM
Subtotal da Carga Horria Total da Carga Horria

2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2
37 75 38

3 3 3 3 3 3 3 3 2 -

Legenda: T quantidade de aulas tericas semanais;P - quantidade de aulas prticas semanais.

6. METODOLOGIA: Aulas tericas expositivas e/ou demonstrativas; Aulas terico/prticas em laboratrio;

Exerccios tericos e prticos individuais.

7. RECURSOS DIDTICOS: Exposio didtica com projeo de slides em multimdia, quadro branco e caneta

tipo piloto. Instrumentais e manequins odontolgicos para demonstrao prtica da manipulao e aplicao dos Materiais Dentrios.
8. AVALIAO:

Avaliaes escritas, contendo questes objetivas e/ou discursivas; Avaliaes prticas, em laboratrio, envolvendo a seleo e manipulao de materiais; Avaliao continuada: - Participao e interao em sala de aula; - Organizao e presena dos instrumentais necessrios s aulas prticas; - Execuo dos procedimentos solicitados; - Auto-Avaliao realizada pelo aluno sobre o seu prprio desempenho. Projeto Integrador Interdisciplinar

9.BIBLIOGRAFIA 9.1 Bsica

ANUSAVICE, K.J.; PHILLIPS, R. W. Materiais Dentrios, 11 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. REIS, A.; LOGUERCIO, A. D. Materiais Dentrios Restauradores Diretos. Dos Fundamentos Aplicao Clnica. So Paulo: Santos, 2007. VAN NOORT, R. Introduo aos Materiais Dentrios, 3 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
9.2 Complementar

BARATIREI, L.N. et al. Odontologia Restauradora Fundamentos e Tcnicas. 2 volumes. So Paulo: Santos, 2010. CONCEIO, E.N. Dentstica. Sade e Esttica. 2 Ed. Artmed, 2007. RUSSO, E.M.A.; CRIVELLO Jr, O. Dentstica. Restauraes Diretas. So Paulo: Santos, 2010. TURANO, J.C. Fundamentos de Prtese Total. So Paulo: Santos, 2010. MEZZOMO, E. Reabilitao Oral Contempornea. So Paulo: Santos, 2006.

- CENTRO UNIVERSITRIO DE JOO PESSOA PR-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAO NCLEO DE APOIO PEDAGGICO - NAPE

PLANO DE ENSINO Curso: Odontologia Componente Curricular: OCLUSO Perodo:3 Professor (a): Elry Medeiros Vieira Neto

Carga Horria:60 Ano Letivo:2012.1

1. OBJETO DE ESTUDO - Importncia da ocluso num contexto geral do sistema estomatogntico

2. EMENTA - I Introduo ao estudo da ocluso, sistema estomatogntico, articuladores, montagem em articulador semi-ajustvel, relaces maxilo-mandibulares, movimentos mandibulares, determinantes da ocluso, ocluso traumtica. Exame clnico. Modelos de Estudo. Distrbios Crnio-mandibulares. Ajuste Oclusal. Bruxismo. Placas inter-oclusais.

3. OBJETIVO(S) 3.1 Geral (is): ): O aluno, ao concluir a disciplina, dever ser capaz de conhecer fundamentos e conceitos bsicos de ocluso, bem como relacion-los com outras disciplinas. Dever ser capaz de confeccionar modelos de estudo e trabalho bem como mont-los em articuladores, fazer analises e devidos ajustes. Fazer exames clnicos e, nestes, diferenciar os casos funcionais de ocluso dos disfuncionais. Tratando-os ou encaminhando-os de acordo com a necessidade de cada paciente. . 3.2 Especfico (s): - Compreender e interpretar fundamentos bsicos da ocluso na odontologia; - Revisar conceitos e determinar as atividades funcionais do Sistema Estomatogntico; - Relembrar os conceitos bsicos de anatomia craniomandibular; - Conhecer as posies e os movimentos mandibulares; - Revisar aspectos embriolgicos, histolgicos, anatmicos e funcionais das articulaes temporomandibulares; - Caracterizar a ocluso funcional e no funcional; - Conhecimento dos fundamentos tericos dos articuladores e seu manuseamento em laboratrio; - Conceituar e conhecer as disfunes temporomandibulares (DTMs), bem como diagnstico diferencial e tratamento; - Conhecer os aspectos que envolvem as dores orofaciais como diagnstico e tratamento; - Conhecimento terico das placas oclusais e seu manuseamento em laboratrio.

4. COMPETNCIAS E HABILIDADES - Descrever os componentes e funes do sistema estomatogntico - Compreender os aspectos embriolgicos, histolgicos, anatmicos e funcionais das articulaes temporomandibulares; - Compreender os aspectos que envolvem o relacionamento maxilo-mandibular e os movimentos mandibulares - Determinar a ocluso funcional e no funcional - Classificar os articuladores bem como conhecer as suas partes constituintes. - Executar a montagem de modelos em articulador semi-ajustvel

5. CONTEDO PROGRAMATICO: Indica quais os assuntos das aulas que sero ministradas ao longo do curso, de forma a deixar claro ao estudante a seqncia de contedos. Unid. Contedos Atividades T I II III - Introduo a ocluso e seus princpios bsicos. -Cronologia de erupo dentria e suas caractersticas relacionadas ocluso -Articulao Temporomandibular e suas relaes com as demais estruturas do Sistema Estomatogntico. - Ocluso funcional e no funcional. -Inter-relao da ocluso com outras reas da Odontologia e suas aplicaes clnicas nestas. - Exame Clnico em Ocluso - Moldagem. - Articuladores. - Analise funcional da ocluso dos Modelos de Estudo montados. - Disfunes Musculoarticulares do Sistema Estomatogntico. - Diagnstico Diferencial das Disfunes Temporomandibulares. Tratamento das Disfunes Temporomandibulares. - Placas Oclusais. Subtotal da Carga Horria Total da Carga Horria Aula Expositiva Aula Expositiva Aula Expositiva 08 04 04 N Horas Aulas P L

Aula Expositiva

04

Aula Expositiva Aula Prtica Aula Expositiva Aula Prtica Aula Expositiva Aula Prtica Aula Expositiva Aula Prtica

02 04 04

02 08 08

04

Aula Expositiva Aula Prtica

04 34 22 60

04 04

Legenda: T quantidade de aula(s) terica(s) semanal(ais); P - quantidade de aula(s) prticas(s) semanal(ais); L - quantidade de aula(s) semanal(ais) de Prtica Pedaggica (exclusivo para o Curso de Educao Fsica).

6. METODOLOGIA: Aulas tericas expositivas e/ou demonstrativas; Aulas terico/prticas em laboratrio; Exerccios tericos e prticos individuais..

7. RECURSOS DIDTICOS: : Exposio didtica com projeo de slides em multimdia, quadro branco e caneta tipo piloto

8. AVALIAO Avaliaes escritas, contendo questes objetivas e/ou discursivas; Avaliaes prticas, em laboratrio, envolvendo a execuo de etapas operatrias; Avaliao continuada: - Participao e interao em sala de aula; - Organizao e presena dos instrumentais necessrios s aulas prticas; - Execuo dos procedimentos solicitados.

9. BIBLIOGRAFIA

9.1 Bsica Cardoso A.C. Ocluso, Para Vo e Para Mim. So Paulo: Ed. Santos, 2003. 1 Edio. - Dawson, P. E. Ocluso Funcional - Da ATM ao Desenho do Sorriso. So Paulo: Ed. Santos, 2008. 1 edio. - Paiva, H. J. e cols. Ocluso, disfuno temporomandibular e dor orofacial. So Paulo: Santos, 2008.1 edio

9.2 Complementar Okeson, J. P. Tratamento das Desordens Temporomandibulares e Ocluso. So Paulo: Ed. Elsevier, 2008. 6 edio. . - Paiva, H. J. e cols. Ocluso: Noes e Conceitos Bsicos. So Paulo: Santos, 1997.

- CENTRO UNIVERSITRIO DE JOO PESSOA PR-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAO NCLEO DE APOIO PEDAGGICO - NAPE

PLANO

DE ENSINO

Curso: Odontologia Componente Curricular: Odontologia Legal e Orientao Profissional Perodo: 3 Semestre: 1 Professor (a): Solange Soares da Silva Flix Bianca Oliveira Trres

Carga Horria: 30 Ano Letivo: 2012

1. OBJETO DE ESTUDO

A disciplina de Odontologia Legal e Orientao Profissional tem como objeto de estudo os conhecimentos necessrios ao Cirurgio-Dentista para atuao como perito nos mbitos judiciais e extra-judiciais, bem como conhecimentos imprescindveis para a prtica da profisso.

2. EMENTA

Histrico; Campo de atuao da Odontologia Legal (cincias forenses); Legislao em Odontologia Legal; Documentos Odonto-legais (notificaes, atestados, laudos e autos periciais, pareceres, depoimento oral); Percias e Peritos; Conceito de identidade e identificao; Traumatologia Forense; Qualificao jurdica das leses; Antropologia aplicada Odontologia (pontos e ndices craniomtricos/investigao do sexo e raa/estimativa da idade e da estatura); Noes Gerais de Infortunstica, Tanatologia e Toxicologia. Introduo Orientao Profissional; Recursos Humanos e Mercado de Trabalho em Odontologia; Conceitos e Princpios de Ergonomia e Biossegurana no atendimento odontolgico.

3. OBJETIVO(S) 3.1 GERAL

A Disciplina Odontologia Legal e Orientao Profissional tem por objetivo preparar o futuro Cirurgio-Dentista para a pesquisa dos fenmenos psquicos, fsicos, qumicos e/ou biolgicos, na sua rea de competncia, que podem ter atingido o homem, vivo, morto ou ossada, no intuito de prestar colaborao justia, bem como dar ao futuro profissional uma orientao inicial a respeito de produtividade e organizao do consultrio, com a finalidade de possibilitar o seu bom desempenho, na clinica privada e no servio pblico. Visa, ainda, dar ao estudante condies de aplicar seus conhecimentos tcnicos, com noes de princpios ergonmicos, trabalhando em postura correta e ainda fornecer ao aluno uma viso crtica da situao da Odontologia no Estado, na Regio e no Pas.
3.2 ESPECFICOS

Conhecer as tcnicas da Percia Odonto-legal e os documentos que podem ser produzidos; Compreender as tcnicas de identificao, incluindo a identificao odonto-legal; Conhecer o papel da Antropologia Forense na identificao da ossada pelo sexo, raa e idade; Compreender as reas da Traumatologia Forense e os diferentes tipos de leses corporais, as energias lesivas mais freqentes, alm de noes sobre Tanatologia; Identificar o campo da Infortunstica, os acidentes de trabalho e seus resultados; Conhecer conceitos e princpios de ergonomia; Conhecer as reas de trabalho e posies do CD/ THD/ACD, no trabalho em equipe alm dos conceitos bsicos de

combinao dos elementos do equipamento odontolgico; Conhecer as caractersticas, evoluo e nomenclatura dos materiais odontolgicos; Identificar tcnicas de Relacionamento Inter-Pessoal / aplicabilidade do marketing pessoal; Conhecer tcnicas de biossegurana em Odontologia; Conhecer a situao do Mercado de Trabalho Odontolgico a nvel municipal, estadual e federal.

4. COMPETNCIAS E HABILIDADES Respeitar os princpios ticos e legais inerentes ao exerccio profissional; Atuar multiprofissionalmente, interdisciplinarmente e transdisciplinarmente; Comunicar e trabalhar efetivamente com pacientes, trabalhadores da rea da sade e outros profissionais, grupos e organizaes; Manter reconhecido padro de tica profissional e conduta, e aplic-lo em todos os aspectos da vida profissional; Estar ciente das regras dos profissionais da rea da sade bucal na sociedade e ter responsabilidade pessoal para com tais regras; Reconhecer suas limitaes e estar adaptado e flexvel face s mudanas circunstanciais. Acompanhar e incorporar inovaes tecnolgicas (informtica, novos materiais, biotecnologia) no exerccio da profisso. 5. CONTEDO PROGRAMTICO: N Horas Aulas Unid. CONTEDOS T P

II

III

Introduo Odontologia Legal; Percia e Peritos odonto-legais; Documentos odonto-legais; Identidade e identificao; Identificao pelos dentes; Traumatologia forense; Antropologia Forense; Marcas de Mordidas; Rugoscopia; Recursos Humanos em Odontologia; Mercado de Trabalho Odontolgico; Biossegurana no Atendimento Odontolgico; Conceitos e Princpios de Ergonomia
Subtotal da Carga Horria Total da Carga Horria

10

8 24 30

Legenda: T quantidade de aula(s) terica(s) semanal(ais); P - quantidade de aula(s) prticas(s) semanal(ais). 6. METODOLOGIA:

Aulas expositivas Aulas prticas Visita ao Departamento de Medicina Legal

7. RECURSOS DIDTICOS:

Projetor multimdia Textos para discusso em sala de aula

8. AVALIAO:

Prova escrita com questes do tipo objetiva e subjetiva Avaliao continuada do desempenho em aulas prticas Apresentao de seminrios e/ou exerccios.

9. BIBLIOGRAFIA 9.1 Bsica

SILVA, M. Compndio de Odontologia Legal. So Paulo, Medsi, 1997, 490 p. SILVA, R. H. A. Orientao Profissional para o Cirurgio-dentista: tica e Legislao. So Paulo: Santos, 2010, 594p. VANRELL, J. P. Odontologia Legal e Antropologia Forense. 2 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009, 440p.
9.2 Complementar

CROCE, D; CROCE JR, D. Manual de Medicina Legal. 7 ed. So Paulo: Saraiva, 2010, 864p. FRANA, G.V. Medicina Legal. 8 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008, 640p. GALVO, L.C.C. Medicina Legal. 1 ed. So Paulo: Santos, 2008, 330p. MARQUES, J.A.M.; GALVO, L.C.C.; SILVA, M. Marcas de mordidas. Feira de Santana: Universidade Estadual de Feira de Santana, 2007, 329p. SATO, F. R. L. Orientao Profissional em Odontologia. 1 ed. Rio de Janeiro: Revinter, 2007, 160p.

- CENTRO UNIVERSITRIO DE JOO PESSOA PR-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAO NCLEO DE APOIO PEDAGGICO - NAPE

PLANO DE ENSINO
Curso: ODONTOLOGIA Componente Curricular: Patologia I Perodo: 3 Semestre: 2012.1 Professor (es): Camila Patrcia G. Patrcio Carvalho 1. OBJETO DE ESTUDO Estudo dos mecanismos patolgicos das doenas humanas. Carga Horria: 45 Ano Letivo: 2012

2. EMENTA Estudo da Patologia: conceitos e divises. Mtodos de estudo em Patologia. Defesa e adaptao celular: transtornos de crescimento, diferenciao (adaptao qualitativa) e de natureza no adaptativa. Leso Celular: tipos de leses; agentes produtores de leses. Manifestaes inflamatrias, circulatrias, calcificatrias, reparaes e regeneraes. Atrofias. Hipertrofias. Distrbios hemodinmicos e dos lquidos: edema, trombose, embolia, infarto, choque, doenas dos vasos. Neoplasia: definio, tipos, classificao nomenclatura e critrios de crescimento.

3. OBJETIVO(S) 3.1 Geral: - Proporcionar aos discentes a construo de conhecimentos fundamentais para o estudo da Patologia geral, atestando sua contribuio para a formao da sade e como substrato de outras disciplinas do bsico e do profissional. 3.2 Especfico (s): - Apresentar aos discentes as principais alteraes morfofuncionais das clulas, tecidos e interstcio, ocasionados pelos agentes exgenos e distrbios endgenos; - Esclarescer aos discentes os mecanismos dos processos regressivos (degeneraes), comparando-os com morte celular, diferenciando-a em necrose e apoptose celular; - Favorecer a compreenso dos discentes no estudo das diferentes perturbaes circulatrias; - Possibilitar aos discentes o conhecimento dos processos inflamatrios agudos e crnicos, bem como de processos neoplsicos; - Facilitar ao discente a compreenso dos processos patolgicos, associando-os a sua etiologia, patognese, anatomia patolgica e fisiopatologia, bem como os sinais, sintomas e conseqncias para o organismo.

4. COMPETNCIAS E HABILIDADES 4.1 Competncia(s): - Reconhecer as principais alteraes morfofuncionais das clulas, tecidos e interstcio, ocasionados pelos agentes exgenos e distrbios endgenos; - Compreender os processos regressivos(degeneraes), comparando-os com morte celular, diferenciando-a em necrose e apoptose celular; - Identificar as diferentes perturbaes circulatrias; - Conhecer os processos inflamatrios agudos e crnicos, bem como os processos neoplsicos; - Compreender os processos patolgicos, associando-os a sua etiologia, etiologia, patognese, anatomia patolgica e fisiopatologia, bem como os sinais, sintomas e conseqncias para o organismo. 4.2 Habilidade(s):

- Desenvolver o senso crtico, para identificar macroscopicamente as principais caractersticas das alteraes patolgicas.

5. CONTEDO PROGRAMATICO: UNID CONTEDOS N HORAS AULAS

INTRODUCAO AO ESTUDO DA PATOLOGIA E MECANISMOS GERAIS DAS RESPOSTAS DAS DOENCAS ADAPTACOES CELULARES: METAPLASIA, DISPLASIA LESAO CELULAR REVERSIVEL LESAO CELULAR IRREVERSIVEL ATROFIA, HIPERTROFIA, HIPERPLASIA,

15

II

15 MORTE CELULAR NECROSE MORTE CELULAR APOPTOSE ACUMULOS INTRACELULARES CALCIFICACAO PATOLOGICA INFLAMACAO AGUDA INFLAMACAO CRONICA

III

15 REPARO TECIDUAL: REGENERACAO, CICATRIZACAO E FIBROSE DISTURBIOS CIRCULATORIOS: EDEMA, CONGESTAO, HIPEREMIA, ISQUEMIA, INFARTO, HEMORRAGIA CHOQUE, TROMBOSE E EMBOLIA NEOPLASIAS DOENCAS AMBIENTAIS E NUTRICIONAIS PATOLOGIA GERAL DAS DOENCAS INFECCIOSAS Total da Carga Horria 45

6. PROCEDIMENTOS METODOLGICOS: O componente curricular ter como procedimentos metodolgicos: aulas expositivo-dialogadas, aulas terico-prticas, vdeos demonstrativos, como tambm estudos dirigidos, debates coletivos, testes de sondagens, ps-testes, sob a responsabilidade da professora responsvel pelo componente curricular.

7. RECURSOS DIDTICOS: Os recursos utilizados so: projetor multimdia, computador, internet, vdeos demonstrativos, blogs, revistas, jornais,

artigos cientficos, retroprojetor, quadro branco e pincel atmico, alm dos materiais para teoria-pratica.

8. AVALIAO A avaliao dar-se- de forma contnua, onde o aluno ser avaliado atravs de instrumentos de avaliao diferenciados, abrangendo os seguintes critrios: Trs verificaes de aprendizagem, de acordo com o calendrio da instituio, buscando averiguar os conhecimentos tericos cientficos sob forma de provas escritas contextualizadas; Grupos de debates coletivos com temas previamente selecionados com construo de recursos didticos, onde sero avaliados os critrios de clareza de exposio, domnio do contedo, participao e a qualidade do material construdo. Alm da participao voluntria no debate, para avaliar o aproveitamento do contedo, tambm podero ser realizados, pr-testes, ps-testes, estudos dirigidos e fichamentos dos temas abordados.

9. REFERNCIAS 9.1 Bsica BRASILEIRO FILHO, G. Bogliolo Patologia Geral. 3.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004. COTRAN, R.K.; KUMAR, V. & COLLINS, T. Robbins: patologia estrutural e funcional. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000. GUYTON. A. C.; HALL, J. E. Fisiologia Humana e Mecanismo das Doenas. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002. KUMAR, V.; ABBAS, A.K.; FAUSTO, N.; MITCHELL, R.N. Robbins Patologia Bsica. 8. Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. 9.2 Complementar FARIA, J. L. Patologia especial: com aplicaes clnicas. Rio de Janeiro: 2 .ed. Guanabara Koogan, 1999. KUMMAR, V. Patologia Bsica. Rio de Janeiro,: 5. ed. Guanabara, 1998. LEBRO, M. L. Estudos de Morbidade. ed. Universidade de So Paulo, 1997, cap. 1 ROBBINS, S. L., COTRAN, R. S., KUMMAR, V. Fundamentos de Robbins: Patologia estrutural e funcional. 1. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1996.

- CENTRO UNIVERSITRIO DE JOO PESSOA PR-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAO NCLEO DE APOIO PEDAGGICO - NAPE

PLANO

DE ENSINO

Curso: Odontologia Componente Curricular: Sade Coletiva I Perodo: 3 Semestre: 1 Professor (a): Bianca Oliveira Trres Solange Soares da Silva Flix 1. OBJETO DE ESTUDO

Carga Horria: 60 Ano Letivo: 2012

A disciplina Sade Coletiva tem como objeto de estudo um novo modo de organizao do processo de trabalho em sade que enfatiza a promoo da sade, a preveno de riscos e agravos, a reorientao da assistncia aos indivduos e a coletividade, buscando enfocar o conceito de sade como qualidade de vida, privilegiando mudanas nos modos de vida e nas relaes entre os sujeitos sociais envolvidos no cuidado sade da populao.

2. EMENTA

Etiologia da carie dentria: Fator do hospedeiro, do microrganismo e da dieta. As Cincias Sociais na Formao do CD e o desenvolvimento de profissionais de Sade Bucal. Sade-Doena como processo social. Sade Coletiva. Ateno secundria em sade, educao em sade, tcnicas clinicas no contexto comunitrio. Reconhecer a rotina das Unidades bsicas de sade, ou Unidades sade da famlia.

3. OBJETIVO(S) 3.1 GERAL

A Disciplina tem por objetivo formar e capacitar os discentes do curso de odontologia em servios de sade, possibilitando analisar, compreender e executar estratgias de promoo, preveno e educao em sade bucal nas diversas fases da vida das comunidades.

3.2 ESPECFICOS

Discutir com o estudante de odontologia a insero social da profisso, os conceitos de sade que devero pautar a sua prtica; Apresentar ao estudante de odontologia a filosofia da educao e sua utilizao como mecanismo transformador de realidades, visando conscientizar e instrumentalizar o acadmico para sua atuao como educador enquanto profissional de sade; Conhecer a comunidade atravs do contato pessoal, buscando conscientizar a populao, quanto aos fatores que favorecem o acometimento sade e forma de preveni-los; Abordar a importncia da participao da comunidade na promoo, preveno e educao para a sade bucal; Conhecer o processo histrico da Poltica de Sade no Brasil; Compreender a ateno primria da sade; Identificar os princpios doutrinrios e organizativos do Sistema nico de Sade (SUS); Conhecer as bases legais do SUS e os instrumentos e mecanismos de controle e participao popular; Identificar o Programa de Agentes Comunitrios de Sade (PACS) e a Estratgia de Sade da Famlia (ESF) como fortalecedores da Ateno Primria Sade (APS) no Brasil.

4. COMPETNCIAS E HABILIDADES 4.1 Competncia(s):

Articular a formao profissional com as demandas e necessidades da sociedade, com participao consciente e crtica na esfera social; Compreender como os conhecimentos adquiridos durante este curso contribuiro para a sua formao integral como cirurgio-dentista e a utilidade dos mesmos na atuao junto aos problemas de sade bucal; Compreender os conceitos de promoo e preveno da sade: tecnologias de interveno, de educao e comunicao em sade.
4.2 Habilidade(s):

Desenvolver condutas positivas para a preveno de enfermidades e para a promoo da sade bucal, tanto nos pacientes como na comunidade; Desenvolver habilidades e destrezas para desenhar, executar e avaliar programas de educao em sade bucal, tanto em mbito individual como coletivo; Atuar em todos os nveis de ateno sade, integrando-se em programas de promoo, manuteno, preveno, proteo e recuperao da sade, sensibilizados e comprometidos com o ser humano, respeitando-o e valorizando-o; Atuar multiprofissionalmente, interdisciplinarmente e transdisciplinarmente com extrema produtividade na promoo da sade baseado na convico cientfica, de cidadania e de tica; Exercer sua profisso de forma articulada ao contexto social, entendendo-a como uma forma de participao e contribuio social; Promover a sade bucal e realizar, em pacientes e em grupos populacionais, procedimentos adequados para a preservao da sade bucal e a preveno das doenas e distrbios bucais; Trabalhar em equipes interdisciplinares e atuar como agente de promoo de sade;

5. CONTEDO PROGRAMTICO: N Horas Aulas Unid. CONTEDOS T P

O Movimento Internacional da Promoo da Sade Educao em Sade Teorias da Educao em Sade Pedagogias da Educao em Sade Como educar? Quem educar? Com qu? Diagnstico de Crie

6 8

4 4 4

12 10 4

II

Epidemiologia da Crie Educao em Sade

III

Levantamentos epidemiolgicos Conceito Participantes Calibrao Operacionalizao

Histrico dos principais Levantamentos Epidemiolgicos em Sade Bucal no Brasil Educao em Sade
Subtotal da Carga Horria Total da Carga Horria

8 34 60

26

Legenda: T quantidade de aula(s) terica(s) semanal(ais); P - quantidade de aula(s) prticas(s) semanal(ais). 6. METODOLOGIA:

Aulas expositivas e dialogadas Estudo dirigido Aulas prticas: Confeco e apresentao de instrumentos educativos Visitas a instituies para atividades de Educao em Sade.
7. RECURSOS DIDTICOS:

Projetor multimdia Filmes em DVD Quadro branco/ lpis Textos para discusso em sala de aula

8. AVALIAO:

Prova escrita com questes objetivas e subjetivas; Avaliao continuada do desempenho em aulas prticas, durante atividades como realizao de oficinas, apresentao de peas teatrais, teatro de fantoches, palestras; Apresentao de seminrios e/ou exerccios.

9. BIBLIOGRAFIA 9.1 Bsica

ABOPREV [coordenador] Lo Kriger. Promoo de sade bucal: paradigma, cincia, humanizao. 3 ed. So Paulo: Artes Mdicas, 2003. DIAS, A. A. Sade bucal coletiva: metodologia de trabalhos e prticas. 1 ed. So Paulo: Santos. 2007. PINTO, V. G. Sade Bucal Coletiva. 5 ed. So Paulo: Santos, 2008.
9.2 Complementar

ANTUNES, J. L. F.; PERES, M. A. Fundamentos de Odontologia - Epidemiologia da Sade Bucal. 1 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. 470p. BRASIL. Ministrio da Sade. Projeto SB Brasil: Condies de Sade Bucal da Populao Brasileira 2002-2003 Resultados Principais. Braslia: Editora do Ministrio da Sade. 2005. http://dtr2004.saude.gov.br/dab/saudebucal/documentos/relatoriosb.zip DIN, C. Promoo da sade: conceitos, reflexes e tendncias. 1 ed. Rio de Janeiro: FIOCRUZ/CLAVES/UNESCO GERALDES, P. C. A sade coletiva de todos ns. 3 ed. Rio de Janeiro: Revinter, 1992. RAGANEL, J. N. M. Caminhos interdisciplinares na odontologia. 1 ed. Rio de Janeiro: Rubio, 2006.

Вам также может понравиться