Вы находитесь на странице: 1из 6

PROTOCOLO MODBUS APLICADA NA COMUNICAO DE EQUIPAMENTOS

Djalmo Etiene Cardinal1; Patrcia Mariotto Mozzaquatro2 Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ) Campus Universitrio Rodovia Municipal Jacoob Della Ma, Parada Benito Cruz Alta RS - Brasil
djalmoec@terra.com.br, patriciamozzaquatro@gmail.com almotro@gmail.com

Resumo. Atualmente o protocolo Modbus considerado como protocolo aberto esta sendo padronizado no meio de fabricantes de Controladores Lgicos Programveis, tendo a levar o baixo custo do equipamento e a unificao de uma rede de automao industrial, no sendo necessria a dependncia de um determinado fabricante. O mesmo podendo ser implementado tanto em redes seriais como TCP/IP levando ao amplo leque de possibilidades de transmisso tanto via ponto-a-ponto como redes sem fio. O seu formato considerado objetivo podendo transmitir varias informaes importantes dos diversos sensores em uma nica vez, para a leitura e tomadas de decises do CLP. Palavras-chave: Protocolo Modbus; Automao Industrial, Comunicao.

1. Introduo
Modbus um protocolo de comunicao de dados utilizado em sistemas de automao industrial. Criado na dcada de 70 pela Modicon o protocolo mais usado na comunicao de Controladores lgicos programveis (CLP), para adquirir sinais, valores de instrumentos e comandar atuadores. Geralmente seu meio de comunicao pela porta serial, mas hoje pode ser implementado tambm por meio de rede ethernet, onde seu paradigma baseado em mestre-escravo ALIEVI (2008). As redes industriais ou redes de automao possuem protocolos de comunicao especificas com os quais os dispositivos trocam informaes. Essas redes so compostas por diversos dispositivos, sendo comum encontrar os Controladores Lgicos Programveis (CLPs) e os dispositivos sensores e/ou atuadores. (KOBAYASHI, 2009). No presente artigo ser apresentado o funcionamento do protocolo de comunicao Modbus. Os tpicos explorados sero os seguintes: A seo 2 apresenta as formas de implementao do protocolo. A seo 3 dedicada demonstrao do processo de formao e validao da mensagem. A seo 4 tratar das funes executadas pelo protocolo. E por fim, a seo 5 conclui o artigo seguido de suas referencias.

2. Implementao

A comunicao entre dispositivos interligados em rede, geralmente, feita utilizando-se protocolos enquadrados em modelos multinveis. Um desses modelos chamado de pilha Transmission Control Protocol/Internet Protocol (TCP/IP ) (Kobayashi, 2009). O autor Rozas (2004) define a implantao das redes TCP/IP wireless em larga escala atualmente a mais recomendada. Ela permite a comunicao simultnea de todos os pontos remotos com o sistema supervisrio e em tempo real. O padro ModBus define um protocolo de mensagem na camada de aplicao, posicionado no 7 nvel do Modelo de Referncia OSI que prov comunicao cliente/servidor entre dispositivos conectados a diferentes tipos de barramentos ou topologias de rede O modelo OSI apresenta as seguinte camadas: Camada de aplicao, Camada de apresentao, Camada de sesso, Camada de Transporte, camada de rede, Camada de de Enlace de Dados e Camada fsica (DENARDIN, 2011) As redes de automao possuem protocolos de comunicao especficos onde estes dispositivos trocam informaes. Essas redes so compostas por diversos dispositivos, sendo comum encontrar os Controladores Lgicos Programveis e os dispositivos sensores e/ou atuadores. Os sensores so responsveis por adquirir informaes, como temperatura, presso ou vazo, e envi-las ao CLP. Os atuadores possuem a funo de modificar os estados dos dispositivos que atuam diretamente em um processo, como vlvulas ou motores. Os Controladores Lgicos Programveis so importantes num sistema de controle, j que so responsveis por controlar o processo atravs do recebimento de informaes dos sensores e do envio de comandos ou aes para os atuadores. (PEREIRA,2010). A Figura 1 apresenta os componentes de um sistema de automao.

Figura 1. Componentes de um sistema de automao Fonte: (KOBAYASHI, 2009)

3. Formao da mensagem e validao


O protocolo Modbus estabelece o formato da pergunta, que contm o endereo do dispositivo ou broadcast, um cdigo de funo definindo a ao solicitada, os dados para serem mandados e um campo de checagem de erro. A resposta do escravo tambm construda no mesmo formato. Ela contm campos conforme a ao, dados a serem retornados e um campo de checagem de erro. Se um erro ocorre no recebimento da mensagem, ou se o escravo est incapaz de realizar a ao solicitada, o escravo construir uma mensagem de erro e a enviar com resposta (BOARETTO, 2005) A comunicao Modbus pode ser realizada de duas formas: Remote Terminal Unit (RTU) e American Standard Code for Information Interchange (ASCII). Os dois modos de requisio ou resposta possuem um formato de pacote especfico, que para requisio ou para resposta.

Cada pacote composto de seis campos que so representados por dados binrios, no modo RTU, e por caracteres, no modo ASCII. Estes campos so definidos na Tabela 1.
Incio Endereo Tabela 1. Campos representados por dados binrios Indica o comeo do pacote; Indica qual dispositivo receber ou enviar o pacote. A faixa valida de endereos dos dispositivos varia de 0 a 247, sendo o endereo 0 (zero) utilizado para mensagens que so enviadas para todos os escravos; Objetivo do pacote; Campo onde os dados sero alocados. Ele tem o contedo de acordo com o campo Funo do pacote; Responsvel pela deteco de erros no pacote, conhecido como Cyclic Redundancy Check (CRC). Indica o fim do pacote;

Funo Dados Controle Fim

3.1 Formato do Pacote RTU


No modo RTU, o campo Incio representado por um intervalo de silncio. Os campos, de Endereo e de Funo, so representados por 8 bits. O campo Dados depende da funo utilizada e cada informao representada por 8 bits, podendo conter inmeras informaes dentro de um mesmo pacote. A verificao de erro neste modo realizada atravs do algoritmo de Cyclic Redundancy Check (CRC), sendo representado por 16 bits. O campo Fim representado pelo mesmo contedo do campo Incio. A Figura 2 representa o formato do pacote RTU.

Figura 2. Formato do pacote RTU Fonte: (KOBAYASHI, 2009)

3.2 Formato do Pacote ASCII


No segundo modo existente para a implementao do protocolo a ASCII, onde o campo Incio definido pelo caractere : (0x3A em hexadecimal). Os campos, de Endereo e de Funo, so representados por dois caracteres. O campo Dados, no modo ASCII, representado por uma quantidade varivel de caracteres. O campo de Controle representado por dos caracteres ASCII e utiliza o algoritmo de Longitudinal Redundacy Check (LRC) para deteco de erros. O fim do pacote representado por um par de caracteres de Carriage Return (CR) e de Line Feed (LF). Ex. (0X0D e 0X0A em hexadecimal respectivamente). A Figura 3 apresenta o formato do pacote ASCII.

Figura 3. Formato do pacote ASCII

3.3 Cyclic Redundancy Check (CRC)


Segundo Kobayashi afirma que o mtodo de deteco de erros mais usado o Cyclic Redundancy Check (CRC), em conjunto com o formato de pacote RTU, o modo ASCII

tem algumas aplicaes especficas, tendo que fazer a comunicao Modbus entre dois dispositivos que tiver o mesmo modo de transmisso (KOBAYASHI, 2009). No modo Remote Terminal Unit (RTU), o CRC o ltimo campo da mensagem, contendo um valor de 16 bits implementado como dois bytes, onde o byte de menor ordem do campo anexado primeiro, seguindo pelo byte de maior ordem. O clculo do CRC iniciado carregando-se um registrador de 16 bits com todos os bits 1 (65535 em decimal). Ento um processo se inicia aplicando-se sucessivamente bytes ao contedo deste registrador. Durante a gerao do CRC, cada caractere de 8 bits passa por uma operao de XOR ou exclusivo com o contedo do registrador de 16 bits. O resultado desta operao deslocado no sentido do bit menos significativo com o bit mais significativo sendo preenchido por um zero. O bit menos significativo extrado e examinado. Se este bit for 1, o contedo do registrador sofre nova operao de ou exclusivo com o polinmio gerador do CRC16. O contedo final do registrador, depois de todos os bytes da mensagem terem passado pelo processo ser o valor do CRC. Na tabela 2 e Figura 4 so representados, respectivamente, o fluxograma do clculo:
XOR N POLY Polinmio de gerao Tabela 2. Fluxograma do Clculo Ou exclusivo Nmero de bits de informao Polinmivo de gerao do CRC 16 (1010 0000 0000 0001) 1 + X2 + X15 + X16

Figura 4. Fluxograma da gerao do CRC 16


Fonte: (KOBAYASHI, 2009)

4. Funes executadas pelo protocolo Modbus


O protocolo Modbus possui algumas funes que dependem do dispositivo que implementa o protocolo. As funes possuem diferentes objetivos, como a verificao da comunicao, visualizao da quantidade de eventos, leitura e escrita de registradores especficos ou um grupo, dentre outras, sendo as mais utilizadas as funes de escrita e de leitura respectivamente descrito como (3 e 6 no protocolo). Os dispositivos comunicam-se atravs de pacotes de requisies e de respostas como demonstrado na Figura 5, onde os cdigos de funes para estes dois tipos de pacotes podem ser iguais numa mesma transao. Na tabela 3 so ilustradas as funes especificadas no protocolo Modbus.
Tabela 3. Funes do protocolo Modbus

Figura 5. Fluxo de mensagens Algumas funes do Modbus como (7, 8, 11, 12 e 17) ilustradas na Tabela 3 so definidas pelo protocolo como especficas para comunicaes realizadas em canais de comunicao seriais, no sendo indicadas para uso em outros meios de comunicao.

5. Concluso
Os protocolos definidos pelas prprias empresas que est desenvolvendo ou implantando um sistema de automao industrial, se classificam como protocolos proprietrios que nestes casos somente dispositivos fabricados e programados nesta empresa so capazes de se comunicarem uns com os outros. A principal vantagem da adoo de protocolos abertos a independncia de fabricantes de equipamentos, ou seja, quanto mais empresas tiverem produtos com protocolo unificado, menos dependncia fica a automao de uma empresa especifica. Levando em considerao este aspecto tende a reduzir custos dos dispositivos em funo da concorrncia que naturalmente surge no mercado. Antigamente, os primeiros sistemas de automao tendiam a utilizar somente protocolos proprietrios, quando uma empresa vendia toda a automao. Atualmente, existe uma forte tendncia adoo de protocolos abertos como o caso do Modbus.

Referncias
ALIEVI, Csar Adriano. Automao Residencial com Utilizao de Controlador Lgico Programvel. Monografia de Graduao em Cincia da Computao, Centro Universitrio Feevale, 2008. BOARETTO, Neury. Tecnologia de Comunicao em Sistema SCADA: Enfoque em Comunicao Wireless com Espalhamento Espectral. Dissertao de Mestrado em Engenharia de Produo, Centro Federal de Educao Tecnolgica do Paran, 2005. DENARDIN, Gustavo Weber. Tutorial para programao de microcontroladores Freescale HCS08 baseado no MC9S08AW60. Universidade Tecnolgica Federal do Paran, Engenharia de Controle e Automao, 2011. KOBAYASHI, Tiago Hiroshi. Uma Ferramenta de Manipulao de Pacotes para Anlise de Protocolos de Redes Industriais Baseados em TCP/IP. Dissertao de Mestrado em Engenharia Eltrica, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009. MODICON. Modicon Modbus Protocol Reference Guide, jun 2006. Disponvel em: <http://www.modbus.org>. Acesso em: 6 abr. 2011. PEREIRA, Fbio. Microcontrolador PIC 18 Detalhado: Hardware e Software. So Paulo: Editora rica Ltda, 2010. 304 p. ROZAS, Norberto. Aplicao do Protocolo Modbus em Comunicao Wireless. Revista Gs Brasil, Novembro de 2004.

Вам также может понравиться