Вы находитесь на странице: 1из 3

Despedidas em Belm Canto IV

Plano narrativo: Incio da viagem Narrador: Vasco da Gama Sntese Depois de relembrar a Histria de Portugal, Vasco da Gama, em analepse, narra ao rei de Melinde a partida da armada para a viagem de descoberta do caminho martimo para a ndia. Comea por contar que os navegadores foram remunerados por D. Manuel I e incentivados com palavras de nimo. No porto de Lisboa, prepararam-se as naus para a viagem, encontrando-se os marinheiros e os soldados muito entusiasmados e sem medos. Depois destes preparativos, aprontaram-se tambm espiritualmente, pedindo a Deus orientao e apoio para a viagem. Vasco da Gama refere que quando recorda o momento da partida, cheio de dvida e receio, tem dificuldade em conter as lgrimas. Naquele dia, o povo da cidade de Lisboa aglomerou-se na praia de Belm para assistir partida das naus e para se despedir dos amigos e parentes que iriam embarcar. Acreditava-se que a viagem seria longa e perigosa de forma que o povo considerava a possibilidade dos navegadores jamais voltarem. Os homens no conseguiam esconder a emoo (com suspiros) e as mulheres choravam com desespero e medo de no os voltarem a ver.

Anlise Foi no dia 8 de Julho de 1497 que a armada portuguesa, capitaneada por Vasco da Gama, partiu em busca do desconhecido. Uma enorme multido concentrou-se na praia de Belm para assistir partida dos marinheiros seus amigos ou familiares. O tema deste excerto lrico emotivo do ponto de vista sentimental, pois revelada uma enorme saudade por aqueles que vo navegar e por aqueles que ficam.

um episdio constitudo por uma primeira parte, em que se descreve o local da partida e o alvoroo geral dos ltimos preparativos da viagem, estando as naus j preparadas e os nautas na ermida de Nossa Senhora de Belm orando (est. 84 a 86). Numa segunda parte, em que Gama e os seus marinheiros passam por entre a multido para chegar aos batis, num caminho desde o santo templo, destacam-se as evocaes de mes e esposas acerca da partida, criando um entristecimento na emotiva despedida do Restelo (est. 87 a 92). Finalmente, na terceira parte, referido o embarque em que, por determinao de Vasco da Gama, no se fazem as despedidas habituais, para diminuir o sofrimento tanto dos que partiam como dos que ficavam (est. 93).

RECURSOS ESTILSTICOS Estrofe 84 86 Nome da figura Exemplo de Estilo Perfrase Perfrase Porque a gente martima e a de Marte Que sempre as nautas ante os olhos anda/ Pera o sumo Poder, que a etrea Corte Que nas praias do mar est assentado,/ Que o nome tem da terra, pra exemplo, Certifico-me, Rei, que, se contemplo Mes, Esposas, Irms, que o temeroso Qual vai dizendo: - Filho, a quem eu tinha Que em choro acabar, penoso e amaro Porque me deixas, msera e mesquinha?/ Porque de mim te vas, filho caro Qual em cabelo: doce e amado esposo Quereis que com as velas leve o vento? A branca areia as lgrimas banhavam,/ Que em multido co elas se igualavam.

87 87 89 90 90 90 91 91 92

Anfora Apstrofe Enumerao Apstrofe Dupla Adjetivao Anfora Apstrofe/ Dupla Adjetivao Aliterao Personificao

Вам также может понравиться