Вы находитесь на странице: 1из 17

O Vale do Crrego do Leito em Belo Horizonte: Contribuies da cartografia para a compreenso da sua ocupao

Alessandro Borsagli
PUC-MG

borsagli@yahoo.com.br

RESUMO Ao se escolher o arraial de Belo Horizonte para sede da nova capital de Minas Gerais, a Comisso Construtora da Nova Capital realizou no ano de 1894 diversos estudos no arraial com o objetivo de confeccionar a planta da nova capital. O artigo pretende mostrar a importncia da cartografia produzida pela CCNC para fins de desapropriao do arraial e de diversas Fazendas pertencentes Freguesia. Para tal foi confeccionada uma extensa cartografia de carter administrativo e jurdico. Duas das Fazendas desapropriadas abrangiam grande parte das cabeceiras do Crrego do Leito, objeto desse estudo. Essa cartografia permite compreender a extenso de terras que eram ocupadas antes da sistemtica ocupao do Vale nas dcadas seguintes. Para se entender a dinmica do processo de ocupao do Vale analisaram-se alm da cartografia produzida pela CCNC, plantas cadastrais da Prefeitura de Belo Horizonte em diversos pocas alm de imagens areas e fotografias. Analisando as plantas cadastrais pode-se dividir em trs perodos a ocupao do vale; o primeiro entre 1899 e 1920, o segundo de 1930 ao final dos anos 1960 e o terceiro perodo a partir de 1970 at os dias atuais. A mudana espacial verificada atualmente no Vale , portanto, originaria desse processo. PALAVRAS CHAVE: Cartografia, Planta Cadastral, Crrego do Leito, Espao Urbano.

ABSTRACT When choosing the Belo Horizontes village for the new capital from Minas Gerais, at 1894 CCNC took several studies to making the plant the new capital. The article intend to show the importance producing maps by the CCNC for camp and farms expropriation. For such was made a full map of the administrative and legal. Two farms expropriated covered much of the headwaters from Leitos stream, the object of this study. This cartography enables to understand lands extent that were occupied before occupation systematic of the Valley in coming decades. To understand the dynamics of occupation of the valley looked beyond the maps produced by the CCNC, cadastral plans from the Municipality Belo Horizonte in several times as well as images and aerial photographs. Analysing cadastral plans can be divided into three periods the occupation of the valley, the first between 1899 and 1920, the second from 1930 to late 1960 and the third period from 1970 to the present day. The spatial change is seen today in the Valley, therefore, originate in this process. KEYWORDS: Cartography, Cadastral Plant, Leitos Stream, Urban Space.

Anais do I Simpsio Brasileiro de Cartografia Histrica

I - INTRODUO O Crrego do Leito tem as suas nascentes disseminadas por um amplo anfiteatro atualmente localizado na regio sul de Belo Horizonte. Esse curso dgua, juntamente com os Crregos da Serra e o Acaba Mundo so os trs principais cursos dgua que atravessam a rea central de Belo Horizonte. Atualmente os seus cursos dgua correm em canais revestidos sob diversas ruas e avenidas sendo praticamente impossvel identificar o seu traado atual, visto que a sua calha original no existe mais devido retificao do seu curso. Nesse artigo abordaremos a ocupao do Vale do Leito ao longo das dcadas, desde o inicio da construo da nova capital at os dias atuais. Para se compreender o processo de ocupao do vale se fez necessria a analise das Plantas confeccionadas pela Comisso Construtora da Nova Capital (CCNC) tanto para fins administrativos como para a desapropriao das Fazendas que circundavam o antigo arraial do Curral Del Rey. Para isso foi feita a analise das Plantas das Fazendas do Leito e do Capo, j que suas terras estavam totalmente inseridas no vale do Leito. A anlise dessas, juntamente com outras confeccionadas ao longo das dcadas permite compreender e analisar as mudanas espaciais sofridas no vale ao longo dos tempos, no que diz respeito ao processo de ocupao. De acordo com (CORRA, 2000, p.26) o espao urbano um reflexo tanto de aes que se realizam no presente como tambm daquelas que se realizaram no passado e que deixaram suas marcas impressas nas formas espaciais do presente. Nas marcas deixadas na paisagem, se comparado com outras partes da capital, percebe-se claramente que a ocupao do vale se deu sistematicamente a partir da dcada de 1920 e aumentou a partir da dcada de 1970 quando a verticalizao, a qual j havia extrapolado a rea central de Belo Horizonte nas direes sul e leste atinge as partes mais altas do vale, j na zona suburbana. E como se deu essa transformao do espao ao longo dos tempos? o que se ver a partir de agora.

II - O MAPEAMENTO CADASTRAL DO ARRAIAL DE BELO HORIZONTE Com a escolha do Arraial de Belo Horizonte, antigo Curral del Rey em Dezembro de 1893 para ser a sede da nova capital de Minas Gerais, foi formada em Ouro Preto a Comisso Construtora da Nova Capital que viria a ser chefiada pelo Engenheiro Aaro Reis. A Comisso se instalou no arraial no dia 1 de Maro de 1894 e imediatamente iniciaram-se os trabalhos de mapeamento e levantamento de toda a Freguesia do Arraial. O mapeamento, realizado para fins de desapropriao de grande parte da Freguesia, foi realizado durante todo o ano de 1894 e era indito em todo o territrio mineiro. Com exceo de algumas plantas

Anais do I Simpsio Brasileiro de Cartografia Histrica

isoladas datadas dos Sculos XVII e XIX no existia at essa data nenhum mapeamento sistemtico de um ncleo urbano mineiro1. Para a realizao de tais desapropriaes foi confeccionada uma extensa cartografia de carter administrativo e jurdico. Nela figuram todas as ruas, becos e estradas de acesso ao arraial, assim como os terrenos, casas, fabricas e fazendas que existiram em todo o distrito. E ao mesmo tempo em que esse levantamento era realizado, preparava-se as condies necessrias para a desapropriao de todo o arraial e suas adjacncias, medida inevitvel para se iniciar a construo o mais rpido possvel. Aps o termino do mesmo, realizado pela CCNC foram confeccionadas diversas Plantas, como das propriedades a serem desapropriadas, tais como casas comerciais e residenciais, fabricas, fazendas at as Geodsicas (Figura 01) e Topogrficas, nas quais se figuravam o traado proposto para a nova capital. Baseada nessa Planta foi confeccionada a Planta Geral da Cidade de Minas, apresentada em 1895. Segundo essa Planta, a nova capital teria trs zonas com funes bem definidas: A zona urbana, planejada e racional com as ruas se interagindo com as avenidas formando ngulos de 45, ao contrario das cidades surgidas no perodo colonial, que seguiam os traados dos primeiros caminhos abertos, geralmente em ziguezague. A zona urbana seria um espao organizado geometricamente, hierarquizado e com funes sociais e administrativas bem definidas. A zona suburbana que circundaria a zona urbana, maior e com os quarteires irregulares. As ruas foram traadas de acordo com a topografia, destacando-se da zona urbana. E, por fim, a zona destinada aos stios que abasteceriam a capital de todo o tipo de variedade de produtos. Sendo assim, conforme planejado por Aaro Reis, ao mesmo tempo em que se construa a nova capital, o antigo Curral del Rey, foi lentamente destrudo para a construo da Capital mineira.

GOMES, M.C.A.O mapeamento cadastral do Curral Del Rei. 2009, p.3

Anais do I Simpsio Brasileiro de Cartografia Histrica

Figura 01 - Planta Geodsica do arraial de Belo Horizonte e em destaque o Vale do Crrego do Leito. Escala 1:10000.1895. Fonte: PANORAMA, 1997.

As plantas confeccionadas pela CCNC permitem perceber como era a ocupao do Vale do Crrego do Leito no final do Sculo XIX. Analisando a Planta Geodsica, Topogrfica e Cadastral (Figura 01) concluda em 1895 pode-se verificar que as terras que abrangiam as cabeceiras do Crrego pertenciam as Fazendas do Leito e do Capo. Portanto, verifica-se que a ocupao no vale nesse perodo se restringia as sedes das Fazendas e suas benfeitorias, desde as suas nascentes at nas proximidades da confluncia do Crrego do Mendona2. As terras situadas direita do crrego eram mais acidentadas, fato que se observa at os dias atuais, mesmo com as mudanas sofridas na paisagem ao longo dos anos. Abaixo da confluncia desses dois cursos dgua encontrava-se assentado nas reas mais altas de sua vertente, na margem direita, parte do ncleo urbano do arraial, correspondente a Rua da Boa Vista (que se localizava nas proximidades da Praa da Liberdade), e as ruas e becos que existiram nas proximidades do Largo do Rosrio (que se localizava na confluncia da Avenida lvares Cabral e Ruas Timbiras e Esprito Santo). Desse ponto at a foz do Crrego no Ribeiro Arrudas, nas proximidades da antiga Ponte do Saco, a ocupao se restringia a umas poucas casas, espalhadas ao longo da sua margem direita, na primitiva estrada para Venda Nova.

O Crrego do Mendona, atualmente canalizado tem a sua nascente localizada na encosta em parte ocupada pelo Morro do Papagaio na Rua Viosa. Atualmente o seu curso dgua segue pelas ruas Viosa, Benvinda de Carvalho, Levindo Lopes, Felipe dos Santos, Rio de Janeiro e Alvarenga Peixoto, indo desaguar no Leito no cruzamento desta rua com a Rua So Paulo.

Anais do I Simpsio Brasileiro de Cartografia Histrica

Alem das j citadas Plantas Cadastrais do ncleo urbano do arraial foram tambm confeccionadas Plantas relativas s Fazendas que circundavam o arraial com a finalidade de se desapropriar suas terras. Essas foram anexadas aos processos de tombamentos. Nesse estudo, analisar-se- as Plantas referentes s cabeceiras e a uma parte do Vale do Crrego do Leito. Essas se referem s Fazendas do Leito, sendo propriedade de Candido Lucio da Silveira e a Fazenda Capo, de propriedade de Ildio Ferreira da Luz 3. Essas, por sua vez, revelam uma paisagem completamente rural. Confeccionadas na Escala de 1:10000 elas apresentam inmeros detalhes como benfeitorias, plantaes, olarias etc. No caso da Fazenda Capo, localizando-se margem direita do Crrego podemos identificar as reas em que se plantava Cana de Acar e roas alm de engenhos, olarias e cafezais que existiram na vertente do Crrego aonde hoje se encontra o bairro Santo Antnio, mais precisamente nas proximidades da Rua Paulo Afonso. J a Fazenda do Leito abrangia grande parte da margem esquerda do Crrego e uma parte da sua margem direita, nos terrenos correspondentes ao bairro de Lourdes. Em suas terras cultivava-se a Cana de Acar, a mandioca e o caf, alm dos moinhos e engenhos4, presentes em quase todas as propriedades rurais do Estado nesse perodo. Nas duas Plantas est sinalizada a casa-sede das Fazendas. (Figura 02)

Figura 02 - Planta das Fazendas do Leito e Capo que abrangiam grande parte das terras situadas no vale. Escala 1:10000.1894. Fonte: APCBH acervo CCNC.

A Fazenda do Cercadinho, de propriedade de Jos Cleto da Silva Diniz fazia divisa com as Fazendas do Leito e do Capo, porm as suas terras no abrangiam as cabeceiras do Crrego do Leito. Na Planta da nova capital a Fazenda ficou inserida na rea destinada aos Stios que garantiriam o abastecimento da capital sendo ento desapropriada pelo governo. Posteriormente a Fazenda do Cercadinho passou a abastecer a capital tambm de gua, sendo responsvel pelo abastecimento do reservatrio do mesmo nome na Rua Carangola durante dcadas.
4

Informaes fornecidas pelo Engenheiro Flavio Edenlar Pereira da Silva, bisneto de Cndido Lucio da Silveira que foi o proprietrio da Fazenda do Leito.

Anais do I Simpsio Brasileiro de Cartografia Histrica

As Fazendas desapropriadas renderam aos seus proprietrios lotes na nova capital. As desapropriaes foram necessrias, pois grande parte de suas terras estavam sendo cortadas pela rede de triangulao que estabeleceu os limites da nova capital. Podem-se citar como exemplo as Fazendas acima analisadas (Figura 02), que tiveram a quase totalidade de suas terras inseridas nas zonas urbana e suburbana da nova capital. As Plantas analisadas so de extrema importncia para se compreender como se deu a dinmica da ocupao do vale. Elas revelam uma paisagem inserida nos moldes rurais, mesmo estando a poucos quilmetros do ncleo urbano do arraial. Mesmo nos primeiros anos da Cidade de Minas as cabeceiras do crrego permaneceram praticamente desocupadas, com exceo de algumas famlias de colonos que ocuparam uma parte da vertente direita do Crrego quando da instalao da Colnia Agrcola Afonso Pena. Era o espao rural que persistia em sobreviver na nova capital mesmo que oficialmente as suas terras j eram consideradas urbanas. J nas reas mais prximas da foz do Leito existiu entre o final do Sculo XIX e o inicio do Sculo XX uma aglomerao ao longo do Crrego, desde a foz do Ribeiro Arrudas at a atual Avenida Bias Fortes. Esse aglomerado foi construdo e permitido pela CCNC para abrigar os operrios responsveis pela construo da nova capital. Contudo, aps a inaugurao da Cidade de Minas, iniciou-se um processo para a retirada deles da rea urbana planejada sendo os mesmos assentados no Barro Preto, permanecendo ai por vrios anos.

III - A PERSISTNCIA DO RURAL NO VALE Nos estudos para o uso dos mananciais disponveis, o Crrego do Leito foi logo descartado, como afirma (BARRETO, 1996, v.2 p.167) o Crrego do Leito, de pouco volume, baixo e com as nascentes disseminadas por um amplo anfiteatro de propriedade particular, no era o que mais enquadrava ao plano do abastecimento inaugural. Devido a amplitude de suas cabeceiras ramificadas em trs nascentes principais a captao de gua do Crrego seria muito dispendiosa e no compensava o investimento por parte da CCNC, j que a captao dos crregos da Serra e do Cercadinho seria mais vantajosa e menos dispendiosa. Deve-se lembrar tambm que j nos primeiros anos da nova capital se fez necessria a captao de outros cursos dgua mais afastados da rea urbana devido ao constante aumento da demanda por gua potvel5. No entanto, como era invivel o aproveitamento das guas do Leito para o abastecimento, tornou-se ento necessrio definir uma funo para as terras desapropriadas e destinadas a serem ocupadas
5

Saneamento Bsico de Belo Horizonte. FJP, p.84

Anais do I Simpsio Brasileiro de Cartografia Histrica

por parte da zona suburbana, porm, a parte do vale que se encontrava dentro da zona urbana estava ocupada, desde a foz do Crrego no Ribeiro Arrudas at as proximidades da atual avenida Bias Fortes por cafuas de operrios. Inicialmente, se construiu nas terras da recm desapropriada Fazenda do Leito um campo prtico agrcola que durou de 1895 a 1897. Esse campo fazia parte de um projeto da Secretaria de Agricultura, Comercio e Obras Publicas que visava modernizar e difundir novas tcnicas no Estado. Posteriormente as terras e a antiga Fazenda foram incorporadas a colnia agrcola Afonso Pena fundada em Abril de 1899, uma das cinco colnias agrcolas criadas no entorno da capital visando o povoamento da zona suburbana, assim como o abastecimento de viveres da capital. Os ncleos coloniais agrcolas foram criados com a finalidade de ocupar as terras suburbanas, pois a Cidade de Minas apresentava um grande vazio populacional nos primeiros anos de existncia, como observa Le Ven:
(...) a fixao desses ncleos nos arredores da Capital indica mais a preocupao com a ocupao do que com o abastecimento. Afinal, era preciso habitar essa Regio desrtica, destinada a ser Capital e proteger a populao de direito, bastante reticente, por um cinturo j conquistado e ocupado por pioneiros com necessidade de terra e de trabalho, como os imigrantes. (LE VEN, 1977, p.80).

E como afirma Tito Flavio Rodrigues de Aguiar em sua Tese Vastos Subrbios da Nova Capital:
(...) essa primeira periferia da cidade, que muitos consideram como espao no planejado ou, no limite, apenas pensado como destinado s camadas mais pobres da populao da nova cidade, na verdade foi objeto de pelo menos dois planos com caractersticas extremamente distintas: o da zona suburbana, nos termos do plano da cidade elaborado por Aaro Reis, e o da zona colonial, de acordo com o plano das cinco colnias agrcolas traado sob a direo do inspetor de Terras e Colonizao, Carlos Prates. (AGUIAR, 2006, p.33)

Diante do exposto acima pode-se afirmar que o crescimento periferia-centro que marca o desenvolvimento urbano de Belo Horizonte teve em uma de suas origens nessa iniciativa do Governo, de estabelecer os ncleos agrcolas ao redor da capital visando o povoamento de uma vasta regio. No caso do vale do Leito na zona suburbana o desenvolvimento foi mais lento se compararmos com as outras colnias agrcolas que apresentaram um rpido crescimento, sendo posteriormente anexadas a zona suburbana poucos anos mais tarde. Infelizmente no existe nenhuma planta ou documento contemporneo a colnia Afonso Pena que apresente o desenvolvimento nas duas primeiras dcadas do Sculo XX. Pelas Plantas confeccionadas a

Anais do I Simpsio Brasileiro de Cartografia Histrica

partir de 1920 se verifica que grande parte das vertentes do Crrego ainda estavam despovoadas. Mas foi a partir dessa dcada que Belo Horizonte comeou a receber cada vez mais pessoas que migravam de todas as partes do Estado visando melhoria de condies de vida. Deve-se lembrar que a capital deixou de ser, a partir dos anos 20 um centro exclusivamente administrativo para se tornar tambm um plo comercial e industrial. E, diante do aumento da demanda populacional, as reas reservadas para a futura expanso da zona urbana da capital comearam a ser loteadas e vendidas para a populao de maior poder aquisitivo. Paralelamente a essa iniciativa do Poder Publico, diversos proprietrios de terras ao redor da capital, em particular a zona oeste, comeam a lote-las e vend-las a populao a preos mdicos, criando assim diversas vilas e bairros e norteando a expanso urbana de Belo Horizonte para oeste. Na regio centro-sul, ao mesmo tempo em que ocorria essa expanso urbana, promovida pelo Poder Pblico, conclua-se a construo dos emissrios de esgotos paralelamente ao Crrego, o qual teve o seu curso retificado e canalizado at o cruzamento da Rua Alvarenga Peixoto. (Figura 03).

Figura 03 - Imagem datada do final dos anos 20 na qual vemos o Crrego do Leito recm canalizado na Rua So Paulo, entre as ruas Gonalves Dias e Alvarenga Peixoto. Fonte: APM.

Anais do I Simpsio Brasileiro de Cartografia Histrica

Como se pode ver na Planta Cadastral (Figura 04), datada de 1928 as reas correspondentes ao Vale do Leito estavam praticamente desocupadas, mesmo que diversas fotos da poca atestem que ainda existia uma pequena ocupao, talvez um resqucio das antigas cafuas que ai existiu. J a poro do Crrego correspondente a zona suburbana ainda figurava como um espao rural, ocupada por algumas casas e plantaes, grande parte remanescente da antiga colnia agrcola Afonso Pena. Uma caracterstica das Plantas desse perodo no se considerar as reas ocupadas por Favelas ou habitaes irregulares. As Plantas Cadastrais confeccionadas at a dcada de 1940 muitas reas que aparecem nos mapas com praas e arruamentos, inclusive na zona urbana ainda estavam por construir e seus traados no levavam em conta os aspectos fsicos do local. J as reas ocupadas pelos aglomerados eram simplesmente ignoradas e posteriormente quando se comeava a urbanizao da regio eles eram empurrados para mais longe6.

Figura 04 - Parte da Planta Cadastral de 1928 na qual se destacam as reas correspondentes ao vale do Leito. Escala 1:24000. Fonte: Acervo MHAB.

Foi dessa forma que se deu a ocupao do Morro do Papagaio, pois seus primeiros habitantes foram moradores expulsos de outras reas que sofreram intervenes do poder publico. A Favela da Alvorada que existiu no local da Avenida Prudente de Morais foi uma das responsveis pelo adensamento do Papagaio, quando da abertura da Avenida e a canalizao do crrego do Leito.

Anais do I Simpsio Brasileiro de Cartografia Histrica

No inicio dos anos 1930 de fato iniciada a ocupao das margens do Leito, na rea correspondente ao bairro de Lourdes. Acima da Avenida do Contorno, na zona suburbana grande parte da paisagem ainda continuava tipicamente rural, exceo feita a parte do bairro Santo Antonio. Somente a partir dos anos 1940 com a reforma da antiga sede da Fazenda do Leito e a sua transformao em Museu Histrico de Belo horizonte que se tem o inicio da ocupao da vertente esquerda do vale acima da Avenida do Contorno (Figura 05).

Figura 05 - O bairro de Lourdes em 1940. A esquerda o Crrego do Leito. Fonte: APCBH.

Na Figura 06 pode-se ver parte da Planta feita em 1931, na qual est presente a representao, mesmo que virtual da projetada Cidade Universitria que iria ocupar parte da vertente do Crrego, abaixo da Avenida do Contorno. Na administrao JK resolveu constru-la nas proximidades da Pampulha e a rea reservada para a sua construo foi loteada e requalificada visando atender aos interesses do Poder Publico de ali edificar um bairro destinado s classes mais abastadas da capital.

Anais do I Simpsio Brasileiro de Cartografia Histrica

10

Figura 06 - rea reservada para a construo do Campus Universitrio onde hoje se localizam parte dos bairros de Lourdes e Santo Agostinho. Fonte: PANORAMA, 1997.

A Cidade Jardim, criada em 1943 visava atender aos interesses da administrao, ou seja, ser um bairro ocupado pelas classes mais altas. Alm da construo do bairro, que modificou toda a fisionomia da margem esquerda do Leito ainda foi construdo ai algumas instituies de ensino em terrenos doados pelo governo e tambm as Faculdades de Farmcia e Odontologia. Nota-se que a partir dessa dcada que se iniciam a ocupao em larga escala da vertente esquerda do Crrego. E na dcada de 40 que se inicia de fato a ocupao sistemtica do vale, incentivada tambm pela regularizao das ruas Conde de Linhares e Irai. Essas vias facilitaram o acesso ao bairro Corao de Jesus, originado da ex colnia agrcola iniciando-se o loteamento na regio, como se verifica na parte superior da imagem abaixo (Figura 07).

Anais do I Simpsio Brasileiro de Cartografia Histrica

11

Figura 07 - Foto area de 1953 na qual se destacam as reas atualmente ocupadas pelos bairros Santo Antonio, Corao de Jesus, Cidade Jardim e pelo Morro do Papagaio, este a esquerda na imagem, paralela a antiga BR-3. Escala aproximada 1:15000. Fonte: PANORAMA, 1997.

IV - A CONSOLIDAO URBANA NO VALE A mudana espacial no vale passou a ser mais clara a partir de 1950. Data dessa poca o inicio da verticalizao mais intensa ocorrida na capital, porm no vale do Leito j existiam alguns prdios, mais precisamente no Barro Preto e arredores da Praa Raul Soares. Nessa dcada que se d a ocupao de parte do vale pelas Vilas e Favelas, originadas pela expulso dos moradores da Favela da Barroca, a qual se localizava na rea onde atualmente est a Assemblia Legislativa. As Favelas formadas foram a Favela do Querosene, ainda existente entre os bairros Cidade Jardim e Luxemburgo, a Favela da Alvorada, desaparecida no inicio dos anos 70 com a abertura da Avenida Prudente de Morais e o Morro do Papagaio, com a ocupao iniciada nas partes mais altas da montanha e que gradativamente foi se adensando ao longo dos anos, persistindo at os dias atuais. O crescimento acelerado que se verifica a partir dos anos 50 no permitiu que os servios de infraestrutura o acompanhassem. Ento, os cursos dgua tornaram-se redes de esgotos, pois os emissrios

Anais do I Simpsio Brasileiro de Cartografia Histrica

12

existentes no suportavam o volume e, alm disso, sofriam com o lixo que assoreavam o seu leito. Diante do colapso iminente no inicio dos anos 60 toma-se a deciso de fechar os cursos dgua que atravessavam a regio central, eliminando assim o mau cheiro, o risco de doenas e principalmente as inundaes que j faziam parte do cotidiano do belo-horizontino no perodo das chuvas. O fechamento dos crregos tambm visava melhorar o trafego na capital que havia aumentado consideravelmente a partir de 1960 e ainda, visava o embelezamento da cidade, pois havia um movimento para que Belo Horizonte voltasse a ter o titulo de Cidade Jardim, abalada desde o corte das arvores da Avenida Afonso Pena em 1961. O Crrego do Leito, canalizado na rea central desde o final dos anos 20, nessa poca (Dcada de 60) havia se tornado um curso dgua extremamente poludo devido ao aumento populacional dentro de sua Bacia. Por isso, no final dos anos 60 tem-se o inicio do fechamento do seu curso dgua na regio central e no bairro de Lourdes. Paralelamente ao fechamento teve inicio em Julho de 1970 a canalizao e fechamento do Leito na zona suburbana para a abertura da Avenida Prudente de Morais (Figuras 08 e 09). Essa obra visava melhorar o fluxo virio na regio que expandia a largos passos alm de erradicar da paisagem o curso dgua que havia se transformado em um esgoto a cu aberto, pois o aumento da ocupao das vertentes do crrego nas proximidades de suas cabeceiras desencadeou o lento processo de assoreamento que, nos perodos de chuva enlameava diversas ruas ao longo do seu curso.

Figura 08 - Obras de canalizao do Leito na Avenida Prudente de Morais em 1970. Ao fundo o Conjunto IAPB e uma cafua que integrava a Favela da Alvorada. Fonte: APCBH/ASCOM.

Anais do I Simpsio Brasileiro de Cartografia Histrica

13

Figura 09 - Canalizao do Leito na Avenida Prudente de Morais. Ao fundo parte dos bairros Luxemburgo e Corao de Jesus. Fonte: APCBH/ASCOM.

Com a canalizao a Favela da Alvorada, que existia ao longo do Crrego foi extinta e seus moradores foram habitar o Morro do Papagaio que tem a sua consolidao no espao urbano como um grande aglomerado nessa dcada. A finalizao da Barragem Santa Lucia, construda para controlar as enchentes do Crrego do Leito tambm se deu nessa dcada. As benfeitorias realizadas pelo Poder Publico na regio contriburam em larga escala para a acelerada expanso urbana que teve inicio nessa dcada e que perdura ate os dias atuais. Atualmente os bairros pertencentes bacia do crrego do Leito na zona sul de Belo Horizonte passam por um processo de acentuada verticalizao. Esse processo na verdade teve inicio h quase trinta anos, porm h cerca de cinco anos ele tem se acentuado, fato corroborado pelo aumento de demolies das casas residenciais que existem, principalmente nos bairros de Santo Antonio, Luxemburgo e Vila Paris. Da pode-se concluir que est se passando por uma nova remodelao do espao com o aumento da verticalizao e o conseqente adensamento populacional. A anlise das Plantas Cadastrais e das Imagens de Satlite permite compreender e analisar como se deu o processo de ocupao do Vale ao longo das dcadas. A remodelao do espao, desde o rural do final do Sculo XIX, a sua persistncia ao longo das trs primeiras dcadas do Sculo XX devido a prioridade de

Anais do I Simpsio Brasileiro de Cartografia Histrica

14

expanso urbana do Poder Pblico para os eixos norte e oeste contriburam para a ocupao tardia das vertentes do Leito, situao que se modifica de fato a partir de 1940 sendo ocupada em grande parte pelas camadas mais abastadas da populao. Nas dcadas seguintes, o boom populacional e o crescimento desordenado de Belo Horizonte acaba por urbanizar grande parte das regies pouco adensadas e, a partir dos anos 1970 com a completa canalizao do Crrego do Leito que temos a configurao paisagstica atual, originaria de todo esse processo (Figura 10).

Figura 10 - Parte das Plantas de Belo Horizonte datadas de 1963 e 1970, respectivamente. Escala 1:30000. Fonte: PANORAMA, 1997.

A analise das Plantas confeccionadas pela CCNC permitem identificar a posio aproximada das benfeitorias e dos cultivos que existiram nas Fazendas Capo e Leito, inseridas na bacia do Crrego do Leito. A Fazenda do Leito, como se sabe, considerada a nica construo remanescente da Freguesia do Curral del Rey. Ao analisar-se a Planta Geodsica feita em 1895 pela CCNC e confront-la com algumas Plantas cadastrais mais recentes, alm das Imagens Areas conclui-se que a Fazendinha, construo existente no Morro do Papagaio e atualmente s margens da Barragem Santa Lucia tambm contempornea do arraial, salvo algumas modificaes no que diz respeito sua arquitetura. Essa analise s pde ser realizada devido s caractersticas do relevo em uma parte das cabeceiras do Crrego ainda apresentar poucas modificaes, ao contrrio da margem esquerda que se encontra completamente modificada das suas caractersticas originais.

Anais do I Simpsio Brasileiro de Cartografia Histrica

15

A evoluo da paisagem no Vale marcante ao longo dos quase 110 anos de sua ocupao, do rural com um baixssimo adensamento, ao urbano completamente adensado e extremamente verticalizado. Finalmente, como o Vale se encontra totalmente urbanizado e impermeabilizado, para que se possa identificar o atual traado do crrego atualmente se faz necessria a utilizao de Plantas Cadastrais e de Mapas (Figura 11).

Figura 11 - Imagem de Satlite do ano de 2008 onde se v o Vale do Crrego do Leito completamente adensado. No corte a direita vemos sinalizadas as duas construes remanescentes do Sculo XIX presentes no Vale do Leito. Fonte: Google Earth.

Anais do I Simpsio Brasileiro de Cartografia Histrica

16

V - REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

Acervos Documentais
APCBH ARQUIVO PBLICO DA CIDADE DE BELO HORIZONTE. Acervo Comisso Construtora da Nova Capital. APM ARQUIVO PBLICO MINEIRO. Fundo Olegrio Maciel. MHAB MUSEU HISTRICO ABLIO BARRETO

Livros, teses, fontes digitais e impressas


AGUIAR, T.F.R. de. Vastos Subrbios da Nova Capital: formao do espao urbano na primeira periferia de Belo Horizonte, (Doutorado em Histria), Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte (2006). BARRETO, Ablio. Belo Horizonte, memria histrica e descritiva; histria mdia. v.2. Belo Horizonte: FJP/ Centro de Estudos Histricos e Culturais, 1996. BELO HORIZONTE. Prefeitura Municipal. Mensagem apresentada pelo prefeito Chistiano Monteiro Machado ao Conselho Deliberativo de Bello Horizonte em 6 de outubro de 1927 e relatrios anexos. Belo Horizonte: Imprensa Official do Estado, 1927. BORSAGLI, A. Os anos 1940: uma Moderna Metrpole no Horizonte. Em: < http://www.curraldelrey.com/ >. Acesso em: 05 Janeiro 2011. CORREA, Roberto Lobato. O Espao Urbano. So Paulo: Editora tica, 4 edio. FUNDAO JOO PINHEIRO/Centro de Estudos Histricos e Culturais, Panorama de Belo Horizonte; Atlas Histrico, Belo Horizonte, 1997. FUNDAO JOO PINHEIRO/Centro de Estudos Histricos e Culturais, Saneamento Bsico de Belo Horizonte: trajetria em 100 anos os servios de gua e esgoto, Belo Horizonte, 1997. GOMES, M.C.A. O mapeamento cadastral do Curral Del Rei: arqueologia de um assentamento urbano de origem colonial. In: III SIMPSIO LUSO-BRASILEIRO DE CARTOGRAFIA HISTRICA, 2009, Ouro Preto. Anais... Universidade Federal de Minas Gerais, 2009. 1 CD. LE VEN, Michel Marie. As classes sociais e o poder poltico na formao espacial de Belo Horizonte 1893/1914. (Mestrado em Cincia Poltica), Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1977.

Anais do I Simpsio Brasileiro de Cartografia Histrica

17

Вам также может понравиться