Вы находитесь на странице: 1из 2

Sapientiam Autem Non Vincit Malitia www.seminariodefilosofia.

org Texto para Curso Online de Filosofia

Joseph Marchal

O Ponto de Partida da Metafsica


Lies sobre o Desenvolvimento Histrico e Terico do Problema do Conhecimento Caderno I Da Antigidade ao Fim da Idade Mdia: A Crtica Antiga do Conhecimento1

Captulo I. A caminho de uma primeira crise da certeza


Dos mitos religiosos e das antigas cosmogonias poticas surgiram, na aurora da civilizao grega, as primeiras cosmologias. fato que as curiosidades primitivas do esprito humano, tanto no indivduo quanto na espcie, nada tm de precavido nem de crtico; totalmente orientadas ao objeto, elas mostram-se mesmo estranhamente despreocupadas com o sujeito cognoscente. A especulao nascente foi aambarcada, nos gregos como alhures, por um objeto nico: a Natureza -- a Natureza pouco a pouco desvencilhada do vu encantador das mitologias e entregue disseco racional. Essa predileo pelos problemas cosmolgicos repousa, entre os iniciadores da filosofia grega, sobre um dogmatismo realista, tanto mais seguro de si quanto mais inconsciente. Em parte alguma coloca-se ento em dvida o valor absoluto da afirmao objetiva. E a afirmao mesma vem ligada a todo contedo de pensamento fornecido pela experincia, com a ressalva, somente, de uma certa organizao desse contedo. A filosofia segue assim, sem demasiado esforo, a dupla tendncia do esprito a afirmar e a unificar. Durante todo o tempo em que a tendncia unificadora do esprito se exerceu, episodicamente, sobre unidades parciais, os sistemas filosficos mais dspares puderam ser esboados sem abalar profundamente a serenidade do realismo antigo (perodo jnico). Mas veio um momento em que, acima das unidades secundrias, se destacou a unidade primordial ou universal do ser. [20] A razo humana teve ento como que um deslumbramento: sem deixar de apoiar o realismo, ela vacilou, por assim dizer. Pois o ser no representava, no objeto do conhecimento, tanto a multiplicidade cambiante quanto a unidade imutvel? O conflito da unidade e da multiplicidade surgia no corao mesmo da

Edio original: Le Point de Dpart de la Mtaphysique. Leons sur le Dveloppement Historique et Thorique du Problme de la Connaissance. Cahier I : De lAntiquit la Fin du Moyen Age : La Critique Ancienne de la Connaissance, 3e. d., Bruxelles, Ldition Universelle; Paris, Descle de Brouwer, 1944.
Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta obra pode ser reproduzida, arquivada ou transmitida de nenhuma forma ou por nenhum meio, sem a permisso expressa do autor.

Sapientiam Autem Non Vincit Malitia www.seminariodefilosofia.org Texto para Curso Online de Filosofia

afirmao necessria. Acreditou-se dever deixar de lado, sacrificar algo do contedo do conhecimento, uns isto, outros aquilo. Herclito, fiel aos dados imediatos da experincia, adota a multiplicidade e o movimento, renunciando assim unidade imutvel do ser. Quase na mesma poca, Parmnides abraa o ser homogneo e imvel, repelindo assim, para o domnio da pura aparncia, todo o mutvel e todo o mltiplo. E, para cmulo, Zeno de Elia, discpulo de Parmnides, adota por misso, dir-se-ia, aumentar ainda o desconforto da pobre razo espontnea, jogando-lhe aos olhos seus paradoxos enceguecedores sobre a irrealidade da mudana. Por toda parte, o senso comum posto em xeque, o desafio da razo refletida razo espontnea. Alis, esse escndalo da razo era ainda agravado pela impresso nada edificante criada pela multiplicao excessiva dos sistemas cosmolgicos que solicitavam, nos sentidos mais diversos, a aprovao do filsofo e do pensador. No lhes faltava, decerto, nem engenhosidade nem ousadia. Com igual desdm pelas tradies e pelas aparncias comuns, elas decompunham o mundo para reconstrui-lo em melhor ordenao. E a diversidade, tanto dos materiais analisados quanto dos edifcios sintticos, no deixava de ser desconcertante. De Herclito a Empdocles, de Empdocles a Anaxgoras, de Anaxgoras a Lucipo e a Demcrito, a razo dava voltas, por assim dizer, ao acaso, sem sentir-se em parte alguma como em morada permanente. Para compreender a invaso do pensamento grego, no obstante to realista, por uma primeira crise da certeza, preciso levar em conta, ao mesmo tempo, todas as circunstncias. O terreno estava preparado para o cepticismo.

Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta obra pode ser reproduzida, arquivada ou transmitida de nenhuma forma ou por nenhum meio, sem a permisso expressa do autor.

Вам также может понравиться