Вы находитесь на странице: 1из 10

Formao de linhagens na nobreza galega da Baixa Idade Mdia

Formao de linhagens na nobreza galega da Baixa Idade Mdia


No fim do sculo XIV e durante o convulso sculo XV ocorreu na isolada Galiza a transformao da antiga nobreza e a incorporao de uma nova que formaram seu poder econmico e social alicerado na posse da terra (unificada num nico patrimnio, sob a mo do cabea-de-casal) e o poder das armas. Configurou-se assim uma sociedade baseada na instituio do morgado e no ideal cavaleiresco, dando lugar s linhagems, que perduraram durante toda a Baixa Idade Mdia at a a Idade Moderna com a reforma poltica levada a cabo pelos Reis Catlicos, tendo muitas delas continuidade quando conseguiram adaptar-se nova situao achegando-se ao novo centro real de poder, a Corte Real.

O passo da cognao agnao. A generalizao do morgado dentro de um quadro de crise


O sculo XIV foi o sculo das calamidades, um sculo de crise: Crise agrria que provocou uma terrvel fome que abriu as portas grande epidemia de peste que assolou Europa de ponta a ponta. A guerra, presente na maioria do territrio europeu. Tambm na Galiza, que participou ativamente nos conflitos nos quais se viu imersa a coroa de Castela. A expanso demogrfica e econmica de sculos anteriores foi destacvel, mas j no fim do sculo XIII se apreciara certa recesso que se iria agravando com a mudana de centria; isto foi devido ao estancamento da agricultura. Foi nesta tessitura que fez apario a fome. E foram duas as razes principais: uma de ndole econmica e outra de ndole social. A primeira devido a que, com a bonana agrcola, o aumento demogrfico fora Progresso anual da peste negra na Europa no sculo XIV. A cor verde espetacular, mas com a sbita parada das araduras indica baixa incidncia de terras no havia suficientes alimentos para todos e, alm disso, a rigorosidade do clima estragava as colheitas. A segunda razo, consequncia do anterior, foi o enorme desequilbrio social, j que as classes dominantes decidiram adotar uma posio defensiva aumentando as carregas fiscais e rendas que tinham que pagar seus vassalos, sem reinvestir o obtido na melhora da produtividade. Mas alguns nobres laicos com poucas terras recorreram a outros meios mais expeditivos para subsistirem. Um exemplo encontra-se no ordenamento dado por Afonso XI nas cortes de Valladolid de 1325, que contestava s queixas interpostas por mosteiros e prelados sobre os atropelos cometidos pelos ricoshomes ou seus meirinhos. As fontes da poca recolhem, no isentas de dramatismo, as calamidades que castigavam nomeadamente populao mais desfavorecida: fue muy grant mortandat en los ganados, e otros la simiena muy tarda por el muy fuerte temporal que ha fecho de muy grandes nieves e de grandes yelos. Depois fez apario a peste, a princpios do outono de 1348, e foi na costa onde se detectaram os primeiros brotes pestferos, na zona do bispado de Tui, para ir estendendo-se para o interior da Galiza atravs das vias de

Formao de linhagens na nobreza galega da Baixa Idade Mdia comunicao mais frequentadas. A escassez de braos tornou-se evidente, obrigando nobreza a reorganizar suas exploraes e a ganhar o po mediante outras formas: a violncia indiscriminada, roubos, novos impostos (os maus usos), etc. O terceiro grande lastro que acompanhou o sculo XIV foi a guerra. De entre os conflitos salienta a guerra civil entre Pedro I e Henrique de Trastmara (futuro Henrique II) entre 1365 e 1369. Neste conflito a Galiza jogou um papel ativo e protagonista, posicionando-se a maior parte da alta nobreza e as urbes junto a Dom Pedro. A ingente massa de pequenos cavaleiros aproveitaram a contenda para ascender socialmente apoiando a causa do bastardo. Com o triunfo deste, foram eles os que ocuparam os postos vacantes deixados pela nobreza petrista. O sculo XV foi palco de atropelos e abusos por parte destes cavaleiros, como tambm de uma instabilidade interna cujo mximo expoente se personificou nas contnuas disputas bandeirias entre os diferentes magnatas e os prelados das mais importantes Ss. Mas a instabilidade transladou-se ao mesmo seio da aristocracia, ou seja, s mesmas bases que aliceravam sua prpria existncia: a terra. Houve desde o final do sculo XIII uma reorganizao dos modos de traspasso dos bens patrimoniais com a nica ideia de reforar o patrimnio e evitar a "fuga" das escassas terras possudas em casamentos e na diviso das mesmas entre os filhos. O morgado converteu-se assim numa verdadeira instituio, tornando-se no primeiro passo da cognao agnao.
Arte do cdice de esgrima medieval Gladiatria em que se amostra a esgrima de espada longa armada

O grmen da transmisso patrimonial no perodo alto medieval foi o germnico, sendo os cdigos e direitos que a regulamentavam iguais para toda a prole (modelo cognatcio); o patrimnio constituiu aquele conjunto de bens imveis e para que isto ocorresse estes bens deviam ser estveis e slidos. O princpio cognativo obriga que a repartio da herana prime equitativamente a todos os filhos havidos no casal sem importar sexo e idade. Este A batalha de Aljubarrota (1385) enfrentou o reino de Portugal com o de Castela princpio gerava certa instabilidade patrimonial e, portanto, precisava a busca de solues adequadas que paliassem a crescente desconfiana neste sistema sucessrio. Tambm se tem de levar em conta os seguintes condicionantes: as quatro quintas partes das posses matrimoniais passavam s mos dos filhos, restando uma quinta parte livre disposio dos cnjuges. Normalmente esta parte ia parar quer s instituies eclesisticas (nomeadamente s ordens mendicantes para que agissem como mediadores frente ao passo ao alm, visando assim garantir a glria celestial) ou para dotar melhor a algum dos filhos. O princpio cognativo rachava pois, paulatinamente, os bens familiares desmembrando sua base econmica. Surgiu ento um novo modelo que j se vinha impondo em outros territrios europeus, o princpio agnatcio, mediante o qual prevalece a linha paterna da famlia (frente materna do anterior) hora da sucesso como tambm

Formao de linhagens na nobreza galega da Baixa Idade Mdia tambm a primogenitura. Est firmemente vinculado a um apelido, num solar determinado, ideia de linhagem, ao primognito varo. Um exemplo v-se no testamento de Pedro Arias de Aldao de 1347: "Quero e he a minha vontade que toda a minha fazenda quede junta, porque sempre aja memria das minhas casas e da minha gente fidalga que deles bem." O primognito varo era, portanto, o descente privilegiado e recebia todos os bens em conceito de morgado. Era o encarregado de proporcionar prestgio ao apelido e de engrossar o patrimnio. Mulheres e segundos aparecem como os mais prejudicados, ficando relegados a um segundo plano, tendo por diante um futuro cheio de incertezas.

A formao das linhagens


A linhagem sustentava-se no solar de origem, num braso; inclua a gente viva e morta da famlia, e apinhava-se ao redor de uma famlia j no apenas a conjugal, mas a extensa. Cada linhagem tinha um chefe, um autntico lder que procurava a maior glria para seu apelido e fazia as funes de cabea visvel, e para este fim era educado o varo primognito. A pertena a uma determinada linhagem no era uma questo biolgica; em torno ao lder tecia-se uma rede de clientelismo (domsticos, meirinhos, homens de armas, criados) junto aos seus consanguneos. Tinha uma clara funo aglutinadora. O chefe tomava todas as decises que atingiam o seu contorno e tinha a obriga da salvaguarda do patrimnio familiar.

O braso representava uma famlia nobre

Aspirava-se solidez patrimonial, pelo qual a soluo radicava no morgado. Este era constitudo pela massa de bens inseparveis do vnculo hereditrio. Alm disso, exige-se uma condio fundamental ao primognito que: se casse com gente fidalga e limpa de toda agaficidade e m raa. O morgado proporcionava estabilidade queles cavaleiros pertencentes s pequenas linhagens economicamente pouco fortes, vidas por perdurar na histria e na memria da fidalguia galega. A transcendncia da linhagem aprecia-se no testamento de Vasco de Ulloa de 1290, no que exige que todos seus bens recassem no seu primognito e se no for assim, em alguma pessoa capaz que portasse o apelido Ulloa: "con condion que ditos beens sempre anden juntos heredados encorporados nunha soa persoa (...) a persoa que tea sempre por mais adiantado o meu linaje de Ulloa e o traiga no seu escudo darmas con roda e o pendn da seora Santa Catalina." No caso da inexistncia de filhos legtimos, no resulta estranho que a Espadas do perodo final da Idade Mdia sucesso recasse nos ilegtimos: E falecendo a dita Ysabel sem semeda e menor de ydade e hos ditos Lopo e Gonzalo como ditto he, que todos estes dittos bees terras e senhorios que se tornem a Rodrigo meu filho que hey de Maria Fernandez, filha de Pedro Fernandez de Soar.. Pedro Madruga foi outro bom exemplo desta prtica.

Formao de linhagens na nobreza galega da Baixa Idade Mdia

Castelo de Soutomaior, residncia da famlia nobre dos Soutomaior

O termo "casa" sinnimo de famlia ou linhagem. sua significao simblica; o grmen da linhagem, o solar que os identifica perante a sociedade e acompanha o seu apelido. A conscincia genealgica que desperta na nobreza galega da Baixa Idade Mdia mergulha-se at este ponto na procura do seu primeiro valedor; na busca das gestas e da glria que lhe supe e que dignifique o nome do atual intitular da casa e da linhagem. Ganhar pulo nestes anos o passado, seguindo a linha reta at o mesmo fundador. Em palavras de Duby: Estas representaciones traducen una cierta conciencia de cohesion familiar; adems (...) fijaron esta conciencia y la impusieron firmemente a los miembros del grupo, guiando en cierta medida su conducta durante las generaciones posteriores..

Novos modelos de comportamento, novas regras de conduta social e formas de relacionamento com o mundo dos antigos; tudo isto imbudo de uma forte marca militar-cavaleiresca. A partir de agora, gerao aps gerao, embarcar-se-o em prodigiosos esforos destinados ao crescimento dos bens e da glria da linhagem. Ser atravs do pai de onde se transmita a conscincia no somente da linhagem mas tambm de nobreza; a me participar por que ao seu travs se percebem os recursos que fazem possvel este fato como tambm o sangue azul que prestigia o cavaleiro. A nobreza galega comear a preocupar-se da elaborao das rvores genealgicas criando uma realidade do passado medida dos seus desejos inventando origens mticas e quase totalmente irreais. O solar primignio (em muitas ocasies relacionado com uma torre ou fortaleza) no pode ser alienado, deve permanecer inalterado ao ser o suporte da funo aristocrtica; o lugar onde nasceram e viveram os progenitores, e os destes ao mesmo tempo, do novo senhor.

Formao de linhagens na nobreza galega da Baixa Idade Mdia

Funes da cabea de linhagem


Pelo geral, o chefe da linhagem via acrescentado o patrimnio como consequncia da sua criana na casa de algum familiar que, seguindo os usos da poca, uma vez armado cavaleiro, recebia do seu tutor alguma posse por muito pequena que fosse. A fortuna sorria mais se tinham a oportunidade de criar-se na corte real, como foi o caso de Fernando de Andrade na poca dos Reis Catlicos. A linhagem tinha sua expresso material como manifestao de poder e da sua prpria existncia. Trata-se de uma das mltiplas imagens dos seus membros dadas ao exterior, traduzidas na fundao ou dotao de mosteiros escolhidos como colossais mausolus familiares; fortalezas e importantes obras pblicas (pontes e hospitais) como se veem em Fernn Prez de Andrade. O cabea de linhagem tinha uma srie de obrigas inerentes sua posio a respeito dos seus. Em primeiro lugar, devia brindar e garantir o sustento e Uma famlia nobre podia fundar ou melhorar mosteiros. Na imagem, mosteiro de rango pertinente dos seus irmos; Caaveiro tambm se responsabilizava de cuidar que as mulheres da famlia fossem bem dotadas no caso dos esponsais, decidindo quem resultava adequado para este mester, sempre atendendo possveis alianas. A clientela integrada dentro da casa via-se imersa neste crculo em troca de obedincia e lealdade. De a que a poltica estamental da fidalguia galega fosse cuidadosa e medida. Como nobreza humilde que era a galega, com escassas rendas e terras, levaram a cabo um progressivo achegamento entre eles e no somente pela via matrimonial. Tratava-se de uma espcie de solidariedade de grupo que fechava o cerco para proteger as precrias fontes econmicas das quais dispunham. Assim, era habitual a reunio dos bens de vrios fidalgos de uma mesma linhagem que no duvidavam em pr-se sob as ordens e servio do irmo maior, para assim reforar o solar. Juravam-lhe lealdade e a promessa de engrandecer a honra familiar, tal como fizeram Garca Martiz de Barbeyra e Garca Prez de Costela morte de Vasco Prez; formando conselho com outros nobres e escolhendo a um deles como senhor: alaram-no por senhor. Por outro lado a adeso de pequenos cavaleiros e fidalgos por parte da nobreza mais poderosa mediante o matrimnio ou a homenagem foi um eixo primordial. Com a longueza, o senhor assegurava pagar a fidelidade dada por esta mesnada. Em muitas ocasies punha-se um preo lealdade, e a incorporao de fidalgos a uma casa ou a outra dependia em grande medida do que estivessem dispostos a pagar.

Formao de linhagens na nobreza galega da Baixa Idade Mdia

O ideal cavaleiresco na nobreza galega da Baixa Idade Mdia


A cavalaria uma instituio dentro de um mundo militarizado que encontra em pocas antigas seu nascimento. Muito a modo este grupo de "milites" que combatiam a cavalo foram destacando-se no mbito blico e assimilando-se aristocracia. Graas a este achegamento foram tomando da nobreza costumes similares at conclurem numa plena identificao por parte de ambos os grupos. Mas a nobreza deu-se conta do negativo desta situao, porque a entrada no seu mundo de grande quantidade de guerreiros desprestigiava por uma banda sua preeminncia e por outra possibilitaria o ingresso no estamento de numerosos intrusos carentes dessa longa tradio e avoengo da nobreza. Devido a isto, optou-se por fechar todas as vias de acesso por este caminho elaborando uma srie de cdigos e valores prprios, como tambm uma cerimnia pela qual o rei, e posteriormente qualquer nobre, pudessem conceder esta categoria de cavaleiro a um futuro aspirante. Uma vez investido com toda classe de honras, o indivduo passava a fazer parte dessa elite que controlava exaustivamente sua demografia. A fuso nobreza/cavalaria seria um fato.

Cavaleiro medieval montado a cavalo com uma lana

Estas ideias de honra, valia e glria arraigaro na Galiza nos sculos XIV e XV par da instaurao do morgado, das linhagens e da mo do ascenso da pequena nobreza sombra de Henrique II de Trastmara. O uso das armas e a manifestao de coragem na batalha catapultavam o cavaleiro s mais altas honras, seguindo as pautas marcadas por um cdigo de comportamento que expressava as atitudes de mxima nobreza. Eram possuidores de um conjunto de virtudes definidas por uma tica e uma moral; tica e moral de classe, excludente e exclusivista, para afastar aqueles intrusos sem tradio de linhagem; linhagem e cavalaria assimilam-se nesta poca. Os aristocratas preocuparam-se pelo culto honra pessoal, patrimnio da famlia e prestgio da Casa. Ser ento que os moos tentem atingir as quotas mais altas de reconhecimento. Em verbas de Duby: La juventud aparece (...) como el tiempo de la impaciencia, de la turbulencia y de la inestabilidad. A guerra ser o quadro idneo para acarinhar a glria. Sero eles os responsveis pela agressividade feudal caracterstica da Galiza baixo-medieval (alm de levar em conta a natural supervivncia econmica); da turbulncia entre senhores, j que os segundos sem nenhuma outra expectativa ver-se-o na obriga de lanar-se aventura. A cavalaria gerar uma rica literatura com o fim de esporear os sentimentos colocando num primeiro plano figuras heroicas, mitos viventes que sirvam de arqutipo aos cavaleiros moos. Neste senso o Livro de Linhagens do Conde Don Pedro equipara Rodrigo Froiaz com El Cid, Recriao moderna de um cavaleiro medieval apresentando um heri conhecido e prximo e que talvez precise o reino galego-portugus. Amostra-o como um vassalo modelo, cavaleiro intrpido e virtuoso. A cavalaria visava a despertar virtudes nos seus componentes, mas sobretudo a lealdade, me de todas as virtudes (ao rei e, em conseqncia, ao senhor). a definidora de nobreza e por extenso de cavalaria.

Formao de linhagens na nobreza galega da Baixa Idade Mdia Fomenta consideravelmente a convico de pertena a um grupo privilegiado de dirigentes da sociedade mediante os vnculos feudo-vassalticos, definidos pela linhagem, a cavalaria e o cdigo feudal. De a que, como observou Duby para a Frana do sculo XII mas igualmente extensvel Galiza da Baixa Idade Mdia, o guerreiro deixa de ser considerado novo pelos seus quando se estabelece, ou seja, quando atinge a chefatura de uma Casa e encabea sua prpria linhagem casando e criando filhos. No entanto, talvez o que mais interessasse ao nobre fosse o reconhecimento, a fama; a base deste reconhecimento ser o nome. Converter-se- quase que em patrimnio familiar repetindo-se entre seus membros em geraes alternas (av/neto); nas rvores genealgicas observa-se este fato. Assim, na importante famlia dos Castro galegos, Fernando Ruiz de Castro levava por nome o do seu av, e sua vez seu neto levaria seu nome. a face distintiva da linhagem, rememora a qualidade do antepassado e a glria que acumulou com a esperana de que sua valia impregnasse o atual portador do nome, semelhando uma espcie de superstio. A mulher achegar seu sangue enobrecido e de prestgio, sobretudo se houver cavaleiros famosos na sua linhagem, que incorporar ao do marido. Normalmente tenta-se medrar na escada social e procuram-se mulheres de melhor posio. A esposa confia no homem o acrescentamento da honra mediante o ofcio das armas, enquanto elas sero as depositrias da honra do apelido. A fidalguia galega apelar a um passado idealizado mostrando como forma de prestgio as origens cavaleirescas da famlia. Realmente no faziam mais que redefinir uma cavalaria de pequeno ou mediano porte, sempre num segundo plano.

Os excludos: mulheres e segundos


preciso lembrar aqueles descentes menos afortunados obrigados a viver sombra do primognito, com um futuro incerto. Trata-se das mulheres e dos filhos vares segundos. Para eles, a possibilidade de crescimento na prpria casa semelha impossvel, enquanto as primeiras passavam a depender plenamente dos homens: primeiro do pai, depois do primognito varo e por ltimo do marido. Aos segundos apenas restava procurar a vida fora do mbito familiar, ou em alguns casos a prestar servio e jurar fidelidade ao irmo. Enquanto s mulheres, cabe salientar que foram as mais prejudicadas do princpio agnatcio. A linha paterna relegara a materna marginalidade, construindo um mundo por e para os homens. Desde o estamento eclesistico transmitiu-se uma imagem negativa da mulher amparando-se em vrias circunstncias pejorativas (e sem sentido): Foi criada a partir da costela de Ado, um homem. Induziu ao pecado original ao seu companheiro. Carecia de alma. Depressa pareceu ficar clara a submisso e a inferioridade tanto intelectual como fsica da mulher. As suas funes reduziam-se a trs: A consagrao a Deus, o matrimnio e a viuvez. Assim, na Histria Compostelana indicado :
Torneu medieval, do Cdice Manesse. Observem-se as mulheres

Formao de linhagens na nobreza galega da Baixa Idade Mdia

Mas que no ousa a perversidade mulheril?, que no presume a astcia da serpe?, a que no acomete a malignssima vbora?. Em suma: quanto presumem e acometem as fices mulheris, suficiente o indica o exemplo de Eva, nossa primeira me; o audacssimo nimo da mulher viola o mais santo; tanto lhe tem o lcito como o vedado.

Com a apario da ideia da linhagem e do morgado, a mulher deixou de perceber a parte correspondente herana. Ser confinada no mbito domestico; as linhas maternas vo decaindo, mas recorrer-se- a elas com frequncia pois a fundadora da linha de sangue, cumpre o rol de parte prestigiante da linhagem masculina j que proporciona lustre, a ideia de nobreza, alm de evitar com a sua funo reprodutora que a linhagem se extinga. As nicas sadas que restam mulher limitam-se a duas: convento ou matrimnio. morte do pai recebia uma quantidade de dinheiro ou uma pequena poro de terra em conceito de dote que lhe permitisse contrair um bom matrimnio. A documentao apresenta-se clara. Em 1402 Gonzalo Ozores de Ulloa assim o constata: A terceyra partizon queyro e otorgo e mando que haja por su herenza e partizon dos meus bes a dita Ysabel mia filla trinta mil mrs., para con que case (...) mando que os pague meu fillo ao tempo que ela houber de casar O matrimnio era concertado pelo irmo, atendendo a alianas e a interesses econmicos ou polticos. Representa algo prioritrio na poltica internobiliria da casa. Em muitas ocasies no era disparatado o casamento entre familiares para evitar a desmembrao do patrimnio, sobretudo entre primos. Na Galiza primar a aliana com os vizinhos sendo simplesmente um mero objeto de troco. Et mando que Iohan Faian pela menagen que me ten feita que minna neta Ynes Perez que a de e entrerge a meu fillo Martin Afonsi e que a tena ata que seia de idade que case con Pero Fernandez fillo de Fernan Perez de Torrichano e de Maria Fernandez de Meyra. Outra soluo era o ingresso num convento. Quando no dispunham de dote suficiente ou, pela contra, no encontram um casamento adequado ou mesmo enviuvavam, o ingresso num convento era um fato. Isto implicava um problema para o convento, ao recebirem mulheres carentes de vocao e acostumadas a uma vida cmoda longe das tarefas quotidianas de um mosteiro. Um exemplo no mosteiro das Huelgas em Burgos, onde iam parar as filhas legtimas e ilegtimas da realeza e da alta aristocracia, e depressa se converteu num estado feudal economicamente poderoso, pois os donativos eram substanciosos.

Claustro do Mosteiro de las Huelgas (Burgos)

Conscientes da precariedade da sua situao no caso do falecimento do marido, puseram em prtica a cesso a grandes mosteiros e conventos do seu herdamento ou mesmo para a ereo de um novo; assim foi a fundao do convento de Santa Mara de Belvs em 1305 por Tareixa Gonzlez que cedeu suas terras de Carnota para o pagamento da obra. Uma exceo a tudo o dito foi Vasco de Ulloa em 1290, quando ao carecer de filhos decidiu deixar seu patrimnio a uma parenta, Tareixa Snchez de Ulloa, apoiando-se nas dificuldades que uma mulher encontraria na vida. Esta cesso de bens empurr-la-ia a vigiar melhor o patrimnio e no desonrar o apelido: E sea sempre muller ainda que haja homes porque os homes, dandose a vertude, achan mais presto comodidade para pasala vida e unha muller filladalgo, por non ter con que se casar, pere a vees sua honra e a do seu linaje. No caso dos vares no primognitos os caminhos que lhes mostravam eram mais abertos que os das mulheres, contudo, mesmo assim, seu futuro no era claro. As trs sadas fundamentais eram: A carreira eclesistica. Pr-se ao servio de outro nobre (mesmo de seu irmo maior). Botar-se aventura fora da Galiza ingressando numa ordem militar.

Formao de linhagens na nobreza galega da Baixa Idade Mdia

A carreira eclesistica subindo-os queles postos de maior renome da Galiza. Assim, os Soutomaior alaram-se como os grandes prelados da Galiza; Paio Prez foi arcebispo de Santiago ou lvaro Pez bispo de Mondoedo. Para aquelas famlias de segunda linha restavam os cargos de menor importncia como o de cnego. A direo dos mosteiros foi tambm muito cobiada pela aristocracia, pois abria-lhes muitas possibilidades econmicas.
Monges realizando cpias

Prestar homenagem a um nobre e servir-lhe como meirinho em alguma fortaleza e administrando as terras era outra das opes para continuar mantendo seu status, desfrutando da posio privilegiada que implicava, e continuar vivendo como um cavaleiro. Enquanto ao ingresso nas ordens militares, estas a princpio careciam de prestgio para reclamarem a ateno da alta nobreza, ficando relegado seu ingresso aristocracia mais modesta. A sede de aventuras e a projeo para o resto da pennsula era o perfeito cebo para atrair estes desesperados fidalgos; com o tempo, com o triunfo dos ideais cavaleirescos, a alta nobreza comearia a apontar para tais ordens. Considerava-se prestigioso para a famlia a pertena de algum dos seus membros a estas ordens militares. Em muitas ocasies abriam-se disputas entre os irmos pela primogenitura; as tenses podiam terminar no confronto e mesmo no assassinato. Tambm no era estranho que estas tenses se projetassem para o exterior, dando essa imagem violenta e conflituosa nobreza galega da Baixa Idade Mdia. As suas pugnas intestinas no faziam mais que arruinar a terra e com isto arruinarem-se a si mesmos.

Vestimenta de um Cavaleiro de Santiago

Bibliografia

ANDRADE CERNADAS,J. M.; PREZ RODRGUEZ, F. J., Galicia Medieval, Historia de Galicia, Tomo III, Corunha, 1995. APONTE, Vasco de, Recuento de las Casas Antiguas del Reino da Galiza, Int. e Edi. Crtica com Notas, Santiago de Compostela, 1986. DUBY, George, Hombres y Estructuras de la Edad Media, Madrid, 1977. PALLARES MENDEZ, M. Carmen, A Vida das Mulleres na Galicia Medieval 1100-1500, Universidade de Santiago de Compostela, 1993. PALLARES MENDEZ, M Carmen, Algunos Problemas Relativos a la Evolucin de las Estructuras Familiares en la Nobleza Medieval Gallega em, Parentesco, Familia y Matrimonio en la Historia da Galiza, Santiago de Compostela, 1988. PALLARES MENDEZ, M Carmen, Los Mozos Nobles. Grandes hombres si Fueran Hijos Solos, em Revista D`Histria Medieval, Universitat de Valncia, Valncia 1995. PAREDES MIRS, M del Pilar, Mentalidade Nobiliaria e Nobreza galega. Ideal e Realidade na Baixa Idade Media, Corunha, 2002. PORTELA SILVA, E.; PALLARES MENDEZ, M del Carmen, Elementos para el Anlisis de la Aristocracia Altomedieval de Galicia: Parentesco y Matrimonio, em Museu de Pontevedra, Tomo XLIII, Pontevedra, 1989. V.V. A.A., Historia de Galicia, Madrid, 1981.

Fontes e Editores da Pgina

10

Fontes e Editores da Pgina


Formao de linhagens na nobreza galega da Baixa Idade Mdia Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?oldid=25672560 Contribuidores: Alexg, Darwinius, GRS73, Joofcf, Lansbricae, Leandromartinez, Maan, 5 edies annimas

Fontes, Licenas e Editores da Imagem


Imagem:Pestilence spreading 1347-1351 europe.png Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Pestilence_spreading_1347-1351_europe.png Licena: Creative Commons Attribution-ShareAlike 2.0 Germany Contribuidores: User:Roger_Zenner Imagem:Gladiatora_Longsword.jpg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Gladiatora_Longsword.jpg Licena: Public Domain Contribuidores: Bestiasonica, BurgererSF, Lmbuga, Nazanian, Santosga Imagem:AljubarrotaBattle.jpg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:AljubarrotaBattle.jpg Licena: Public Domain Contribuidores: Kilom691, Muriel Gottrop, 1 edies annimas Imagem:Hyghalmen Roll Late 1400s.jpg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Hyghalmen_Roll_Late_1400s.jpg Licena: Public Domain Contribuidores: AndreasPraefcke, Chatsam, Evadb, G.dallorto, Knorrepoes, LeoDavid, Massimop, Para, Skim, Technokrat, 1 edies annimas Imagem:Middelaldersvrd.jpg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Middelaldersvrd.jpg Licena: Public Domain Contribuidores: N. Bache Imagem:Soutomaior, castelo de.jpg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Soutomaior,_castelo_de.jpg Licena: GNU Free Documentation License Contribuidores: David Bugallo Ferrn, http://commons.wikimedia.org/wiki/User:Dbuga Imagem:Mosteiro de San Xon de Caaveiro.Galicia-Espaa.jpg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Mosteiro_de_San_Xon_de_Caaveiro.Galicia-Espaa.jpg Licena: Creative Commons Attribution 2.0 Contribuidores: FlickreviewR, Kurpfalzbilder.de, Lansbricae, Lmbuga Imagem:Caballeromedieval.jpg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Caballeromedieval.jpg Licena: Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 Unported Contribuidores: Bohme, Neccnecc, Santosga, Xan de ningures Imagem:Ribadavia medieval cabalo cabaleiro.jpg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Ribadavia_medieval_cabalo_cabaleiro.jpg Licena: Creative Commons Attribution 2.0 Contribuidores: FlickreviewR, Kersti Nebelsiek, Lmbuga, NeverDoING, Orrling, 1 edies annimas Imagem:Codex Manesse (Herzog) von Anhalt.jpg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Codex_Manesse_(Herzog)_von_Anhalt.jpg Licena: Public Domain Contribuidores: AndreasPraefcke, BeatrixBelibaste, Shakko, Wolfmann Imagem:Cquote1.svg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Cquote1.svg Licena: Public Domain Contribuidores: Adambro, Editor at Large, Infrogmation, P 96glin, 1 edies annimas Imagem:Cquote2.svg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Cquote2.svg Licena: Public Domain Contribuidores: Editor at Large, Infrogmation Imagem:Monasterio huelgas claustro antiguo.jpg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Monasterio_huelgas_claustro_antiguo.jpg Licena: GNU Free Documentation License Contribuidores: AnRo0002, Balbo, Ecelan, Lourdes Cardenal Imagem:Tapisserie moines mannequins.jpg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Tapisserie_moines_mannequins.jpg Licena: GNU Free Documentation License Contribuidores: Urban Imagem:Knight Santiago.png Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Knight_Santiago.png Licena: GNU Free Documentation License Contribuidores: Balbo, Bohme, Evrik, Janmad, Lobo

Licena
Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported //creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/

Вам также может понравиться