Вы находитесь на странице: 1из 49

LUDMYLA DAYRELL M. M. L.

ALCANFOR

ESTUDO TERICO SOBRE OS MTODOS SOCITRICOS

GOINIA 2011

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE GOIS SOCIEDADE GOIANA DE PSICODRAMA

LUDMYLA DAYRELL M. M. L. ALCANFOR

ESTUDO TERICO SOBRE OS MTODOS SOCITRICOS

Trabalho de concluso de curso de ps-graduao apresentado banca examinadora da Sociedade Goiana de Psicodrama/PUC-Gois, como exigncia parcial para obteno do ttulo de Psicodramatista, sob a orientao do Prof. Ms. Psicodramatista Didata Supervisor Silvamir Alves.

GOINIA 2011

LUDMYLA DAYRELL M. M. L. ALCANFOR

ESTUDO TERICO SOBRE OS MTODOS SOCITRICOS

Monografia defendida e aprovada, com a nota________. Sociedade Goiana de Psicodrama/ PUC-Gois, em Goinia, no dia_____ de _____________de 2012 pela banca examinadora constituda pelos professores:

Orientador: Prof. Ms. Psicodramatista Didata Supervisor Silvamir Alves

Prof. Psicodramatista Didata Nilton Incio do Nascimento

Prof. Ms. Psicodramatista Didata Supervisora Cirinia de Abreu Moura

RESUMO

O presente trabalho um estudo terico dos mtodos socitricos - sociodrama, psicodrama e psicoterapia de grupo, concebidos por Jacob Levy Moreno. Esse estudo ilustrado pela discusso de casos expostos por autores psicodramatistas, com objetivo de tornar mais claro para o estudante de psicodrama de como e quando utilizar cada um dos trs mtodos. Faz-se uma incurso teoria socionmica no que tange aos objetivos e aplicabilidades dos seus mtodos, visando maior compreenso da diferenciao e aplicao adequada dos mesmos. O psicodrama e o sociodrama trabalham o desenvolvimento de papis por meio da ao dramtica, sendo que o primeiro trabalha o papel privado do indivduo em psicoterapia bipessoal ou em grupo; o segundo, por sua vez, trabalha o papel coletivo dos indivduos do grupo; enquanto a psicoterapia de grupo trabalha as relaes interpessoais e mundo privado dos integrantes do grupo, por meio da verbalizao. Constatou-se que os trs mtodos socitricos, como cincia de tratamento dos sistemas sociais, tm como objetivo comum desenvolverem vnculos mais autnticos entre grupos e indivduos. Verificou-se, tambm, que o aprofundamento do conhecimento terico auxilia na capacitao do psicodramatista principiante, porm, necessrio ir alm do estudo terico e de casos, preciso tambm a prtica do atendimento conciliada, inicialmente, superviso.

Palavras chave: socionomia, mtodos socitricos, sociodrama, psicodrama, psicoterapia de grupo.

SUMRIO

Introduo...................................................................................................6

CAPTULO I O que vem a ser socionomia? ......................................................................9

CAPTULO II Conceitos bsicos da socionomia..................................................................26

CAPTULO III Ilustrao dos mtodos socitricos por meio de casos.................................36

Consideraes Finais....................................................................................44 Referncias...................................................................................................47

INTRODUO

O foco deste trabalho o estudo terico dos mtodos socitricos da cincia socionmica de Jacob Levy Moreno. O que motivou este estudo foi a pretenso de que ele possa contribuir para tornar mais claro, para os estudantes de psicodrama, o que , como e quando utilizar os mtodos da sociatria. A contextualizao no tempo do pensamento moreniano mostrou-se essencial para que se pudesse identificar como os pressupostos da sociatria se expressam na sua obra. Jacob Levy Moreno criou uma metodologia de trabalho que surgiu em oposio aos mtodos de psicoterapia individual dominantes durante as trs primeiras dcadas do sec.XX. Tirou o indivduo da participao passiva para a ativa, transcendendo da palavra para a ao. Moreno (1999), entre e durante as duas guerras mundiais, desenvolveu uma cincia de grupo teraputico, a sociometria e criou o psicodrama, tratando o grupo por meio da ao dramtica. Para Moreno (1999) existiu trs revolues psiquitricas: a primeira foi a liberao dos enfermos mentais de suas cadeias (Pinel); a segunda foi o desenvolvimento da psicanlise (Freud) e a criao da psicoterapia como parte da medicina e a terceira revoluo, foi para ele, o desenvolvimento da psicoterapia de grupo, do psicodrama, da sociometria e da sociatria. A terceira revoluo psiquitrica teve seu inicio oficial em 21 de abril de 1921, em um teatro de Viena. Nesta cidade, ps-guerra, deu-se incio a criao moreniana da cincia denominada socionomia, que estuda as leis que regem o comportamento social e grupal. Essa cincia estrutura-se em trs ramos: sociometria, sociodinmica e sociatria. O trabalho de Moreno, de acordo com Marra (2004) pode ser considerado um marco de ruptura com as concepes individualistas, pois desenvolve conceitos sobre a formao e a dinmica dos vnculos, a medida das relaes sociais e o tratamento dos grupos e das relaes. A propsito dessa mudana de perspectiva que Moreno fez, Naffah Neto (1997, p. 171-172) escreveu:
Graas a ela [mudana] tornou-se possvel conceber as neuroses e as doenas mentais no mais como doenas no sentido biofisiolgico do termo e no mais

como fenmenos intrapsquicos (como certas linhas psicanalticas as vem); foi o conceito de tomo social de Moreno, por mais imperfeito que possa ser, que favoreceu s psicopatologias sarem de sua toca individualista e solipsista para reencontrarem, na estrutura inconsciente das relaes sociais, seu motivo. Nesse sentido, no seria absurdo dizer que Moreno foi o precursor da antipsiquiatria.

Para o tratamento dos grupos e das relaes Moreno desenvolve, at a dcada de 30, a sociatria, que se utiliza de trs mtodos de investigao: sociodrama, que trata o grupo; psicoterapia de grupo, que trata as relaes interpessoais inseridas na dinmica grupal e psicodrama, que o tratamento do indivduo e do grupo por meio da ao dramtica. Os mtodos socitricos so o tema deste trabalho, que utilizou o estudo da teoria de Moreno e a ilustrao de casos de alguns autores psicodramatistas como meio para o aprofundamento do conhecimento adquirido pela autora do trabalho sobre o psicodrama, sociodrama e psicoterapia de grupo em seu curso de especializao em psicodrama. O mtodo psicodramtico, no mbito clnico, foi o foco de formao do curso de Especializao, da SOGEP, em Psicodrama Psicoterpico, da Turma 2009/1. Tal especializao permitiu obter conhecimento geral da cincia criada por Moreno, trazendo tambm, alm do psicodrama, uma explanao da sociometria, do sociodrama e da psicoterapia de grupo. A pesquisa bibliogrfica foi o mtodo escolhido para a realizao do presente estudo. prprio dessa modalidade de pesquisa realizar-se a partir de um material j construdo, em especial, de livros e artigos cientficos. Para Gil (2002, p. 45), a principal vantagem da pesquisa bibliogrfica reside no fato de permitir ao investigador a cobertura de uma gama de fenmenos muito mais ampla do que aquela que poderia pesquisar diretamente. Por meio do estudo terico e ilustrao de casos de psicodramatistas pretendeu obter melhor compreenso de quando e como utilizar o psicodrama, o sociodrama e a psicoterapia de grupo, no sentido de auxiliar na diferenciao e manejo adequado de cada um dos trs mtodos. O objetivo deste trabalho foi estudar cada um dos trs mtodos socitricos para possibilitar a compreenso desses como mtodos de atuao no trabalho com grupos, e para aprofundar o conhecimento terico que alicera e sustenta a atuao do psicodramatista com o sociodrama, a psicoterapia de grupo e o psicodrama, estudado e praticado durante o referido curso de especializao.

O presente estudo foi organizado em trs captulos. No primeiro captulo, intitulado O que vem a ser socionomia?, elucidou-se o conceito da socionomia e os seus ramos, focando-se no estudo da sociatria e de seus mtodos. Essa cincia organiza e consolida a teoria geral de Moreno, estruturada em trs ramos: sociometria, sociatria e sociodinmica. No segundo captulo, intitulado Conceitos bsicos da socionomia, apresentou-se a fundamentao terica da socionomia. A espontaneidade/criatividade, matriz de identidade, teoria de papis e tele foram apresentadas segundo a definio de Moreno e a contribuio de outros autores psicodramatistas. No terceiro captulo com o ttulo Ilustrao dos mtodos socitricos por meio de casos, estabeleceu-se a diferenciao dos mtodos da sociatria e as especificidades de suas aplicabilidades por meio da discusso de alguns casos de autores psicodramatistas. A

ilustrao dos casos contribuiu para tornar mais claro a teoria estudada, exemplificando a diferenciao e aplicabilidade de cada um dos mtodos socitricos.

CAPTULO I O QUE VEM A SER SOCIONOMIA?

A teoria de Jacob Levy Moreno foi surgindo paulatinamente. Essa caracterstica colaborou para que a teoria moreniana ficasse mundialmente conhecida como psicodrama, que fora criado por ele na dcada de 1920. J a socionomia, que a organizao e consolidao da sua teoria geral, foi criada na dcada de 1940. Portanto, o todo ficou sendo conhecido pela parte, uma vez que o psicodrama apenas um mtodo da sociatria,que por sua vez um ramo da socionomia. Mas, pelo hbito, o termo psicodrama gradualmente consolidou-se no mundo todo, e passou a denominar todos os procedimentos da teoria moreniana. Moreno (1999) ensina que a socionomia tem por objetivo estudar as leis que regem o comportamento social e grupal. Segundo ele a socionomia tem trs ramificaes: a sociodinmica, a sociometria e a sociatria. Esses ramos esto interligados e possuem mtodos de investigao especficos, que so respectivamente: desempenho ou interpretao de papis; teste sociomtrico; psicoterapia de grupo, psicodrama e sociodrama. Para Naffah Neto (1997), a socionomia explora e ocupa-se das leis do desenvolvimento social e das relaes sociais. Neto (1999) clarifica que os trs ramos da socionomia: a sociometria, a sociodinmica e a sociatria objetivam entender o fenmeno social em suas trs dimenses bsicas, respectivamente: a estrutura, a dinmica e as transformaes. Por meio do esquema-diagnstico realizado com testes sociomtricos (sociometria), Davoli (1990, p.25) aponta que o projeto socionmico prolonga-se para a sociatria para buscar o desenvolvimento, explicao e transformaes das tenses socais, originadas pela interseco do fenmeno social e o individual. A sociodinmica vem como elo entre a sociometria e sociatria, com o treinamento de papis (role-playing). De acordo com Drummond e Souza (2008), a proposta da socionomia investigar como as relaes se estabelecem e qual a dinmica relacional entre pessoas/pessoas e entre pessoas/coisas. Para Naffah Neto (1997) o projeto socionmico visa elucidar o fenmeno

10

social tal qual vivido pelas pessoas que dele participam e postula um tipo de cientista que mais que um observador passivo deveria reconhecer sua situao dentro da prpria realidade pesquisada e atuar como um agente ou um catalisador. Para ampliar a viso sobre o trabalho de Moreno, Blatner e Blatner (1996, p. 27) sintetizam os seguintes princpios:
Uma filosofia existencial e fenomenolgica, voltada para o processo, e que enfatiza a importncia da criatividade; a natureza da espontaneidade, seu valor, as maneiras de desenvolv-la como chave para tornar-se mais criativo; relacionamento interpessoais mais autnticos, aprimorados por mtodos de promover encontros, feedback e mudana social coletiva; um teatro de improvisao com veculos para revitalizar as artes e como fonte de terapia de massa; mtodos para pesquisa e novas aplicaes de tais princpios.

Marra (2004) refora que o trabalho de Moreno pode ser considerado como um marco importante de ruptura com as concepes individualistas, uma vez que desenvolve conceitos sobre a formao e a dinmica dos vnculos, a medida das relaes sociais e sobre o tratamento dos grupos e das relaes. Promove um tipo de pesquisa mobilizadora do desenvolvimento grupal e cultural, apresentando-se como uma pesquisa participante em ao interventiva por dar conta do acesso s dimenses humanas. Neste trabalho os mtodos de investigao e de tratamento dos grupos e das relaes, que compem a sociatria, so estudados com mais especificidade. Entende-se sociatria como a cincia do tratamento dos sistemas sociais. De acordo com Moreno (1999), sociatria vem do grego iatria, que significa teraputica. Utiliza-se de trs mtodos de investigao: sociodrama, que trata o grupo; psicoterapia de grupo, que trata as relaes interpessoais inseridas na dinmica grupal e psicodrama, que o tratamento do indivduo e do grupo por meio da ao dramtica. Marra (2004) expe que os trs mtodos so de interveno clnica e de natureza social com a finalidade de construo social. Para Davoli (1990) os trs, enquanto projetos socionmicos, trabalham na interseco entre fenmeno social e individual. O primeiro mtodo de investigao estudado aqui o sociodramtico, que nasceu da tcnica do jornal vivo ou jornal dramatizado. Tcnica em que era tirada notcia, do dia, que acontecia no mundo e a partir dela fazia-se uma dramatizao. Tal tcnica foi criada por Moreno devido resistncia do pblico e imprensa da poca em relao ao Teatro da Espontaneidade, que ele utilizava. As pessoas no acreditavam que a criao das cenas era

11

espontnea e sim ensaiada. Por tal motivo Moreno resolveu criar as cenas baseadas nas notcias dirias (MONTEIRO, 1998). Considera-se que a primeira demonstrao de Moreno do sociodrama foi na noite de 1 de abril de 1921, quando ele se vestiu de bobo da corte, num palco com um trono, uma coroa e um manto de prpura, dizendo ao pblico que estava procurando o rei. Dizem que essa noite como encenao foi um desastre, pois o pblico no estava habituado a esse tipo de encenao (MARINEAU, 1992). Mas o que sociodrama? um mtodo de ao profunda que trata das relaes intergrupais e das ideologias coletivas (MORENO, 2003, p. 411). Para Aguiar (1998, p. 26) o sociodrama pode ser definido como a situao em que o teatro espontneo utilizado com vistas ao desenvolvimento de um grupo preexistente e que, em princpio, continuar existindo depois dessa interveno. Esses grupos podem ser, entre outros, de casais, famlia, equipes de trabalho, associados de uma instituio e alunos de uma escola. Drummond e Souza (2008) esclarecem que o sociodrama trabalha as vincularidades das relaes, que so representadas pelos papis sociais desempenhados no dia-a-dia das pessoas. O objetivo ressignificao dos vnculos, com mudana efetiva dos valores, no apenas o treino do papel. Para Blatner e Blatner (1996) o sociodrama uma investigao psicodramtica referente a problemas inerentes a uma relao de papis, sem levar em considerao as dimenses especficas do papel das pessoas envolvidas. Faz-se o sociodrama de papel, por exemplo, de uma me e de uma filha no contexto scio cultural da poca e no de uma determinada me e filha em suas existncias particulares. Para Fox (2002), o pressuposto da abordagem sociodramtica o reconhecimento de que o homem um jogador de papis, que todo indivduo caracteriza-se por determinado conjunto de papis que domina seu comportamento e que toda cultura caracterizada por determinados conjuntos de papis que ela impe com um grau variado de sucesso aos seus membros. De acordo com Drummond e Souza (2008), no sociodrama, Moreno foca a cultura como rede relacional a ser trabalhada, e no o indivduo privado. Completam dizendo que

12

Moreno prope um mtodo de ao profunda, analisando e provocando a catarse no grupo, de problemas sociais e permitindo uma anlise ciosa das origens profundas das tenses e dos conflitos intergrupais. Nesse sentido, Moreno (2003, p. 413-415) nos ensina que:
O verdadeiro sujeito do sociodrama o grupo. H conflitos nos quais esto envolvidos fatores coletivos supra-individuais e que tm que ser compreendidos e controlados por meios diferentes. Pode-se, na forma de sociodrama, tanto explorar como tratar, simultaneamente, os conflitos que surgem entre duas ordens culturais distintas e, ao mesmo tempo, pela mesma ao, empreender a mudana de atitude dos membros de uma cultura a respeito dos membros da outra.

Kellerman (1998) aponta que o Sociodrama apresenta trs tipos de aplicaes: na crise, no poltico e na diversidade. O sociodrama da crise tem o foco social sobre o trauma, a necessidade de adaptao, de busca da homeostase. O sociodrama da crise ajuda o grupo no enfrentamento das tenses sociopsicolgicas e a encontrar o novo equilbrio social. No sociodrama poltico o foco social a desintegrao, no conflito social busca-se a igualdade. Os temas trabalhados no sociodrama poltico so a desintegrao social, a estratificao e a desigualdade, como manifestaes de conflitos socioeconmicos. A inteno do trabalho impulsionar a sociedade na direo de maior justia e equidade social. O sociodrama da diversidade trabalha com conflitos advindos de esteretipos, preconceitos, racismo, intolerncia, estigmatizao e/ou atitudes negativas contra pessoas de extratos minoritrios. Nesse sociodrama busca-se respeitar as diferenas e transcend-las quando se percebe que estas geram processos identitrios que causam violncia ou compartimentalizam a humanidade em grupos. No trabalho sociodramtico, de acordo com Nery, Costa e Conceio (2006) o pesquisador-terapeuta proporciona ao grupo, por meio de sua demanda ou do seu consentimento, um encontro para abordar os temas ou os conflitos que lhe so peculiares. Nessa experincia, procura viabilizar a expresso das pessoas e suas tentativas de resoluo dos conflitos. Por meio desse mtodo trabalha-se com a dramatizao de cenas pelos participantes ou as interaes de papis sociais relativas ao sofrimento em questo. O efeito
________________ 1- Com base nas noes aristotlicas de catarse dramtica e nos conceitos de religies orientais, Moreno elaborou seu conceito de catarse como parte do processo psicodramtico, que gerada pela viso de um novo universo e pela possibilidade de crescimento. A idia de catarse de Moreno possui quatro direes: a somtica, que estritamente fsica; a mental; a individual e a grupal (MORENO, 2003).

13

teraputico surge da catarse de integrao dos papis sociais que so representados em ao dramtica ou na interao grupal, realizada num espao cnico. Portanto, o sociodrama um mtodo de pesquisa-ao que trabalha a relao dos papis sociais. Como todo papel possui sua face privada e sua face social possvel trabalhar com o sociodrama em todas as situaes de relao de papis sociais em grupo. Assim sendo, existem inmeras possibilidades de trabalho com o sociodrama, como: nas organizaes, na educao, comunidade, famlia/casal, grupos teraputicos e outros mais em que o grupo o protagonista e o papel social que trabalhado. O sociodrama compe-se de trs contextos, cinco instrumentos e trs etapas. Os trs contextos so: social, grupal e dramtico. O contexto social constitudo pela realidade social em que o grupo est inserido, tal qual como , pelo tempo cronolgico, pelo espao concreto e geogrfico que ocupa. Menegazzo, Tomasini e Zuretti (1992) definem o contexto social como sendo mobilizador das interaes dos papis sociais e o discurso das pessoas que constituem o grupo como sociedade, representa a sociedade circundante como se fosse uma miniatura dessa. Landini (1998) relata que o contexto social caracteriza-se pelo grau de compromisso e de responsabilidade com a realidade a que todos esto sujeitos, como as leis e regras estabelecidas pela sociedade. O contexto grupal tambm constitudo pela realidade grupal tal como , pelo tempo cronolgico estabelecido, pelo espao concreto delimitado. Nele, o diretor e demais participantes constituem os elementos componentes do grupo e so suas interaes que compem a trama do contexto grupal. nesse contexto que se prope e delineia o trabalho da sesso. Para Menegazzo, Tomasini e Zuretti (1992) no contexto grupal so mobilizados as interaes e o discurso especfico da pequena comunidade grupal, com suas particularidades e singularidades, ao contrario do contexto social. Landini (1998) completa explicando que por contexto grupal entendem-se tudo aquilo que se passa dentro da sesso, nesse contexto tambm entram as regras que o prprio grupo estabelece, como, por exemplo, o do sigilo. ______________
2- O conceito de catarse de integrao introduzido por Moreno em oposio a catarse de ab-reao psicanaltica. A catarse de integrao ocorre quando o individuo, na psicoterapia, tem uma serie de conhecimentos e percepes at que se unirem, formando um conjunto (Soeiro, 1995).

14

O contexto dramtico constitudo pela realidade dramtica no como se. Para compreenso deste contexto preciso lembrar que nele tudo ocorre no como se do imaginrio e da fantasia. onde o protagonista tece a sua histria, cria e recria papis trabalhando ao mesmo tempo: presente, passado e futuro. neste contexto que ocorre a catarse de integrao, a principal forma de cura do Psicodrama. Menegazzo, Tomasini e Zuretti (1992) definem o contexto dramtico como aquele desenvolvido no cenrio, amparado pelo simblico e imaginrio. Wechsler (1999) completa que nesse contexto o tempo e o espao fazem parte da dimenso subjetiva, embora vivido sobre um espao concreto e demarcado; que nesse contexto que se legalizada a realidade suplementar, envolvendo o adequado uso da imaginao, espontaneidade e criatividade. Os autores Menegazzo, Tomasini e Zuretti (1992) completam a conceituao dos trs contextos, elucidando que a tentativa de comunicao no contexto social alude ao discurso pblico, no grupal permite o discurso privado e que apenas no dramtico permitido que o discurso ntimo se pronuncie melhor. Os instrumentos sociodramticos, citados por Orsoni (2009), de acordo com a teoria moreniana, so: protagonista, ator central da dramatizao, que no sociodrama o grupo; platia, formada tambm pelo grupo e que tem a funo de ressonncia do que ocorre no cenrio, ajudando o protagonista; o cenrio, espao real e virtual onde ocorre a dramatizao; ego auxiliar, que tem funo de ator, terapeuta auxiliar e de investigador social; e o diretor, que coordena o trabalho grupal, trabalhando os papis sociais e sendo produtor, terapeuta e analista social. A conduo do sociodrama realiza-se em trs etapas. A primeira o aquecimento, ela permeia todo o trabalho sociodramtico na preparao do indivduo e do grupo para atuar de forma criativa e espontnea na dramatizao. Essa etapa divide-se em dois tempos: o aquecimento inespecfico, que pode ser verbal ou corporal, preparando o indivduo/grupo para a busca do tema e surgimento do protagonista; e o especfico que prepara o grupo/protagonista para a ao. Aquecer propiciar o surgimento do espao interno para a espontaneidade e criatividade. desligar os indivduos/grupo das tenses do dia-a-dia para
_________________ 3- Realidade suplementar, segundo Soliani (1998), a realidade que o psicodrama trabalha a todo tempo em que est dramatizando, o conjunto das dimenses invisveis da realidade, da vida intrapsiquica do protagonista. Para o protagonista, o plus de realidade que se permite, quando se representam personagens da alucinao e delrio desse.

15

focar nos assuntos a serem trabalhados. Aquecer o protagonista para que ele seja capaz de perceber-se, de dar respostas adequadas, de ser espontneo e criativo. De acordo com Lipman (2008) a informao obtida durante o aquecimento permite ao diretor e ao grupo identificar quem so as pessoas e quais temas esto presentes no aqui e agora da estrutura grupal para serem trabalhados. Bustos (2005) lembra que existe uma regra de ouro no psicodrama, que ir do superficial ao profundo, e da periferia para o centro e para isso necessrio o aquecimento adequado tanto do coordenador como do protagonista. Sendo o aquecimento respeitado, a ansiedade inicial d lugar espontaneidade, na qual se mesclam os conhecimentos e as vivncias. No se pode pensar no aquecimento apenas para iniciar a etapa da dramatizao, pois o aquecimento se incorpora a todas as tcnicas utilizadas durante a dramatizao, no tempo necessrio para mudanas de papis e cenas. Bustos (2005) refora, ainda, que quanto mais singelas forem as tcnicas de aquecimento, mas eficazes sero seus resultados. Na segunda etapa, que a da dramatizao, o tema trabalhado em cenas dramticas na busca da catarse de integrao. De acordo com Lipman (2008), com a dramatizao o grupo/protagonista tem a oportunidade de representar tudo que tenha ocorrido no passado, ou no presente, assim como as coisas que acontecero no futuro. Na dramatizao so plantadas as sementes de novos papis, onde se inicia a prtica de um comportamento diferente. Bustos (2005) explica que a etapa da dramatizao divide-se em algumas subetapas: 1) a montagem da cena, sempre dentro de um espao e de um tempo. O tempo no psicodrama no presente do indicativo. 2) a investigao, que pesquisa e produz a cena, com o personagem presente nessa. 3) a elaborao, na que o protagonista/grupo percebe o que est se mostrando na dramatizao. 4) a resoluo, a qual abre possibilidades de alternativas para o protagonista/grupo realizar simbolicamente um desejo desse. A terceira etapa a do comentrio, onde os integrantes do grupo compartilham o que foi trabalhado. De acordo com Menegazzo, Tomasini e Zuretti (1992), Moreno denominou assim a terceira etapa da sesso psicodramtica, mas aps trabalho conjunto com Zerka

16

Moreno essa terceira etapa foi estruturada em dois tempos: o primeiro, o compartilhamento; e o segundo, o comentrio, propriamente dito, sendo esse ltimo o momento dos assinalamentos e das interpretaes. Como no sociodrama o protagonista o grupo e no o sujeito individual, a terceira etapa destina-se ao comentrio, que refora a compreenso do ocorrido na dramatizao. De acordo com Zampieri (2004), a fase do comentrio do sociodrama visa, alm das vivncias ocorridas, a possibilidade de articular essa experincia vivida realidade objetiva de seus contextos sociais. Soeiro (1995) pontua que na fase do comentrio em lugar de se ater s dificuldades inerentes ao indivduo privado e aos seus traos de personalidade, deve-se ampliar as dificuldades para todos os indivduos na mesma situao e papel dramatizado. No mtodo sociodramtico importante pontuar ainda que deve-se compreende-lo como um processo que iniciado com o contrato grupal em que o tempo, durao e objetivos das sesses so explicitados, alm da liberdade de cada um, da participao voluntria e do respeito incondicional pelo outros. O mtodo sociodramtico deixado por Moreno recebeu contribuies de outros psicodramatistas contemporneos, alguns citados por Nery e Wechesler (2010), como Monteiro, que sugere maior segmentao cnica da etapa de dramatizao; Bustos e Perazzo que delimitaram um manejo tcnico visando a um encadeamento de cenas atuais para as passadas; Cukier que enfatiza o aprofundamento dramtico dos motivos causadores do conflito atual por meio do aquecimento do protagonista para as lembranas dos antecedentes histricos do conflito; os recriadores do teatro reprise, inspirado no playback theatre, de Jonathan Fox que analisam a produo co-criada a partir do co-consciente e co-inconsciente grupal e social, entre outros psicodramatista contemporneos. O mtodo sociodramtico trabalha conflitos intragrupo e intergrupos. Em um grupo no psicoterpico trata-se o tema do grupo sem verticalizar os conflitos que surgem, trabalham-se as circunstncias e os papis sociais no aqui e agora, como no caso de sociodrama realizado em empresas, por exemplo. O sociodrama pode ser livre, quando trabalha o tema que surge no aqui-e-agora do grupo, ou tematizado, em que um tema especfico levado ao grupo como foco de trabalho. Quando o sociodrama tematizado de cunho poltico e tico, com valores sociais e culturais esse se denomina axiodrama. Como definido por Aguiar (1998, p.46), o axiodrama

17

nada mais do que um caso de sociodrama, em que se prope a discusso cnica de um tema de interesse coletivo. Enquanto o sociodrama trabalha o papel coletivo dos membros do grupo, nas relaes intergrupais a psicoterapia de grupo trata o grupo como um todo e cada um de seus membros em seus mundos privados. Na psicoterapia de grupo utiliza-se da discusso verbal de temas de interesse privado, que envolve todos do grupo. Para entender a psicoterapia de grupo preciso entender o que grupo. De acordo com Andal (2006, p.35), grupo, vem do italiano ou do germano ocidental. No primeiro o sentido original n, lao e no segundo significa mesa arredondada. A primeira expresso d ideia de ligao, unio e aprisionamento, refere-se ao grau de coeso dos grupos, e a segunda traz a ideia de crculo, de um grupo de iguais. Da sua dimenso mais abrangente para sua aplicao psicoterpica, Ferreira (1986 apud Russo, 1999, p. 16) conceitua grupo da seguinte forma: define-se por reunio de pessoas, pequena associao ou reunio de pessoas unidas para um fim comum, mas o conceito de grupo, no contexto de psicoterapia de grupo, teve sua definio oficializada por Moreno, no simpsio da Filadlfia, em 1932. Moreno (1999, p.13) define psicoterapia de grupo como uma forma de tratamento que se prope, como tarefa, tratar tanto o grupo como um todo, como cada um de seus membros atravs da mediao do grupo Para entendimento do surgimento da psicoterapia de grupo importante antes entrar no contexto histrico do surgimento dos grupos. Entre os sculos XIX e XX a humanidade passou por mudanas com grandes progressos sociais e avanos tecnolgicos, partidos polticos de massa e doutrina do socialismo. Com a revoluo industrial houve a migrao das pessoas para as cidades formando o fenmeno das multides. A vida em grupo passou a ser a realidade, que trouxe problemas tanto quanto oportunidades e avanos mais rpidos, que favoreciam maior nmero de indivduos (RUSSO, 1999). Russo (1996) ressalta que Moreno, vivendo nesse contexto, percebeu a necessidade de compreender melhor a humanidade utilizando os conhecimentos e entendimentos dos fenmenos grupais. O primeiro trabalho de Moreno com grupo foi entre 1908 e 1910, quando participa do movimento dos Wandervgel, em que jovens europeus buscavam o encontro com a natureza e com a religiosidade. Desse movimento que fundada a Religio do Encontro. Em 1913 inicia seu trabalho com grupos de discusso de prostitutas de Spittelberg, na ustria.

18

Nesse trabalho ele prenuncia os rudimentos das futuras comunidades teraputicas. Na mesma poca, Moreno cria o conceito do Encontro, que um dos fundamentos tericos utilizados pela psicoterapia de grupo. Entre 1915 e 1917, durante a primeira guerra mundial, Moreno desenvolve experincias grupais e sociomtricas em campos de refugiados e hospital militar. O ano de 1921 marcado pelos ensaios tericos e experincias vivenciais com grupos, quando Moreno dirige seu primeiro sociodrama pblico a primeira sesso psicodramtica. Nesse perodo outros estudiosos como Freud e Kurt Lewin avanam tambm em seus estudos de grupo. Russo (1996) sublinha, ainda, que na dcada de 30 fundamentam-se idias e prticas sobre a Psicoterapia de Grupo, tanto por parte de Moreno, que oficializa o termo Psicoterapia de Grupo, no Simpsio da Filadlfia, como de outros estudiosos de grupo. Na dcada de 70 em diante so aprofundados os mtodos psicoterpicos de grupos j existentes. Segundo Knobel (1996), a partir de 1932, Moreno realiza, nos Estados Unidos, uma pesquisa sobre a evoluo e funcionamento dos grupos. Suas concluses e sistema terico dessa pesquisa esto profundamente ligados a fenmenos universais que ocorrem entre os seres humanos quando se relacionam. Ele cria a micro-sociologia que capaz de analisar a estrutura e a dinmica dos pequenos grupos e a sociopsicologia que utiliza tcnicas de ao, que recebeu inicialmente a denominao de Sociometria e depois de Socionomia. Moreno (1999) com suas observaes quanto ao funcionamento dos grupos, descobre uma srie de princpios de funcionamento de grupos, que denomina de leis: 1) Lei Sociogentica, observa que as estruturas grupais evoluem da mais simples para as mais complexas; 2) 3) Lei Sociodinmica, nos grupos a distribuio do afeto desigual; Leis das redes socioemocionais, existem estruturas relacionais estveis que se organizam dentro das correntes sociais em constante transformao, em funo de empatias mtuas; 4) Lei da gravitao social, que os grupos se aproximam ou se afastam, em funo das foras de atrao ou de repulso existentes entre eles.

19

Russo (1999) e Martin (1996) pontuam que em estudos do desenvolvimento de grupos de bebs, Moreno observou que os grupos possuem caractersticas fundamentais que seguem trs fases: 1) isolamento orgnico, a partir do nascimento, caracteriza-se por um conjunto de indivduos isolados, cada um completamente absorvido em si mesmo; 2) diferenciao horizontal, onde cada um v, examina, conhece o outro e tambm se mostra. A ao individual, mas voltada para os outros; 3) diferenciao vertical, em que alguns membros do grupo centralizam mais a ateno, surgem os lideres e aqueles interessados em segui-los. Psicodramatistas contemporneos tambm realizaram estudos sobre o funcionamento e evoluo dos grupos. Fonseca (2000) expe quatro fases na evoluo da dinmica dos grupos, conforme sua interpretao do modelo de matriz de identidade de Moreno: 1) fase da indiferenciao, em que as pessoas no se conhecem, esto ansiosas e temem a vida grupal. Referente fase amorfa de Moreno; 2) fase do reconhecimento grupal, em que as pessoas comeam a perceber-se e a perceber os outros no grupo. Referente fase do conhecimento recproco de Moreno; 3) fase da triangulao, em que aparecem tringulos grupais, referente fase de ao de Moreno; 4) fase de circularizao/inverso, em que surge uma identidade grupal, o eu-eles d espao ao eu-ns. Referente a fase das relaes mtuas de Moreno. A teoria de Knobel (1996) faz justaposio com as fases de desenvolvimento dos grupos de Moreno. Ela define como fase centrada da identidade, o momento de isolamento de Moreno; como a apresentao das diferentes identidades, a diferenciao horizontal de Moreno; e a centrada nas identificaes, a diferenciao vertical de Moreno. Na fase de isolamento orgnico, centrada na identidade de cada um de seus membros, nessa fase h a indiferenciao (ou fase amorfa), por ser o primeiro encontro do grupo, em que as pessoas no se conhecem, esto ansiosas e temem a vida grupal. De acordo com Russo (1999) a atitude do diretor de acolhimento e aceitao das pessoas e dos temas

20

trazidos. Filipini (2005) pontua que esse o momento de trabalhar a integrao e definir contrato de trabalho. Na diferenciao horizontal, momento de apresentao das diferentes identidades, onde ocorre o reconhecimento grupal em que as pessoas comeam a perceber-se e a perceber os outros no grupo (conhecimento recproco), com a intensificao do reconhecimento grupal e as identidades se esclarecendo, ocorre a fase da triangulao em que aparecem tringulos grupais ou sub-grupos (fase de ao). Nessa fase, segundo Filipini (2005), compete ao diretor valorizar a diferena, a diversidade, requisitar aes variadas e em diferentes papis, possibilitar mltiplos contatos e propor atividades que aumentem a fora e segurana dos membros do grupo. Na fase da diferenciao vertical, centrada na identificao, em que ocorre a circularizao/inverso (relaes mtuas), segundo Knobel (1996) nessa fase que surge os lderes e a cooperao comea e ser possvel, pois j existe a discriminao e aparecem objetivos comuns a subgrupos. O clima oscila entre colaborao e disputa. Aqui cabe ao diretor ajudar no aparecimento de lideranas, focalizar reciprocidades e objetivos comuns, evidenciar e encaminhar divergncias, ajudar aes baseadas nos objetivos do grupo, apontar e impedir propostas que encaminhem o grupo a posies que contrariam o contrato inicial ou objetivo do grupo, e encerrar a atividade do grupo. Para Filipini (2005) cabe ao diretor, nessa fase, dedicar integrao dos novos e dos marginalizados, mas se uma pessoa no encontrar seu lugar no grupo, o diretor deve ajud-lo a sair. Knobel (1996) ressalta que alm de levar em conta os fenmenos relacionais bsicos e as fases de desenvolvimento do grupo, o diretor pode dirigir segundo trs vertentes: sociomtrica, protagnica e da espontaneidade. A sociomtrica utiliza procedimentos que garantem a fala de todos do grupo. A protagnica quando a ao se origina de estados coconscientes e co-inconscientes e de um projeto dramtico comum, representante emocional das relaes estabelecidas entre os membros da sesso, ali est o questionador, o decifrador, o modificador, o combatente do drama comum (p. 58). E o da espontaneidade que provoca e pe em ao estados espontneos por meio de jogos dramticos, ou de tcnicas especficas. Da surge dramatizaes coletivas de situaes imaginrias, onde pode experimentar o ldico, o prazeroso, o novo, e o esttico.

21

Martn (1996) analisa que toda a teoria de grupo desenvolvida por Moreno, possua dupla inteno: uma psicossociolgica e a outra psicoteraputica. A inteno

psicossociolgico, segundo o autor, com o estudo do surgimento dos grupos, das relaes indivduo-grupo e grupo-indivduo, de suas caractersticas, de suas divises, das leis de interao, sem perder de vista nem o indivduo nem o grupo. Em estudo da evoluo das obras de Moreno, Martin conclui que a inteno primordial dos estudos de grupo era a abordagem psicoteraputica desses. A posio de Martn (1996), sobre a teoria de grupo desenvolvida por Moreno, trabalha com o fator inteno ao julgar os estudos de grupo de Moreno. Martin pontua qual foi a inteno de Moreno, mesmo sendo inteno um pensamento secreto e reservado, que no configura uma certeza. Para no fazer uso aleatrio dos termos terapia e psicoterapia, deve-se recorrer a Moreno (1999), quando ele estabelece a diferena entre terapia de grupo e psicoterapia de grupo. Moreno define que o termo terapia de grupo utilizado quando os efeitos teraputicos so secundrios, como uma conseqncia no planejada da atividade principal do grupo, em que os membros no do consentimento explicita para serem tratados. Ele indica que a terapia de grupo pode ocorrer em qualquer atividade grupal como em escola, igreja, empresa, entre outros. O termo psicoterapia de grupo utilizado quando a meta do trabalho a sade do grupo e de seus membros, e essa meta segue padres cientficos de anlise, diagnstico e prognstico. Rassi (2005) salienta que o mtodo cientfico utiliza-se da avaliao do

desempenho dos papis e da capacidade em dar respostas espontneas. Rassi (2005) conclui que a teoria e o mtodo psicodramtico nos permitem trabalhar com essas duas abordagens. A psicoteraputica na qual o enfoque nos aspectos intrapsquicos, e a teraputica (socioeducativa) que o enfoque no treinamento de papis sociais. O trabalho com grupo, tanto teraputico como psicoteraputico, vasto e vantajoso em relao abordagem individual. Knobel (2004) cita as vantagens que Moreno pontua para a psicoterapia de grupo, como por exemplo, a de que no momento em que o grupo entra em psicoterapia, a realidade social compartilhada por todos os participantes introduzida, mesclando assim os temas individuais com os coletivos. A autora cita tambm os psicoterapeutas contemporneos Neri e Yalom, que pontuam que uma das qualidades do

22

processo teraputico em grupo que seus participantes saem do isolamento e assim se percebem como seres sociais pertencentes a um grupo. Vem a possibilidade do paciente em perceber que suas preocupaes pessoais so universais, o que ajuda a melhorar as habilidades sociais do paciente, que desenvolve tcnicas de socializao. Moreno (2003) esclarece que quando o locus da terapia passa do indivduo para o grupo esse se torna o novo sujeito da terapia; quando o grupo se decompe em seus terapeutas individuais, estes se convertem em agentes teraputicos e o terapeuta principal passa a ser parte do grupo; e, por meio desse processo o veculo da terapia separado do agente de cura, assim como dos agentes teraputicos do grupo. Moreno conclui que devido transio da psicoterapia individual para psicoterapia de grupo, a psicoterapia de grupo inclui a psicoterapia individual e com a transio da psicoterapia de grupo para o psicodrama este inclui e envolve tanto a psicoterapia de grupo quanto a individual. Quando na psicoterapia de grupo, surge a necessidade de sair apenas do verbal para vivenciar na ao, por meio da dramatizao a vivncia que emergiu do grupo, o mtodo de trabalho passa da psicoterapia de grupo para o psicodrama. De acordo com Moreno (1999, p.97) o psicodrama a terapia profunda de grupo. Comea onde cessa a psicoterapia de grupo e amplia para faz-la mais eficaz. Por outro lado est muito bem colocado por Blatner e Blatner (1996) que apesar do psicodrama ser quase sempre utilizado em contexto grupal, ele no deve ser encarado como um mtodo apenas para psicoterapia de grupo pode ser aplicado em psicoterapia individual, considerando algumas diferenas na conduo do mtodo. No entanto, eles enfatizam que uma das principais vantagens do psicodrama a utilizao da tendncia natural do ser humano de interagir em grupos pequenos, ajuda o paciente a lidar com uma pessoa de cada vez e a capacidade de lidar com duas ou mais simultaneamente. O psicodrama explicado por Drummond e Souza (2008) tambm como um mtodo em que a abordagem principal a investigao das relaes humanas e busca amenizar e administrar os conflitos, por ventura existentes, para estabelecer uma rede relacional mais saudvel. O objetivo do psicodrama desenvolver a habilidade de percepo, compreenso e a interveno em processos grupais e relaes interpessoais. O psicodrama prope tanto o desbloqueio como o desenvolvimento do individuo para este atuar diante de situaes novas e tambm ter a possibilidade de dar respostas novas a situaes j conhecidas.

23

O mtodo ainda exposto por Blatner e Blatner (1996) como mtodo teraputico que possibilita operacionalizar a teoria, ao ajudar o paciente a compreender que ao ficar no lugar do outro, torna-se possvel o exame de aspectos diferentes de um problema e o desenvolvimento de solues mais criativas. O mtodo ajuda as pessoas a estabelecerem relacionamentos em tal nvel que deles resulte maiores grau de intimidade e expressividade. Os autores completam que o psicodrama como um mtodo em que os pacientes dramatizam os acontecimentos marcantes de suas vidas em vez de apenas falar a respeito deles. Em relao ao dramtica, Moreno (2003) explica que o significado de drama vem do grego, que ao. Assim o psicodrama pode ser entendido como o mtodo que penetra a verdade da alma por meio da ao. Nesse sentido escreveu:
O psicodrama coloca o paciente num palco onde ele pode exteriorizar os seus problemas com a ajuda de alguns atores teraputicos. um mtodo de diagnstico, assim como de tratamento. Um de seus traos caractersticos que a representao de papis inclui-se organicamente no processo de tratamento. Pode ser adaptado a todo e qualquer tipo de problema, pessoal ou de grupo, de crianas e de adultos. aplicvel a todos os nveis de idade. Mediante ao seu uso, possvel chegar perto da soluo de problemas da infncia, assim como dos mais profundos conflitos psquicos. O psicodrama a sociedade humana em miniatura, o ambiente mais simples possvel para um estudo metdico da sua estrutura psicolgica. Atravs de tcnicas como as do ego auxiliar, da improvisao espontnea, da auto-apresentao, do solilquio, da interpolao de resistncia, revelam-se novas dimenses da mente e, o que mais importante, elas podem ser exploradas em condies experimentais (p. 231).

O psicodrama compartilha da mesma base terica que o sociodrama e a psicoterapia de grupo, contendo tambm, os trs contextos psicodramticos e, como o sociodrama, contm os cinco instrumentos e as trs etapas j abordadas nesse trabalho. Datner (2005) esclarece que no psicodrama a dramatizao centrada no protagonista, cocriado pelo restante do grupo. Ele o representante emocional das relaes estabelecidas, o questionador, o decifrador, o modificador, o combatente do drama comum. No entanto, no psicodrama, diferente do sociodrama, o instrumento protagonista, de acordo com Moreno, Blomkvist e Rutzel (2001), se refere ao personagem principal da sesso. Ser sua historia que ir constituir as fundamentaes para a dramatizao espontnea e o drama, apresentado a partir de seu ponto de vista. O protagonista no o grupo, mas sim o paciente que trabalha o tema escolhido pelo grupo. Para que se desenvolva a dramatizao o psicodramatista tem ao seu alcance vrias tcnicas psicodramticas. De acordo com Blatner e Blatner (1996, p.156), uma classificao

24

divide as tcnicas de psicodrama em quatro grupos gerais: Bsicas, Cenas Diferentes, Resoluo de Conflitos e Aquecimento. Os autores explicam que tcnicas bsicas so utilizadas para facilitar a maioria dos processos, dando como exemplo dessas tcnicas: a dramatizao, o duplo, o solilquio, espelho, amplificao, concretizao, inverso de papis, entre outros. J as cenas diferentes so usadas para aquecimento e ao, como exemplo: a cena do bero, a loja mgica, o trabalho de sonho, projeo para o futuro, entre outras. As tcnicas de resoluo de conflitos so, entre outras o treinamento de papel, a aproximao no verbal e o role playing, Para as tcnicas de aquecimento, foram citadas pelos autores a cadeira auxiliar, segredos compartilhados, aes sociomtricas, entre outras. importante pontuar que autores como Gonalves (1998) expem apenas trs tcnicas como bsicas, que so: duplo, espelho e inverso de papis. A autora enfatiza que Moreno relacionou essas trs tcnicas com trs grandes estgios da matriz de identidade. Explica tambm que apesar de Moreno comparar essas tcnicas com as fases da matriz de identidade, no significa que o processo psicoteraputico tenha que submeter

preferencialmente a cada uma das trs tcnicas segundo as fases da matriz. O uso de cada tcnica deve ser escolhido de acordo com o momento, com a situao vivida. Na terceira etapa do psicodrama, o compartilhamento, o grupo participa da elaborao do contedo trabalhado pelo protagonista. Como lembrado por Bustos (2005), a etapa do compartilhar no apenas a hora de comentar a cena dramatizada, nesse momento o grupo reaparece depois de ser relegado durante a sesso. O protagonista, aps cumprir sua misso de porta-voz, recebe o feedback de seu trabalho. no compartilhamento o momento de cada integrante do grupo sentir o que lhe foi tocado pela dramatizao. Nessa etapa no se fala mais do protagonista, cada um fala de si mesmo. Mesmo aqui necessrio o aquecimento para que cada um dos participantes consiga voltar para si mesmo e comentar a cena dramatizada a partir do seu prprio eu. Menegazzo, Tomasini e Zuretti (1992) completam expondo que o momento do compartilhamento possui dupla funo: uma para os integrantes do grupo se expressarem verbalmente e assim compartilharem a compreenso de seus prprios aspectos mobilizados durante a dramatizao e que tem a ver com a historia pessoal de cada um; e a outra para o protagonista que descobre que seu drama foi compartilhado e co-protagonizado por seus companheiros de grupo, assim o compartilhamento permite fortalecer os vnculos no grupo.

25

De acordo com Lipman (2008) durante a dramatizao que os membros do grupo interagem entre si e com o protagonista, eles descobrem sentimentos e experimentam insights sobre suas prprias vidas e relaes com os demais e essas descobertas precisam ser pronunciadas em voz alta, processadas e compartilhadas para interagir com a conscincia sociomtrica do grupo. O compartilhamento ajuda o grupo a se unir novamente como uma comunidade e a reexaminarem seus vnculos sociomtricos com o protagonista e com os demais. A forma de trabalho dos mtodos socitricos, desenvolvidas por Moreno, se apiam, como reforado por Marra e Costa (2004), na ao e no conceito da espontaneidade, pois so o que permite ao indivduo emitir respostas adequadas s relaes de seu

contexto social. Os mtodos socitricos possuem como objetivo trabalhar os vnculos, tornar os indivduos mais espontneos em suas relaes, por meio do desempenho de papis saudveis e relaes tlicas, para formar tomos sociais coesos.

26

CAPTULO II CONCEITOS BSICOS DA SOCIONOMIA

A teoria psicodramtica foi desenvolvida basicamente sobre quatro conceitos: espontaneidade/criatividade, matriz de identidade, teoria de papis e tele. Para conhecer e aprender sobre os mtodos socitricos necessrio compreender esses quatros conceitos bsicos da teoria de Moreno. A espontaneidade, considerada primazia na teoria de Moreno, definida por ele como a resposta adequada a uma nova situao ou a nova resposta a uma situao antiga. A minha definio operacional da espontaneidade freqentemente citada da seguinte maneira: O protagonista desafiado a responder, com certo grau de adequao, a uma nova situao ou, com certa medida de novidade, a uma antiga situao (2003, p.36). Moreno utilizava o teste de espontaneidade para poder observar e medir o grau de adequao e de originalidade da espontaneidade. Drummond e Souza (2008) explicam que essa espontaneidade no pode ser confundida com o conceito popular da palavra, que muitas vezes est ligado falta de educao ou rudeza. A espontaneidade de Moreno a harmonia de uma resposta com o momento vivido. De acordo com Moreno (2003) existem quatro expresses caractersticas da espontaneidade como formas relativamente independentes, que so: 1) qualidade dramtica da resposta, que d vivacidade e novidade a sentimentos, aes e expresses verbais, que so repeties que o indivduo experimentou milhares de vezes antes; 2) criatividade, que uma forma de transformar o mundo circundante, produtivo; 3)originalidade, que o livre fluxo da expresso, acrescentar algo a forma original sem alterar sua essncia, ou seja, uma expanso ou variao impar da conserva cultural4;
_________________ 4-Conserva Cultural a expresso utilizada por Moreno para a cristalizao de uma ao criadora em um produto que passar a integrar o acervo cultural de uma determinada sociedade. a matriz cultural, cientifica, tecnolgica, artstica, lingstica, etc., onde depositado a ideia criadora, para ser preservada. (MENEGAZZO, TOMASINI E ZURETTI, 1992, p.62).

27

4) adequao da resposta, que a capacidade da mobilidade, flexibilidade e adaptao e que pode se manifestar de trs formas: a) a no reao, b) uma velha resposta a uma nova situao e c) uma nova resposta a uma nova situao. Moreno ensina que a espontaneidade atua no aqui-e-agora e na evoluo do ser humano ela provavelmente mais antiga que a sexualidade e a inteligncia apesar de ser a menos desenvolvida nas pessoas, por ser inibida e desencorajada pelas conservas culturais, da a necessidade do treinamento da espontaneidade. O Homem tem medo da espontaneidade, como seu ancestral tinha medo do fogo; teve medo do fogo at que aprendeu a faz-lo. O homem ter medo da espontaneidade at que aprenda a trein-la (MORENO, 1992, p.154). Como Marra e Costa (2004) apontam, o objetivo primeiro da Socionomia desenvolver a espontaneidade e a criatividade. Proporciona assim, no indivduo e no grupo, a condio para o amadurecimento, a conquista da autonomia no sentir, perceber, pensar, agir, despertando o ser tico. Martin (1996) pontua que existem duas formas de tratamento teraputico: a corretiva para quando a doena j apareceu, e segundo ele, Moreno criou para esse caso as tcnicas teraputicas, todas elas vinculadas manifestao e ao desencadeamento da espontaneidade; e a outra forma a medicina preventiva que para Moreno a educao da espontaneidade, ou treinamento. Blatner e Blatner (1996) esclarecem que para reintegrar a espontaneidade, Moreno desenvolveu ideias e mtodos para libertar os aspectos criativos no indivduo e na sociedade. Utilizam-se as palavras libertar e reintegrar, pois Moreno enfatizava que a criatividade inata de cada pessoa e que existe um potencial de espontaneidade em cada momento. A espontaneidade e a criatividade so categorias diferentes, porm interdependentes. Moreno (1992) enfatiza que as duas no so processos idnticos e nem similares, ele afirma que so categorias diferentes apesar de estarem estrategicamente unidas. Esclarece que as duas podem ser at mesmo diretamente opostas em alguns indivduos que possuem muita criatividade e baixa espontaneidade ou vice-versa. Explica que a criatividade a substncia e a espontaneidade o catalisador e que a criatividade sem a espontaneidade no tem vida e a espontaneidade sem criatividade vazia e abortiva, ou seja, a espontaneidade fomenta o surgimento de algo novo, e o novo criador.

28

Nesse sentido, pode-se conceber a espontaneidade como a energia, a criatividade como o ato do momento e a conserva cultural como o resultado. O trabalho de Moreno busca o desenvolvimento tanto da criatividade como da espontaneidade, pois os dois, apesar de serem categorias diferentes, se completam na sade do indivduo e de suas relaes, no desenvolvimento de vnculos autnticos entre grupos e entre indivduos. Como abordado por Blatner e Blatner (1996), a maioria das pessoas interagem de maneira inautntica, em parte por no saberem como agir de modo diferente. Os mtodos socitricos possuem como objetivo de terapia a transformao dos indivduos em seres criativos, e se tornarem mais espontneos em suas aes e relaes, responsveis e conscientes de seus atos. Vitale (1999) relata que comeou a perceber que no grupo, e no nas pessoas isoladas que a espontaneidade/criatividade aparece, renasce e ressurge. Desse pensamento, ela responde a pergunta de Moreno, Quem sobreviver?, diz que sobreviver quem conviver em grupo de maneira espontnea e criativa. Nada melhor ento, do que o trabalho com os mtodos socitricos de Moreno para possibilitar o desenvolvimento espontneo e criativo das pessoas e grupos no meio em que vivem. Como forma de demonstrar o resultado positivo dos mtodos socitricos no desenvolvimento da espontaneidade, Pinto, Lima e Costa (2009) relatam que o trabalho sociodramtico realizado com crianas em um abrigo foi essencial, pois esse mtodo permitiu liberar a espontaneidade das crianas, flexibilizando suas percepes, ajudando a expressarem seus afetos, desafetos e a reconstrurem a si mesmos. Para conseguir que a espontaneidade flua e resulte em criatividade, utilizado nos mtodos socitricos a etapa do aquecimento, etapa que promove a liberao da imaginao do grupo, e desse ponto caminha-se para o local onde flui a experincia da espontaneidade resultando na criatividade. De acordo com Blatner e Blatner (1996) a criatividade confia na imaginao para produzir solues nicas, novas direes e resultados possveis. Para eles o ato criativo tem incio na capacidade da pessoa de produzir vrias mensagens internas e externas para formular uma resposta com espontaneidade de deciso. Observa-se utilizao do aquecimento para o ato espontneo, na teoria de Moreno, em seus estudos sobre espontaneidade e desenvolvimento infantil. Ele classifica a situao do

29

nascimento como a primeira fase no processo de aquecimento preparatrio para os estados espontneos. De acordo com Moreno (2003) a natureza dotou o beb com o fator e, para que ele consiga passar da vida uterina para um universo inexplorado, com certa segurana. Moreno correlaciona o aquecimento preparatrio de situaes psicodramticas situao do nascimento, quando o primeiro aquecimento preparatrio por meio de autoarranques. Cukier (2002) traz a definio moreniana de auto-arranque expondo que so provocaes conscientes de um simples ato, que pode ser acompanhado de outras aes voluntrias e involuntrias, como, por exemplo, o ritmo respiratrio. O auto-arranque prepara o indivduo para uma situao, ao, que nos adultos podem ser fsicos ou mentais. Do aquecimento preparatrio para atos espontneos, passa-se para a ao dramtica, onde so utilizadas diversas tcnicas, que se adquam necessidade do momento da cena do protagonista. As tcnicas bsicas utilizadas durante a etapa da dramatizao, desenvolvidas por Moreno, so baseadas nas fases de desenvolvimento da matriz de identidade do beb. Matriz de identidade, de acordo com Moreno (2003), a placenta social da criana. Ela lana os alicerces do primeiro processo de aprendizagem emocional da criana, e o levar consigo para a vida adulta. Na matriz a relao do beb com as pessoas e coisas que o rodeiam de coexistncia, co-ao e co-experincia. Moreno (2003) explica que a matriz de identidade se desenvolve gradualmente, medida que o beb vai ganhando sua autonomia, em que comea a ganhar sua independncia dos egos auxiliares. Moreno explica, ainda, que para que a criana consiga desempenhar o papel do outro necessrio seu desenvolvimento, que se d por meio de vrias fases, que se sobrepem e operam conjuntamente. Para Fonseca (2000) a primeira fase da matriz de identidade a da indiferenciao, onde a criana no se distingue do mundo, ela experimenta todos os objetos e pessoas como coexistentes. A me seu ego-auxiliar. Ocorre aqui a simbiose, onde a relao entre me e beb ainda muito forte e ocorre por meio de dade. Essa fase deu origem tcnica do duplo, em que o terapeuta adota a funo do ego-auxiliar do paciente, como a me o do beb. De acordo com Cukier (1992), o objetivo do duplo o terapeuta entrar em contato com a emoo no verbalizada do paciente, e que s vezes pode ser at no conscientizada, para auxili-lo a express-la. Quanto mais o terapeuta estiver identificado com o paciente, melhor ele far o duplo.

30

Fonseca (2000) pontua que a segunda fase ocorre o reconhecimento do eu, em que a criana concentra sua ateno no outro, outra parte, e estranhando parte de si mesma. J na terceira fase ocorre o reconhecimento do tu, em que a criana ignora o outro, separa o outro, outra parte, dele mesmo e concentrando-se em si mesma. Essas fases so as fases do espelho, que corresponde tcnica do espelho. Cukier (1992) a explica como o terapeuta se coloca na postura fsica que o paciente assume, como se fosse uma fotografia daquele momento, para que o paciente olhe para si mesmo, de fora da cena, e perceba todos os aspectos presentes no momento e sua reao frente a esses aspectos, como forma de melhorar a auto-percepo. De acordo com Fonseca (2000), a quarta fase a da tomada de papis em que a criana e o outro esto presentes, juntos. E ela toma o papel do outro, j representa o papel do outro, da outra parte, mas ainda no permite que o outro tome o seu. Aqui ocorre a triangulao, onde a criana percebe que no existe apenas o eu e o tu, mas tambm um ele. Nessa fase a criana est preparada para socializao, a relacionar-se com mais pessoas. E essa a fase da tomada de papis. O autor pontua que na quinta fase ocorre a inverso de papis, fase em que j h a concomitante troca de papis entre a criana e a outra pessoa, ela representa o papel do outro, como uma outra pessoa, e que por sua vez, representa o seu papel, completando nessa fase o ato de inverso de identidade. A tcnica dessa fase a inverso de papis. Cukier (1992) explica que Moreno dizia que a inverso ou troca de papis era o motor propulsor do psicodrama, pois propicia a vivncia do papel do outro e o emergir de dados de seu prprio papel por meio do outro. A autora pontua a controvrsia que existe a respeito de tomada de papel e inverso de papel e explica que para alguns psicodramatistas s ocorre a inverso de papis quando as duas pessoas envolvidas esto presentes na sesso. importante esclarecer que Moreno, diferentemente do exposto por Fonseca, estrutura a matriz de identidade em dois universos. A caracterstica do primeiro universo a identidade total, ou seja, a criana no diferencia fantasia de realidade. E a caracterstica do segundo universo e a brecha entre fantasia e realidade, ou seja, a criana j faz a distino entre o que fantasia e realidade, quem ela e quem o outro. Assim, demonstra que est preparada para a inverso de identidade. O desenvolvimento dos papis da criana perpassa os dois universos e segundo Moreno (2003, p.112) dividem-se em cinco fases:

31

A primeira fase consiste em que a outra pessoa , formalmente, uma parte da criana, isto , a completa e espontnea identidade; a segunda fase consiste em que a criana concentra a sua ateno na outra e estranha a parte dela; a terceira fase consiste em separar a outra parte da continuidade da experincia e deixar de fora todas as demais partes, incluindo ela mesma; a quarta fase consiste em que a criana situa-se ativamente na outra parte e representa o papel desta; a quinta fase consiste que a criana representa o papel da outra parte, a respeito de uma outra pessoa, a qual, por sua vez, representa o seu papel. Com esta fase, completa-se o ato de inverso de identidade.

De acordo, ainda, com o autor estas fases so o ponto de ancoragem psicolgica para todos os processos de interpretao de papis. Seixas (2004) expe que a criana a partir na indiferenciao total com o mundo vai lentamente se separando dos outros e por meio da espontaneidade vai assumindo os papis sociais que a matriz lhe oferece. Esses papis vo sendo elaborados para se acrescentarem em suas caractersticas pessoais. A maturidade social da criana se d quando ela consegue inverter papis, sendo capaz de ver o outro pelos olhos dele. No trabalho realizado por Rassi (2005) com um grupo de gestantes percebido, nas cenas dramticas apresentadas, a influncia das vivncias da matriz identidade de suas integrantes. Rassi relata que o modelo de me, internalizado por cada uma daquelas mulheres, influenciava a forma como desenvolviam o papel de me. Por meio do trabalho psicodramtico com o grupo foi possvel devolver a originalidade e a criatividade para retomarem a adequao no desempenho do papel de gestante. No trabalho de Pinto, Lima e Costa (2009) realizado com grupos de crianas em um abrigo, percebeu-se a influncia da experincia da matriz identidade de cada criana na forma como lidavam com os outros. Crianas que tiveram contato inicial com a me biolgica ou outra figura materna traziam lacunas na fase primitiva da matriz identidade, sendo facilmente visvel na atitude de se aproximarem de qualquer pessoa pedindo para morar com ele. De acordo com as autoras a falha na aprendizagem do sentido de proximidade e distanciamento comprometeu a definio de fronteiras emocionais naquelas crianas o que as impediam de evoluir para a segunda fase da matriz, para serem capazes da inverso de papis. As crianas que chegaram ainda bebs eram carentes de canais de expresso, pois no haviam desenvolvido o nvel psicossomtico. As autoras desse trabalho utilizaram o mtodo sociodramtico, com a teoria da matriz de identidade para desenvolver nos participantes do grupo possibilidade de reconstruo de vnculos sadios.

32

Para Fonseca (2000) continuidade da matriz de identidade que de certa forma estrutura do tomo social da criana. Explica que como a matriz representa o mundo de relao afetiva da criana, o seu tomo social se tornar a rede de relacionamentos afetivos do adulto. Essa rede social no composta apenas pelos familiares do indivduo, pois no tomo incluir-se-o outros seres de outras matrizes de identidade. De acordo com Moreno (2003) o tomo social do indivduo um entrelaamento de afinidades entre ele e certo nmero de indivduos e coisas. Cukier (1992) apresenta o jogo dramtico do tomo social como uma tcnica de investigao dramtica do tomo social, para explorar o contexto sociomtrico que o paciente est se referindo, conhecendo seus vnculos afetivos, seus relacionamentos interpessoais, sua relao com os indivduos e coisas que fazem parte de seu tomo. Completa dizendo que um recurso til para incio de terapia. O tomo social, de acordo com Moreno (2003), constitudo pelos vnculos dos papis e contra-papis desempenhados pelo indivduo com o mundo que o cerca. O papel a forma de funcionamento que o indivduo assume numa situao e momento especfico em relao a outras pessoas ou objetos e contra-papel a forma como corresponde, ou melhor, completa o papel que o outro indivduo atua na relao com esse. Moreno (2003) define o papel como uma unidade de experincia sinttica em que se fundiram elementos privados, sociais e culturais. Ele completa dizendo que nas sesses psicodramticas observa-se que um papel uma experincia interpessoal que necessita sempre de dois ou mais indivduos para ser realizado. Em sua teoria de papis, Moreno (2003) classifica os papis em trs categorias: o papel psicossomtico, o psicodramtico e o papel social. O locus onde surgem os papis a matriz identidade, o primeiro a desenvolver a psicossomtico, ou fisiolgico, que inclui atividades como comer e dormir, nesse papel a criana experimenta o corpo. Mezher (1980) questiona a validade do conceito de papel psicossomtico devido a inexistncia do contrapapel nesse. Ele questiona a propriedade da noo de papel psicossomtico de Moreno a partir dos conceitos de zona corporal e papis familiares e prope que seja feita a substituio parcial do conceito de papel psicossomtico para zona corporal em ao e completa que essa funciona em relao ao mundo e est includa na relao me-filho e outros papis familiares. J os papis psicodramticos, ou psicolgicos so aqueles desempenhados na fantasia, ajudam a experimentar a psique. Concomitante a estes papis desenvolvem-se os

33

papis sociais, que incluem papis ocupacionais, que contribuem para produzir a sociedade. Moreno (2003) explica ainda, que os eus fisiolgicos, psicodramticos e sociais formados na matriz de identidade, so apenas eus parciais e que o eu integrado, inteiro, s vai ser formado anos depois, aps o desenvolvimento gradual de vnculos operacionais e o indivduo ter identificado e experimentado vrios papis das trs categorias. O indivduo, no desenvolvimento e construo do seu eu, experimenta vrias formas de relaes e desempenho de papis. Tomar conscincia de sua gama de papis e das diferentes formas que os papis so desempenhados fundamental para a construo do eu criativo e espontneo. Perceber e entender os papis e contra-papis desempenhados pelos indivduos na relao, ajuda a trabalhar o que est cristalizado, o que prejudica a sade da relao. importante perceber que todo relacionamento consiste de diversos papis e contra-papis e isso leva, com frequncia, a conflitos entre os papis competentes, como o da me que precisa proteger o filho e tambm a encoraj-lo a assumir riscos. Rassi (2005), em seu trabalho com gestantes, deixa clara a existncia de conflitos dentro de um mesmo papel. Ela trabalhou o papel gestante das participantes utilizando a teoria de papis para fornecer recursos necessrios, na ao dramtica, buscando a transformao das respostas cristalizadas das gestantes, que estavam prejudicando a espontaneidade, tanto na dimenso individual como na social dessas. O trabalho foi voltado para o papel, ou facetas do papel de gestante que estavam cristalizados, no para o eu unificado das participantes. Trabalhar formas mais adequadas de desempenho de papel possvel, pois, o papel aprendido e pode ser revisto. Blatner e Blatner (1996) ressaltam que as pessoas podem variar, modificar e redefinir seus papis. O trabalho do papel em uma relao, leva tambm ao trabalho do contra-papel do outro na relao, pois, como os papis so, em sua maioria, contratos sociais, necessrio que os outros aceitem se comportar de maneira reciprocamente compatvel e atuar no seu contra-papel, para que o papel do outro se consolide. Dessa forma, o papel s existe mediante presena do contra-papel e ao trabalhar um papel, em determinada relao, o contra-papel tambm trabalhado. O desenvolvimento de papis mais saudveis e adequados reflete na sade da relao, no vnculo tambm mais saudvel e adequado, pois o contra-papel tambm

34

trabalhado. A relao saudvel significa uma relao tlica, em que h reciprocidade e mutualidade de afeto e percepo entre os envolvidos. Moreno (1999) esclarece que o tele fundamento de todas as relaes interpessoais sadias. Em seus estudos com grupos a coeso do grupo era definida como uma funo da estrutura do tele. Tele definido por ele como uma ligao elementar que pode existir tanto entre indivduos como, tambm, entre indivduos e objetos (p.45). Pode-se entender o tele, de acordo com Blatner e Blatner (1996), como um termo genrico para todos os fatores que do conta das preferncias entre as pessoas. Ele representa o senso de preferncia em todas as suas permutaes. O tele medido pela sociometria, o seu estudo, para o entendimento e conhecimento dos estudiosos, os tornam mais sensveis aos motivos de suas preferncias, sendo elas de atrao ou repulso. Os autores salientam que a melhor percepo das preferncias torna possvel discutir, negociar e encontrar alternativas criativas em relao s reas de conflito das relaes. A conscincia das razes do tele ajuda a evitar tendncia de superidealizar ou desvalorizar uma pessoa em seu todo, tendo em mente que ela pode ser apreciada mais em um papel e menos em outros. importante entender a diferena entre tele e transferncia. De acordo com Russo (1999), o tele a unidade mais simples de sentimento que se transmite entre os indivduos. o fundamento dos relacionamentos saudveis e dessa forma essencial na psicoterapia. Transferncia j a percepo distorcida do indivduo em relao a ele mesmo e aos outros, devido s necessidades e fantasias dele. Para a definio exata do conceito tele, Perazzo (1994) destaca que existe dificuldade por parte dos psicodramatista, pois no h referncia bibliogrfica suficiente sobre o tema para esclarec-lo, que tambm dificultado pela impreciso conceitual de tele por parte de Moreno. Da confuso conceitual o autor pontua uma contradio entre tericos quanto existncia ou no de tele para objetos e destaca que usualmente o conceito de tele definido em dois plos distintos. Um dos plos como um fator responsvel pela fora de coeso de um grupo ou estabilidade da relao desse e o outro como um canal de comunicao e expresso desobstrudo de transferncias e que viabiliza o encontro. Ele conclui que o conceito tele se desloca entre esses dois plos sem se definir claramente por nenhum, sendo que o segundo faz parte do primeiro. Sua posio mais atual que a tele

35

focada na co-criao que viabiliza um projeto dramtico desenvolvido na complementaridade de papis dentro de um campo sociometrico. Com o levantamento das teorias e dos conceitos bsicos da socionomia, realizado neste estudo, possvel confirmar que os mtodos socitricos propiciam aos participantes de grupo, psicoterpicos ou no, a percepo verdadeira dos vnculos e as interferncias cruzadas; os mitos que encobrem as realidades no desejadas; e que os participantes desses grupos possam se enxergar, mutuamente, sem falsas imagens, pois o desenvolvimento espontneo e tlico das relaes so trabalhados por meio dos mtodos socitricos. Fonseca (2000) completa, que em termos psicodramticos, o objetivo da terapia propiciar o nascimento de relaes tlicas, ou permitir o encontro. O autor explica o termo relaes tlicas como o conjunto de processos perceptivos que permitem uma valorizao correta das relaes. No trabalho com o sociodrama, o psicodrama ou a psicoterapia de grupo o fator tele ser sempre necessrio na relao terapeuta-paciente, paciente-terapeuta; grupo-paciente e paciente-grupo. Por meio da relao tlica possvel desenvolver o trabalho que cada um dos trs mtodos acima se prope a fazer.

36

CAPTULO III ILUSTRAO DOS MTODOS SOCITRICOS POR MEIO DE CASOS

O trabalho teraputico que Moreno props fazer com grupos pode ser realizado, como j abordado neste estudo, pelo sociodrama, pela psicoterapia de grupo e pelo psicodrama. Mtodos que tm como princpio os mesmos conceitos e metodologia de trabalho, possuem uma linha divisria tnue entre eles. Para os psicoterapeutas principiantes essa tenuidade faz com que eles corram o risco de perder o domnio tcnico em uma sesso psicoteraputica transpondo de um mtodo ao outro sem controle do objetivo de trabalho do grupo. necessrio conhecimento terico e domnio das tcnicas utilizadas para perceber e dirigir o grupo, seja ele sociodramtico, psicodramtico ou simplesmente uma psicoterapia de grupo. Os trs mtodos ajudam os indivduos a aprenderem mudar de papis, tornam possvel o exame de aspectos diferentes de um problema e o desenvolvimento de solues mais criativas. Ajudam os indivduos a trabalharem suas relaes e estabelecerem vnculos com maior grau de intimidade e expressividade. Como pontuado por Davoli (1999), a relao indivduo/grupo uma unidade e impossvel de ser estudada ou trabalhada isoladamente. So fundamentadas pelo conceito de tomo social, papel, espontaneidade e tele. O sociodrama e o psicodrama utilizam-se do mesmo procedimento sociopsicoteraputico, o que faz a diferena entre eles o interesse e/ou a necessidade do grupo que participa. De acordo com Moreno (2003) a abordagem de grupo no psicodrama referente a problemas privados de cada um dos indivduos que constituem o grupo, mas quando os indivduos so tratados como representantes coletivos de papis da comunidade e de relaes de papis o psicodrama converte-se em sociodrama, que analisa e trata problemas sociais. Moreno (2003) ainda completa que o papel privado e o papel coletivo no podem ser verdadeiramente separados, que sempre que algum tiver retratando seu papel privado, de me, por exemplo, entra nessa representao o papel de me em geral, no contexto social. Dessa forma os espectadores do psicodrama so afetados simultaneamente pelo problema pessoal daquela me e pelo papel social no padro ideal de sua conduta. Nota-se aqui a linha

37

tnue para o terapeuta dirigir a trabalho com a me, papel sociodramtico, ou uma me, papel psicodramtico. Moreno (2003), para esclarecer a diferena de direo entre os dois mtodos, pontua que numa sesso de psicodrama a ateno do diretor concentra no indivduo em seus problemas privados, pois o diretor tem como propsito alcanar cada indivduo em sua prpria esfera. O diretor usa a abordagem de grupo apenas para atingir terapeuticamente mais de um indivduo na sesso. Os espectadores do psicodrama so afetados pelos atos

psicodramticos na proporo das afinidades existentes entre os seus prprios contextos de papis e o contexto do papel do sujeito central (p.411). Na sesso psicodramtica existe o limite at onde o mtodo pode ir busca de fatos e na resoluo de conflitos interpessoais para no tornar-se um sociodrama. No psicodrama as causas coletivas podem ser tratadas apenas em sua forma subjetiva. Uma sesso psicodramtica em que duas famlias vizinhas compareceram para ajustar um problema, foi citada por Moreno (2003) para ilustrar em que ponto um psicodrama precisa se transformar em um sociodrama. O caso de duas famlias vizinhas de uma cidade pequena que estavam em uma briga por causa de um muro danificado que separava suas casas. Moreno relata que na terceira cena j foi possvel descobrir a causa do muro danificado, uma tempestade que derrubara o muro. Mas mesmo aps a explicao da causa do muro danificado as hostilidades entre as duas vizinhas no foram resolvidas. Aps uma breve pausa, que Moreno chama de catarse temporria na cena da explicao da causa do muro danificado, a disputa prosseguiu e na cena seguinte causas mais profundas vieram tona. Um dos vizinhos, de ascendncia italiana, pertencia a um sindicato que o outro vizinho, de ascendncia polonesa, considerava estar abalando o bem-estar social do pas. Aps a resoluo da questo do muro, Moreno relata que tentou resolver as divergncias de opinio poltica entre as duas famlias, mas conseguiu obter apenas xito parcial. Nesse ponto, nasce o sociodrama, em que os conflitos estavam envolvendo fatores coletivos, precisava utilizar um mtodo com foco sobre os fatores coletivos. As duas famlias e o grupo participante da sesso poderiam trabalhar o conflito de divergncia de opinio poltica por meio do sociodrama. O diretor de um sociodrama, com o tema definido, pode no incio do trabalho questionar quais dos participantes querem

38

representar os papis existentes. De acordo com Moreno (2003) qualquer um pode ser o veculo para o desempenho desses papis, pois no necessrio preparo e enredo bsico. O sujeito nessa situao no uma pessoa, mas sim o grupo, no se considera, por exemplo, um negro individual, mas todos os negros, ou todos os cristos. O sujeito retrata uma experincia coletiva, sendo um ego-auxiliar extensor emocional de muitos egos. Nesse contexto, no sociodrama, diferentemente do psicodrama, no h identificao do espectador com o autor que est no palco. Moreno (2003) relata que o que ocorre a fase da identidade coletiva, pois no existe diferena alguma entre espectadores e autores, todos so protagonistas. No psicodrama trabalha-se problemas pessoais, o sujeito tratado como pessoa especfica em seu mundo privado, ele prprio tem que ser o protagonista da cena. Ocorre a identificao entre espectadores e ator que est no palco, pois existem algumas diferenas entre os espectadores e o personagem retratado, diferenas de seus mundos privados que encontram suas semelhanas. Soeiro (1995) refora que no sociodrama o diretor deve visar sempre dinmica do grupo e no se ater a um protagonista de forma fixa, como ocorre no psicodrama. O autor esclarece que quando existe uma situao grupal em que um indivduo traz um tema, esse indivduo pode dramatizar, mas na fase de comentrios o tema deve ser levado a todos os integrantes do grupo. Como exemplo o autor relata o caso de um grupo de engenheiros em que um engenheiro relata sua dificuldade de tratar com os pees. Desse relato faz-se uma dramatizao onde ele mostra como trata os pees, que apresentam uma srie de dificuldades. Na fase do comentrio, em lugar de se ater s dificuldades inerentes apenas aquele engenheiro e seus traos de personalidade ampliaram-se as dificuldades para todos os indivduos em situaes de confronto com os pees. Dessa forma, saiu-se da questo privada do indivduo e de suas dificuldades particulares para as dificuldades do grupo de engenheiros em situao de confronto com pees e focou-se no coletivo. No sociodrama, como exposto por Datner (2005), existe o princpio da ao codecidida, co-planejada e co-desenvolvida. Os participantes do grupo e os profissionais desse, todos juntos, buscam as melhores alternativas de transformao e delas escolhem um percurso vivel, pois no sociodrama o sujeito o grupo, se trabalha o coletivo, papel social que todos vivem. Enquanto no psicodrama a ao fica por conta apenas do sujeito protagonista, pois se trabalha o seu eu privado.

39

Drummond e Souza (2008) elucidam que tanto o psicodrama quanto o sociodrama tm como proposta trazer leveza e maior alegria arte de conviver. A proposta trabalhar os vnculos, tanto das relaes dos papis sociais quanto dos privados. Esclarecem que os vnculos ocorrem por meio de aes, e quando estas so explicitadas e percebidas os indivduos envolvidos podem refletir sobre elas, o que permite mudanas de comportamento e pensamento, tornando as relaes mais saudveis. Andal (2006) completa que as duas abordagens contam com o recurso da dramatizao, que se constitui em objetivar a subjetividade, medida que permite sair do nvel meramente discursivo e verbal para explorar aspectos corporais e expressivos, colocando os sujeitos em ao. Enquanto o sociodrama trabalha, por meio da dramatizao, o grupo e seus papis sociais, a abordagem do psicodrama, como a psicoterapia de grupo, trabalha as relaes interpessoais e mundos privados. Como exposto por Moreno (1999) a psicoterapia de grupo trata as relaes interpessoais e os problemas psquicos de vrios indivduos de um grupo por meio do conceito do encontro que permite que os indivduos do grupo se vivenciem, se compreendam cada um com todo o seu ser. De acordo com Moreno (1999) o psicodrama ocorre quando na psicoterapia de grupo ocorre uma vivncia to intensa que no possa ser expressa apenas pelas palavras e/ou precise ser vivida alm dos limites que a realidade social impe. Dessa situao surge a necessidade de sair do verbal e ir para a ao, dramatizar a vivncia que emergiu do grupo. A tarefa do psicodrama ultrapassar a verbalizao e as discusses do grupo em quanto psicoterpico, deixar os sentimentos e pensamentos do grupo ganhar contedo por meio da dramatizao. A sesso pode iniciar com verbalizao de contedos dos integrantes do grupo e continuar apenas na verbalizao, ocorrendo a psicoterapia de grupo. Ou da verbalizao de um problema pode surgir necessidade de tornar a situao mais viva. Como pontua Moreno (1999), o problema verbalizado por um indivduo dividido pelos outros membros do grupo com tanta intensidade que o indivduo se transforma em um representante em ao do conflito exposto. nesse ponto que ocorre a transformao natural e espontnea de uma simples sesso de psicoterapia de grupo em um psicodrama de grupo.

40

Moreno (1999) adverte que podem ocorrer casos de psicoterapeutas de grupo que tentam impedir o desenvolvimento da verbalizao para a ao, pelo medo do que o grupo possa ter de aes espontneas que levem ao surgimento de uma dinmica mais profunda. Essa atitude pode ocorrer tambm com psicodramatistas principiantes, que preferem manter a sesso na verbalizao pelo medo ou falta de capacidade de manejos das tcnicas psicodramticas na dramatizao, o que pode empobrecer o trabalho psicoteraputico do grupo. Como exposto por Moreno (1999), no se pode deixar ao acaso a realizao do impulso para a ao e se contentar com interminveis discusses. Alves (1999) cita uma situao de psicoterapia psicodramtica em que se pode observar o momento da transformao natural e espontnea da psicoterapia de grupo em psicodrama. O autor descreve a situao de incio de uma sesso, e o fato do terapeuta, como de praxe, dirigir-se sala de espera de seu consultrio para recepcionar os integrantes do grupo e aproveita para ouvir parte da conversa que se estabelecera ali. Conversavam sobre os filmes que assistiram e que concorreram ao Oscar. Dos interesses da mdia e do provvel vencedor. O autor pontua que nesse momento d-se o primeiro contato do diretor psicodramtico com o tema protagnico da sesso ganhar ou perder? Na recepo enquanto os integrantes do grupo esperavam j ocorria um aquecimento inespecfico para surgir um tema protagnico. O autor continua relatando, que quando todos entram no consultrio o assunto continua mais um pouco. Segue-se um curto silncio que identificado pelo autor como o incio do contexto teraputico. Faze-se algumas perguntas referentes a questes tratadas nas sesses anteriores e um dos elementos do grupo relata um possvel desemprego. O autor nomeia esse integrante de Daniela, que questiona a respeito de nunca progredir em sua profisso. Alves (1999) explica que nesse momento o desemprego uma ameaa generalizada no pas e o grupo solidariza-se e fica envolvido com Daniela tmse aqui o contexto social e o grupal. O autor pontua que o tema protagnico se desenvolve em ganhar ou perder, permanecer ou recomear? Nesse momento o grupo incentiva o tema e o diretor prope o trabalho dramtico, com a proposta de uma primeira cena, de um encontro entre Daniela e seu papel profissional. Houve nesse ponto a transio natural da psicoterapia de grupo para o psicodrama, quando saiu da simples verbalizao do conflito de Daniela para a dramatizao desse conflito. O psicoterapeuta poderia no propor o trabalho dramtico ou o grupo e/ou a

41

protagonista do momento negar o trabalho dramtico e a sesso continuar apenas na verbalizao do tema protagnico, tendo-se assim uma sesso de psicoterapia de grupo. A sesso continua com Daniela preparando a cena do encontro com seu papel profissional, na qual requisita outra integrante do grupo, Renata, como ego-auxiliar do papel profissional privado de Daniela. Aqui, Daniela, sendo o sujeito central do tema que trabalha seu papel privado, como protagonista escolhe seus egos, diferente do sociodrama que todos os integrantes co-participam, planejam e desenvolvem a cena. Ocorre a identificao dos integrantes do grupo com a situao de Daniela, seus medos privados da situao exposta. Mas como o contexto social do grupo de instabilidade, pelo desemprego generalizado, nesse ponto da sesso, poderia desenvolver-se um sociodrama para trabalhar a papel coletivo do emprego/desemprego e na fase do comentrio abrir o tema para todos os integrantes. Na seqncia da sesso, Renata recusa-se solicitao, pois estava triste por descobrir que havia uma rival ameaando seu casamento. O grupo ento se volta a Renata para saber o que aconteceu e desinteressa-se por Daniela. O autor pontua que o contexto da sesso ainda grupal, que no se fez dramtico, no houve ainda a escolha do protagonista. Respeitando Daniela e o aquecimento que j se iniciara para a ao, o diretor convida Renata a vir ao palco e segura s mos de Daniela e Renata para assegurar a continncia entre elas e enderea a palavra ao grupo, expondo que o tema central, de ameaa de perder uma pessoa, um papel, uma funo de todos daquele grupo, que qualquer um deles poderia se encarregar de desenvolver o tema dramaticamente. A atitude do diretor confirma que o protagonista ser a personagem que surgir no contexto dramtico, um representante de todos que questionar e buscar a transformao da questo proposta. Daniela e o grupo escolhem por Renata para ser a protagonista do tema, relatando que trabalhando o problema de Renata ir ajudar ao grupo e Daniela tambm. O diretor se volta a Daniela e a prepara para seu retorno a platia pedindo a ela sugestes de cena para Renata, como meio de manter a cumplicidade entre as duas. Daniela prope uma cena de Renata conversando com seu marido. Renata aceita e escolhe o tipo de cena, com cimes e cheia de agresso, dizendo que o pior a sensao que ela tem de indefinio e confuso. O diretor ento prope que Renata comece por essa sensao, pedindo o consentimento de todos

42

do grupo. Renata no consegue entrar em contato com a sensao, o diretor ento prope que ela seja a prpria confuso. Na troca do foco da sesso de Daniela para Renata o diretor utilizou a espontaneidade e criatividade para que houvesse a escolha de todos os integrantes do grupo por um caminho a percorrer. Inicia o aquecimento para a dramatizao, mas Renata no est aquecida o suficiente para entrar em contato com sua sensao, ento o diretor precisa utilizar de seus conhecimentos para propor outra ao e utiliza-se da tcnica da personificao da confuso. O diretor conversa com a confuso (desempenhada por Renata) e pede para que ela transforme a Renata em uma personagem (Renata agora desempenhada por outro integrante do grupo, um ego-auxiliar). Surge a figura de uma donzela da corte (Alves pontua aqui que essa personagem influenciada pelos filmes discutidos na recepo) cuja me, para que a filha no morresse no parto, promete que a prepararia para ser a salvao do povo e da nao. A sensao de confuso surge novamente na cena e por meio de tcnicas psicodramticas o conflito vai se intensificando entre me-sacrifcio e a camponesa-liberdade. Por meio da tcnica do espelho ocorre a percepo decisria para a protagonista, que decide renunciar a corte, pois enxerga que aceitar a vida, que lhe fora designada, seria a verdadeira morte. Foi evidenciado que a sensao de confuso de sentimentos de Renata est na falta de autonomia no pensar e agir, seus sentimentos e pensamentos se misturavam com o que ela queria e o que existia de imposio de sua conserva cultural, podando assim sua escolha espontnea e criativa do caminho a tomar. A tcnica do espelho a tcnica baseada na fase do reconhecimento do tu, em que o sujeito separa dele mesmo a outra parte, o outro e concentra-se em si mesmo. Foi utilizada pelo diretor para possibilitar a Renata se perceber, a ver o que seu desejo e o que do outro e tomar a deciso de forma espontnea e criativa. Um primeiro ego-auxiliar se oferece como um jovem campons, para estender a mo personagem, que escolheu seu caminho, e todos os outros integrantes do grupo faz um cortejo transformador a acompanhando. Na volta ao contexto grupal ocorre a troca emocional e a reflexo sobre as identificaes ocorridas. Renata relata o fato de sua me sempre se preocupar com o fato de que ela no sofresse, o que a fez pactuar com sua me em casar-se com um homem extremamente apaixonado por ela, como se com isso tivesse o controle de sua felicidade. O

43

relato de Renata demonstra a influncia da matriz de identidade como alicerce do primeiro processo de aprendizagem emocional que leva para a vida adulta, como o relato de Daniela, que foi criada para valorizar os papis de me e de dona-de-casa e no de valorizar o papel profissional. Com o personagem de donzela representado por Renata, Daniela tambm pode trabalhar os seus conflitos e conservas culturais para escolher qual o caminho tomar. O trabalho que iniciou como psicoterapia de grupo transformou-se em psicodrama para trabalhar um tema protagnico que sensibilizou todo o grupo. Esse tema inicial, desemprego, fazia parte do contexto social do grupo, o que poderia ter se tornado tema para o trabalho sociodramtico, no papel coletivo do desemprego, mas o grupo ficou no campo psicodramtico que trabalhou a questo de perdas e ganhos; permanecer e recomear; viver ou morrer; disputar ou se excluir no papel privado de cada um. Um protagonista trabalhou seu conflito que representou os conflitos de todos na sesso.

44

CONSIDERAES FINAIS

Aps estudo terico dos mtodos socitricos e ilustrao de alguns casos expostos pelos autores psicodramatistas estudados, foi possvel a compreenso do objetivo especfico de cada um dos mtodos estudados, da forma como devem ser manejados, da diferenciao entre eles, do contexto e momento adequado para aplic-los. Ficou elucidado que o psicodrama e o sociodrama tm a proposta de trazer leveza e alegria a arte de conviver, trabalhando os vnculos, tanto das relaes dos papis sociais, pelo sociodrama, quanto dos privados, pelo psicodrama. Por meio da dramatizao, utilizada tanto no sociodrama quanto no psicodrama, ficam explcitas as aes que constituem os vnculos, permitindo assim, os indivduos envolvidos refletirem sobre elas, sobre como afetam suas relaes - os vnculos e sobre o que leva a mudanas de comportamento e pensamento, tornando as relaes mais saudveis. O papel privado, foco de trabalho do psicodrama e o papel coletivo, foco do sociodrama, no podem ser verdadeiramente separados. Quando se trabalha um papel privado a representao coletiva desse, devido conserva cultural, estar presente. Dessa forma, espectadores de psicodrama so afetados simultaneamente pelo problema pessoal, privado do indivduo protagonista, tanto quanto pelo papel social no padro ideal da conduta desse. Notase aqui a linha tnue para o terapeuta dirigir um psicodrama, no papel privado do protagonista ou um sociodrama no papel sociodramtico do grupo. Como exposto, o psicodrama, assim como a psicoterapia de grupo, trabalham as relaes interpessoais e mundos privados. A psicoterapia de grupo trata as relaes interpessoais e os problemas psquicos de vrios indivduos de um grupo por meio do conceito do encontro que permite que os indivduos do grupo se vivenciem, se compreendam cada um com todo o seu ser, enquanto o psicodrama ocorre quando da psicoterapia de grupo ocorre uma vivncia to intensa que no possa ser expressa apenas pelas palavras e/ou precise ser vivida alm dos limites que a realidade social impe. Dessa situao surge a necessidade de sair do verbal e ir para a ao, dramatizar a vivncia que emergiu do grupo. Os trs mtodos socitricos com suas particularidade e similaridades ajudam os indivduos a aprenderem mudar de papis, tornam possvel o exame de aspectos diferentes de

45

um problema e o desenvolvimento de solues mais criativas. Ajudam os indivduos a trabalharem suas relaes e estabelecerem vnculos com maior grau de intimidade e expressividade. Com o estudo terico e a ilustrao de casos houve o aprofundamento necessrio do conhecimento j existente dos mtodos socitricos, adquirido durante o curso de especializao da SOGEP, para fechar a lacuna da compreenso do como e quando utilizar cada um dos mtodos socitricos, completando o processo de aprendizagem da autora, enquanto aluna de psicodrama, para desenvolver com maior competncia seu papel de psicoterapeuta de grupo, psicodramatista e/ou sociodramatista. O conhecimento aqui adquirido, contribuiu para que mais um profissional psicodramatista leve adiante o sonho de Moreno, como pontuado por Silva (2008), de curar a sociedade que, na sua perspectiva, era exequvel por meio do tratamento das relaes grupais, mobilizando como mtodo a psicoterapia de grupo, o psicodrama e a sociometria, nos mais variados contextos, alm do sociodrama no especificado pelo autor. O conhecimento terico dos mtodos socitricos permite melhor percepo e manejo do grupo, de acordo com seu contexto e objetivo, e prepara o profissional para atuar no contexto teraputico. Mas apenas o conhecimento terico no capacita o profissional a desempenhar a sua funo com a competncia necessria. A prtica do manejo do grupo fundamental para reforar e concretizar esse conhecimento. Durante o curso de especializao em psicodrama da SOGEP, Turma 2009, houve vrios momentos de superviso de sesses psicodramticas, com role playing embasadas nas aulas tericas de psicodrama. Nas atuaes dos alunos nessas supervises, percebia-se que apesar do conhecimento terico das tcnicas a serem utilizadas, na prtica, surgia medo, insegurana e dvida de como aplic-las corretamente, o que foi diminudo no decorrer do curso. O conhecimento terico e prtico do manejo do psicodrama foi mais trabalhado durante o curso, porm o trabalho com sociodrama deixou a desejar, sendo necessrio, pois, alm do estudo realizado neste trabalho, o treinamento no manejo desse mtodo com acompanhamento de supervisor, pois, como j dito, a linha que separa os dois mtodos muito tnue, o que faz com que o psicodramatista principiante corra o risco de ultrapass-la e de um sociodrama transform-lo em psicodrama.

46

A diferenciao entre psicoterapia de grupo e psicodrama bem esclarecida por meio da teoria. O que fica claro tambm a necessidade de treinamento do profissional para que possa ter a segurana de dirigir uma dramatizao e incentivar o grupo a faz-la para que no fique apenas na verbalizao da psicoterapia de grupo. O trabalho aqui apresentado pode contribuir para a construo do conhecimento e desenvolvimento do profissional psicoterapeuta em formao, no seu trabalho com grupos, seja ele psicodramtico, sociodramtico ou psicoterapia de grupo, contudo no se mostra suficiente para capacitar esse profissional iniciante a atuar com domnio do manejo, necessrio conciliar o conhecimento terico com a prtica supervisionada. Prope-se aqui um estudo de caso das dificuldades e medos de psicoterapeutas iniciantes no manejo de grupos de psicodrama, sociodrama e psicoterapia de grupo para conciliar o estudo da teoria desses mtodos com as dificuldades enfrentadas em seus manejos.

47

REFERNCIAS

AGUIAR, Moyses. Teatro espontneo e psicodrama. So Paulo: gora, 1998. ALVES, Luis Falivene. O protagonista e o tema protagnico. In: ALMEIDA, Wilson. Grupos: a proposta do psicodrama. So Paulo: gora, 1999. p. 89-100. ANDAL, Carmen. Mediao grupal: uma leitura histrica-cultural. So Paulo: gora, 2006. BLATNER, Adam e BLATNER, Alle. Uma viso global do psicodrama: fundamentos, histricos, tericos e prticos. So Paulo: gora, 1996. BUSTOS, Dalmiro e colaboradores. Psicodrama: aplicaes da tcnica psicodramtica. So Paulo: gora, 2005. CUKIER, Rosa. Psicodrama Bipessoal: sua tcnica, seu terapeuta e seu paciente. So Paulo: gora, 1992. _______. Palavras de Jacob Levy Moreno: vocabulrios de citaes do psicodrama, da psicoterapia de grupo, do sociodrama e da sociometria. So Paulo: gora, 2002. DATNER, Yvette. O mtodo do sociodrama nas mudanas organizacionais. In: FLEURY, Heloisa e MARRA, Marelene (orgs). Intervenes grupais nas Organizaes. So Paulo: gora, 2005. P.15-42. DAVOLI, Cida. Psicodrama e Sociodrama: caracterizao. Revista Brasileira de Psicodrama, So Paulo, v.1, n. 2, p.25-27, 1990. _______. Aquecimento caminhos para a dramatizao. In: ALMEIDA, Wilson. Grupos: a proposta do psicodrama. So Paulo: gora, 1999. p.77-88. DRUMMOND, Joceli e SOUZA, Andra. Sociodrama nas Organizaes. So Paulo: gora, 2008. FILIPINI, Rosalba. Divrcio ou separao parental: Sociodrama como intervenes nos perodos de transio e crise. In: FLEURY, Heloisa e MARRA, Marlene. Intervenes grupais na Sade. So Paulo: gora, 2005. p.35-52. FONSECA, Jos. Psicoterapia da Relao: elementos de psicodrama contempornea. So Paulo: gora, 2000. FOX, Jonathan. O essencial de Moreno: textos sobre psicodrama, terapia de grupo e espontaneidade. So Paulo: gora, 2002. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. So Paulo: Atlas, 2002. GONALVES, Camila. Tcnicas Bsicas: duplo, espelho e inverso de papis. In: MONTEIRO, Regina. Tcnicas Fundamentais do Psicodrama. So Paulo: gora, 1998. KELLERMAN, Peter. Sociodrama. Revista Brasileira de Psicodrama. So Paulo, v. 6, n. 2, p. 51-68. 1998.

48

KNOBEL, Ana. Estratgias de direo de grupo. Revista Brasileira de Psicodrama. So Paulo, v. 4, n. 1, p. 49-62, 1996. _______. Moreno em Ato: a construo do psicodrama a partir das prticas. So Paulo: gora, 2004. LANDINI, Jose Carlos. Do animal ao Humano: uma leitura psicodramtica. So Paulo: gora, 1998. LIPMAN, Louise. O sistema tridico: sociometria, psicodrama e psicoterapia de grupo uma reviso. 23-34. In: GERSHONI, Jaco. Psicodrama no sculo 21: aplicaes clnicas e educacionais. So Paulo: gora, 2008. MARINEAU, Ren. Jacob Levy Moreno (1889-1974): pai do psicodrama, da sociometria e de psicoterapia de grupo. So Paulo: gora, 1992. MARRA, Marlene. O agente social que transforma: o sociodrama na organizao de grupos. So Paulo: gora, 2004. MARRA, Marelene e COSTA, Liana. A pesquisa-ao e o sociodrama: uma conexo possvel? Revista Brasileira de Psicodrama. So Paulo, v. 12, n. 1, p. 99-116, 2004. MARTIN, Eugenio. Psicologia do encontro: J.L. Moreno. So Paulo: gora, 1996. MENEGAZZO, Calos; TOMASINI, Miguel Angel e ZURETTI, Maria Mnica. Dicionrio de psicodrama e Sociodrama. So Paulo: gora, 1992. MEZHER, Anibal. Um questionamento a cercada validade do conceito de papel psicossomtica. Revista da FEBRAP. So Paulo, v. 3, n.1, p.221-223, 1980 MONTEIRO, Regina. Tcnicas Histricas: teatro da improvisao (espontneo) e jornal dramatizao (jornal vivo). In: MONTEIRO, Regina. Tcnicas fundamentais da psicodrama . So Paulo: gora, 1998. p.11-16. MORENO, Jacob Levy. Psicodrama. So Paulo: Cultrix, 2003. _______. Quem Sobreviver? Fundamentos da sociometria, psicoterapia de grupo e sociodrama. Goinia: Dimenso, v.1, 1992. _______. Psicoterapia de Grupo e Psicodrama. Campinas: Livro Pleno, 1999. MORENO, Zerca; BLOMKVIST, Leif e RUTZEL, Thomas. A realidade suplementar e a arte de curar. So Paulo: gora, 2001. NAFFAH NETO, Alfredo. Psicodrama: descolonizando o imaginrio. So Paulo: Plexus, 1997. NERY, Maria da Penha; COSTA, Liana Fortunato e CONCEIO, Maria Ins. O Sociodrama como mtodo de pesquisa qualitativa. Paidia. Ribeiro Preto, v. 16, n. 3, p. 305-335, 2006. NERY, Maria e WECHESLER, Maringela. Anlise de sociodrama para pesquisas - uma proposta. Revista Brasileira de Psicodrama. So Paulo, v. 18, n. 1, p. 89-102, 2010.

49

NETO, Agenor. Unidade Funcional. In: ALMEIDA, Wilson (org.). Grupos: a proposta do psicodrama. So Paulo: gora, 1999. p 59-75. ORSONI, Liliane. Sociodrama Construtivista: crenas, mes filhos, surdez, reconstruo. 2009. 127 f. Trabalho de concluso de curso (Ps-Graduao) Curso de Psicodrama clnico, Sociedade Goiana de Psicodrama - SOGEP, Goinia, 2009. PERAZZO, Sergio. Ainda e sempre psicodrama. So Paulo: gora, 1994. PINTO, Ana; LIMA, Erica e COSTA, Alice. Um espao para ser: sociopsicodrama em um abrigo para crianas. Revista Brasileira de Psicodrama. So Paulo, v. 17, n. 1, p. 137-153, 2009. RASSI, Patrcia. O projeto dramtico de uma gravidez grupos com gestantes: terapia ou psicoterapia? Revista Brasileira de Psicodrama. So Paulo, v. 13, n. 1, p. 97-116, 2005. RUSSO, Luis. Sobre Grupos. Revista Brasileira de Psicodrama. So Paulo, v.4, n.2, p.6174, 1996. _______. Breve histrico dos grupos teraputicos. In: ALMEIDA, Wilson. Grupos: a proposta do psicodrama. So Paulo: gora, 1999. P. 15 57 SEIXAS, Maria. O co-inconsciente e a palavra criadora no sociodrama familiar. In: VITALE, Maria. Laos Amorosos. So Paulo: gora, 2004. P. 57 67. SILVA, Helena Sofia. Sociodrama: um espao de refgio, liberdade e criatividade! Contributos da metodologia sociodramtica na formao dos educadores sociais. Revista Brasileira de Psicodrama. So Paulo, v.16, n.2, p.87 - 100, 2008. SOEIRO, Alfredo. Psicodrama e psicoterapia. So Paulo: gora, 1995. SOLIANI, Maria Luiza. Realizao simblica e realidade suplementar. In: MONTEIRO, Regina. Tcnicas fundamentais da psicodrama. So Paulo: gora, 1998. p.56 68. VITALE, Maria. Separao e ciclo vital familiar: um enfoque sociodramatista. In: Almeida, Wilson. Grupos: a proposta do psicodrama. So Paulo: gora, 1999. P. 165-178. WECHSLER, Mariangela. Psicodrama e construtivismo: uma literatura psicopedaggica. So Paulo: FAPESP - Annablume, 1999. ZAMPIERI, Maria Aparecida. Co-dependncia: o transtorno e a interveno em rede. So Paulo: gora, 2004.

Вам также может понравиться