Вы находитесь на странице: 1из 21

MANUAL TCNICO, 34 ISSN 1983-5671

34
RECUPERAO DE REAS DEGRADADAS POR EROSO NO MEIO RURAL
RIO RURAL

MANUAL TCNICO, 34 ISSN 1983-5671

RECUPERAO DE REAS DEGRADADAS


POR EROSO NO MEIO RURAL
Tiago de Andrade Chaves Alusio Granato de Andrade Jorge Arajo de Sousa Lima Hugo Portocarrero

Niteri-RJ

2012

PROGRAMA RIO RURAL Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuria Superintendncia de Desenvolvimento Sustentvel Alameda So Boaventura, 770 - Fonseca - 24120-191 - Niteri - RJ Telefones: (21) 3607-6003 e (21) 3607-5398 E-mail: microbacias@agricultura.rj.gov.br

Governador do Estado do Rio de Janeiro Srgio Cabral

Secretrio de Estado de Agricultura e Pecuria Alberto Mofati

Superintendente de Desenvolvimento Sustentvel Nelson Teixeira Alves Filho

Chaves, Tiago de Andrade Recuperao de reas degradadas por eroso no meio rural / Tiago de Andrade com a colaborao de Alusio Granato de Andrade... [et al.] -Niteri: Programa Rio Rural, 2012. 19 p.; 30cm. -- (Programa Rio Rural. Manual Tcnico; 34) Programa de Desenvolvimento Rural Sustentvel em Microbacias Hidrogrficas do Estado do Rio de Janeiro. Secretaria de Agricultura e Pecuria. Projeto: Gerenciamento Integrado em Microbacias Hidrogrficas do Norte-Noroeste Fluminense. ISSN 1983-5671 1. Deteriorao do solo. 2. Eroso do solo - Recuperao. I. Andrade, Alusio Granato de. II. Srie. III. Ttulo. CDD 631.4

Editorao: Coordenadoria de Difuso de Tecnologia CDT/Pesagro-Rio

Sumrio

1. Introduo...........................................................................................4 2. Processos erosivos bsicos.....................................................................5 3. A eroso no meio rural...........................................................................7 4. Tcnicas para a recuperao de reas erodidas..........................................7 5. Monitoramento e manuteno de reas recuperadas.................................17 6. Importncia de recuperar......................................................................17 7. Custos de implantao.........................................................................17 8. Referncias..........................................................................................18

RECUPERAO DE REAS DEGRADADAS POR EROSO NO MEIO RURAL


Tiago de Andrade Chaves1 Alusio Granato de Andrade2 Jorge Arajo de Sousa Lima2 Hugo Portocarrero3

1. Introduo
Segundo o decreto n 97.632, de 10 de abril de 1989 (BRASIL, 1989), so considerados como degradao os processos resultantes dos danos ao meio ambiente pelos quais se perdem ou se reduzem algumas de suas propriedades, como a qualidade ou capacidade produtiva dos recursos ambientais, porm o conceito de degradao ambiental muito amplo, e tende a variar de acordo com a linha de pensamento que o caracteriza. De modo geral, refere-se s modificaes feitas aos ecossistemas naturais, que alteram suas caractersticas fsicas, qumicas e biolgicas de forma negativa, comprometendo sua capacidade de regenerao natural e/ou de uso agropecurio que anteriormente era possvel. Com relao aos solos, a Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT) considera, na NBR 10703, que a degradao ocorre a partir de "Alteraes adversas das caractersticas do solo em relao aos seus diversos usos possveis, tanto estabelecidos em planejamento quanto os potenciais". A maior causa da degradao dos solos est associada ao manejo inadequado dos recursos naturais. Na agricultura, destacam-se o monocultivo, o uso indiscriminado de agroqumicos e fertilizantes, a exposio do solo pelo desmatamento indiscriminado, pelas queimadas e/ou pelo manejo com cultivos que no propiciem proteo adequada ao solo e a destruio de sua estrutura original por prticas como arao e gradagem, excesso de trfego de mquinas e manejo de animais acima da capacidade de suporte das pastagens. J na rea urbana, as principais atividades que aceleram os processos erosivos so a ocupao desordenada de encostas em reas de risco, obras mal projetadas e executadas, como cortes e aterros sem sistemas eficientes de drenagem e revegetao, e a impermeabilizao do solo com a construo de estradas e edificaes concentrando guas pluviais superficiais. Neste documento so apresentadas as principais etapas envolvidas no processo de diagnstico do estado de degradao, definio de prticas mecnicas, edficas e vegetativas, planejamento da implantao e manuteno das aes de recuperao ambiental no meio rural.
1

2 3

Eng. Agrnomo, Consultor do Programa Rio Rural/Pesagro-Rio/Centro Estadual de Pesquisa em Agricultura Orgnica. BR 465, km7 23851-970 - Seropdica - RJ (tac.agro@hotmail.com). Eng. Agrnomo, D. Sc., Pesquisador da Embrapa-Solos. Gegrafo, D. Sc., Professor Adjunto do Instituto de Geografia da UERJ/Dept de Geografia Fsica.

2. Processos erosivos bsicos


A eroso hdrica, causada principalmente por chuvas de alta intensidade e/ou pelo uso inadequado de equipamentos de irrigao, que adicionam ao solo quantidades de gua acima de sua capacidade mxima de reteno e, consequentemente, causam escoamento superficial, segundo Andrade et al. (2006), pode ser classificada da seguinte forma: Eroso por salpico - processo pelo qual as partculas dos solos so desagregadas na superfcie graas ao impacto direto das gotas das chuvas, ocasionando o entupimento dos poros do solo e a formao de uma superfcie selante, aumentando muito a velocidade e a intensidade do escoamento superficial. Eroso laminar - com as partculas de solo desprendidas pelo processo de salpico, elas so facilmente carreadas pelas guas que escorrem superficialmente pela rea. Dessa forma, o solo vai perdendo sua camada superficial, mais rica em matria orgnica e nutrientes, de forma bem homognea, comprometendo o desenvolvimento da cobertura vegetal e deixando o solo cada vez mais exposto ao erosiva das enxurradas. Eroso em sulcos - na medida em que o escoamento superficial aumenta e ocorre a concentrao de gua em alguns pontos do terreno, iniciam-se pequenas incises no solo que podem ir aumentando de tamanho e formando sulcos (cicatrizes) de diferentes larguras e profundidades. A evoluo dos sulcos vai dar origem s ravinas, que so basicamente o mesmo tipo de feio erosiva, porm de tamanho maior. Ambos os processos tendem a evoluir encosta abaixo.

Figura 1: Eroso em sulcos, causada por irrigao mal dimensionada. Foto: Tiago de A. Chaves

Deslizamentos de terras - constituem movimentos rpidos, de grandes quantidades de material. Ocorrem normalmente como consequncia da existncia de descontinuidade no perfil do solo, de trabalhos geotcnicos imperfeitos (taludes) e da prpria dinmica de reas com relevo acidentado. So considerados tambm dentro do escopo dos processos erosivos, apesar de serem normalmente negligenciados no contexto do estudo da eroso dos solos (MORGAN, 1985). Processos como este tambm podem dar origem formao de voorocas.

Figura 2: Eroso por deslizamento de terra. Foto: Tiago de A. Chaves

Voorocas - constituem o estgio mais avanado de eroso e, portanto, mais difcil de ser contida. So produtos de guas superficiais que, correndo na superfcie, provocam desgaste, desbarrancamentos, arrastamentos de solos etc., podendo tambm ser provocadas por guas profundas que, infiltrando-se no solo, caminham pelo perfil a dentro, mais ou menos verticalmente, at encontrar uma camada impermevel ou menos permevel onde se acumulam e se deslocam no sentido horizontal, causando deslizamentos e desmoronamentos (desbarrancamentos) (GALETI, 1984).

Figura 3: Vooroca identificada em rea de plantio de eucalipto. Foto: Tiago de A. Chaves.

3. A eroso no meio rural


A falta de planejamento no uso e ocupao das terras no meio rural tem acarretado graves prejuzos devido intensificao dos processos erosivos. A ocupao de reas de grande vulnerabilidade ambiental, como margens de rios e outras reas de preservao permanente, assim como a locao imprpria das estradas, em sua maioria sem dispositivos de drenagem, e tambm a adoo de prticas agrcolas inadequadas, tm sido indicadas como os principais agentes da degradao no meio rural.

4. Tcnicas para a recuperao de reas erodidas


Isolamento da rea erodida
necessrio isolar a rea erodida com cercas de arame e/ou com plantas espinhentas para que animais, mquinas e pessoas no circulem por ela ou em reas vizinhas (sobretudo montante). As atividades agrcolas no entorno da rea devem ser mais bem avaliadas para sejam interrompidas caso se constate que intensificam a degradao no local. A construo de aceiros em volta das cercas tambm importante para proteger a vegetao implantada de possveis queimadas.
7

Diagnstico do nvel de degradao


O nvel de degradao do solo definido a partir da determinao da espessura de horizonte superficial e posterior comparao com outros perfis de solos de reas prximas que apresentem as mesmas caractersticas da avaliada, mas que ainda se encontram com cobertura vegetal. Portanto, se a rea avaliada apresenta horizonte superficial menos profundo, o processo de degradao est ocorrendo. Segundo informaes contidas no Manual Tcnico de Pedologia do IBGE (2007), as reas degradadas por eroso apresentam duas fases: Fase erodida - identificada em solos que apresentarem classes de eroso forte, muito forte e extremamente forte, conforme descries de classes a seguir: No aparente - o solo no apresenta sinais de eroso laminar ou em sulcos. Ligeira - solo com menos de 25% da camada arvel removida ou sulcos rasos que podem ser desfeitos pelas prticas normais de preparo do solo. Moderada - o solo apresenta frequentes sulcos rasos que no so desfeitos pelas prticas normais de preparo do solo. Forte - o solo apresenta sulcos profundos (voorocas) ocasionais e sulcos rasos muito frequentes. Os sulcos em parte da rea onde ocorre essa classe de eroso no so desfeitos pelas prticas normais de preparo do solo. Muito forte - o solo apresenta frequentes sulcos profundos (ravinas) e ocasionais sulcos muito profundos (voorocas). reas que apresentam esta classe de eroso no podem ser cruzadas por mquinas agrcolas. Extremamente forte - o solo apresenta sulcos muito profundos (vooroca). Fase assoreada - zonas baixas e/ou plancies de rios e lagos/lagoas, terraos, tero inferior de encostas e situaes anlogas que tm sua camada superficial totalmente recoberta por sedimentos recentes, ou seja, solo vindo das terras mais altas.

Subdiviso da rea
Inicialmente, deve-se dividir a rea em subreas com caractersticas homogneas, considerando-se o sistema de drenagem natural e/ou artificial, o estgio dos processos erosivos, diferenas na cor e textura do solo (manchas de solo), posicionamento no relevo (tero superior, mdio ou inferior), vegetao (espontnea ou implantada) presente na rea e histrico de uso, levando em considerao o uso anterior de corretivos, adubos e defensivos. Recomenda-se que as subreas no ultrapassem 10 hectares, visando maior eficincia da aplicao e manuteno das tcnicas de recuperao a serem implantadas. Aps a subdiviso, amostras de terra das diferentes subreas devero ser enviadas para anlise fsico-qumica em laboratrio, para que se possa avaliar a fertilidade de cada uma e, assim, estabelecer a melhor estratgia para sua
8

recuperao. Recomenda-se, para anlise, no mnimo, uma amostra composta de cada subrea, formada por 10 a 20 amostras simples. As amostras de terra simples sero retiradas ao acaso, seguindo caminho em zigue-zague, sendo colhidas por meio de um trado (rosca, calado, holands) ou de uma p de corte. O material coletado de cada subrea deve ser bem misturado em um balde e, posteriormente, retiram-se de 300 a 500g de terra para formar a amostra composta que dever ser encaminhada ao laboratrio para anlise. A profundidade de coleta deve ser de, no mnimo, 20 cm.

Ordenamento e dissipao da energia das guas superficiais


Para estabilizao de reas afetadas por processos de voorocamento ou deslizamentos de terra, recomenda-se, inicialmente, conduzir adequadamente as guas provenientes do escoamento superficial na rea montante, de forma a reduzir sua velocidade e aumentar sua infiltrao. Em geral, esta situao ocorre devido locao de estradas em reas imprprias, com canais de drenagem mal dimensionados ou mesmo sem qualquer dreno, caminhos ou trilhas formadas pela passagem constante de animais, pessoas e/ou mquinas, assim como a aplicao de gua acima da capacidade de reteno do solo proveniente de irrigao mal conduzida. Para que as guas sejam desviadas e escoem de forma ordenada para fora das reas erodidas, tcnicas como terraos em desnvel associados a canais escoadouros vegetados e bacias de captao podem ser usadas; para reter a gua podem-se usar terraos e plantio em nvel e o uso de cobertura morta. A escolha da melhor tcnica a ser utilizada deve levar em considerao caractersticas locais, como tipo de solo, declividade do terreno, disponibilidade de mquinas e intensidade das precipitaes, entre outros fatores. O dimensionamento e o tipo de terrao mais apropriado para cada caso foi descrito por Macedo et al. (2009); Machado et al. (2011).

Figura 4. Bacia de captao observa-se a presena do capim Vetiver, plantado nos limites da bacia para proteo contra a eroso. Foto: Alusio Granato de Andrade.

Quando no for possvel desviar ou reter as guas que escoam para dentro das voorocas ou das reas desmoronadas, utilizam-se tcnicas que reduzam sua velocidade quando percorrem a parte interna, como o uso de paliadas e cordes vegetados. Para a construo dos cordes vegetados, devem ser selecionadas plantas com as seguintes caractersticas: ciclo perene, crescimento rpido, no invasora, sistema radicular extenso, resistente a pragas, doenas e a condies adversas do solo e do clima, ser capaz de formar barreira densa junto ao solo e, ainda, preferencialmente, ter potencial para explorao econmica para o produtor. Alguns exemplos de espcies adequadas para uso em cordes de vegetao permanente so: Capim Vetiver (Vetiveria zizanioides (L.) Nash), Erva Cidreira (Melissa officinalis) e Capim Elefante (Pennisetum purpureum schum). Os espaamentos entre cordes podem ser calculados da mesma forma que os terraos, pois, com o tempo, o acmulo de sedimentos na parte superior dos cordes inicia a formao de pequenos terraos, que podem ser acertados com o uso de enxada. Para que o fechamento da vegetao seja mais rpido, o espaamento ideal entre plantas de 0,15 a 0,20m.

Figura 5: Cordo de vegetao permanente, implantado sobre camalho de terra. Foto: Alusio Granato de Andrade

Dentro das voorocas e/ou das reas desmoronadas, quando no for possvel desviar o fluxo de gua montante, ou quando as guas que caem diretamente em sua parte interna forem excessivas, torna-se necessria a construo de paliadas (Fig. 6) para reduzir a velocidade de escoamento da gua e reter parte dos sedimentos por ela transportados, o que vai permitir a estabilizao do solo no local e evitar que mudas, sementes e adubos, sejam arrastados durante as primeiras chuvas na fase de implantao do projeto.
10

Figura 6: Paliada de bambu instalada no interior da vooroca. Foto: Tiago de A. Chaves

A construo das paliadas pode ser feita com bambu, eucalipto ou outra madeira disponvel na regio. As estacas de bambu so colocadas na horizontal e, por trs delas, toras de eucalipto ou outra madeira que sirva de escora, que devero ser enterradas, no mnimo, 60 cm no solo. Para reduzir custos, as escoras podem ser feitas com bambu de maior dimetro, o importante evitar que a gua abra caminho por baixo das paliadas, causando seu solapamento, podendo-se colocar pedras no fundo da paliada quando houver disponibilidade e/ou encaixar estacas de bambu na vertical. Para fixar as paliadas, devem-se realizar cortes nas laterais dos canais, sulcos e/ou linhas de drenagem da vooroca e/ou da rea desmoronada de forma a garantir sua estabilizao at que a vegetao se desenvolva. Seus componentes devem ser amarrados com arame de ao inoxidvel, deixando as estacas de bambu bem unidas para aumentar a eficincia na reteno de sedimentos e reduo da velocidade da gua. Em seguida, acomodam-se sacos de rfia ou algodo cheios de terra, pneus ou outros materiais disponveis na rea e que sirvam para absorver o impacto da gua que atravessa a paliada. importante destacar que o uso desses materiais impede que a gua faa um buraco aps a paliada, comprometendo a sua estrutura.

Reconformao de barrancos e taludes


Nas reas com voorocamento e/ou desmoronamentos, comum a ocorrncia de partes com barrancos e/ou taludes instveis, com processos de exfiltrao em sua base e solapamentos, sendo necessria a realizao da
11

reconformao para garantir sua estabilizao e permitir o plantio e estabelecimento da vegetao. comum o uso de mquinas para realizar esse tipo de trabalho, que tambm pode ser feito com o uso de enxada e enxado, dependendo da extenso e da altura do barranco ou talude. importante que esse trabalho seja realizado no perodo mais seco, de forma a ter a rea toda preparada para receber o plantio no incio do perodo chuvoso.

Cobertura inicial da rea erodida


Aps a realizao das prticas mecnicas, como a construo de paliadas e a reconformao de taludes e barrancos, recomenda-se a aplicao de restos vegetais para a formao de cobertura morta sobre a superfcie erodida at que as espcies herbceas, arbustivas e arbreas implantadas se estabeleam e garantam boa proteo ao solo. Para isso, podem ser usados resduos de origem vegetal disponveis na regio, dando preferncia a materiais mais fibrosos, que vo recobrir o solo por mais tempo, como palhas, cascas, serragem e todo tipo de material disponvel. Aliado a isso, o plantio de leguminosas herbceas e gramneas de crescimento rpido vo dar proteo ao solo exposto em pouco tempo, alm de melhorar as caractersticas fsicas e qumicas do solo. Recomenda-se selecionar espcies de leguminosas e gramneas de acordo com o clima da regio, podendo-se citar: feijo de porco (Canavalia ensiformis), mucuna (Mucuna aterrina cv.), crotalaria (Crotalaria juncea), guandu (Cajanus cajan), milheto (Pennisetum glaucum), aveia preta (Avena strigosa) etc.

Reconformao do talude

Figura 7: Reconformao do morro do radar, Aeroporto do Galeo-RJ (ANDRADE et al., 2005).

12

Revegetao da rea
Em toda rea erodida, a baixa fertilidade do solo predomina, e essa caracterstica limitar o estabelecimento das plantas. Assim, o uso de plantas da famlia das leguminosas (Angico, Garapa, Pau Jacar, Vinhtico, Farinha Seca etc.) deve ser priorizado. Essa escolha se justifica pela formao de simbiose entre suas razes e bactrias (rizbios), que fixam o nitrognio atmosfrico e o disponibilizam para as plantas, e tambm com fungos (micorrizas), que aumentam a rea de absoro das razes, fazendo com que a planta consiga aproveitar melhor os nutrientes do solo. recomendvel o uso de adubos minerais e orgnicos na poca do plantio para garantir o estabelecimento e o desenvolvimento da vegetao implantada. importante que as espcies nativas faam parte do plano de recuperao, mesmo que em menor porcentagem, porque serviro para atrair animais dispersores de sementes (aves e morcegos), que trazem sementes de outras espcies, enriquecendo a biodiversidade e contribuindo para o processo de sucesso. O plantio dessas espcies deve ser feito com espaamento de 2x2 metros para que a vegetao recubra a rea o mais rpido possvel. As covas devem ter dimenso de 30x30x30cm, e o plantio deve ser feito em nvel, de forma que uma linha fique desencontrada da outra, formando um tringulo entre as plantas. Dentro das voorocas, o bambu utilizado nas paliadas tende a brotar e vegetar a rea das paliadas, o que j contribui para a revegetao da rea. Tambm podem ser usados sacos cheios de terra com sementes de leguminosas para aumentar a diversidade de plantas e formar barreiras para a gua, alm do plantio de mudas com abertura de covas. Tambm possvel usar espcies de interesse econmico na revegetao, pois, em alguns casos, a recuperao da rea pode ser associada formao de sistemas agroflorestais, atravs dos quais, com o manejo adequado, o produtor poder obter renda em rea que, anteriormente, encontrava-se degradada e sem uso. Aquisio de sementes e mudas O Governo do Estado do Rio de Janeiro, atravs do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), mantm unidades de produo (listadas a seguir) de sementes e mudas de diversas espcies nativas, que podero ser obtidas atravs de requisies formais com a devida antecedncia, bastando que os interessados se dirijam Gerncia do Servio Florestal (http://www.inea.rj.gov.br/unidades/ hortos.asp) que tambm poder orientar sobre a aquisio em viveiros comerciais idneos. Horto Central Florestal Santos Lima Av. Jos Dantas dos Santos n 35, Parque Itaporanga CEP 28760-000 - Santa Maria Madalena - RJ Contato: (21) 8596-5214 / (22) 2561-3110
13

Horto Florestal de So Sebastio do Alto Alameda do Horto Florestal s/n, Bairro Santa Irene CEP 28550-000 - So Sebastio do Alto - RJ Contato: (21) 8596-5216 Horto Florestal de Trajano de Morais Estr. da Represa s/n, Bairro da Represa CEP 28750-000 - Trajano de Morais - RJ Contato: (21) 8596-5215 Horto Florestal de Cantagalo Rua Maria Zulmira Torres s/n, Bairro Quinta das Lontras CEP 28500-000 - Cantagalo - RJ Contato: (22) 2555-5022 / (22) 2555-5113 Banco Estadual de Sementes Florestais Av. Jos Dantas dos Santos, n 35 - Parque Itaporanga CEP 28760-000 - Santa Maria Madalena - RJ Tel: (22) 2561-1660 Horto Florestal de Guaratiba Estr. da Matriz, n4.408, Guaratiba CEP 23000-710 - Rio de Janeiro - RJ Contato: (21) 2333-6980

Revegetao

Figura 8: Revegetao de vooroca, morro do radar, Aeroporto do Galeo-RJ. Foto: Alusio Granato de Andrade.

A Tabela 1 mostra algumas espcies de interesse econmico que podem ser usadas em reas degradadas e de preservao permanente:
14

Tabela 1. Espcies florestais recomendadas para uso em reas degradadas e de preservao permanente. Temperatura mdia (C)
25 15-25 15 X X X X X X X

Culturas Araucria Araucaria cunninghamii Canelas - Nectandra spp Canelas - Ocotea spp Canjerana Cabralea canjerana Cavinas - Machaerium spp Guapuruvu Schizolobium parahyba Ips - Tabebuia spp Jacatiro Miconia cinamomifolia Sibipiruna Caesalpinia peltophoroides Visgueiro - Parkia pendula Jacatiro Miconia cinnamomifolia Angico-branco Albizia polycephala Bacupari Posoqueria acutifolia Cambar Gochnatia polymorpha Camboat Cupania oblongifolia Folha-de-bolo Aparisthimium cordatum Negamina Siparuna guianensis Angico-vermelho Parapiptadenia pterosperma Bicuiba - Virola oleifera Catuaba Eriotheca candolleana Iri - Astrocaryum aculeantissimum Leiteira - Brosimum guianense Leiteira-preta Sapium glandulatum Pimenteira - Xylopia sericea

Fertilidade do solo
Alta Mdia Baixa X X X X X X X X X X

Demanda hdrica
Alta X X Mdia Baixa

X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X

X X

X X X X X X X X X X X X X X

X X X X X X X X X X X X X X Lima (2009), X X X X X

Fonte: Golfari (1970); Barros et al. (1990); Lorenzi (1992); adaptado pelos autores.

Carpanezzi (1996);

A Tabela 2 mostra espcies de leguminosas com potencial para uso em reas degradadas.
15

Tabela 2. Leguminosas para uso em reas degradadas. Nome cientfico Nome vulgar Clima de adaptao

Espcies tolerantes a solos pouco drenados Acacia niltica Acacia saligna Aeschynomene denticulata Aeschynomene fluminenses Alnus rubra Casuarina equisitifolia Chamaecrista nictitans var. praetexta Dalbergia sissoo Erythrina fusca Inga spp Mimosa bimucronata Neptunia plena/prstata Sesbania bispinosa Sesbania exasperata Sesbania grandiflora Sesbania sesban Sesbania virgata Sesbania Sesbania Sesbania Sesbania Sesbania Suin Ing Maric Paricazinho Accia Accia Paricazinho Paricazinho Casuarina rido, semirido, submido rido, semirido mido, submido mido, submido mido, temperado mido, submido mido, submido Semirido, submido mido, submido mido, submido mido, submido mido, submido mido, submido mido, submido mido, submido mido, submido Verstil

Espcies tolerantes a longas estiagens (3 a 4 meses) Albizia procera Samanea saman Calliandra calothirsus Dalbergia sisso Mimosa caesalpiniifolia Mimosa tenuiflora Mimosa acustistipula Sabi Jurema Preta Albzia Saman Esponginha submido, semirido, mido, submido mido, submido submido, rido, semirido submido, semirido submido, semirido submido, semirido Espcies tolerantes seca prolongada Acacia catechu Acacia nilotica Acacia saligna Acacia Senegal Cajanus cajan Prosopis alba/chilensis Proposis palida/juliflora Proposis cineraria Proposis tamarugo Parkinsonia aculeate Espinho de Jerusalm Accia Accia Accia Accia Guandu Alba, juliflora, Chilensis Algaroba rido, semirido rido, semirido, submido rido, semirido rido, semirido rido, semirido rido, semirido rido rido rido rido, semirido (no fixadora)

Fonte: Faria e Campello (2000), adaptado pelos autores.

16

5. Monitoramento e manuteno de reas recuperadas


A rea deve ser constantemente monitorada; no perodo logo aps a implantao da vegetao as vistorias devem ser mais freqentes, observandose a necessidade de replantio para substituir as mudas mortas. Aps perodos de chuva intensa ou muito prolongada, alm da vegetao devemos dar ateno s paliadas, verificando se a estrutura das mesmas no foi prejudicada e substituindo ou reforando sua estrutura sempre que forem detectados sinais de injrias.

6. Importncia de recuperar
No meio rural as eroses so responsveis pela perda da capacidade produtiva dos solos agrcolas, o que acarreta em maiores gastos com fertilizantes e agrotxicos. As eroses so responsveis tambm pelo assoreamento de rios, audes e represas alm de desmoronamentos que bloqueiam estradas e impedem o escoamento das produes, aumentando assim as perdas dos agricultores e o xodo rural. Outra importante contribuio da recuperao de reas degradadas a reduo dos nveis de carbono presentes na atmosfera, a partir do sequestro de carbono feito pelas plantas utilizadas no reflorestamento das reas erodidas.

7. Custos de implantao
Foi realizada estimativa dos custos para implantao de prticas para o controle da eroso e recuperao ambiental de 1 hectare de encosta degradada que sofreu deslizamento de terra (Tabela 3). Foram utilizados preos mdios encontrados na Regio Serrana do Estado do Rio de Janeiro no ano de 2011.
Tabela 3. Oramento de insumos e mo de obra para implantao e manuteno inicial (seis meses) de prticas para o controle da eroso e recuperao ambiental de 1 hectare de rea de encosta degradada. Insumos Arame inox Esterco bovino Fosfato de rocha Formicida FTE BR 12 Muda de capim Vetiver + frete* Muda de espcies nativas + frete1 Quantidade 4 1.500 250 2,5 25 6.500 2.750 Unidade kg kg kg kg kg uma uma Valor unitrio (R$) 7,00 0,19 1,01 7,00 1,72 0,75 0,80 Valor total (R$) 28,00 285,00 252,50 17,50 43,00 4.875,00 2.200,00 Valor percentual 0,2 2,0 1,8 0,1 0,3 34,4 15,5 17

Sementes de leguminosas e gramneas NPK:10-10-10 Saco de rfia Arame inox

115 200 30 4 Custo parcial 1

kg kg um kg

4,98 1,30 0,80 7,00 Valor unitrio (R$) 40,00 80,00

573,00 260,00 24,00 28,00 8.558,00 Valor total (R$) 2.400,00 3.200,00 5.600,00 14.158,00

4,0 1,8 0,2 0,2 60,3 Valor percentual 16,9 22,6 39,5 100

Mo de Obra + Mquinas Operrios** Trator***

Quantidade 60 40

Unidade diria hora

Custo parcial 2 CUSTO TOTAL


principalmente do capim Vetiver que de fcil multiplicao.

* O custo do projeto pode ser reduzido significativamente caso se opte pela produo de mudas no local, ** O custo do projeto pode ser reduzido tambm caso se aproveite mo-de-obra disponvel na famlia ou se o local possibilitar acesso fcil para transporte dos materiais. *** O uso de trator pode no ser necessrio em certas intervenes. Entretanto, havendo a necessidade de seu uso, o nmero de horas de trabalho ir depender da experincia do tratorista, das intervenes necessrias e da dificuldade encontrada no local.

8. Referncias
ANDRADE, A. G. de; CAPECHE, C. L.; PORTOCARRERO, H. Prticas mecnicas e vegetativas para controle de voorocas. Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2005. 4 p. (Embrapa Solos. Comunicado Tcnico, 33). ANDRADE, A. G. de; CAPECHE, C. L.; PORTOCARRERO, H. Processos de formao e prticas de controle de voorocas. Rio de Janeiro: Embrapa, 2006. (Embrapa. Comunicado Tcnico). No prelo. BARROS, N. F. et al. Algumas relaes solo-espcies de eucalipto em suas condies naturais. In: BARROS, N. F.; NOVAIS, R. F. Relao solo-eucalipto. Viosa, MG, 1990. p. 1-24. BRASIL. Decreto n 97.632, de 10 de abril de 1989. Dispe sobre a regulamentao do artigo 2, inciso VIII, da Lei n 6.938, de 31 de agosto de 1981, e d outras providncias. Dirio Oficial [da] Repblica Federativa do Brasil, Braslia, 12 de abril de 1989, Seo 1, p. 5517. Disponvel em: <http://4ccr.pgr.mpf.gov.br/institucional/grupos-de-trabalho/gt-aguas/docs_ legislacao/decreto_lei_97632.pdf >. Acesso em: 14 jun. 2012. CARPANEZZI, A. A. (Coord.). Zoneamento ecolgico para plantios florestais no Estado do Paran, Braslia: EMBRAPA-CNPF, 1996. 89 p.
18

FARIA, S. M. de; CAMPELLO, E. F. C. Algumas espcies de leguminosas fixadoras de nitrognio recomendadas para revegetao de reas degradadas. Seropdica: Embrapa-Agrobiologia, 2000. 8 p. (Embrapa Agrobiologia. Recomendao Tcnica, 7). GALETI, P. A. Prticas de controle eroso. Campinas: Instituto Campineiro de Ensino Agrcola, 1984. 278 p. GOLFARI, L; PINHEIRO NETO, F. A. Escolha de espcies de eucalipto potencialmente aptas para diferentes regies do Brasil. Brasil Florestal, v. 1, n. 3, p. 3-23, 1970. IBGE. Manual tcnico de pedologia. 2. ed. Rio de Janeiro, 2007. 316 p. Disponvel em: <ftp://geoftp.ibge.gov.br/documentos/recursosnaturais/ pedologia/manual_tecnico_pedologia.pdf>. Acesso em: 03 nov. 2011. Lima, J. A. S. Associaes entre solo e espcies arbreas na vegetao natural da Bacia Hidrogrfica Guapi-Macacu. In: Plano de manejo APA da Bacia do Rio Macacu. Rio de Janeiro: Instituto BioAtlntica, 2009. p. 118-135. LORENZI, H. rvores brasileiras. Nova Odessa: Plantarum, 1992. 368 p. MACEDO, J. R. de; CAPECHE, C. L.; MELO, A. da S. Recomendaes de manejo e conservao de solo e gua. Niteri: Programa Rio Rural, 2009. 45 p. (Programa Rio Rural. Manual Tcnico, 20). MACHADO, L. R. et al. Recuperao de voorocas no meio rural. Disponvel em:<www.cnpab.embrapa.br/publicacoes/sistemasdeproducao/vocoroca/implant acao.htm>. Acesso em: 23 set. 2011. MORGAN, R. P. C. Establishment of plant cover parameters for modelling splash and detachment. In: EL-SWAIFY, W. C.; MOLDENHAUER, W. C.; LO, A. (Eds.). Soil erosion and conservation. Ankeny, Iowa: Soil Conservation Society of America, 1985. p. 377-383.

19

SUPERINTENDNCIA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL

Solos

34

RECUPERAO DE REAS DEGRADADAS NO MEIO RURAL

Вам также может понравиться