Вы находитесь на странице: 1из 15

Geotecnia de Fundaes

Prof. M. Marangon

Marinho, F. Mecnica dos Solos e Fundaes USP (2008)

5. 1. 3 - Estacas Escavadas - Sem Deslocamento Assim se denomina a estaca em que, com auxlio de lama bentontica (se for o caso), previamente feita uma perfurao no terreno, com retirada de material, em seguida, cheia com concreto (concretagem submersa, quando abaixo do nvel dgua). Essas estacas substituem, em alguns casos, os clssicos tubules sob ar comprimido. Os seus dimetros variam at 2,5 m e suas profundidades alcanam 40 m ou mais.

Estacas Escavadas

[1]. Trado devidamente posicionado e pronto para iniciar escavao. [2]. Terreno nivelado facilitando a estabilizao do caminho. [3 e 4]. Torre e haste na posio vertical (verificada pelo nvel instalado na torre). [5]. Componente hidrulico: ao chegar obra, acionado para que a haste fique na posio vertical. Todo o processo mecanizado.

10

Geotecnia de Fundaes

Prof. M. Marangon

Exemplo de ESTACA ESCAVADA EM ROCHA


Apresentado por Armando Negreiros Caputo BRASFOND / BRASFIX / SPFE

Obra: Ponte sobre o Rio Orinoco

Seqncia Construtiva: 1) Cravao de camisa metlica at o topo da rocha. 2) Colocao da perfuratriz Wirth e escavao em rocha por circulao reversa. 3) Colocao da armadura. 4) Concretagem submersa da estaca. 5) Estaca pronta.

Estaca em que a perfurao do solo feita manualmente, com o auxlio de um trado manual. cravada em pequena profundidade.

Estacas Broca

Estacas Hlice Contnua


11

Geotecnia de Fundaes

Prof. M. Marangon

um tipo de fundao profunda executada por escavao mecnica, com uso ou no de lama bentontica ou uso de revestimento total ou parcial, e posterior concretagem. Seqncia executiva: 1) Colocao da camisa guia escavao com clamshell, completando com lama o volume escavado. 2) Atingida a profundidade prevista, coloca-se a armadura e o "air-lift" ou bomba de submerso para a troca de lama usada por nova. 3) Colocao do tubo de concretagem e da bomba de submerso incio da concretagem submersa com concreto plstico. 4) Terminada a concretagem, procede-se o aterro da parte superior e ao arrancamento da camisa guia.

Estacas Escavadas Retangular (Barrete)

Segundo publicao da Franki, a utilizao das estacas escavadas oferece as seguintes vantagens: - execuo sem vibrao e rudos; - possibilidade de atravessar camadas do solo de grande resistncia devido as ferramentas de escavao; - execuo rpida; - possibilidade de atingir grandes profundidades; - possibilidade de resistir a grandes cargas com um nico elemento de fundao, reduzindo deste modo o volume dos blocos; - executada com ferramenta mecnica clam-shell. 12

Geotecnia de Fundaes

Prof. M. Marangon

A estaca raiz uma estaca concretada in loco, com dimetro acabado variando de 80 a 410 mm e que apresenta elevada tenso de trabalho ao longo do fuste que constitudo de argamassa de areia e cimento e inteiramente armado ao longo de todo seu comprimento. A aplicao inicial das estacas raiz foi ligada ao reforo de antigas fundaes de edificaes de pequeno porte, as quais o acesso era restrito a equipamentos de grande porte. A utilizao de equipamentos de pequeno porte e movidos a eletricidade favorecia o funcionamento em locais fechados, evitando barulho e fumaa de motores a exploso. As perfuratrizes atingiam grandes profundidades, flexibilizando o dimensionamento de cargas de trabalho, determinadas muito mais pela capacidade estrutural da seo do que pela condio de suporte do subsolo. Essas vantagens fizeram com que este tipo de estaca se desenvolvesse mundialmente. Passou a ser utilizada tambm como soluo de conteno de encostas, devido possibilidade de execut-la inclinada com orientaes tridimensionais formando um reticulado espacial. A concepo aquela de uma estrutura de gravidade interna no terreno, fazendo com que o volume de solo atravessado pelas estacas, convenientemente espaadas, trabalhasse como um macio rgido resistindo trao, atravs de armao do fuste da estaca. Atualmente, o aumento dos dimetros das estacas tipo raiz bem como do porte dos equipamentos que a executam, tornaram essa estaca uma soluo vivel para fundaes de edifcios. O processo executivo de uma estaca tipo raiz composto basicamente de quatro fases consecutivas; perfurao, instalao da armadura, preenchimento com argamassa e remoo do revestimento e aplicao de golpes de ar comprimido. A Figura abaixo ilustra todo o processo executivo das estacas tipo raiz. (Moura et al, 2009 -UNIFOR)

Estacas Raiz

13

Geotecnia de Fundaes

Prof. M. Marangon

A Norma de Fundaes NBR 6122/96 define estaca injetada como sendo aquela na qual atravs de injeo sob presso de produtos aglutinantes, normalmente calda de cimento, procurase aumentar a resistncia de atrito laterais, de ponta ou ambas. A injeo deve ser feita de maneira a garantir que a estaca tenha a carga admissvel prevista no projeto e pode ser aplicada em um ou mais estgios. Seqncia Executiva: A execuo de uma estaca injetada moldada no solo compreende as seguintes fases: Escavao do furo; Colocao da armadura; Moldagem do fuste.

Estacas Injetada

A sua execuo muito simples, no requerendo aparelhagem especial alm de um pilo. So utilizados processos comuns de escavao (semelhana com as sondagens), em que comea-se por apoiar sobre o solo (observado o ponto de marcao do eixo do bloco da fundao centro do pilar) o tubo metlico da strauss. Em sequncia processa a escavao por dentro deste tubo retirada do solo com auxlio de uma sonda que cai no solo e faz com que o solo entre dentro deste tubo de auxlio escavao, sendo este retirado do furo com solo a ser removido para nova operao de retirada de solo e assim por diante. Este processo faz com que se enterre um tubo de dimetro igual ao da estaca. Atingida a profundidade prefixada, enche-se o tubo com cerca de 75 cm de concreto, que vai sendo apiloado medida que se retira o tubo. Esta operao se repete at o concreto atingir a cota desejada. Embora bastante simples a sua execuo, devem-se tomar cuidados especiais, sobretudo quando se trabalha abaixo do lenol dgua dentro do molde. Isto se consegue observando-se constantemente as posies relativas do molde e do concreto de enchimento. Mais simples do que estas estacas escavadas so as estaca broca. 14

Estacas Strauss

Geotecnia de Fundaes

Prof. M. Marangon

Estacas moldadas no local tipo Strauss (MR Sondagens e Estacas, 2009) As estacas do tipo strauss so moldadas in loco, com processo relativamente simples e eficaz. A perfurao executada com o auxlio de uma sonda, denominada piteira, com a utilizao parcial ou total de revestimento recupervel e posterior concretagem da fundao no local

Marinho, F. Mecnica dos Solos e Fundaes USP (2008)

As principais caractersticas das Estacas Strauss so:


Reduzida trepidao e, conseqentemente, pouca vibrao nas edificaes vizinhas obra. Possibilidade de execuo da estaca com o comprimento projetado, permitindo cotas de arrasamento abaixo da superfcie do terreno. Facilidade de locomoo dentro da obra. Permite conferir durante a percusso, por meio de retirada de amostras do solo, a sondagem realizada. Permite verificar, durante a perfurao, a presena de corpos estranhos no solo, mataces e outros, possibilitando a mudana de locao antes da concretagem. 15

Geotecnia de Fundaes

Prof. M. Marangon

Capacidade de executar estacas prximas s divisas do terreno, diminuindo assim, a excentricidade nos blocos. Execuo de estacas com capacidade de 20 ton, 30 ton e 40 ton.

Dimensionamento A determinao das sees, as localizaes e profundidades sero fornecidas pelo calculista das fundaes, com seu dimensionamento de acordo com a NBR 6118 Projeto e Execuo de Obras de Concreto Armado e NBR 6122 Projeto e Execuo de Fundaes . Perfurao Aps a locao dos pontos das estacas, atravs de gabarito indicando seus eixos, inicia-se a perfurao, com a piteira posicionada dentro do primeiro tubo de revestimento ( extremidade inferior dentada ) e com golpes sucessivos, a piteira retirar o solo do interior, abaixo do tubo, que se introduzir aos poucos no terreno, por efeito de seu peso prprio. Quando o tubo estiver totalmente cravado, ser rosqueado um novo tubo em sua extremidade superior livre e reiniciado o trabalho da piteira. Este procedimento ser repetido at que se atinja a profundidade prevista para a perfurao ou as condies de suporte previstas para o terreno. Concretagem Ao atingir a profundidade desejada e procedida a limpeza do tubo, ser lanado o primeiro volume de concreto no interior do tubo e apiloado com o auxlio de um pilo metlico, visando a formao de um bulbona base da estaca. Igual volume de concreto ser novamente lanado e procedido novo apiloamento, iniciando-se a remoo dos tubos de revestimento, com auxlio de um guincho mecnico. Esta operao se repetir at que o concreto atinja a cota desejada, com a mxima precauo, a fim de impedir sua descontinuidade, completando assim, eventuais espaos vazios e preenchendo as deformaes no subsolo. Armadura Antes da concretagem dos ltimos dois metros da estaca, ou a critrio do calculista das fundaes, ser colocada uma armadura, onde as barras devero emergir fora da cota de arrasamento da estaca, conforme detalhe do projeto de fundaes.

A estaca hlice contnua uma estaca de concreto moldada "in loco", executada por meio de trado contnuo e injeo de concreto atravs da haste central do trado simultaneamente a sua retirada do terreno. (Site Engenharia, 2009) Metodologia executiva Perfurao A perfurao consiste em fazer a hlice penetrar no terreno por meio de torque apropriado para vencer a sua resistncia. A haste de perfurao composta por uma hlice espiral solidarizada a um tubo central, equipada com dentes na extremidade inferior que possibilitam a sua penetrao no terreno. A metodologia de perfurao permite a sua execuo em terrenos coesivos e arenosos, na presena ou no do lenol fretico e atravessa camadas de solos resistentes com ndices de STP`s acima de 50 dependendo do tipo de equipamento utilizado. A velocidade de perfurao produz em mdia 250m por dia dependendo do dimetro da hlice, da profundidade e da resistncia do terreno. 16

Estacas Hlice Contnua

Geotecnia de Fundaes

Prof. M. Marangon

Concretagem Alcanada a profundidade desejada, o concreto bombeado atravs do tubo central, preenchendo simultaneamente a cavidade deixada pela hlice que extrada do terreno sem girar ou girando lentamente no mesmo sentido da perfurao. O concreto normalmente utilizado apresenta resistncia caracterstica fck de 18 Mpa, bombevel e composto de areia, pedriscos ou brita 1 e consumo de cimento de 350 a 450 Kg/m3, sendo facultativa a utilizao de aditivos. O abatimento ou "Slump" mantido entre 200 e 240mm. Normalmente utilizada bomba de concreto ligada ao equipamento de perfurao atravs de mangueira flexvel. O preenchimento da estaca com concreto normalmente executado at a superfcie de trabalho sendo possvel o seu arrastamento abaixo da superfcie do terreno guardadas as precaues quanto a estabilidade do furo no trecho no concretado e a colocao da armao. Colocao da armao O mtodo de execuo da estaca hlice contnua exige a colocao da armao aps a sua concretagem. A armao, em forma de gaiola, introduzida na estaca por gravidade ou com o auxlio de um pilo de pequena carga ou vibrador. As estacas submetidas a esforos de compresso levam uma armao no topo, em geral de 2 a 5,5m de comprimento. No caso de estacas submetidas a esforos transversais ou de trao, somente ser possvel para comprimentos de armaes de no mximo 16m, m funo do mtodo construtivo. No caso de armaes longas, as "gaiolas" devem ser constitudas de barras grossas e estribo espiral soldado na armao longitudinal para evitar a sua deformao durante a introduo no fuste da estaca. 17

Geotecnia de Fundaes

Prof. M. Marangon

Equipamentos O equipamento empregado para cravar a hlice no terreno constituido de um guindaste de esteiras, sendo nele montada a torre vertical de altura apropriada profundidade da estaca, equipada com guias por onde corre a mesa de rotao de acionamento hidrulico. Os equipamentos disponveis permitem executar estacas de no mximo 25m de profundidade e inclinao de at 1:4 (H:V) Controle executivo Para controlar a presso de bombeamento do concreto, utiliza-se um instrumento medidor digital, que informa todos os dados de execuo da estaca, tais como: inclinao da haste, profundidade da perfurao, torque e velocidade de rotao da hlice, presso de injeo, perdas e consumo de concreto. Os parmetros indicados no mostrador digital so registrados e fornecidos a um microcomputador para aplicao de software que imprime o relatrio da estaca com as informaes obtidas no campo. Em centros urbanos, prximo a estruturas existentes, escolas, hospitais e edifcios histricos, por no produzir distrbios ou vibraes e de no causar descompresso do terreno. Em obras industriais e conjuntos habitacionais onde, em geral, h um grande nmero de estacas sem vibraes de dimetros pela produtividade alcanada. Como uma estrutura de conteno, associada ou no a tirantes protendidos, prximo estruturas existentes, desde que os esforos transversais sejam compatveis com os comprimentos de armao permitidos.

Marinho, F. Mecnica dos Solos e Fundaes USP (2008)

18

Geotecnia de Fundaes

Prof. M. Marangon

Trata-se de fundao profunda, porem destaca-se que estas fundaes apresentam caractersticas de transmisso de carga ao sub-solo diferentes das diversas estacas existentes na Engenharia de Fundaes Estas fundaes, abordadas adiante, transmitem carga para o sub-solo atravs do contato da base com o solo de apoio, semelhante a uma fundao direta (como um bloco ou sapata). Tubulo Cu Aberto As fundaes em tubulo a cu aberto so indicadas basicamente para obras que apresentem cargas elevadas, reas com dificuldades de uso de tcnicas de fundao mais mecanizadas e regies afastadas dos grandes centros urbanos devido dificuldade de acesso. Esse tipo de fundao recomendado para solos de elevada rigidez (boa resistncia). Isso se justifica devido ao fato da escavao ser normalmente manual, dependente de um poceiro, um ajudante e um sarilho (equipamento figura abaixo). Mesmo com a utilizao de equipamentos de perfurao mecnica a presena de um operrio necessria, pois o alargamento da base deve ser feito manualmente.

Tubules

Figura - Perfurao de tubulo na construo do Edifcio rico Verssimo, em Juiz de Fora MG, Setembro/2008. (TFC de Marcenes, 2008) Quando comparados a outros tipos de fundaes os tubules apresentam as seguintes vantagens: - Os custos de mobilizao e de desmobilizao so menores que os de bate-estacas e outros equipamentos; - As vibraes e rudos provenientes do processo construtivo so de muito baixa intensidade, praticamente inexistentes; - Pode-se observar e identificar o solo retirado durante a escavao e compar-lo s condies do subsolo previstas no projeto; - O dimetro e o comprimento do tubulo podem ser modificados durante a escavao para compensar condies do subsolo diferentes das previstas; - As escavaes podem atravessar solos com pedras e mataces, sendo possvel penetrar em vrios tipos de materiais, em alguns casos em particulares at rocha; - possvel apoiar cada pilar em um nico fuste, em lugar de apoiar em diversas estaca. 19

Geotecnia de Fundaes

Prof. M. Marangon

ASPECTOS CONSTRUTIVOS Os tubules a cu aberto so elementos estruturais de fundao concebidos a partir da concretagem de um poo aberto no terreno, geralmente dotado de uma base alargada. Esse tipo de tubulo executado acima do nvel da gua natural ou rebaixado, ou, em casos especiais, em terrenos saturados onde seja possvel bombear a gua sem risco de desmoronamentos. No caso de existir apenas carga vertical, este tipo de tubulo no armado, colocando-se apenas uma ferragem de topo para ligao com o bloco de coroamento ou de capeamento.

O fuste, que a parte da coluna entre o bloco de coroamento e a base, normalmente de seo circular, adotando-se 70 cm como dimetro mnimo (para permitir a entrada e sada de operrios), porm a projeo da base poder ser circular ou em forma de falsa elipse. (ALONSO, 1983).

A figura abaixo ilustra a sua conformao geomtrica.

Figura - Partes de um tubulo Os tubules a cu aberto podem ser agrupados em trs tipos (CINTRA et al, 1998): 20

Geotecnia de Fundaes

Prof. M. Marangon

Sem conteno lateral Esses tubules, tambm chamados de pocinhos, tm seu fuste aberto por escavao manual, ou mecnica, sendo que a base , em geral, escavada manualmente. No utilizam nenhum escoramento lateral e, portanto o fuste e, em especial, a base, somente podem ser executados em solos que apresentem um mnimo de coeso capaz de garantir a estabilidade da escavao (Figura). Nestes casos o dimetro final resulta sempre maior do que o previsto em projeto, e o atrito lateral ao longo do fuste reduzido quando comparado com a resistncia in situ no contato solo-solo. Esta reduo no atrito lateral depende do alvio de tenses, ao passar de uma situao em repouso para uma condio ativa, e da umidade cedida pelo concreto ao solo circundante, o que depende do fator gua/cimento do concreto empregado.

a)

Figura - Tubulo sem conteno lateral Com conteno lateral parcial Essas contenes parciais tm da ordem de 2,0 metros e o solo escorado antes de prosseguir a escavao. Estes revestimentos so, em geral, recuperados. Visualmente, assemelhase ao procedimento de conteno lateral contnua. Com conteno lateral contnua Certos tipos de equipamentos cravam uma camisa metlica, desde a superfcie, ao mesmo tempo em que realizam mecanicamente a escavao. Normalmente estes tubules a cu aberto so executados acima do lenol fretico, pois a escavao manual da base, ou mesmo do fuste, no pode ser executada abaixo do nvel da gua. Nada impede, entretanto, que se estenda a escavao utilizando-se de rebaixamento do lenol (Figura). A apario de gua durante a escavao no um problema, desde que possa ser contida e no prejudique a perfurao. "Isto possvel desde que a gua seja esgotada com uma bomba submersvel dentro do poo, expelindo o lquido do fuste", diz o engenheiro Daniel Rozenbaum, da Fundacta (2004). Rozenbaum explica ainda que nesse tipo de fundao necessrio inspecionar se h presena de gs gerada por matria orgnica em decomposio e que pode causar at a morte do operrio durante a execuo. Antes de iniciarem as obras de fundao, o engenheiro projetista e mesmo o responsvel pela construo costumam fazer um poo preliminar para inspecionar a situao do solo. O poo de verificao de solo deve ser mantido em mdia 24 horas para observar a estabilidade que a escavao apresenta. (TATEOKA, 2004). c) b)

21

Geotecnia de Fundaes

Prof. M. Marangon

Figura - Tubulo com conteno lateral. Os tubules tm que ser dimensionados a evitar altura de base superiores a 2,0 metros, e em caso excepcionais, devidamente justificados, admitem-se alturas superiores a esta dimenso. Tubulo Ar Comprimido

As fundaes em tubulo a ar comprimido so indicadas, e se justificam, para obras que apresentem cargas elevadas, como o caso de pontes e viadutos, e quando se tem o NA elevado. Assim, utilizado uma estrutura fechada para que no ocorra a entrada da gua no ambiente de escavao. Para que se mantenha o ambiente da escavao seco fazse com a aplicao de ar comprimido, que expulsa inibe, a entrada da gua no ambiente de trabalho. A figura ilustra a operao.

22

Geotecnia de Fundaes

Prof. M. Marangon

Tubules a Ar Comprimido na Rodovia dos Imigrantes/SP:

RESUMO DAS CARACTERSTICAS DAS PRINCIPAIS FUNDAES Segundo o Fundaes - Manual de Estruturas
Associao Brasileira de Cimento Portland (ABCP, 2008)

Caractersticas das Fundaes Profundas consideradas: Produtividade, Capacidade de carga, Profundidade mxima e Vibraes causadas Produtividade Capacidade de carga Profundidade mxima Vibraes causadas

Estacas pr-fabricadas Concreto 50 m dirios, ocorrendo variaes em funo das caractersticas do solo, profundidade da fundao, condies do terreno e distncia entre estacas 50 m dirios, ocorrendo variaes em funo das caractersticas do solo, profundidade da fundao, condies do terreno e distncia entre estacas 25 a 170 tf Depende do tipo de estaca, variando de 8 a 12 m. Podem ser emendadas Apresenta problemas de barulho e vibraes durante a cravao

Metlica

20 a 200 tf

No possui limitao de profundidade. A estaca possui aproximadamente 12 m, podendo ser emendadas.

Apresenta problemas de barulho durante a cravao. Podem ser cravadas sem causar grandes vibraes

23

Geotecnia de Fundaes

Prof. M. Marangon

Estacas escavadas Strauss 30m dirios 20 a 100 tf 20 a 25 m Ausncia de trepidaes e vibraes em prdios vizinhos

Barretes

Franki

50 m por dia, para uma espessura de 40 cm. Alm disso, a produtividade varia em funo do tipo de solo e condies do terreno 40 m dirios

500 a 1250 tf

Superior a 50 m

60 a 400 tf

At 36 m

Raiz Hlice contnua

30 m dirios 150 a 400 m por dia, dependendo da profundidade da estaca, do dimetro da hlice, do tipo e resistncia do terreno e do torque do equipamento

10 a 180 tf 25 a 390 tf 20 a 24m, existindo alguns equipamentos que chegam a 30 m

Provoca vibrao e rudos intensos durante a execuo Ausncia de vibraes No produz distrbios, vibraes e descompresso do terreno

Tubules Tubulo a cu aberto 4,0 m3 de escavao manual para tubules at 10 m de produndidade 80 m3 de escavao mecnica para tubules at 15 m de profundidade Varivel, pois depende muito do tipo de solo 150 a 1000 tf Limitada pelo Nvel de gua Ausncia de trepidaes e vibraes em prdios vizinhos

Tubulo a ar comprimido

800 a 1000 tf

34 m abaixo do nvel dgua

Ausncia de trepidaes e vibraes em prdios vizinhos

24

Вам также может понравиться