Вы находитесь на странице: 1из 13

Produo, v. 22, n. 2, p. 309-321, mar./abr. 2012 http://dx.doi.org/10.

1590/S0103-65132012005000010

Processo sustentvel de produo de carvo vegetal quanto aos aspectos: ambiental, econmico, social e cultural
Sueli de Ftima de Oliveira Miranda Santosa*, Kazuo Hatakeyamab
b a *suelifom@hotmail.com, UTFPR, Brasil khatakeyama@uol.com.br, Salvador, Brasil

Resumo
O Brasil produz aproximadamente 1/3 da produo mundial de carvo vegetal e sua quase totalidade destinada produo brasileira de ferro-gusa, ferro ligas e silcio metlico. Quase 75% desse carvo ainda produzido artesanalmente, utilizando-se principalmente a lenha de mata nativa. A presso por sistemas produtivos sustentveis tem dirigido a busca por tecnologias mais limpas e eficientes. A partir de pesquisa numa unidade industrial produtora de carvo vegetal pelo processo de carbonizao em cilindros metlicos verticais, localizada no Paran, este artigo objetiva mostrar que os aspectos de sustentabilidade deste processo esto no atendimento aos requisitos bsicos de ser ecologicamente correto, economicamente vivel, socialmente justo e culturalmente aceito. Este processo mostrou um potencial de economizar em torno de 25% de lenha, o atendimento legislao trabalhista vigente e o atendimento aos anseios da sociedade, ao proporcionar aos trabalhadores condies dignas de trabalho e insero social, quando comparado ao processo artesanal.

Palavras-chave
Produo de carvo vegetal. Carvo vegetal. Energia renovvel.

1. Introduo
O carvo vegetal proveniente da queima parcial da madeira. Na era primitiva, o homem utilizava pedaos de madeira em chamas para iluminar as cavernas ou aquecer-se. Possivelmente no tardou a perceber que, ao utilizar a madeira queimada, de aspecto preto e frivel, esta no produzia chama e nem tanta fumaa, gerando calor de forma mais controlvel que aquele produzido pela queima direta da madeira (JUVILLAR, 1980), marcando a descoberta do carvo vegetal e seu uso como combustvel. O fogo era utilizado para coco de alimentos, como fonte de luz e de calor e evolutivamente para tratamento de materiais que serviriam para confeco de armas, ferramentas e utenslios, conferindo lenha a qualificao de sistema energtico mais antigo da humanidade. medida que a evoluo da humanidade acontecia, a utilizao do carvo vegetal foi se tornando mais intensa. Substitudo por combustveis fsseis em alguns casos, em muitos lares de pases subdesenvolvidos ainda um combustvel imprescindvel, seja por motivos econmicos ou financeiros (GUARDABASSI, 2006). O homem moderno procura aliar crescimento ao desenvolvimento sustentvel desde a utilizao da energia a vapor no sculo XVIII, fato marcante que abriu caminho para a consolidao do uso da energia em escala crescente para a modernidade, passando, nessa busca, pela utilizao de fontes como o petrleo e a eletricidade, entre outras. A demanda pelo crescimento sustentvel tem levado cada vez mais necessidade da utilizao de energias alternativas e renovveis.
*UTFPR, Curitiba, PR, Brasil Recebido: 28/03/2008; Aceito: 22/03/2011

310

Santos, S. F. O. et al. Processo sustentvel de ... social e cultural. Produo, v. 22, n. 2, p. 309-321, mar./abr. 2012

Porm, mesmo em alguns pases onde o acesso a outras fontes energticas intenso, o carvo vegetal tem utilidade tecnolgica importante, como no caso da produo de certos fundidos de ferro no Brasil que necessitam de matria-prima (ferro-gusa) isenta de enxofre, sendo que este elemento qumico est presente no carvo mineral. H que se salvaguardar a necessidade absoluta da utilizao de florestas ser feita de forma racional, evitando a ocorrncia de desastres ecolgicos similares ao ocorrido na ilha de Madagascar, com suas florestas dizimadas pela explorao predatria. A produo do carvo vegetal no Brasil responde por cerca de 1/3 da produo mundial, aqui utilizada em sua quase totalidade para a siderurgia, mas produzida ainda, em sua grande maioria, como h um sculo, sem as preocupaes bsicas com a preservao do meio ambiente e com as condies de trabalho inadequadas (PINHEIRO et al., 2006). Estas preocupaes fazem parte das perspectivas do uso do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo MDL, do Protocolo de Kyoto. O MDL tem o propsito de aumentar a parcela de energia ecologicamente correta, produzida de maneira sustentvel, incentivando a utilizao de fontes renovveis e de diminuir a emisso de gases que causam o efeito estufa da atmosfera, contribuindo com o abrandamento deste efeito atravs do sequestro de carbono (BRASIL, 2005). Por outro lado, os produtores de carvo vegetal, independentemente da escala de produo a que se dedicam, tm sentido os impactos no custo operacional devido s crescentes exigncias de se utilizar a mo de obra e adquirir matria-prima de forma legalizada, atendendo, ao mesmo tempo, aos apelos de uma produo mais limpa com baixos ndices de poluio. A busca por alternativas que atendam a todos estes desgnios de forma econmica, leva necessidade de processos mais eficientes. Os dados foram coletados em duas unidades de produo, uma artesanal em fornos tipo rabo quente e outra industrial em fornos de cilindros metlicos verticais, ambas situadas no Estado do Paran. Este artigo tem como objetivo analisar comparativamente os processos de carbonizao e mostrar que os aspectos de sustentabilidade do processo industrial esto no atendimento aos requisitos bsicos de ser ecologicamente correto, economicamente vivel, socialmente justo e culturalmente aceito.

uso de trabalho anlogo condio de escravo e a poluio do ar gerada pelos primitivos fornos de alvenaria, os quais emitem grandes quantidades de fumos, representando uma significativa fonte de poluio e contaminao ambiental. Nos ltimos 10 anos, o consumo de florestas plantadas em comparao ao consumo de florestas nativas para produo de carvo vegetal no evoluiu de maneira positiva do ponto de vista ambiental. Embora a rea de florestas plantadas tenha crescido, no ocorreu na proporo do aumento da produo siderrgica. Face ao acirramento nas questes ambientais, um planejamento neste sentido tem tomado corpo. Uma pequena reverso na tendncia pode ser observada a partir de 2004. O eucalipto uma das melhores opes para a produo de carvo vegetal, devido rusticidade, produtividade e s caractersticas da madeira. Os reflorestamentos de eucalipto, planejados e manejados adequadamente, produzem rvores de troncos retos, uniformes e madeira com massa especfica adequada para a obteno de carvo de boa qualidade (PINHEIRO et al., 2006). Em 2006, no Brasil, dos 5.373.417 ha de florestas plantadas com eucalipto e pinus, 66% eram da espcie eucalipto, 4% maior que em 2005. O Estado de Minas Gerais detm 31% das florestas de eucalipto, So Paulo 23% e a Bahia 23% (ASSOCIAO..., 2007).

3. Carbonizao
O uso energtico da biomassa vem sendo valorizado como forma alternativa ao uso de combustveis fsseis, principalmente por ser uma fonte renovvel. Na converso energtica da biomassa (gramneas, bagao de cana, casca de arroz, casca de coco, madeira, entre outras), faz-se uso de processos termoqumicos. A biomassa submetida ao do calor at transform-la em compostos mais simples (PINHEIRO et al., 2006). A madeira composta basicamente de carbono, oxignio, gua, hidrognio, nitrognio e sais minerais (OLIVEIRA et al., 1980), constituindo-se num dos componentes da biomassa de maior uso energtico por possuir caractersticas atraentes tais como produtividade, qualidade e massa especfica adequada, alm do seu baixo custo (PINHEIRO et al., 2006). Segundo Pinheiro et al. (2006), a carbonizao um processo em que a madeira submetida a aquecimento entre 450 e 550 C em ambiente fechado, com pequena quantidade ou excluso total de ar e durante o qual so liberados gases, vapores de gua e lquidos orgnicos, permanecendo como resduos, principalmente, o alcatro e o carvo vegetal.

2. O uso do eucalipto na produo do carvo vegetal


No Brasil, a atividade carvoeira tem tido como caractersticas: a devastao de florestas nativas, o

Santos, S. F. O. et al. Processo sustentvel de ... social e cultural. Produo, v. 22, n. 2, p. 309-321, mar./abr. 2012

311

Segundo Rezende (2006), o processo de carbonizao do Eucalyptus ocorre em quatro fases:


Fase I Secagem: ocorre at 110 C, quando apenas a umidade liberada; Fase II Torrefao: ocorre entre 110 e 250 C, sendo que, na temperatura de 180 C, tem incio a liberao da gua de constituio pela decomposio da celulose e hemicelulose. Pouco peso perdido at 250 C. Forma-se o tio ou madeira torrada; Fase III Carbonizao: ocorre entre 250 e 350 C e, com a intensificao da decomposio da celulose e hemicelulose, ocorre expressiva perda de peso, formando-se gs, leo e gua. Ao atingir a temperatura de 350 C, o carvo possui 75% de carbono fixo e se considera que a carbonizao est praticamente pronta; Fase IV Fixao: dos 350 C em diante, ocorre reduo gradual na liberao de elementos volteis, principalmente gases combustveis, continuando a fixao do carbono.

custos de implantao e operao, aliados presso incipiente dos organismos ambientais da poca podem ser as causas da demora em suas utilizaes.

4. Sustentabilidade
Entende-se o termo sustentabilidade como algo que possua a qualidade de ser sustentvel. Define-se sustentvel como sendo algo capaz de se manter mais ou menos constante, ou estvel, por longo perodo, segundo dicionrio Aurlio. A ele esto atrelados termos como desenvolvimento ou crescimento econmico: sustentvel. Por crescimento econmico, entende-se todo e qualquer aumento na produo de bens e servios, seja de um pas ou de uma regio, tendo como medida mais comum o aumento da renda per capita. Para Almeida (2007), a concepo de desenvolvimento sustentvel surgiu a partir da discusso internacional em torno do conceito de desenvolvimento, at ento predominantemente atado noo de crescimento.
Tabela 1. Produtos da carbonizao.
Produtos da carbonizao Carvo (80% Carbono fixo) cido Pirolenhoso (cido Actico) (Metanol) (Alcatro Solvel) (gua e outros) Alcatro insolvel Gases No Condensveis (GNC) (Hidrognio 0,63%) (CO 34%) (CO2 62%) (Metano 2,43%) (Etano 0,13%) (Outros 0,81%) Total
Adaptado de Gomes e Oliveira (1980); Ferreira (2000).

A carbonizao , ento, a destilao da madeira que a transforma numa frao rica em carbono (o carvo vegetal) e noutra frao composta por vapores e gases (alcatro, piro lenhosos e gases no condensveis), de acordo com Sampaio et al. (2001). Essas fraes so identificadas como os produtos oriundos da carbonizao, conforme mostra a Tabela 1. O uso disseminado do carvo vegetal h geraes, por diversos setores, vem permitindo o aprimoramento dos processos de produo. Na tentativa de melhorar os mtodos tradicionais de produo do carvo vegetal, os fornos metlicos vm sendo aperfeioados visando o alcance de resultados em termos de reduo do tempo de carbonizao, aumento nos rendimentos volumtricos em estreo de madeira/metro de carvo (st/MDC), aproveitamento dos subprodutos do processo, diminuio dos custos logsticos, diminuio na emisso de poluentes, entre tantos. A evoluo dos fornos para carbonizao da matria lenhosa no Brasil, depois dos fornos de terra, segue a sequncia mostrada na Tabela 2. Na Europa, para atendimento s leis ambientais, tecnologias de carbonizao com capacidade para produo em escala industrial, dotadas de mecanismos para recuperao dos subprodutos e de forma contnua foram substituindo as formas de produo altamente poluidoras. Na realidade, estas tecnologias no foram criadas recentemente, dentre elas esto citados os processos em uso na Europa atualmente, como o ReichertLurgi (tambm conhecido como processo Degussa) e o Sific-Lambiotte (comercializado no Brasil como processo Carboprem), que foram criados em 1935 e 1947, respectivamente (PENEDO, 1982). Os altos

% base seca 33,0 35,5 (5,0) (2,0) (5,0) (23,5) 6,5 25,0 (0,16) (8,5) (15,5) (0,61) (0,03) (0,20) 100,0

Tabela 2. Desempenho dos fornos de carbonizao no Brasil.


Tipo de construo Ciclo de operao (horas) Capacidade Lenha (st) 20 20 10-11 110 ND 80 Carvo (MDC) 8,7 8,0 4-5 65 ND 53,3 Rendimento volumtrico (st/MDC)

Alvenaria com fonte interna de calor Encosta ou barranco Rabo quente Superfcie JG Retangular V&M Retangular ACESITA JG semicontnuo DPC semicontnuo 240 144-168 144 264-312 264 ND 72 2,3 2,5 2,2 1,8 1,8 ND 1,50

180-240 95-130

Metlicos com fonte interna de calor Metlicos com fonte externa de calor
Adaptado de Pinheiro et al. (2006); Lcio (2006).

312

Santos, S. F. O. et al. Processo sustentvel de ... social e cultural. Produo, v. 22, n. 2, p. 309-321, mar./abr. 2012

A preocupao com a sustentabilidade vem tomando espao cada vez maior nas decises individuais, empresariais e governamentais, chamados por Almeida (2007) de atores do mundo tripolar sociedade civil organizada, empresas e governos. Esta tomada de espao ocorre, entre outras, em funo das advertncias dos cientistas que representam o clamor vivo da sociedade e dos organismos internacionais para o crescente aquecimento global e suas possveis consequncias. Esta preocupao com o equilbrio entre aspectos econmicos, sociais e ambientais se tornou global mediante inmeros fatos considerados importantes, tais como a fundao do Clube de Roma, em 1992; a criao do conceito ou base filosfica do desenvolvimento sustentvel como sendo aquele que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das geraes futuras satisfazerem as suas prprias necessidades, contido no documento Nosso Futuro Comum, em 1987 no Relatrio Brundtland; em 1992, a ECO 92 no Rio de Janeiro; em 1997, o Protocolo de Kyoto que veio reforar a Conveno sobre Mudanas Climticas; em 1999, a Declarao do Milnio e a criao do ndice Dow Jones de Sustentabilidade, primeiro ndice global criado para acompanhar o desempenho financeiro de empresas lderes em sustentabilidade com papis na Bolsa de Valores de Nova York, o mesmo ocorrendo no Brasil com o ndice de Sustentabilidade Empresarial lanado pela BOVESPA em 2005. Do ponto de vista do conceito, todo e qualquer empreendimento humano para ser sustentvel necessariamente precisa ser economicamente vivel, ecologicamente correto, socialmente justo e culturalmente aceito.

5. Metodologia
Os dados foram analisados com a finalidade de identificar a viabilidade econmica, os impactos

ambientais, sociais e culturais da produo de carvo vegetal pelo processo de carbonizao em cilindros metlicos verticais em comparao com o processo de carbonizao em fornos de alvenaria tipo rabo quente. O processo de carbonizao em fornos de alvenaria tipo rabo quente faz parte do Processo Artesanal de produo do carvo vegetal e, segundo Pinheiro et al. (2006) responsvel por cerca de 70% do carvo produzido no Brasil. Os fornos do tipo rabo quente realizam um ciclo a cada seis ou sete dias, podendo chegar a dez dias se a umidade da lenha for elevada, cujo perodo se divide em duas partes. Primeiro vem o acendimento do forno e o controle da entrada de ar, quando ocorre efetivamente a carbonizao. Terminada a carbonizao, que dura em mdia trs dias, o forno completamente vedado com argila e deixado em resfriamento at atingir temperaturas internas em torno de 40 a 50 C, quando ento possvel a descarga do forno sem risco de ignio do carvo ao entrar em contato com o ar (COLOMBO; PIMENTA; HATAKEYAMA, 2006). Em funo do custo de construo e da facilidade de operao comum encontrar carvoarias com at 120 fornos, construdos junto s florestas nativas ou cultivadas, conforme exemplo mostrado na Figura 1. O processo de carbonizao em cilindros metlicos verticais (PCCMV) faz parte do processo industrial de produo do carvo vegetal, em funo das caractersticas de volume, nvel de investimento, possibilidade de organizao do trabalho, entre outras. Os dados referentes a este processo foram coletados numa unidade de produo de carvo vegetal (UPC) localizada no Estado do Paran e que utiliza o processo de carbonizao em cilindros metlicos verticais. Possui como caracterstica principal a produo em escala industrial, qual se agregam os aspectos tcnicos, econmicos, ambientais e sociais como fatores diferenciais entre os processos utilizados atualmente, conforme mostra a Figura 2.

Figura 1. a) Forno Rabo Quente; e b) Bateria de fornos Rabo Quente. Fonte: Colombo, Pimenta e Hatakeyama (2006).

Santos, S. F. O. et al. Processo sustentvel de ... social e cultural. Produo, v. 22, n. 2, p. 309-321, mar./abr. 2012

313

Figura 2. Desenho esquemtico da UPC. Fonte: disponibilizado pela Unidade Industrial Pesquisada.

O PCCMV de concepo simples, constituindo-se em um processo semicontnuo para produo de carvo vegetal. O processo de produo consiste basicamente em carregar o cilindro metlico com lenha previamente cortada em tamanho uniforme e com o teor de umidade reduzido. O cilindro metlico carregado fechado na extremidade inferior com uma grelha que permite a circulao do ar e dos fumos decorrentes da carbonizao da lenha. Assentado na posio vertical sobre um suporte na base do forno inicia-se a carbonizao a partir da ignio da lenha. A fumaa oriunda da carbonizao canalizada para o queimador. Parte do ar quente, proveniente dessa queima, transferida para a unidade de secagem da lenha que pode contar, opcionalmente, com o auxlio de um sistema de micro-ondas instalado nas paredes externas que emite radiao para a lenha em secagem, facilitando a evaporao. A cada ciclo de carbonizao, o cilindro colocado em resfriamento e ento descarregado. Esta concepo constitui o Processo Terico. A Unidade de Produo de Carvo Vegetal (UPCV) pesquisada deriva desta concepo terica e compe-se das seguintes partes principais: 8 fornos; 3 cilindros metlicos por forno, totalizando 24 cilindros por UPC; 24 grelhas de ferro fundido com chamin (1 por cilindro); um queimador da fumaa poluente e produtor de ar quente para a secagem da lenha; uma unidade de secagem da lenha; 1 sistema informatizado para superviso da carbonizao. As partes acessrias so: termopares para controle da temperatura interna dos cilindros; prtico rolante eltrico equipado com trolley e talha; cavaletes metlicos para carga de lenha e descarga de carvo vegetal; ventilador/exaustor para a suco da fumaa dos fornos; ventilador/insuflador para conduzir o ar quente para a unidade de secagem da lenha; balana tipo dinammetro para pesagem da lenha e do carvo vegetal; garfos e ps; gaiolas para medio de volume de carvo vegetal e suporte metlico para grelha. A UPVC da qual se extraram os dados pesquisados constitui o Processo Pesquisado.

A produo de carvo vegetal pelo Processo Artesanal foi proporcionalmente adaptada de dados coletados numa carvoaria tpica, localizada no Paran (COLOMBO; PIMENTA; HATAKEYAMA, 2006), tornando-se equivalente, em volume, ao Processo Terico de uma UPCV de 3.500 a 4.000 MDC/ms. A produo pelo Processo Pesquisado, a partir da coleta de dados de 250 carbonizaes numa UPCV idealizada para 3.500 a 4.000 MDC/ms no Estado do Paran, no perodo de 05/08 a 03/09, foi comparada inicialmente ao Processo Terico, conforme consta na Tabela 3. A anlise tcnica dos processos (capacidade, produtividade, rendimento, qualidade do produto) foi feita dentro do escopo necessrio para a elaborao dos parmetros econmicos, ambientais, sociais e culturais, sem a pretenso de discutir ou esgotar os aspectos tcnicos envolvidos nos processos, ressaltando que todas as informaes tcnicas foram suportadas pela literatura e pelos dados coletados nas unidades pesquisadas. A viabilidade econmica dos processos foi atestada por meio do emprego de conceitos e ferramentas amplamente utilizados e consagrados da Engenharia Econmica. Para a anlise comparativa dos processos, quanto ao aspecto ambiental, buscou-se na teoria dados estatsticos para clculo do balano de massa, do balano energtico e das quantidades geradas dos diferentes produtos oriundos do processo de carvoejamento, conforme mostrado nas Tabelas 4, 5 e 6: Para efeito de clculos do balano de massa, utilizaram-se dados constantes da Tabela 4. Quanto ao balano energtico, a sequncia mostrada na Tabela 5 abaixo identifica que a secagem responsvel por 48,7% da energia total demandada no processo de carbonizao. Complementando, os dois principais produtos oriundos da carbonizao (fumaa e carvo) e o poder calorfico destes foram identificados na Tabela 6. Para analisar o aspecto social dos processos de carbonizao, optou-se por montar um cenrio do setor carvoeiro no Brasil, no que se refere s relaes trabalhistas. Segundo a Organizao Internacional do Trabalho (OIT), em 2005 as vtimas do trabalho forado no mundo eram 12,3 milhes, distribudos conforme mostrado na Figura 3. A situao degradante qual os trabalhadores so submetidos vai alm dos alojamentos e cozinhas precrios, da ausncia de instalaes sanitrias, da falta de gua potvel para beber e da falta de socorro mdico. Muitos acidentes deixam sequelas e at

314

Santos, S. F. O. et al. Processo sustentvel de ... social e cultural. Produo, v. 22, n. 2, p. 309-321, mar./abr. 2012

Tabela 3. Premissas: anlise econmica comparativa dos processos: artesanal, terico e pesquisado.
Hipteses de base capacidade 3.500 a 4.000 MDC/ms Tipo de processo Artesanal Capacidade produtiva MDC/ms Vida til considerada em anos Montante em R$ Nmero de fornos por bateria Quantidade de baterias no sistema Quantidade de fornos no sistema Quantidade de cilindros por forno Capacidade de cada forno em st de eucalipto Capacidade de cada cilindro em st de eucalipto Tempo de carbonizao em horas Produo diria (nmero de carbonizaes por forno) Razo de converso (st de eucalipto/MDC) Dias produtivos no ms Nmero de empregados Regime de produo em horas/dia Horas trabalhadas/ funcionrio/ms Impostos s/Vendas (PIS, COFINS) Mo de obra em R$/hora Preo da lenha R$/st de eucalipto no ptio Custo mdio mensal histrico da energia eltrica em R$ Custo mdio mensal estimado de manuteno/ bateria (R$) Custo mdio mensal estimado de manuteno (R$) Depreciao (10% a.a. sobre investimento inicial) Preo de venda (R$/MDC) 4.000 2,0 Terico 3.994 10,0 Pesquisado 1.622 10,0

Tabela 4. Dados bsicos de consumo de carvo e produtividade da lenha.


Descrio 1) Produo carvo vegetal (Brasil) 2) Massa de lenha/st eucalipto 3) Produtividade mdia de lenha de eucalipto 4) gravimtrico processo artesanal (base seca) 5) gravimtrico processo terico (base seca) 6) volumtrico processo artesanal (base seca) Unidade 9,510,5 mi t/ano 550580 kg (30% umidade mdia) 4045 st/ha.ano (30% umidade mdia) 25-30% ou 3,64:1 na mdia 36-40% ou 2,63:1 na mdia 2 st:1 MDC 1,5 st:1 MDC

Investimento inicial 178.500 3.000.000 3.000.000

Dados tcnicos/operacionais 12 9,7 117 n.a. 16,00 n.a. 168 0,14 2,0 30 88 24 180 Custos operacionais 9,25% 5,56 40,00 0,00 9,25% 5,56 40,00 22.000,00 9,25% 5,56 40,00 22.000,00 n.a. n.a. 8 3 n.a. 10,4 10,0 2,4 1,5 30 18 24 180 n.a. n.a. 8 3 n.a. 10,4 16,0 1,04 1,6 30 18 24 180

7) volumtrico processo terico (base seca)

1) Brasil (2007); 2) e 4) Penedo (1982); 3) Latorre e Cunha (2006); 5) e 7) Pimenta (2007); 6) Pinheiro (2006).

600,00

n.a.

n.a.

5.830,00 0,00 115,00

6.250,00 300.000,00 115,00

6.250,00 300.000,00 115,00

mutilaes. Muitas vezes so obrigados a colocar seus filhos no trabalho como forma de aumentar a produo e qualquer desobedincia pode lhes custar a prpria vida (ORGANIZAO..., 2005).

Muitos so os fatores atribudos a esta prtica, seja em que parte do mundo for: a falta de instruo e de perspectivas de vida dos trabalhadores favorece o trabalho dos aliciadores e a impunidade livra os exploradores (ORGANIZAO..., 2005). O Pacto pela erradicao do trabalho escravo, outra ferramenta importante na luta contra esta prtica, articulada pelo Instituto Ethos, em conjunto com a OIT e a ONG Reprter Brasil, firmado em 19 de maio de 2005, tem como signatrias empresas dos mais variados segmentos e prev o envolvimento dos seus signatrios na busca pela regularizao das relaes de trabalho nas cadeias produtivas constantes da lista suja do Ministrio do Trabalho e Emprego, a partir do estabelecimento de metas. Outro documento, especificamente criado para a cadeia produtiva em que a produo do carvo vegetal est inserida, a carta-compromisso pelo fim do trabalho escravo na produo do carvo vegetal e pela dignificao, formalizao e modernizao do trabalho na cadeia produtiva do setor siderrgico, assinado pela Associao das Siderrgicas de Carajs ASICA, pelo Sindicato da indstria do Ferro Gusa do Estado do Maranho SIFEMA; Instituto Ethos; Instituto Observatrio Social, entre outros (INSTITUTO..., 2004). Para analisar o aspecto cultural dos processos de carbonizao, v-se que, historicamente, segundo Jacomino et al. (2002), a indstria siderrgica no Brasil cresceu suportada pelo carvo vegetal. Nos idos do sculo XVIII, os primeiros fornos de manufatura do ferro-gusa foram desenvolvidos para seu uso. A industrializao acelerada durante o sculo XX introduziu o uso do carvo mineral coqueificvel para utilizao nos altos fornos das indstrias do ao. No

Santos, S. F. O. et al. Processo sustentvel de ... social e cultural. Produo, v. 22, n. 2, p. 309-321, mar./abr. 2012

315

Figura 3. Principais formas de trabalho forado no mundo. Fonte: Organizao Internacional do Trabalho (2005). Tabela 5. Etapas de Carbonizao x Demanda de Energia (madeira 30% de umidade).
Etapa I (secagem) II (torrefao) III (carbonizao) IV (fixao) Todas
Adaptado de Rezende (2006).

Demanda de energia p/1 t madeira (BS) 257 Mcal 98 Mcal 138 Mcal 35 Mcal 528 Mcal

Temperatura mdia atingida (C) 100110 250270 340350 350360 350360

Produto da fase Madeira seca Tio Carvo Carvo 75% CF Carvo 75% CF

Energia total demandada (%) 48,7 18,6 26,1 6,6 100,0

Tabela 6. Produtos da carbonizao x poder calorfico (madeira 30% umidade).


Carga inicial Madeira 1.000 kg (base seca) Produto gasoso (fumaa) Gs leo 1.300 kg (base mida) Poder calorfico
Adaptado de Rezende (2006).

6. Resultados e discusso 6.1. Comparativo dos resultados quanto ao aspecto tcnico


A anlise tcnica comparativa entre os processos de carbonizao objetivou avaliar tempo de carbonizao, consumo de matria-prima e aproveitamento dos subprodutos. A partir das premissas constantes da Tabela 3, os resultados se referem ao encontrado na carvoaria artesanal do Paran, Processo Artesanal, adaptada proporcionalmente capacidade do Processo Terico, e aos dados encontrados no Processo Pesquisado, conforme Tabela 7. No perodo pesquisado, a UPCV operou a 40,6% da capacidade instalada. Tempo mdio de carbonizao 68% acima do esperado, rendimento volumtrico mdio 6,7% menor e rendimento gravimtrico mdio 6,8% menor do que a mdia esperada. Vale ressaltar que a unidade de secagem de lenha no estava funcionando no regime contnuo e, durante a pesquisa, a umidade da lenha se encontrava acima do previsto para o processo terico.

Produto slido (carvo)

Monxido de carbono + dixido de carbono: 160 kg Alcatro e pirolenhoso 130 kg Umidade: 300 kg gua de constituio: 310 kg 1.295 kcal/kg 7.300 kcal/kg Carvo 400 kg

gua

entanto, por razes de custo e da qualidade do ferrogusa produzido a partir do carvo vegetal, evidencia-se que acima de 30% do ferro-gusa brasileiro, 100% do ferroliga e 100% do silcio metlico so produzidos a partir de carvo vegetal. De acordo com as estatsticas do setor siderrgico, o Brasil importante fabricante de ao, ferroligas e fundidos de ferro no cenrio mundial, ocupando atualmente o segundo lugar na produo de ferroligas e a stima posio na produo de fundidos de ferro. A curva de crescimento das indstrias siderrgicas aponta para um crescimento em todas as reas abordadas e, culturalmente, a produo de carvo vegetal deve acompanhar esta tendncia pelos motivos citados acima.

6.2. Comparativo dos resultados quanto ao aspecto econmico-financeiro


Para efeito de anlise comparativa entre os processos consideraram-se os fluxos de caixa. No entanto, no foram considerados:

316

Santos, S. F. O. et al. Processo sustentvel de ... social e cultural. Produo, v. 22, n. 2, p. 309-321, mar./abr. 2012

Depreciao no caso do Processo Artesanal: para efeito da operao, os custos alocados em manuteno so suficientes para manter a unidade operacional, alm dos dois anos considerados para a vida til do forno; Custo de oportunidade: no se trata unicamente de escolher entre duas alternativas viveis de investimento, mas de uma segunda alternativa que se vem praticando e que atenda a outros desgnios, tais como, ser ecologicamente correto, socialmente justo e culturalmente aceito. Por fora do amadurecimento da sociedade, a alternativa tende a ser compulsria com o passar do tempo; Despesas de comercializao e administrativas: considerados apenas impostos sobre vendas, visto que a apurao das outras despesas pressupe condio de levantamento exato destes gastos, no sendo possvel em uma unidade operacional funcionando em regime de tryout. Alm disto, estas mesmas despesas incidiriam similarmente em quaisquer dos processos e, portanto, no teriam influncia significativa na avaliao comparativa; Capital de giro: da mesma forma que as despesas de comercializao, este custo de difcil apurao durante a pesquisa em qualquer dos processos, incidiria similarmente em quaisquer dos processos, no tendo, portanto, influncia significativa na avaliao comparativa.

A anlise dos processos de carbonizao objetivou avaliar primeiramente a viabilidade econmica comparada entre o Artesanal e o Terico, a partir das premissas constantes da Tabela 3. Buscou-se, tambm, comparativamente ao Processo Terico, mostrar os resultados alcanados no Processo Pesquisado, conforme verificado nas instalaes ainda em fase de tryout, que obtiveram os resultados mostrados na Tabela 8. A partir dos dados constantes da Tabela 8, calcularam-se os indicadores econmico-financeiros dos processos Artesanal, Terico e Pesquisado, apresentados para comparao, na Tabela 9.

7. Comparativo dos resultados quanto ao aspecto ambiental 7.1. Balano terico de massa
Da Tabela 4, estimaram-se as quantidades de madeira necessrias para cada processo a partir do consumo mdio anual de carvo vegetal e considerando-se o uso da lenha de eucalipto para a produo do carvo. Os resultados so mostrados na Tabela 10.
Tabela 8. Comparativo dos resultados financeiros anuais dos processos: artesanal, terico e pesquisado.
Resultados financeiros anuais (R$ 1.000,00) capacidade 3.500 a 4.000 MDC/Ms Artesanal Terico Pesquisado Faturamento previsto Custo total de produo c/ impostos Custo da lenha Custo da mo de obra Custo da energia eltrica Custo estimado da manuteno Custo da depreciao Impostos s/Vendas (PIS, COFINS) Custo unitrio de produo (R$/MDC) 5.520 5.477 3.840 1.057 0 70 511 114,11 5.511 4.240 2.875 216 264 75 300 510 88,48 2.239 2.308 1.246 216 264 75 300 207 118,56

Dessa forma, as receitas em qualquer um dos fluxos ficam superestimadas, mas nada que possa prejudicar uma anlise comparativa, dado que os eventuais acrscimos nas receitas incidem igualmente em quaisquer dos processos.
Tabela 7. Comparativo de resultados de consumo e produo entre processos: artesanal, terico e pesquisado.
Resultados Capacidade 3.500 a 4.000 MDC/ms Tipo de processo Consumo de lenha em st de eucalipto/dia Consumo de lenha em st de eucalipto/ms Capacidade produtiva do processo em MDC/dia Capacidade produtiva do processo em MDC/ms Nmero de carbonizaes no perodo Tempo de carbonizao total em horas Tempo mdio de carbonizao em horas/ forno Rendimento volumtrico (mdio) Rendimento gravimtrico (mdio) Artesanal 266,67 8.000 133,3 4.000 500 84.108 168 2,0 25-30% Terico 199,68 5.990 133,1 3.993 576 5.760 10 1,5 36-40% Pesquisado 86,53 2.595,84 54,08 1.622,40 250 4.200 16,8 1,6 35,4%

Tabela 9. Indicadores econmico-financeiros: comparativo entre processos.


Indicadores econmico-financeiros: comparativo entre processos Indicadores/tipo de processo Lucratividade estimada (%) Rentabilidade simples (%) Artesanal Terico 0,8% 23,8% 4,2 6,4 62 20% 25,4% 42,4% 2,36 2,95 3.733 41% Pesquisado 3,4% 2,3% Inexistente Inexistente 3.028 Inexistente

Payback simples (anos) Payback descontado (anos) VPL (Valor Presente Lquido TMA 12%) Taxa interna de retorno (%)

Santos, S. F. O. et al. Processo sustentvel de ... social e cultural. Produo, v. 22, n. 2, p. 309-321, mar./abr. 2012

317

Ainda da Tabela 4 (2) e (3), depreende-se a produtividade mdia de florestas de silvicultura de eucalipto, evidenciada na Tabela 11. Da relao entre as Tabelas 10 e 11, evidencia-se a necessidade de reas florestais de silvicultura de eucalipto, conforme Tabela 12. Os resultados evidenciam que o Processo Terico, a partir de lenha de eucalipto, mostra uma economia potencial anual de cerca de 550.000 ha de florestas, interessante do ponto de vista ambiental. Por outro lado, do balano de massas, comparando teoricamente os dois processos de carbonizao realizados com lenha de eucalipto, no que se refere emisso de fumos durante o processo a partir de dados derivados da Tabela 10 e Tabela 6, as diferenas esto evidenciadas na Tabela 13. Os 9,1 milhes t de diferena na emisso anual de fumos, tomando-se ainda em considerao que a queima da fumaa transforma a parte mais poluente dos fumos em gases limpos, representam uma considervel melhoria potencial do ponto de vista ambiental.

de umidade) de 437 Mcal, conforme evidenciado na Tabela 15. A energia contida em 900 kg de fumaa, de acordo com a Tabela 14 se mostra acima do necessrio para evaporar totalmente a gua contida na madeira, conforme Tabela 15. Isto equivale dizer que o diferencial positivo do Processo Terico em relao ao Processo Artesanal est no aproveitamento do poder energtico da fumaa em funo de:
Aumento do rendimento da carbonizao, obtendo maior quantidade de carvo em relao ao processo artesanal (suporte para a viabilidade econmica); Reduo da quantidade do principal insumo do processo (lenha) para obteno do carvo (suporte para a viabilidade econmica); Reduo do abate de florestas nativas (suporte para a viabilidade ambiental); Reduo e modificao da emisso dos gases, obtendo gases mais limpos e em menor volume (suporte para a viabilidade ambiental); Alcanados (a) e (b) tornar possvel a operao dentro dos padres trabalhistas exigidos por lei (suporte para a viabilidade social).

7.2. Balano energtico terico


A Tabela 5 mostra que a secagem de uma madeira de eucalipto com 30% de umidade responsvel por 48,7% da energia total demandada no processo de carbonizao. A Tabela 6 mostra que se obtm dois produtos principais oriundos do processo de carbonizao fumaa e carvo com poderes calorficos de 1.295 e 7.300 kcal/kg, respectivamente. A partir das informaes constantes das Tabelas 5 e 6, evidencia-se a energia contida na fumaa gerada na carbonizao de 1.300 kg de madeira (1.000 kg base seca), conforme mostrado na Tabela 14, sendo que PCF = poder calorfico da fumaa. Para aquecer at 100 C e evaporar 1 kg de gua, so necessrias em torno de 600 kcal. Adicionalmente, de acordo com a Tabela 5, a energia necessria para evaporao da gua de constituio de 1 t de madeira base seca de 257 Mcal. Dessa forma, a energia total envolvida no processo de evaporao da gua contida em 1.300 kg de madeira base mida (30%

Considerando os dados constantes do Balano Terico de Massa, do Balano Energtico Terico e Tabela 7 - Comparativo dos Resultados quanto ao Aspecto Tcnico, destacam-se:
O volumtrico do Processo Pesquisado atingiu 1,6, significando uma economia de 517.000 ha/ano de florestas plantadas de eucalipto quando comparado com o Processo Artesanal. O volumtrico de 1,5 previsto
Tabela 11. Produtividade de floresta de silvicultura de eucalipto.
Massa mdia de madeira/ st de eucalipto (t) (2) 0,565 Produtividade mdia da madeira (t/ha.ano 30% de umidade) 2226

Tabela 12. Necessidade anual de florestas de eucalipto para produo de carvo vegetal.
Produtividade mdia da floresta plantada (t/ha) 24 rea necessria de rea necessria de floresta plantada floresta plantada (processo artesanal) (processo terico) (ha) (ha) 1.971.000 1.425.000

Tabela 10. Necessidade anual de madeira (BS base seca e BU base mida 30% de umidade mdia) para produo de carvo vegetal.
Produo mdia anual de carvo vegetal (Mt) (1) 10 Relao gravimtrica madeira/carvo processo artesanal BS (4) 3,64 BU 4,73 Relao gravimtrica madeira/carvo processo terico BS (5) 2,63 BU 3,42 Consumo mdio anual de madeira processo artesanal (Mt) BS 36,4 BU 47,3 Consumo mdio anual de madeira processo terico (Mt) BS 26,3 BU 34,2

318

Santos, S. F. O. et al. Processo sustentvel de ... social e cultural. Produo, v. 22, n. 2, p. 309-321, mar./abr. 2012

Figura 4. Fotos comparativas entre os processos: artesanal e pesquisado. Tabela 13. Comparativo da emisso de fumos entre dois processos de carbonizao.
Artesanal 25% a 30% de rendimento gravimtrico Consumo mdio anual de madeira (Mt) 47,3 Emisso anual de fumos (Mt) 32,7 Tipo de fumos Poluente Terico 36% a 40% de rendimento gravimtrico Consumo mdio anual de madeira (Mt) 34,2 Emisso anual de fumos (Mt) 23,6 Tipo de fumos Limpo

Tabela 14. Energia contida na fumaa para 1 t de madeira (base seca).


PCF (kcal/kg) 1.295 Fumaa (kg) 900 Energia contida na fumaa (Mcal) 1.165,5

plantado. O volumtrico de 1,5 previsto no Processo Terico apontava para uma possibilidade de reduo na emisso de fumos da ordem de 9.100.000 t/ano; A transformao dos fumos poluentes em gases limpos se verificou, uma vez que o queimador de fumaa se encontrava em funcionamento durante o perodo pesquisado; A secagem da lenha, no nvel esperado, no se verificou, pois a unidade de secagem da lenha estava operando descontinuamente em regime de tryout durante o perodo pesquisado.

no Processo Terico apontava para uma possibilidade de economia da ordem de 550.000 ha/ano; O mesmo volumtrico de 1,6 significa uma reduo, quando comparado com o Processo Artesanal, de cerca de 8.550.000 t/ano na emisso de fumos provenientes da carbonizao de madeira de eucalipto

Santos, S. F. O. et al. Processo sustentvel de ... social e cultural. Produo, v. 22, n. 2, p. 309-321, mar./abr. 2012

319

Tabela 15. Energia para secagem de 1.300 kg de madeira.


Energia para evaporao Umidade contida em de 1 kg de gua (kcal) 1.300 kg de madeira (kg) 600 300 Energia para evaporao da umidade (Mcal) 180 Energia para evaporao da gua de constituio (Mcal) 257 Energia para evaporao da gua total (Mcal) 437

7.3. Comparativo dos resultados quanto ao aspecto social


Considerando o cenrio montado para anlise do aspecto social e as caractersticas do processo industrial de produo de carvo vegetal pelo PCCMV, observam-se as diferenas quanto:
Ao cumprimento s leis trabalhistas vigentes no Brasil; remunerao praticada e os benefcios assistenciais praticados pela indstria; s condies ambientais no local de trabalho; possibilidade de incluso social da fora de trabalho.

8. Concluses
Quanto aos aspectos tcnicos, o Processo Pesquisado est tecnologicamente embasado, aborda aspectos fundamentais da possibilidade de construir unidades operacionalmente adequadas que possam atingir as metas propostas de se obter um processo suficientemente eficaz e capaz de atender aos desgnios de operar de forma limpa, dentro dos padres da legislao trabalhista e de contribuir para a incluso social da fora de trabalho e suas famlias. A UPCV foi construda adequadamente e est operando em regime de tryout, para efeito de correo de detalhes de projeto e treinamento da fora de trabalho da unidade, uma vez que a esta cabe o papel de showroom para empresas interessadas no processo; Quanto aos aspectos econmicos, o processo terico mostrou, por meio da anlise dos indicadores adotados, a viabilidade econmica buscada. O sucesso prtico buscado nas operaes de tryout do Processo Pesquisado, para atingir os parmetros tcnicos de produtividade, rendimentos volumtrico e gravimtrico, almejados por ocasio do desenvolvimento do processo terico, de fundamental importncia para a consecuo do proposto quando do incio do projeto por parte da empresa, ou seja, um processo sustentvel de produo de carvo vegetal quanto aos aspectos ecolgico, econmico, social e cultural. Segundo parecer dos responsveis pelo projeto, trs aspectos bsicos devem ser cumpridos na sequncia dos testes, a saber:
A UPCV deve funcionar no regime contnuo para que os sistemas de queima da fumaa e de secagem da lenha tenham a oportunidade de cumprir suas tarefas a contento depois de atingir o equilbrio trmico; A lenha dever atingir a umidade prevista no projeto terico e, portanto, contribuir positivamente para o alcance dos parmetros tcnicos previstos;

A comparao quanto ao aspecto social entre os processos de carbonizao Artesanal e Pesquisado comprovam a diferena de perfil nestes dois processos, conforme mostrada na sequncia de fotos retratadas por crianas na faixa etria entre 7 e 9 anos, entre elas, Ana Paula de Oliveira, Bruno de Castro e Elizeu de Oliveira Silva, filhos desses trabalhadores, num projeto denominado Luz das Carvoarias, desenvolvido pela organizao no governamental Girassolidrio (2007), com o apoio do Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul e da Vivo S/A e faz parte do programa Direito de Crescer, tambm coordenado pela ONG, no lado esquerdo da Figura 4.

7.4. Comparativo dos resultados quanto ao aspecto cultural


Considerando o cenrio montado para anlise do aspecto social e as caractersticas do processo industrial de produo de carvo vegetal pelo PCCMV e o comparativo dos resultados econmicos, destacam-se:
O suporte da viabilidade econmica do Processo Terico quando comparado com o processo artesanal mostra-se promissor e isto importante propulsor das mudanas culturais, principalmente em se tratando de sistemas operacionais da economia basal; As presses que a sociedade em amadurecimento vem exercendo no sentido de promover a incluso social da parcela mais carente da populao e a procura de atividades mais limpas e ambientalmente corretas tm respaldo dentro do Processo Terico.

Que no ocorram interrupes da operao para que no se comprometa a eficincia e a produtividade, devido s variaes no gradiente de temperatura do processo. Alguns desvios, presenciados durante a pesquisa, foram por questes de habilidades operacionais devidos a pouca familiaridade dos operadores com a prpria operao e queles relacionados a pequenos problemas tcnicos, considerados normais durante o tryout, que contriburam para a baixa produtividade encontrada.

320

Santos, S. F. O. et al. Processo sustentvel de ... social e cultural. Produo, v. 22, n. 2, p. 309-321, mar./abr. 2012

Concludas estas correes, o Processo Pesquisado dever alcanar a produtividade em MDC/dia e em rendimentos gravimtrico e volumtrico, necessrios e suficientes para atingir a viabilidade econmica. Quanto aos aspectos ambientais, a possibilidade de se alcanar as melhorias propostas por ocasio da construo do Processo Terico, de diminuir a necessidade de madeira e, portanto, diminuir a necessidade de abate de florestas nativas, assim como a possibilidade de se usar somente florestas plantadas, diminuindo ao mesmo tempo a emisso de fumos e mudando a natureza deles de poluentes para limpos, foi conseguida durante a operao tryout da UPCV. A melhoria esperada para quando a unidade de secagem da lenha estiver operando na sua plenitude e o restante da unidade estiver operando no regime contnuo pode alcanar ou mesmo suplantar as expectativas do Processo Terico, segundo parecer dos tcnicos da UPCV; Quanto aos aspectos sociais, a fora de trabalho na UPCV pesquisada estava, por ocasio da pesquisa, remunerada de acordo com a legislao trabalhista vigente; usava equipamentos de proteo individual adequados s tarefas executadas; contava com restaurante asseado e refeies supervisionadas por nutricionista e dispunha de plano de assistncia mdica; Quanto aos aspectos culturais, a proposio de se construir e implantar uma alternativa que contribua para a sustentabilidade do processo de produo de carvo vegetal est intimamente ligada tradio da indstria siderrgica brasileira, portanto, a iniciativa tem o suporte cultural necessrio e suficiente. Cabe considerar, a par das concluses, que:
A atual conjuntura nacional de crescimento e necessidade de se aumentar a taxa deste, a melhoria da distribuio da renda, a adoo de tecnologias mais limpas e a promoo da incluso social, apontam a premncia de iniciativas como esta. Ao mesmo tempo, apontam para a necessidade absoluta de apoi-las, por meio de polticas eficazes, com a aplicao de medidas de represso ao abate indiscriminado de florestas nativas, que do ensejo a atividades escusas de carvoejamento, correspondentes a cerca de 50% da produo brasileira, no contribuindo com os impostos devidos e nem remunerando adequadamente a fora de trabalho; Embora no sendo parte do escopo do trabalho a anlise financeira ou o equacionamento das fontes de recursos, este outro campo no qual uma poltica sria de suporte s iniciativas privadas dedicadas sustentabilidade deveria ser erguida, no intuito de garantir operacionalmente para a futura sociedade brasileira, a preservao das riquezas de base.

Referncias
ALMEIDA, F. Os desafios da sustentabilidade. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. ASSOCIAO BRASILEIRA DE PRODUTORES DE FLORESTAS PLANTADAS. Anurio estatstico da ABRAF: ano base 2006. Braslia, 2007. Disponvel em: http://www. abraflor.org.br/estatisticas/anuario-ABRAF-2007.pdf. Acesso em: 15 jul 2007. BRASIL. Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento; Ministrio da Cincia e Tecnologia, Ministrio de Minas e Energia e Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior. Diretrizes de poltica de agroenergia 2006-2011. Braslia, 2005. BRASIL. Ministrio de Minas e Energia. Balano Energtico Nacional BEN 2007 Base 2006, Preliminar. Braslia, 2007. Disponvel em: <http://www.mme.gov. br>. Acesso em: 15 out. 2007. COLOMBO, S. F. O.; PIMENTA, A. S.; HATAKEYAMA, K. Produo de carvo vegetal em fornos cilndricos verticais: um modelo sustentvel. In: SIMPSIO DE ENGENHARIA DE PRODUO - SIMPEP, 13., 2006, Bauru. Anais... Bauru: Universidade Estadual Paulista, 2006. FERREIRA, O. C. O futuro do carvo vegetal na siderurgia: emisso de gases de efeito estufa na produo e consumo do carvo vegetal. Revista Economia & Energia, ano 4, n. 21, 2000. GIRASSOLIDRIO. Projeto Luz nas carvoarias executado em 2004. Disponvel em: <http://www.girassolidario.org. br/projetosociais/executados>. Acesso em: 05 out. 2007. GOMES, P. A.; OLIVEIRA, J. B. Teoria da carbonizao da madeira. In: PENEDO, W. R. (Comp.). Uso da madeira para fins energticos. Belo Horizonte: CETEC, 1980. 158 p. (Srie Publicaes Tcnicas, n. 1). GUARDABASSI, P. M. Sustentabilidade da biomassa como fonte de energia: perspectivas para pases em desenvolvimento. 2006. 132 f. Dissertao (Mestrado em Energia)-Universidade So Paulo, So Paulo, 2006. INSTITUTO CARVO CIDADO. Carta compromisso. Disponvel em: http://www.carvaocidadao.org.br/carta. asp. Acesso em: 15 out. 2007. JACOMINO, V. M. F. et al. Controle ambiental das indstrias de produo de ferro-gusa em altos-fornos a carvo vegetal. Belo Horizonte: Projeto Minas Ambiente, 2002. JUVILLAR, J. B. Tecnologias da transformao da madeira em carvo vegetal. In: PENEDO, W. R. (Comp.). Uso da madeira para fins energticos. Belo Horizonte: CETEC, 1980. 158 p. (Srie Publicaes Tcnicas, n. 1). LATORRE, F. L., CUNHA, W. L. P. Evoluo da produo e utilizao de energia renovvel na Acesita Energtica. In: SEMINRIO: Prtica, Logstica, Gerenciamento e Estratgias para o Sucesso da Converso da Matria Lenhosa em Carvo Vegetal para Uso na Metalurgia e Indstria, 2006, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte, 2006. LCIO, . DPC: uma tecnologia inovadora e altamente competitiva em constante evoluo. In: SEMINRIO: Prtica, Logstica, Gerenciamento e Estratgias para o Sucesso da Converso da Matria Lenhosa em Carvo Vegetal para Uso na Metalurgia e Indstria, 2006, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte, 2006. ORGANIZAO INTERNACIONAL DO TRABALHO - OIT. Trabalho escravo no Brasil e no mundo. Relatrio Global 2005. Disponvel em: <http://www.oitbrasil.org. br>. Acesso em: 15 out. 2007.

Santos, S. F. O. et al. Processo sustentvel de ... social e cultural. Produo, v. 22, n. 2, p. 309-321, mar./abr. 2012

321

OLIVEIRA, J. B. et al. Produo de carvo vegetal aspectos tcnicos. In: PENEDO, W. R. (Comp.). Produo e utilizao de carvo vegetal. Belo Horizonte: CETEC, 1980. 393 p. (Srie Publicaes Tcnicas, n. 8). PENEDO, W. R. (Comp.). Produo e utilizao de carvo vegetal. Belo Horizonte: CETEC, 1980. 393 p. (Srie Publicaes Tcnicas, n. 8). PINHEIRO, P. C. C. et al. A produo de carvo vegetal: teoria e prtica. Belo Horizonte, 2006.

REZENDE, M. E. Produo de carvo vegetal importncia do conhecimento fundamental. Belo Horizonte, 2006. Curso: Fundamentos e prticas da carbonizao da biomassa, ministrado durante o Seminrio: Prtica, logstica, gerenciamento e estratgias para o sucesso da converso da matria lenhosa em carvo vegetal para uso na metalurgia e indstria. SAMPAIO, R. S. Produo de metais com biomassa plantada. In: MELLO, M. G. (Org.). Biomassa: energia dos trpicos em Minas Gerais. Belo Horizonte: LabMdia. 2001, p. 164.

Sustainable charcoal production process focusing the environmental, economical, social and cultural aspects
Abstract
Brazil accounts for approximately one third of the worlds charcoal production, and around ninety percent of that is destined to the Brazilian production of pig-iron, alloys iron, pure silicon, among others. Almost 75% of the charcoal is still produced through the traditional handcraft method, and almost half of firewood still derives from native forests. The pressure for ecologically-right, socially fair and economically feasible production has driven the search for cleaner and more efficient technologies. Researching a metallic vertical cylinder at an industrial charcoal production unit and a traditional handcraft unit, both located on the State of Parana, this paper intends to show that the industrial production process can replace the traditional one. According to the sustainability pillars, this industrial process may enable the saving of 25% of firewood, pointing to economical feasibility and an ecologically-right and socially fair process under the Brazilian labor legislation.

Keywords
Charcoal production. Charcoal. Renewable energy.

Вам также может понравиться