Вы находитесь на странице: 1из 16

E.E.

Francisco Antunes Filho

Antologia de Textos Literrios da Lngua Portuguesa (Brasil e Portugal 1910 a 1950)

Nomes: Aline Amanda Ana Caroline Henrique Jean Carlos Jessika Morais Julio Cezar

n.: 03 04 05 21 23 25 27

ndice

Introduo
O modernismo (ou movimento moderno) o conjunto de movimentos culturais, escolas e estilos que permearam as artes e o design da primeira metade do sculo XX. Apesar de ser possvel encontrar pontos de convergncia entre os vrios movimentos, eles em geral se diferenciam e at mesmo se antagonizam. Encaixam-se nesta classificao a literatura, a arquitetura, design, pintura, escultura e a msica modernas.

O movimento moderno baseou-se na idia de que as formas "tradicionais" das artes plsticas, literatura, design, organizao social e da vida cotidiana tornaram-se ultrapassadas, e que se fazia fundamental deix-las de lado e criar no lugar uma nova cultura. Esta constatao apoiou a idia de reexaminar cada aspecto da existncia, do comrcio filosofia, com o objetivo de achar o que seriam as "marcas antigas" e substitu-las por novas formas, e possivelmente melhores, de se chegar ao "progresso". Em essncia, o movimento moderno argumentava que as novas realidades do sculo XX eram permanentes e iminentes, e que as pessoas deveriam se adaptar a suas vises de mundo a fim de aceitar que o que era novo era tambm bom e belo. A palavra moderno tambm utilizada em contraponto ao que ultrapassado. Neste sentido, ela sinnimo de contemporneo, embora, do ponto de vista histrico-cultural, moderno e contemporneo abranjam contextos bastante diversos. No Brasil, os principais artfices do movimento modernista no se opunham a toda realizao artstica anterior a deles. A grande batalha se colocava contra ao passadismo, ou seja, tudo aquilo que impedisse a criao livre. Pode-se, assim, dizer que a proposta modernista era de uma ruptura esttica quase completa com o engessamento da arte encontrado nas escolas anteriores e de uma ampliao dos horizontes dessa arte antes delimitada pelos padres acadmicos. Em paralelo ruptura, no se pode negar o desejo dos escritores em conhecer e explorar o passado como fonte de criao, no como norma para se criar. Como manisfestaes desse desejo por ruptura, que ao mesmo tempo respeitavam obras da tradio literria, temos o Manifesto da Poesia Pau-Brasil, o livro Macunama, o retrato de brasileiros atravs das influncias cubistas de Tarsila do Amaral, o livro Casa Grande & Senzala, dentre inmeros outros. Revistas da poca tambm se dedicaram ao tema, tais como Esttica, Klaxon e Antropofagia, que foram meios de comunicao entre o movimento, os artistas e a sociedade.

Oswald de Andrade
Jos Oswald de Souza Andrade nasceu em So Paulo, em 1890. Desde o retorno de sua primeira viagem Europa, em 1912, trazendo as idias do Futurismo, transformou-se em figura fundamental dos principais acontecimentos da vida cultural brasileira na primeira metade do sculo XX. Homem polmico, irnico, Gozador, teve uma vida atribulada, no s no que diz respeito s artes como tambm poltica e aos sentimentos: foi o idealizador dos principais manifestos modernistas militante poltico, Oswald teve profundas amizades e inimizades, rumorosos casos de amor e vrios

casamentos, com destaque para dois: um com Tarsila do Amaral e com Patrcia Galvo, a Pagu. Morreu em So Paulo em 1954.

Pronominais
D-me um Cigarro Diz a gramtica Do Professor e do Aluno E do Mulato sabido Mas o bom negro e o bom branco Da Nao brasileira Dizem todos os dias Deixa disso camarada Me d um cigarro

Augusto dos Anjos


Nascido em 1884, Acompanhou a falncia de sua Famlia de perto. Formou-se pela academia de Direito do Recife, mas preferiu ser professor. Deixou um nico livro de poemas, publicado em 1912 eu -. O Eu Foi Considerado de estranhssimo MauGosto, devido ao carter original, inovador e chocante de sua linguagem. Nesta misturam-se palavras inusitadas, geralmente retiradas da terminologia cientfica, um pessimismo absoluto e uma violncia incontida. Morreu na cidade mineira de Leopoldina, em 1914.

Psicologia de um vencido
Eu, filho do carbono e do amonaco. Monstro de escurido e rutilncia, Sofro, desde a epigneses da infncia, A influencia m dos signos do zodaco. Profundissimamente hipocondraco. Este ambiente me causa repugnncia Sobe-me boca uma nsia anloga nsia Que se escapa da boca de um cardaco J o verme este operrio das runas Que o sangue podre das carnificinas Come, e a vida em geral declara a guerra Anda a espreitar meus olhos para ro-los, E h de deixar-me apenas os cabelos Na frialdade inorgnica da guerra.

Ceclia Meireles
Nascida em 1901 no Rio de Janeiro. Formou-se professora primria aos 17 anos, dedicando-se ao magistrio infantil durante bastante tempo. Aproximou-se do grupo da revista Festa, no inicio da sua carreira literria. Ensinou Literatura Brasileira na Universidade do Distrito Federal e na Universidade do Texas de 1936 a 1940. Publicou entre outros, espectros (1919), Baladas para el-rei (1925), Viagem (1939), Vaga Msica (1942), Mar Absoluto (1945), Retrato Natural (1949), Romanceiro da Inconfidncia (1953), Canes (1956), Alm de Poemas infantis (ou isto ou aquilo), Crnicas e Escritas sobre o Folclore. Viajou Muito por Pases como Mxico e ndia, alm de Portugal, Onde Bem Cedo teve reconhecidos seus mritos literrios. Faleceu no Rio, em 1949.

Aceitao
mais fcil pousar o ouvido nas nuvens e sentir passar as estrelas do que prend-lo terra e alcanar o rumor dos teus passos. mais fcil, tambm, debruar os olhos nos oceanos e assistir, l no fundo, ao nascimento mundo das formas, que desejar que apareas, criando com teu simples gesto o sinal de uma eterna esperana No me interessam mais nem as estrelas, nem as formas do mar, nem tu. Desenrolei de dentro do tempo a minha cano: no tenho inveja s cigarras: tambm vou morrer de cantar.

Fernando Pessoa
Nascido em Lisboa em 1888, Fernando Antnio Nogueira Pessoa viveu dez anos na frica do Sul. Onde seu pai era cnsul, ali fazendo os cursos primrio e secundrio. Pde assim consolidar o ingls como sua segunda lngua, o que foi fundamental para a sua formao intelectual. Voltou em definitivo para Portugal em 1905, matriculando-se no Curso Superior de Letras, em Lisboa, que logo abandonou. Sua vida pessoal est profundamente entrelaada literatura. Os fatos mais importantes de sua biografia sempre esto relacionados a publicaes nas mais diversas modalidades: prosa, poesia, tentativas dramticas, crtica e ensaios sobre arte. Participa da noite lisboeta, comete excessos alcolicos, escreve algumas cartas de amor e Oflia Queiroz, com quem no se casou. Morreu de cirrose heptica, em Lisboa, em 1935, deixando, principalmente em poesia, uma obra vasta, profunda e instigante, incomparvel em toda a literatura portuguesa. O que mais fascina em sua produo potica o fenmeno da heteronmia, ou seja, o desdobramento do seu eu potico em vrios outros, diversos entre si, cada um com biografia, obra e viso ideolgica singulares, mas todos com a mesma qualidade insupervel. O heternimo no um simples pseudnimo, um nome falso

qualquer, mas a elaborada construo de outra individualidade, diferente do eu original. As razes da heteronmia j renderam inumerveis estudos e vrias causas foram cogitadas, desde o espiritismo at o desdobramento de personalidades. O fato que o estudo da prpria obra sugere algumas respostas, podendo-se encontrar uma unidade de base na diversidade dos textos de cada heternimo. Ou seja, os textos foram escritos por Fernando Pessoa, originados de sua inteligncia e sensibilidade prodigiosas, numa poca em que a nsia de ser plural um fato comum entre os artistas. Ser plural para conseguir captar a multiplicidade de aspectos e as infinitas alternativas do conhecimento que o mundo moderno possibilitava. Assim, surgem mscaras por trs das quais se esconder (ou revelar). Todas as mscaras tm uma postura igual: dedicam-se a determinada maneira de investigar a realidade e seus mistrios, tentam encontrar a melhor forma de exprimir o conhecimento sobre o mundo, o indivduo e as coisas. So mais de dez os heternimos, contando Fernando Pessoa ele-mesmo: Alberto Caeiro, Ricardo Reis e lvaro de Campos (os mais consistentemente estruturados), alm de Bernardo Soares, Coelho Pacheco, Antnio Mora, Rafael Baldaia, Vicente Guedes, Alexandre Search e Charles Robert Anon, a quem ele atribuiu seus poemas em ingls.

Anlise sobre Fernando Pessoa


Fernando Pessoa foi um homem de vida pblica modesta, que se dedicou a inventar. Atravs da poesia, criou outras vidas, despertando, assim, o interesse por sua prpria vida. Tornou-se, portanto, o enigma em pessoa, onde finge tudo o que ele cria, por mais que sua inspirao seja realidade.

Autopsicografia
O poeta um fingidor. Finge to completamente Que chega a fingir que dor A dor que deveras sente. E os que lem o que escreve, Na dor lida sentem bem, No as duas que ele teve, Mas s a que eles no tm. E assim nas calhas de roda Gira, a entreter a razo, Esse comboio de corda Que se chama corao.

Seus trs principais heternimos: Alberto Caeiro: o poeta ingnuo


Segundo a biografia que Pessoa escreveu para ele, o heternimo Alberto Caeiro era rfo, tuberculoso, viveu com uma tia, no campo, e s teve instruo primria. Nos seus poemas, Caeiro nega tudo o que no esteja ligado percepo sensvel. No admite que o pensamento racional interfira nesse contato direto com as coisas e a natureza. Para ele, ingnuo e rstico, o verdadeiro conhecimento produto da sensao. Acredita que a cincia, a filosofia e a metafsica roubaram a naturalidade do homem, criando mistrios que na verdade no existem. Caeiro quer viver apenas o presente, integrado a ele e ao mundo como um ser a mais, sem se preocupar com a sociedade ou com os outros homens. Todavia, o seu no-pensar apenas outra forma de pensar e representa um conjunto de valores que constituem uma verdadeira filosofia. A poesia de Alberto Caeiro est representada basicamente em O guardador de rebanhos e Poemas inconjuntos.

XXXIX
O mistrio das cousas, onde est ele? Onde est ele que no aparece Pelo menos a mostrar-nos que mistrio? Que sabe o rio disso e que sabe a rvore? E eu, que no sou mais do que eles, que sei disso? Sempre que olho para as cousas e penso no que os homens pensam delas, Rio como um regato que soa fresco numa pedra. Porque o nico sentido oculto das cousas elas no terem sentido oculto nenhum, mais estranho do que todas as estranhezas E do que os sonhos de todos os poetas E os pensamentos de todos os filsofos, Que as cousas sejam realmente o que parecem ser E no haja nada que compreender. Sim, eis o que os meus sentidos aprenderam sozinhos: As cousas no tm significao: tm existncia. As cousas so o nico sentido oculto das cousas.

Ricardo Reis: a serenidade clssica


Ricardo Reis, mdico, monarquista, foi educado em colgio de jesutas e amante da cultura clssica. Tambm valoriza o campo e a simplicidade das coisas, como os neoclssicos e os rcades, sentindo-se inadaptado numa civilizao que considera decadente e perto do fim. Controlados pela razo, seus temas preferidos so a fugacidade do tempo (da o carpe diem horaciano: aproveita o dia que passa) e a morte inevitvel, expressos com

harmonia e equilbrio, em rigorosa construo formal, a eu no faltam os elementos mitolgicos. Filosoficamente, um epicurista, isto , adepto das teorias do grego Epicuro (sculo III a.C.), para quem a sabedoria da vida reside no equilbrio dos sentidos, nos prazeres naturais, sem excessos, nem paixes.

Vem sentar-te comigo, Ldia


Vem sentar-te comigo Ldia, beira do rio. Sossegadamente fitemos o seu curso e aprendamos Que a vida passa, e no estamos de mos enlaadas. (Enlacemos as mos.) Depois pensemos, crianas adultas, que a vida Passa e no fica, nada deixa e nunca regressa, Vai para um mar muito longe, para ao p do Fado, Mais longe que os deuses. Desenlacemos as mos, porque no vale a pena cansarmo-nos. Quer gozemos, quer no gozemos, passamos como o rio. Mais vale saber passar silenciosamente E sem desassossegos grandes. Sem amores, nem dios, nem paixes que levantam a voz, Nem invejas que do movimento demais aos olhos, Nem cuidados, porque se os tivesse o rio sempre correria, E sempre iria ter ao mar. Amemo-nos tranquilamente, pensando que podamos, Se quisssemos, trocar beijos e abraos e carcias, Mas que mais vale estarmos sentados ao p um do outro Ouvindo correr o rio e vendo-o. Colhamos flores, pega tu nelas e deixa-as No colo, e que o seu perfume suavize o momento Este momento em que sossegadamente no cremos em nada, Pagos inocentes da decadncia. Ao menos, se for sombra antes, lembrar-te-s de mim depois Sem que a minha lembrana te arda ou te fira ou te mova, Porque nunca enlaamos as mos, nem nos beijamos Nem fomos mais do que crianas. E se antes do que eu levares o bolo ao barqueiro sombrio, Eu nada terei que sofrer ao lembrar-me de ti. Ser-me-s suave memria lembrando-te assim - beira-rio, Pag triste e com flores no regao.

lvaro de Campos: o impulso da modernidade


lvaro de Campos, tal como Caeiro e tambm um pouco como Ricardo Reis, cultiva as sensaes. S que seu sensacionalismo resultado do contato com a vida moderna, com o impulso catico e explosivo das cidades grandes, o rugido das fbricas, a velocidade dos automveis. Assim, esse engenheiro naval formado da Esccia um futurista: sua sensibilidade potica est voltada para o presente e para o futuro, muito pouco para o passado. Este, todavia, surge s vezes disfarando nas saudades da infncia. O seu estilo arrojado, solto, febril, uma espcie de fluxo ininterrupto de palavras, cheio de gritos, interrogaes e interjeies. H trs fases na poesia de Campos: um decadentista, outra futurista e a terceira intimista, pessoas, de insatisfao e melancolia.

Datilografia
Trao, sozinho, no meu cubculo de engenheiro, o plano, Firmo o projeto, aqui isolado, Remoto at de quem eu sou. Ao lado, acompanhamento banalmente sinistro, O tique-taque estalado das mquinas de escrever. Que nusea da vida! Que abjeo esta regularidade! Que sono este ser assim! Outrora, quando fui outro, eram castelos e cavaleiros (Ilustraes, talvez, de qualquer livro de infncia), Outrora, quando fui verdadeiro ao meu sonho, Eram grandes paisagens do Norte, explcitas de neve, Eram grandes palmares do Sul, opulentos de verdes. Outrora. Ao lado, acompanhamento banalmente sinistro, O tique-taque estalado das mquinas de escrever. Temos todos duas vidas: A verdadeira, que a que sonhamos na infncia, E que continuamos sonhando, adultos, num substrato de nvoa; A falsa, que a que vivemos em convivncia com outros, Que a prtica, a til, Aquela em que acabam por nos meter num caixo. Na outra no h caixes, nem mortes, H s ilustraes de infncia: Grandes livros coloridos, para ver mas no ler; Grandes pginas de cores para recordar mais tarde. Na outra somos ns, Na outra vivemos; Nesta morremos, que o que viver quer dizer; Neste momento, pela nusea, vivo na outra ... Mas ao lado, acompanhamento banalmente sinistro, Ergue a voz o tique-taque estalado das mquinas de escrever.

Monteiro Lobato
Nascido em Taubat, So Paulo, em 1882, Jos Bento Monteiro Lobato, depois dos primeiros estudos, vai para a Faculdade de Direito de So Paulo, poca em que tambm inicia atividades ligadas imprensa. Formado, torna-se promotor. Dedica-se agricultura, numa fazenda herdada do av. Em 1914, define sua carreira literria, escrevendo artigos para o jornal O Estado de S. Paulo. Logo depois, cria a personagem Jeca Tatu, para denunciar a situao crtica em que vivia o homem do interior. Publica seus principais livros de contos Urups, Idias de Jeca Tatu, Cidades Mortas, Negrinha entre 1918 e 1921. Viveu nos Estados Unidos de 1927 a 1931, como adido comercial. Nos ltimos anos de sua vida, colaborou em jornais brasileiros e argentinos. Morreu em So Paulo, em 1948.

Anlise sobre Monteiro Lobato


Lobato sempre foi um nacionalista. Mesmo na literatura infantil, que tem um carter pedaggico e moralizador, esse nacionalismo aparece: suas personagens representavam vrias faces do povo brasileiro, e o Stio do Picapau Amarelo pode ser considerado uma alegoria utpica do prprio Brasil, onde tudo funciona e ningum explora ningum. Mas a obra rica e variada de Lobato tem, na vertente adulta, a representao mais clara do Pr-Modernismo: a apropriao crtica da realidade brasileira. Como regionalista, escreveu sobre o vale do Paraba do inicio do sculo XX, sua gente, seus usos, e costumes e a gradativa decadncia, depois do declnio do caf. Segundo Alfredo Bosi, Lobato foi um moderno antimoderno, que, com seu nacionalismo, chegou a criticar violentamente uma exposio da pintora Anita Malfati, precursora do Modernismo no Brasil. Na verdade, ele foi um escritor que respondeu com seu nacionalismo aos apelos do tempo: um perodo de transio, de passagem de uma economia agrria para a industrial, de definio dos rumos do capitalismo brasileiro e da penetrao da cultura nacional por traos modernos internacionais.

Os faroleiros
- Navio? Dava azo dvida uma luz vermelha a piscar na escurido da noite. Escurido, no direi de breu, que no o breu de sobejo escuro para referir um negror daqueles. De cego de nascena, v. Cu e mar fundia-os um s carvo, sem fresta nem pique alm da pinta vermelha que, sbito, se fez amarela. - L mudou de cor. E farol. E, como era farol, a conversa recaiu sobre faris. Eduardo interpelou-me de chofre sobre a idia que eu deles fazia. - A idia de toda a gente, ora essa!

- Quer dizer, uma idia falsa. "Toda a gente" um monstro com orelhas d'asno e miolos de macaco, incapaz duma idia sensata sobre o que quer que seja. Tens na cabea, respeito a farol, uma idia de rua recebida do vulgo e nunca recurihada na matriz das impresses pessoais. Erro. - Confesso-me capaz de abrir a boca a um auditrio de casaca, se me desse na telha discursar sobre o tema; mas no afiano que o farol descrito venha a parecer-se com algum... - Pois eu te asseguro, sem fazer pouco no teu engenho, que tal conferncia, ouvida por um faroleiro, poria o homem de olho parvo, a dizer como o outro: Se percebo, sebo! - Acredito. Mas perceberia melhor uma tua? - retorqui abespinhado. - de crer. J vivi uma inesquecvel temporada no farol dos Albatrozes e falaria de cadeira. - Viveste em farol?!... - exclamei com espanto. - E l fui comparsa numa tragdia noturna de arrepiar os cabelos. O escuro desta noite evoca-me o tremendo drama... Estvamos ambos de bruos na amurada do Orion, em hora propcia ao esbagoar dum dramalho indito. Esporeado na curiosidade, provoquei-o. - Vamos ao caso, que estes negrumes clamam por espectros que os povoem. calamidade Shakespeare ou Ibsen? - Assina o meu drama um nome maior que o de Shakespeare... -? ? ? - ... a Vida, meu caro, a grande mestra dos shakespeares maiores e menores. Eduardo comeou do princpio. - O farol um romance. Um romance iniciado na antiguidade com as fogueiras armadas nos promontrios para norteio das embarcaes de remo e continuado sculos em fora at nossos possantes holofotes eltricos. Enquanto subsistir no mundo o homem, o romance "Farol" no conhecer eplogo. Montono como as calmarias, embrecham-se nele, a espaos, captulos de tragdia e loucura pungentes gravuras de Dor quebrando a monotonia de um dirio de bordo. (Trecho de Urups)

Manuel Bandeira
Manuel Carneiro de Sousa Bandeira Filho nasceu em Recife (PE) em 1886. Depois de morar no Rio, em Santos e em So Paulo, a famlia regressou ao Recife, onde permaneceu por mais algum tempo. A nova mudana para o Rio levou o menino a ser matriculado no colgio Pedro II. Com 17 anos, Manuel Bandeira foi para So Paulo, a fim de ingressar na Escola Politcnica, mas j no ano seguinte (1904) ficou tuberculoso. Abandonou os estudos, passando temporadas em vrias outras cidades, de clima mais propcio ao seu estado de sade. Em 1913 partiu para a Sua em busca de tratamento.

Regressou no ano seguinte, pois estava comeando a Primeira Guerra Mundial. Em 1917 publicou seu primeiro livro: A Cinza das Horas.

Consoada
Quando a Indesejada das gentes chegar (No sei se dura ou carovel), Talvez eu tenha medo. Talvez sorria, ou diga: - Al, iniludvel! O meu dia foi bom, pode a noite descer, (A noite com os seus sortilgios.) Encontrar lavrado o campo, a casa limpa, A mesa posta, Com cada coisa em seu lugar.

Euclides da Cunha
Euclides Rodrigues Pimenta da Cunha nasceu em Cantagalo (RJ), em 1866 descendente de sertanejos baianos e de portugueses, e morreu assassinado em 1909, na cidade do Rio de Janeiro. Tinha idias republicanas e positivistas. Abandonou a carreira militar, decepcionado com os desmandos do governo republicano. Como correspondente de O Estado de S. Paulo, seguiu para o interior da Bahia, com a finalidade de cobrir a Revolta de Canudos. Euclides relata, pela primeira vez, a realidade do serto brasileiro e as verdadeiras condies de vida do nordestino - razes pela quais considerado um prmodernista. A experincia vivida no local do conflito, as reportagens e os artigos jornalsticos serviram de base sua majestosa obra Os sertes, escrita em So Jos do Rio Pardo (SP), no ano de 1902. Os sertes tm como ncleo a campanha de Canudos, movidas pelas foras da Repblica contra Antnio Conselheiro, fantico religioso, e seus seguidores. A obra divide-se em trs partes: * A terra descrio minuciosa da Religio Nordeste e de seus aspectos geogrficos, fsicos e geolgicos. * O homem estudo sofisticado dos tipos regionais brasileiros, frutos da miscigenao entre o branco, o ndio e o negro, que deu origem ao sertanejo e ao jaguno. * A luta relato do conflito de Canudos, isto , dos combates entre os jagunos e as quatro expedies do Exrcito. Os sertes foi um livro que causou grande impacto. No s pelo estilo brilhante, sua linguagem cheia de comparaes, seu vocabulrio cientfico, suas descries precisas, mas efetivamente de crime crime de um governo contra seu prprio povo. Outras obras: Peru versus Bolvia, Contrastes e confronto, margem da histria.

Canudos no se rendeu
Fechemos este livro. Canudos no se rendeu. Exemplo nico em toda histria, resistiu at ao esgotamento completo. Expugnado palmo a palmo, na preciso integral do termo, caiu no dia 5, ao entardecer, quando caram os seus ltimos defensores, que todos morreram. Eram quatro apenas: um velho, dois homens feito e uma criana, na frente dos quais rugiam raivosamente cinco mil soldados. Forremo-nos tarefa de descrever os seus ltimos momentos. Nem poderamos faz-lo. Esta pgina, imaginamo-la sempre profundamente emocionante e trgica; mas cerramola vacilante e sem brilhos. Vimos como quem vinga uma montanha altssima. No alto, a par de uma perspectiva maior, a vertigem... Ademais, no desafiaria a incredulidade do futuro a narrativa de pormenores em que se amostrassem mulheres precipitando-se nas fogueiras dos prprios lares, abraadas aos filhos pequeninos?... E de que modo comentaramos, com a s fragilidade da palavra humana, o fato singular de no aparecerem mais, desde a manh de 3, os prisioneiros vlidos colhidos na vspera, e entre eles aquele Antnio Beatinho, que se nos entregara, confiante e a quem devemos preciosos esclarecimentos sob esta fase obscura da nossa histria? Caiu o arrial a 5. No dia 6 acabaram de o destruir desmanchando-lhe as casas, 5.200, cuidadosamente contadas.

Lima Barreto
Afonso Henrique de Lima Barreto foi funcionrio pblico, jornalista e bomio. Mestio de origem humilde, era alcolatra e foi internado em hospcios. Filho de um culto tipgrafo, Lima Barreto era por ele influenciado a seguir a carreira da Medicina, mas se tornou engenheiro civil. Conseguiu depois um cargo no Ministrio da Guerra, do qual foi aposentado por invalidez. Sempre sofrendo preconceito dos colegas durante a juventude, foi ignorado pela crtica quando lanou suas primeiras obras, j que no se submetia a proteo de outros escritores da poca (ele detestava Coelho Neto em particular). Lima Barreto tambm no gostava dos outros escritores mulatos contemporneos seus: Machado de Assis e Joo do Rio (foi para a vaga deste ltimo na ABL que Lima concorreu na sua ltima tentativa). Mas sua revolta contra Machado era fachada: apesar de chamar o maior escritor brasileiro e maldizer Machado, no tinha sequer uma obra do primeiro e tinha as principais do segundo. Isso provavelmente vinha de que ambos eram mulatos de origem humildes que foram aceitos pela sociedade carioca. Uma das pessoas que o apoiou foi Monteiro Lobato, que na poca possua uma editora. Monteiro viu Lima Barreto duas vezes. Na primeira, Lima estava to bbado e maltrapilho que Monteiro Lobato sequer se identificou para no humilh-lo. Na segunda foi quando estava tentando "secar" Lima, que ia ento dar uma palestra, que chegou a escrever toda; no dia da palestra o encontraram bbado na sarjeta. Morreu de doenas de fundo heptico; seu funeral foi concorrido, mas no por intelectuais e pela alta

sociedade, mas pelos pobres e annimos suburbanos sobre quem escrevia. Dois dias aps sua morte seu pai (que tambm sofria de doenas mentais) morreu, suas ltimas palavras sendo "Morreu Afonso?" Isso tudo, no entanto, no influenciou sua brilhante carreira literria (bem, quanto sucesso contemporneo, sim; quanto qualidade, no), onde escreveu contos como A nova Califrnia, stiras como Os Bruzundangas e romances como Triste Fim de Policarpo Quaresma, Recordaes do Escrivo Isaas Caminha, Vida e Morte de M. J. Gonzaga de S (estes trs romances com ntidos tons autobiogrficos), Numa e Ninfa e Clara dos Anjos, para citar os mais famosos. Usava uma linguagem quase coloquial, sendo chamado de "desleixado".

A Lio de Violo
Como de hbito, Policarpo Quaresma, mais conhecido por Major Quaresma, bateu em casa s quatro e quinze da tarde. Havia mais de vinte anos que isso acontecia. Saindo do Arsenal de Guerra, onde era subsecretrio, bongava pelas confeitarias algumas frutas, comprava um queijo, s vezes, e sempre o po da padaria francesa. No gastava nesses passos nem mesmo uma hora, de forma que, s trs e quarenta, por a assim, tomava o bonde, sem erro de um minuto, ia pisar a soleira da porta de sua casa, numa rua afastada de So Janurio, bem exatamente s quatro e quinze, como se fosse a apario de um astro, um eclipse, enfim um fenmeno matematicamente determinado, previsto e predito. A vizinhana j lhe conhecia os hbitos e tanto que, na casa do Capito Cludio, onde era costume jantar-se a pelas quatro e meia, logo que o viam passar, a dona gritava criada: Alice, olha que so horas; o Major Quaresma j passou. E era assim todos os dias, h quase trinta anos. Vivendo em casa prpria e tendo outros rendimentos alm do seu ordenado, o Major Quaresma podia levar um trem de vida superior aos seus recursos burocrticos, gozando, por parte da vizinhana, da considerao e respeito de homem abastado. No recebia ningum, vivia num isolamento monacal, embora fosse corts com os vizinhos que o julgavam esquisito e misantropo. Se no tinha amigos na redondeza, no tinha inimigos, e a nica desafeio que merecera fora a do Doutor Segadas, um clnico afamado no lugar, que no podia admitir que Quaresma tivesse livros: Se no era formado, para qu? Pedantismo! O subsecretrio no mostrava os livros a ningum, mas acontecia que, quando se abriam as janelas da sala de sua livraria, da rua poder-se-iam ver as estantes pejadas de cima a baixo. Eram esses os seus hbitos; ultimamente, porm, mudara um pouco; e isso provocava comentrios no bairro. Alm do compadre e da filha, as nicas pessoas que o visitavam at ento, nos ltimos dias, era visto entrar em sua casa, trs vezes por semana e em dias certos, um senhor baixo, magro, plido, com um violo agasalhado numa bolsa de camura. Logo pela primeira vez o caso intrigou a vizinhana. Um violo em casa to respeitvel! Que seria? (Trecho de Triste Fim de Policarpo Quaresma)

Mrio de Andrade
Mario Raul de Morais Andrade nasceu no ano de 1893 no estado de So Paulo, morreu no ano de 1945, vitimado de um ataque cardaco. Em 1911 matriculou-se no Conservatrio Musical de SP. Formou-se em piano, onde se tornou professor da Histria da Msica. Em 1938 , tornou-se professor de Esttica na Universidade do Distrito Federal. Sempre foi apaixonado pelo folclore brasileiro. Foi um homem de grande cultura e sempre afiando com questes sociais. Na poesia ele foi um escritor complexo. O poema a seguir pertence a Cl do Jabuti que foi publicado em 1927 em poesia, um exemplo do nacionalismo literrio do autor, e foi feito a Carlos D. de Andrade.

O poeta come amendoim


Noites pesadas de cheiros e calores amontoados... Foi o sol que por todo o stio imenso do Brasileiro Andou marcando de moreno os brasileiros

Estou pensando nos tempos de antes de eu nascer...

A gente ainda no sabia se governar... Progredir, progredimos um tiquinho Que o progresso tambm uma fatalidade... Ser o que Nosso Senhor quiser!... Estou com desejos de desastres...

Brasil... Mastigado na gostosura quente do amendoim... Falado uma lngua curumim De palavras incertas num remeleixo melado melanclico...

Sem lentas frescas trituradas pelos meus dentes bons...

Carlos Drummond de Andrade


Carlos Drummond de Andrade nasceu em Minas Gerais em 1902. Formou-se em Farmcia, em Belo Horizonte, onde inicia as atividades jornalstica e potica. Em 1928 comea a carreira de funcionrio pblico. Sua carreira literria intensifica-se a partir do anos 50, e, aposentado em 1962, dedica-se inteiramente a ela. Morreu no Rio de Janeiro no ano de 1987. E foi reconhecido como um dos maiores poetas brasileiros. Ele publicou na Revista de Antropofogia, em 1928, o poema No meio do caminho, provocando escndalo e rejeio. Mas ali se mostrava um novo talento.

No meio do caminho
No meio do caminho tinha uma pedra tinha uma pedra no meio do caminho tinha uma pedra no meio do caminho tinha uma pedra.

Nunca me esquecerei de acontecimento na vida de minhas retinas to fatigadas. Nunca me esquecerei que no meio do caminho tinha uma pedra tinha uma pedra no meio do caminho no meio do caminho tinha uma pedra.

Вам также может понравиться