Вы находитесь на странице: 1из 8

IPEF: FILOSOFIA DE TRABALHO DE UMA ELITE DE EMPRESAS FLORESTAIS BRASILEIRAS

ISSN 0100-3453 CIRCULAR TCNICA No 97 Maro/1980 PBP/6 ANLISE BENEFCIO-CUSTO: INSTRUMENTO DE AUXLIO PARA TOMADA DE DECISES NA EMPRESA FLORESTAL Ricardo Berger* 1. INTRODUO Por que os programas de trabalho de empresas florestais esto constantemente mudando? Certamente, seria muito mais fcil administrar e executar os programas se os mesmos fossem relativamente estveis e imutveis. De um modo geral, existem duas razes bsicas para explicar a contnua mudana nos programas empresariais. A primeira delas prende-se ao fato de que, talvez, os administradores ainda no identificaram os melhores meios para atingir os objetivos da unidade administrativa. A segunda razo relaciona-se com alteraes que possam ter ocorrido no meio ambiente empresarial, fazendo com que os programas tornem-se inapropriados. Esses tipos de influncias externas podem ocorrer em razo do preo e popularidade em outputs, mudana na estrutura dos custos dos inputs, variaes tecnolgicas, oferecendo oportunidades para novos mtodos de produo e mudanas nos objetivos da organizao. Algumas dessas causas so resultados de mudanas fundamentais do meio ambiente da empresa, tais como leis, instituio, opinio pblica ou mesmo alteraes no grau de atividade econmica nacional. Em resposta a essas situaes, v-se o administrador em constante busca de alternativas e parmetros para a tomada de decises. Dentro deste cenrio, anlise de benefcio-custo (B/C) reveste-se de fundamental importncia para a atividade florestal, no tocante s interpretaes econmicas de cursos de ao a serem tomados.

Professor Assistente Doutor Economia e Administrao Florestal, Depto. de Silvicultura ESALQ/USP.

O conceito de anlise benefcio-custo envolve um conjunto de procedimentos para avaliar as caractersticas econmicas de um projeto ou grupo de projetos 1/. Custos e benefcios so reduzidos a uma seqncia de fluxos lquidos de caixa (net cash flows) e, posteriormente, a um simples nmero, o qual passa a representar uma medida de efetividade econmica do projeto. 2. PERFIL DA ANLISE CUSTO/BENEFCIO Com o nome sugere, os procedimentos da anlise custo/benefcio so bastante similares metodologia empregada em anlises marginais de input/output. O objetivo, em ambos os casos, traduz-se em: a. Obter o mximo output (benefcio) dado um determinado nvel de input (custo); b. Obter um determinado nvel de output (benefcio) empregando-se o mnimo possvel de inputs (custo). A diferena bsica entre anlise de B/C e anlise marginal est diretamente ligada especificao dos custos e benefcios do projeto. Enquanto que, em anlise marginal, a ateno dirigida somente para alguns inputs e outputs, a anlise de B/C considera todos os custos e retornos do projeto. A excluso de elementos (inputs/outputs) afetar a seqncia dos fluxos lquidos de caixa e, conseqentemente, a validade dos resultados finais. De um modo geral, trs tipos de erros so comuns quando se trabalha com anlise de B/C: a. No incluso de todos os inputs e outputs; b. Falhas na determinao dos valores monetrios de inputs e outputs; c. Uso incorreto das estimativas na construo dos fluxos lquidos de caixa. Embora na avaliao de projetos pblicos faz-se mister a incluso de todos os custos e benefcios 2/, na iniciativa particular, o administrador deve, em primeiro lugar, concentrar os seus esforos na identificao e valorizao de todos os inputs e outputs oriundos das alternativas de investimentos abertas empresa florestal. A primeira etapa neste processo decisrio requer por parte do administrados as descries dos diferentes cursos de ao a serem tomados. Em outras palavras, quais so os problemas mais importantes a exigirem uma ao do administrados. Em segundo lugar, deve existir uma predio dos impactos fsicos dos projetos, i.e, o nmero, a forma e o tempo de utilizao dos inputs, bem como uma predio dos outputs resultantes das diversas alternativas. Com estas informaes possvel converter os impactos fsicos em custos e receitas monetrias. 3. CRITRIOS PARA TOMADA DE DECISO

No decorrer deste documento, o termo projetoser empregado para representar os mtodos disponveis para atingir um determinado objetivo ou grupo de objetivos. 2/ Duas classes de custo/benefcios so reconhecidas em anlise de B/C. Benefcios primrios e secundrios e custos diretos (oriundos do projeto mais custos associados) e custos indiretos ou secundrios. (MISHAN 1976); (GREGORY, 1972); (SASSONE & SCHAFFER, 1978).

1/

Muitos so os critrios sugeridos e utilizados para avaliar alternativas de investimento ou desenvolvimento de projetos. Dentre os mais conhecidos e empregados ressaltam-se: a. Valor lquido presente (VLP) b. Taxa interna de retorno (TIR) c. Relao benefcio/custo (B/C) a. Valor lquido presente (VLP) Este critrio hoje em dia o parmetro mais utilizado para medir a efetividade econmica de projetos. Ele determinado descontando-se os fluxos lquidos de caixa, para o incio do perodo de investimento. Genericamente, pode ser expresso pela relao:

VLP =
onde:

n j= 0

R j + (1 + i) j

n j=0

C j + (1 + i) j

Rj = receitas oriundas do projeto no ano j Cj = custos do projeto no ano j i = taxa de desconto n = vida til do projeto O principal problema associado ao uso deste mtodo a determinao da taxa de juro apropriada para descontar os fluxos de caixa. Evidentemente, taxas elevadas de juro tendem a reduzir o VLP, enquanto que taxas menores aumentam o VLP, favorecendo a aceitao do projeto. b. Taxa interna de retorno (TIR) A Taxa Interna de Retorno uma medida popularizada por John Maynard Keynes e recebeu grande ateno por parte dos economistas. At poucos anos atrs, este critrio era considerado to bom quanto o critrio do valor lquido presente. Define-se taxa interna de retorno como aquela taxa de juro que faz com que a somatria dos fluxos de caixa descontados para o incio do perodo seja igual a zero. A TIR pode ser expressa pela seguinte relao:
n j=0

R j + (1 + i) j =

n j=0

C j + (1 + i) j

onde: i = Taxa interna de retorno Rj = Receitas oriundas do projeto no ano j CJ = Custos do projeto no ano j n = Vida til do projeto.

Um projeto com TIR excedendo um determinado padro (taxa mnima de retorno estipulada pela empresa florestal) dito aceitvel. O uso deste critrio, no entanto, deve ser ponderado pela presena de dois tipos de problemas, conforme mostram SASSONE & SCHAFFER (1978): a. A taxa i, que solve a equao acima, no necessariamente deve apresentar uma nica soluo. Desde que a equao do grau n, possvel a existncia de n solues, ou seja, n taxas interna de retorno para um mesmo projeto; b. Este critrio assume implicitamente uma nica taxa de retorno durante a vida do projeto. Suponha-se que uma empresa florestal estabelea que a taxa mnima de retorno para os seus investimentos de 8% durante os x primeiro anos do projeto e de 12% para perodo remanescente (n x anos). Se a taxa interna de retorno do projeto for, digamos, de 10%, no h como decidir a respeito do desenvolvimento ou no do projeto. A taxa interna de retorno e o mtodo do valor lquido presente podem, em determinados casos, apresentar diferentes concluses com respeito viabilidade econmica de projetos. Esta situao particular melhor visualizada com o auxlio da figura 1. O VLP de dois projetos A e B plotado na figura, em funo do uso de diferentes taxas de juro. Como se observa, quanto mais alto o valor da taxa, menor ser o VLP. Se a taxa de desconto estipulada pela empresa florestal for S, de acordo com o mtodo do VLP, o projeto A superior ao B. Por outro lado, se a empresa resolver avaliar os dois cursos de ao, com base na taxa interna de retorno, os resultados encontrados sero diferentes. As TIR dos projetos sero respectivamente RA e RB, sugerindo que o projeto B mais vivel do que o projeto A. 1/

1/

A TIR de cada projeto pode ser encontrada na figura 1, observando-se onde cada linha (A e B) corta o eixo horizontal, i e, a taxa de desconto que torna o VLP de cada projeto igual a zero.

FIGURA 1 Ilustrao de conflito ente os critrios de TIR e VLP na seleo de alternativas de investimento. Esta situao de conflito entre os dois critrios surge quando existe uma taxa de desconto maior do que S, a qual iguala o VLP dos projetos ainda no primeiro quadrante. Em outras palavras, isto acontece quando as linhas A e B se cruzam direita de S, porm acima do eixo horizontal. c. Relao benefcio-Custo (B/C) O critrio de relao Benefcio-Custo normalmente definido em termos dos valores descontados. Custos e receitas so descontados separadamente e a uma determinada taxa.

Relao B/C =

j=0 n j=0

R j / (1 + i) j C j / (1 + i) i

onde: Rj = Receitas oriundas do projeto no ano j Cj = Custo do projeto no ano j i = Taxa de desconto n = Vida til do projeto De acordo com esta medida de efetividade econmica, aceitam-se os projetos que apresentarem relao B/C maior do que 1; dado que os mesmos revelam possibilidades de produzirem benefcios em excesso aos custos. Embora cada um dos mtodos acima descrito possua vantagens e desvantagens, todos eles so apropriados para auxiliar os administradores na tomada de deciso, com respeito s oportunidades de investimento no campo florestal. 4. UM EXEMPLO Com o intuito de desenvolver um exemplo prtico sobre a aplicao dos instrumentos de deciso discutidos anteriormente, tomou-se como base os dados do trabalho divulgados na circular tcnica no 90 Efeitos de diversos mtodos de preparo de solo sobre o desenvolvimento do E. grandis Hill (Ex Maiden) plantado em solo com camada de impedimento. Basicamente o trabalho objetiva avaliar a influncia da subsolagem no preparo do solo destinado ao reflorestamento. O experimento constitui-se de quatro tratamentos, a saber: 1/ I Subsolagem a cada 3 metros e grade Rome; TCH 16 x 24; II Subsolagem a cada 3 metros e grade Bedding; III Subsolagem de metro em metro e grade Bedding; IV Arao e gradagem. Embora os resultados representam os volumes cilndricos a idade de 14 meses, no presente exemplo, considerou-se que a tendncia relativa das produtividade mdias obtidas nos diferentes tratamentos persistir at a idade de corte (5 anos). Desta maneira, foi possvel estabelecer nveis de produo, aos 5 anos de idade. Tal procedimento foi executado visando-se a eliminao de possveis valores negativos para os parmetros de tomada de deciso. Evidentemente, esta transformao no ir afetar os resultados uma vez que as propores entre os tratamentos foi mantida. No entanto, se futuras observaes de incrementos volumtricos mostrarem variaes entre os tratamentos e diferentes daquelas publicada, faz-se mister uma reavaliao econmica do experimento. A simples anlise dos custos e retornos das diversas alternativas de preparo do solo levaria indicao de que o tratamento III o que proporcionaria maiores retornos lquidos
1/

Maiores detalhes a respeito do experimento podem ser obtidos consultando-se a referida bibliografia

seguido dos tratamentos II, I e IV. Embora este tipo de raciocnio no seja totalmente incorreto, o mesmo peca por no considerar a dimenso temporal entre custos e receitas. Utilizando-se o processo de desconto/capitalizao e com o auxlio dos critrios citados anteriormente, pode-se observar que o tratamento III o que se mostra mais vivel sob a tica do VLP (tabela I). Concluso diamentralmente oposta ocorre quando as alternativas so analisadas sob o ponto de vista da TIR e razo B/C. Sob a luz destes dois ltimos coeficientes, o tratamento I o mais promissor. TABELA I Custos, retornos e parmetros para tomada de deciso. Custos, Retornos e Parmetros Produo (j = 5) Receita total (j = 5, Preo unit. = Cr$ 150,00) Custos dos tratamentos VLP (6%) Razo B/C (6%) TIR I 90,97 13,645 1,852 8,344 5,51 49,10 Tratamentos II III 122,25 186,32 18,337 2,978 10.724 4,60 43,84 27.948 5.882 15.002 3.55 36,57 IV 87,77 13,165 1.954 7.884 5.03 46,45

Deve-se ter em mente, no entanto, que os valores dos parmetros obtidos so relativamente altos, em razo de somente os custos dos tratamentos terem sido includos na anlise. Embora, primeira vista, os resultados paream inconsistentes em funo dos critrios utilizados, nada existe de errado. Cada um dos critrios sugeridos possue suas prprias cractersticas e limitaes 1/. Cabe ao empresrio florestal, antes de tudo, conhecer profundamente as medidas de eficincia econmica e, ento, adotar o critrio ou os critrios que mais se adaptem s condies de sua organizao. 5. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS GREGORY, G.R. Forest resources economics. New York, Ronald Press, 1072. 548p. MISHAN, E.J. Elements of cost benefit analysis. 2.ed. London, George Allen, 1979. 151p. SUITER FILHO et alii Efeitos de diversos mtodos de preparo do solo sobre o desenvolvimento de Eucalyptus grandis Hill (ex Maiden) plantado em solos com camadas de impedimentos. Circular Tcnica. IPEF, Piracicaba (90): 1-9, fev.1980. VODAK, M.C. Na evaluation of the Michigan State Forest cultivation program. East Lansing, 1978. (Tese-Doutoramento MSU).

Uma excelente discusso a respeito de medidas de eficincia econmica pode ser encontrada em VODAK (1978).

1/

Esta publicao editada pelo Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais, convnio Departamento de Silvicultura da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de So Paulo. proibida a reproduo total ou parcial dos artigos publicados nesta circular, sem autorizao da comisso editorial. Periodicidade irregular Permuta com publicaes florestais Endereo: IPEF Biblioteca ESALQ-USP Caixa Postal, 9 Fone: 33-2080 13.400 Piracicaba SP Brasil Comisso Editorial da publicao do IPEF: Marialice Metzker Poggiani Bibliotecria Walter Sales Jacob Comisso de Pesquisa do Departamento de Silvicultura ESALQ-USP Prof. Hilton Thadeu Zarate do Couto Prof. Joo Walter Simes Prof. Mrio Ferreira Diretoria do IPEF: Diretor Cientfico Prof. Joo Walter Simes Diretor Tcnico Prof. Helldio do Amaral Mello Diretor Administrativo Nelson Barbosa Leite Responsvel por Divulgao e Integrao IPEF Jos Elidney Pinto Junior

Вам также может понравиться