Вы находитесь на странице: 1из 22

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAU UFPI DEPARTAMENTO DE MTODOS E TCNICAS DE ENSINO DMTE CENTRO DE CINCIAS DA EDUCAO CCE LICENCIATURA PLENA

ENA EM PEDAGOGIA

VANESSA BORGES DA CUNHA

A FORMAO DO PEDAGOGO SOBRE EDUCAO AMBIENTAL NA UFPI

TERESINA-PI 2012

VANESSA BORGES DA CUNHA

A FORMAO DO PEDAGOGO SOBRE EDUCAO AMBIENTAL NA UFPI

Projeto de pesquisa referente disciplina Pesquisa Educativa II, do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, do Centro de Cincias da Educao, da Universidade Federal do Piau, ministrada pela professora Nlida Amorim, como requisito parcial da disciplina.

TERESINA-PI 2012

1. INTRODUO Sabemos que impossvel falar em qualidade de ensino, sem falar da formao do professor, questes que esto intimamente ligadas. A formao terica e prtica do professor poder contribuir para melhorar a qualidade do ensino, visto que, so as transformaes sociais que iro gerar transformaes no ensino. O professor no deve se abster de estudar, o prazer pelo estudo e a leitura deve ser evidente, seno no ir conseguir passar esse gosto para seus alunos O professor que no aprende com prazer no ensinar com prazer. Snyders. (1990) Estudos provam que o professor deve ser capaz de refletir sua prtica, sabendo direcion-la de acordo com a realidade que atua, de forma que seja voltada para os interesses e necessidades de seus alunos. Freire, (1996, p.43) afirma que: pensando criticamente a prtica de hoje ou de ontem que se pode melhorar a prxima prtica. Outro fato que devemos nos atentar na formao docente, sua ligao com a educao ambiental, que hoje essencial que esteja inserida em nosso meio educacional, de forma que essencial para a vida. Devemos nos questionar se a formao docente est realmente sendo capacitada para trabalhar com EA. A sociedade contempornea tem convivido e produzido cada vez mais a degradao do meio ambiente. O que remete para a mecanicidade de mudana nos costumes, conscientizao, uma questo de re-educao ou educao para os mais jovens, nossas crianas. Vygotsky (1989) d destaque s condies que o indivduo possui para, a partir do ambiente em que vive, ter acesso aos "instrumentos fsicos e simblicos" desenvolvidos pelas geraes que o precederam. O instrumento amplia os modos de ao do homem. Assim, da mesma forma que atua sobre a natureza fazendo uso dos instrumentos fsicos, transformando-a, o homem atua sobre si prprio atravs dos instrumentos simblicos, transformando suas formas de agir. O desenvolvimento do pensamento a partir da experincia da criana,constri internamente os hbitos culturais de seu grupo e do sistema lingstico.

O tema educao ambiental cada vez mais presente em nossas vidas, sendo que se fosse atuante desde cedo, teramos menores problemas ambientais, com hbitos de vida saudveis, que seria repassados de gerao em gerao. Decorrente da grande discusso, atravs de revistas, jornais, pesquisas e at mesmo questionamento pessoal, sobre a educao ambiental na formao docente, percebemos o quanto a questo ambiental est presente em nossas vidas e o quanto estamos leigos em relao a maioria das formas de preveno e sustentabilidade que poderiam ser utilizadas para evitar a grande parte dos problemas ambientais. Complicaes na vida e at na sade da populao. Comportamentos passados de gerao em gerao, comportamentos rotineiros, falta de sensibilidade em relao natureza, vida e a si prprio, vistos muitas vezes como falta de educao, quando no passa de falta de informao.

1.1 PROBLEMA DE PESQUISA A Formao do Pedagogo Sobre Educao Ambiental na UFPI satisfaz a necessidade de aprendizagem do tema e suas abordagens para a formao do futuro educador? 1.2 OBJETIVOS Objetivo Geral Analisar como a temtica educao ambiental abordada pelo pedagogo na UFPI.

Objetivos Especficos Descrever os mtodos utilizados pelos professores da UFPI na aplicao de suas aulas; Analisar a satisfao e interesse dos alunos pelo tema educao ambiental; Observar se a formao do pedagogo sobre o tema educao ambiental na UFPI suficiente para que o futuro professor tenha um bom embasamento para sua prtica. Analisar se a formao do pedagogo interfere ou tem relao com a qualidade no ensino educao ambiental.

1.3 JUSTIFICATIVA Este trabalho importante porque ao pesquisar como vem sendo a formao do pedagogo e educao ambiental na UFPI, ele vai buscar as falhas e benefcios da temtica, a forma como vem sendo trabalhada e abordada na formao de professores, e o mesmo pode vir a interferir no modo de vida da populao, de forma positiva, de modo que busca o benefcio de todos. na universidade que o futuro professor adquire seus embasamentos tericos, e adquire sua personalidade como educador, desta forma o estudo da educao ambiental, visa uma melhor formao pra esse cidado. Sabemos que a formao do professor permanente, que a mesma construda no decorrer de relaes sociais, institucionais, culturais, onde a prtica realmente se constri e se fortalece. O professor a base da educao, pois por ele que passam nossos futuros profissionais, independente da rea em que atuam. Por isso o professor deve estar sempre se especializando, buscando novas formas de despertar em seus alunos o interesse pela construo de seu conhecimento. A forma como o professor trabalha pode influencia a vida de seus alunos e o mesmo deve se atentar a isso. O projeto trata de uma temtica atual e de sustentabilidade, vai buscar beneficiar os estudantes de pedagogia como educadores e como pessoa, e no seu trabalho vai ser utilizado de forma positiva em sala de aula, acrescentando em seus alunos valores de cidadania, aliados ao trabalho em sala de aula, o que vem a afetar a populao de um modo geral, como os pais dessas crianas, que atravs disso, de uma boa reeducao podero vir a ter novos hbitos, crescer como cidado junto a seus filhos, assim como uma melhoria na natureza de um modo geral, o que vem a afetar todos os cidados de maneira positiva, pois se o educador sai da sua universidade capacitado para realizar seus trabalho consciente da preservao ambiental, poderemos ter esperanas de que o mundo degradado que temos hoje poder ser melhorado.

2. REFERENCIAL TERICO

2.1 Formao Docente

A formao de professores um tema bastante discutido e abordado em dissertaes, artigos, teses, etc., e de suma importncia para a vida educacional. na formao docente que o futuro professor adquire embasamento terico, inicia a construo de sua prtica e aprende que os conhecimentos da graduao no so suficientes, que ele precisa estar sempre atualizado e continuando sua formao. Sabemos que a formao do professor permanente, que a mesma construda no decorrer de relaes sociais, institucionais, culturais, onde a prtica realmente se constri e se fortalece (FEBRNIO, 2011). Em seu processo de formao os professores precisam estar envolvidos de forma acolhedora e significativa, para que sejam atrados pelas novas experincias e superar as incertezas e dificuldades enfrentadas ao logo dessa formao. O professor a base da educao, pois por ele que passam nossos futuros profissionais, independente da rea em que atuam. Por isso o professor deve estar sempre se especializando, buscando novas formas de despertar em seus alunos o interesse pela construo de seu conhecimento. A forma como o professor trabalha pode influencia a vida de seus alunos e o mesmo deve se atentar a isso. Para Saviani, a universidade no tem interesse pelo problema da formao de professores, que ela nunca se preocupou com a formao especfica, com o preparo pedaggico-didtico dos professores.
De fato, o que est em causa a no propriamente uma omisso da universidade em relao ao problema da formao dos professores,

mas a luta entre dois modelos diferentes de formao. De um lado est o modelo para o qual a formao de professores propriamente dita se esgota na cultura geral e no domnio especfico dos contedos da rea de conhecimento correspondente disciplina que o professor ir lecionar. (SAVIANI, 2009:149)

Algumas universidades ainda pecam na formao do professor ao inserir em seu currculo somente disciplinas especificamente da sua rea, dando pouco ou nenhuma nfase a temas transversais, como por exemplo, a educao ambiental, sendo que a mesma indissocivel de qualquer ambiente que se ligue educao. Outro fato que devemos nos atentar que a formao de professores no pode ser dissociada dos problemas que ocorrem na carreira docente, como as condies de trabalho, incluindo questes de salrio e jornada de trabalho. Para Saviani, faz-se necessrio ajustar as decises polticas ao discurso imperante:
Trata-se, pois, de eleger a educao como mxima prioridade, definindo-a como o eixo de um projeto de desenvolvimento nacional e, em consequncia, carregar para ela todos os recursos disponveis. Assim procedendo, estaramos atacando de frente, e simultaneamente, outros problemas do pas, como sade, segurana, desemprego, pobreza, infraestrutura de transporte, de energia, abastecimento, meio ambiente etc. Infelizmente, porm, as tendncias que vm predominando na educao brasileira caminham na contramo dessa proposta. (SAVIANI, 2009:153)

Segundo Libaneo (2006), o trabalho escolar tem sua especificidade, ainda que no desligada de seus vnculos com a organizao econmica e social da sociedade:
O trabalho pedaggico escolar tem uma natureza no-material, no se aplicando a ele, de modo pleno, o modo de produo capitalista. O conhecimento como objeto de trabalho na escola inseparvel no ato de produo, e esta capacidade potencial ningum retira da pessoa que conhece. Isso significa que os resultados do processo de trabalho escolar, bem como as formas de organizao interna, no esto absolutamente preordenados pelo capital. Se h uma especificidade do trabalho pedaggico escolar, h tambm uma especificidade das

formas de organizao do trabalho pedaggico, por mais que estas possam ser permeadas por influxos da organizao geral do capitalismo.

O professor deve estar atento tambm que ele no mais aquele que transmite conhecimento, mas aquele que desenvolve nos alunos capacidades e habilidades mentais que se referem a esses conhecimentos. Os professores no devem apenas dominar o contedo, mas especialmente, o modo de raciocinar, pensar, etc., para dominar o contedo de forma construtiva, fazendo com que seus alunos saibam construir seu prprio conhecimento. Para Febrnio (2011), o professor tambm um pedagogo, e o que ele pode fazer de melhor criar sua pedagogia, construindo-a diariamente. O professor deve estar em formao permanente, o que requer uma pedagogia crtica que possibilite a compreenso terica dos problemas. A formao inicial e continuada exige do professor uma teoria que seja capaz de faz-lo compreender sua prtica dar vida a ela a cada dia, dominando contedos, e desenvolvendo suas convices e atitudes, para que possam ajudar seus alunos em sua aprendizagem, estando habilitados pra isso. Para que o professor faa pedagogia, necessrio que ele tenha uma. Ao trabalharmos o tema formao de professores e educao ambiental, alguns se perguntam como ocorre essa educao e porque interligar? O conceito de educao ambiental pode variar conforme a vivncia de cada um, seu meio, contexto, cultura e costumes. Alguns definem educao ambiental como o estudo de trabalhos relacionados a lixo, animais, paisagens, natureza, etc. Na nossa realidade atual, a educao ambiental assume um papel que vai alm desses enfoques, ela est na busca de um equilbrio entre o ambiente e o homem, visando a construo de um futuro de progresso e desenvolvimento. Apesar de o homem j ter causado tantos estragos na natureza, ele pode hoje, atravs da educao ambiental gerar uma educao voltada para o desenvolvimento sustentvel. Se ampliarmos nossa maneira de ver a educao ambiental

perceberemos que ela deveria estar inserida em nossas vidas h muito, que uma prtica de educao para a sustentabilidade, e que se ela fizesse parte

integral de nossas vidas desde cedo, possivelmente milhares de problemas ambientais que temos hoje, no haveriam existido.

2.2 Educao Ambiental

Educao ambiental uma novidade da educao, j praticada em alguns pases, foi proposta em 1.999 no Brasil, tem o objetivo de disseminar o conhecimento sobre o ambiente. Sua principal funo conscientizar preservao do meio ambiente e sua preservao, utilizao sustentvel. uma metodologia de anlise que surge a partir do crescente interesse do homem em assuntos como o ambiente devido s grandes catstrofes naturais que tm assolado o mundo nas ltimas dcadas Ao longo dos anos, o ser humano se tornou um dos maiores destruidores de nossa natureza. O crescimento populacional, a busca pelo domnio econmico e grandes produes, geraram a imensa devastao de nossos recursos naturais e hoje nosso planeta enfrenta as consequncias atravs de terremotos, furaces, catstrofes naturais, poluio atmosfrica a nveis altssimos, falta de gua potvel, disseminao de doenas, destruio de florestas tropicais, entre outros. A degradao ambiental tem alcanado nveis jamais vistos; vivemos hoje uma crise ambiental sem precedentes. Faz-se necessria, portanto, uma reorientao da atuao humana em sua relao com o meio ambiente. Em tal contexto, a educao ambiental surge no s como necessidade, mas tambm como esperana (GRN, 1996).
Por mais graves que sejam hoje os problemas ambientais, naturais e humanos, nenhum pas, ou pelo menos os que tm este poder, estavam dispostos a abrir mo de sua poltica industrial, do incentivo ao consumo de massa que garante a dinmica e a expanso do mercado interno e, consequentemente, a arrecadao de impostos. (PEREIRA, 2010)

As indstrias visam o lucro e investem incessantemente em produo, sem se preocupar com os desastres naturais causados por elas. Como sabemos, os recursos naturais, em sua maioria, no so renovveis e a crise enfrentada pelo planeta s poder ser freada se tomarmos conscincia disso a tempo. Temos que abrir os olhos para o fato de que ao mesmo tempo que os avanos econmicos trazem desenvolvimentos e melhorias em alguns aspectos como bem-estar, eles corrompem nossas reservas naturais de forma irreparvel. Segundo Reigada (2004), o tema educao ambiental e sustentabilidade entra em confronto com o paradigma da sociedade de risco, o que gera a necessidade de multiplicarmos as prticas sociais baseadas no fortalecimento do direito ao acesso educao ambiental e informao, de forma integradora. O que gera a necessidade de mudanas tambm na reorganizao do poder e autoridades governamentais, de forma que as pessoas tenham acesso informao para que possam ver de forma clara os problemas ambientais e assim saberem administr-los. A Educao Ambiental (EA) um aprofundamento no campo educacional das preocupaes da sociedade contempornea com a denominada questo ambiental. Os acontecimentos foram fundamentados pela crena de que a Educao um instrumento essencial para produzir transformaes sociais. O campo da EA, contudo, apresenta algumas caractersticas que o complicam, alm de torn-lo mais complexo. Essas caractersticas dizem respeito sua enorme pluralidade terica e tambm ao seu carter transdisciplinar. Outra caracterstica importante da EA seu aspecto hbrido: estrutura-se em dois campos distintos: a Educao e Ambiental. Para Pereira (2010):
A educao ambiental, pois os recursos so ambientais, naturais e humanos, e no se configuram com a somatria de indivduos isolados em redomas. A educao comeou a se tornar ambiental, tambm, a partir de publicaes, conferncias, simpsios, reunies e movimentos realizados ao longo do processo histrico, construindo as premissas iniciais que fundamentam a Educao Ambiental e que so amplamente utilizadas pelos profissionais educadores ambientais.

A Lei n 9.795, de 27 de abril de 1999 diz que a educao ambiental deve ser conduzida desde a infncia, tendo continuidade por toda a vida, de forma que fortalea o lao entre o ser humano e o ambiente em que vive, para assim desenvolver valores e responsabilidades ambientais desde cedo, de forma que a transmisso de informaes ocorra de maneira mais efetiva. importante reconhecermos que dependemos da natureza e ela de ns, gerando assim uma interdependncia vital. importante tomarmos conscincia de que o uso racional dos recursos naturais, que impulsionam a economia deve estar ligado ao desenvolvimento sustentvel. O artigo 225 da Constituio Federal diz que: Todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Pblico e coletividade o dever de defend-lo e preserva-lo para as presentes e futuras geraes. 1 Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder Pblico: VI promover a educao ambiental em todos os nveis de ensino e a conscientizao pblica para a preservao do meio ambiente. Pode mos perceber ento, que cabe ao Poder Pblico proteger o meio ambiente, e buscar meio de implantar a educao ambiental em todos os nveis de ensino, de forma que o indivduo possa desenvolver a coletividade, construo de valores sociais, habilidades, conhecimentos e atitudes voltadas para a conservao do ambiente, tendo em vista que um bem de uso comum do povo, essencial sustentabilidade e sadia qualidade de vida. Para Saviani (1994), a forma que o homem tem de se apropriar da produo de conhecimento gerado ao longo da histria pela humanidade, pela cultura, atravs da educao, o que ele considera uma segunda natureza, onde atravs de sua histria, os homens se formam como indivduos que produzem tambm coletivamente, novos conhecimentos. Segundo Carolina Reigada e Marilia Reis (2004), no processo de mudanas e questionamento, consenso o papel fundamental da educao, e sendo a educao ambiental uma dimenso da educao, ela se mostrou uma grande aliada na busca desse conhecimento. Durante sua formao, cada

indivduo levado a uma reflexo de SUS valores e comportamentos pela aquisio de conhecimentos, compromisso e responsabilidade com a natureza e com as geraes futuras. A educao ambiental contribui para que o indivduo seja parte atuante na sociedade, aprendendo a agir individual e coletivamente na busca de solues. A EA no visa somente a transmisso de conhecimentos sobre o ambiente e sua utilizao racional, mas tambm a participao dos cidados nas discusses e decises sobre a questo ambiental (Reigota, 1994). Para que haja uma educao ambiental crtica, a formao do sujeito humano enquanto ser social e individual, historicamente situado se d na prtica educativa. Para que se crie uma educao ambiental crtica, as relaes indivduo-sociedade, se do na formao, e dessa forma, o indivduo e coletividade s fazem sentido se relacionados. Nessa educao ambiental crtica, a tomada de posio de responsabilidade pelo mundo, gera primeiramente a responsabilidade prpria, com os outros e com o ambiente, sem hierarquizar ou dicotomizar estas dimenses de ao humana. A formao dos docentes de qualquer nvel, ou modalidade, deve considerar como meta o disposto no artigo 22 da LDB. Ele estipula que a educao bsica tem por finalidade desenvolver o educando, assegurar-lhe formao comum indispensvel para o exerccio da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. A educao deve ser motivada pela paixo, pelo encantamento do conhecimento, pela vontade de manuteno da vida, levando em conta o sentido mais amplo que essa palavra possa expressar. Para Loureiro e Layargues (2006) importante salientar a compreenso da categoria trabalho e de outros conceitos correlatos no universo da estrutura e funcionamento dos sistemas sociais, que se encontra nas cincias humanas/sociais, o que pode nos indicar um caminho desejvel rumo alfabetizao sociolgica para um adensamento conceitual na educao ambiental, permitindo ao educador ambiental encontrar elementos que relativizem a desmesurada importncia hierarquicamente conferida mudana

cultural via o desenvolvimento de uma tica ecolgica. Layargues (2006:11) dia que:
Se desejo do educador ambiental construir uma sociedade ao mesmo tempo ecologicamente equilibrada, culturalmente diversa, socialmente justa e politicamente atuante, ele pode faz-lo, tambm por intermdio da prpria educao ambiental. Mas para isso, os educadores ambientais precisam romper a opresso da violncia simblica acometida pela ideologia hegemnica que sobrepe a dimenso tica sobre a poltica, os valores sobre os interesses, e que se concentra na mudana cultural, silenciando a sua participao na mudana social.

Segundo Jacobi (2003), o acesso informao atravs da internet, novas tecnologias, multimdia, de suma importncia e cresce cada vez mais, de forma que nesses espaos no s pode, como deve-se inserir a educao ambiental, uma educao para a cidadania, que tem a possibilidade de sensibilizar e motivar as pessoas, podendo transform-las em defensoras da qualidade de vida. A educao ambiental tem assumido uma funo transformadora cada vez mais, onde os indivduos so os principais atores para o alcance do desenvolvimento sustentvel. Jacobi (2003) afirma que o desenvolvimento sustentvel refere-se a um modelo mltiplo para a sociedade, no especificamente a um problema limitado, mas um modelo que deve levar em conta tanto a viabilidade ecolgica, como a econmica. Se observarmos o desenvolvimento sustentvel de forma abrangente, podemos perceber que o mesmo se volta para a necessidade de redefinio das relaes entre natureza e sociedade humana, uma mudana no processo civilizatrio, de forma que a sociedade parta do pensamento para a ao. Se analisarmos meio ambiente e escola, podemos dizer que um processo interno de reconstruo, que parte da interao do indivduo com uma ao externa, atravs do contato coma natureza, ecossistema, efeito estufa, etc., onde os indivduos vo internalizar as significaes e a partir da reconstruir e reelaborar suas relaes sociais. um aprendizado social, que recria no indivduo sua forma de interpretar as informaes. E na escola esse

conhecimento deve levar em conta a realidade social desse aluno, sua experincia social, costumes, para que o mesmo possa analisar a natureza em um contexto entrelaado de prticas sociais. A educao ambiental no como uma disciplina qualquer vista na escola, mas um processo de aprendizagem contnuo e permanente, e nela esto inseridas e valorizadas diversas formas de conhecimento, o que vem a formar cidados que tenham uma conscincia de si, de seu meio e do planeta.

2.3 Formao docente e educao ambiental

Segundo Pereira (2010) a educao ambiental baseada nas transformaes sociais, e na ao reflexiva do pensar, pois a causa da degradao ambiental, a mesma da degradao social, e a universidade assume um papel de grande importncia para a formao docente e educao ambiental, de forma que ela aproxima a ao reflexiva da transformao social, nos leva a refletir que a causa de ambas degradaes a mesma. O educador ao realizar seu trabalho em educao ambiental leva consigo uma misso relacionada as questes ambientais, humanas e naturais, pois os professores so tambm formadores de atitudes, posies e comportamentos frente a essas questes. A formao docente ainda carente quando se fala em formao de professor e educao ambiental, pois o tema ainda pouco explorado e inserido de forma passageira, nos temas transversais, geralmente como disciplina de um semestre nas universidades, o que gera pouca construo de conhecimento pelo tempo limitado de estudo e pouco interesse por parte daqueles que ainda no tomaram conscincia da importncia da EA.
(...) a Educao Ambiental o elo comum. Basta conhecer suas especificidades como, por exemplo, as disciplinas ministradas nos cursos, horas aulas, formao de professores, contedos, se os professores formados desenvolvem no ensino fundamental bsico,

entre outros, pois so vrias as caractersticas distintas que influenciam esta formao. (PEREIRA, 2010)

A educao ambiental est presente em todos os lugares que a educao se encontra, so indissociveis. Quando se trabalha educao e no se insere a EA, esse trabalho no est acontecendo de forma efetiva, o mesmo se torna incompleto. Segundo Freitas (2006) a educao ambiental tem como buscar formar indivduos polticos, que sejam capazes de agir criticamente na sociedade, sendo assim, capaz de transform-la. Na escola, a figura do professor torna-se altamente importante, principalmente os que possuem o conhecimento em EA e uma formao especialista nesse campo. O educador ambiental no apenas aquele com licenciatura em pedagogia que se especializou, mas todos os profissionais, independente de suas reas, que buscam esta formao. As pessoas se definem por meio das relaes sociais, e educar uma prtica social que vai alm da acumulao e sensibilizao de conhecimentos. Contudo, percebe-se que a educao ambiental est inserida em todos os campos que h educao. So indissociveis, e a formao docente voltada para uma boa qualificao em EA de grande importncia, sendo necessrio que as universidades avancem nesse sentido, pois alm de bem formar nossos futuros cidados, estaremos cuidando de um bem vital.

3. METODOLOGIA

As metodologias utilizadas sero de forma qualitativa, bibliogrfica e o tipo de pesquisa se enquadra no modo etnogrfico e comparativo, sendo observada presencialmente, e registros por escrito sobre o tema, pesquisas sobre as condies de estudo e temas abordados na universidade, a viso de ambiente e educao ambiental pelos formandos, assim como sua importncia na graduao, e referencial terico sendo pesquisadas em livros, internet, revistas, artigos, que aprofundem de maneira significativa o tema abordado. Em seguida aps os dados colhidos ser feita uma anlise dos principais dados, se os mtodos esto sendo bem sucedidos, ou no e como sanar eventuais os falhas. O presente trabalho de projeto de pesquisa, primeiro passo para o projeto de concluso de curso, pretende observar o modo como trabalhada a formao do pedagogo e educao ambiental na Universidade Federal do Piau e os possveis avanos educacionais da instituio nesse sentido. A pesquisa aborda os professores, alunos e a importncia de se trabalhar a educao ambiental de forma aprofundada em qualquer nvel de ensino, principalmente na formao de professores, pois os mesmos iro futuramente ministrar aulas e precisam estar capacitados para trabalhar a EA em sala de aula, envolta no contedo aplicado mensalmente para seus alunos. A pesquisa ser realizada com 5 professores e 15 alunos. De posse de todos os dados, ser realizada a transcrio, registrando, na ntegra, os depoimentos obtidos das entrevistas, sendo posteriormente analisadas a dados anteriores, para possvel comparao sobre falhas e melhorias.

A educao ambiental hoje deve ser um assunto trabalhado dia a dia, o homem j perdeu muito tempo preocupando-se apenas com seu bem-estar, sem pensar de onde vm os benefcios de sua boa vida. As escolas no davam tanta nfase educao ambiental, e se observarmos minuciosamente, podemos perceber que esse tema ainda possui algumas falhas, falta a conscientizao de muitos. E essa conscientizao deve ocorrer desde cedo, trabalhada juntamente com a vivncia dos alunos com a natureza, sua realidade e seus conceitos sobre preservao.

4. CRONOGRAMA

2012 ATIVIDADES Ajuste do projeto Comit de tica Coleta de dados Reviso de literatura Anlise de dados Elaborao do TCC Defesa do TCC JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ -

5. ORAMENTO

DESCRIO Caneta Resma de Papel Cartucho para tinta da impressora VALOR TOTAL

QUANTIDADE 12 2 1

VALOR UNITRIO 0,60 13,00 70,00

VALOR TOTAL 12,00 26,00 70,00 108,00

* A pesquisa ser financiada pelo prprio pesquisador.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

BRASIL, Constituio da Repblica Federativa do. So Paulo: Saraiva, 2003. SAVIANI, Dermeval. Formao de professores: aspectos histricos e tericos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educao, 2009. REIGADA, Carolina and Reis, Marilia Freitas de Campos Tozoni. Educao ambiental para crianas no ambiente urbano: uma proposta de pesquisa-ao. Revista Cienc. Educ. (Bauru) 2004, vol.10, no.2. p.149-159. SAVIANI, D. Sobre a natureza e especificidade da educao. In: SAVIANI, D. Pedagogia histrico-crtica: primeiras aproximaes. So Paulo: Cortez, 1994. REIGOTA, M. Meio ambiente e representao social. So Paulo: Cortez, 1994. GRN, Mauro. tica e educao ambiental: A conexo necessria. Campinas, SP: Papirus, 1996. BRASILEIRA, Identidades da Educao. Braslia. Grfica Gutenberg, 2004. FUNDAMENTAL, Panorama da educao ambiental no ensino/ Secretaria de Educao Fundamental Braslia :MEC ; SEF, 2001.149 p. : il. Loureiro, C.F.B.; Layrargues, p.P. & Castro, R.C. De (Orgs.) Pensamento complexo, dialtica e educao ambiental. So Paulo: Cortez. p. 72-103. 2006. JACOBI, Pedro. Educao ambiental, cidadania e sustentabilidade. Scielo Brazil, caderno de pesquisa, no.118. So Paulo, 2003. FEBRONIO, Maria da Paixo Gis. Formao inicial de professores de educao infantil: que formao essa?. ETD: Educao Temtica Digital, 2011.

BONOTTO, Dalva Maria Biachini. Formao docente em educao ambiental utilizando tcnicas projetivas. Revista Paidia (Ribeiro Preto). Dez 2005, vol.15, no.32, p.433-440. ANDRADE, Ludmila Thom de. A escrita dos professores: textos em formao, professores em formao, formao em formao. Educ. Soc. Dez 2003, vol. 24, no.85, p.1297-1315.

LIBANEO, Jos Carlos. Diretrizes de pedagogia: imprecises tericas e concepo estreita da formao profissional de educadores. Educ. Soc. Out 2006, vol.27, no.96, p.843-876. PEREIRA, Jane Liberalesso. Educao ambiental e a formao de professores na Universidade Federal de Santa Maria RS. Porto Alegre, RS. RSFM, Programa de Ps Graduao em Educao, 2010. LACHICA, Keith Werneck Brasil. A formao de pedagogos para a educao ambiental. Paran. Universidade Federal do Paran, Linha educao, sade e trabalho, 2009. FREITAS, Denise de & Oliveira, Hayde Torres de. Pesquisa em educao ambiental: um panorama de suas tendncias metodolgicas. Revista Susp., 2006. REIGOTA, Marcos. El estado del de la Educacin Ambiental en Brasil. Tpicos en Educacon Ambiental, 4(11), pp.49-62,2002. REIGOTA, Marcos. O que Educao Ambiental. So Paulo, Brasiliense, 2001. FREITAS, Denise; OLIVEIRA, Hayde. Pesquisa em educao ambiental: um panorama de suas tendncias metodolgicas. Pesquisa em Educao Ambiental, 1(1), pp.175-191, 2006. FRACALANZA, Hilrio & LIMA, Ivan. A Educao Ambiental no Brasil: anlise da Produo Acadmica. Campinas: Unicamp, 2006. O Professor, sua formao. Disponvel em: < http://cdr4apgn.wordpress.com/2007/06/04/formacao-plena-para-osprofessores/ > acesso em 13 de jan de 2012.

Вам также может понравиться