Вы находитесь на странице: 1из 43

Ministrio da Educao Departamento do Ensino Secundrio

PROGRAMA

da disciplina de

PRTICAS DE CONSTRUO

do

CURSO TECNOLGICO DE CONSTRUO CIVIL E EDIFICAES

10. Ano ***


Autores
Apolinria Afonso Jernimo Monteiro Manuel Vieira Nuno Melo Osvaldo Marques

Coordenadora
Homologao
01/03/2004 Apolinria Afonso

NDICE

1. Parte Introduo 2. Parte Apresentao do programa Finalidades Objectivos Viso geral dos temas/contedos Sugestes metodolgicas gerais Gesto horria Competncias gerais a desenvolver Recursos Avaliao 3. Parte Desenvolvimento do programa Temas/contedos: 1 Introduo ao Sector da Construo 2 Preparao de Obra 3 Tcnicas Construtivas I

3 5 6 6 7 8 9 10 11 11 13

14 20 27

4. Parte Bibliografia 1 Introduo ao Sector da Construo 2 Preparao de Obra 3 Tcnicas Construtivas I

38 39 39 40

PRTICAS DE CONSTRUO
_________________Curso Tecnolgico de Construo Civil e Edificaes
1. PARTE - INTRODUO O Curso Tecnolgico de Construo Civil e Edificaes e Edificaes apresenta uma estrutura curricular assente em trs componentes: a componente de Formao Geral Portugus, Lngua Estrangeira, Filosofia, Educao Fsica e Tecnologias da Informao e Comunicao a componente de Formao Cientfica Matemtica B e Fsica e Qumica B - e a componente de Formao Tecnolgica, composta por trs disciplinas no 10 e 11 anos - Tecnologias de Construo, Desenho de Construo e Prticas de Construo e no 12. ano composta por Tecnologias de Construo, Desenho de Construo e rea Tecnolgica Integrada, constituda pela disciplina de Especificao, pelo Projecto Tecnolgico e pelo Estgio - que direccionam a formao para uma profisso ou famlia de profisses.

A disciplina de Prticas de Construo tem natureza fundamentalmente prtica e a durao de dois anos lectivos (10. e 11. anos). Esta disciplina contribui para o desenvolvimento de conhecimentos, atitudes e competncias, que preparam para o ingresso na especificao do 12. ano, capacitando o aluno para o desempenho de um cargo de tcnico no mbito da Construo Civil.

Aps a concluso de um Curso Tecnolgico de Construo Civil e Edificaes, obtmse uma qualificao de nvel 3. As especificaes possveis so: Computao Grfica e Oramentao, Planeamento e Conduo de Obra e Preveno e Segurana na Construo. Dada a formao de banda larga adquirida nos dois primeiros anos, os alunos podem, ao longo da sua vida profissional, adquirir outras especificaes ou formaes, numa perspectiva de flexibilizao para as quais esta disciplina habilita.

Acresce que a disciplina de Prticas de Construo intervm com base na flexibilidade e na optimizao do potencial cognitivo, psicomotor, afectivo e social dos alunos, investindo na qualificao: do Saber (domnio da linguagem especfica e tecnologias da

construo); do Saber-Fazer (domnio dos materiais, equipamentos e operaes tcnicas); do Saber-Estar (agir, interagir e comunicar); do Saber-Aprender (actualizao constante) e do Fazer-Saber (criar e transformar).

Pretende-se que o aluno, aps a concluso do curso, fique suficientemente apto a desenvolver e a adquirir competncias tcnicas indispensveis sua necessria adaptao a novos contextos no mbito da aprendizagem permanente. Assim, d-se particular relevo s visitas tcnicas a empresas e instituies, programadas de acordo com os contedos do programa. A abordagem dos trabalhos prticos a executar no 10. e 11. anos dever ser feita com o recurso Metodologia do Trabalho de Projecto, permitindo assim o desenvolvimento de capacidades de investigao, deciso e optimizao da relao e comunicao com os outros. No 11. ano os alunos elaboraro pequenos trabalhos de projecto em grupo.

Competir aos professores desenvolverem no aluno as necessrias aptides tanto para o trabalho individual como para o trabalho em equipa, incentivando-o para a anlise de problemas e resoluo dos mesmos, recorrendo aos conhecimentos adquiridos e contribuindo deste modo para a formao e desempenho de tarefas com o correspondente enquadramento profissional.

Esta disciplina apresenta, no 10 ano, uma carga horria semanal de dois blocos de 90 minutos (2x90) e, no 11 ano, uma carga horria semanal de quatro blocos de 90 minutos (4x90), devendo neste 11 ano ser leccionada em contra-horrio, em duas aulas consecutivas de 180 minutos. Esta distribuio horria, aconselhvel, permitir a deslocao da turma ao exterior da escola, em visitas tcnicas a obras.

A disciplina dever ser leccionada por professores de Construo Civil habilitados para leccionar disciplinas de carcter oficinal. Na constituio da turma, deve ter-se em considerao o nmero de alunos que a integram, de modo a salvaguardar o carcter eminentemente prtico da disciplina, bem como as questes de segurana, que devero ser uma prioridade neste sector, tanto na produo como na formao.

Considera-se de extrema importncia a ligao estreita entre a escola, as empresas e instituies, e nesse sentido devem estabelecer-se Protocolos de Parceria, que possibilitem a todos os alunos, durante o curso, uma maior ligao realidade exterior escola e ao mercado de trabalho. Consideram-se ento relevantes os domnios da tecnologia laboral moderna, a mobilizao mxima dos recursos humanos e a capacidade das aprendizagens ao longo da vida.

2. PARTE APRESENTAO DO PROGRAMA

Num mundo onde a Cincia e a Tecnologia penetram cada vez mais profundamente na vida quotidiana do indivduo e da sociedade, a escola tem um importante papel a desempenhar, no somente na transmisso de conhecimentos cientficos e tcnicos, mas tambm no desenvolvimento de atitudes susceptveis de assegurar aos cidados do futuro a aplicao e avaliao desses conhecimentos.

No contexto de uma formao integral, o aluno dever ser sensibilizado para um comportamento adequado aos diferentes momentos da sua formao, nomeadamente nas relaes inter-pessoais no espao escolar, nas actividades de complemento curricular e na sociedade em geral, numa perspectiva de formao para a cidadania.

Assim, considera-se que a integrao da disciplina de Prticas de Construo no currculo do curso Tecnolgico de Construo Civil e Edificaes contribui, no s para uma formao prtica, polivalente e transversal, como tambm para uma formao especfica, ajustando-se s necessidades da rea e s fases do processo construtivo. Neste processo importante uma abordagem sistemtica da Higiene e Segurana no Trabalho, visando a Sade neste sector de actividade em que a sinistralidade to elevada. Logo, esta disciplina proporciona aos alunos uma aprendizagem real nos domnios do Saber e do Saber-Fazer, a qual lhes ser muito til na vida activa.

So finalidades:

Promover o crescimento individual e a cidadania, atravs do reforo das competncias bsicas adquiridas durante a escolaridade bsica, e o desenvolvimento de novas competncias socioculturais e tcnicas.

Preparar para a vida activa, promovendo a empregabilidade, atravs do desenvolvimento de competncias profissionais que permitam uma qualificao profissional.

Interligar os saberes, entre o saber, o saber-ser, o saber fazer e o saber-estar. Interligar e complementar os conhecimentos tericos e prticos. Desenvolver aces que propiciem mais iniciativa e maior autonomia, relacionadas com o manuseamento dos equipamentos e das ferramentas e com os sistemas informticos.

Promover a Higiene e a Organizao da Segurana, como forma de eliminar ou minimizar riscos para a sade e para o bem-estar.

Promover a realizao pessoal mediante o desenvolvimento de atitudes de autonomia e solidariedade.

Objectivos

A disciplina de Prticas de Construo abordar as regras, as tcnicas e as metodologias de realizao nos processos construtivos, aliando ao estudo do comportamento dos materiais. Procurar interligar a aprendizagem realizada na disciplina de Tecnologias de Construo ao contexto da aplicao. Assim, so objectivos da disciplina capacitar os alunos para: Elaborar relatrios de trabalhos prticos de construo civil, recorrendo aos meios informticos; Aplicar normas e regras de Higiene e Segurana nos trabalhos de construo civil; Saber interpretar os vrios tipos de projectos de construo civil; Conhecer todas as fases e tcnicas usadas na Preparao de Obras;

Conhecer materiais de construo, equipamentos/ferramentas e as tcnicas construtivas mais correntes;

Utilizar materiais, equipamentos e tcnicas construtivas adequadas na realizao de trabalhos de construo;

Utilizar a metodologia de trabalho de projecto na preparao de trabalhos de construo;

Conhecer os vrios tipos de instalaes tcnicas; Realizar trabalhos relativos instalao de redes e equipamentos tcnicos; Conhecer materiais de isolamento trmico e acstico e tcnicas de aplicao; Conhecer materiais de revestimento, para interior e exterior; Utilizar materiais, equipamentos e tcnicas de aplicao de revestimentos; Conhecer a madeira e seus derivados, como material de construo, suas caractersticas, propriedades fsicas e mecnicas;

Aplicar conhecimentos na execuo de trabalhos de carpintaria; Conhecer materiais de acabamento e tcnicas de aplicao; Aplicar conhecimentos na realizao de trabalhos de acabamentos; Realizar trabalhos de medio de materiais, rendimentos de mo-de-obra e equipamentos;

Aplicar conhecimentos no clculo de custos de materiais, mo-de-obra e equipamento;

Desenvolver a capacidade de trabalhar individualmente e em equipa; Desenvolver a capacidade de liderana, de autonomia e tomada de decises, de negociao e de relaes interpessoais;

Desenvolver competncias pessoais e sociais necessrias ao cidado em formao.

Viso geral dos temas/contedos

O programa curricular reparte-se por dois anos lectivos. Sendo uma das disciplinas da componente de formao tecnolgica, constituir o suporte das aprendizagens necessrias num contexto de banda larga que permite ao aluno a aquisio de saberes e saberes-fazer para uma opo consciente da especificao a frequentar no 12 ano.

O conjunto dos contedos/temas previstos abrange todo o processo evolutivo da construo e desenvolvimento de uma obra nas suas diferentes fases, sendo o recurso s tecnologias de informao um suporte indispensvel realizao de actividades integrantes deste sector.

Em conformidade com o exposto, apresenta-se o seguinte elenco temtico:

10 Ano: 1 Introduo ao Sector da Construo 2 Preparao de Obra 3 Tcnicas Construtivas I

11 Ano: 4 Tcnicas Construtivas II 5 Instalaes Tcnicas 6 Tcnicas de Carpintaria e Materiais Alternativos 7 Acabamentos

Sugestes metodolgicas gerais

Considerando os objectivos da disciplina de Prticas de Construo, e suas caractersticas de carcter prtico, sugere-se como metodologia geral que: Cada unidade / aula, seja previamente preparada; Seja implementada a Metodologia do Trabalho de Projecto em todas as unidades; Na planificao das unidades, tratando-se de uma disciplina tcnico-prtica, esta deva estabelecer interdisciplinaridade com as disciplinas de Tecnologias de Construo e Desenho de Construo; As aulas se iniciem com informao tcnica, nomeadamente especificaes tcnicas, normas e regulamentos, seguida da prtica inerente a cada contedo / tema;

Nas aulas prticas seja obrigatrio o uso de fato de trabalho e de equipamentos de segurana e proteco individual especfica de cada actividade;

No decurso da aula prtica, o professor demonstre as tcnicas construtivas, atravs do manuseamento de materiais, das ferramentas e dos utenslios, seguindo-se a prtica pelos alunos, que sempre que possvel sejam desenvolvidas individualmente e / ou grupos de dois ou trs alunos;

Aos grupos, seja incutido esprito de trabalho em equipa; Nas visitas de estudo a obras, os alunos utilizem equipamento de proteco individual, nomeadamente o capacete e botas de proteco;

As visitas de estudo, sendo de carcter tcnico, sejam preparadas de acordo com os diferentes contedos / temas, visando complementar a informao e aproximar o aluno da vida activa e da sociedade em geral. Para o efeito, os professores elaboram listagens de objectivos, que os alunos consideram posteriormente na execuo do relatrio da visita, que ser objecto de anlise e reflexo crtica na aula imediatamente a seguir;

No decurso de cada unidade, os alunos, em pequenos grupos e com a colaborao do professor, realizem pequenos trabalhos de projecto sobre os temas em estudo. Esta metodologia visa a preparao para a realizao do Projecto Tecnolgico durante o 12. Ano.

Gesto horria

O presente programa foi elaborado para ser leccionado em 30 semanas em cada ano lectivo (10 = 60 aulas e 11 = 120 aulas), considerando-se includas formao, visitas de estudo tcnicas, avaliao e outras situaes, como recuperao e enriquecimento, decorrentes das actividades curriculares em curso.

Total de aulas por tema:

10 Ano: 1 Introduo ao Sector da Construo 2 Preparao de Obra 3 Tcnicas Construtivas I - 8 Aulas - 20 Aulas - 32 Aulas

11 Ano: 4 Tcnicas Construtivas II 5 Instalaes Tcnicas 6 Tcnicas de Carpintaria e Materiais Alternativos 7 Acabamentos - 39 Aulas - 16 Aulas - 38 Aulas - 27 Aulas

Competncias gerais a desenvolver

Devero os alunos, no fim do 11. ano, demonstrar ter as seguintes competncias: Ler e interpretar projectos; Utilizar a Metodologia de Trabalho de Projecto; Realizar pequenos levantamentos e implantaes; Organizar e implantar estaleiros; Planificar trabalhos de construo; Calcular quantidades de materiais; Recorrer a novos processos construtivos, materiais e equipamentos; Utilizar as tecnologias da informao; Interpretar e aplicar normas regulamentares; Aplicar as normas de Higiene, Segurana e Sade no Trabalho; Aplicar as tcnicas da arte de bem construir; Trabalhar em equipa; Actuar com autonomia e autoconfiana; Realizar a auto-aprendizagem;

10

Demonstrar capacidades sociais e relacionais; Respeitar a diversidade lingustica e cultural; Demonstrar capacidade de liderana.

Recursos

Considerando os objectivos e os temas do presente programa da disciplina de Prticas de Construo, os recursos e equipamentos mnimos necessrios correcta aplicao do programa sero indicados nas sugestes metodolgicas de cada tema.

Avaliao

Tratando-se de uma disciplina de carcter prtico, a avaliao formativa dever ser o processo privilegiado que permitir orientar e ajudar o aluno a superar as suas dificuldades e a melhorar atitudes, contribuindo para a progresso na sua aprendizagem.

No incio da leccionao de cada tema devem ser definidas as formas de avaliao a utilizar (testes, trabalhos de grupo ou individuais, trabalhos de projecto, relatrios, registos, grelhas de observao, exposio - discusso ou outros a definir), assim como o respectivo momento de aplicao.

Deve ser feita uma avaliao contnua no decurso do processo de ensino/aprendizagem, sugerindo-se para o efeito a utilizao de matrizes e grelhas estruturadas com os parmetros ajustados observao dos diferentes contedos leccionados, constituindo a base de informao permanente da evoluo do aluno para o professor e que representam em simultneo um referencial para a sua auto-correco. A avaliao sumativa, como instrumento indissocivel do processo avaliativo, ter sempre, pela sua natureza, a funo complementar de formulao de um juzo globalizante sobre o grau de desenvolvimento dos conhecimentos e competncias adquiridos durante cada percurso de aprendizagem, a qual deve ser consubstanciada numa classificao. Os instrumentos de avaliao podero revestir a forma tradicional

11

de testes, quando se coadunem com as respectivas matrias leccionadas, ou de execuo simulada de operaes inerentes aos trabalhos de prtica oficinal, quando estes representem os meios de avaliao adequados dos conhecimentos e competncias adquiridos.

A avaliao sumativa constituir tambm o processo de balano da aprendizagem no fim de cada perodo, com reflexo no final do ano lectivo, cuja apreciao global deve traduzir o desenvolvimento intelectual e psicomotor do aluno.

12

3. PARTE DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA 10. ANO

13

TEMAS/CONTEDOS

OBJECTIVOS (de aprendizagem)

SUGESTES METODOLGICAS

GESTO DA CARGA HORRIA (tempos lectivos de 90 minutos)

TEMA 1: INTRODUO AO SECTOR DA CONSTRUO 1.1. O Nascimento de uma Construo 1.1.1. As fases de construo - Compreender a interligao entre O Homem e a Habitao. - Explica a necessidade da habitao como elemento social; - Descreve a evoluo tecnolgica na Construo ao longo do tempo; - ...

Para este tema prev-se 8 aulas, incluindo actividades de avaliao. - Sugere-se a realizao de uma 1 aula abordagem ao tema A Engenharia de Estruturas na Histria de Portugal, com apoio de CD interactivo do Laboratrio Nacional de Engenharia Civil, sobre a evoluo tecnolgica na Construo ao longo do tempo.

1.1.2. Como nasce uma obra

- Em cada um dos sub-temas tratados, e depois de debate no grupo / turma, sugere-se que, em pequenos grupos, os alunos elaborem relatrios dos produtos mencionados. - De forma a sensibilizar os alunos 1 aula - Compreender um programa normal de construo. para o contedo A.2. - Como nasce - Cita as principais fases de construo de uma obra. - Refere intervenientes profissionais numa obra de uma obra sugere-se a passagem do filme Como nasce um edifcio do construo civil; - Identifica equipamentos, mquinas e ferramentas Instituto do Emprego e Formao Profissional. utilizadas em obras de construo civil; - Identifica equipamentos de segurana; - Sugere-se ainda a visita a uma obra, - ... visando promover encontros com os fi i i b lh d

14

TEMAS/CONTEDOS

OBJECTIVOS (de aprendizagem)

SUGESTES METODOLGICAS

GESTO DA CARGA HORRIA (tempos lectivos de 90 minutos)

profissionais e com os trabalhos do sector. - Tambm deve ser visitado um fornecedor de equipamento de segurana individual e colectivo para a construo civil. 1.2. Evoluo do Sector da Construo

1.2.1. O Mercado da Construo

- Compreender factos que tornam a Construo Civil um sector de actividade importante para o desenvolvimento do pas. - Define Mercado da Construo; - Explica a importncia deste sector para o pas; - Cita programas de desenvolvimento do pas, nomeadamente, infra-estruturas, saneamento bsico, sistema rodovirio e ferrovirio, etc. - ...

- Sugere-se a organizao de uma 1 aula visita a uma empresa de Construo Civil de dimenso mdia, para a qual dever ser preparado um roteiro destinado a orientar o percurso pelos vrios sectores da empresa. Do programa da visita dever constar um perodo de dilogo com os vrios profissionais da empresa.

1.2.2. A modernizao do sector e as novas tecnologias

- Prever as consequncias das novas tecnologias na modernizao do sector. - Justifica o recurso informtica no projecto de Arquitectura ou de Engenharia; - D exemplos de sistemas de construo, com recurso a novas tcnicas e novos materiais; - ...

15

TEMAS/CONTEDOS

OBJECTIVOS (de aprendizagem)

SUGESTES METODOLGICAS

GESTO DA CARGA HORRIA (tempos lectivos de 90 minutos)

1.2.3. O Mercado do Emprego

- Compreender a situao do Mercado do Emprego actual. - Enumera as profisses existentes no sector; - Ordena/classifica as profisses relativamente aos nveis de qualificao/responsabilidade; - Distingue trabalhadores por conta de outrem e trabalhadores por conta prpria; - Identifica os profissionais no C.C.T.V. para a construo civil; - ... - Compreender que a Construo Civil o motor de grande parte das indstrias nacionais. - Enumera os sectores de actividade em geral; - Classifica a construo civil como sector de actividade; - Cita as indstrias relacionadas com este sector; - ... - Conhecer o desempenho da Empresa no sector. - Define organizao; - D exemplos de organizaes; - Define empresa; - Distingue os conceitos de organizao e de empresa; - Cita as funes essenciais de uma empresa; - Esboa sob a forma de um organograma a estrutura de empresa; - Enuncia o conceito de obra; - Distingue empreitada pblica de empreitada particular; - ...

- Para complementar toda a informao fornecida pelo professor na aula, sugere-se que seja pedido aos alunos que investiguem sobre todas as profisses, ofcios, mquinas e ferramentas usadas por cada um dos intervenientes na construo civil. O trabalho deve ser processado em computador, sendo posteriormente objecto de avaliao. 1 aula

1.2.4. A Construo Civil e as Indstrias relacionadas

1.2.5. As Empresas

16

TEMAS/CONTEDOS

OBJECTIVOS (de aprendizagem)

SUGESTES METODOLGICAS

GESTO DA CARGA HORRIA (tempos lectivos de 90 minutos)

1.2.6. Caracterizao social, econmica e cultural do sector

- Conhecer factos especficos relacionados com a caracterizao social, econmica e cultural do sector. - Define recursos humanos; - Caracteriza o sector da construo sob o ponto de vista social; - Cita as profisses de maior e menor risco; - Cita a importncia da Construo Civil na economia do Pas; - Interpreta dados estatsticos relacionados com a A publicao peridica do INE (Inst. caracterizao social, econmica e cultural do sector; Nac. de Estatstica) Portugal Social contm informaes sobre as - ... caractersticas sociais da populao portuguesa e poder ser um apoio ao tema da aula. - Reconhecer nos materiais de construo reciclveis o contributo para a salvaguarda do ambiente. - Define material ecolgico; - Cita exemplos de produtos reciclados; - ... - Colaborar de forma activa na preservao do ambiente natural e tradicional - Descreve tipos de habitao tradicional das vrias regies do pas; - D exemplos de materiais tradicionais utilizados na construo; - Identifica processos construtivos tradicionais; - ... 1 aula

1.2.7. Proteco do ambiente - Materiais Ecolgicos

1.2.8. Construo Tradicional

17

TEMAS/CONTEDOS

OBJECTIVOS (de aprendizagem)

SUGESTES METODOLGICAS

GESTO DA CARGA HORRIA (tempos lectivos de 90 minutos)

1.3. Unidades de Medida e Escalas 1.3.1. Sistemas de medida - Aplicar os instrumentos de medio a situaes prticas. - Identifica os diferentes instrumentos de medio; - Utiliza instrumentos na medio de comprimentos, reas e volumes; - ... 1 aula

- Aplicar as unidades do Sistema Internacional (SI) a situaes prticas. - Estabelece a correspondncia entre as unidades do SI e as unidades SM (unidades anteriormente utilizadas) - Resolve exemplos de aplicao reconverso de unidades no clculo de comprimentos, reas, volumes, pesos especficos, presso,...; - ... 1.3.2. Escalas - Sugere-se a distribuio de: - Aplicar o conceito de escala a problemas concretos. - NP-172 Sistema - Define escala; Internacional de Unidades. - Cita tipos de escala; - Regulamento de Segurana e - Selecciona escalas de reduo e ampliao mais Aces em Estruturas de usadas; Edifcios e Pontes R.S.A. - Interpreta desenhos escala; - Aplica o conceito de escala a problemas concretos; 1 aula para avaliao - ... formativa e sumativa

18

TEMAS/CONTEDOS

OBJECTIVOS (de aprendizagem)

SUGESTES METODOLGICAS

GESTO DA CARGA HORRIA (tempos lectivos de 90 minutos)

1.4. Metodologia de Trabalho de Projecto

- Conhece conceitos bsicos da Metodologia do Trabalho de Projecto. - Descreve a metodologia do trabalho de projecto; - ...

Sugere-se, como aplicao prtica do 1 aula tema, a identificao de um problema real do mbito do Sector da Construo Civil e discuti-lo, seguindo a Metodologia de Trabalho de Projecto. Formulao de problemas parcelares Esboo da planificao do trabalho Investigao e produo de solues Apresentao de solues: - Relatrio - Tabelas - Esquissos

19

TEMAS/CONTEDOS

OBJECTIVOS (de aprendizagem)

SUGESTES METODOLGICAS

TEMA 2:

PREPARAO DE OBRA

GESTO DA CARGA HORRIA (tempos lectivos de 90 minutos) Para este tema prev-se 20 aulas incluindo actividades de avaliao.

2.1. Leitura e interpretao de cartas topografias e projectos

2.1.1. Cartas e plantas topogrficas

2.1.2. Projecto de Construo Civil (Arquitectura e Engenharia)

2.1.3. Desenhos de pormenor

Para este sub-tema prev-se 4 aulas, incluindo uma aula para realizar uma ficha de avaliao diagnstica. - Considerando que se pretende com 1 aula - Interpretar cartas e plantas topogrficas. este tema promover o - Refere escalas usadas em cartografia e topografia; desenvolvimento, entre outras, das - Identifica o relevo e os acidentes naturais do terreno; capacidades de raciocnio e de - Orienta uma planta topogrfica com o Norte Geogrfico; investigao, preconiza-se uma -.... abordagem ao trabalho prtico a executar, recorrendo metodologia 1 aula - Conhecer a estrutura de um projecto de construo civil. do trabalho de projecto. - Enumera as diversas peas de um projecto; - Sugere-se que o professor - Identifica projectos de arquitectura e de engenharia; disponibilize um projecto completo - Interpreta peas escritas e desenhadas; de licenciamento e de execuo de - Justifica a importncia das peas escritas; uma pequena obra de construo -.... civil, por exemplo, uma moradia. - Sugere-se a aquisio do projecto de 1 aula - Interpretar desenhos de pormenor. licenciamento, na Cmara Municipal - Define pormenorizao de arquitectura e de engenharia. ou em gabinetes de Arquitectura / - Refere as escalas mais usadas nos desenhos de pormenor. Engenharia locais. - Identifica os materiais pela sua simbologia. - Justifica a importncia da pormenorizao na consecuo dos - O aluno dever ser sensibilizado para a pesquisa, recolha e projectos; apresentao na aula de elementos -.... d h d i d j d

20

TEMAS/CONTEDOS

OBJECTIVOS (de aprendizagem)

SUGESTES METODOLGICAS

GESTO DA CARGA HORRIA (tempos lectivos de 90 minutos)

2.1.4. Caderno de Encargos

2.1.5. Mapas de Medies e de Oramentos

desenhados e escritos do projecto da sua habitao, para anlise da turma. - Para a consecuo dos objectivos deste tema, sugere-se a listagem de 1 aula - Conhecer termos tcnicos de um Caderno de Encargos. - Identifica condies tcnicas gerais dos Materiais e condies algumas estratgias/actividades, a fim de dinamizar a aula e enriquecer tcnicas de execuo; - Selecciona especificaes de materiais e tcnicas de os conhecimentos dos alunos: - Demonstrar a importncia do execuo; projecto na execuo da obra; - Interpreta peas escritas de um projecto; - Explorar a simplicidade ou - Relaciona peas escritas com as peas desenhadas; complexidade do projecto; - Justifica a importncia de um Caderno de Encargos; - Ler e interpretar as diversas peas -... escritas e desenhadas; - Referir os aspectos importantes da regulamentao e normas tcnicas - Interpretar mapas de Medies e de Oramentos. (habitabilidade e conforto da - Aplica conhecimentos de matemtica na leitura de mapas de habitao). medies e de oramentos; - Distingue medies de oramentos; - Justifica a sua importncia no controlo e gesto da obra; -....

2.2. Estaleiros e equipamentos

- Compreender os princpios de funcionamento de um - Sugere-se para o sub-tema estaleiros e equipamentos a estaleiro. apresentao de bibliografia sobre a - Distingue meios de apoio de instalaes fixas; organizao do estaleiro, sinalizao - Selecciona os servios a instalar; - Identifica actividades de sub-empreitada necessrias de obras e segurana na construo, projectos e desenhos de montagem execuo da obra; de estaleiros, etc. -.... - Sugere-se ainda a realizao de visitas tcnicas devidamente l ifi d b l li d

Prev-se para este subtema 1 aula. Uma visita tcnica a uma obra, com estaleiro, complementa a informao fornecida na sala de aula.

21

TEMAS/CONTEDOS

OBJECTIVOS (de aprendizagem)

SUGESTES METODOLGICAS

GESTO DA CARGA HORRIA (tempos lectivos de 90 minutos)

planificadas a obras, localizadas nas imediaes da Escola, com um bom estaleiro. Estas visitas consideram-se de extrema importncia na consecuo dos objectivos e devero ser avaliadas com a apresentao individual de um relatrio sucinto sobre os aspectos observados. - Sugere-se que o professor realize uma exposio sobre a legislao de Prev-se para este subSegurana, Higiene e Sade no tema 1 aula. Trabalho, nomeadamente: - Dec-Lei n. 155/95, de 01/07. - Acidentes de trabalho; - Proteco colectiva e individual; - Riscos de queda em altura, soterramento, electrocusso, etc. - Recursos: Os trabalhos a desenvolver nestes temas ocupam, em perodos previamente definidos e calendarizados, uma sala especfica equipada com estiradores para se analisarem os projectos. Dever existir uma biblioteca equipada com cartas e plantas topogrficas, projectos de arquitectura e de engenharia, regulamentos, legislao especfica e bibliografia da construo civil, etc. Sugere-se a existncia na aula, para l d Pl d S

2.3. Normas de Higiene, Segurana, - Compreender a legislao e as regras de Higiene, Segurana e Sade no Trabalho. e Sade nos estaleiros e obras - Interpreta legislao e regras de Higiene, Segurana e Sade em estaleiros e obras; - Cita equipamentos de proteco colectiva e individual; - Interpreta um Plano de Segurana no estaleiro e obra; - Cita riscos de acidentes nas diferentes fases da obra; -....

22

TEMAS/CONTEDOS

OBJECTIVOS (de aprendizagem)

SUGESTES METODOLGICAS

GESTO DA CARGA HORRIA (tempos lectivos de 90 minutos)

consulta, de um Plano de Segurana de Obra.

2.4. TOPOGRAFIA

Prev-se para este subtema 9 aulas, incluindo trabalhos prticos, representao grfica e clculos, que constituem tambm elementos para avaliao. Para os contedos 2.4. Topografia e - Conhecer processos e meios de levantamentos e de 2.5. Implantao de Obra sugere-se 1 aula nivelamento. uma leccionao de carcter prtico, - Descreve processos e meios de levantamento e de onde o aluno possa facilmente nivelamento; adquirir conhecimentos tcnicos e - Apresenta questes relacionadas com a topografia; capacidades para desenvolver, com -.... rigor, os contedos propostos. Sugere-se que o professor aborde os conceitos tericos de forma sucinta e objectiva. Sugere-se a apresentao e demonstrao do manuseamento dos equipamentos, seguida de trabalho prtico, realizado por pequenos grupos de alunos, devidamente acompanhados pelos professores.

2.4.1. Processos e meios de levantamentos e nivelamentos

2.4.2. Nomenclatura e manuseamento - Compreender o funcionamento dos equipamentos. - Identifica diferentes equipamentos a usar nos levantamentos e dos equipamentos nivelamentos; - Selecciona os equipamentos a utilizar em situaes propostas; - Manuseia correctamente os equipamentos; -....

2.4.3. Mtodos de levantamentos fita

- Aplicar mtodos de levantamentos fita. - Descreve mtodos de levantamentos fita por triangulao, i di d d

1 aula

23

TEMAS/CONTEDOS

OBJECTIVOS (de aprendizagem)

SUGESTES METODOLGICAS

GESTO DA CARGA HORRIA (tempos lectivos de 90 minutos)

irradiao e coordenadas; - Aplica conhecimentos interdisciplinares na execuo de levantamentos fita em casos concretos; - Executa levantamentos fita; -....

2.4.4. Levantamentos topogrficos

- Aplicar conceitos prticos na resoluo de problemas de topografia. - Distingue altimetria de planimetria; - Manipula correctamente os equipamentos; - Executa levantamentos taqueomtricos; -.... - Conhecer vrios equipamentos usados em nivelamentos de terrenos e de construes. - Justifica a importncia dos nivelamentos na execuo das obras e das plataformas de construo; - Utiliza equipamentos adequados a diferentes situaes; - Executa nivelamentos; -....

2.4.5. Nivelamentos (nveis de bolha de ar, raio laser, de mangueira e nvel ptico)

2.4.6. Clculo taqueomtrico

- Resolver problemas de taqueometria. - Demonstra capacidade para a resoluo de problemas taqueomtricos; - Utiliza conhecimentos de matemtica; - Calcula a caderneta taqueomtrica; -....

Dever optar-se pela rotatividade dos diferentes grupos de alunos pelos vrios trabalhos, por forma a rentabilizar a ocupao dos espaos e a utilizao dos equipamentos. Por exemplo, enquanto uns grupos esto a fazer levantamentos fita ou taqueomtricos, os outros podero estar a fazer nivelamentos, implantaes, etc. 3 aulas A ttulo sugestivo, apresentam-se algumas estratgias/actividades a desenvolver: - Historiar os processos e equipamentos de topografia; - Apresentar o equipamento e material disponvel; 1 aula - Explicar os mtodos de levantamento fita; - Fazer levantamentos fita de um terreno e de uma construo existente; - Fazer o levantamento taqueomtrico de um pequeno terreno; - A partir do levantamento 2 aulas executado com recurso a meios audiovisuais, explicar os processos de representao grfica, o processo de execuo do perfil de um terreno, i l d l ili d

24

TEMAS/CONTEDOS

OBJECTIVOS (de aprendizagem)

SUGESTES METODOLGICAS

GESTO DA CARGA HORRIA (tempos lectivos de 90 minutos)

2.4.7. Representao grfica dos levantamentos e nivelamentos

- Aplicar conhecimentos na representao de plantas e perfis do terreno. - Aplica conhecimentos de desenho na representao grfica dos levantamentos e nivelamentos (altimetria e planimetria); - Utiliza diferentes escalas de representao grfica; - Executa o desenho dos levantamentos e nivelamentos; - Justifica a importncia da topografia na representao dos terrenos; -... - Resolver problemas de reas e de volumes. - Utiliza frmulas de matemtica; - Calcula reas e volumes de terrenos atravs das plantas e dos perfis; -....

2.4.8. Clculo de reas e de volumes

assinalando as escalas utilizadas; 1 aula Exemplificar a representao grfica dos levantamentos e nivelamentos; - Exemplificar o clculo de reas e volumes com recurso a formas geomtricas e volumtricas. Recursos: Os trabalhos a desenvolver neste tema ocupam, em perodos previamente definidos e calendarizados, uma sala especfica equipada com estiradores e com o equipamento necessrio para as aulas de topografia. Para a realizao dos trabalhos de levantamento propostos necessrio o seguinte equipamento: teodolito, nvel ptico, mira, estacas, trip, fita mtrica, bssola e caderneta taquiomtrica. Para o desenho do levantamento, alm das cadernetas taquiomtricas so necessrias pranchas de desenho, transferidores (limbo em grados) em pelcula, calculadoras cientficas, curvmetro e planmetro. necessria, tambm, uma rea ampla de terreno exterior com algum declive, para a execuo de todo o trabalho. -

25

TEMAS/CONTEDOS

OBJECTIVOS (de aprendizagem)

SUGESTES METODOLGICAS

GESTO DA CARGA HORRIA (tempos lectivos de 90 minutos) Prev-se para este subtema 5 aulas, incluindo uma aula para realizar uma ficha de avaliao.

2.5. Implantao de obra

2.5.1. Mtodos e processos de implantao de obra

- Aplicar mtodos e processos de implantao de obras. - Descreve mtodos e processos de implantao; - Utiliza os equipamentos adequados a cada mtodo; -....

Para o trabalho prtico da 1 aula implantao, o professor dever fornecer aos alunos uma planta de fundaes de uma pequena construo, correctamente cotada e com dimenses adequadas rea do terreno onde se pretende realizar a implantao.

2.5.2. Afastamentos e cota de soleira

2.5.3. Alinhamentos rectos e perpendiculares entre si

- Como sugesto apresentam-se algumas estratgias/actividades a desenvolver: - Executar alinhamentos rectos; - Aplicar o teorema de Pitgoras (3,4,5) ou esquadro de prismas na determinao da perpendicularidade; - Aplicar processos na marcao de alinhamentos rectos e - Definir afastamento e cota de 1 aula soleira; perpendiculares entre si. - Executar a implantao da obra a - Descreve processos e equipamentos a utilizar; - Define com rigor alinhamentos rectos e perpendiculares entre partir de um referencial; - Executar a piquetagem da largura si; das fundaes no terreno; - Utiliza mtodos expeditos na marcao de perpendiculares; - Marcar nas cruzetas ou cangalhos -.... as larguras das fundaes e das d l - Compreender a importncia de um referencial para a marcao da obra. - Define afastamentos e cota de soleira; - Aplica processos rigorosos na marcao de afastamento e cota de soleira; -....

26

TEMAS/CONTEDOS

OBJECTIVOS (de aprendizagem)

SUGESTES METODOLGICAS

GESTO DA CARGA HORRIA (tempos lectivos de 90 minutos)

2.5.4. Implantao de uma pequena construo

2.5.5. Marcao de fundaes e das paredes em elevao

paredes em elevao. Os trabalhos a 3 aulas - Compreender o processo e a tcnica de implantao de -Recursos: desenvolver neste tema ocupam, em uma construo. perodos previamente definidos e - Interpreta o desenho da obra a implantar; calendarizados, uma sala especfica - Opera correctamente o equipamento; equipada com estiradores e uma rea - Realiza com rigor a implantao da obra; ampla exterior para se desenvolver - Converte a escala do desenho para a escala natural; todo o trabalho de campo, cuja -.... planificao dever ter em ateno as condies atmosfricas. Devero disponveis equipamentos - Aplicar conhecimentos na marcao das fundaes e das estar manuais e mecnicos, estacas e paredes em elevao. rguas de madeira e equipamento de - Utiliza processos e equipamentos adequados; - Transporta para o terreno as medidas das fundaes e das topografia para o trabalho de implantao. paredes em elevao; -.... Os alunos devem usar bata ou fato de trabalho.

TEMA 3: TCNICAS CONSTRUTIVAS I

3.1. O terreno de construo ensaios laboratoriais

Considerando que se pretende com este tema prever o desenvolvimento, entre outras, das capacidades de raciocinar e investigar, preconiza-se o recurso Metodologia do Trabalho de Projecto no desenvolvimento do trabalho prtico. Para optimizao dos lectivos, o professor i lh

Para este tema prev-se 32 aulas incluindo actividades de avaliao.

Para este sub-tema, prev-se 5 aulas, incluindo a elaborao tempos de relatrios e visita poder tcnica. d

27

TEMAS/CONTEDOS

OBJECTIVOS (de aprendizagem)

SUGESTES METODOLGICAS

GESTO DA CARGA HORRIA (tempos lectivos de 90 minutos)

3.1.1. Conhecimento do terreno

3.1.2. Recolha de amostras de solos

3.1.3. Anlise granulomtrica e texturada dos solos

previamente recolher amostras de solo em obra prximo da escola. Essa 1 aula recolha dever ser feita na visita tcnica com os alunos a uma obra em fase de abertura de fundao. Tanto a visita tcnica como a realizao dos ensaios devero enquadrar-se na perspectiva da necessidade de se conhecer o solo onde se vai construir a obra, pelo que - Recolher amostras de solos. se dever questionar os fundamentos - Descreve as operaes de colheita de amostras de solos; relacionados com a finalidade da - Utiliza equipamento adequado recolha de amostras; - Selecciona equipamentos e utenslios de recolha de obra, sua estrutura e outros. Na sequncia da realizao dos amostras; ensaios, os alunos elaboraro - ... relatrios crticos e analticos dos e das observaes 2 aulas - Conhecer as tcnicas e mtodos de anlise granulomtrica resultados efectuadas. Assim, devem ser de solos. disponibilizados meios informticos - Descreve o equipamento de laboratrio e sua funo; adequados. - Manuseia com destreza e segurana equipamento de Finalmente, sugere-se a realizao de, laboratrio; pelo menos, uma visita tcnica a obra - Utiliza o equipamento adequado ao ensaio; em fase de fundaes. No local - Prepara amostra de solo para ensaio; dever ser dada especial ateno a: - Regista os dados referentes granulometria; - Solo em jazida; - Elabora curva granulomtrica; - Processos, mtodos de - Constri tringulo da classificao texturada (silte, argila e escavao e movimentao de terras; areia); - Expansibilidade do solo aps a - Analisa as percentagens dos constituintes do solo; escavao; - Conclui a necessidade da classificao dos solos; - Anlise volumtrica do solo em - Executar relatrio descritivo; jazida e aps a escavao; - ... - Conhecer os diferentes trabalhos necessrios ao estudo dos solos. - Refere a importncia do conhecimento das caractersticas do solo onde se edifica a construo; - Justifica a necessidade do estudo dos solos; - Enumera processos de extraco de amostras de solos; -...

28

TEMAS/CONTEDOS

OBJECTIVOS (de aprendizagem)

SUGESTES METODOLGICAS

GESTO DA CARGA HORRIA (tempos lectivos de 90 minutos)

3.1.4. Tenso de segurana de um solo

Conhecer processo expedito de determinao da tenso de segurana de um solo de fundao. - Utiliza aparelhos em processos expeditos; - Regista dados; - Efectua clculos; - Analisa dados e compara-os com tabela de tenses de solos; - Conclui da necessidade de se efectuarem ensaios para determinar a tenso de segurana de solos de fundao; - ...

- Reconhecimento da necessidade da abertura de uma fundao para a 2 aulas construo de uma obra. Aps a realizao da visita os alunos devero apresentar um relatrio das observaes efectuadas, relatando os processos, meios de escavao e volumes de terras movimentadas. Recomenda-se que o relatrio seja processado utilizando os meios informticos e os conhecimentos adquiridos na disciplina de Tcnicas de Informao e Comunicao. Recursos: para a leccionao deste sub-tema, necessrio: O Laboratrio de Ensaio de Material e o Estaleiro, apetrechados com os equipamentos adequados para a realizao dos ensaios indicados, bem como a bibliografia recomendada no programa.

2.2. Cofragens para beto

Para a consecuo deste sub-tema deve-se formular a questo da necessidade de executar moldes para elementos estruturais em beto. Recorrendo-se a peas desenhadas, as quais depois de lidas e interpretadas, f fi lid d

Para este sub-tema prev-se 8 aulas, incluindo avaliao formativa, sumativa e elaborao de relatrios, bem como l ii

29

TEMAS/CONTEDOS

OBJECTIVOS (de aprendizagem)

3.2.1. Cofragens

3.2.2. Materiais e equipamentos

3.2.3. Planificao de cofragens

3.2.4. Normas de segurana aplicveis na execuo de cofragens

3.2.5. Execuo de cofragens em madeira para elementos estruturais ( il i l j )

Na execuo e/ou montagem de cofragens devero organizar-se grupos de trabalho, constitudos no mximo por cinco alunos, executando cada grupo uma cofragem (pilar, viga ou laje) diferente, proporcionando-se assim o empenhamento por parte de todos (enquanto uns colocam em obra 1 aula - Conhecer e interpretar desenhos de elementos de beto. uma cofragem tradicional outros - L peas desenhadas de projectos de beto armado; procedem montagem de cofragem - Enuncia elementos estruturais a cofrar; - Selecciona materiais e equipamentos adequados modular). cofragem a executar; No decorrer da execuo e montagem - ... dos elementos que vo constituir a - Conhecer as normas de segurana na execuo de cofragem, o professor dever fazer 1 aula cumprir as normas de segurana na trabalhos de cofragem. - Identifica as normas regulamentares especficas para serem execuo dos trabalhos de cofragens. Finalmente, ao longo da execuo aplicadas na execuo de cofragens; dos trabalhos, sugere-se que os - Selecciona equipamentos individuais e colectivos; - Selecciona as normas de segurana referentes execuo alunos registem em fichas prprias, (previamente elaboradas com recurso de cofragens; a meios informticos) as diferentes - ... fases de elaborao dos trabalhos, de materiais, 3 aulas - Aplicar as tcnicas construtivas de execuo de cofragens. quantidades equipamentos utilizados e tempos de - Executa cofragem para pilares; A l d

- Conhecer os vrios tipos de cofragem. - Define cofragem; - Refere materiais e equipamentos utilizados na execuo de cofragens; - Enumera elementos para execuo de cofragens; - Enumera os equipamentos necessrios para execuo de cofragens; - ...

GESTO DA CARGA HORRIA (tempos lectivos de 90 minutos) quanto sua forma e finalidade, sero uma aula para visita posteriormente seleccionadas as tcnica de cofragens e tcnicas construtivas, os materiais e de armaduras. equipamentos necessrios sua correcta execuo. 1 aula

SUGESTES METODOLGICAS

30

TEMAS/CONTEDOS

OBJECTIVOS (de aprendizagem)

SUGESTES METODOLGICAS

GESTO DA CARGA HORRIA (tempos lectivos de 90 minutos)

(pilares, vigas e lajes)

Executa cofragem para vigas; Executa cofragem para lajes; Executa cofragem para laje de escada; ...

execuo. Aps a concluso dos trabalhos, com recurso informtica, devem elaborar-se relatrios e mapas de medio de materiais e de mo-deobra. 2 aulas

3.2.6. Montagem de cofragens modulares (metlicas, madeira e mistas)

- Aplicar as tcnicas de montagem de cofragens modulares. - Monta cofragem metlica e elementos de ligao para pilares; - Monta painis de cofragem e elementos de ligao para vigas; - Monta cofragem modular para execuo de lajes; - ...

3.2.7. Medio de elementos de cofragem e mo-de-obra

Recursos - so necessrios para a leccionao deste sub-tema: O Laboratrio de Ensaio de Material e o Estaleiro, apetrechados com os equipamentos adequados para a realizao dos trabalhos propostos. Equipamento de higiene e segurana - Aplica tcnicas de medio de quantidades de materiais e individual e colectiva, bem como uma sala equipada com computadores de mo-de-obra necessrias execuo de cofragem. - Mede materiais; para os alunos elaborarem os - Mede mo-de-obra; relatrios respectivos. - ... importante que nos espaos destinados execuo das unidades didcticas propostas exista uma pequena biblioteca com a bibliografia recomendada no programa.

- Sugere-se, na abertura do sub-tema, que o professor faa uma breve exposio referenciando as caractersticas fsicas e mecnicas dos aos utilizados em armaduras ordinrias para beto armado, 3.3.1. Classes dos aos utilizados em - Conhecer as diferentes classes de ao utilizadas em beto complementando esta informao d i d d l d 3.3. Armaduras para beto armado

Para este sub-tema prev-se 9 aulas, incluindo actividades de avaliao. 1 aula

31

TEMAS/CONTEDOS

OBJECTIVOS (de aprendizagem)

SUGESTES METODOLGICAS

GESTO DA CARGA HORRIA (tempos lectivos de 90 minutos)

armaduras

armado. - Enumera classes de aos utilizados em armaduras ordinrias; - Identifica diferentes classes de aos utilizados em armaduras; - Identifica as caractersticas fsicas de diferentes classes de aos; -...

3.3.2. Funo das armaduras nos - Compreender a funo e posicionamento das armaduras elementos estruturais nos diferentes elementos estruturais. - Distingue a funo das armaduras nos elementos estruturais; - Explica a funo das armaduras nos elementos estruturais; - Justifica a funo e posicionamento das armaduras nos elementos estruturais de beto armado; -... 3.3.3. Disposies regulamentares - Compreender as disposies regulamentares aplicveis aplicveis execuo de armaduras execuo de armaduras. - Enumera disposies regulamentares relativas execuo de armaduras; - Descreve disposies regulamentares relativas execuo de armaduras; - Distingue as disposies regulamentares em funo das diferentes classes de aos; - Exemplifica a aplicao de disposies regulamentares em diferentes classes de ao; -... 3.3.4. Leitura e interpretao de - Analisar desenhos de pormenor de beto armado. - Identifica elementos de pormenor de beto armado; desenhos de beto armado - Converte desenho de pormenor escala, em desenho esboado e vice-versa;

com o apoio de modelos fsicos/provetes dos diferentes tipos e classes de aos. - Prope-se ainda, com recurso a desenhos, transparncias ou modelos, a anlise do posicionamento das armaduras e a sua relao com os esforos a que o elemento de beto armado vai estar sujeito. - Sugere-se a leitura e interpretao da regulamentao em vigor relativa execuo de armaduras de diferentes classes de aos. - Sugere-se ainda a leitura e interpretao de peas desenhadas de projectos de estabilidade, confrontando a sua representao com as disposies regulamentares em vigor. - Prope-se tambm a execuo da planificao, com a consequente medio e esquematizao de armaduras em desenho esboado, a partir de um modelo previamente representado em escala, que englobe diferentes elementos estruturais (Exemplo: estrutura em prtico). - Prope-se a leitura e interpretao 1 aula do conjunto de regras e procedimentos bsicos, no mbito da higiene e segurana a ter em id

32

TEMAS/CONTEDOS

OBJECTIVOS (de aprendizagem)

SUGESTES METODOLGICAS

GESTO DA CARGA HORRIA (tempos lectivos de 90 minutos)

na preparao, - Calcula comprimentos efectivos de armaduras, para aplicao considerao montagem e colocao das armaduras em prtica simulada; em obra. -... - Sugere-se a execuo de armaduras 3.3.5. Planificao e medio de - Aplicar tcnicas de planificao e medio de armaduras dos diferentes elementos estruturais 1 aula constituintes do ensaio de prtica armaduras para beto armado. - Relaciona a utilidade do desenho de pormenor de armaduras oficinal referido em 3.3.5, com aplicao das disposies com a sua planificao; regulamentares, realando a - Esboa configurao cotada das armaduras a executar; - Relaciona disposies regulamentares na planificao e racionalizao que deve existir nas operaes de planteamento e corte, medio de armaduras; - Utiliza conhecimentos adquiridos na planificao e medio tendo em vista o seu melhor aproveitamento. de armaduras; - Resolve problemas simples de planificao e medio de - Sugere-se a simulao da colocao/montagem de armaduras armaduras, a partir de desenhos de pormenor; em obra, tendo em ateno as -... disposies construtivas e 3.3.6. Normas de higiene e segurana - Aplicar normas de higiene e segurana na execuo de regulamentares, na ligao entre diferentes elementos estruturais, bem na execuo de armaduras armaduras. - Selecciona normas de higiene e segurana aplicveis como espaamentos e recobrimentos das respectivas armaduras. execuo de armaduras; - Justifica a importncia no cumprimento de regras de higiene e - Os trabalhos a desenvolver neste tema ocupam, em perodos segurana no domnio da execuo de armaduras; definidos e - Selecciona os meios de proteco (individual e colectiva ) previamente calendarizados, uma Sala de adequados execuo de armaduras; - Utiliza normas de higiene e segurana no mbito da prtica Desenho, para consulta e anlise de desenhos e projectos, e uma oficinal simulada; oficina/estaleiro para execuo da -... Prtica Simulada. 3.3.7. Planteamento, corte e - Aplicar conceitos de planteamento, corte e dobragem de - Lembra-se a necessidade de estarem 3 aulas disponveis no espao oficinal dobragem de aos/ armaduras Aos/ armaduras. i i i

33

TEMAS/CONTEDOS

OBJECTIVOS (de aprendizagem)

SUGESTES METODOLGICAS

GESTO DA CARGA HORRIA (tempos lectivos de 90 minutos)

- Utiliza mquinas e equipamentos de corte e dobragem de aos; - Executa planteamento e corte de aos a partir de desenhos de pormenor ou de desenho de esboo cotado; - Prepara equipamentos manuais ou mecnicos para dobragem de aos; - Executa dobragem de aos atravs de equipamentos manuais e mecnicos; - Prepara os meios e as ferramentas necessrias execuo de armaduras; -...

3.3.8. Montagem de armaduras e - Aplicar conceitos de montagem e colocao de armaduras colocao em obra em obra. - Executa a montagem de armaduras de elementos estruturais, em prtica oficinal simulada; - Utiliza disposies regulamentares na execuo/montagem de armaduras; - Simula a colocao de armaduras em obra, respeitando disposies regulamentares relativas a recobrimentos; -... - Prope-se que o estudo deste subtema se inicie pela apresentao de 3.4. Betes estudo e controlo um breve historial sobre a nova laboratorial regulamentao dos betes estruturais face E.N.V. 206, explicitando, no contexto desta norma europeia, o 3.4.1. Classes de resistncia e de - Compreender as classes de resistncia e de exposio significado das classes de exposio exposio ambiental dos betes ambiental de resistncia e a funo ambiental dos betes. - Explica a funo dos ndices de caracterizao das classes de das adies e dos adjuvantes na sua resistncia dos betes; constituio. Sugere-se a entrega aos - Explica as funes dos adjuvantes e das adies na alunos dos extractos da norma i i d b i h d

equipamentos manuais e mecnicos para planteamento, medio, traagem, corte, dobragem, amarrao e montagem de armaduras. - A oficina deve dispor, ainda, de material e equipamento necessrio para aplicao das Normas de Higiene, Sade e Segurana no trabalho. - Dever ainda estar disponvel para consulta o REBAP - Regulamento de Estruturas de Beto Armado e Presforado - relativo execuo de 3 aulas armaduras para beto armado e Higiene, Sade e Segurana no trabalho. Sugere-se uma visita tcnica a uma empresa fornecedora de aos para construo.

Para este sub-tema prev-se 10 aulas, incluindo actividades de avaliao. 1 aula

34

TEMAS/CONTEDOS

OBJECTIVOS (de aprendizagem)

SUGESTES METODOLGICAS

GESTO DA CARGA HORRIA (tempos lectivos de 90 minutos)

resistncia dos betes; necessrios para acompanhamento da - Refere as classes de exposio ambiental regulamentar, exposio. definidas para os betes; - Sugere-se a realizao de uma breve - ... exposio relatando a base de constituio dos betes, as suas 3.4.2. Requisitos para a composio - Compreender requisitos bsicos para a composio dos propriedades fsicas e as exigncias 3 aulas dos betes relativas s diferentes matriasbetes. - Enumera os diferentes materiais constituintes dos betes; primas constituintes, - Enuncia as propriedades fsicas e qumicas dos materiais complementando a informao com a constituintes dos betes; demonstrao e execuo dos - Refere as exigncias qualitativas, relativas aos materiais necessrios ensaios laboratoriais, constituintes dos betes; nomeadamente: determinao da - Justifica a necessidade e utilidade dos ensaios laboratoriais no quantidade de argila nas areias, domnio da composio dos betes; clculo das curvas granulomtricas e - Calcula a quantidade de matria orgnica e argila nas areias, determinao das massas volmicas atravs de ensaio laboratorial, de acordo com especificao aparentes. tcnica; - Sugere-se a enumerao do - Calcula curva granulomtricas de inertes, atravs de ensaios conjunto de parmetros que esto laboratoriais, de acordo com especificao tcnica; estabelecidos na norma, relativos s - Calcula massas volmicas aparentes de inertes, atravs de exigncias de durabilidade, ensaio laboratorial, de acordo com especificao tcnica; procedendo sua comprovao fsica - Elabora relatrio; posterior, atravs de ensaios -... adequados (permeabilidade, massa volmica, etc.) 3.4.3. Durabilidade dos betes. - Conhecer factores que interferem na durabilidade dos - Prope-se que o professor sumarie as propriedades fsicas fundamentais betes. - Enumera os factores que interferem na durabilidade dos do beto no estado fresco e betes; endurecido e descreva os seus - Sumariza as exigncias relativas aos requisitos de respectivos mtodos de verificao, durabilidade; confirmando posteriori, aps - Interpreta documentos normativos relativos s exigncias de fabrico, as suas propriedades e d bilid d d ifi

35

TEMAS/CONTEDOS

OBJECTIVOS (de aprendizagem)

SUGESTES METODOLGICAS

GESTO DA CARGA HORRIA (tempos lectivos de 90 minutos)

durabilidade; -...

3.4.4. Propriedades do mtodos de verificao

beto

e - Compreender propriedades dos betes e mtodos de verificao. - Distingue propriedades do beto e mtodos de verificao; - Explica as diferentes propriedades do beto fresco e endurecido; - Resume mtodos de verificao de propriedades do beto; -...

3.4.5. Fabrico, colocao e cura do - Aplicar conceitos sobre fabrico, colocao e cura do beto beto em obra em obra. - Descreve tcnicas e processos de fabrico manual e mecnico do beto; - Selecciona mquinas e equipamentos para fabrico do beto; - Converte composies em peso para fabrico, em composio em volume ou vice-versa; - Utiliza tcnicas e processos de fabrico manual e mecnico de beto; - Utiliza tcnicas e processos de colocao de beto em obra; -... 3.4.6. Controlo de conformidade e - Executar ensaios de controlo de qualidade e durabilidade dos betes conformidade do beto. - Prepara betes para ensaios de controlo de conformidade e qualidade; - Calcula a consistncia dos betes atravs de ensaios de abaixamento; - Calcula massas volmicas de beto fresco, de forma expedita;

processos de verificao. - Sugere-se que o professor apresente e exemplifique os princpios que devem ser observados nos processos de fabrico manual e mecnico dos 1 aula betes e a sua consequente colocao em obra, partindo para a execuo desta operao com o necessrio suporte de composies previamente estabelecido ou estudado em peso, procedendo aos exemplos de clculo necessrios para a sua converso em volume. 3 aulas - Sugere-se a demonstrao e consequente execuo, aps fabrico, da forma e princpios que devem obedecer verificao dos ensaios de conformidade (abaixamento, massa volmica, quantidade de ar no beto fresco) e de preparao de provetes para posteriores ensaios, quer destrutivos (compresso e flexo), quer no destrutivos (escleromtricos). Nota: Sugere-se que para todas as 2 aulas actividades/ensaios laboratoriais, sejam elaboradas fichas-sntese com o seu desenvolvimento, complementadas com grelhas para registo e anlise de dados, os quais constituem formas de recolha de l d li

36

TEMAS/CONTEDOS

OBJECTIVOS (de aprendizagem)

SUGESTES METODOLGICAS

GESTO DA CARGA HORRIA (tempos lectivos de 90 minutos)

- Prepara provetes para ensaios de rotura compresso, de acordo com especificao tcnica; - Realiza ensaios de rotura compresso, de acordo com especificao tcnica; - Realiza ensaios no destrutivos, para avaliao da classe de resistncia dos betes, de acordo com especificao tcnica; - Executa relatrios descritivos; -...

elementos de avaliao. - Os trabalhos a desenvolver no domnio deste tema ocuparo, em perodos previamente definidos e calendarizados, uma Oficina/estaleiro para preparao e confeco em prtica simulada dos materiais e do laboratrio para concretizao e verificao dos ensaios necessrios caracterizao destes materiais. - imprescindvel que no espao oficinal estejam disponveis os equipamentos manuais e mecnicos necessrios ao fabrico destes materiais, bem como os equipamentos de laboratrio necessrios verificao de conformidade durante o seu fabrico e a recolha de provetes para posterior ensaio. - Tanto o espao oficinal como o laboratrio devero dispor, ainda, dos materiais e equipamentos necessrios para aplicao das Normas de Higiene, Sade e Segurana no trabalho. Devero ainda estar disponveis para consulta o RBLH (Regulamento de Betes e Ligantes Hidrulicos), a NP-ENV 206 e documentos de homologao de argamassas pr-confeccionadas.

37

4. Parte BIBLIOGRAFIA

38

1 INTRODUO AO SECTOR DA CONSTRUO

Branco J. P. (1994). Histria e Finalidades da Construo. - A Auto Construo (2. ed.). Queluz: Edies da E. P. Gustave Eiffel. Tal como o prprio ttulo do livro indica, os contedos a tratados so elementares e pedagogicamente tratados para alunos que iniciam o estudo da Construo Civil. Tem muitas ilustraes e fornece, entre outros temas, informaes sobre as finalidades e os objectivos da construo. Destinado a alunos e professores.

Conti, L. e Lamera. C. (1985). O Mundo da Tecnologia das origens ao ano 2000. Mem Martins: Verbo. Contedo: Histria das prticas, dos processos utilizados pelo homem para recolher, no meio natural, com que satisfazer as suas exigncias e para condicionar a Natureza de forma a produzir cada vez mais. Destinado a alunos e professores. Leite, E., Malpique, M. e Santos, M. R. (1989). Trabalho de Projecto 1. Aprender por projectos centrados em problemas (s. e.) (vols. 1 e 2). Porto: Edies Afrontamento. Contedo: Este livro, Trabalho de projecto, embora dividido em dois volumes, forma uma unidade. O primeiro volume, Aprender por projectos centrados em problemas, fala-nos mais da prtica. O segundo volume, Leituras comentadas, fala-nos mais da teoria. Destinado ao professor. L.N.E.C. New Tecnologies in Structural Engineering (1997). A Engenharia de Estruturas na Histria de Portugal, International Conference, Laboratrio Nacional de Engenharia Civil. Lisboa: autor. Destinado a alunos e professores: O tema tratado em CD; tem, tambm, uma brochura com 24 pginas (para alunos) que conta e retrata, em alguns minutos, o exemplo da capacidade de realizao dos povos atravs das construes. Faz parte, tambm, deste Seminrio um outro livro, mais desenvolvido, sobre este tema (para professores). Machado, J. L. (1984). Habitao Rural (2. ed.). Lisboa: Instituto Fontes Pereira de Melo. Destinado ao aluno e ao professor. Contm mtodos construtivos e elementos tradicionais portugueses. Insere, tambm, sugestes para a renovao ou a construo.

Seleces do Readers Digest (1988). As Grandes Construes do Homem. Lisboa: autor. Destinado a alunos: Tem numerosas e magnficas ilustraes sobre aspectos arquitectnicos e tcnicas de construo relacionadas com fortificaes, vias de comunicao, edifcios e outros. Studium Art (1982). A Habitao. Porto: Livraria Civilizao Editora. Contedo: Da habitao pr-histrica habitao do futuro com linguagem simples e ilustrada. Para alunos.

2 PREPARAO DE OBRA Baud, G. (1980). Manual de Construo Civil. Brasil, S. Paulo, Hemus: Livraria Editora L.da. Contedos - Organizao de estaleiros, topografia e nivelamentos ... Professor. Branco, J. P. (1993). Organizao de Estaleiros de Construo Civil. Queluz: Gustave Eiffel. Contedos: Mtodos e planeamento na construo civil, arranjo fsico do estaleiro... Professor e alunos.

39

Chudey, R. (1995). Manual de Construccin de Edifcios. Barcelona: Editorial Gustavo Gili S. A. Contedos: Introduo construo civil, movimentos de terras e equipamentos, a implantao da obra. Professor. Farinha, J. S, B. e Branco, J. P. (1980). Manual de Estaleiros de Construo Civil. Lisboa: LNEC. Contedos: Mtodos e planeamento na construo civil; arranjo fsico do estaleiro ... Professor e alunos. Farinha, J. S. B. e Reis, A. C. ( 1998). Tabelas Tcnicas. Lisboa: Edies Tcnicas E. T. L., Lda. Unidades, matemtica, materiais de construo, fundaes... Professor. Ferreira, A. S. P. (1996) (vols. I e II). Porto: I.S.E.P. Representao do terreno, instrumentos, mtodos de levantamento planimtrico. Professor e alunos. Legislao sobre Projectos e Obras. Lisboa: Edies Tcnicas E.T.L., Lda. Contedo: Compilao de legislao relacionada com projectos e obras de construo. Professor. Xerez, A. C. (1978). Topografia Geral (vol. I). Lisboa: I.S.T. Contedos: Representao do terreno, leitura e utilizao de cartas, medio de distncias e ngulos, nivelamentos, mtodos clssicos de levantamento. Professor e aluno.

3 TCNICAS CONSTRUTIVAS I

AECOPS, Assoc. de Emp. de Const. e Obras Pblicas. Manual Prtico de Armaduras (ed. nica). Manual prtico, elaborado no contexto da regulamentao em vigor (REBAP), considerado de utilidade para apoio leccionao do sub-tema. Todo o contedo desta publicao, pela sua abrangncia e simplicidade de interpretao no domnio das armaduras para beto armado, recomendado para o professor e alunos. APEB Assoc. Port. das Emp. de Beto Pronto (1993). Beto Propriedades e Controle de Qualidade Noes Fundamentais. Edio nica. Obra de carcter essencialmente tcnico-prtico, com o necessrio suporte de informao terica de complemento sua utilizao, de utilidade fundamental no conjunto dos seus contedos, tanto para o professor como para os alunos. Escrito numa linguagem facilmente entendvel para os alunos, este compndio contm toda a sequncia cronolgica do Beto como material estrutural, em forma de noes fundamentais que abrangem os seguintes captulos: Captulo 1 O Beto como Material de Construo. Captulo 2 Os Materiais Constituintes do Beto Propriedades e Influncia do seu Comportamento. Captulo 3 Composio e Dosagem do Beto Exemplos de Clculo. Captulo 4 O Fabrico do Beto. Captulo 5 O Beto Fresco. Captulo 6 O Beto Endurecido. Captulo 7 Controle de Qualidade do Beto e dos seus Constituintes. Em anexo, a obra contm um conjunto de fichas de informao tcnica de grande utilidade sobre os procedimentos a observar nos diferentes ensaios relacionados com a evoluo de preparao do beto.

40

Casa da Moeda (1985). Regulamento de Estruturas de Beto Armado e Pr-esforado (REBAP). Este documento de natureza tcnico-regulamentar dever constituir um instrumento de leitura, interpretao e aplicao obrigatria no domnio do sub-tema, no conjunto dos artigos do seu texto que se referem, quer por parte do professor, quer por parte do aluno, a fim de que possam analisar e avaliar as suas aplicaes em projecto de beto armado: Captulo 1 Generalidades Artigo 1 Captulo 2 Concepo das Estruturas Artigo 8 Captulo 4 Materiais e suas Propriedades Artigo 21 e 22 Captulo 10 Disposies de Projecto e Disposies Construtivas Artigo 74, 75,76,77,78,79,80,81 e 84 Captulo 13 Execuo de Trabalhos Artigo 147, 149, 151, 154, 155, 157 e 158 Anexo III Simbologias Deste anexo sugere-se a listagem das simbologias regulamentares que se enquadrem nos contedos a leccionar, de forma a familiarizar o aluno com a sua utilizao. Casa da Moeda (1990). Regulamento de Betes e Ligantes Hidrulicos (RBLH). Embora revogado, este Regulamento deve ser objecto de leitura pelo professor, a fim de que possa fazer a anlise comparativa com a NP ENV 206 e extrair as devidas ilaes para informao ao aluno das alteraes introduzidas pela nova regulamentao em vigor. Anexo III Recomenda-se para efeitos da aplicao da verificao da conformidade e controle de qualidade dos betes a leitura deste anexo como complemento ao expresso na norma NP ENV 206. Clemente, J. S. Cofragens Tradicionais de Madeira. Lisboa: LNEC. Documento sobre regras a aplicar na execuo de cofragens tradicionais em madeira, nomeadamente na montagem, armazenagem, tratamento das superfcies dos moldes, betonagem, descofragem e limpeza dos elementos de cofragem. Inclui tambm tabelas de capacidade de carga dos elementos para as seces mais correntes no mercado nacional, nomeadamente para a madeira de pinho. Este manual recomenda-se essencialmente para professores e eventual consulta para alunos, devendo existir na biblioteca da sala especfica. Especificao, E195 (1966). Solos, preparao por via seca de amostras para ensaios de identificao. Lisboa: LNEC. Documento tcnico, normalizador dos procedimentos de recolha de amostras de solos para ensaio laboratorial e sua preparao. Documento para professores e alunos, devendo existir na biblioteca da sala especfica e/ou no laboratrio para leitura e anlise. Especificao, E196 (1966). Solos, Anlise granulomtrica. Lisboa: LNEC. Documento tcnico, normalizador dos procedimentos de preparao de amostras, calibrao de instrumentos, aparelhos e utenslios necessrios para realizar o ensaio de granulometria bem como tratamento de dados e registos. Documento para professores e alunos, devendo existir na biblioteca da sala especfica e/ou no laboratrio para leitura e anlise. Especificao, E239 (1971). Solos, Anlise granulomtrica por peneirao hmida. Lisboa: LNEC. Documento tcnico, normalizador dos procedimentos de preparao de amostras, calibrao de instrumentos, aparelhos e utenslios necessrios para realizar o ensaio de granulometria, bem como tratamento de dados e registos. Documento para professores e alunos, devendo existir na biblioteca da sala especfica e/ou no laboratrio para leitura e anlise. Fernandes, M. M. (1994). Mecnica dos Solos (vol. I). FEUP. Manual tcnico e pedaggico sobre Solos. Recomenda-se uma leitura atenta do captulo I, relativo s caractersticas e propriedades fsicas dos solos, pginas 1.1 a 1.36. Este manual recomenda-se a professores.

41

Fonseca, M. S. (2000). Curso sobre Regras de Medio na Construo. Lisboa: LNEC. Manual de referncia para medies, pelo que se recomenda a leitura e anlise do nmero 7, pginas 84 a 87, do ponto 7.3 Cofragens. Este manual recomenda-se essencialmente para professores e eventual consulta para alunos, devendo existir na biblioteca da sala especfica. Grinan, J. (1978). Encofrados. Barcelona: Ediciones CEAC, S. A. Manual em espanhol, no entanto de leitura fcil devido s suas ilustraes sobre tcnicas de cofragens tradicionais em madeira, propondo solues construtivas e outras. Recomendado para professores e eventual consulta pelos alunos. Instituto Portugus de Qualidade (1993). Betes e a Nova Legislao NP ENV 206. Esta norma, com funo de Regulamento oficial no domnio dos betes e ligantes hidrulicos veio substituir o RBLH, revogado pelo Decreto-Lei n. 330/95, de 14 de Dezembro. O seu contedo como regulamento introduz alteraes substanciais ao RBLH, pelo que a sua leitura e anlise global deve ser de carcter obrigatrio para o professor. Todavia, do conjunto do seu contedo devem considerar-se como extractos de utilidade a fornecer aos alunos, nomeadamente as partes respeitantes a: Definies, Materiais Constituintes, Requisitos de Durabilidade, Propriedades do Beto e Mtodos de Verificao, Classes de Resistncia dos Betes, Especificao do Beto, Fabrico, Transporte, Colocao e Cura do Beto Fresco e Procedimentos de Controle de Qualidade. Lemos, M. (1978). Medies e Oramentos na Construo Civil. Mem Martins: Edies CETOP. Manual terico-prtico sobre medies em construo civil, com tabelas e exemplos de elaborao de folhas de medio genrica de trabalhos de construo civil, com linguagem fcil e aplicao de termos tcnicos identificadores dos elementos de construo. Recomenda-se para professores e alunos, devendo constar na biblioteca da sala especfica. Lentz, J. Manual Prtico de Alvenaria e de Beto Amado. Edies CETOP. Manual tcnico-prtico traduzido de uma verso original francesa, contendo no seu captulo IV (Beto Armado) algumas referncias e informaes que, embora no estejam a esta data em conformidade, em alguns domnios, com a regulamentao em vigor, pode ser considerado como meio complementar de informao dirigido sobretudo ao professor. Leonhardt, F., Monnig, E. (1984). Construes de Concreto Armado (vol. III) (2. ed.). Brasil: Editora Intercincia (Distribuidora em Portugal Dinalivro). Este terceiro volume, em traduo brasileira do ttulo original alemo, definido por Construes de Concreto Armado, est sobretudo orientado para a esquematizao e pormenorizao de disposies construtivas de armaduras em diferentes elementos estruturais. Constitui em muitos aspectos a base de suporte do REBAP, considerando-se como uma bibliografia dirigida sobretudo ao professor, pela sua especificidade tcnica. Recomenda-se do global do seu contedo, nomeadamente, uma leitura e anlise dos seus captulos 3, 5, 6, 7 , 8 , 9 e 16, como complemento e esclarecimento de algumas das disposies regulamentares em vigor. LNEC - Laboratrio Nacional de Eng. Civil (1997). Fabrico e Propriedades do Beto (3. ed.). Tratando-se do mais completo suporte bibliogrfico em lngua portuguesa sobre o fabrico e propriedades do beto, esta obra, constituda por 3 volumes, essencialmente dirigida ao professor. Contm sobretudo nos seus 2 primeiros volumes um conjunto de informao indispensvel leccionao do tema, para o qual se sugere uma leitura e anlise atenta: 1 Volume Captulo 1 Inerte/Agregados Captulo 2 Cimentos Captulo 3 gua de Amassadura Captulo 4 Adjuvantes 2 Volume Captulo 5 Determinao da Composio do Beto Captulo 6 Operaes no Estaleiro

42

Deste conjunto de contedos, o professor poder fazer uma smula de extractos da obra que considere de utilidade fornecer ao aluno em face do nvel de desenvolvimento que vier a pr em prtica na leccionao do programa, como forma de sedimentar a sua base de conhecimentos. Mateus, T., Branco, J. P. et al. Curso n. 501. Cofragens. Lisboa: LNEC. Documento tcnico sobre cofragens tradicionais, considerado til para apoio leccionao do sub-tema. Este documento recomenda-se essencialmente a professores e para eventual consulta dos alunos, devendo fazer parte da bibliografia da sala especfica. MBT Portugal (1998). Adjuvantes para Betes e Argamassas (ed. nica). Este documento bibliogrfico apresentado na forma de Pronturio descrevendo um conjunto de produtos do domnio referenciado em ttulo para aplicao em betes e argamassas. A sua apresentao feita na forma de fichas tcnicas com a descrio do produto, vantagens, campos de aplicao, dosagens e modos de aplicao. uma bibliografia recomendada para o professor e para os alunos, nomeadamente na gama de produtos constituda pelos super plastificantes, retardadores e aceleradores de presa no domnio do beto e na das adjuvantes destinadas a argamassas e rebocos.

43

Вам также может понравиться