Вы находитесь на странице: 1из 3

LINGUAGEM , PENSAMENTO E GENERO TEXTUAL Autora: Heloisa Amaral

I - Pensamento, linguagem e ensino

Vygotsky, pensador russo do incio do sculo XX, ensina-nos que pensamento e linguagem esto associados de maneira indissolvel. Os instrumentos lingsticos do pensamento, para esse autor, quando associados experincia sociocultural, determinam o desenvolvimento do prprio pensamento, o caminho que esse desenvolvimento tomar.

Assim, o pensamento e a linguagem esto sempre associados. Pensamos por meio das linguagens e com elas concretizamos nossos pensamentos. Como se pode comprovar por nossa prpria vivncia em inmeras situaes de comunicao ao longo do tempo em que existimos, todas as linguagens se materializam em textos, sejam esses textos artigos de opinio, falas numa pea de teatro, frmulas matemticas ou qumicas, quadros ou fotos, poemas, notaes musicais para uma cano, anncios, placas de trnsito ou outra forma qualquer de expresso do pensamento.

Ainda retomando as lies de Vygotsky, podemos dizer que sempre aprendemos socialmente, nunca individualmente. A aprendizagem se d nas interaes sociais. Primeiro somos capazes de aprender nas inter-aes, nas aes entre as pessoas, para depois internalizarmos essa aprendizagem, produzindo conhecimentos pessoais. nas interaes sociais que nos apropriamos do conhecimento j produzido e depois o internalizamos. Depois do conhecimento internalizado, podemos criar outros conhecimentos, conhecimentos pessoais. A criao e a autoria, portanto, antes de serem individuais, so sociais.

Esse modo de ver a aprendizagem coloca a escola e o professor em lugares muito especiais. O professor um mediador entre o conhecimento j produzido e o conhecimento que seu aluno vai construir. Outros mediadores so os colegas. Nas interaes que se do na escola, com os colegas e especialmente com o professor, os alunos desenvolvem experincias socioculturais inestimveis, que desenvolvem seu pensamento e, claro, sua linguagem.

II Pensamento, gneros textuais e aprendizagem

Nos ltimos anos, a expresso gneros de texto tornou-se comum, mas poucas vezes paramos para pensar no que ela significa. Como a palavra "gnero" significa "famlia, grupo", podemos dizer que gneros textuais so famlias, grupos de textos que tm origens semelhantes, ou seja, nascem em situaes de comunicao que ocorrem em uma mesma rea de produo de linguagem.

Quando se produz qualquer tipo de conhecimento, como o conhecimento mdico, o jurdico, ou a tecnologia de fazer sapatos, por exemplo, ou ainda a cultura familiar que transmitida durante geraes, ao mesmo tempo so produzidas linguagens prprias desses campos de conhecimento. Os campos de conhecimento, como dizia Bakhtin, outro pensador russo do sculo XX, so to numerosos como as atividades humanas. possvel dizer que seu nmero infinito, porque a todo o instante surgem novos tipos de atividade e, portanto, novas linguagens. Um exemplo prximo de ns a linguagem que nasceu e se constituiu junto com os computadores e a Internet.

Seguindo essa linha de raciocnio, podemos afirmar que as linguagens prprias dos diferentes campos de conhecimento (ou esferas de atividade humana, nas palavras de Bakhtin) so os gneros textuais ou gneros de texto. Encarar lngua e linguagem dessa perspectiva muda radicalmente o que pensamos sobre seu ensino. Em vez de prticas de memorizao,treinamento motor e uso do texto como pretexto para ensinar gramtica, precisamos fazer compreender a situao de produo dessas linguagens na sociedade e as particularidades que os textos adquirem por estarem ligados s diferentes reas de produo de conhecimento.

A escola uma rea de atividade humana e, naturalmente, produz gneros textuais prprios. Ao ouvirmos a palavra "prova", que um gnero tipicamente escolar, alm de sabermos como o tipo de composio que ela usualmente tem (enunciados e espaos para respostas ou testes de mltipla escolha, ou problemas etc.), sentimos a situao de avaliao em que ela

produzida. Como vivemos muitas vezes essa situao escolar, podemos evocar, alm da forma do texto da prova, a ansiedade produzida pelo pedao de papel posto nossa frente na carteira, esperando para ser preenchido. Nada contra as provas, naturalmente. Elas so experincias socioculturais como muitas outras que nos ajudam a superar obstculos, a crescer, a desenvolver o pensamento. Elas esto citadas aqui como exemplo de gnero de texto que traz as marcas da situao de comunicao em que foi produzido.

O exemplo da prova demonstra como todos os gneros de texto nascem e circulam socialmente, inclusive os escolares. Todos os gneros de texto so concretos e reais, at mesmo os escolares. No h texto que no seja um dilogo entre pessoas concretas e reais, porque todos so produzidos em situaes de comunicao concreta, em dilogos que envolvem interlocutores presentes ou distantes, mas interlocutores. H algum mais concreto para os alunos que seu professor? H algum mais concreto para o professor que seus alunos?

Assim, podemos dizer que as inmeras e sempre diferentes situaes de comunicao nas quais nos encontramos durante todos os momentos de nossa existncia exigem gneros prprios para ocorrer. Sabemos, de um modo geral, qual o gnero apropriado para cada situao de comunicao porque os gneros so linguagens carregadas de marcas da situao em que so produzidos e, de alguma maneira, se repetem: marcas grficas, lingsticas e tambm as que no esto no papel, mas que reconhecemos quando temos experincias socioculturais com essas linguagens. Alguns desses gneros so aprendidos mais ou menos espontaneamente. Outros exigem estudos mais profundos. Podemos ensin-los a nossos alunos, desde que tenhamos conhecimentos sobre eles. Um bom modo de fazer com que os alunos aprendam diferentes gneros textuais planejar seqncias didticas para seu ensino.

Referncias bibliogrficas:

BAKHTIN, M. Os gneros do discurso. In: Esttica da criao verbal. So Paulo: Martins Fontes, 1992.

VYGOTSKY, L.S. Pensamento e linguagem. So Paulo: Martins Fontes, 1989.

VYGOTSKY, L.S. A formao social da mente. So Paulo: Martins Fontes, 1989.

Вам также может понравиться