Вы находитесь на странице: 1из 6

TTULO : DISPOSIES TRANSITRIAS 29 CAPTULO : Resolues no Codificadas 1 SEO :

RESOLUO N 4.176, DE 2 DE JANEIRO DE 2013 Altera o Regulamento anexo Resoluo n 3.308, 31 de agosto de 2005, que disciplina a aplicao dos recursos das reservas, das provises e dos fundos das sociedades seguradoras, das sociedades de capitalizao e das entidades abertas de previdncia complementar, bem como a aceitao dos ativos correspondentes como garantidores dos respectivos recursos, na forma da legislao e da regulamentao em vigor. O Banco Central do Brasil, na forma do art. 9 da Lei n 4.595, de 31 de dezembro de 1964, torna pblico que o Conselho Monetrio Nacional, em sesso extraordinria realizada em 27 de dezembro de 2012, tendo em vista o disposto nos arts. 28 do Decreto-Lei n 73, de 21 de novembro de 1966, 4 do Decreto-Lei n 261, de 28 de fevereiro de 1967, 1, 5, da Lei n 10.185, de 12 de fevereiro de 2001, 9, 1, da Lei Complementar n 109, de 29 de maio de 2001, RESOLVEU: Art. 1 O Regulamento anexo Resoluo n 3.308, de 31 de agosto de 2005, passa a ser denominado de Anexo I Regulamento e a vigorar acrescido do seguinte captulo: Captulo IV DOS PRAZOS DOS FUNDOS DE INVESTIMENTO ESPECIALMENTE CONSTITUDOS Art. 15. A carteira de renda fixa dos fundos de investimento especialmente constitudos de uma mesma sociedade seguradora ou entidade aberta de previdncia complementar, de que tratam os arts. 5 a 7 deste Anexo, dever respeitar, cumulativamente, as seguintes regras de enquadramento: I - apresentar prazo mdio remanescente mnimo de 1.825 dias corridos; e II - apresentar prazo mdio de repactuao mnimo de 1.095 dias corridos. 1 As mtricas e definies necessrias para cmputo das regras de enquadramento previstas no caput observaro o disposto no Anexo II. 2 Para fins de verificao dos prazos de que tratam os incisos I e II deste artigo, dever ser utilizada a mdia aritmtica dos valores diariamente observados, no mnimo, no perodo referente aos ltimos 90 dias antecedentes ao dia de referncia. 3 O Conselho Monetrio Nacional, em casos excepcionais, poder reduzir o prazo de que trata o inciso II deste artigo, por perodo de tempo determinado.

TTULO : DISPOSIES TRANSITRIAS 29 CAPTULO : Resolues no Codificadas 1 SEO :

Art. 16. O prazo para enquadramento s regras definidas no art. 15 31 de dezembro de 2015. Pargrafo nico. A partir de 31 de maio de 2013, ficam impedidos investimentos que reduzam os prazos mdios verificados na data de publicao desta Resoluo, nos casos das sociedades seguradoras ou entidades abertas de previdncia complementar que apresentem prazos mdios inferiores ao disposto no art. 15 na data de publicao desta Resoluo. Art. 2 A Resoluo n 3.308, de 31 de agosto de 2005, passa a vigorar acrescida do seguinte Anexo II: Anexo II DAS MTRICAS E DEFINIES PARA CMPUTO DOS PRAZOS DOS FUNDOS DE INVESTIMENTO ESPECIALMENTE CONSTITUDOS Art. 1 Para efeito do clculo dos prazos de que trata o art. 15 do Anexo I desta Resoluo, devem ser considerados todos os ativos ou instrumentos financeiros de renda fixa, operaes compromissadas e contratos de derivativos que tenham fator de risco associado variao de taxa de juros flutuante, integrantes das carteiras dos fundos de investimento especialmente constitudos de que tratam os arts. 5 a 7 do referido Anexo I. Art. 2 Para fins do disposto no inciso I do art. 15 do Anexo I desta Resoluo, o prazo mdio remanescente da carteira dado pelo prazo mdio remanescente, em dias corridos, ponderado pelos respectivos valores financeiros: I - dos ttulos de renda fixa; e II - das operaes compromissadas lastreadas em ttulos de renda fixa. 1 Para efeito do disposto no inciso I do caput devem ser considerados todos os ttulos de que trata a Seo I, Captulo II do Anexo I desta Resoluo. 2 Os ttulos de renda fixa recebidos como lastro de operaes compromissadas devem ser desconsiderados no clculo de que trata o caput. 3 O prazo mdio remanescente de um ttulo de renda fixa dado pela mdia dos prazos de cada vencimento de principal e de juros, ponderada pelos respectivos valores nominais na data de apurao do prazo mdio da carteira, sem considerar qualquer projeo de ndice.

Resoluo n 4.176, de 2 de janeiro de 2013

TTULO : DISPOSIES TRANSITRIAS 29 CAPTULO : Resolues no Codificadas 1 SEO :

4 O prazo de cada vencimento de principal e juros dado pelo prazo remanescente de cada evento financeiro, entendido como sendo o nmero de dias corridos entre a data de apurao do prazo mdio da carteira e a data de cada vencimento, excluindo-se da sua contagem a data de apurao e incluindo-se a de vencimento. 5 O prazo mdio remanescente da operao compromissada entendido como sendo o nmero de dias corridos entre a data de apurao do prazo mdio da carteira e a data de vencimento da operao, excluindo-se da sua contagem a data de apurao e incluindo-se a de vencimento. 6 O valor financeiro de que trata o caput dado pelo valor contbil, diariamente avaliado. Art. 3 Para fins do disposto no inciso II do art. 15 do Anexo I, o prazo mdio de repactuao da carteira dado pelo prazo de repactuao, em dias corridos, ponderado pelos respectivos valores financeiros: I - dos ttulos de renda fixa; II - das operaes compromissadas lastreadas em ttulos de renda fixa; e III - dos contratos de derivativos que tenham fator de risco associado variao de taxas de juros flutuante. 1 O prazo de repactuao dos ttulos de renda fixa de que trata o inciso I do caput ser apurado conforme o art. 4 deste Anexo. 2 O prazo de repactuao das operaes compromissadas ser dado pelo seu prazo mdio remanescente, apurado na forma do disposto no 5 do art. 2 deste Anexo. 3 Os ttulos de renda fixa recebidos como lastro das operaes compromissadas no devero ser utilizados para o clculo de que trata o caput deste artigo. 4 O prazo de repactuao dos contratos de derivativos de que trata o inciso III do caput considerar todas as exposies deles resultantes, sendo computadas: I - com sinal positivo, para as exposies ativas; e II - com sinal negativo, para as exposies passivas. 5 O valor financeiro dos contratos derivativos no dever ser computado no denominador da ponderao de que trata o caput. Art. 4 O prazo de repactuao dos ttulos de que trata o 1 do art. 3 e das exposies dos contratos de derivativos de que trata o 4 do art. 3 ser definido de acordo com o tipo de remunerao do instrumento, sendo:

Resoluo n 4.176, de 2 de janeiro de 2013

TTULO : DISPOSIES TRANSITRIAS 29 CAPTULO : Resolues no Codificadas 1 SEO :

I - de 1 dia para Taxa Mdia Selic (TMS), apurada pelo Banco Central do Brasil; II - de 1 dia para Taxa DI-CETIP Over (Extra-Grupo), apurada pela CETIP S.A. Mercados Organizados; III - de 30 dias para Taxa Referencial de Juros Mensal TR Mensal, apurada pelo Banco Central do Brasil; IV - de 91 dias para Taxa de Juros de Referncia de 3 meses TJ3, apurada pela BM&FBovespa; V - de 182 dias para Taxa de Juros de Referncia de 6 meses TJ6, apurada pela BM&FBovespa; VI - de 1 dia para outras taxas de juros flutuantes; VII - igual ao prazo mdio remanescente, na forma do Art. 2 deste Anexo, para ttulos no indexados a taxas de juros flutuantes; e VIII - igual ao prazo do contrato de derivativo para exposies oriundas de contratos derivativos no indexados a taxas de juros flutuantes. (NR) Art. 3 A Resoluo n 3.308, de 31 de agosto de 2005, passa a vigorar acrescida do seguinte Anexo III: Anexo III FRMULAS PARA CLCULO DOS PRAZOS MDIOS REMANESCENTE E DE REPACTUAO DA CARTEIRA DE RENDA FIXA DOS FUNDOS DE INVESTIMENTO ESPECIALMENTE CONSTITUDOS Art. 1 Para o cmputo dos prazos de que tratam os arts. 2 e 3 do Anexo II desta Resoluo, devem ser consideradas as seguintes frmulas: I - prazo mdio remanescente de um ttulo de renda fixa (PMtrfi), em dias corridos:

em que: q a quantidade de eventos financeiros (juros e/ou principal) do ttulo de renda fixa i; Qj o prazo remanescente de cada evento financeiro j (juros e/ou principal) do ttulo de renda fixa i, dado em dias corridos; e

Resoluo n 4.176, de 2 de janeiro de 2013

TTULO : DISPOSIES TRANSITRIAS 29 CAPTULO : Resolues no Codificadas 1 SEO :

VNqj o valor nominal de cada evento financeiro j (juros e/ou principal) do ttulo de renda fixa i. II - prazo mdio remanescente da carteira de ttulos de renda fixa (PMctrf), em dias corridos:

em que: m a quantidade de ttulos de renda fixa na carteira; PMtrfi o prazo mdio remanescente do ttulo de renda fixa i, apurado conforme os 3 e 4 do art. 2 do Anexo II, em dias corridos; e VFtrfi o valor financeiro do ttulo de renda fixa i. III - prazo mdio remanescente da carteira de operaes compromissadas (PMcoc), em dias corridos:

em que: n a quantidade de operaes compromissadas na carteira; Poci o prazo remanescente da operao compromissada i apurado conforme o 5 do art. 2 do Anexo II, em dias corridos; e VFoci o valor financeiro da operao compromissada i. IV - prazo mdio remanescente da carteira de renda fixa (PMR), em dias corridos:

V - prazo mdio de repactuao da carteira de ttulos de renda fixa (PRctrf), em dias corridos:

em que: m a quantidade de ttulos de renda fixa na carteira; PRtrfi o prazo de repactuao do ttulo de renda fixa i, apurado conforme o art. 3 do Anexo II, em dias corridos; e
Resoluo n 4.176, de 2 de janeiro de 2013 5

TTULO : DISPOSIES TRANSITRIAS 29 CAPTULO : Resolues no Codificadas 1 SEO :

VFtrfi o valor financeiro do ttulo de renda fixa i. VI - prazo mdio de repactuao da carteira de contratos de derivativos (PRcd), em dias corridos:

em que: r a quantidade de contratos de derivativos de taxa de juros na carteira; PRcdai o prazo de repactuao da exposio ativa do contrato de derivativo de taxa de juros i, apurado conforme o art. 4 do Anexo II, em dias corridos; PRcdp o prazo de repactuao da exposio passiva do contrato de derivativo de taxa de juros i, apurado conforme o art. 4 do Anexo II, em dias corridos; e VFcdi o valor financeiro do contrato de derivativo de taxa de juros i. VII - prazo mdio de repactuao da carteira de renda fixa (PRC), em dias corridos:

(NR) Art. 4 O inciso II do art. 4 do Anexo I da Resoluo n 3.308, de 31 de agosto de 2005, passa a vigorar acrescido da alnea q a seguir: Art. 4 ............................................................................................................ .......................................................................................................................... II - .................................................................................................................... .......................................................................................................................... q) Depsitos a Prazo com Garantia Especial Proporcionada pelo Fundo Garantidor de Crditos (DPGE).(NR) Art. 5 Esta Resoluo entra em vigor na data de sua publicao.

Alexandre Antonio Tombini Presidente do Banco Central do Brasil


Resoluo n 4.176, de 2 de janeiro de 2013 6

Вам также может понравиться