Вы находитесь на странице: 1из 17

DA ESCRAVIDO ORGANIZAO SOCIOPOLTICA: SITUAES EMERGENTES DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE UMARIZAL, BAIO/PA Rodrigo Augusto Alves de Figueiredo UFPA. Mestrando.

o. E-mail: rodrigo.turismo.pa@gmail.com Mariana Menezes Vanzin UFPA. Mestranda. E-mail: marianamv@ufpa.br

RESUMO: Umarizal uma terra herdada do processo de formao de comunidades negras rurais na Amaznia no perodo colonial (sc. XVIII), cuja dimenso tnica, cultural e de organizao social de quilombos, tambm denominados de terras de preto, explica a construo deste territrio. Esse lugar de enraizamento pelas regras de fuga de um regime escravocrata evoluiu sombra do crescimento das atividades de produo agrcola do Baixo Tocantins, no municpio de Baio/Par. Com o objetivo de apresentar a experincia de luta pelo reconhecimento, demarcao e titulao do territrio desse ncleo rural, este artigo revela situaes sintomticas dos embates que culminam com os desdobramentos dos pressupostos de regularizao fundiria de comunidades quilombolas. PALAVRAS-CHAVES: Territrio; Direito; Remanescentes de quilombos;

Introduo No mbito da regio do Baixo Tocantins, no estado do Par, encontra-se uma populao ribeirinha que no presente etnogrfico de seus habitantes representa as relaes de poder e resistncia da procedncia histrica de quilombos na Amaznia. A organizao de comunidades negras rurais nessa regio repercutiu na singularizao da histria e identidade social do povoado de Umarizal, persistindo as formas de domnio e de uso dos recursos naturais pelo usufruto comum. No que se refere territorialidade quilombola, este ncleo rural tem reivindicado junto ao Estado o direito constitucional de demarcao e titulao das terras tradicionalmente ocupadas para operacionalizar a regularizao fundiria para fins de reconhecimento de seu territrio. Especificamente, este apresenta-se como um processo demarcao e titulao que remete s trajetrias especficas traadas pelo sistema escravocrata com base na ideia de reparao da dvida histrica na questo do negro no Brasil. Nessa concepo, o direito de propriedade dos remanescentes de quilombos sobre as terras que tradicionalmente ocupam foi reconhecido como direito constitucional no art. 68 do Ato das Disposies Constitucionais Transitrias (ADCT) da Carta de 1988. Este emana os direitos fundamentais necessrios para o empoderamento de espaos que asseguram a existncia da identidade material, afetiva e simblica de comunidades negras. Porm, mais que tudo, admitindo-se que tal norma poltica tenha contribudo como fundamento de validade para o direito jurdico e tnico no processo de titulao das terras de remanescentes de quilombos, deve-se levar em conta as circunstancias que dificultam a efetivao dos direitos fundamentados na Constituio, dada a complexidade de questes que pairam sobre a categoria territrio, uma vez que h a emergncia de novos fatos sociais. dentro deste contexto que este artigo tem como objetivo apresentar a experincia de luta pelo reconhecimento do territrio quilombola de Umarizal, procurando-se destacar as situaes mais vulnerveis de conflitos e antagonismo no qual se encontram imersas. Para isso, alm da proposta metodolgica bibliogrfica, adotou-se a pesquisa de campo, realizada em maro de 2011, como fundamental para apreender a construo histrica deste territrio, bem como, identificar as reivindicaes que determinam a ao do grupo em seu presente etnogrfico, relativizando o uso da

memria oral. Nesse sentido, importa afirmar que so mnimos os estudos acerca desta comunidade negra rural. 1. Remanescentes de quilombos: breve concepo histrica Historicamente, a representao da identidade de comunidades de remanescentes de quilombos perpassa pela lgica econmica do perodo colonial, quando houve o incentivo adoo da mo de obra negra como mercadoria pela Coroa Portuguesa. Segundo Treccani (2006, p. 43), poca, inicialmente, duas provises rgias foram promulgadas: uma, datada de 18 de marco de 1662, concedia iseno de 50% dos impostos para importao de negros de Angola; e a outra, de 1. de abril de 1680, na qual a Coroa comprometia-se a trazer s suas custas escravos para o Maranho e Par. A partir de ento, paulatinamente, a ideia de tornar as colnias produtivas pela explorao dos recursos da terra refletiu na insero do brao de trabalho negro no territrio brasileiro. Os estudos de Moura (1993) e Almeida (2005) revelam que foi a partir da absoro dos escravos negros pelos grandes proprietrios de engenhos que houve a construo da identidade escravocrata. a partir da lgica do latifndio monocultor que se manifesta a existncia social do negro, ainda que no os inserisse verdadeiramente como sujeitos na sociedade. Neste contexto, cabe destacar que o brao escravo importado destinava-se realizao de todos os trabalhos de explorao da colnia sob as piores normas, onde castigos corporais permitidos por lei e com a permisso da Igreja eram comuns aos infratores. O regime da escravido, de fato, calhou na emergncia de uma existncia social negra atribuda pelas pssimas condies de vida. No caso especfico, Acevedo e Castro (1998) mencionam que a insero do trabalho negro nas relaes de afazeres com a terra nas colnias representou a transgresso dos direitos fundamentais de alvedrio de uma identidade tnica. Esta situao de marginalizao provocou reaes de indignao em todo grupo negro, acarretando no estabelecimento de fugas isoladas e suicdios diversos. No entanto, a reao mais frequentemente apresentada diz respeito formao de espaos de resistncia lgica que lhes era imposta, denominados de quilombos (ODWYER, 2002; ALMEIDA, 2005; SAQUET, 2007).

O ideal de liberdade foi uma das importantes motivaes para a resistncia negra ao sistema escravocrata do sculo XIX. Apesar dos esforos constantes das autoridades coloniais em combater a fuga dos escravos, tornou-se cada vez mais comum a constituio de quilombos, fato que ocasionou um desequilbrio no sistema e explica o mundo social dos remanescentes de quilombos construdo. Mais do que a luta pela resistncia escravido, os negros estavam procura da insero social, isto , de condies favorveis realizao dessa existncia.
Nessas reas de refgios, comunidades de ndios, de mestios e de negros constituram, margem da sociedade colonial, nichos onde puderam desenvolver uma existncia social autnoma, por vezes de singular vitalidade inventiva (MOREIRA NETO apud TRECCANI, 2006, p. 52).

Segundo Treccani (2006, p. 61), muitos quilombolas continuaram a manter relaes econmicas com sujeitos da sociedade colonial, no se isolando nem fisicamente, nem economicamente desse meio, mas ganhado certa legitimidade aos olhos de quem os cercava. Essa realidade, por um lado conflitante, por outro com certo grau de equilbrio, fez-se presente ao longo do sculo XIX, mesmo aps a abolio formal da escravatura em 1888. Decorre que, na prtica, vrios mecanismos foram utilizados para manter a segregao do negro da sociedade na condio de mo de obra escravista. Nesse sentido, a ao de privatizao da propriedade adotada pela abolio da escravido negra no Brasil tornou os negros livres, mas dependentes dos legtimos donos de terra. De acordo com Moura (1993) e Treccani (2006), por meio do sistema das Sesmarias1, a Coroa autorizou a repartio de terras em enormes latifndios, destinando-as aos grandes proprietrios privilegiados pelos governantes e oriundos dos brancos portugueses, objetivando a efetiva ocupao do territrio e a produo para o mercado externo. Reflexo desse sistema, tem-se as inmeras expulses de negros dos territrios escolhidos por eles para viver foram desencadeadas, e os que permaneciam passaram a pagar pelo uso do local com seu trabalho. A explorao e marginalizao sofrida pelos negros foram mantidas. No obstante, essa imposio desencadeou indignaes no

Primeira Lei que regulamentou a ordenao e distribuio de terras no Brasil, datada de 1375.

grupo e, dessa vez, a luta em busca da apropriao de um territrio permanente para viver, o que representa a reivindicao atual dos remanescentes quilombolas. Sob o ponto de vista social, essa questo no se trata apenas das referncias ou do resgate do passado de uma comunidade sempre ressuscitado, mas da compreenso que ela tem de si mesma e de sua histria e de como v o seu futuro, de modo a remontar a identidade do grupo (ALMEIDA, 2005). nesta perspectiva e contemporaneidade que o termo Remanescentes de Quilombos vem sendo utilizado para determinar a aceitao de uma identidade tnica negra em defesa da reproduo de seu modo de vida caracterstico. Acevedo e Castro (2004) revelam que os quilombolas remetem existncia de um patrimnio cultural negro secular constitudo por um conjunto de apropriaes simblicas relacionadas ao direito tnico. Este no assentado somente no uso da terra e na produo dela necessria para a sobrevivncia, mas tambm na ligao entre a herana e a ocupao singular do territrio. Nesta direo, Almeida (2004) atribui essa relao idia de capital de relaes polticas pautadas na identidade coletiva e na defesa da autodefinio de grupos tnicos que passaram a buscar sua visibilidade na sociedade, oferecer resistncia poltica e ter mobilidade social.
Quando se trata de grupos tnicos, o acesso terra associado sobrevivncia fsica e tnico-cultural, mas tambm s concepes de uso coletivo e de terra comum como eixo da identidade desses grupos, pois eles realizam apropriaes simblicas e desenvolvem saberes sobre o territrio, enquanto espao no s de trabalho, mas tambm social e simblico (ACEVEDO; CASTRO, 2004, p. 38).

Nestes termos, pode-se afirmar que a luta pela sobrevivncia na garantia de acesso aos recursos e a terra apresentada pelos quilombolas como necessidade histrica a ser reparada. Diante do cenrio de marginalizao sofrida pelos negros, a partir da dcada de 1970, as comunidades quilombolas, inspiradas nos movimentos sociais rurais que se estabeleciam poca, comearam um processo de resistncia sociopoltica para fazer valer a afirmao de seus direitos enquanto sujeitos. Castro (1998, p. 8) salienta que esses grupos experimentaram um movimento que pretende recuperar a identidade outrora de seu grupo, via construo identitria atravs de processos polticos de afirmao sobre o territrio.

Por tudo isto, em fins do sculo XX, a proposta de reconhecimento poltico de domnio sobre o territrio ocupado por remanescentes de quilombos foi aprovada por meio do art. 68 do ADCT da Constituio Federal de 1988, em vigor. Em seu prembulo: aos remanescentes das comunidades dos quilombos que estejam ocupando suas terras reconhecida a propriedade definitiva, devendo o Estado emitir-lhes os ttulos respectivos. Tambm, mais recentemente, incorporou-se no referido artigo o decreto n 4.887 de 20 de novembro de 2003 que regulamenta o procedimento para identificao, reconhecimento, delimitao, demarcao e titulao das terras ocupadas por remanescentes de quilombos. A promulgao do ADCT fez com que um novo padro de relao poltica e de modalidade de acesso a terra e aos recursos naturais se estabelecesse para garantir a afirmao e continuidade das tradies das comunidades remanescentes de quilombos ao seu territrio etno-sociocultural. Segundo Acevedo e Castro (1998, p. 9), a adoo dessa poltica em favor do negro passou a ser objeto de uma reinterpretao jurdica quando empregado para legitimar reivindicaes pelo territrio dos ancestrais (CASTRO; ACEVEDO, 1998, p. 9). Entretanto, em que pese o reconhecimento registrado, muitas dificuldades continuam a pairar sobre as comunidades quilombolas para que os direitos desse grupo sejam efetivados. Deste modo, v-se a emergncia de novos esforos, discusses, conflitos e tenses acerca da questo, envolvendo diferentes sujeitos, sejam eles governamentais ou da sociedade civil. Ento, nessa perspectiva, o que segue uma experincia da comunidade quilombola de Umarizal que luta pelo reconhecimento efetivo do domnio do territrio tradicionalmente ocupado.

2. O Territrio Quilombola de Umarizal Localizado no municpio de Baio, no entorno da Reserva Extrativista (RESEX) Ipa-Anilzinho regio do Baixo Tocantins , estado do Par, o Territrio Quilombola (TQ) denominado Umarizal ou Umarizal dos Pretos faz jus ao seu nome, j que se refere grande quantidade de p de marizeiro (planta nativa) encontrada na regio. Trata-se de uma terra herdada da organizao social de quilombos formados ao longo dos sculos XVIII e XIX no domnio da escravido negra na Amaznia. De acordo com

o Projeto de lei n. 001/93, Umarizal compreende um distrito do municpio de Baio, cuja delimitao se d: ao norte, municpio de Mocajuba; a leste, cidade de Baio; a oeste, os limites do municpio de Baio com o municpio de Oeiras do Par; ao sul com os limites do igarap Parit. A partir da sede de Baio, o acesso Vila pode ser realizado por via fluvial pelo rio Tocantins com traslado que tem durao mdia de uma hora de viagem. No percurso possvel observar a existncia de diversificada riqueza de fauna e de flora regionais. Segundo estudos praxiolgicos realizados por Acevedo-Marin e Castro (1999), o povoado de Umarizal tem sua origem ligada ao processo de formao de comunidades negras rurais na regio do Vale do Tocantins a partir do sculo XVIII. Na obra Negros do Trombetas Guardies de Matas e Rios (1998), as referidas autoras destacam que a base demogrfica da regio teve dinamismo particular entre 1755 e 1778, com a chegada de escravos africanos trazidos de Guin Bissau, Cabo Verde, Angola, Qunia, Tanznia e Moambique, que foram inseridos pela Companhia de Comercio do GroPar e Maranho. Assim, lentamente, o vale do Tocantins foi sendo povoado por grupos negros somados ocupao milenar de grupos indgenas de diversas etnias. Precisamente, essa importao da mo de obra africana se deu em funo da diversificao da economia da Amaznia colonial no mundo produtivo, cuja direo esteve definida para a empresa agrria, sobretudo: os engenhos de cana, plantios de arroz e cacau, algodo etc. Na contramo deste sistema, conflitos e rebeldias contra o predomnio da sociedade escravocrata ocasionaram fugas violentas e silenciosas de negros que permitiram a formao de quilombos ao longo da extensa rede hidrogrfica e de ilhas do esturio amaznico. No vale do Tocantins, vrios refgios surgidos apontam para a notoriedade do presente etnogrfico negro dessa regio. A partir das informaes obtidas nas entrevistas foi possvel obter detalhes da ocupao desse territrio. Na lembrana dos moradores, o processo de povoao inicial se constituiu em meados do sculo XIX, quando famlias das comunidades negras de Marac e Putiri, refugiadas do municpio de Camet, estabeleceram moradia na localidade de Novo Destino. Posteriormente, estas famlias, deslocaram-se para a localidade de Paxiubal, situada margem de um igarap na antiga rodovia Transcamet (PA-156), onde passaram a povo-la. Depois desse deslocamento, por volta de 1920,

iniciou-se uma onda de conflitos entre as famlias de Paxiubal e os ndios que ocupavam a regio, principalmente os da etnia Asurinis-do-tocantins. Os conflitos no territrio acirraram-se quando os ndios reagiram invaso ocasionada pela construo da antiga estrada de ferro do Tocantins, em 1835, que atravessou a terra dos Asurini e dos Parakan. De acordo com Pinto (2010, p. 90), em 1928, aps a morte de oito ndios ocasionada por uma batida organizada pelo engenheiro Amyntas Lemos, os ataques indgenas resultaram em vrias mortes e perdas materiais tanto Paxiubal quanto s localidades vizinhas da regio, a exemplo de Joana Peres e Parit, entre outras. Em decorrncia do fato, muitas famlias primitivas de Paxiubal, sentindo-se amedrontadas dos ataques violentos ocasionados pelos indgenas, refugiaram-se em terras que hoje compreendem o territrio de Umarizal. De todo modo, por se tratar de uma regio ocupada primitivamente por etnias indgenas, os conflitos continuaram. As narrativas orais revelam que, devido aos ataques sofridos, muitos quilombos chegaram a desaparecer. Os conflitos vieram a cessar, de fato, na ocasio em que um integrante do povoado de Umarizal amasiou-se com uma ndia Asurini e, assim, obteve a confiana dos ndios, como exprimiu um entrevistado:
Ah, as flechas foram acabar l pelos anos de 1940 quando um negro da vila, chamado Valdemar, conhecido como Volta Seca, ter se apadrinhado com uma ndia da regio dos Assurinis. Ele conseguiu com ela pr fim aos ataques, fazendo com que os conflitos acabassem.

De acordo com laudo informal elaborado pela Secretaria de Educao de Umarizal em 2010, intitulado Relatrio de Umarizal, a comunidade compreende aproximadamente 2.500 habitantes dentre crianas, adolescentes, jovens e adultos. Esse total envolve as 320 residncias familiares que se encontram distribudas em 13 ruas, 02 avenidas e 05 travessas. Em geral, a infraestrutura da Vila abrange: sistema de energia eltrica, sistema de gua encanada, um posto de sade, trs unidades de educao de Ensino Fundamental, uma igreja catlica, uma igreja evanglica, uma Associao de Mulheres, um mercadinho e um barraco de festas. No aspecto cultural, h a manifestao do samba-de-cacete, cultura esta herdada dos ancestrais africanos, como, tambm, a representatividade das festas dos santos padroeiros, com destaque para o culto a Santo Agostinho (ms de julho) e o Crio da

Santssima Trindade (ms de agosto), das cantigas de rodas e das lendas de encantamento. Em termos econmicos, no passado as matas de terra firme da regio foram exploradas predominantemente para o cultivo da espcie pimenta-do-reino nas dcadas de 1970 e 1980. Ocorre que poca, no pice da produo, houve um declnio do preo da especiaria no mercado nacional, o que refletiu na queda da plantao de pimentais. Porm, hoje, com a revalorizao do preo da pimenta no mercado nacional, alguns plantadores tm buscado recuperar os velhos pimentais ou realizar novas plantaes de pimenta na regio, mas ainda de maneira pouco significativa. Alm disso, praticava-se o extrativismo da castanha do Par, malva, borracha e madeira (IBAMA, 2006). Conforme depoimentos, os agricultores de Umarizal produzem para o seu consumo, isto , para o consumo familiar. A economia agrcola de subsistncias se d por meio de prticas agrcolas para a explorao de produtos tanto alimentcios quanto medicinais. A mandioca, o milho, o arroz e a castanha-do-par so as espcies florestais mais caractersticas do cultivo local, destacando-se ainda a produo de cacau e banana. Quanto s espcies utilizadas como propriedades curativas, tem-se a unha de gato, a erva doce, o alecrim, o cedro, o, jatob, a hortel e a amb, dentre outras, geralmente empregadas na fabricao de remdios, unguento e banhos2. Nesses termos, importa sublinhar que, com menor frequncia, tem-se a prtica do extrativismo animal pela pesca artesanal, que facilitada pela fluncia do rio Tocantins; em raros casos, pratica-se a caa de sobrevivncia. Alm de produtores, os agricultores atuam como vendedores diretos da produo excedente no mercado local junto aos atravessadores. Parte da produo excedente tambm comercializada nas cidades de Baio, Camet, Tucuru e Belm. Alm disso, vale destacar que a economia de grande parte dos moradores da Vila de Umarizal complementada com a criao de animais domsticos nos quintais (perus, patos, porcos, galinhas caipiras etc.) e com benefcios de programas do governo federal. Exemplo nesse sentido tem-se o Bolsa Famlia e o Programa Jovem Empreendedor (PROJOVEM).

Saberes tradicionais tpicos de comunidades rurais da Amaznia.

3. QUESTES EMERGENTES EM UMARIZAL Este artigo no tem a pretenso de abraar todas as questes que pairam sobre a comunidade de Umarizal, uma vez que estas no so mnimas tampouco hegemnicas. Isso implica evidenciar que sero consideradas neste estudo as demandas mais urgentes desveladas nas narrativas orais, destacando-se as situaes vulnerveis de conflitos socioambientais. Estas traduzem-se em um campo investigativo onde o estabelecimento de impasses acerca dos procedimentos de delimitao de territrios quilombolas tem emergido no horizonte da intensificao de conflitos agrrios. Na perspectiva deste direcionamento, importa ressaltar que os processos de disputa pelo acesso ao territrio e aos recursos naturais em Umarizal tm sido tensos nos ltimos tempos entre diferentes sujeitos. Em tais situaes, a populao local enfrenta srios problemas para permanecer nas terras herdadas daqueles que viviam h vrias geraes nelas, mas que no possuam seus ttulos. O uso comum da terra e de vnculos demarcados pelo pertencimento como um sistema de suporte da vida dessa comunidade experimenta conflitos com outros sujeitos que esto ao seu redor. A considerar-se este quadro, o que se percebe que os conflitos em torno da demanda territorial de Umarizal remetem ao contexto histrico da regio na qual est inserida. No Baixo Tocantins, especialmente na dcada de 1970, as dinmicas sociais, econmicas e territoriais influenciadas por polticas desenvolvimentistas de grandes projetos na Amaznia ocasionaram uma nova dinmica territorial e fronteiria regio. De acordo com Pinto (2002), com a abertura da rodovia Transcamet3, acirraram-se os conflitos pela posse da terra em funo da expanso de um desenvolvimento econmico pautado na explorao madeireira, na pecuria extensiva e em monoculturas, o que promoveu novas formas de ocupao e uso dos recursos naturais. poca, a ao expropriatria empreendida por fazendeiros, advindos principalmente do sul e sudeste do pas, por interesses econmicos predatrios, desencadeou a revolta de trabalhadores rurais que dependiam da terra para trabalhar e sobreviver. Ento, fortaleceu-se o movimento de organizao dos trabalhadores rurais do municpio de Baio iniciado na dcada de 1960 contra a implantao da Usina Hidreltrica de Tucuru, que desarticulou as atividades produtivas do Baixo Tocantins,
3

PA-156 que foi recentemente federalizada como BR-422.

afetando consideravelmente o ciclo da atividade pesqueira, dentre outros impactos socioambientais4. Como resultante deste processo, Acevedo e Castro (1999) assinalam que a populao baionense buscou discutir e traar novas formas de ocupao do territrio, que com a assessoria da Igreja Catlica, consolidaram-se nos Encontros Anuais de Anilzinho (1980-1992). Desses encontros atualidade [...] somam-se fracassos, desistncias de muitos e vendas de vrias pequenas posses familiares com migrao das famlias para reas urbanas (ACEVEDO; CASTRO, 1999, p. 92). Entretanto, mesmo diante das dificuldades, muitas famlias resistiram e continuaram a lutar pela posse da terra como uma expresso identitria e de pertencimento, reivindicando seus ttulos junto ao Instituto Nacional de Colonizao e Reforma Agrria (INCRA). Mais recentemente, os primeiros processos de regularizao fundiria da comunidade, motivados por uma nova conjuntura poltica, tm sido tratados pelo Instituto de Terras do Par (ITERPA) rgo estadual vinculado ao INCRA. At ento, houve um dilogo do ITERPA com a comunidade para entender quais eram seus pleitos e iniciar os servios de levantamento do permetro de Umarizal. Contudo, ocorre que a proposta de medio das terras apresentada pelo ITERPA no aceita pelos moradores, uma vez que esta no contempla a histria territorial e as dimenses culturais por eles pleiteadas no processo de delimitao do territrio quilombola. De fato, apenas as terras que so ocupadas hoje pela comunidade foram consideradas nesse processo de demarcao, o que no inclui parte do territrio tradicionalmente ocupado e perdido ao longo do tempo para fazendeiros e empreendimentos privados que cercaram a regio. Neste contexto, a tradio oral aponta para a existncia de um conflito aberto em torno da demanda territorial de Umarizal. Na ocasio da pesquisa, entendemos que o processo histrico de ocupao territorial e de formao tnica deste povoado tem sofrido opresses por parte de sujeitos dominantes, promovendo territorialidades particulares. Trata-se de um conflito deparado entre os quilombolas e as empresas Cikel Brasil Verde S.A. (CIKEL) e White Martins Gases Industriais do Norte S.A. (WHITE MARTINS), que mantm unidades de negcio nas proximidades da vila de Umarizal.
4

Ver PINTO (2002).

De um lado, os quilombolas reivindicam o reconhecimento de ocupao de uma rea com razes histricas que ainda no foi legalizada pelo governo, e cujos limites demandados pelo ITERPA, correspondente a 10.000 ha, vo de contra os interesses da populao no que diz respeito reproduo de seu modo de vida. Do outro lado, a cada ano a CIKEL avana sobre o territrio em questo sob o pretexto de extrao madeireira com responsabilidade social, alm de declarar que no h impedimentos para tal ao em funo da no oficializao da demarcao territorial de Umarizal pelo ITERPA. Do mesmo modo, a WHITE MARTINS tem avanado sobre reas comuns da comunidade que tem servido de base para as atividades industriais e medicinais da empresa, afetando importantes ecossistemas de castanhais da regio. Em suma, estes conflitos se traduzem em perda das terras de morada e de trabalho comuns, isto , de pertencimento, do grupo tnico (FIGUEIREDO, 2011). Nesta dinmica, podemos constatar que, para o grupo de moradores de Umarizal, esse cenrio de apropriao do territrio por terceiros tem resultado em interferncias na sua organizao social, colocando em perigo a permanncia e reproduo da estrutura familiar nas terras de herana do grupo. O agravamento desse conflito se revela nos desdobramentos das limitaes que pairam na relao de trabalho com a terra no contexto desse ncleo rural, uma vez que este no dispe mais de terras suficientes para plantar. Em consequncia, muitas famlias tm enfrentado dificuldades para manter o cultivo das prticas agrcolas tradicionais, como, tambm, a comercializao de sua produo, o que tem se refletido em graves problemas financeiros. E, por este motivo, muitos jovens tm deixado a comunidade em busca de melhores condies de vida na sede distrital de Baio. Nesses termos, alternativas de produo por intermdio da implementao de pequenos projetos comunitrios vm sendo levadas em considerao na tentativa de dinamizar a economia local. Todavia, os resultados demonstram que estes no conseguem deslanchar devido fraca capacidade de gesto e envolvimento comunitrio no tocante ao desenvolvimento de atividades em geral. De acordo com relato dos moradores, a falta de aes e relaes humanas integradas se constitui em maus exemplos ao citar as tentativas de desenvolvimento dos projetos da Casa da Farinha e da Casa do Aa que em to pouco tempo fracassaram. Assim, foi possvel observar que a carncia de assistencialismo governamental fator contribuinte para o no

sucesso de projetos comunitrios de Umarizal, pois estes dependem de um conjunto de aes integradas para se desenvolverem. Em suma, as dificuldades de controle e permanncia no territrio tradicionalmente ocupado se mostram como as questes de maior preocupao e angstia para os moradores de Umarizal. Estes anseiam a demarcao e titulao de suas terras com vistas garantia da capacidade autnoma de desenvolvimento de uma sociedade culturalmente moldada nos princpios valorativos e de aspiraes de seus ancestrais. Desapontados, mas no desencorajados, os quilombolas questionam uma participao mais efetiva do Estado nesse processo, pois alegam serem dependentes do resguardo pblico para o fortalecimento de seu territrio. De fato, a populao continua se sentindo marginalizada e ameaada pela falta da aplicao dos instrumentos legais que amparam seus direitos. Sobre essas situaes, observa-se que a instabilidade institucional do poder pblico no processo tem comprometido a legitimidade tnica de Umarizal enquanto terra de remanescentes de quilombo. preciso e urgente dar andamento aos procedimentos de regularizao e titulao do territrio a partir da desapropriao de reas particulares que nele existem para garantir o fortalecimento da organizao social do grupo envolvido.

Consideraes Finais Da escravido organizao sociopoltica como resistncia, a comunidade de remanescentes de quilombos de Umarizal tem buscado garantir o reconhecimento da historicidade do territrio ocupado, com vistas a assegurar a reproduo de vida do seu grupo social. Em que pese os avanos legislativos, a realidade que Umarizal reconhecida como terra de remanescentes de quilombo, mas ainda no possui a demarcao e titulao de seu territrio, o que parece estar longe de se materializar. Em termos do artigo 68 do ADCT, a certeza do direito da regularizao fundiria a seu favor ainda tmido, no sendo per se suficiente para implementar os princpios constitucionais que o regem, abrindo brechas de disputa pelo uso e pela ocupao de territrios quilombolas. No caso de Umarizal, est-se diante de um problema de difcil tratamento que elenca as demandas dos remanescentes de quilombos, a ao pblica do Estado e os

interesses privados. Especificamente, o empoderamento dos preceitos jurdicos estabelecidos pela Constituio, na contramo da histria, em prol das comunidades quilombolas a questo que se pe em jogo. vista desse cenrio, constata-se que a justia agrria em relao aos moradores de Umarizal deve partir de um conjunto participativo de solues entre os sujeitos envolvidos no processo, com a intermediao efetiva do ITERPA e das autoridades judiciais do Estado. Sobre essa questo, vale ressaltar que o efeito de tal uso jurdico no deve ser encarado somente como a necessidade de reparar uma dvida histrica, mas entendido pelo seu carter tnico como forma de preservar as culturas e smbolos que regem sua existncia. Entendemos que concretizar as normas e os procedimentos de regularizao de territrios quilombolas, alm de reconhecer os direitos sobre a terra, reforando a efetivao desta poltica, significa valorizar o conhecimento e os saberes tradicionais da cultura tnica de comunidades negras. Portanto, sem dvida, o reconhecimento efetivo do territrio dos remanescentes de quilombos de Umarizal um importante passo para a superao das diversas situaes de desigualdades, preocupaes e angstias que incide sobra essa populao rural.

Referncias ACEVEDO, R.; CASTRO, E. Negros do Trombetas Guardies de Matas e Rios. Belm: Cejup/NAEA/UFPA, 1998.

ALMEIDA, Alfredo Wagner. Conceito de Terras Tradicionalmente Ocupadas, 2005. Disponvel < http//:www.redeagu.agu.gov.br >. Acessado em 23 de outubro de 2009. _________, Alfredo Wagner. Terras tradicionalmente ocupadas processo de territorializao e movimentos sociais. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais. Vol.6, n 1. ANPUR, maio de 2004.

CASTRO, E. R. Territrio, biodiversidade e saberes de populaes tradicionais. Paper do NAEA, UFPA, maio de 1998.

FIGUEIREDO, Rodrigo Augusto Alves. Notas de Campo. Umarizal, 2011. (Arquivo Pessoal).

IBAMA. Relatrio referente ao desmatamento na rea da Reserva Extrativista Ipa-Anilzinho. Tucuru: IBAMA, 2006. ITERPA. 2012. Banco de dados Territrios Quilombolas. Disponvel em: <http://www.iterpa.pa.gov.br/BancoDeDados.jsf>. Acessado em: 23 de setembro de 2012.

MOURA, Clvis. Quilombos: resistncia ao escravismo. 3. ed. So Paulo: Editora tica, 1993. ODWYER, Eliane Cantarino. Na fronteira amaznica: a etnicidade como instrumento de luta pela terra. Boletim Rede Amaznia. Ano 1, n 1. 2002.

PINTO, Sandolene S. R. Organizao poltica de trabalhadores rurais e a questo ambiental. Um estudo com o sindicato dos trabalhadores rurais do municpio de Baio/PA. Santarm: UFPA/CCS, 2002.

PINTO, Benedita Celeste de Moraes. Filhas das Matas: prticas e saberes de mulheres quilombolas na Amaznia Tocantina. Belm: Aa, 2010.

SAQUET, Marcos Aurlio. Abordagens e concepes de territrio. So Paulo: Expresso Popular, 2007.

TRECCANI, Girolamo Domenico. Terras de Quilombo: caminhos e entraves do processo de titulao. Belm: Programa Razes, 2006.

Вам также может понравиться