Вы находитесь на странице: 1из 6

Jung e o Espiritualismo

Por: Ricardo Chioro

Em diversos sites esotricos e espiritualistas, vemos artigos de Carl Gustav Jung e da Psicologia Junguiana. No ramo do Espiritualismo, Jung muito conhecido, inclusive livros de e sobre Jung e sua Psicologia so muito indicados em palestras e estudos espiritualistas. Vamos ver neste texto o uso, o estudo e as descobertas de Jung com meios Espiritualistas e espirituais como o I-Ching, a Alquimia, os Smbolos, a Intuio, as Mandalas e o Budismo e tambm algumas de suas vivencias. Jung fez publicaes sobre todos esses meios, e na maioria deles, Jung estudou durante muitos anos.

Intuio Um tema que espiritual entrou para a Psicologia de Jung, e este tema a Intuio. Jung falava que a intuio quando sabemos de algo, sem que aquele saber passe pelos nossos pensamentos; voc simplesmente sabe, mas no existe um raciocnio que o leve a concluso daquilo que voc sabe. No Espiritualismo a intuio est associada ao Chakra Ajna, que o Chakra da intuio.

Retorno para Deus Jung dizia que na vida humana existe a busca de um sentido para ela, e que esta busca, a busca do retorno ao Uno, a Deus. o retorno, pois a alma saiu de Deus, que a criou, e tem que voltar para o mesmo, e ela clama por esse retorno. Assim sendo, a psique, vivencia um processo que leva ao crescimento interno, a uma conscientizao de ter uma finalidade na psique, que trs o ser humano ao autoconhecimento, chamado por Jung de individuao. Carl G. J. dizia que para este processo h um arqutipo (uma estrutura psquica dentro do inconsciente coletivo) centralizador e organizador de nossa vida psquica, que se possui uma imagem do divino, que o Self. O Self com freqncia figurado em sonhos ou imagens de forma impessoal - como um crculo, mandala, cristal ou pedra - ou pessoal como um casal real, uma criana divina, ou na forma de outro smbolo de Divindade.( Fadiman e Frager, 2002, p. 56 na ed. Harbra)

Crescimento Espiritual Com suas pesquisas sobre mitos e simbolismo, Jung desenvolveu teorias prprias a respeito da individuao ou integrao da personalidade. Mais tarde, ele se impressionou profundamente por diversas tradies orientais, que forneciam a primeira confirmao exterior de suas prprias idias, em especial seu conceito de individuao. ( Fadiman e Frager, 2002, p. 46 na ed. Harbra) Jung descobriu que as descries orientais do crescimento espiritual, do desenvolvimento psquico e da integrao, correspondem rigorosamente ao processo de individuao que ele observou em seus pacientes ocidentais. ( Fadiman e Frager, 2002, p. 46 na ed. Harbra) Com esse trabalho de Jung na tradio oriental, abriram-se muitas portas, para estas tradies aqui no Ocidente; elas foram mais faladas e mais comentadas, existiram observaes cientficas, por uma pessoa muito famosa e conceituada, o Jung. Muitas pessoas da cincia e psiclogos, que no so espiritualistas, acreditam na validade de prticas orientais, como as da Yga, Meditao e outras, graas a esse trabalho. O Crescimento espiritual a pessoa, enxergar seus defeitos, e mudar para no t-los, enxergar suas qualidades, e mudar, se valorizando e gostando mais de si e enxergar quem os outros so e se modificar para lidar melhor com eles. Para crescer espiritualmente voc pode enxergar estas coisas e com isso obter as auto-modificaes propostas. Um psiclogo atua para que as pessoas tenham este descobrimento, e as tcnicas do Yga, do Budismo e do I-Ching, estudadas por Jung, levam a isso tambm. Carl escreveu o livro: "Psicologia da Religio Oriental e Ocidental" no qual alm de abordar o fenmeno religioso, tambm trata da religiosidade no Oriente e no Ocidente.

Smbolos Jung descobriu que o inconsciente se expressa atravs de smbolos. Ele viu que existem smbolos no inconsciente coletivo (dentro de ns), smbolos religiosos tais como o smbolo do dharma budista, a cruz, a estrela de David entre muitos outros. Eu procurei a Psicloga Junguiana Dra. Maria Aparecida Diniz Bressani para me esclarecer sobre este tpico e ela disse: Para Jung, cada pessoa que nasce, traz consigo como que uma "herana ancestral" de toda a histria da humanidade codificada em smbolos. O ser humano vive, na verdade, simbolicamente, porm, com seu racional desenvolvido (principalmente aqui no ocidente), acabou se afastando do ser divino que h em si (que se expressa por meio de smbolos) e por isso que ele, atualmente, no consegue compreender a linguagem dos smbolos.

preciso saber "ouvir" os smbolos!. Obrigado Dra. Maria! Carl escreveu o livro: "Homem e seus Smbolos". Outro livro dele que tambm trata de de smbolos o
"Tipos Psicolgicos" alm de falar sobre religio, mitologia e filosofia.

Mandalas Jung estudou a mandala e utilizou em seu consultrio, assim pode constatar que seus pacientes melhoravam ou relaxavam com o uso da mesma. Ele dizia que a mandala poderiam trabalhar a Psique, atuando para o processo de autoconhecimento do cliente. Mas claro que existem mandalas especificar para este trabalho, outras atuam em reas diferentes. Jung descobriu que as mandalas expressavam contedos interiores do ser humano, e no seu estudo das manifestaes do inconsciente, seus analisados produziam de forma espontnea desenhos de mandalas, sem saber o que ela ou o que estavam fazendo, e ele dizia, que isso tende a acontecer com pessoas que possuem um progresso muito grande na sua individuao. Jung ficou muito interessado no smbolo mandlico taosta chamado A Flor de Ouro, e dizia que era um material trazido frequentemente por seus pacientes. A Flor de Ouro desenhada tanto como um ornamento geomtrico regular, ou de cima, ou um borro crescendo de uma planta. A planta com freqncia nasce da escurido, possui cores ardentes e tem um boto de luz no topo. Jung publicou um livro chamado O Segredo da Flor de Ouro, junto com Richard Wilhelm.

I-Ching O Livro das Mutaes Quando Carl G. J. entrou em contato com o I-Ching encontrou relaes entre este livro e seus prprios pensamentos. O I-Ching um livro usado para respostas de um orculo, onde se faz uma pergunta e se usa uma tcnica com varetas ou moedas com um calculo, que vai indicar aonde no livro a est a resposta para sua questo.

Jung usava este orculo com seus pacientes. Teve um caso que Jung estava tratando um jovem com complexo de dipo e o I-Ching respondeu que a jovem poderosa e no se deve casar com ela. Atravs do I-Ching, Jung formulou a teoria da sincronicidade, que diz que paralelos ocorrem entre o mundo mental e material. Jung tambm escreveu uma introduo para o I-Ching. Ele teve uma excelente relao com este orculo.

Budismo Jung se interessou pelo Budismo no seu aspecto de lidar com o sofrimento. No seu trabalho como mdico, ele lhe dava com a dor dos outros, e o Budismo lhe serviu para que pudesse lidar melhor com isso j que fala muito no sofrimento. Carl mostrava um respeito muito grande pelo Budismo e tambm estudou smbolos e mandalas Budistas, alm de que trouxe uma idia que muito similar ao Budismo: Que o ego no processo de autoconhecimento, at a pessoa atingir o nirvana, vai entender sua relatividade, e de que na realidade uma iluso.

Alquimia As pessoas em geral tendem a ver a alquimia como algo pseudo-cientfico e sem validade. Jung no, ele encontrou nesta tradio ocidental uma maneira simblica de descrever o crescimento pessoal. Ele via nas escrituras de metamorfoses mgicas e qumicas representaes do processo de auto-transformao e auto-conhecimento. A transformao do metal comum em ouro, era para Jung, uma mudana interior, para uma conscincia e atitudes melhores. Com isso Jung tambm conseguiu muito mais aceitao por parte das pessoas pela Alquimia, que a consideravam uma bobagem. Muitas pessoas que lem a Alquimia por Jung acham que a interpretao da simbologia como processo de individuao, substitui como processo de transformao do metal em ouro, mas eu no acredito nisso, acho que ela pode ser tanto a transformao do metal em ouro, como no autoconhecimento; acredito que as duas so verdadeiras.

Mais informaes sobre Jung e a Alquimia na pagina: http://www.symbolon.com.br/artigos/jungeameta.htm Jung escreveu os seguintes livros de alquimia: "Psicologia e Alquimia", "Estudos Alqumicos", "Mysterium Coniunctionis I" e "Mysterium Coniunctionis II". Estes dois ltimos, contendo estudos avanados.

Experincias Espirituais de Jung Os pais de Jung eram pastores luteranos e desde cedo ele era afetado profundamente por questes espirituais e religiosas. Quando tinha doze anos de idade, saiu da escola, viu o sol cintilando no telhado do Catedral, refletiu sobre a beleza do mundo, o esplendor da igreja e a majestade de Deus sentado no alto do firmamento, num trono de ouro (Fadiman e Frager, 2002, p. 43 na ed. Harbra). Logo em seguida o rumo que seus pensamentos iam tomando era uma linha considerada altamente sacrilegiosa, e no mbito de represso religiosa da poca eles eram impensveis, por isso foi algo aterrorizante. Por vrios dias Carl tentou suprimir o pensamento proibido, at que ento, se permitiu continuar a sua linha de pensamento, e viu de l do alto do trono de ouro de Deus sair um coco enorme que caiu em cima do teto da igreja e a despedaou. Com isso sentiu um aliviou enorme e um estado de graa. Interpretou a experincia como uma prova enviada por Deus para mostrar-lhe que cumprir seu desejo pode fazer com que a pessoa v contra a igreja e contra as mais sagradas tradies. (Fadiman e Frager, 2002, p. 43 na ed. Harbra) Quando Carl tinha sessenta e nove anos, passou por uma extraordinria experincia, ele quase morreu no hospital por um ataque no corao e se viu flutuando no alto em cima da terra, e ele, ento, entrou em um grande bloco de pedra que tambm flutuava, havia l um templo escavado e medida que subia os degraus da entrada do templo, viu que deixava para trs sua histria e viu tambm que era uma grande matriz histrica, que nunca tinha percebido antes. Mas antes de entrar no templo foi chamado pelo seu mdico dizendo que no tinha o direito de morrer. interessante, que j vi algumas pinturas sobre Plano Astral Superior, que o Cu, que alias fica em cima da terra, e essas pinturas pareciam templos e cidades flutuando. Quando Jung se recuperava do ataque cardaco, se sentia deprimido e fraco durante o dia. Durante a noite acordava com sentimentos de profundo xtase, tinha vises noturnas que

duravam cerca de uma hora, e, essas vises deram-lhe coragem para formular algumas de suas idias mais originais. Quando Jung se curou, entrou em um perodo muito produtivo, onde escreveu uns de seus trabalhos mais importantes. Estas experincias mudaram tambm a perspectiva pessoal de Jung para uma atitude mais profundamente afirmativa em relao ao seu prprio destino. (Fadiman e Frager, 2002, p. 44 na ed. Harbra) Aqui vai uma deixa para aquela idia espiritualista que as coisas no acontecem por acaso, elas acontecem para aprendermos algo.

Indicaes Para assuntos correlatos indico o livro Carl Gustav Jung e os Fenmenos Psquicos, de Carlos Antonio Fragoso Guimares e da Editora Madras. Para saber mais sobre os assuntos descritos neste artigo, indicamos os sites da Bibliografia e o indicado no tpico de Alquimia.

Bibliografia Fadiman, James & Frager, Robert. Teorias da Personalidade, Editora Harbra, So Paulo, 2002. Revista Superinteressante. Ano 20, edio 235, pagina 48. Janeiro 2007. Na pagina da internet Anseios da Alma e Destino Humano http://www.meiodoceu.com/Jung_1.htm, Claudia Arajo. Na pagina da internet Mandala http://www.pipa.com.br/mandala/index2.asp, Maria Angela Guerra Barreto e Elsio Van Meegroot. Na pagina da internet Carl Gustav Jung http://www.artesdecura.com.br/revista/arte_curadores/carl_jung.htm, Brenda Gottlieb. Na pagina da internet Obras Completas de Carl. G. Jung http://www.salves.com.br/jbjung.htm Srgio Pereira Alves.

Вам также может понравиться