Вы находитесь на странице: 1из 11

Raciocnio Lgico e Matemtico

O que lgica:

Prof: Luciana Tavares

Lgica, originalmente, a cincia formal que estuda as leis necessrias construo de um raciocnio perfeito.

Lgica no dia-a-dia: Quando Falamos, estamos pensando. Quando Escrevemos, estamos pensando. Quando pensamos, a lgica nos acompanha. A lgica importante nas nossas vidas, pois quando queremos pensar, falar, escrever corretamente, precisamos colocar Ordem no Pensamento, ou seja, utilizar lgica. Desde o incio dos tempos, o ser humano tem procurado criar mquinas que o auxiliem em seus trabalhos, diminuindo esforos e economizando tempo, a isso chamamos tecnologia. Uma das principais mquinas criadas foi o computador, pois pode exercer diversas atividades, porm depende do homem fornecer as instrues (as ordens) para executar as atividades. A finalidade de um computador receber, manipular e armazenar dados atravs de programas, gerando informaes. Dados so fenmenos fornecidos sem significado, que atravs do processamento do computador, so transformados em resultados com significados, ou seja, informaes.

Sequncia Lgica: Todo ser humano antes de realizar uma atividade tende a pensar antes como vai realiz-la. Estes pensamentos podem ser descritos como uma sequncia de instrues, que devem ser seguidas para se cumprir uma determinada tarefa. Ento, Sequncia Lgica so passos executados at atingir um objetivo ou soluo de um problema.

Ordem sequencial lgica: Se quisermos fazer uma omelete com bacon, precisaremos colocar em prtica uma srie de instrues: fritar o bacon, quebrar os ovos, bater, etc... evidente que essas instrues tm que ser executadas em uma ordem adequada no se pode bater os ovos e depois quebr-los. Dessa maneira, uma instruo tomada em separado no tem muito sentido; para obtermos o resultado, precisamos colocar em prtica o conjunto de todas as instrues, na ordem correta.

Algoritmo: O conjunto de instrues chamamos de Algoritmo. O que Algoritmo? Algoritmo uma sequncia de instrues organizadas de forma lgica e estruturada (sem desvios), expressas em linguagem natural (Portugus estruturado), que tem por finalidade resolver um problema ou descrever uma tarefa.

Raciocnio Lgico e Matemtico

Prof: Luciana Tavares

Outras definies: Um conjunto finito de regras que prov uma sequncia de operaes para resolver um tipo de problema especfico [KNUTH] Sequncia ordenada, e no ambgua, de passos que levam soluo de um dado problema [TREMBLAY]

Exemplos de Algoritmo: Os algoritmos das operaes bsicas (adio, multiplicao, diviso e subtrao) de nmeros reais decimais. Outros exemplos seriam os manuais de aparelhos eletrnicos. -Chupar uma bala: Pegar a bala. Retirar o papel. Chupar a bala. Jogar o papel no lixo. -Receita de Bolo: Bolo de chocolate Ingredientes: 4 xcaras (ch) de farinha de trigo 2 xcaras (ch) de acar cristal 2 xcaras (ch) de achocolatado 2 colheres (sopa) de fermento em p 1 pitada de sal 3 ovos 2 xcaras (ch) de gua morna 1 xcara (ch) de leo leo para untar Farinha de trigo para polvilhar Mas, somente os ingredientes so suficientes para preparar o bolo de chocolate? Pode preparar de qualquer maneira? Modo de preparo : Numa vasilha, misture 4 xcaras (ch) de farinha de trigo ,2 xcaras(ch) de acar cristal, 2 xcaras(ch) de achocolatado, 2 colheres(sopa) de fermento em p e1 pitada de sal. Junte 3 ovos, 2 xcaras(ch) de gua morna e 1 xcara(ch) de leo. Misture bem. Unte uma forma retangular com leo e polvilhe farinha de trigo e despeje amassa. Asse em temperatura mdia (de170Ca180C) por 30 minutos -Escovar os dentes pela manh: Colocar creme dental na escova. Escova os dentes. Enxaguar a boca com gua.

VAMOS PENSAR: Voc est viajando e fura um pneu de seu carro. Encosta-o e para. Ser que voc capaz de descrever todos os passos desde a parada do carro at o pneu trocado?

sua vez! 1 - Descreva com detalhes a sequncia lgica para trocar uma lmpada. O algoritmo deve verificar se a lmpada est ligada antes de efetuar a troca. 2 - Faa um algoritmo para somar dois nmeros e multiplicar o resultado pelo primeiro nmero.

Raciocnio Lgico e Matemtico


Pensamento lgico no dia-a-dia :

Prof: Luciana Tavares

Todos ns usamos a lgica no dia a dia, s vezes sem nos darmos conta disso. Exemplos: 1- Seu pai lhe diz: se voc tirar 10 em Fsica e Matemtica, lhe darei um presente. Voc sabe que no basta tirar 10 apenas em Fsica ou apenas em Matemtica. Para ganhar o presente, necessrio tirar 10 nas duas disciplinas. Se por outro lado ele dissesse: se voc tirar 10 em Fsica ou Matemtica, lhe darei um presente; a bastaria tirar 10 em uma das matrias. 2- Quando chove, no preciso molhar o jardim. Hoje choveu. Logo, no preciso regar as plantas do jardim. 3- O homem um animal mamfero. O macaco um animal mamfero. Logo, o homem e o macaco pertencem ao mesmo grupo de animais. 4- So Jorge D`Oeste uma cidade do estado do Paran. Francisco Lima nasceu em So Jorge D`Oeste. Portanto, Francisco Lima Paranaense.

Testando seu raciocnio lgico: 3) Qual o prximo nmero da sequncia? a) 12, 13, 15, 18, 22, 27, 33, _____ b) 4, 11, 17, 22, 26, 29, 31, _____ c) 33, 30, 28, 25, 23, 20, 18, _____ d) 224, 112, 112, 56, 56, 28, 28, _____ e) 1, 3, 9, 27, 81, 243, _____ f) 1024, 512, 256, 128, 64, _____ g) 1, 1, 2, 2, 4, 4, 8, 8, _____ h) 3, 7, 15, 31, 63, _____ i) 2, 6, 18, 54, 162, _____

4) REAL est para BRASIL assim como DLAR est para ___________? a) Estados Unidos b) Frana c) Argentina d) Paraguai e) Alemanha

Raciocnio Lgico e Matemtico

Prof: Luciana Tavares

5) (Enem 2008) O jogo-da-velha um jogo popular, originado na Inglaterra. O nome "velha" surgiu do fato de esse jogo ser praticado, poca em que foi criado, por senhoras idosas que tinham dificuldades de viso e no conseguiam mais bordar. Esse jogo consiste na disputa de dois adversrios que, em um tabuleiro 3 3 devem conseguir alinhar verticalmente, horizontalmente ou na diagonal, 3 peas de formato idntico. Cada jogador, aps escolher o formato da pea com a qual ir jogar, coloca uma pea por vez, em qualquer casa do tabuleiro e passa a vez para o adversrio. Vence o primeiro que alinhar 3 peas.

No tabuleiro representado na figura esto registradas as jogadas de dois adversrios em um dado momento. Observe que uma das peas tem formato de crculo e a outra tem a forma de um xis. Considere as regras do jogo-da-velha e o fato de que, neste momento, a vez do jogador que utiliza os crculos. Para garantir a vitria na sua prxima jogada, esse jogador pode posicionar a pea no tabuleiro de: a) uma s maneira. b) duas maneiras distintas. c) trs maneiras distintas. d) quatro maneiras distintas. e) cinco maneiras distintas.

6) O carro amarelo anda mais rapidamente do que o vermelho e este mais rapidamente que o azul. Qual o carro que est se movimentando com maior velocidade? a) O amarelo b) O azul c) O vermelho d) O vermelho e o azul e) Impossvel responder

7) Assinale a alternativa que no a) Writer b) Excel c) Mouse d) Paint

faz parte do e) Movie Maker

conjunto

dado:

8) Qual a palavra que no faz parte do grupo? a) Livro b) Revista c) Jornal d) Enciclopdia 9) ALTO a) Nanico est para BAIXO, assim como b) Baixinho c) Pequeno d) Toco

e) Carne para ___________?

GRANDE est e) Mnimo

Raciocnio Lgico e Matemtico

Prof: Luciana Tavares

10) Cinco moas esto sentadas na primeira fila da sala de aula: so Maria, Mariana, Marina, Marisa e Matilde. Marisa est numa extremidade e Marina na oura. Mariana sentase ao lado de Marina e Matilde, ao lado de Marisa. a) Quantas esto entre Marina e Marisa? b) Quem est no meio? c) Quem est entre Matilde e Mariana? d) Quem est entre Marina e Maria? e) Quantas esto entre Marisa e Marina? 11) Numa cidade existe uma pessoa X que sempre mente teras, quintas e sbados e completamente sincera o resto dos dias da semana. Felipe chega um certo dia na cidade e mantm o seguinte dilogo com a pessoa X: - Felipe: Que dia hoje? - X: Sbado. - Felipe: Que dia ser amanh? - X: Quarta-feira. Em que dia da semana foi mantido este dilogo?

12) Raquel, Jlia, Rita, Carolina, Fernando, Paulo, Gustavo e Antnio divertem-se em uma festa. Sabe-se que - essas pessoas formam quatro casais; e - Carolina no esposa de Paulo. Em um dado momento, observa-se que a mulher de Fernando est danando com o marido de Raquel, enquanto Fernando, Carolina, Antnio, Paulo e Rita esto sentados, conversando. Ento, correto afirmar que a esposa de Antnio a) Carolina. b) Jlia. c) Raquel. d) Rita.

Raciocnio Lgico e Matemtico


CONCEITOS BSICOS:
Proposio:

Prof: Luciana Tavares

todo o enunciado com palavras e/ou smbolos que representam um pensamento de sentido completo. Toda proposio uma representao lgica que afirma ou nega. Segundo Quine, toda proposio uma frase mas nem toda frase uma proposio; uma frase uma proposio apenas quando admite um dos dois valores lgicos: Falso ou Verdadeiro. Veja: 1. Quantos anos tens? (uma frase interrogativa: no exprime uma proposio) 2. Estude todos os dias! (uma frase onde se d um conselho: no exprime uma proposio) 3. Quero tirar nota mxima em Filosofia! (uma frase que exprime um desejo: no exprime uma proposio) 4. Juro que amanh trago o livro. (uma frase que exprime uma promessa: no exprime uma proposio) 5. Deus existe. (uma frase declarativa: exprime uma proposio) 6. O Homem no livre. (uma frase declarativa: exprime uma proposio) Portanto, no exprimem proposies as frases que exprimem perguntas, ordens, conselhos, desejos e Promessas. 13) Das frases abaixo quais so proposies? a) Pare! b) Quer uma xcara de caf? c) O numero 712 mpar. d) Eu no estou bem certo se esta cor me agrada. e) A lua o nico satlite do planeta Terra. f) A cidade de Curitiba a capital do estado do Paran. g) Raiz quadrada de dois um nmero irracional. h) O homem um invertebrado. i) Que dia hoje? j) 23 um nmero primo. k) Quantos irmos voc tem? l) Paulo estuda lgica.

Raciocnio Lgico e Matemtico

Prof: Luciana Tavares

No caso das proposies, a lgica matemtica tem como base dois princpios: Princpio da no-contradio: uma proposio no pode ser verdadeira e falsa ao mesmo tempo. Princpio do terceiro excludo: toda proposio ou falsa ou verdadeira, no existe uma terceira opo.

Valores lgicos das proposies: a classificao da proposio em Verdadeira ou Falsa, pelos princpios da nocontradio e do terceiro excludo.

14) Determine o valor lgico (V ou F) de cada uma das seguintes proposies: a) O nmero 17 primo. ( ) b) Florianpolis a capital do Rio Grande do Sul. ( ) c) TIRADENTES morreu afogado. ( ) d) (3 + 5)2 = 32 + 52. ( ) e) -1 < -7. ( )

f) Todo nmero divisvel por 5 termina por 5. ( ) g) O mouse e o teclado so perifricos de entrada. ( ) h) Toda ave voa. ( ) i) O sol gira em torno da Terra. ( )

Tipos de Proposio: Simples ou Atmicas - a proposio que no contm nenhuma outra proposio como parte integrante de si mesma. As proposies simples so geralmente designadas por letras minsculas p, q, r, s ..., chamadas letras proposicionais. Observao: Pode ser usada qualquer letra do alfabeto minsculo para representar uma proposio simples. Exemplo: p: Carlos dedicado. q: Mrio engenheiro. r: Maria morena.

Raciocnio Lgico e Matemtico

Prof: Luciana Tavares

Composta ou Molecular - a proposio formada pela combinao de duas ou mais proposies. So habitualmente designadas por letras maisculas P, Q, R, S ..., tambm denominadas letras proposicionais. Exemplo: P: Walter engenheiro E Pedro estudante; Q: Mauro dedicado OU Pedro trabalhador; R: SE Flvio estudioso ENTO ser aprovado. Observao: As proposies compostas so tambm denominadas frmulas proposicionais ou apenas frmulas. Quando interessa destacar que uma proposio composta P formada pela combinao de proposies simples, escreve-se: P ( p, q, r ...).

Conectivos: So palavras que se usam para formar novas proposies a partir de outras. Quando combinamos proposies, estamos fazendo uma operao sendo que os conectivos so os operadores. Em Lgica Simblica os chamamos de operadores lgicos que so representados cada um por um smbolo. Veja a tabela abaixo:

OPERAO
Conjuno Disjuno Negao Condicional Bicondicional E Ou No

CONECTIVO

SMBOLO
ou

se... ento... se... e somente se...

Exemplos: P : 6 par E 8 cubo perfeito. Q : NO vai chover. R : SE Mauro mdico, ENTO sabe biologia. S : O tringulo ABC issceles OU equiltero. T : O tringulo ABC equiltero SE E SOMENTE SE todos os lados tem a mesma medida.

Raciocnio Lgico e Matemtico


conectivo presente. a) Mariana estuda lgica b) Paulo estuda lgica e raciocina bem. c) Marcelo raciocina bem ou deixa-se enganar. d) No teremos futebol hoje. e) Um quadrado tem todos os lados de mesma medida. f) Se Marcos estuda lgica ento raciocina bem. g) Se Ana estudar lgica, ento raciocina bem e convincente. h) Leo convincente se e s se raciocina bem.

Prof: Luciana Tavares

15) Classifique as proposies em Simples ou Compostas e nas Compostas indique qual o

Observe: p : O nmero 2 primo. q : O nmero 7 impar. a : O nmero 7 primo. r : Todo nmero par mltiplo de 2. s : O nmero 3 par. A partir destas proposies podemos gerar, utilizando conectivos, outras proposies compostas: W: O nmero 2 primo e o nmero 7 impar. (W: p q) Y: O nmero 3 par ou o nmero 7 primo. (Y: s a)

D: Se o nmero 7 primo ento ele impar. (D: aq) K: O nmero 3 par se e somente se for mltiplo de 2. (K: sr) V: Se o nmero 7 primo ento ele no mltiplo de 2. (V: a ~ r)

sua vez! 16) Sejam as proposies p: Mateus dedicado e q: Carlos feliz. Traduzir para linguagem corrente as seguintes proposies: a) p ~q b) ~p q c) q ~p

Raciocnio Lgico e Matemtico

Prof: Luciana Tavares

17) Sejam as proposies p: O livro interessante e q: O livro de lgica. Traduzir para linguagem corrente as seguintes proposies: a) ~p b) p q c) p ~q d) ~(p q) e) q ~p

18) Traduzir para a linguagem simblica, considerando p = Josefa rica, q = Josefa feliz, r = Josefa estudante. a) Josefa rica ou infeliz. b) Se Josefa estudante e rica ento estudante e feliz. c) Josefa pobre, mas feliz. d) Josefa pobre e infeliz. e) Josefa pobre ou rica, mas infeliz. f) Se Josefa pobre ento feliz. g) Josefa rica se e somente se no for pobre. h) Se Josefa estudante ento rica se e somente se feliz. i) Josefa pobre, infeliz, estudante ou rica. j) Josefa estuda, mas feliz se e somente no for pobre. Sejam as proposies p e q, traduzir para a linguagem corrente as seguintes proposies: 19) p: Est frio e q: Est Chovendo. a) ~p b) p ^ q c) p v q h) p ~q i) p ^ ~q p 20) p: Jorge rico e q: Carlos feliz. a) q p b) p v ~q c) q ~p

d) q p

e) p ~q

f) p v ~q

g) ~p ^ ~q

d) ~p q

e) ~~p

f) ~p ^ q p

21) p: Claudio fala ingls e q: Claudio fala alemo. a) q v p b) p ^ q c) p ^ ~q d) ~p ^ ~q 22) p: Joo gacho e q: Jaime paulista. a) ~(~p ^ ~q) b) ~~p c) ~(~p v ~q) d) p ~q

e) ~~p

f) ~(~p ^ ~q)

e) ~p ~q f) ~(~q p)

Sejam as proposies p e q, traduzir para a linguagem simblica as seguintes proposies: 23) p: Marcos alto e q: Marcos elegante. a) Marcos alto e elegante b) No verdade que Marcos baixo ou elegante c) Marcos no nem alto e nem elegante d) Marcos alto ou baixo e elegante e) falso que Marcos baixo ou que no elegante

Raciocnio Lgico e Matemtico


24) p: Suely rica e q: Suely feliz. a) Suely pobre, mas feliz b) Suely rica ou infeliz c) Suely pobre e infeliz d) Suely pobre ou rica, mas infeliz

Prof: Luciana Tavares

25) p: Carlos fala francs e q: Carlos fala ingls e r: Carlos fala alemo. a) Carlos fala francs ou ingls, mas no fala alemo b) Carlos fala francs e ingls, ou no fala francs e alemo c) falso que Carlos fala francs mas que no fala alemo d) falso que Carlos fala ingls ou alemo mas que no fala francs 26) Troque os conectivos por seus smbolos adequadamente: a) x = 0 ou x > 0 b) x 0 e y 0 c) x > 1 ou x + y > 0 d) (x + y = 0 e z > 0) ou z = 0 e) x = 0 e (y + z > x ou z = 0) f) Se x > 0 ento y = 2 g) Se x + y = 2 ento z > 0 h) x = 1 ou z = 2 ento y > 1 i) Se z > 5 ento x 1 e x 2 j) Se x y ento x + z > 5 e y + z < 5 k) Se x + y > z e z = 1 ento x + y > 1 l) Se x < 2 ento x = 1 ou x = 0 m) Se y = 4 e se x < y ento x < 5

Вам также может понравиться