Вы находитесь на странице: 1из 11

Calidoscpio Vol. 8, n. 2, p. 127-137, mai/ago 2010 2010 by Unisinos - doi: 10.4013/cld.2010.82.

05

Sstenes Lima
limasostenes@yahoo.com.br

Maria Luiza M.S. Coroa


mlcoroa@uol.com.br

Congurao e papel do sistema de avaliatividade no gnero reportagem


Conguration and role of appraisal system on reportage genre

RESUMO Neste artigo, temos como objetivo analisar a congurao e o papel do sistema de avaliatividade no gnero reportagem. Buscamos, num primeiro momento, fazer uma explicitao da teoria do sistema de avaliatividade, conforme proposta por Martin e White (2005). Em seguida, procedemos anlise de um exemplar do gnero reportagem, a m de identicar o modo como os sujeitos discursivos: (a) expressam avaliaes afetivas, ticas e estticas (subsistema atitude), (b) engajam-se no discurso (subsistema engajamento) e (c) mitigam ou intensicam suas avaliaes (subsistema gradao). Os resultados encontrados na anlise da reportagem Prontos para o sculo XIX, de Monica Weinberg e Camila Pereira, publicada na Revista Veja (Weinberg e Pereira, 2008), do sinais de que o julgamento, subsistema da atitude, e o entretenimento e a atribuio, sentidos de expanso dialgica, um dos subsistemas do engajamento, constituem elementos retricos estruturadores do gnero estudado. Palavras-chave: gnero textual, sistema de avaliatividade, reportagem.

ABSTRACT In this article, we aim to analyze the conguration and rule of the appraisal system on reportage genre. We seek, rst, explain the appraisal system theory, as proposed by Martin and White (2005). Then, we proceed to the analysis of a specimen of the reportage genre, in order to identify how the discursive subject (a) express affective, ethical and aesthetic evaluations (attitude subsystem), (b) engage in discourse (engagement subsystem) and (c) mitigate or intensify their evaluations (graduation subsystem). The results of the analysis of reportage Ready for the nineteenth century by Monica Weinberg and Camila Pereira, published in Veja (Weinberg and Pereira, 2008), indicate that judgment (attitude subsystem) and entertainment and the attribution (dialogical expansion meanings, one of the engagement subsystems) are rhetorical structuring elements of the studied genre.

Key words: text genre, appraisal system, reportage.

Avaliatividade na linguagem: percursos tericos O termo avaliatividade aqui tomado como correspondente traduo de appraisal, utilizado por Martin e White (2005) para se referirem organizao sistmica do modo como os falantes/escreventes1 expressam pensamentos, sentimentos, opinies e atitudes sobre algum objeto, fenmeno, evento, pessoa etc. O sistema de avaliatividade (Martin e White, 2005) est inscrito no arcabouo terico da Lingustica Sistmico-Funcional (Halliday, 1994; Halliday e Matthiessen, 2004), associando-se aos signicados interpessoais constitudos no texto. Os falantes/ escreventes, ao se engajarem nas relaes interpessoais,

mobilizam um conjunto de recursos semnticos que lhes permite expressar avaliaes afetivas, avaliaes de comportamento e apreciao das coisas, marcando um grau de intensidade para essas avaliaes e atribuindo identidade s fontes de onde partem as avaliaes (Martin e Rose, 2003). Sistema de avaliatividade e sistema de modo O sistema de avaliatividade, embora desenvolvido a partir dos princpios tericos da Lingustica SistmicoFuncional, apresenta uma sistematizao prpria. Considerando-se as metafunes da linguagem (ideacional, interpessoal e textual) e seus respectivos sistemas, Martin

Utilizamos os termos falante/escrevente combinados para cobrir as atividades de expresso verbal, tanto oral quanto escrita. Preferimos usar o termo escrevente no lugar de escritor porque a palavra escritor pode ser interpretada como referente a uma atividade em que a escrita exercida prossionalmente com contornos socioculturais bastante especcos. O termo escrevente acaba tomando um sentido mais preciso para o que estamos desenvolvendo, referindo-se atividade de simplesmente exercer a modalidade escrita da lngua.

Calidoscpio

e White (2005) elaboram uma teoria que d conta do modo como os falantes/escreventes constroem textualmente a avaliao, isto , o modo como
constroem identidades ou personas de autor para si mesmos e um pblico desejado ou ideal para os seus textos, expressam alinhamento ou no-alinhamento a respondentes reais ou potenciais e constroem comunidades que compartilham os mesmos sentimentos, valores e avaliaes normativas (Martin e White, 2005, p. 1).

Como se pode ver, o sistema de avaliatividade um construto terico bastante renado, com uma ampla hierarquizao conceitual. Cada subsistema possui outros subsistemas internos, formando uma rede extensa, porm bem articulada. Na seo seguinte passamos a apresentar de forma mais detalhada cada subsistema da avaliatividade, comeando pela atitude, vindo em seguida o julgamento e encerrando com a apreciao. Atitude O subsistema atitude inclui trs reas da subjetividade do falante/escrevente: a emoo, a tica e a esttica. Portanto, cada uma dessas reas corresponde a uma regio semntica dentro do sistema da atitude. Respectivamente, temos os seguintes subsistemas internos: afeto, julgamento e apreciao. Embora esses subsistemas expressem atitudes que podem ser polarizadas (como negativas ou positivas), a expresso da atitude no texto um processo bem mais amplo que simplesmente uma marca de polaridade (Whitelaw et al., 2007): existe dentro de cada subsistema interno um conjunto variado de atitudes. Isso impede uma classicao terica que apenas polariza o afeto, julgamento e apreciao. Podemos dizer que, ao lidar com atitude,
estamos preocupados com aqueles enunciados que podem ser interpretados como indicativos do modo como uma pessoa, coisa, situao, ao, evento ou estado de coisas so vistos tanto positiva como negativamente. Isso quer dizer que ns classicamos qualquer enunciado como atitudinal quando ele carrega uma avaliao positiva ou negativa ou quando pode ser interpretado como um convite para que o leitor insira sua prpria avaliao negativa ou positiva (White, 2001).

Os estudos da avaliatividade comearam a ser desenvolvidos a partir da dcada de 1990 e receberam grande impulso terico com as publicaes de Martin (2000) e Martin e Rose (2003), culminando na publicao de The language of evaluation: appraisal in English (2005), de Martin em co-autoria com White. Entretanto outras publicaes mais antigas podem ser destacadas como construes seminais da teoria da avaliatividade. White (2001) apresenta a seguinte lista das publicaes-chave da teoria (em ordem cronolgica): Iedema, Feez e White (1994), Martin (1995a, 1995b), Christie e Martin (1997), Martin (1997), Cofn (1997), Eggins e Slade (1997, especialmente o captulo 4), White (1998), Martin (2000), Cofn (2006 [2000]), White (2000). Segundo Martin e White (2005), os estudos e pesquisas em avaliatividade tiveram como objetivo complementar e sistematizar a gramtica de modo e modalidade da LSF, oferecendo, portanto, um instrumental terico mais especco e renado, bastante til s pesquisas que buscam investigar a estrutura das trocas nos eventos comunicativos. Taxionomia e estrutura do Sistema de avaliatividade A teoria do sistema de avaliatividade oferece uma descrio detalhada do que podemos chamar de potencial de signicado do falante como avaliador (Sobhie, 2008, p. 57), e, para tanto, apresenta uma estruturao taxionmica complexa e extensa. O sistema composto por trs subsistemas que operam paralelamente: atitude, engajamento e gradao. Atravs do subsistema atitude, o falante/ escrevente pode expressar um posicionamento subjetivo no que se refere a afeto, tica e esttica, correspondendo cada um desses elementos, por sua vez, a um dos subsistemas da atitude, a saber: afeto, julgamento e apreciao. J o subsistema engajamento d conta da participao e envolvimento do falante naquilo que est dizendo, tendo em vista a dialogicidade, ou as mltiplas vozes no texto (Bakhtin, 2003), como as opinies dos outros imbricadas naquilo que diz. O engajamento composto pelos subsistemas contrao (negao e contra-argumentao) e expanso (atribuio e entretenimento). O quadro do sistema se completa com o subsistema gradao, o meio atravs do qual o falante/ escrevente marca uma intensicao ou mitigao das atitudes e engajamentos inscritos no texto.

Em suma, podemos considerar que os signicados atitudinais podem ser assim entendidos: Afeto (emoo): refere-se avaliao empregada pelo falante/escrevente para indicar como ele valoriza emocionalmente pessoas, coisas, acontecimentos ou estado de coisas. Por exemplo: Eu gosto de futebol; As novas regras do Imposto de Renda agradaram os brasileiros. Julgamento (tica): diz respeito avaliao do comportamento humano, tendo como referncia bsica as normas e convenes sociais. Por exemplo: Ele concordou em aprovar o contrato fraudulento, desde que fosse recompensado por isso; O novo aluno da sala parece muito excntrico. Apreciao (esttica): recobre as avaliaes da forma, aparncia, composio, impacto, signicado etc., dos artefatos humanos, dos objetos naturais bem como das atividades humanas individuais (mas no do comportamento), tendo como referncia os padres culturais de
Sstenes Lima e Maria Luiza M.S. Coroa

128

Vol. 08 N. 02

mai/ago 2010

valorao esttica ou outro sistema semelhante de valor social (White, 2001). Finalmente, recorremos ao resumo esquemtico apresentado por Sobhie (2008, p. 59), para apresentar as subdivises internas de cada sistema atitudinal:
No sistema de Afeto, as avaliaes so agrupadas em trs conjuntos principais: in/felicidade, in/segurana e in/satisfao (Martin e White, 2005, p. 49): Os signicados relacionados in/felicidade compreendem as reaes emocionais internas de alegria ou tristeza.

Os signicados relacionados in/segurana compreendem nossos sentimentos de paz e ansiedade com relao ao ambiente que nos rodeia.

Os sentimentos relacionados in/satisfao compreendem os


sentimentos de realizao de metas e frustrao. No sistema de Julgamento, as avaliaes esto agrupadas em dois conjuntos principais, estima social e sano social.

Os signicados relacionados estima social so classicados em: normalidade (a oposio entre normal/diferente), capacidade (capaz/incapaz) e tenacidade (resoluto/titubeante). Os signicados relacionados sano social so classicados
em: veracidade (convel/no convel) e propriedade (tico/ no tico) No sistema de Apreciao, as avaliaes esto agrupadas em:

Reao (interessante/desinteressante).
Composio (harmnico/desarmnico, consistente/inconsistente, etc.).

Valor (valioso/no valioso). Engajamento De acordo com White (2001), a categoria engajamento inclui os recursos semnticos que portam valores de atribuio, modalidade, concesso, polaridade, evidencialidade etc. Esses recursos semnticos constroem os signicados que os falantes/escreventes empregam para negociar a argumentatividade de suas proposies e propostas, situando-se, portanto, no mbito dos signicados interpessoais (Halliday e Matthiessen, 2004). O engajamento constitui um recurso lxico-gramatical de que o falante/escrevente dispe para marcar sua posio de (des)comprometimento em relao s mltiplas vozes que permeiam o seu texto (Bakhtin, 2003). De modo mais preciso, pode-se dizer que o engajamento remete aos signicados atravs dos

quais quaisquer enunciados - tanto os que envolvem apenas um sujeito no ato da realizao discursiva (por exemplo, a escrita) como os que envolvem dois ou mais (por exemplo, a conversao) - podem ser construdos de modo a revelar seu potencial dialgico inerente, isto , sua localizao e funcionalidade no que se refere aos processos de troca comunicativa do passado, presente e futuro (White, 2001). Assim, o uso dos recursos de engajamento prov ao falante/escrevente tanto um posicionamento retrospectivo quanto prospectivo. No primeiro, o falante/escrevente conhece e concorda, ou discorda, das proposies de outros sujeitos que avaliaram previamente algum tema. No segundo, o falante/escrevente pode antecipar as respostas e argumentaes de um destinatrio alvo e incluir uma contra-argumentao em seu discurso (Whitelaw et al., 2007). O sistema engajamento constitui, portanto, uma ferramenta terica que busca investigar os meios que um falante/escrevente usa para se posicionar (engajar) com relao s outras vozes e posies alternativas, criando solidariedade no apenas em termos de concordncia/ discordncia, mas tambm como validao da diversidade de pontos de vista (Sobhie, 2008). Esse subsistema est baseado nos conceitos de expanso e contrao dialgicas, pelos quais as locues permitem posies e vozes alternativas (expanso dialgica) ou desaam, evitam ou restringem o escopo delas (contrao dialgica) (Martin e White, 2005, p. 102). A Figura 1 mostra a organizao e hierarquizao interna do Engajamento. Em resumo, portanto, os principais elementos do engajamento so: Discordncia: recursos atravs dos quais um enunciado antecedente, ou em outra posio alternativa, invocado para ser rejeitado, suplantado ou refutado como algo retoricamente irrelevante, equivocado, sosmtico, supercial etc. A discordncia inclui a negao e a contraargumentao. Proclamao: compreende as formulaes que podem ser interpretadas como o registro de uma defesa ou argumentao antecipada, como forma de inibir, combater, suprimir, descartar, eliminar etc., posicionamentos retricos futuros que intentem contradizer ou desaar a posio do falante/escrevente. Entretenimento2: corresponde a todos os recursos usados para indicar o grau de probabilidade, ou posicionar uma proposio ou proposta (Halliday e Matthiessen, 2004) num determinado ponto da escala de posies

White (2001) utilizou primeiramente o termo probabilise (indicao de probabilidade ou prabalizao) para nomear esse fenmeno. Mais tarde, Martin e White (2005) alteraram a terminologia para entertainment. Como no h, em Martin e White (2005), uma exposio detalhada da evoluo taxionmica da teoria da avaliatividade, difcil explicar o motivo da mudana. Embora, em portugus, os termos indicao de probabilidade ou probabilizao sejam mais semanticamente precisos, preferimos o termo entretenimento por j estar consagrado em portugus; o termo que aparece nos trabalhos de Vian Jr. (2009), Sobhie (2008), e Lopes e Vian Jr. (2007).

Congurao e papel do sistema de avaliatividade no gnero reportagem

129

Calidoscpio

Figura 1. O subsistema de engajamento. Figure 1. Engagement subsystem.


Fonte: Sobhie (2008, p. 64).

possveis. Segundo White (2001), a indicao de probabilidade inclui: (a) evidncia: formulaes de evidncia como marcadas por: parece, aparentemente, e a evidencia sugere; (b) Probabilidade: formas que apresentam a proposio/proposta como mais ou menos provvel (incluindo os modais de probabilidade e formas correlatas como Eu penso/Eu suponho, bem como o uso de certas perguntas retricas; (c) Boato: formulaes de boato ou citao como Eu ouvi dizer e Foi dito. Atribuio: um elemento que ocorre exclusivamente dentro de um contexto dialgico, em que a alguma voz externa includa no texto com o objetivo de compor e reforar a argumentao. Gradao Martin e White (2005) consideram como sistema da gradao os recursos por meio dos quais os falantes/ escritores alteram a fora e o foco de suas avaliaes. A gradao pode ocorrer como uma propriedade de marcao da fora avaliativa tanto do subsistema atitude como do subsistema engajamento. Na atitude, o falante/ escrevente pode imprimir um grau mais, ou menos, elevado de positividade ou negatividade, enquanto que no engajamento h a possibilidade de o falante/escrevente marcar o grau de comprometimento/convico com que se envolve naquilo que est dizendo. A gradao classicada em dois subsistemas internos: fora e foco. A fora modica a avaliao das proposies em termos

de intensidade, quantidade e temporalidade. J o foco considera a preciso e o foco, bem como a prototipicidade das categorias semnticas, como se pode ver nos exemplos a seguir: Ele joga realmente futebol. Ele joga uma coisa parecida com futebol. Em termos estritos, algum jogaria futebol ou no jogaria futebol, no havendo uma possibilidade de se fazer gradao. Porm esse exemplo mostra como um falante/escrevente pode alargar e ofuscar as fronteiras de uma categoria semntica tipicamente binria, do tipo joga/no joga, com o fim de mitigar, amenizar sua avaliao a respeito do desempenho esportivo de algum. O sistema de avaliatividade, nos termos de Martin e White (2005), brevemente exposto acima, constitui um instrumento terico bem estruturado, com uma razovel experimentao terico-metodolgica em lngua inglesa. Comeamos apenas recentemente a contar com algumas pesquisas que fazem aplicao desse sistema em lngua portuguesa, o que nos leva a uma anlise um tanto experimental e provisria. A seguir, com o intuito de mostrar a aplicabilidade e coerncia das categorias da avaliatividade, aplicamos o sistema de avaliatividade na anlise de um gnero textual muito difundido em nossa cultura, o gnero reportagem.
Sstenes Lima e Maria Luiza M.S. Coroa

130

Vol. 08 N. 02

mai/ago 2010

Congurao e papel da avaliatividade no gnero reportagem Propriedades conguracionais do gnero reportagem Consideram-se aqui englobadas no ttulo propriedades conguracionais a composio, o tema, o estilo e a funo sociocomunicativa de um gnero textual3. Os manuais de comunicao social costumam dividir os gneros jornalsticos em categorias. Martinez Albertos (1993) e Vizuete e Marcet (2003) propem trs classes para identicar os gneros jornalsticos: informao, explicao (ou interpretao) e opinio. J Marques de Melo (2003), ao discorrer sobre a natureza da atividade jornalstica, prope uma diviso em apenas duas categorias: jornalismo informativo e jornalismo opinativo. Embora faa referncia ao trabalho de Frase Bond (1962), que acrescenta mais duas outras categorias (jornalismo interpretativo e jornalismo de entretenimento), Marques de Melo (2003) prefere manter a diviso em apenas duas classes. O autor faz a seguinte justicativa:
At que ponto as duas novas categorias, o jornalismo interpretativo e o jornalismo diversional, adquiriram universalidade suciente para gurar como categorias autnomas? Pois, na verdade, as duas funes que preenchem podem corresponder em certo sentido a expresses j existentes no jornalismo informativo e no jornalismo opinativo (Marques de Melo, 2003, p. 26).

Podemos, assim, situar o gnero reportagem na fronteira entre o jornalismo informativo e o opinativo4. Os principais estudos e manuais na rea de comunicao social (Marques de Melo, 1992, 2003; Martinez Albertos, 1993; Rabaa e Barbosa, 2001; Sodr e Ferrari, 1986; Vilas Boas, 1996) normalmente classicam o gnero reportagem na categoria dos gneros informativos, armando tratar-se de um gnero no qual se do informaes aprofundadas e apuradas a respeito de alguma matria, sendo a busca por profundidade, apurao e contextualizao uma propriedade importante para a distino dos gneros notcia e reportagem5. Sodr e Ferrari (1986, p. 18), ao explicar a importncia do fator tempo na congurao e funcionalidade de ambos os gneros, esclarece que a reportagem oferece detalhamento e contextualizao quilo que j foi anunciado,

mesmo que o seu teor seja eminentemente informativo. O que referido como detalhamento e contextualizao por Sodr e Ferrari (1986) , na perspectiva discursiva, uma abertura retrica, para insero de sequncias tipolgicas argumentativas. A argumentao a sequncia textual por meio da qual se podem construir os movimentos retricos da persuaso e convencimento (Koch, 2002); um tipo de estruturao lingustica que se organiza em torno da defesa de uma tese, realizada atravs da seleo e mobilizao de estratgias que envolvem tipicamente a seguinte ordem de movimentos retricos: apresentao da tese, ancoragem de referncia (sequncia de argumentos que do sustentao tese) e concluso (desfecho e implicaes da tese) (Adam, 1990). Observe-se que a argumentao constitui a tipologia no apenas apropriada, mas sobretudo propiciadora dos recursos lxico-gramaticais que tornam possvel a insero da opinio e avaliao nos textos6. Assim, o gnero reportagem, devido s suas caractersticas estruturais e funcionais, abre um espao retrico bastante signicativo para que o falante/ escrevente insira suas opinies e avaliaes. Mesmo tendo as tipologias descrio, exposio e narrao como fundamento para a composio e elaborao do gnero, h uma forte abertura para as sequncias argumentativas. O mesmo no se d com o gnero notcia, que, devido sua natureza composicional, restringe de modo bastante expressivo o espao para outra tipologia que no a descrio, exposio e narrao, diminuindo enormemente o papel da opinio e avaliao na congurao e funcionalidade do gnero textual. Portanto, partimos da hiptese segundo a qual o gnero reportagem constitui uma prtica discursiva na qual h regularmente a incidncia de enunciados e construes avaliativas. Como ilustrao para conrmar tal hiptese, apresentamos uma anlise do sistema de avaliatividade na reportagem Prontos para o sculo XIX, de Monica Weinberg e Camila Pereira, publicada na Revista Veja (Weinberg e Pereira, 2008), selecionada aleatoriamente. Anlise da avaliatividade no gnero reportagem Nosso primeiro procedimento de pesquisa consistiu em um mapeamento de todos enunciados (oraes, perodos e/ou pargrafos) que apresentassem algum trao

Neste artigo, tomamos como base a concepo de gnero do discurso de Bakhtin (2003) e Marcuschi (2008). Tomamos de Bakhtin (2003) a ideia de que gnero constitudo por trs elementos bsicos (tema, estilo e composio) e, baseados em Marcuschi (2008), acrescentamos a funo sociocomunicativa como um quarto elemento, sendo este fundamental para situar a abordagem de gnero, no apenas no campo da organizao lxico-gramatical, mas tambm no campo das atividades sociais. 4 A diviso dos gneros jornalsticos em duas ou mais categorias discursivas um ponto terico que merece uma discusso mais aprofundada, mas que foge aos limites e propsitos deste artigo. Por isso, vamos seguir, neste momento, a proposta de Marques de Melo (2003). 5 Neste artigo, tomamos como pressuposto que os gneros notcia e reportagem so constitutivamente diferentes. Consideramos importante discutir essa distino, sob a perspectiva da Lingustica, mas isso foge ao propsito inicial deste estudo. Para um maior aprofundamento, sugerimos alguns trabalhos que analisam o tema gneros jornalsticos como categoria, ou especicamente os gneros nota, notcia e reportagem: Bonini (2003a, 2003b, 2008a, 2008b, 2009), Figueiredo (2003), Franceschini (2004), Kindermann (2003), Medina (2001), Silva (2002). 6 importante destacar que a argumentao a tipologia mais propcia insero de avaliao no discurso, mas no a nica a realizar essa ao retrico-discursiva.

Congurao e papel do sistema de avaliatividade no gnero reportagem

131

Calidoscpio

semntico de avaliatividade. Ao todo foram encontrados 92 registros de traos de avaliatividade, sendo 43 com marcas de atitude, 35 com marcas de engajamento e 14 com marcas de gradao (Tabela 1). Tabela 1. Distribuio das ocorrncias de avaliatividade. Table 1. Distribution of appraisal occurrences. Sistema de avaliatividade Subsistema Atitude Subsistema Engajamento Subsistema Gradao Total 43 35 14 92

a presena de marcas afetivas, fortemente associadas subjetividade e pessoalidade. Existe, dentro do funcionamento tipicado do gnero (Bazerman, 2006), uma conveno sociorretrica que impe aos escreventes do gnero uma busca pela imparcialidade e objetividade, procedimento que desestimula a introduo de marcas afetivas no texto, tanto atravs do uso de qualicadores como do uso de verbos que denotam processos mentais afetivos (Halliday e Matthiessen, 2004). Seguem seis trechos nos quais constam os sete casos de afetividade encontrados na reportagem:
(1) Pobres alunos. Eles esto sendo preparados para viver no m do sculo XIX [...] (2) Os professores esquerdistas veneram muito aquele senhor que viveu custa de um amigo industrial, fez um lho na empregada da casa e, atacado pela furunculose, sofreu como um mrtir boa parte da existncia. Gostam muito dele, fariam tudo por ele, menos, claro, l-lo [...] (3) Nagib se incomodou com os sinais do problema na escola particular de sua lha, ento com 15 anos, onde o professor de histria gostava de comparar Che Guevara a So Francisco de Assis. (4) embaraoso que o marxismo-leninismo sobreviva apenas em Cuba, na Coria do Norte e nas salas de aula de escolas brasileiras [...] (5) A pesquisa CNT/Sensus ouviu 3 000 pessoas de 24 estados brasileiros, entre pais, alunos e professores de escolas pblicas e particulares. Sua concluso nesse particular espantosa.

Anlise da avaliatividade do subsistema atitude O subsistema atitude analisado considerando-se suas trs categorias internas: afeto, julgamento e gradao. A atitude, como um todo, constitui um recurso de avaliao bastante produtivo no gnero reportagem. Foram encontrados 43 casos de atitude na reportagem analisada, sendo o subsistema julgamento o mais recorrente, com 26 ocorrncias. A Tabela 2 mostra a distribuio das ocorrncias de atitude. A partir desse mapeamento quantitativo, so apresentados alguns casos de avaliao atitudinal encontrados na reportagem seguidos de anlise. (a) Afeto

(b) Julgamento Como se pode ver na Tabela 2, as avaliaes afetivas no so muito comuns no gnero reportagem. Por denio (como visto anteriormente), a congurao e funcionamento social do gnero reportagem desfavorecem O sistema de julgamento foi o recurso avaliativo mais recorrente no gnero, com 26 casos. O fato de o julgamento estar ligado ao fator tico, um domnio que

Tabela 2. Distribuio das ocorrncias de atitude. Table 2. Distribution of attitude occurrences. Atitude Afeto Julgamento Estima social
Felicidade Segurana Satisfao Normalidade Capacidade Tenacidade

Apreciao Sano social


Veracidade Propriedade Reao Composio Valor

+ 0

+ 0

+ 2

+ 3

+ 3

+ 2

+ 0

+ 3

+ 0 0

+ 0

+ 7 2

Total 7

Total 26 Total 43

Total 10

132

Sstenes Lima e Maria Luiza M.S. Coroa

Vol. 08 N. 02

mai/ago 2010

envolve a coletividade social, explica o motivo por que o julgamento to frequente, ao passo que o afeto mais raro no gnero reportagem. No domnio da tica, a negociao da avaliao discursiva toma como base parmetros provenientes da matriz sociocultural, um contrato social amplo que se impe ao indivduo. No sistema de julgamento, a categoria estima social normalidade se mostrou a mais recorrente. Os julgamentos de estima social fornecem ao falante/escrevente os recursos para avaliar os comportamentos humanos, situando-os dentro, ou fora, das normas sociais vigentes. Seguem alguns exemplos do sistema de julgamento encontrados no texto da reportagem. Exemplos de julgamento estima social normalidade (normal ou diferente):
(6) Muitos professores e seus compndios enxergam o mundo de hoje como ele era no tempo dos tlburis. Com a justicativa de incentivar a cidadania, incutem ideologias anacrnicas e preconceitos esquerdistas nos alunos (diferente). (7) Eles exemplicam uma tendncia prevalente entre os professores brasileiros de esquerdizar a cabea das crianas (diferente). (8) A neutralidade e o comedimento em relao a Lula desautorizam a interpretao de que os professores tentam direcionar o voto dos alunos, o que seria desastroso. sinal de que sua pregao, mesmo equivocada, se mantm no nvel das idias o que excelente (normal). (9) Os professores, em maior proporo, reconhecem que doutrinam mesmo as crianas e acham que isso sua misso principal - algo muito mais vital do que ensinar a interpretar um texto ou ser um bamba em matemtica. Para 78% dos professores, o discurso engajado faz sentido, uma vez que atribuem escola, antes de tudo, a funo de formar cidados - frente de ensinar a matria ou preparar as crianas para o futuro (diferente).

so formar cidados, o operador argumentativo antes de tudo. Esse recurso lxico-gramatical serve para introduzir a avaliao de que a funo prioritria da escola indicada pelos professores est desalinhada conveno social. Isso se conrma no trecho seguinte do enunciado, quando mostrado certo estranhamento (desaprovao) com o fato de os professores terem colocado a funo formar cidados frente de ensinar a matria ou preparar as crianas para o futuro. O que se v aqui o registro sutil de julgamento segundo o qual a opinio dos professores est fora da normalidade, isto , est diferente daquilo que socialmente se estima como sendo o regular ou que os escreventes consideram socialmente regular. Alm disso, podemos depreender que os dados da pesquisa so utilizados para mostrar como a prtica dos professores (avaliada como destoante da normalidade, alheia expectativa social) est alinhada com a opinio, e vice-versa. Assim, ao vincularem prtica e opinio numa relao de co-determinao, os autores da reportagem constroem implicitamente uma avaliao poderosa e persuasiva. O arremate nal dessa avaliao dado com a contra-argumentao do perodo seguinte:
(10) Muito bonito se no estivessem nesse processo preparando os alunos para um mundo que acabou e diminuindo suas chances de enfrentar a realidade da vida depois que sarem do ambiente escolar.

Veem-se ainda outros exemplos de julgamento estima social - capacidade (capaz ou incapaz):
(11) Karl Marx um autor rigoroso, complexo, profundo que, mesmo tendo apenas uma de suas ideias ainda levada a srio hoje - a Teoria da Alienao -, exige muito esforo para ser compreendido (capaz). (12) Gente que v maldade em chocadeiras e mal em empresrios que usam mquinas em suas fbricas no sculo XXI no pode ter lido Karl Marx (incapaz). (13) Muitos professores brasileiros [...] idolatram personagens arcanos sem contribuio efetiva civilizao ocidental, como o educador Paulo Freire, autor de um mtodo de doutrinao esquerdista disfarado de alfabetizao (incapaz). (14) Entre os professores brasileiros ouvidos na pesquisa, Freire goleia o fsico terico alemo Albert Einstein, talvez o maior gnio da histria da humanidade (capaz).

O que vemos no enunciado (9), por exemplo, um julgamento evocado, construdo pela estratgia retrica de correlacionar implicitamente a prtica e a opinio dos professores. Primeiro, os autores da reportagem (escreventes) avaliam negativamente a prtica e depois estendem tal avaliao opinio, que foi mensurada atravs de um questionrio, no qual os professores deveriam indicar qual era a funo prioritria da escola. Quando os autores da reportagem apresentam os resultados da pesquisa a respeito do que os professores pensam ser a funo da escola acabam fazendo escolhas lxicogramaticais que deixam implcita uma avaliao de desabono alternativa indicada pela maioria dos professores. Ao enunciarem que para 78% dos professores a funo da escola formar cidados, as jornalistas empregam, antes da expres-

So exemplos de julgamento sano social - propriedade (tico/no tico):


(15) S isso j seria evidncia suciente de que se est diante de uma distoro gigantesca das prioridades educacionais dos senhores docentes, de uma deformao no espao-tempo to poderosa que talvez ajude a explicar o fato de eles viverem no passado (no tico).

Congurao e papel do sistema de avaliatividade no gnero reportagem

133

Calidoscpio

(16) Ressalte-se aqui que um ponto louvvel para os mestres o fato de, como mostram os nmeros relativos a Lula, eles no fazerem proselitismo eleitoral em classe (tico).

(c) Apreciao A apreciao, por mobilizar um campo da esttica, um domnio em que os parmetros de avaliao so mais subjetivos, quase no ocorre no gnero reportagem. O motivo da baixa frequncia da apreciao , portanto, semelhante ao explicado no sistema afeto. Dentre os casos de apreciao encontrados, sete esto relacionados avaliao do valor positivo de algum objeto. Exemplos de apreciao - valor (valioso/no valioso):
(17) Colgio Ateneu Salesiano Dom Bosco, de Goinia, escola particular que aparece entre as melhores do pas em rankings ociais (valioso). (18) Colgio Anchieta, de Porto Alegre, outro que gura entre os melhores do pas (valioso). (19) Mas so esses senhores que ensinam nossos lhos nas melhores escolas brasileiras (valioso). (20) Eu e todos os meus colegas professores temos, sim, uma viso de esquerda e seria impossvel isso no aparecer em nossos livros. Fao esforo para mostrar o outro lado, diz a gegrafa Sonia Castellar, que h vinte anos d aulas na faculdade de pedagogia da Universidade de So Paulo (USP) e escreveu Geograa, um dos best-sellers nas escolas particulares (livro que tem dois de seus trechos comentados por VEJA na reportagem seguinte) (valioso).

do editorial, a informao dada entre parnteses logo em seguida remete a um quadro informativo complementar reportagem, no qual so apresentados e comentados trechos de vrios livros didticos com srios problemas conceituais e loscos. Ter um trecho anotado nessa parte signica que o livro contm (a) erros conceituais, (b) fomentos ideologizao do ensino e (c) anacronismos em termos de teorias polticas e econmicas. Anlise da avaliatividade: subsistema engajamento O subsistema engajamento bastante recorrente no gnero reportagem, especialmente as categorias entretenimento e atribuio, as que constroem os sentidos de expanso dialgica. A Tabela 3 mostra a distribuio dos casos de avaliatividade do subsistema engajamento. Os subsistemas do engajamento, especialmente a categoria atribuio, representam recursos muito importantes para marcar o distanciamento retrico-composicional do gnero reportagem em relao ao gnero notcia. A atribuio constitui um recurso fundamental para a busca e registro de aprofundamento e a explicao dos fenmenos reportados. Fontes alternativas de informao e opinio so consultadas e explicitamente mencionadas no texto como autoridades discursivas, com o m de dar sustentao aos sentidos, argumentos e interpretaes veiculadas na reportagem. Alm da atribuio, outra categoria do sistema de engajamento tambm merece destaque no gnero reportagem. Trata-se do entretenimento, recurso usado pelos falantes/escreventes para modalizar algumas declaraes e informaes, fugindo, portanto, das armaes categricas e taxativas. Como o caso do trecho seguinte:
(21) Gente que v maldade em chocadeiras e mal em empresrios que usam mquinas em suas fbricas no sculo XXI no pode ter lido Karl Marx. de supor que no tenham lido muito, quase nada.

Em (20) encontramos a construo de signicados de ironia, que s podem ser constatados quando se considera a tessitura textual na sua unidade completa. Embora, o enunciado um dos best-sellers nas escolas particulares aponte para uma apreciao positiva do livro, apontando-o como um objeto que se destaca entre os demais no mercaTabela 3. Distribuio das ocorrncias de engajamento. Table 3. Distribution of engagement occurrences.

Engajamento Contrao
Discordncia Negao Contraargumentao Concordncia Proclamao Pronunciamento Endossamento Entretenimento Atribuio

Expanso

2 Total 4

0 Total 1 Total geral 35

12 Total 30

18

134

Sstenes Lima e Maria Luiza M.S. Coroa

Vol. 08 N. 02

mai/ago 2010

Em (21), os escreventes se engajam na proposio apenas de modo indireto, explicitando esse engajamento atravs de uma suposio. Esse recurso permite aos autores do texto fugirem de um comprometimento explcito com o que est sendo armado (no tenham lido muito, quase nada), sem enfraquecerem a fora da avaliao. Embora os autores se esquivem de uma avaliao mais comprometedora, do tipo os professores no lem mesmo, quase nada, a sequncia argumentativa anterior se estende ao complexo oracional seguinte com muita eccia persuasiva, manipulando o leitor a uma aceitao quase irrestrita da suposio levantada, provocando sua interpretao como uma proposio categrica, formada pelo tema do primeiro complexo oracional mais o rema do segundo:
(21a) Gente que v maldade em chocadeiras e mal em empresrios que usam mquinas em suas fbricas no sculo XXI (tema) no l muito, no l quase nada (rema).

Exemplos de engajamento contrao - discordncia (negao/contra-argumentao):


(22) A realidade no interessa nas aulas como a do professor Mrcio Santos. O que interessa? Passar a idia de que as mquinas tiram empregos. Elas tiram? Tiraram no comeo dos processos de robotizao e automao de fbricas nos anos 90. Hoje, sem robs e mquinas, os empregos nem sequer seriam criados (contra-argumentao). (23) Muito bonito se no estivessem nesse processo preparando os alunos para um mundo que acabou e diminuindo suas chances de enfrentar a realidade da vida depois que sarem do ambiente escolar (contraargumentao). (24) Est claro, e a prpria experincia mostra isso, que o vis poltico retira da escola aquilo que deveria, anal, ser seu atributo nmero 1: ensinar a pensar verbo cuja origem, do latim, signica justamente pesar. Diz o socilogo Simon Schwartzman: O verdadeiro exerccio intelectual se faz ao colocar as idias e os juzos numa balana, algo que s possvel com uma ampla liberdade de investigao e de crtica. No o caso na maioria das salas de aula (negao).

escola ] ensinar a pensar. Dessa forma, h por parte dos escreventes um engajamento implcito de proclamao/endosso em relao fala do autor citado. Ao iniciarem o pargrafo seguinte, os autores efetuam uma reviravolta retrico-avaliativa, com o m de dar sustentao opinio que expressaro logo em seguida, a de que Muitos professores brasileiros se encantam com personagens que em classe mereceriam um tratamento mais crtico. Os escreventes expressam uma discordncia, apenas retrica, em relao citao; no mbito do discurso, mantm o endosso opinio. Assim, a construo de uma discordncia apenas retrica, mas no discursiva, constitui um instrumento poderoso de manipulao do leitor. O comportamento dos professores, expresso no enunciado, sutilmente apreciado como negativo. O enunciado No o caso na maioria das salas de aula usado como um recurso retrico prenunciativo de dois processos nos quais o professor aparece como participante Ator, avaliado implicitamente como ridculo, absurdo, sem valor. Eis como esto marcados discursivamente os processos: (i) Muitos professores brasileiros se encantam; (ii) Ou idolatram. Exemplos de engajamento - expanso (entretenimento/atribuio):
(25) A salada ideolgica resulta da leitura de resumos dos grandes pensadores, diz o lsofo Roberto Romano (atribuio). (26) Repetir meia dzia de slogans muito mais fcil do que estudar e ler grandes obras. Por isso, a ideologizao mais comum onde impera a ignorncia, diz o historiador Marco Antonio Villa (atribuio). (27) Diz o socilogo Simon Schwartzman: O verdadeiro exerccio intelectual se faz ao colocar as ideias e os juzos numa balana, algo que s possvel com uma ampla liberdade de investigao e de crtica (atribuio). (28) Ele tem 70% de avaliao positiva dos brasileiros, mas na boca dos professores esse ndice cai para 30% com 27% de citaes negativas e 43% de neutras (atribuio). (29) Eu e todos os meus colegas professores temos, sim, uma viso de esquerda e seria impossvel isso no aparecer em nossos livros. Fao esforo para mostrar o outro lado, diz a gegrafa Sonia Castellar (atribuio). (30) Est claro, e a prpria experincia mostra isso, que o vis poltico retira da escola aquilo que deveria, anal, ser seu atributo nmero 1: ensinar a pensar verbo cuja origem, do latim, signica justamente pesar (entretenimento). (31) Adversria do exerccio intelectual, a ideologizao do ensino pode ser resultado em parte tambm do despreparo dos professores para o desempenho da funo (entretenimento).

Merece destaque, em (24), uma sequncia de proposies avaliativas bem organizadas do ponto de vista retrico-argumentativo. Atravs do subsistema engajamento, os falantes/escreventes atribuem uma autoridade discursiva opinio O verdadeiro exerccio intelectual se faz ao colocar as ideias e os juzos numa balana, algo que s possvel com uma ampla liberdade de investigao e de crtica. Ao fazerem isso, expandem, de forma autorizada, a opinio que haviam expressado antes, a de que o atributo nmero 1 [da
Congurao e papel do sistema de avaliatividade no gnero reportagem

135

Calidoscpio

(32) Entre os professores brasileiros ouvidos na pesquisa, Freire goleia o fsico terico alemo Albert Einstein, talvez o maior gnio da histria da humanidade (entretenimento).

Anlise da avaliatividade: subsistema gradao O subsistema de gradao tambm fornece recursos importantes para anlise do aspecto composicional do gnero reportagem, uma vez que oferece condies para que os falantes/escreventes apliquem maior ou menor fora e foco s proposies. Foram encontrados 14 casos de gradao no texto analisado. A Tabela 4 mostra a distribuio. Tabela 4. Distribuio das ocorrncias de gradao. Table 4. Distribution of graduation occurrences. Gradao Fora Quanticao Intensicao 3 7 Subtotal 10 Total 14 Foco 4 Subtotal 4

um processo de derivao lexical. Em (35), o adjetivo gigante j realiza um sentido de grandeza hiperblica. Contudo, o uso suxo esco intensica ainda mais a avaliao que se fez a respeito das prioridades educacionais dos senhores docentes, tachando-as de uma distoro gigantesca. So exemplos de gradao - foco:
(37) Os professores, em maior proporo, reconhecem que doutrinam mesmo as crianas e acham que isso sua misso principal (foco). (38) A questo no exatamente nova na educao (foco).

Consideraes nais O sistema de avaliatividade constitui um instrumento muito til a ser explorado em uma perspectiva terico-metodolgica para anlise e caracterizao composicional de gneros textuais. Toma-se aqui o gnero reportagem como ilustrao dessa aplicabilidade. Entre outros recursos retrico-composicionais, podem-se usar, por exemplo, os registros lxico-gramaticais da avaliatividade como elementos denidores e tpicos do gnero reportagem em comparao com o gnero notcia. Os nmeros relativos s ocorrncias de julgamento, subsistema da atitude (26 casos), de entretenimento e atribuio, subsistemas do engajamento (30 casos), parecem dar pistas de que tais subsistemas so fundamentais para a composio do gnero reportagem. Obviamente, o que estamos propondo aqui merece ainda uma pesquisa mais aprofundada, fazendo-se a anlise de um nmero de exemplares do gnero que seja suciente para constituir uma amostra segura, constatando se h ou no um padro regular de ocorrncias de julgamento, entretenimento e atribuio. O estudo de um corpus de maior abrangncia mostrar se as concluses a que chegamos aqui constituem, de fato, caracterizaes denitrias do gnero. A investigao feita neste trabalho constitui, na verdade, um estudo piloto, de onde se pde extrair uma primeira hiptese a respeito do papel do sistema de avaliatividade na congurao e funcionalidade do gnero reportagem. Outra questo tambm cou em aberto para uma investigao posterior. Trata-se da anlise da congurao gramatical do sistema de avaliatividade, nos termos da Gramtica Sistmico-Funcional. Por uma questo de enfoque, buscamos apenas vericar a presena das marcas de avaliatividade. Os resultados a que chegamos indicam que os recursos do sistema de avaliatividade podem ser bastante produtivos na anlise da congurao gramatical (sistmico-funcional) de gneros textuais.
Sstenes Lima e Maria Luiza M.S. Coroa

Exemplos de gradao - fora (intensicao/ quanticao)


(33) Os professores esquerdistas veneram muito aquele senhor (intensicao). (34) Repetir meia dzia de slogans muito mais fcil do que estudar e ler grandes obras. Por isso, a ideologizao mais comum onde impera a ignorncia, diz o historiador Marco Antonio Villa (intensicao). (35) S isso j seria evidncia suciente de que se est diante de uma distoro gigantesca das prioridades educacionais dos senhores docentes, de uma deformao no espao-tempo to poderosa que talvez ajude a explicar o fato de eles viverem no passado (intensicao). (36) A questo do excesso de ideologizao um desses problemas que podem ser abordados em conjunto por pais e professores (intensicao).

Os recursos lexicais mais utilizados para realizar a gradao (fora) so os advrbios intensicadores. Vejam-se os casos de muito em (33), muito e mais em (34) e to em (35). Outros recursos lexicais podem aparecer, mas com menos frequncia. Em alguns casos, a intensicao pode ser construda atravs de

136

Vol. 08 N. 02

mai/ago 2010

Referncias
ADAM, J.-M. 1990. Elments de linguistique textuelle. Bruxelles, Mardaga, 269 p. BAKHTIN, M. 2003. Esttica da criao verbal. 4 ed., So Paulo, Martins Fontes, 476 p. BAZERMAN, C. 2006. Gneros textuais: tipicao e interao. 2 ed., So Paulo, Cortez, 176 p. BOND, F. 1962. Introduo ao jornalismo. 2 ed., Rio de Janeiro, Agir, 240 p. BONINI, A. 2003a. Os gneros do jornal: o que aponta a literatura da rea de comunicao no Brasil? Linguagem em (Dis)curso, 4(1):205-231. BONINI, A. 2003b. Veculo de comunicao e gnero textual: noes conitantes. DELTA, 19(1):65-89. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-44502003000100003 BONINI, A. 2008a. Os gneros do jornal: questes de pesquisa e ensino. In: A.M. KARWOSKI; B. GAYDECZKA; K. BRITO (eds.), Gneros textuais: reexes e ensino. 3 ed., Rio de Janeiro, Nova Fronteira, p. 47-60. BONINI, A. 2008b. As relaes constitutivas entre o jornal e seus gneros: relato das pesquisas do Projeto Gneros do Jornal. In: S. BRAGA; M.E.W. MORITZ; M.S. REIS; F.J. RAUEN (orgs.), Cincias da linguagem: analisando o percurso, abrindo caminhos. Blumenau, Nova Letra, p. 21-45. BONINI, A. 2009. The distinction between news and reportage in the Brazilian journalistic context: A matter of degree. In: C. BAZERMAN; A. BONINI; D. FIGUEIREDO (eds.), Genre in changing world. Fort Collins, The WAC Clearinghouse/West Lafayette, Parlor Press, p. 196-222. CHRISTIE, F.; MARTIN, J.R. (eds.). 1997. Genres and institutions: social processes in the workplace and school. London, Cassell, 270 p. COFFIN, C. 1997. Constructing and giving value to the past: an investigation into Second School history. In: F. CHRISTIE; J.R. MARTIN (eds.), Genres and institutions: social processes in the workplace and school. London, Cassell, p. 196-230. COFFIN, C. 2006 [2000]. Historical discourse: the language of time, cause and evaluation. London, Continuum, 224 p. EGGINS, S.; SLADE, D. 1997. Analysing casual conversation. London, Cassell, 336 p. FIGUEIREDO, L.F. 2003. A nota jornalstica no Jornal do Brasil: um estudo do gnero textual e de sua funo no jornal. Tubaro, SC. Dissertao de Mestrado. Universidade do Sul de Santa Catarina, 133 p. FRANCESCHINI, F. 2004. Notcia e reportagem: sutis diferenas. Comum, 9(22):144-155. HALLIDAY, M.A.K. 1994. An introduction to functional grammar. 2 ed., London, Arnold, 434 p. HALLIDAY, M.A.K.; MATTHIESSEN, C.M.I.M. 2004. An introduction to functional Grammar. 3 ed., London, Arnold, 480 p. IEDEMA, R.S.; FEEZ, S.; WHITE, P.R.R. 1994. Media literacy. Sydney, Disadvantaged Schools Program, NSW Department of School Education. KINDERMANN, C.A. 2003. A reportagem jornalstica no Jornal do Brasil: desvendando as variantes do gnero. Tubaro, SC. Dissertao de Mestrado. Universidade do Sul de Santa Catarina, 140 p. KOCH, I.V. 2002. Argumentao e linguagem. 8 ed., So Paulo, Cortez, 240 p. LOPES, R.E.L.; VIAN JR., O. 2007. The language of evaluation: appraisal in English. DELTA, 23(2):371-381. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-44502007000200008 MARCUSCHI, L.A. 2008. Produo textual, anlise de gneros e compreenso. So Paulo, Parbola, 296 p. MARQUES DE MELO, J. (org.). 1992. Gneros jornalsticos na Folha de S. Paulo. So Paulo, FTD, 128 p. MARQUES DE MELO, J. 2003. Jornalismo opinativo: gneros opinativos no jornalismo brasileiro. 3 ed., Campos do Jordo, Mantiqueira, 238 p. MARTIN, J.R. 1995a. Interpersonal meaning, persuasion, and public discourse: packing semiotic punch. Australian Journal of Linguistics, 15(1):33-67. http://dx.doi.org/10.1080/07268609508599515

MARTIN, J.R. 1995b. Reading positions/positioning readers: judgement in English. Prospect: a Journal of Australian TESOL, 10(2): 27-37. MARTIN, J.R. 1997. Analysing genre: functional parameters. In: F. CHRISTIE; J.R. MARTIN (eds.), Genres and institutions: social processes in the workplace and school. London, Cassell, p. 3-39. MARTIN, J.R. 2000. Beyond exchange: appraisal systems in English. In: S. HUNSTON; G. THOMPSON (eds.), Evaluation in text: authorial stance and the construction of discourse. Oxford, Oxford University Press, p. 142-175. MARTIN, J.R.; ROSE, D. 2003. Working with discourse. Meaning beyond the clause. London/New York, Continuum, 316 p. MARTIN, J.R.; WHITE, P. 2005. The language of evaluation: appraisal in English. London, Palgrave, 278 p. MARTINEZ ALBERTOS, J.L. 1993. Curso general de redaccin periodstica. 2 ed., Madrid, Paraninfo, 596 p. MEDINA, J.L.B. 2001. Gneros jornalsticos: repensando a questo. Symposium, 5(1):45-55. RABAA, C.A.; BARBOSA, G.G. 2001. Dicionrio de comunicao. 2 ed., Rio de Janeiro, Campus, 792 p. SILVA, M.G.C. 2002. Notcia e reportagem: uma proposta de distino. Fortaleza, CE. Dissertao de Mestrado. Universidade Federal do Cear, 145 p. SOBHIE, M.T.B. 2008. Anlise comparativa de avaliao em press releases e notcias. So Paulo, SP. Tese de Doutorado. Pontifcia Universidade de So de Paulo, 208 p. SODR, M.; FERRARI, M.H. 1986. Tcnica de reportagem. So Paulo, Summus, 144 p. VIAN JR., O. 2009. O sistema de avaliatividade e os recursos para gradao em lngua portuguesa: questes terminolgicas e de instanciao. DELTA, 25(1):99-129. VILAS BOAS, S. 1996. Estilo magazine: o texto em revista. So Paulo, Summus, 129 p. VIZUETE, J.I.A.; MARCET, J.M.C. 2003. Fundamentos de periodismo impreso. Barcelona, Ariel, 317 p. WEINBERG, M.; PEREIRA, C. 2008. Prontos para o sculo XIX. Veja. So Paulo, edio 2074, ano 41, n. 33, 20 ago. WHITE, P.R.R. 1998. Telling media tales: the news story as rhetoric. Sydney, Austrlia. Dissertao de Ph.D. University of Sydney, 298 p. Disponvel em: http://www.grammatics.com/appraisal/ whiteprr_phd.html. Acesso em: 10/06/2009. WHITE, P.R.R. 2000. Dialogue and inter-subjectivity: reinterpreting the semantics of modality and hedging. In: M. COULTHARD; J. COTTERILL; F. ROCK (eds.), Working with dialog. Tubingen, Neimeyer, p. 67-80. WHITE, P.R.R. 2001. The appraisal website. Disponvel em: http://www. grammatics.com/appraisal. Acesso em: 10/06/2009. WHITELAW, C.; GARG, N.; ARGAMON, S. 2007. Using appraisal taxonomies for sentiment analysis. Disponvel em: http://www. ling.ohio-state.edu/cllt/mclc/paper/using_whitelaw.pdf. Acesso em: 10/06/2009. Submisso: 16/04/2010 Aceite: 05/08/2010

Sstenes Lima
Universidade Estadual de Gois UnUCSEH Curso de Letras Av. Juscelino Kubitschek, 146, Jundia 75110-390, Anpolis, GO, Brasil

Maria Luiza M.S. Coroa


Universidade de Braslia PPG em Lingustica ICC Norte, Mdulo 20, Campus Darcy Ribeiro 70910-900, Braslia, DF, Brasil

Congurao e papel do sistema de avaliatividade no gnero reportagem

137

Вам также может понравиться