Вы находитесь на странице: 1из 15

Congregao Crist no Brasil

Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Congregao Crist
Dados histricos Fundao 1910 - Santo Antnio da Platina,Paran, Brasil Fundador Luigi Francescon Dados gerais Orientao Cristianismo pentecostal Sede mundial Presena global Amrica do Sul Amrica do Norte Amrica Central frica Europa Oceania sia Mais informaes Site oficial http://www.congregacaocrista.org.br/ So Paulo, SP, Brasil

A Congregao Crist no Brasil[1][2] figura como a primeira igreja[3][4] crist a instalar-se em territrio brasileiro sob a designao "pentecostal"[5][6]. De origem talo-americana, sua introduo historicamente atribuda a Louis Francescon[7].
ndice
[esconder]

1 Antecedentes e origem 2 Doutrina 3 Prticas

o o o o o

3.1 Culto 3.2 Organizao 3.3 A Orquestra 3.4 Poltica 3.5 Mdia

4 A Congregao Crist em outros pases 5 Curiosidades

6 Ver tambm 7 Fontes 8 Notas e Referncias

[editar]Antecedentes

e origem

Em fins do sculo XIX, segundo relato de prprio punho, o talo-americano Louis Francescon advertido por via de uma revelao[8] quanto ao batismo em sua acepo imercionista, vindo a submeter-se ao mesmo. A convico relativa ao ato e sua ministrao conduziu Francescon - e alguns aderentes - ruptura para com sua anterior filiao presbiteriano-valdense. Em 1907 na cidade de Chicago, na 943 West North Avenue[9] (semelhantemente Rua Azuza em Los Angeles[10], Califrnia), havia uma misso que anunciava a promessa do Esprito Santo com evidncia de se falar novas lnguas[11][12][13]. Francescon visitou aquele servio a convite e teria recebido, conforme suas palavras,[8] uma confirmao divina de que aquela obra era de Deus. Prontamente o grupo que o acompanhava uniu-se aquela misso pentecostal, a maioria recebendo o dom de falar lnguas diferentes. Estavam reunidas as doutrinas dos batismos da gua e do Esprito. Vindo para o Brasil em 20 de abril de 1910, Francescon realizou o primeiro batismo em Santo Antnio da Platina, Paran, batizando o italiano Felcio Mascaro e mais dez pessoas. Depois dirigiu-se para a cidade de So Paulo, onde foram batizadas mais vinte pessoas. Durante alguns anos, os fiis reuniram-se sem denominao e aps adquirirem o primeiro prdio, na cidade de So Paulo, foi escolhido o nome Congregao Crist do Brasil[14]. Alterado nos anos 1960 por questes internas substituiu-se a contrao "do" pela contrao "no". Possuiu maioria italiana at a dcada de 1930, quando ento passaram a preponderar as demais etnias; desde 1950 est presente em todo territrio brasileiro e em diversos pases. Em 2010, contabilizou 2,3 milhes de membros declarados no Brasil[15][16][17]. Sua igreja central estabelecida em So Paulo, no bairro do Brs, onde o Ministrio rene-se anualmente em Assemblia Geral quando so estabelecidas convenes e ensinamentos.
[editar]Doutrina

No ano de 1927, na cidade de Niagara Falls, NY, houve uma conveno da Igreja Crist da Amrica do Norte[18] quando foram definidos 12 Artigos[19][20][21] de F e doutrina seguidos pela Congregao: 1. Ns cremos na inteira Bblia Sagrada e aceitamo-la como infalvel Palavra de Deus, inspirada pelo Esprito Santo. A Palavra de Deus a nica e perfeita guia da nossa f e conduta, e a Ela nada se pode acrescentar ou d'Ela diminuir. , tambm, o poder de Deus para salvao de todo aquele que cr[22]. 2. Ns cremos que h um s Deus vivente e verdadeiro, eterno e de infinito poder, criador de todas as coisas, em cuja unidade h trs pessoas distintas: o Pai, o Filho e o Esprito Santo[23].

3. Ns cremos que Jesus Cristo, o Filho de Deus, a Palavra feita carne, havendo assumido uma natureza humana no ventre de Maria virgem, possuindo Ele, por conseguinte,duas naturezas, a divina e a humana; por isso chamado verdadeiro Deus e verdadeiro homem e o nico Salvador, pois sofreu a morte pela culpa de todos os homens[24]. 4. Ns cremos na existncia pessoal do diabo e de seus anjos, maus espritos, que, junto a ele, sero punidos no fogo eterno[25]. 5. Ns cremos que o novo nascimento e a regenerao s se recebem pela f em Jesus Cristo (sola gratia), que pelos nossos pecados foi entregue e ressuscitou para nossajustificao. Os que esto em Cristo Jesus so novas criaturas. Jesus Cristo, para ns, foi feito por Deus sabedoria, justia, santificao e redeno[26]. 6. Ns cremos no batismo na gua, com uma s imerso, em Nome de Jesus Cristo[27] e em Nome do Pai, e do Filho, e do Esprito Santo[28]. 7. Ns cremos no batismo do Esprito Santo, com evidncia de novas lnguas, conforme o Esprito Santo concede que se fale[29]. 8. Ns cremos na Ceia do Senhor. Jesus Cristo, na noite em que foi trado, tomando o po e havendo dado graas, partiu-o e deu-o aos discpulos, dizendo: "Isso o meu corpo, que por vs dado; fazei isto em memria de mim". Semelhantemente tomou o clice, depois da ceia, dizendo: "Este clice o Novo Testamento no meu sangue, que derramado por vs" (vide Instituio da Ceia do Senhor)[30]. 9. Ns cremos na necessidade de nos abster das coisas sacrificadas aos dolos, do sangue, da carne sufocada e da fornicao, conforme mostrou o Esprito Santo na Assemblia de Jerusalm[31]. 10. Ns cremos que Jesus Cristo tomou sobre si as nossas enfermidades. "Est algum entre vs doente? Chame os presbteros da Igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor; e a orao da f salvar o doente, e o Senhor o levantar; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-o perdoados"[32]. 11. Ns cremos que o mesmo Senhor (antes do milnio) descer do cu com alarido, com voz de arcanjo e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitaro primeiro. Depois, ns, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar nos ares e assim estaremos sempre com o Senhor[33]. 12. Ns cremos que haver a ressurreio corporal dos mortos, justos e injustos. Estes iro para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna[34].
[editar]Prticas [editar]Culto

O culto da Congregao Crist no Brasil segue uma ordem pr-estabelecida mas sem uma liturgia fixa. Os pedidos de hinos, oraes, testemunhos e a pregao da Bblia so feitos de forma espontnea e

baseados na revelao do Esprito Santo. Os servios so solenes com uma atmosfera formal. Preza-se a participao coletiva em detrimento de manifestaes individualizantes [35]. H uma srie de prticas no culto como o uso do vu pelas mulheres. A saudao do sculo santo realizada entre irmos e irms de per si. O assento separado nas igrejas entre homens e mulheres. As oraes so feitas de joelhos podendo haver at trs oraes no incio do servio e apenas uma de agradecimento no final. Tambm so permitidas mais de uma pregao no mesmo culto, todavia, por tradio, costuma-se ter uma nica pregao como suficiente, evitando-se, assim, que uma pregao se sobreponha outra.[14] O padro de realizao do culto igual em quaisquer de seus templos. Desta forma, um membro participa em qualquer templo ou comunidade com as mesmas atribuies que possui na congregao onde comumente se rene, a qual o participante chama de comum (congregao).
[editar]Organizao

As atividades da Congregao Crist no Brasil so conduzidas por um ministrio[35] organizado que as exerce sem expectativas de receber salrios[36], distribudo segundo as necessidades de cada localidade, constitudo por ancio, cooperador do ofcio ministerial, dicono[37] e encarregado de orquestra. Somente os ancios e diconos so ministros ordenados[38].

Ancio - responsvel pelo atendimento da Obra, realizao de batismos, santas ceias, ordenao de novos obreiros (ancies e diconos), apresentao de Cooperadores do Ofcio Ministerial, Encarregados de Orquestras e Cooperadores de Jovens e Menores, atendimento das Reunies para Mocidade, encarregado de conferir ensinamentos igreja, cuidar dos interesses espirituais e do bemestar da igreja, entre outras funes.

Dicono - responsvel pelo atendimento assistencial e material igreja. auxiliado por irms obreiras chamadas de "Irms da Obra da Piedade".

Cooperador do Ofcio Ministerial - responsvel pela cooperao nos ensinamentos e presidncia dos cultos oficiais bem como pelas Reunies de Jovens e Menores caso no haja um Cooperador de Jovens e Menores em sua localidade.

Encarregado de Orquestra (Locais e Regionais) - o maestro da Orquestra, designado para manter o bom andamento musical nos cultos, coordenar o ensino musical aos interessados e presidir os ensaios musicais (locais e regionais, respectivamente).

Cooperador de Jovens e Menores - responsvel por atender as Reunies de Jovens e Menores de sua comum congregao.

Msico - membro habilitado a tocar nos cultos e demais servios. O sistema de ensino musical da Congregao gratuito e considerado equivalente ao segundo ano de conservatrio. Qualquer pessoa, batizada ou no segundo a doutrina da Congregao, pode ingressar nas chamadas escolinhas, cursos, em geral semanais, que visam habilitar o aluno a praticar o instrumento desejado. Para ingressar na orquestra, no entanto necessrio ser batizado e estar em um grau

avanado de habilidade no instrumento em questo. As orquestras, no Brasil, so formadas unicamente pelos irmos, sendo reservado s irms a prtica do rgo. Todo o templo da Congregao possui um rgo. O sistema de ensino musical o mesmo em todos os estados do Brasil e dos outros pases.

Examinadoras so organistas mulheres, oficializadas, designadas para avaliar outras organistas aprendizes no processo de oficializao.

Auxiliar de Jovens e Menores - so jovens, homens ou mulheres solteiros, designados para preparar e organizar os recitativos, passagens bblicas por eles escolhidas que so recitadas individualmente ou em grupo em determinado momento do culto. Cuidam, ainda, da ordem e da organizao durante a reunio.

Administrao - Constituda por Presidente, Tesoureiro, Secretrio, Auxiliares da Administrao, Conselho Fiscal e Conselho Fiscal Suplente. Os administradores so eleitos pelos ancios a cada trs anos e o Conselho Fiscal anualmente, e confirmados durante a Assemblia Geral Ordinria. permitida a reconduo ao cargo. Ainda que o estatuto no proba, no h mulheres ocupando cargos administrativos estatutrios.

Para construes de templos, utilizam-se, na maioria dos casos, de voluntariado mobilizado em esquema de mutiro. Para outros servios das igrejas como portaria, limpeza, som, fundo bblico sem fins lucrativos, etc. tambm so escolhidos dentre os membros, voluntrios que no possuem expectativa de receber salrio. A Congregao Crist no Brasil no possui registro de membros valorando o vnculo espiritual do fiel com Deus[39]. No prega o dzimo e mantm-se pelo esprito voluntrio dos seus membros que contribuem com coletas annimas e voluntrias.[40]. As mudanas de carter doutrinrio na Congregao Crist no Brasil so discutidas em assemblia anual e pelo Conselho de Ancios, que formado pelos ancios mais antigos no ministrio, no necessariamente de idade. Nestas assemblias so considerados "Tpicos de Ensinamentos", os quais, tomados em reunies e por orao, tratam de assuntos relacionados doutrina, costumes e comportamento na atualidade. A organizao eclesistica da Congregao Crist no Brasil uma forma adaptada do governo presbiteriano: um grupo de igrejas locais so reunidas em uma "regio administrativa", normalmente correspondente a um municpio nos estados onde a igreja maior e vrios municpios onde a Congregao menor, presidida por um conselho de ancios e um corpo administrativo. As regies administrativas so agrupadas em "regionais", que por sua vez se concentram nas "assemblias estaduais". O organismo mximo a "Assemblia Geral" que ocorre na congregao do Brs anualmente sempre no ms de abril.
[editar]A

Orquestra

A Congregao Crist no Brasil valoriza sua msica sacra para fins de culto[41]. Ela prov aos fiis escolas musicais gratuitas e ensaios musicais em suas dependncias. Atualmente, so permitidos em sua orquestra os seguintes instrumentos: Cordas: Violino, Viola, Violoncelo; Sopro: Flauta transversal; palhetas: Obo, Corne ingls, Fagote, Contra Fagote, Clarinete, Clarone; Acordeon; Saxofones: Saxofone sopranino,soprano curvo, Saxofone soprano, Saxofone alto, Saxofone tenor, Saxofone bartono, Saxofone baixo; Trompete, Pocket, Cornet, Trompa, Trombonito, Trombone, Saxhorn,Bombardino, Bombardo, Euf nio, Tuba, Flugelhorn e rgo, sendo esse ltimo de liberdade de execuo somente de mulheres e os demais instrumentos somente de homens. O hinrio da Congregao Crist no Brasil intitulado de "Hinos de Louvores e Splicas a Deus"[19]. Possui muitas melodias de autores norte americanos e italianos, com algumas poesias traduzidas e semitraduzidas do ingls[42] e do italiano. So 450 hinos e entre eles h especiais para batismos, santas ceias, funerais, 50 para as "Reunies de Jovens e Menores" e sete coros. O livro originariamente chamava-se Nuovo Libro di Inni e Salmi Spirituali, posteriormente Nuovo Libro di Inni e Salmi Spirituali e Novo Livro de Hymnos e Psalmos Espirituais [35]. Os hinrios com notao musical seguem o modelo europeu, contendo as claves de Sol e de F, e esto escritos para instrumentos em D, Mi bemol e Si bemol. A Congregao Crist no produz gravaes de seus hinos, nem mesmo as autoriza.
[editar]Poltica

A Congregao Crist no Brasil uma organizao religiosa apoltica[43] que prega a total separao entre Estado e religio. No mantm ligao nem se manifesta de forma alguma em relao a causas ou partidos polticos, candidatos a cargos pblicos, ou qualquer outra instituio ou organizao, governamental ou no [40]. Se algum membro de seu corpo ministerial assumir cargos polticos, dever renunciar ao seu cargo congregacional[44]. Seus membros so doutrinados a no votar em candidatos que neguem a existncia de Deus e a Sua moral.[45]
[editar]Mdia

A Congregao Crist no Brasil no utiliza meios de comunicao como rdio, televiso[46], imprensa escrita, ou qualquer outro tipo de propagao[45] da sua doutrina que no seja o frequentar quaisquer de suas igrejas pelos interessados em conhec-la. Alis ela no permite estas prticas miditicas e no autoriza que nenhum dos seus trabalhos, sejam eles em cultos ou no, sejam gravados e reproduzidos [40].
[editar]A

Congregao Crist em outros pases

A Congregao Crist est presente em cerca de 60 pases[47][48][49][50][51][52][53][54][55][56][57] includa a nao brasileira com o maior nmero de localidades de culto religioso - 18.580[58]. Pelo grfico abaixo, percebese uma maior presena dessa igreja no continente sul-americano seguido pelo continente africano.

[editar]Curiosidades

Salvo algumas construes, a grande maioria das Casas de Orao so de cor cinza e arquitetura idntica. Uma das justificativas para isso que seus membros tenham facilidade de localizar outras casas de oraes em lugares que os mesmo desconhecem.

Em todos os seus plpitos e tribunas tem a seguinte frase: Em nome do Senhor Jesus.

Congregao Crist no Brasil


Introduo:
A Congregao Crist no Brasil vista por alguns como uma seita, por outros , como um movimento contraditrio. Nosso objetivo nesta lio demonstrar o carter sectarista e exclusivista desta Igreja, fato que nos impele a trat-la no mnimo como um movimento contraditrio; pois suas doutrinas so fundamentadas em versculos isoladas das Escrituras e mal interpretados, como tambm vem as demais Igrejas como seitas.

1. Fundador:
Luis Francescon , nascido em 29 de maro de l866, na comarca de Cavasso Nuovo, provncia de Udine, Itlia. Imigrou para os E.U.A. aps servir ao exrcito, chegando cidade de Chicago, Estado de Illinois em 1890. No mesmo ano comeou a ter conhecimento do Evangelho atravs da pregao do irmo Miguel Nardi. Em 1891 teve compreenso do novo nascimento e aceitou a Cristo como seu Salvador. Em maro de ano seguinte, junto ao grupo evangelizado pelo irmo Nardi e algumas famlias da Igreja Valdense, fundaram a Primeira Igreja Presbiteriana Italiana, tendo sido eleito Filippo Grili como pastor e Francescon como dicono e, aps alguns anos, ancio dessa Igreja.

a) Sua experincia com o novo batismo.


Conforme o prprio relato de Luis Francescon, aps trs anos de freqncia e organizao da Igreja Presbiteriana Italiana, enquanto lia a Bblia Sagrada, em Cl

2,12 "Sepultados com ele no batismo, nele tambm ressuscitastes pela f no poder de Deus, que o ressuscitou dos mortos". No momento da leitura ouviu duas vezes as seguintes palavras "Tu no obedecestes a este meu mandamento". A partir da, inicia o questionamento do batismo por asperso praticado pelo Igreja Presbiteriana Italiana.

b) Rompimento com a Igreja Presbiteriana.


Com a viagem do Pastor Filippo Grilli para a Itlia, coube a Francescon, como ancio, presidir reunio no dia 6 de setembro de l903 ,(domingo), oportunidade em que, aps 9 anos da revelao acerca do batismo, falou com a Igreja acerca deste assunto, o que fez, convidando a todos os membros da Igreja Presbiteriana para assistir ao seu batismo por imerso. O batismo foi realizado no dia 7 de setembro de l903, onde compareceram cerca de 25 irmos, dos quais 18, incluindo Francescon, foram batizados. Com a chegada do Pastor Filippo Grilli, da Itlia, Francescon no pode fazer outra coisa que pedir seu desligamento daquela Igreja, e o grupo batizado, juntamente com ele, tambm se desligou, mesmo a revelia. Assim estabeleceram uma pequena comunidade evanglica livre reunindo-se na casa dos irmos.

c) O Batismo com Esprito Santo:


Em fins de l907, o grupo liderado por Francescon tomou contato com o nascente movimento pentecostal, participando das reunies realizadas na misso localizada na West North Avenue,943, que tinha como pastor William H. Durhan, oriundo do movimento Azuza, de Los Angeles. No dia 25 de agosto de l907, naquela misso, Luis Francescon recebeu o Batismo com Esprito Santo, e algum tempo depois o Pr Durham informou a ele que o Senhor o tinha chamado para levar sua mensagem colnia Italiana, e o movimento foi se expandindo.

2. O Estabelecimento da Igreja no Brasil .


Depois de ter estabelecido o trabalho na Argentina, Francescon e Giacomo Lombardi dirigiram-se ao Brasil em 8 de maro de l910, com destino a So Paulo. No segundo dia de estada no Brasil encontraram um italiano chamado Vicenzo Pievani, na Praa da Luz, onde pregaram o evangelho. Parece, todavia, que de incio seu trabalho foi pouco promissor, at que em 18 de abril, G. Lombardi partiu para Buenos Aires, e Francescon foi para Santo Antonio da Platina, no Paran, chegando l em 20 de abril de l910, e deixou estabelecido ali um pequeno grupo de crentes pentecostais, o primeiro grupo desse segmento no Brasil.

a) O trabalho em So Paulo.

Ao retornar em 20 de junho para so Paulo, aps um contato inicial com a Igreja Presbiteriana do Brs, onde alguns membros aceitaram a mensagem pentecostal, bem como alguns batistas, metodistas e catlicos romanos, surge a primeira "Congregao Crist" organizada no pas. J, no ms de setembro, Francescon segue novamente para o Paran, deixando ali a novel igreja sem maior respaldo. A partir da, o trabalho da Congregao Crist espalha-se por onde existe colnias italianas, notadamente na regio sudeste do pas, principalmente nos Estados de So Paulo e Paran, onde at hoje se concentram. Seu fundador, o ancio Louis Francescon, faleceu em 7 de setembro de l964, na cidade de Oak Park, Illinois, USA.

b) O desenvolvimento da Igreja.
Diante dos relatos acima, podemos ver que a histria da Congregao Crist no traz maiores diferenas que possam explicar sua posio sectria de hoje, mas no decorrer do tempo foram se adequando a certos individualismos . Baseados na histria narrada pelo prprio Francescon, podemos declarar que o comportamento da congregao crist hoje bem diferente de seu fundador; pois o mesmo mantinha comunho com irmos de denominaes diferentes. Gunnar Vingrem narrou em seu dirio o encontro com Francescon em um clima de muita comunho e espiritualidade em 1920 em So Bernardo do Campo.

c) Causas do individualismo.
Primeiramente, devemos ter em mente que a Congregao Crist teve origem num ambiente teolgico, onde dominava a doutrina da predestinao , de onde veio seu fundador e boa parte de seus primeiros membros. Isso, somado ao fato de que algumas profecias davam conta de que lhe seriam enviados os que haveriam de se salvar, alm do fato de o ancio Francescon no ficar continuamente junto aos novos grupos, mas, como ele mesmo escreveu, esteve em nosso pas cerca de dez vezes, em perodos intercalados. Esses fatos Com certeza causaram grandes vcuos na interpretao e orientao da liderana nacional, levando a surgir uma interpretao extremista dos conceitos calvinistas.

3. Doutrinas Da Congregao Crist no Brasil:


Ao analisar o pensamento doutrinrio da Congregao Crist no Brasil, temos a impresso de que seus lderes criaram um Evangelho segundo a CCB. A maioria de seus adeptos defendem o pensamento errneo de que a salvao s possvel na sua prpria Igreja: "A gloriosa Congregao". Desenvolveram inconscientemente a doutrina da auto-salvao, ou da religio salvfica, e conseqentemente, por tabela

o monoplio da salvao, com todos os direitos reservados CCB, uma espcie de "copyrigth".

a) Sobre o estudo da Bblia.


A CCB ensina que o Esprito Santo dirige tudo, e no necessrio se preparar, examinar ou meditar nas Escrituras Sagradas. Sem dvidas, o Esprito Santo opera poderosamente na vida de sua Igreja, mas isto no significa que devemos desprezar o estudo das Escrituras. uma postura que desvirtua um dos propsitos de Deus, que o exame de sua Palavra. "Bem-aventurado o varo que no anda segundo o conselho dos mpios, nem se detm no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite". ( Sl 1.1); Veja ainda 2 Tm 2.15; Sl 119.105; Pv 7.1-3; Dt 6.6-9; 1 Tm 4.13; 2 Tm 4.13; Pv 9.9; Sl 119.9-16; Sl 19.7-8; Sl 1.1-2. Essas referncias j so suficiente para provar que o pensamento da CCB contrrio a Palavra de Deus. Os membros da CCB no conhecem a Palavra de Deus e fazem questo de dizer que no sabem para dar a entender que tudo que falam provm do Esprito Santo. Uma atitude completamente contrria a de seu fundador.

b) Sobre o Batismo.
A CCB no conhece a Batismo efetuado por ministros do Evangelho de outras denominaes, mesmo que seja por imerso em nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo ( Mt 28.19). Na verdade no d para concordar com a maneira ou forma pela qual ela ministra nas guas s pessoas sem preparo algum, todavia no desmerecemos tal batismo, mas reconhecemos que sua validade depende mais do batizado. A CCB diz no reconhecer o Batismo de outras denominaes pelos seguintes argumentos: "o batismo de outras denominaes crists est errado, porque utilizam a expresso "eu te batizo". A CCB entende que ao dizer "eu te batizo" a carne que opera e o homem se coloca na frente de Deus. "O Batismo s vlido se efetuado com esta frmula: Em nome do Senhor Jesus te batizo em nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo". "O Batismo da CCB purifica o homem do pecado". Parece que a CCB, alm de no conhecer a Bblia, desconhece tambm, a lngua portuguesa. Que diferena h em dizer: "Eu te batizo" ou "Te Batizo". O sujeito no est oculto? Alm do mais, se, pelo fato de utilizar a expresso "eu te batizo", estivermos aborrecendo a Deus , ento Joo Batista teria ofendido a Deus, pois ele dizia "eu vos batizo com gua..." Ser que a CCB acha que Joo Batista era carnal e se colocava na frente de Deus?

c) Sobre o uso do vu para as mulheres.


Se a CCB tivesse adotado a prtica de suas mulheres usar o vu, mas no condenasse as que no usam, no teramos nada a dizer. Convm salientar que o uso do vesturio no culto, tal como vu, chapu, roupas etc, depende de cada

cultura , pois "os costumes se alteram e as exigncias tambm": Essa questo do vu transformou-se em polmica por parte de alguns, mas, porm, basta estudar a questo cultural dos orientais paras se perceber que apenas um costume local.

4. Outros erros doutrinrios da CCB


De acordo com o exposto, a CCB no suportaria um exame srio das Escrituras, fato caracterstico das seitas; porque sua interpretao foge s regras da hermenutica sagradas. Tudo que acontece nessa Igreja est relacionado ao sentimento. sempre necessrio sentir para se realizar alguma obra ou at mesmo para orar por algum. Essa teologia do sentimento afasta o homem de Deus e da Bblia, como prova sua prpria histria.

a) A Saudao da CCB.
A CCB nos acusa de saudar com a "paz do Senhor". Citam para justificar esse conceito a seguinte expresso: "devemos saudar com a paz de Deus, e nunca com a Paz do Senhor, porque existem muitos senhores, mas Deus s um. Essa acusao da CCB se desfaz em p com somente um versculo que Paulo escreveu na primeira carta aos Corntios 8.5,6, que diz: "Porque, ainda que haja tambm alguns que se chamam deuses, quer no cu como na terra( como h muitos deuses e muitos senhores). Todavia para ns h um s Deus, Pai, de quem tudo e para quem ns vivemos; e um s Senhor, Jesus Cristo, pelo qual so todas as coisas, e ns por Ele". A CCB no consegue entender que quando saudamos com a paz do Senhor estamos saudando com a paz do nosso grande Senhor Jesus Cristo. Conf. Jo 14.27.

b) O sculo Santo.
A CCB insiste em adotar costumes orientais, muitos deles registrados na Bblia, como o caso do sculo santo, pensando com isto estar em posio espiritual superior dos outros. Esse um costume que perdura at hoje no oriente. O sculo era uma maneira comum de saudar no oriente, muito antes do estabelecimento do cristianismo. Tem servido igualmente como parte da expresso judaica em suas saudaes, tanto nas despedidas como tambm na forma de demonstrao geral de afeto. Ver Gn 29.11; 33.4. Tambm parece ter sido um sinal de homenagem entre os israelitas conf. 1 Sm 10.1. O sculo dado aos ungidos de Deus, por semelhante modo, parece ter-se revestido de significao religiosa, o que tambm se verifica entre outras culturas. Quando Paulo recomendou que se saudasse uns aos outros com sculo santo, simplesmente estava falando de um costume existente. Caso fosse no Brasil, certamente seria mencionado o aperto de mo ou o abrao. Essa uma questo cultural, que tambm no compreendida pela CCB.

c) O Dzimo:
CCB da a Csar o que de Csar, mas quando para dar a Deus inventam muitos argumentos e obstculos. Ensinam os Ancios da CCB que o dzimo da lei e que maldito e hipcrita aquele que d e aquele que o recebe. A Bblia ensina que o dzimo santo; a CCB ensina que profano. A Bblia ensina que o dizimo do Senhor (Lv 27.30); a CCB ensina que o dzimo para ladres. Jesus no condenou a prtica do dzimo (Mt 23.33); condenou, sim, os hipcritas que desprezavam os principais preceitos da Lei de Deus, mas no condenou o dzimo praticado at pelo pai dos crentes, Abrao.( Gn 14.20). O Autor da epstola aos Hebreus falou sobre a prtica do dizimo na atual dispensao. ( Hb 7.8-9).

Concluso:
Procuramos destacar alguns pontos contraditrios da Congregao Crist, ainda que sucintamente, mas cremos ser o suficiente para mostrar que essa denominao exclusivista. Parece que o cu foi feito s para eles e que a salvao s existe em sua denominao e em questo de Bblia s a interpretao deles vlida. Para eles somente sua liderana Bblica, somente sua maneira de orar vlida e a pregao do evangelho s correta atravs de seus membros. Sem dvidas , a Congregao Crist No Brasil est completamente desviada de seus propsitos iniciais. Precisa urgentemente voltar ao primeiro amor conf. Ap 2. 4,5

Questionrio:
1. Que foi o fundador da CCB? R: Luis Fracescon. 2. Qual a principal caracterstica da CCB? R: Sectarista e exclusivista. 3. Qual a posio da CCB sobre o estudo da Bblia? R: Ensinam que o Esprito Santo dirige tudo e no necessrio se preparar e examinar as Escrituras. 4. Que diferena h entre: "Eu te batizo" e "Te batizo"? R: Nenhuma. Apenas o sujeito est oculto na expresso: "te batizo". 5. Prove que o Dzimo no apenas da Lei. R: O dzimo foi praticado antes da Lei ( Gn 14.18-29; 28.20-11); durante a Lei ( Lv 27-30-34: Ml 3.8-10) e na atual dispensao ( Hb 7.8-9) e foi aprovado por

Jesus Mt 23.23. 6. Por que o sculo santo no uma doutrina? R: Porque apenas um costume oriental.

SUPRIMENTO PARA PROFESSORES:


Formao da Igreja
No dia 4 de setembro de l909, Francescon e Giacomo Lombardi (iniciador do movimento na Itlia), embarcam em Chicago, para a cidade de Buenos Aires, capital da Argentina, em contato com familiares de membros da Igreja norteamericana, instalaram o trabalho pentecostal entre a colnia italiana dali. Hoje, a Igreja que ali surgiu foi incorporada pela Igreja Crist Pentecostal da Argentina.

Sobre Dzimos.
Convm destacar que o dzimo foi praticado antes da Lei ( Gn 14.18-29; 28.20-11); durante a Lei ( Lv 27-30-34: Ml 3.8-10) e na atual dispensao ( Hb 7.8-9) e foi aprovado por Jesus Mt 23.23. estranho que a CCB combate o dzimo, mas instituram as seguintes ofertas: Ofertas da piedade, oferta para compra de terrenos; ofertas para fins de viagens; ofertas para conservao de prdios e ofertas de votos. Isso que hipocrisia, combatem o dzimo bblico e ao mesmo tempo instituram vrias ofertas para suprir a ausncia do dzimo. Convm ainda destacar que essas ofertas foram inventados por eles, sem nenhum fundamento bblico. A Bblia fala de dzimos e ofertas, mas no acrescenta nas ofertas esses nomes por eles acrescentados.

Sobre a liderana da CCB.


Para a CCB, existe somente o ancio e ensinam que todo pastor ladro . A irmandade inteira sai repetindo o assunto, como se fosse um eco do ancio. Condenam a funo de presbtero mas ainda no descobriram que "Ancio" a forma hebraica para presbtero no grego. Eles so to incoerentes que no pargrafo 10 das doutrinas da CCB, diz: "Ns cremos que o Senhor Jesus Cristo tomou sobre si nossas enfermidades. Est algum entre vs doente? Chame os Presbteros da Igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor..." (Tg 5.14115). Quanto s passagens que dizem respeito ao ministrio da Igreja encontram-se em: Ef 4.11; Atos 6; Tt 1.5; Hb 13.7-17 etc. Certamente os membros da CCB as desprezaram, ou ento, ignorantemente, diro que essas passagens so espirituais, e no materiais. S que quando se refere somente a ancio e diconos, a tornam-se misteriosamente materiais.

Sobre a pregao do Evangelho.


A CCB defende que no se deve sair para evangelizar, utilizando-se novamente de versculos bblicos fora do contexto. Eis aqui os versculos citados pela CCB: Mt 6.5; Mt 7.6: Mt 12.18-21. Apegados a estes versculos a CCB busca desesperadamente justificar sua recusa ao "ide" do Senhor Jesus. Jesus no ordenou que seus discpulos esperassem, at que algum sentisse que deveria aceitar o evangelho. Jesus jamais disse ao pecador: "Se sentires e fores ao templo ser salvo". Ao contrrio, Ele disse a Igreja: ": Ide por todo mundo; pregai o evangelho a toda criatura".,( Mc 16.15); Veja ainda: At 2.14-36; At 16.25-34; At 17.22-31; At 1.8; 17.17; 16.13; 21.15; Rm 1.14-15; 1 Co 9.16 etc. Esperamos que a CCB examine melhor as Escrituras e comece a viver um Evangelho sem mscaras...

Sobre a orao somente de joelhos:


A CCB diz que somos fariseus por oramos de p. Se a orao fosse de fato como dizem, como poderamos cumprir o que Paulo diz em 1 Ts 5.17 "Orai sem cessar". verdade que o texto de Lc 18.11 declara que o fariseu estando em p orava e sua orao no foi ouvida. Mas no v. 13 declara que o publicano achava-se tambm em p e sua orao foi ouvida, V.124. Logo, no a posio do corpo que influiu na resposta de orao, mas a situao do corao. ( Is 1.15-16; 9.1-2). A Bblia aponta vrias posies para orao: Orao de olhos abertos e em p (Gn 18.22; Jo 11.4142); orao sentado ( At 2.1-4); orao de ccoras ( 1 Rs 18.42; Orao no ventre do peixe ( Jn 2.1-3); Orao deitado na cama ( Is 38.2-3; Sl 4).

Fundador.
Observe o testemunho do fundador: "No mesmo ano, ouvi o Evangelho por meio da pregao do irmo Nardi. Em dezembro de l891 tive do Senhor a compreenso do novo nascimento". (CCB - Histria da obra de Deus).

Вам также может понравиться