Вы находитесь на странице: 1из 4

SOCIOLOGIA DAS PROFISSES

Universidade Federal de Santa Catarina Programa de Ps-Graduao em Cincia da Informao Disciplina: Profissionais da de Informao Professora: Miriam Vieira da Cunha Aluna: Alessandra Galdo

Resumo de: RODRIGUES, M.L. Sociologia das profisses. Oeiras, Portugal: Celta Editora, 2002.

Abbott e a abordagem sistmica do fenmeno das profisses


Autores dos diferentes paradigmas so unnimes em considerar o livro de Abbott (1988), The System of Professions: An Essay on Division of Expert Labor, um marco na histria da disciplina.
A abordagem de Abbott faz uma sntese de vrios paradigmas presentes na sociologia das profisses. Embora o autor se reclame tributrio, sobretudo de Hughes e do interacionismo simblico, muito evidente a presena de contributos de outras escolas.

Os cinco principais pressupostos: 1) o estudo das profisses deve centrar-se nas reas de atividade sobre as quais detm o direito de controlar a prestao de servios jurisdies; 2) as disputas, os conflitos e a competio em reas jurisdicionais constituem a dinmica de desenvolvimento profissional; 3) as profisses existem no conjunto do sistema ocupacional e no como entidades isoladas, pelo que a sua abordagem deve considerar o sistema de interdependncia nas relaes entre os grupos profissionais; 4) o principal recurso na disputa jurisdicional, e a caracterstica que melhor define profisso, o conhecimento abstrato: a abstrao confere capacidade de sobrevivncia, uma vez que s um sistema de conhecimento abstrato permite redefinir e dimensionar novos problemas e tarefas; 5) os processos de desenvolvimento profissional so multidirecionais, no se podem sustentar as teses de tendncia (profissionalizao ou desprofissionalizao). A proposta terico-metodolgica de Abbott (1988) desenvolve-se em trs nveis de anlise

do fenmeno:
1) o processo e as condies do estabelecimento efetivo e da manuteno de jurisdio, de que so elementos fundamentais a natureza do trabalho profissional e as estruturas que sustentam as jurisdies; 2) as fontes de mudana no interior do sistema: as profisses so internamente diferenciadas e mudanas na sua composio interna podem afetar ou introduzir transformaes no poder e na legitimidade dessas mesmas profisses; 3) as fontes de mudana localizadas no exterior do sistema, isto , no contexto sociocultural, nomeadamente as mudanas macros sociais no conhecimento, nas tecnologias e nas organizaes.

Pgina 1 de ALESSANDRA GALDO

A natureza do trabalho
(...) a natureza do trabalho profissional ajuda a determinar a vulnerabilidade das jurisdies perante a interferncia dos grupos competidores. Diagnstico, tratamento, inferncia e conhecimento acadmico constituem a maquinaria cognitiva da jurisdio. O diagnstico e o tratamento so atos de mediao, isto , de gesto de informao, tendo na base sistemas de classificao de problemas (que vo do comum ao esotrico). A inferncia, ao contrrio, um ato puramente profissional, atua quando a conexo entre diagnstico e tratamento obscura, por excluso ou por construo. (...) a vulnerabilidade jurisdicional resulta do grau de predominncia de inferncia versus rotina na conexo do diagnstico com o tratamento. O conhecimento acadmico um elemento-chave do sistema; o carter abstrato do sistema de classificao, do sistema de conhecimento que formaliza o saber-fazer profissional ditado pelos acadmicos, cujo critrio no o da clareza prtica e da eficcia, mas o da consistncia lgica e da racionalidade. Possibilita o desenvolvimento/produo de novos diagnsticos, tratamentos e mtodos de inferncia. (...) De fato, o verdadeiro uso do saber profissional acadmico menos prtico do que simblico. O conhecimento acadmico legitima o trabalho profissional atravs da clarificao das suas fundamentaes e traa os mais elevados valores culturais. Na maioria das profisses modernas, estes so os valores da racionalidade, da lgica e da cincia. () A clareza e o carter cientificamente lgico do trabalho profissional, legitimam o trabalho no contexto de valores mais amplos. (Abbott, 1988:53-54). O sistema de conhecimento acadmico de uma profisso realiza geralmente trs tarefas legitimao, investigao e instruo (Abbott, 1988:56-57). No entanto, construir a expertise, o saber-fazer, e justific-los cognitivamente no suficiente para a definio da jurisdio: necessrio o reconhecimento social da estrutura cognitiva.
A fixao de jurisdio proibio legal de outros grupos ou indivduos desenvolverem o trabalho (pode ser total, por subordinao, interdependncia de grupos ou controle). A jurisdio total normalmente baseada no poder do conhecimento abstrato. A subordinao: delegar ou transferir o trabalho de rotina. A interdependncia de grupos: diviso de jurisdio ou diviso do trabalho entre profisses estabelecidas refletem o desenvolvimento complexo de tarefas. A estrutura interna ou organizao social de uma profisso tem trs componentes: os grupos ou segmentos (com diversas formas e caractersticas); as instituies de controle (escolas, licenas, cdigos de tica); as situaes de trabalho.

Em sntese: A fixao de jurisdio por parte dos grupos profissionais incorpora controle social e cognitivo. O controle cognitivo atualiza-se no trabalho com o desenvolvimento das tarefas, sendo legitimado pelo conhecimento formal que segue valores fundamentais; o controle social atualiza-se em reivindicaes nos campos da opinio pblica, legal ou nos locais de trabalho.

Pgina 2 de ALESSANDRA GALDO

Dinmica e equilbrio do sistema das profisses: Fontes de mudanas no


interior e no exterior do sistema

Foras internas: desenvolvimento de novos conhecimentos ou saberes; mudanas na estrutura social das profisses, como grupos novos ou j existentes que procuram desenvolver-se. Foras externas: decorrentes de alteraes na tecnologia ou nas organizaes, de fatos naturais ou de fatos culturais. fortalecem ou enfraquecem reas de jurisdio, introduzem mudanas que provocam uma cadeia de distrbios/perturbaes que se propagam atravs do sistema.

As diferenas internas so um dos principais mecanismos da dinmica do sistema.


Grupos organizadas de indivduos: Diferentes atividades diferentes locais de trabalho diferentes clientes diferentes carreiras,

Essas diferenas geram e absorvem perturbaes, afetam a interconexo entre profisses. Existem quatro grandes tipos de diferenas internas: Estatuto intraprofissional estratificao no interior dos grupos profissionais: - os profissionais que recebem dos pares mais alto estatuto so os que trabalham mais prximo do conhecimento aplicado: acadmicos, consultores, etc. inversamente, situam-se no fim da escala os que esto mais afastados do conhecimento e mais prximos dos clientes.
Clientes "O problema central que os profissionais orientados para "clientes especficos" so vulnerveis ao destino dos seus clientes, o qual estabelecido fora do sistema . Esta ligao particularmente forte quando a diferenciao do cliente conduziu diferenciao de tarefas." (Abbott, 1988)

Organizao do trabalho relao profissional estatuto jurdico dimenso da organizao

Padres de carreira muitas profisses tm carreiras tpicas; existem padres de carreira oficiais e outras no oficiais diferentes carreiras refletem diversos estatutos e podem estar associadas necessidade de maiores ou menores perodos de formao.

Pgina 3 de ALESSANDRA GALDO

O poder em Abbott.

Mesmo fora do sistema pode haver recursos de poder, nomeadamente a proteo do Estado ou alianas com determinadas classes sociais. No entanto, Abbott acredita na capacidade de realizao do conhecimento, assim como na eficincia e eficcia como principais mecanismos reguladores do mercado.
"A existncia de um poder dominante e de um sistema conservador no pode ser posta

em dvida; a questo depende do seu grau. Como qualquer modelo competitivo e equilibrado, este reconhece as foras que retardam o equilbrio em curto prazo. Mas acredita-se que em longo prazo as foras de equilbrio prevalecem, pressupondo que nenhuma profisso proporcionando maus servios possa aguentar-se indefinidamente contra competidores externos, por muito poderosa que seja." (Abbott) O poder exercido nos trs campos de jurisdio: legal, pblico e situao de trabalho.

Em sntese
Abbott conceitualiza uma abordagem dinmica do fenmeno das profisses. Se idealmente a harmonia e o equilbrio existem, realizando cada uma das ocupaes um conjunto particular de tarefas distintas e complementares, na realidade ocorrem inmeros conflitos de disputa de reas de atividade, sendo atravs da resoluo de tais conflitos que se redefinem as relaes entre as ocupaes. Das teorias funcionalistas, Abbott recupera a importncia e centralidade do conhecimento como atributo ou trao caracterstico das profisses: analisa o papel do conhecimento abstrato na fixao, manuteno e fortalecimento de jurisdies;
Do interacionismo, Abbott recupera os conceitos de segmentao intraprofissional e de processo,

analiticamente pertinentes para compreender a base social dos conflitos interprofissionais. Do paradigma do poder, recupera o prprio conceito de poder, os de auto-interesse e de ao poltica, mais do que sugestivos para a anlise da resoluo de conflitos.

REFERNCIAS: RODRIGUES, M.L. Sociologia das profisses. Oeiras, Portugal: Celta Editora, 2002.

ABBOTT, A. The system of professions: an essay on the division of expert labour. Chicago: The University of Chicago Press, 1988.

Pgina 4 de ALESSANDRA GALDO

Вам также может понравиться