Вы находитесь на странице: 1из 22

1

FORMAO CONTINUADA DE DOCENTES DO ENSINO MDIO NAS REAS DE CINCIAS DA NATUREZA, MATEMTICA E SUAS TECNOLOGIAS PROGRAMA DE MELHORIA E EXPANSO DE ENSINO MDIO PROMED

Disciplina: Anlise Combinatria Responsvel: Mrcia R. Cerioli

Anlise Combinatria Em Princpio

Autor: Srgio da Silva Barbosa C. E. Evangelina Porto da Motta, Duque de Caxias

Rio de Janeiro, novembro de 2005

APRESENTAO DA PROPOSTA O foco da nossa ateno restringiu-se ao estudo inicial do princpio Multiplicativo, essencial para a compreenso de outros temas subseqentes da anlise combinatria. Este trabalho no pretende ser uma crtica ao livro didtico, nem ao seu contedo; mas, uma forma de organizao do trabalho docente na apresentao de temas de Anlise Combinatria quando abordados de modo incompleto no livro. Queremos fundamentar para o aluno a viso da construo das idias envolvidas na compreenso de questes de anlise combinatria no ensino mdio. Para isso tentaremos abordar de maneira o mais ldica possvel, com vistas a gerar um maior interesse do aluno no seu estudo, os primeiros contatos com os temas e idias que pensamos necessrios. Apoiaremos nossa ao em alguns dos livros didticos aprovados pelo Ministrio da Educao para compor o Programa Nacional do Livro para o Ensino Mdio (PNLEM 2006), de onde procuraremos ampliar conceitos (quando pensarmos necessrio), utilizar alguns dos exerccios para exemplos de uso pelo professor e deixar lista de tarefas para execuo pelos alunos. A utilizao desses livros se deve ao fato de eles j terem sido distribudos aos professores por ocasio das suas escolhas e de haver uma anlise crtica do porqu da sua aprovao editada pelo Ministrio da Educao.

ROTEIRO DO PROFESSOR Queremos resolver problemas de contagem que utilizem o princpio multiplicativo; para isso vamos, ento, enunci-lo: Conforme Iezzi : " se uma ao constituda de duas etapas sucessivas. Sendo que a primeira etapa pode ser realizada de n maneiras distintas. Para cada uma dessas possibilidades, a segunda etapa pode ser realizada de m maneiras distintas. Ento, o nmero de possibilidades de se efetuar a ao completa dado por n m. Esse princpio pode ser generalizado para aes constitudas de mais de duas etapas sucessivas." ([1] pgina 307)

Consideramos que ao falar em aes constitudas por etapas sucessivas, o autor est se referindo a decises que faremos em cada uma dessas etapas; por isso utilizaremos amplamente a palavra deciso, por pensarmos mais adequada e sem prejuzo definio do autor. Estabeleamos a seguinte notao: Para descrio das n sucessivas decises a serem tomadas, temos que:

d1 : a primeira deciso a ser tomada d2 : a Segunda deciso a ser tomada


.. : .......................... dn : a n sima deciso a ser tomada. Contagem das sucessivas decises ou nmero de maneiras que uma deciso pode ser tomada: # d1 : nmero de maneiras de tomar a deciso d1 # d2 : nmero de maneiras de tomar a deciso d2 ...... : . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . # dn : nmero de maneiras de tomar a deciso dn E da, temos pelo enunciado do Princpio Multiplicativo que # d1 # d2 . . . # dn o nmero total de maneiras de tomar as n decises sucessivas nesta ordem. Aceitemos a recomendao do Professor Morgado: "Pequenas dificuldades adiadas costumam transformar-se em grandes dificuldades. Se alguma deciso mais complicada que as demais, ela deve ser tomada em primeiro lugar.([5] pgina 20)

Vale lembrar que pela comutatividade da multiplicao o valor do produto # d1 # d2 . . . # dn no se altera, qualquer que seja a ordem que as decises forem tomadas; portanto podermos seguir a recomendao dada. LISTAGEM PARA CONTAGEM; MAS ENFIM, CONTAGEM. Uma forma de contar o nmero de maneiras de tomar as n decises fazer a listagem de todos as suas possibilidades de ocorrncia, ou seja, todos os casos, e fazer a contagem diretamente na lista confeccionada contando os agrupamentos um a um; mas na prtica este procedimento tornar-se "invivel" para valores grandes de n, por exemplo. Contudo, devemos considerar que a organizao de uma possvel forma de listar, d-nos uma viso mais clara da ordem de escolha que devemos adotar para as nossas decises. Da pensarmos a importncia da rvore de possibilidades, conforme [3]- pgina 185, na construo e fixao da idia de ordenao (organizao) dos elementos listados de modo a assegurar a correta contagem ou uso do princpio multiplicativo. Exploraremos o exemplo "Em quantas ordens diferentes 4 pessoas podem se sentar num sof de 4 lugares?"[3], para enunciarmos e exercitarmos o princpio multiplicativo, a partir da rvore de possibilidades dada. Com isto esperamos ter condensado de maneira clara e objetiva as idias que nos foram apresentadas sobre o tema Princpio Multiplicativo, no Curso de Anlise Combinatria UFRJ/SEE-RJ/PROMED 2005.

ATIVIDADES PARA O ALUNO Nos estudos iniciais de anlise combinatria, no Ensino Mdio, comum o aparecimento de uma bula de frmulas, o que queremos evitar. Com esta inteno, tentaremos apresentar atividade ldica que requeira inicialmente o uso das idias do princpio multiplicativo. Reservamos o tempo mnimo de trs aulas no ensino mdio noturno para desenvolvermos as atividades seguintes e consideramos que o professor dispe de aulas em dois tempos sucessivos (100 minutos). A atividade 1, deve ser aplicada com durao mxima de 30 minutos, sendo que: a) Em 15 minutos os grupos concluem as suas listagens e fazem a contagem e o registro do total de palavras conseguidas . b) Em 10 minutos os grupos que no atingiram o total de palavras esperado tentaro encontrar a(s) palavra(s) que faltou (faltaram) listar. c) Em 5 minutos o professor lana a questo da atividade 1, para ento distribuir a atividade 2. A atividade 2, para a qual reservamos 40 minutos, deve: a) Descrever a construo de cada um dos ramos da rvore de possibilidades, a partir dos seus vrtices. b) Relacionar os ramos construdos s decises tomadas. c) Destacar a importncia da rvore na organizao das idias e a conseqente aplicao do Princpio Multiplicativo para contagem dos agrupamentos. d) Enunciar para o aluno o princpio multiplicativo. e) Destacar a importncia da organizao das idias com o objetivo de aplicar o Princpio Multiplicativo. A atividade 3, para que reservamos os 80 minutos finais deste trabalho, tem o objetivo de acompanhar as demandas dos alunos e o seu desenvolvimento com relao ao tema proposto, dever ser realizada como segue: a) Distribuir os exerccios de aprendizagem e os exerccio extras. b) Solicitar que a soluo dos exerccios seja feita com o uso do Princpio Multiplicativo. c) Dever ser feita a construo da rvore, ou o seu esboo, com a finalidade de dirimir dvidas e organizar idias de modo a estimular o uso do Princpio Multiplicativo com segurana por parte dos alunos. Para os exerccios extras: pedir aos alunos que montem um gabarito com as solues das questes propostas; e sugerimos premiar, ou seja, pontuar os melhores gabaritos e inclusive divulg-lo(s) entre os alunos.

Atividade - 1 Listagem e contagem

Tempo previsto: 30 minutos

1) Separar a turma em grupos de trabalho; 2) Solicitar que troquem a ordem das letras de palavras contendo 2, 3, e 4 letras; em cada caso o grupo deve listar as trocas efetuadas nas palavras e fazer a contagem (abaixo); 3) Comparar os resultados dos grupos para verificar possveis divergncias; 4) Montar um placar para anotao dos pontos obtidos pelos grupos, ganha mais pontos quem listar mais palavras; 5) Lanar a questo: Voc poderia encontrar o total de palavras escritas com a troca de ordem das letras de uma palavra sem ter que listar todas? Como voc faria? Troque a ordem em que aparecem as letras das palavras abaixo e conte o total de palavras que voc conseguiu escrever; no importando se a palavra faz ou no sentido; cada palavra assim escrita vale dois pontos. Grupo 1 Grupo 2 Grupo 3 Grupo 4 Grupo 5 Grupo 6 J EU OS AO EM DE VAI SEI QUE SEU SUA PRA SAIR ZOAR LIAM AMOR VIDA POIS

Aproveitemos este momento para dizer o significado da palavra anagrama; faamos a sugesto de que os prprios alunos o confirmem posteriormente.

Habilidades desenvolvidas: Listagem e ordenao dos elementos formativos da palavra e a sua contagem; Objetivos: - Verificar a importncia de listar-se ordenadamente objetos ou eventos com a finalidade de cont-los; Verificar o inconveniente de listar agrupamentos de grandes nmeros de objetos.

Atividade 2 rvore de possibilidades

Tempo previsto: 40 minutos

1) Distribuir o exemplo da rvore de possibilidades; 2) Explicar a sua construo; 3) Explor-lo de modo a construir a idia do princpio multiplicativo. "Em quantas ordens diferentes 4 pessoas podem se sentar num sof de 4 lugares?" [3] Vamos ordenar a posio de cada uma das pessoas usando P1, P2, P3 e P4 para distinguilas. P2 P1 P3 P4 P1 P2 P3 P4 P1 P3 P2 P4 P1 P4 P2 P3 P4 P2 P4 P2 P3 P3 P4 P1 P4 P1 P3 P2 P4 P1 P4 P1 P2 P2 P3 P1 P3 P1 P2 P4 P3 P4 P2 P3 P2 P4 P3 P4 P1 P3 P1 P4 P2 P4 P1 P2 P1 P3 P2 P3 P1 P2 P1 P1 P2 P3 P4 P1 P2 P4 P3 P1 P3 P2 P4 P1 P3 P4 P2 P1 P4 P2 P3 P1 P4 P3 P2 P2 P1 P3 P4 P2 P1 P4 P3 P2 P3 P1 P4 P2 P3 P4 P1 P2 P4 P1 P3 P2 P4 P3 P1 P3 P1 P2 P4 P3 P1 P4 P2 P3 P2 P1 P4 P3 P2 P4 P1 P3 P4 P1 P2 P3 P4 P2 P1 P4 P1 P2 P3 P4 P1 P3 P2 P4 P2 P1 P3 P4 P2 P3 P1 P4 P3 P1 P2 P4 P3 P2 P1

P3

Objetivos: - Compreender a construo da rvore de possibilidades; - Enunciar o Princpio Fundamental de Contagem ou Princpio Multiplicativo; - Usar o princpio multiplicativo em substituio contagem direta. Atividade 3 Aplicar lista de exerccios Tempo previsto: 80 minutos

Propor exerccios para aprendizagem: Os grupos devem produzir uma soluo das questes apresentadas na lista de exerccios de aula; Propor exerccios extras: Iniciar exerccios em sala de aula e incentivar que sejam solucionadas em atividades extra classe.

ROTEIRO DO ALUNO

ATIVIDADE 1 Troque a ordem em que aparecem as letras das palavras agrupadas abaixo e conte o total de palavras que voc conseguiu escrever; no importando se a palavra faz ou no sentido; cada palavra assim escrita vale dois pontos. Grupo 1 J VAI SAIR Grupo 2 EU SEI ZOAR Grupo 3 QUE LIAM Grupo 4 SEU AMOR Grupo 5 SUA VIDA

OS

AO

EM

Grupo 6 DE PRA

POIS

10

ATIVIDADE 2 A RVORE DE POSSIBILIDADES: Contagem direta e o princpio multiplicativo Em quantas ordens diferentes 4 pessoas podem se sentar num sof de 4 lugares? Vamos ordenar a posio de cada uma das pessoas usando P1, P2, P3 e P4 para distingui-las. P2 P1 P3 P4 P1 P2 P3 P4 P1 P3 P2 P4 P1 P4 P2 P3 P4 P2 P4 P2 P3 P3 P4 P1 P4 P1 P3 P2 P4 P1 P4 P1 P2 P2 P3 P1 P3 P1 P2 P4 P3 P4 P2 P3 P2 P4 P3 P4 P1 P3 P1 P4 P2 P4 P1 P2 P1 P3 P2 P3 P1 P2 P1 P1 P2 P3 P4 P1 P2 P4 P3 P1 P3 P2 P4 P1 P3 P4 P2 P1 P4 P2 P3 P1 P4 P3 P2 P2 P1 P3 P4 P2 P1 P4 P3 P2 P3 P1 P4 P2 P3 P4 P1 P2 P4 P1 P3 P2 P4 P3 P1 P3 P1 P2 P4 P3 P1 P4 P2 P3 P2 P1 P4 P3 P2 P4 P1 P3 P4 P1 P2 P3 P4 P2 P1 P4 P1 P2 P3 P4 P1 P3 P2 P4 P2 P1 P3 P4 P2 P3 P1 P4 P3 P1 P2 P4 P3 P2 P1

P3

11

Para formar o diagrama acima, conhecido como rvore de possibilidades, tivemos que tomar as seguintes decises: Deciso 1 Escolher uma das quatro pessoas P1, P2, P3 ou P4 para ocupar o primeiro lugar no sof; Deciso 2 Escolher uma das trs pessoas restantes para ocupar o segundo lugar no sof; Deciso 3 Escolher uma das duas pessoas restantes para o terceiro lugar no sof; Deciso 4 ocupar o lugar no sof com a nica pessoa restante. Verificamos que podemos arrumar as pessoas nos lugares do sof de 24 maneiras distintas, j que podemos contar diretamente no diagrama as ordenaes conseguidas. Mas este processo trabalhoso; da observarmos que o uso do princpio multiplicativo mais eficaz, devemos ento organizar nossas idias com a finalidade de aplic-lo, assim temos: Organizao das nossas idias a deciso-1 pode ser tomada de 4 modos a deciso-2 pode ser tomada de 3 modos a deciso-3 pode ser tomada de 2 modos a deciso-4 pode ser tomada de 1 nico modo Aplicao do princpio multiplicativo deciso1 deciso2 deciso3 deciso4 4 3 2 1 = 24

12

PRINCPIO MULTIPLICATIVO " se uma ao (ou deciso) constituda de duas etapas sucessivas. Sendo que a primeira etapa pode ser realizada de n maneiras distintas. Para cada uma dessas possibilidades, a segunda etapa pode ser realizada de m maneiras distintas. Ento, o nmero de possibilidades de se efetuar a ao (ou deciso) completa dado por n m. Esse princpio pode ser generalizado para aes (ou decises) constitudas de mais de duas etapas sucessivas." Estabeleamos a seguinte notao: I - Para descrio das n sucessivas decises a serem tomadas::

d1 : a primeira deciso a ser tomada d2 : a segunda deciso a ser tomada


.. : .......................... dn : a n sima deciso a ser tomada. II - Contagem do nmero de maneiras que uma deciso pode ser tomada: # d1 : nmero de maneiras de tomar a deciso d1 # d2 : nmero de maneiras de tomar a deciso d2 ...... : . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . # dn : nmero de maneiras de tomar a deciso dn E da temos pelo enunciado do Princpio Multiplicativo que # d1 # d2 . . . # dn o nmero total de maneiras de tomar as n decises sucessivas nesta ordem.

13

ATIVIDADE 3 Lista de Exerccios 1) Considere os anagramas da palavra BRASIL. a) quantos so? b) quantos comeam por B? c) quantos comeam por vogal? d) quantos apresentam as letras BR juntas e nesta ordem? e) quantos apresentam as letras BR juntas, em qualquer ordem? 2) Com os algarismos 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9: a) quantos nmeros de trs algarismos distintos podemos formar? b) quantos nmeros de trs algarismos distintos so divisveis por 5? 3) Com os algarismos 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9: a) quantos nmeros de trs algarismos distintos podemos formar? b) quantos nmeros de trs algarismos distintos so divisveis por 5? 4) Dez caminhos conduzem ao cume de uma montanha. Qual o nmero de modos de que uma pessoa dispe para subir e descer usando: a) quaisquer dos caminhos? b) para descer, caminho distinto do caminho de subida?

14

ATIVIDADE EXTRA Lista de Exerccios 1) Alguns truques com palavras tambm envolvem matemtica. Veja: A M O M O O A M O R M O R O R R A M O R A M O R A O R A R A A

a) De quantas maneiras diferentes podemos obter as palavras AMO, AMOR e AMORA partindo sempre do A e indo para a direta e/ou para baixo? Como achar esses valores sem ter que contar diretamente as possibilidades? b) Voc gostaria de organizar estas palavras de outra forma? Qual ou quais?

2) Palndromo um nmero que, tanto da esquerda para a direita como da direita para a esquerda, tem a mesma leitura. a) D um exemplo de nmeros palndromos de 3 e de 4 algarismos. b) Quantos nmeros palndromos de 3 e de 4 algarismos existem no nosso sistema de numerao?

3) A escrita Braile para cegos um sistema de smbolos em que cada um dos caracteres formado por uma matriz de seis pontos, dos quais pelo menos um se destaca. Assim, por exemplo: A B

Qual o nmero mximo de caracteres distintos que podem ser representados nesse sistema de escrita?

15

16

17

18

19

20

Anlise Combinatria em Princpio: Princpio Multiplicativo Relatrio de Aplicao das Atividades: As atividades foram aplicadas nos dia 26 e 27 de outubro aos alunos da turma 2002, segundo ano do Ensino Mdio, horrio noturno, do Colgio Estadual Evangelina Porto da Motta, localizado no municpio de Duque de Caxias. Atividade 1 Esta atividade teve a participao ativa de todos os componentes dos grupos e atingiu plenamente os seus objetivos. Na etapa de verificao e correo dos resultados obtidos, os grupos que no conseguiram listar todas as "palavras" puderam localizar as suas falhas. Os alunos perceberam que ao escolher uma palavra com uma letra a mais que a palavra anterior, o nmero de anagramas aumenta muito: "e a se aumentar muito, como que a gente faz?", palavras dos alunos. Esta indagao nos remeteu ao lanamento da questo desta atividade (item 5) e distribuio da atividade seguinte. Atividade 2 A atividade teve a participao ativa dos alunos e atingiu os seus objetivos. A descrio da construo da rvore de possibilidades chamou a ateno dos alunos para a organizao na listagem das configuraes. O exemplo da rvore de possibilidades serviu para introduo do tema; para explor-lo melhor. Diante das dvidas que surgiam, tomamos o caminho de refazer a atividade 1, usando a construo das suas rvores de possibilidades, passo a passo com os alunos. S ento retornarmos ao exemplo. O Princpio Multiplicativo ficou melhor entendido a partir do desenvolvimento desta atividade, os alunos se consideram mais aptos na sua utilizao. Devemos observar que esta turma j estudara este tema. Assim, os alunos verificaram melhora na organizao das suas idias. Atravs do reconhecimento das decises a serem tomadas na construo da rvore de possibilidades, os eles puderam aplicar o Princpio Multiplicativo soluo de problemas, conforme atividade seguinte. Atividade 3 Os grupos produziram as suas solues da lista de exerccios e entregaram uma verso. Em geral os rascunhos continham algum esboo da rvore de possibilidades. Porm, os alunos relutaram em constru-la como parte de suas solues. Como este alunos j estudaram a "matria", desenvolvem as suas solues escritas na forma como anteriormente faziam: indicam a tomada de deciso usando o ponto de interrogao (?) e imediatamente em baixo deste escrevem o nmero de decises possveis de serem tomadas nesta etapa, repetem este procedimento para as outras etapas sucessivamente. Os exerccios extras podem fazer o intercmbio da Matemtica com outras Disciplinas ou atividades. Por sugesto da professora de Lngua Portuguesa Tereza Cristina, pedimos que os alunos lessem a questo nmero um desta atividade como quem l uma poesia, ou seja,

21

abrangendo todas as interpretaes que eles pudessem dar. At este momento, no tivemos retorno deste novo olhar sobre a atividade. Deixamos, ento, a sugesto de o professor distribuir aos seus companheiros de trabalho uma cpia destas atividades aqui apresentadas e/ou de outras para uma nova abordagem.

22

BIBLIOGRAFIA: [1] Iezzi, Gelson; e outros. Coleo Matemtica: cincia e aplicaes, volume-2, ensino mdio, 2 edio, So Paulo: Atual, 2004. Outros autores: Osvaldo Dolce, David Degenszajn, Roberto Prigo, Nilze de Almeida. [2] Smole, Ktia C. Stocco; Diniz, M. Ignez de S. Vieira. Matemtica Ensino Mdio, volume -2, 3 edio, So Paulo: Saraiva, 2003. [3] Barreto Filho, Benigno; Silva, Cludio Xavier da. Coleo Matemtica Aula por Aula, ensino mdio, volume-2, 1 edio, So Paulo: FTD, 2003. [4] Bianchini, Edwaldo; Paccola, Herval. Matemtica, ensino mdio, volume-2, 1 edio, So Paulo: Moderna, 2004. As publicaes acima esto includas no PNLEM 2006. [5] Morgado, A. C. Oliveira; e outros. Anlise Combinatria e Probabilidade, Coleo do Professor de Matemtica, SBM. Outros autores: Joo Bosco P. Carvalho, Paulo C. Pinto Carvalho, Pedro Fernandez. [6] Ministrio da Educao. Catlogo do PNLEM 2006. ME/SEB/FNDE, BrasliaD.F., 2004. Ministro da educao Tarso Genro.

Вам также может понравиться