Вы находитесь на странице: 1из 6

A escrita e os possveis tipos de erros Paulo C.

Goulart A escrita uma forma de expresso da linguagem que implica uma comunicao simblica com a ajuda de sinais variveis de acordo com a cultura da civilizao. Porm a escrita feita para ser vista e lida no intuito de transmitir uma histria, um fato, um sentimento, um pensamento, uma teoria...para si e para os outros lerem independente da ocasio. Assim acontece com nosso alfabeto e tantos outros, o Morse, o braile, os hologramas e tantas outras lingugens que possam passar por civilizaes. A escrita que encontramos na educao infantil e no ensino fundamental como devemos considerar em sua estrutura, em seus acertos ou erros? Devemos considerar apenas essas duas proposta? Considerando estudos da escrita infantil de Ajuriaguerra e colaboradores firmamos seus conceitos de forma que a escrita prxias e linguagem. Ela s possvel apartir de um dos movimentos, de uma atividade possvel destes em todas as direes do espao. Mas, de fato, ela uma gnose-prxis tanto na cpia quanto nas outras atividades escritas. A escrita, atividade convencional e codificada, o fruto de uma aquisio apartir de um certo grau de desenvolvimento intelectual, motor e efetivo, socializados em um determinando ambiente e de acordo com certas normas, os modos de expresso grfica permanecem, apesar de sua variabilidade, bastante fixos pela organizao geral do planejamento grfico e pela equivalncia dos instrumentos de inscrio. A escrita apresenta em nossa sociedade um desenvolvimento mensurvel pois ela funo, ppr um lado, de fatores maturativos, organofuncionais a partir dos quais a escrita se torna possvel e de uma aprendizagem escolar hierarquizada. Por isto, e apesar de seu carter arbitrrio, a escrita evoluiu segundo leis que se pode confrontar com as do desenvolvimento psicofisilgico geral. Os problemas da escrita so analisados a partir de exames grafomtricos e psicolgicos a fim de colocar em evidncia os mecanismos da organizao grfica. Os mtodos de reeducao se baseiam nas pesquisas precedentes, tanto genticas quanto patolgicas. O julgamento de qualidade obtido, efetivamente, pela combinao de cinco notaes, relativas a: 1- a regularidade de inclinao das letras, 2- a qualidade do trao, 3- a retitude das linhas , 4- a formao das letras, 5- o bom espaamento das letras e das palavras.

As Trs Grandes Etapas do Desenvolvimento As trs grandes etapas que vamos distinguir se definem com relao a este ideal

caligrfico, se criana estiver abaixo dele, se o atinge ou se ultrapassa. A anlise que damos a seguir vlida para as crianas que seguem uma escolaridade primria normal; porm supe-se que a evoluo assuma um ritmo e modalidade que variam de acordo com a presso exercida sobre a criana pelo ideal caligrfico. - A Fase pr- caligrfica - A Fase caligrfica Infantil- No se deve tomar este termo ao p da letra. rarssimo que uma criana de 10 anos produza uma escrita de manual. Por outro lado , comum que, superadas as inabilidades graves a escrita se abrande, se encadeie , se regularize ; a criana produz, quase com algumas modificaes de propores, as formas das letras impostas pela caligrafia . - A Fase ps- caligrfica AS Freqncias de Aparecimento de Diferentes Aspectos Grficos nas Diferentes Idades; O poder discriminativo gentico dos diferentes itens apresenta-se , pois, muito varivel. Calculamos este valor, grosso modo, efetuando para cada item a diferena: total das porcentagens de 6 e 7 anos menos total das porcentagens de 10 e 11 anos, para os dois sexos considerados conjuntamente. Pode-se atribuir este fato a trs ordens de causas: 1- O Aspecto grfico 2- Critrios de Atribuio 3- Coleta das Escritas Freqncia de 38 componentes evidenciados na escrita : Escrita em superfcies Letra gorda Ausncia de Movimento Letra M e N escolares Cortes de t P escolares A em duas partes D, g, q em duas partes Maisculas escolares Pontos de Juno Aderncias Espaos irregulares entre as linhas Zonas mal diferenciadas Hastes descendentes refeitas Letras recortadas Texto sujo Curvaturas Interrupes

Mau contorno das voltas exteriores Letra tremida Trao vacilante Movimentos Bruscos Coliso Linhas partidas Linhas flutuantes Linhas descendentes Palavras danando na linha Irregularidade de dimenso Irregularidade de dimenso

Primeiras Concluses sobre o desenvolvimento da Escrita: A primeira se estende sobre o primeiro ano de aprendizagem, entre os 6 e os 7 anos. O ritmo de progresso ento muito rpido. O desenvolvimento se reflete sobretudo na eliminao das principais dificuldades motoras, de firmeza e manuseio do instrumento de escrita. Entre o perodo de 6 e 7 anos, v-se que desaparece sobretudo a letra tremida e as interrupes , os consertos de hastes retas centrpetas, o aspecto geral vacilante e incerto do traado. Trata-se a de aspectos muito primitivos do grafismo infantil, que testemunham a falta do controle motor. Os itens que no apresentam progresso , ou s pouco, durante esta primeira fase do desenvolvimento dizem respeito a organizao geral, linhas flutuantes , palavras danando na linha, texto sujo , certos aspectos da caligrafia infantil tais como p, t, m ou n escolares , aparncias infantis e ausncia de movimento ( os retoques de letras demonstrando tanto preocupao de aplicao quanto dificuldades motoras ) ou de manifestaes mais sutis de dificuldades motoras, que s sero reduzidas muito mais tarde ( mau contorno das voltas exteriores, arqueamentos, irregularidade de dimenso e de direo e mau controle da progresso grfica marcada por movimentos bruscos e coliso). A criana se instala no que chamamos a caligrafia infantil que, evidentemente, est bem longe da caligrafia dos manuais. Ela se esfora, segundo os conselhos que geralmente lhe so dados, moldar sua letra: o que explica o modo de terminar cuidadosamente as letras, arredondadas e bem fechadas, a aplicao em fazer hastes bem retas, a justaposio das letras encadeadas simplesmente ou agrupadas, o esforo para regularizar a dimenso e a direo, mas sem movimento do conjunto do grafismo.

O Sexo e a Escrita: Observamos que os dados crticos so, geralmente, mais elevados entre as meninas, e que duas interpretaes so possveis; ou por razes tcnicas fortuitas, as escalas apreciam melhor o desenvolvimento de sua escrita; ou ento este desenvolvimento realmente mais evidente. Pode-se notar, consultando as aferies, que isto provm, sobretudo, do fato que as disperses entre- idades so, quase constantemente, maiores entre os meninos: h por exemplo, muito mais diferenas com relao nota EM entre os meninos de 6 anos, do que entre as meninas da mesma idade. A menina normal tem tendncia a escrever como o menino que escreve bem e est situado no primeiro quartil de sua idade e de seu sexo. Reciprocamente, o menino normal escreve como a menina que escreve mal e est situada no terceiro quartil de sua idade e de seu sexo.

De acordo com as zonas de idades e as escalas, as meninas esto com um adiantamento de seis meses a um ano sobre os meninos.O desvio corresponde, algumas vezes ao de uma classe inteira: sempre no que diz respeito E global, as meninas do CE2 escrevem to bem quanto os meninos do CM1 ; as meninas do CM1 um pouco melhor do que os meninos do CM2. Pode-se constatar, assim, que a maior parte da pesquisa d vantagem aos meninos, contra os das meninas. Existe uma diferena gentica , onde, os melhores do ponto de vista gentico, os que exprimem melhor o nvel de desenvolvimento da escrita, do mais vantagens s meninas. Trata-se pois de precocidade com relao aos meninos e no de uma diferena qualitativa no gentica. muito pouco provvel que se trate de um efeito de amostragem. Trata-se certamente, de um fenmeno real. As hipteses seguintes podem ser consideradas: - A superioridade das meninas seria baseada em um desenvolvimento mais precoce da psicomotricidade geral. - Ela seria baseada em uma superioridade no campo da motricidade manual fina. - A escrita sendo linguagem escrita, a superioridade das meninas participaria de sua superioridade verbal, geralmente admitida como dizendo respeito linguagem oral. CONCLUSES : Conclumos, que o desenvolvimento do grafismo comporta, entre os 6 e os 11 anos, trs grandes etapas: primeiro ano ( entre 6 e 7 anos ), em que as dificuldades motoras so importantes e marcam fortemente o grafismo: o que chamamos a fase prcaligrfica. Depois, durante uma segunda etapa, a criana atinge uma espcie de equilbrio grfico geral, marcado por um relativo domnio do gesto, a eliminao das principais dificuldades motoras e a caligrafia infantil.Uma terceira etapa, aps os 10 anos, v vacilar este equilbrio ( fase ps-caligrfica ).

Componentes de Incapacidade Motora : So os que do testemunho, mais diretamente, da falta de domnio no manuseio do instrumento. Assim, nas escritas de crianas de 6-7 anos, ou de disgrficos, observamse numerosas interrupes das letras. As curvas no so executadas com um movimento desembaraado e contnuo, com de um adulto apto. Componentes de Esforo : Tolhida entre suas dificuldades motoras e as sujeies do ato de escrever (sobretudo as exigncias do professor!) a criana se acha em situao de conflito enquanto no atinge um domnio suficiente , o que requer, geralmente, diversos meses, at mesmo vrios anos. Os efeitos deste esforo podem ser benficos; mas so tambm, muitas vezes, prejudiciais: pois o esforo se traduz na crispao, expresso motora de uma ansiedade que pode ir at a repulsa pela escola. Ela deixa sua marca na escrita, por exemplo, no esmagamento do trao , nas correes e repeties , na presso forte, na letra tremida, etc. Componentes de Economia :

Encontram-se numerosos testemunhos disto na escrita das crianas que tentam escapar do conflito: atrofias ( letras muito pequenas, mal talhadas ), fraco adiantamento das letras exteriores, letras redondas mal fechadas, etc. Componentes Caligrficos : Levando em conta os problemas motores, o conflito produzido por sua confrontao com os obstculos grficos, e as diversas tentativas de resoluo deste conflito, um fato muito real que a criana aprende a escrever. Durante o perodo de 6 aos 11 anos, a escrita se libera progressivamente dos tremores , das interrupes, das correes e retomadas de trao, das deformaes que lhe impe a pouca firmeza e o mau manejo do instrumento com que se escreve. Toda Histria da gnese da escrita a da construo progressivas de verdadeiras estruturas grficas espao-temporais. Ela marcada por tempos fortes, isto , por slabas ou palavras acentuadas que contrastam com fonemas mudos ou quase mudos cuja durao marca sozinha a existncia. Seria necessrio retornar a aprimorar este estudo, colocando em evidncia as leis da ligao e a maneira com que orientam a gnese do grafismo; paralelamente , seria necessrio poder compreender de maneira mais sutil os fatores de construo das unidades grficas ; quais so os problemas de ligao mais usuais, quais so a dimenso e a estrutura ideal de uma unidade grfica , e que solues so encontradas espontaneamente para estes problemas ao longo da gnese.

Fatores do Desenvolvimento : O Desenvolvimento da Motricidade: O desenvolvimento psicomotor da criana , sem nenhuma dvida, a base essencial do desenvolvimento da escrita. O primeiro nvel o desenvolvimento geral, que cobre o conjunto das regulaes tnico- posturais e das coordenaes cinticas. A escrita implica uma imobilizao e um sustento tnico geral tanto mais cmodo e adaptado a seu objetivo quanto mais a motricidade geral evoluda. O segundo nvel, o do desenvolvimento das atividades digitais finas, particularmente importantes no caso da escrita. O desenvolvimento psicomotor pois, a base, ou melhor, a condio essencial do desenvolvimento da escrita. Desenvolvimento Geral da Criana : O desenvolvimento mental um dos fatores do desenvolvimento da escrita. A escrita uma disciplina escolar de base, e que o nvel de sua evoluo tem como primeira condio a prpria carreira escolar. Desenvolvimento da Linguagem e os Fatores de Estruturao Tempo-Espacial : O texto escrito linguagem escrita; sua facilidade leva a marcar do nvel geral de

evoluo no domnio da linguagem. De modo particular, escrevemos muito mais letras por letra dos conjuntos cuja estrutura no dada de improviso, voltando, assim, a uma das caractersticas essenciais do grafismo infantil, a justaposio. As Exigncias da situao e do meio No se trata somente de exerccios de escrita previstos nos programas, mas de todas as ocasies de escrever que encontra a criana , atravs das quais a atividade grfica se coordena, se organiza, se precisa, se afirma. O problema evidentemente difcil , mas estimulante, se pensarmos que ele se inscreve no espao da velha controvrsia maturao- exerccio . pouco duvidoso que muito das variaes de estilo observveis entre escritas de crianas da mesma idade derivem de diferenas de estilo motor, diferenas em que o estado tnico Representa ele prprio, sem dvida, um papel central.

FINAL : Hoje nossas crianas usam a escrita com ferramenta da construo escrita que se passam desapercebida em suas caractersticas tpicas, que levam ao conhecimento e a evoluo da linguagem escrita na formao do ensino fundamental. Na estruturao, formao, combinao de palavras. Bem como na formao, complementao sequencializao e combinao de frases expressam mensagem simples s mais complexas. No uso de certas categorias das palavras definida pela nossa gramtica a usamos mediante sua concordncia nominal ou verbal. Portanto constatamos acertos com o uso da palavra que combine a complementao da idia da linguagem escrita. Ento, no apenas a palavra, a concordncia, bem como a coordenao grafomotora mas possibilita a compreenso pela leitura da mensagem. Portanto, devemos considerar a forma, o tamanho, a angulao, o traado, a direo do movimento cintico, a relao espacial das letras medianas, das ascendentes e das descendentes que estabelecem a forma de nossa linguagem escrita que possibilitam a compreenso da mensagem somada a sntase. Nem sempre deparamos com essa situao por possveis obstculos inerente a cada criana. Observando os mais freqentes, como: falta do movimento de pina adequado, mau hbito quanto postura de assentar, dificuldade da coordenao motora dos movimentos finos bem como dos membros superiores e sua relao com o corpo, a dificuldade perceptual visual, a tenso muscular exagerado associados a cinsenesias e vrios outros. Para melhor ajustarmos o desempenho da coordenao grafomotora podemos sugerir exerccios: no caderno de pauta dupla, no caderno quadriculado de 5mm, na exercitao da pulso seguindo formas, no enfiar diferentes tipos de linha, na construo de figuras com barbante e outros

Вам также может понравиться