Вы находитесь на странице: 1из 8

INFNCIA E ADOLESCNCIA A Histrica Construo de Seus Direitos no Brasil

Marco Aurelio Romar

A infncia e adolescncia no so meramente acontecimentos ou fenmenos naturais e biolgicos que se iniciam no nascimento e se prolongam at a juventude e so limtrofes da vida adulta. Mas sim so fenmenos histricos e sociais construdos ao longo do tempo e em cada sociedade, e ainda que, possui suas especificidades e construes tambm sociais e histricas prprias a elas. No Brasil hoje, por fora das legislaes Lei No. 8069/90 Estatuto da Criana e do Adolescente, consideramos criana a pessoa at 12 anos incompletos e adolescentes aqueles at 18 anos tambm incompletos. J a Constituio federal afirma de forma clara e perene essa condio especial da vida quando assegura entre outros direitos que: (...) Art. 227 - dever da famlia, da sociedade e do Estado
assegurar criana, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito vida, sade, alimentao, educao, ao lazer, profissionalizao, cultura, dignidade, ao respeito, liberdade e convivncia familiar e comunitria, alm de coloc-los a salvo de toda forma de negligncia, discriminao, explorao, violncia, crueldade e opresso. (Redao dada Pela Emenda Constitucional n 65, de 2010).

Logo est explicitado nos princpios legais de forma basilar a especificidade do que ser criana, adolescente ou jovem no Estado Brasileiro hoje. Entretanto essa classificao no vigorava num passado prximo, antes das legislaes citadas, que assim as determinou. Historicamente, ao longo do tempo, essas classificaes formais no existiam e as crianas ou adolescentes eram consideradas adultos em miniaturas, no sendo sujeito de direitos como hoje. Logo o conceito de Criana e Adolescente foi uma construo histrica e social na sociedade brasileira.

Naturalmente, em nossa sociedade, vemos na infncia e adolescncia o ciclo de brincadeiras, ir escola, sonhar, jogar. Isso no comum, ainda nos dias de hoje, nem mesmo em nossa prpria Sociedade. Em alguns estados brasileiros grande o ndice de trabalho infantil, crianas nas ruas mendigando, sendo exploradas economicamente e sexualmente atravs da
1

Assistente Social, Ps-Graduado em Violncia Domstica Contra Crianas e Adolescentes pela FASE/ES, Estatutrio do DEGASE Departamento Geral de Aes Socioeducativas desde 1998.

prostituio infantil, so apenas alguns exemplos, privando-as desta forma e negando a vrias crianas brasileiras esses direitos fundamentais garantidos em lei. Pensar que as crianas necessitam de cuidados, proteo, e ainda, tem o direito a brincar, sade, educao, sade, ao lazer, dentre outros, nos leva a crer que esta forma de pensar a criana e o adolescente universal, coletiva e mundial, muito natural, e um tratamento concedido de forma geral a todas as crianas, adolescentes e jovens em todo o mundo, o que no verdade. Ver a criana, o adolescente e o jovem sujeito destes direitos uma forma historicamente datada e condicionada de sentir a condio infantil, a adolescncia e a juventude no Brasil. Essa construo histrica e societria da infncia e adolescncia tem incio no Brasil no perodo compreendido entre o descobrimento, e, at 1900, teve caractersticas assistenciais. Em 1543, com a fundao da primeira Santa Casa da Misericrdia, na Capitania de So Vicente - Vila de Santos - comea a se desenhar um esboo de polticas sociais de atendimento s crianas no Brasil, e no seu bojo a primeira iniciativa. Apesar de atuar com os doentes, os sem condies financeiras, as crianas desprovidas, os rfos, os desvalidos, e os rejeitados, eram tambm atendidos. Foi criado o sistema de Rodas trazido da Europa no sculo XVIII. Ela tinha o objetivo de receber e amparar as crianas, bastardas, desprovidas e rejeitadas, sendo que sua estrutura fsica favorecia o anonimato. Reconhecia assim o Estado, que cuidava de suas crianas, entretanto, repassando o manejo caridade atravs das Santas Casas de Misericrdia. Neste perodo o ensino tornou-se obrigatrio, e foi regulamentado em 1854, entretanto, no sendo universal, pois exclua os escravos bem como crianas que apresentavam problemas de sade e doenas contagiosas, o que era comum poca. Em 1871, outra iniciativa tratou das crianas, escravos especificamente, com a promulgao da Lei do Ventre Livre, que tornava livres todos os filhos de escravas nascidos a partir desta lei. O trabalho infantil somente foi regulamentado no Brasil em 1891, pelo Decreto No. 1313, que fixava a idade mnima para o trabalho da criana em 12 anos. H muitas notcias que era francamente descumprido e grassava o trabalho infantil.

No perodo Republicano, compreendido entre 1900 1930, as lutas sociais foram marcantes. Com o nascimento das lutas do proletariado emergente e com a criao do Comit de Defesa Proletria em 1917 durante a grande greve, a reivindicao da proibio do trabalho de menores de 14 anos e do trabalho noturno de menores de 18 anos e mulheres foi um marco na proteo

das crianas e adolescentes trabalhadores, regulamentao, ainda que embrionria, do mesmo.

uma

tentativa

de

Na Amrica Latina foi criado o primeiro Juizado de Menores, em 1927, e foi promulgada a primeira legislao afeta populao menor de 18 anos o Cdigo de Menores. Essa legislao acabou com a Roda dos Expostos das Santas Casas de Misericrdia, e ficou conhecida como Cdigo Mello Mattos em homenagem ao Iminente Juiz Mello Mattos, seu primeiro Juiz. A principal caracterstica desta Lei era que no abarcava todas as crianas, mas to somente aquelas consideradas em Situao Irregular e definia a quem se destinava, claramente, em seu 1. Artigo:
"O menor, de um ou outro sexo, abandonado ou delinquente, que tiver menos de 18 annos de idade, ser submettido pela autoridade competente s medidas de assistencia e proteco contidas neste Codigo." (grafia original) Cdigo de Menores - Decreto N. 17.943 A de 12 de outubro de 1927.

O referido Cdigo de menores, empoderava em excesso a figura do Juiz, que a seu julgamento e, de acordo com suas convices ticas, aplicava-o, decidindo assim de forma pessoal e nica, o destino de crianas e adolescentes. O Cdigo de Menores regulamentava as questes de ptrio poder, delinquncia, liberdade vigiada, e ainda o trabalho infantil. Pretendia assim, estabelecer tratativas claras sobre o manejo da juventude e infncia excludas. No Estado Novo, perodo que perdurou entre 1934 e 1945, consolidou-se um estado autoritrio, que fazia das polticas sociais o grande instrumento incorporador das populaes de trabalhadores urbanos ao projeto nacional do perodo. Marcado pela derrubada das grandes oligarquias rurais que detinham o poder poltico, tambm incorpora novos avanos aos direitos das crianas e adolescentes e a sua poltica de atendimento. O Estado Novo ficou marcado socialmente com a implantao de todo um aparato executor das polticas sociais no Brasil. Dentre estas polticas merecem destaque, a legislao trabalhista, a obrigatoriedade do ensino, e ainda a cobertura previdenciria, ainda que no universal, restrita somente aos trabalhadores com carteira de trabalho assinada. Nesse perodo autoritrio, precisamente em 1942, criado o SAM Servio de Assistncia ao Menor, com uma ideologia repressiva-correcional, equiparavase a um Sistema Penitencirio para menores. Nesse Sistema o atendimento era baseado na diferena entre o adolescente em conflito com a lei, o menor infrator, na poca, e o menor abandonado, carente, desvalido. A Situao Irregular determinava o destino da criana/adolescente, os autores de atos

infracionais eram colocados nas chamadas Casas de Correo", ou Reformatrios sempre em regime de Internato. Os adolescentes carentes, abandonados ou desvalidos eram colocados em escolas de aprendizagem de ofcios urbanos e Patronatos Agrcolas. Nessa poca surgiram ainda alguns rgos federais, sempre sob o vis assistencialista, e sempre atrelado figura da Primeira-Dama, com o objetivo de dar ateno e um pretenso atendimento ao adolescente e as crianas. Surgiram ento: LBA Legio Brasileira de Assistncia criada por Darcy Vargas era voltada originariamente para o atendimento as crianas e adolescentes rfos de guerra, teve depois, seu atendimento expandido, pela extrema demanda; Casa do Pequeno Jornaleiro prestava apoio assistencial e socioeducativo baseado no trabalho informal e ao apoio aos jovens de baixa renda; Casa do Pequeno Lavrador para filhos de lavradores, proporcionava assistncia e aprendizagem rural; Casa do Pequeno Trabalhador - atendia adolescentes urbanos e de baixa renda atravs de programas de capacitao e encaminhamento ao trabalho; Casa das Meninas sua finalidade era atender adolescentes do sexo feminino com problemas de conduta atravs de apoio assistencial e socioeducativo.

Com a deposio do Presidente Vargas, em 1945, e a promulgao de uma nova Constituio Federal em 1946, tem incio o processo de redemocratizao no Brasil. Retornam as instituies democrticas, temos de volta a independncia dos trs poderes, o pluripartidarismo, a eleio direta para presidente, tm-se o fim da censura e da pena de morte, alm da liberdade sindical e o direito de greve assegurado. Nesta poca, precisamente em 1950, novos avanos acontecem na rea da Infncia e adolescncia. Em alguns estados do nordeste do pas, inicia-se um projeto de atendimento e proteo sade das gestantes e das crianas, por iniciativa do UNICEF, que inaugura nesse ano, em Joo Pessoa na Paraba, seu primeiro escritrio no Brasil. Ainda nessa poca duas questes polarizavam-se com relao s polticas sociais. Nas referentes organizao popular relativa populao de baixa renda, o aprofundamento das conquistas sociais e nas comunidades a organizao e o controle de sua mobilizao.

Comea uma mudana na avaliao do SAM, que considerado pela populao como Universidade do Crime. A opinio pblica no considera mais ser esse, o atendimento ideal, pelo seu carter repressivo e desumanizante. Buscam-se novas alternativas. Com o Golpe Militar, em 1964, institui-se no Brasil a Ditadura Militar. Houve com isso, a interrupo de 20 anos de relativa liberdade e interrompe a democracia no Brasil. Algumas das medidas adotadas pelo novo regime promoveram punies, excluses e marginalizao poltica, bem como, recuo na rea dos direitos sociais. Restrio liberdade de expresso e opinio. Atravs de atos institucionais e com a promulgao de uma nova Constituio em 1967 que legitimava os mesmos e dava legitimidade jurdica a toda essa espcie de violao de direitos. A viso da Ditadura Militar com relao infncia e a adolescncia fica bem clarificada, e pode ser constatada ao se observar dois documentos referentes rea da poca. Na Lei que reformulou o Cdigo de menores de 1927 (Lei No. 6697 de 10/10/79), e na Lei de Criao da FUNABEM Fundao Nacional de Bem Estar do Menor (Lei No. 4513 de 01/12/1964), rgo que vem para substituir o SAM Servio de Assistncia ao Menor. A FUNABEM foi instituda para ser a grande executora da assistncia infncia e adolescncia no Brasil. Tem sua interveno, tanto na poltica para os infratores, quanto para abandonados e carentes, focada na internao. Apesar tambm do objetivo de implantar, depois de formular, a Poltica Nacional do Bem Estar do Menor, herdou do SAM, seus prdios, pessoal e tambm por isso, a cultura organizacional e suas mazelas e modus operandi no resolutivo. Em meados da dcada de 70, a Academia parece acordar para a temtica da infncia e adolescncia. Em plena ditadura militar, ela traz o tema para dentro de seus muros e comeam importantes estudos e pesquisas para entender das questes como crianas de rua e a delinquncia juvenil. So publicados importantes trabalhos acadmicos, seminais para o entendimento sobre o tema. Com a abertura poltica e a nova redemocratizao na dcada de 1980, promulgamos a Constituio Federal de 1988, chamada de a Constituio Cidad, e como tal, representou para a infncia e adolescncia brasileiras, decisivas e importantes conquistas, bem como para os movimentos sociais que se dedicavam a to importante fase da vida. Podemos afirmar, com a mais absoluta certeza, que a constituio federal de 1988 construiu as bases para o ECA Estatuto da criana e do Adolescente, alm de avanos na rea social, por introduzir novos modelos de gesto das polticas sociais contando com a

participao ativa das comunidades atravs dos conselhos consultivos e deliberativos por ela criados. Apesar de ainda haver diviso na poca da Assembleia Nacional Constituinte, entre os Menoristas que defendiam o Cdigo de Menores (Doutrina da Situao Irregular) e os Estatutistas (Doutrina da Proteo Integral), os Estatutistas eram articulados e defendiam sua implantao com amplos e novos direitos crianas e adolescentes, comeando pelo direito de serem sujeitos de direitos e contar com a proteo integral do Estado. O tema Criana e Adolescente finalmente concretizou-se no Art. 227 desta Constituio Cidad de 1988, que trouxe nele incorporado conceitos, contedos e diretrizes oriundos da doutrina da proteo integral emanadas das normativas internacionais para a populao infanto-juvenil brasileiras. O Art. 227 da CF de 1988 garante s crianas e adolescentes brasileiras, direitos fundamentais como o direito integridade fsica, psicolgica e moral, desenvolvimento social, pessoal e sobrevivncia, bem como proteo especial, por dispositivos legais diferenciados que os protegem contra a crueldade, opresso, explorao, violncia, maus tratos e ainda contra a negligncia. Assim, com a representao importante de trs grandes grupos: Tcnicos dos rgos Governamentais (principalmente funcionrios da prpria FUNABEM), dos Juristas (especialmente Membros do Ministrio Pblico), e dos movimentos da Sociedade Civil, como o MNMMR movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua, movimento surgido em So Bernardo do Campo SP, em 1985, bem como a Pastoral da Criana, representada pela CNBB Conferncia Nacional dos Bispos do Brasil, com forte militncia dos movimentos sociais da Igreja Catlica Brasileira, formou-se a Comisso de Redao do ECA Estatuto da Criana e do Adolescente, contando ainda com a valorosa contribuio do Prof. Antnio Carlos Gomes da Costa. Com a promulgao da Lei 8.069/1990 o ECA Estatuto da criana e do adolescente, o Brasil ganhou, sem dvida, a mais moderna legislao que versa sobre a infncia e adolescncia no mundo. Uma legislao de Direitos Humanos que abarca o mais moderno em relao a tratativas internacionais sobre esta fase da vida. Nele esto assegurados direitos e garantias para o desenvolvimento da infncia e adolescncia de forma nica. Ele altera radicalmente as intervenes arbitrrias do Estado na vida de crianas e adolescentes brasileiras. Sua implantao integral ainda um desafio e envolve as esferas governamentais e no governamentais tendo a participao expressiva de organizaes do Terceiro Setor nas polticas sociais para a infncia e adolescente, fruto do Neoliberalismo, na tentativa de diminuir as desigualdades sociais, econmicas e regionais no Brasil. Seguimos tentando fazer com que o ECA- Estatuto da Criana e do Adolescente cumpra sua funo de proteo integral.

Assim, examinando a histria minuciosamente, vimos como a construo de nossa infncia e adolescncia se deu ao longo do tempo, de que forma isso se deu, e como alcanamos avanos. Como dissemos as representaes da Infncia e Adolescncia so nicas e peculiares em cada sociedade e ao longo do tempo. Entretanto na sociedade brasileira, cuja formao esmiuamos, ainda podemos progredir mais. Ainda h um longo caminho at se atingir um Estado de garantia plena em direitos, tendo mecanismos de garantias operantes e instituies slidas. Mas avanamos. Atravessamos o autoritarismo, permanecemos na luta pelos direitos humanos e ainda lutamos. A prpria Lei do SINASE Lei No. 12.594/12 que institui o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) e regulamenta a execuo das medidas destinadas a adolescente que pratique ato infracional, prova disso. Seguimos acreditando que possvel melhorar, acreditando que possvel construir um mundo melhor e uma sociedade mais justa e humana para todos. E temos obstinao e perseverana para isso. J demonstramos.

Bibliografia: 1)COSTA, Antnio Carlos Gomes. possvel mudar: a criana, o adolescente e a famlia na poltica social do municpio. Editora Malheiros, 1993.

2)COSTA, Antnio Carlos Gomes. De menor a cidado: Notas para uma histria do novo direito da infncia e juventude no Brasil. Editora do Senado, 1993. 3)DEL PRIORE, Mary. Histria das Crianas no Brasil. Editora Contexto, 1999.

4)FALEIROS Vicente de Paula, Polticas Para a Infncia e Adolescncia e Desenvolvimento. IPEA Polticas Sociais - Acompanhamento e Anlise | 11 | ago. 2005.

Direitos Autorais sob Licena da Creative Commons Brasil

Вам также может понравиться