Вы находитесь на странице: 1из 5

Escaravelho da palmeira (Rhynchophorus ferrugineus Olivier). Aspectos gerais relacionados com o seu combate.

Celestino Soares Direco Regional de Agricultura e Pescas do Algarve

ANTECEDENTES A praga Rhynchophorus ferrugineus (Olivier) vulgarmente designada no Algarve por Escaravelhoda-palmeira um coleptero da famlia dos curculiondeos, com origem tropical (sia e Ocenia). A sua expanso iniciou-se nas dcadas de oitenta e noventa, pelo Mdio Oriente (Arbia Saudita e Iro) e Norte de frica (Egipto), depois pela Europa: primeiramente em Espanha (1995) e mais recentemente noutros pases da Orla Mediterrnica (Chipre, Frana, Grcia, Itlia, Portugal, etc.). A sua disseminao est associada importao de palmeiras. Em Portugal esta praga foi assinalada pela primeira vez na Regio do Algarve, em finais de Agosto de 2007, a infestar uma planta de P. canariensis, localizada em Vale Parra, freguesia da Guia, concelho de Albufeira. Posteriormente, a praga foi assinalada noutras zonas do Pas (Lisboa e Vale do Tejo, Centro e Regio Autnoma da Madeira). uma espcie prejudicial que afecta os vegetais da famlia das palmeiras, em particular a palmeira das Canrias (Phoenix canariensis) e menos frequentemente, a tamareira (P. dactylifera) e Washingtonia sp. Face sua nocividade, a UE considerou esta praga de luta obrigatria, tendo aprovado a deciso 2007/365/CE, que estabeleceu medidas de emergncia contra a introduo e propagao de R. ferrugineus na comunidade (com alteraes por Deciso da Comisso, de 17 de Agosto de 2010, actualizando as espcies sensveis, bem como as medidas que devem ser tomadas quando se detecta este inimigo) (Anexo I).

MORFOLOGIA E BIOECOLOGIA O ciclo de vida composto pelos estados de ovo, larva, pupa e adulto, com morfologia distinta, podendo coexistir todos em simultneo. O ovo difcil de observar, caracteriza-se por apresentar forma oval, de cor esbranquiada a amarelada, brilhante, macio e mede 1 a 3 mm de comprimento. A fmea pe em mdia 300 a 400 ovos, deposita-os isoladamente nos tecidos mais brandos, em geral nas feridas das plantas sensveis, utilizando mesmo o rostro para perfurar os locais para efectuar a postura. A larva esbranquiada, tomando uma colorao amarelo escura (ocre) medida que vai crescendo. A cabea castanha escura, com mandbulas fortes, corpo segmentado, no possuindo patas (poda). No final do desenvolvimento mede cerca de 50 mm (Fig. 1). A pupa tem colorao varivel que vai escurecendo com a pupao (entre o branco e castanho claro) (Fig. 2). Encontra-se protegida por um casulo oval constitudo por fibras entrelaadas (Fig. 3), cujo comprimento pode variar entre 40 a 60 mm. O adulto apresenta uma colorao vermelho-acastanhada, com um rosto longo (tpico dos curculiondeos), litros estriados longitudinalmente a preto, podendo apresentar um nmero varivel de manchas pretas no trax. O seu comprimento pode variar entre 16 a 42 mm (Fig.4). Apresenta dimorfismo sexual, o macho tem tufos de sedas no rostro e ltimo esternito em forma semi-circular (nas fmeas pontiagudo). capaz de se deslocar em voos de grandes distncias (3 a 5 km), apresentando na zona afectada um comportamento bastante sedentrio. Tem actividade diurna.

Fig. 1 Larva de Rhynchophorus ferrugineus.

Fig. 2 Pupa de Rhynchophorus ferrugineus

Fig. 3 Casulo de Rhynchophorus ferrugineus.

Fig. 2 Adulto de Rhynchophorus ferrugineus

As larvas eclodem dois a cinco dias aps as posturas. Alimentam-se no interior das palmeiras durante um a trs meses, formando galerias e cavidades nos tecidos da planta. A fase de pupa dura duas a trs semanas. Aps a emergncia, os adultos acasalam, podendo permanecer na planta ou voar para colonizar outra palmeira. A durao do ciclo de vida de cerca de trs a cinco meses, dependendo essencialmente da temperatura. Pode ter at 4 geraes anuais. Numa mesma palmeira podem coexistir nas diferentes fases cerca de mil indivduos. As fmeas saem das palmeiras j fecundadas, prontas a colonizar novos hospedeiros. Os adultos tm uma capacidade de voo que pode ir de trs a cinco 5 Km. Na deslocao seguem o rasto dos atractivos alimentares, libertados pelas palmeiras, que so transportados pelo vento. SINTOMAS Os aspectos sintomatolgicos so devidos actividade alimentar das larvas nos tecidos do hospedeiro. Estes s podero ser visveis, aps trs meses, at mais de um ano, desde o incio da infestao. Considerando as caractersticas deste insecto (desenvolvimento no interior da planta) e as do prprio hospedeiro (porte de grandes dimenses, forma de conduo, etc), numa fase inicial no fcil detectar sintomas e os mesmos dependem do local por onde se deu a infestao inicial (coroa, ou diferentes partes do espique): - Infestao com origem na coroa: podero observar-se nas folhas mais jovens, parte dos fololos comidos, formando aberturas caractersticas (em forma de V ou truncadas quando a afectao se d na extremidades dos mesmos Fig. 5 e 6). Numa fase mais avanada, os fololos centrais apresentam um aspecto decado, desprendendo-se com facilidade. Numa fase final, a parte central da planta destaca-se e pode mesmo cair com a aco do vento (Fig. 7 e 8); - Infestao com origem na base do espique: nesta situao a planta no manifesta sintomas visveis, podendo cair quando o suporte vegetal do espique deixar de ter capacidade para a suportar. Existem outros aspectos associados aco desta praga que podero contribuir para detectar a sua presena: - Rudo produzido pela actividade alimentar das larvas, em especial quando as populaes no interior da planta so muito elevadas; - Presena de odor caracterstico, resultado da putrefaco dos tecidos internos da planta; - Presena de exsudao viscosa junto aos orifcios de sada das larvas e restos de fibras associados fase de pupao.

Fig. 5 Sintomas da actividade alimentar das larvas de Rhynchophorus ferrugineus (em forma de V).

Fig. 6 Sintomas da actividade alimentar das larvas de Rhynchophorus ferrugineus (na extremidade das folhas truncadas).

Fig. 7 Aspecto de sintomas iniciais com decaimento das folhas pela aco do Rhynchophorus ferrugineus.

Fig. 8 Aspecto em pormenor da parte central da coroa da palmeira afectada pelo Rhynchophorus ferrugineus.

ESTRATGIA DE LUTA A estratgia a implementar contra este inimigo, dever basear-se na integrao dos diferentes meios de combate disponveis, tendo sempre presente que a mesma s poder ter sucesso se o incio das medidas for tomado antes do pice vegetativo ter sido afectado. Assim, a nvel prtico recomenda-se o seguinte: Medidas indirectas: o Evitar todo o tipo de feridas, uma vez que as leses propiciam os ataques. Neste sentido no recomendvel realizar podas nos meses de maior actividade da praga, limitando-as ao perodo mais frio do ano (Dezembro a Fevereiro); recomendvel aplicar uma pasta cicatrizante com aco fungicida e insecticida nos cortes que se efectuem; Evitar a realizao de novas plantaes nas zonas afectadas, com as espcies susceptveis praga, em especial P. canariensis e P. dactylifera. Plantas sem sintomas em zonas afectadas realizao de tratamentos preventivos, com pulverizaes alternadas, com periodicidade, a variar desde 45 a 30 dias, em funo da presso da praga, utilizando nemtodos entomopatogneos e insecticidas com uso autorizado em palmeiras (Quadro 1). Plantas com sintomas evidentes realizao de cirurgia que permita a retirada dos tecidos afectados. Aplicao de calda insecticida na zona de interveno. Nestas situaes poder optar-se pela realizao de injeces ao tronco, utilizando um dos produtos autorizados ou seguir a recomendao acima referida.

o o -

Medidas directas: o

A utilizao de armadilhas com atractivos para a captura de adultos, uma prtica que poder ser adoptada com vantagens acrescidas, quer ao nvel da monitorizao quer ao nvel da captura em massa, destacando-se as seguintes vantagens: - Atraco dos adultos para o centro dos focos, evitando assim a sua disperso; - Monitorizar as populaes, permitindo determinar o melhor momento de aplicao dos tratamentos fitossanitrios; - Detectar a sua presena em zonas onde ainda no tenha sido assinalado; - Realizar a captura massiva como medida de combate.

Quadro 1 Produtos recomendados para o combate de Rhynchophorus ferrugineus. Tipo de Substncia Produto Concentrao / Observaes aplicao activa comercial dose Pulverizao Aplicar entre 10 a 20 litros abamectina Vertimec 50 - 100 ml / hl coroa de calda por planta Pulverizao Aplicar entre 10 a 20 imidaclopride Confidor 75 ml / hl coroa litros de calda por planta Endotratamento Vertimec 018 20 80 ml / abamectina por injeco EC planta Endotratamento 4 10 ml / imidaclopride Confidor por injeco planta Steinernema Pulverizao No aplicar em Julho carpocapsae + Biorent R 100 ml / hl coroa Agosto quitosano ARRANQUE E DESTRUIO DE PLANTAS AFECTADAS No caso dos exemplares em que no seja previsvel a sua recuperao, recomenda-se o arranque e destruio de todos os restos vegetais. Para esta aco existe a possibilidade de recurso a diferentes vias: triturao, queima (de acordo com a lei vigente) ou entrega em empresa responsvel pelo tratamento de resduos verdes (no caso do Algarve - ALGAR - Valorizao e Tratamento de Resduos Slidos, S.A.). DISTRIBUIO DA PRAGA NO ALGARVE Na actualidade a praga encontra-se disseminada por todos os concelhos do Algarve, embora com diferentes nveis de afectao sendo as zonas mais prximas do litoral as que se encontram mais infestadas. Anexo I Lista de espcies de Palmae susceptveis ao Rhynchophorus ferrugineus. Nome da espcie Nome da espcie Areca catechu Howea forsteriana Arecastrum romanzoffianum (Cham) Becc Jubea chilensis Arenga pinnata Livistona australis Borassus flabellifer Livistona decipiens Brahea armata Metroxylon sagu Butia capitata Oreodoxa regia Calamus merillii Phoenix canariensis Caryota maxima Phoenix dactylifera Caryota cumingii Phoenix theophrasti Chamaerops humillis Phoenix sylvestris Cocos nucifera Sabal umbraculifera Corypha gebanga Trachycarpus fortunei Corypha elata Washingtonia spp. Elaeis guineensis

Вам также может понравиться