Вы находитесь на странице: 1из 2

INDICE DE VISCOSIDADE Para que um leo possa atender aos requisitos de mais de um grau de viscosidade, ele precisa ter

uma grande resistncia variao de temperatura. Um leo monograu perde muito sua viscosidade (afina) com o aumento da temperatura, e tambm aumenta muito a viscosidade (engrossa) com a diminuio da temperatura. Um leo multiviscoso varia muito menos sua viscosidade com a temperatura, proporcionando maior estabilidade do filme lubrificante. Durante algum tempo, acreditou-se que esses leos seriam apenas teis em pases onde a temperatura ambiente atinge nveis bastante baixos, dificultando de forma sensvel a partida do motor frio. Com o advento de especificaes com limites para economia de combustvel e a necessidade de se minimizar o desgaste das partes altas do motor, verificou-se que os leos de viscosidade mais baixa apresentavam melhor rendimento, desde que mantivessem uma viscosidade adequada na temperatura de operao do motor. Ao atingirem as partes altas do motor mais rapidamente, evitam o contato prolongado de metal com metal nos primeiros segundos da partida, que quando o maior desgaste acontece. O ndice de Viscosidade (IV) A resistncia que um produto de petrleo apresenta para modificar sua viscosidade com a variao de temperatura indicada na prtica por um simples nmero adimensional chamado de ndice de Viscosidade, ou simplesmente IV, cujo clculo baseado nas medidas da viscosidade cinemtica s temperaturas de 40 C e 100 C. Quanto mais alto o IV, menor o efeito da temperatura sobre a viscosidade do produto. A Norma Brasileira NBR 14358 de 2005, baseada no mtodo ASTM 2270, indica toda a metodologia para se obter o IV de um produto, atravs de tabelas padronizadas que indicam os parmetros adotados pelo mtodo em questo. Para efeito de composio das tabelas para o clculo do IV, foram tomados como referncia dois leos bsicos padres: um proveniente da Pensilvnia e outro do Golfo do Mxico, aos quais foram conferidos

os valores arbitrrios de 0 (zero) e 100 (cem) respectivamente para os seus IVs. A partir da, elaborou-se uma tabela com os valores de viscosidade a 40 C dos dois leos bsicos medidos em centistokes ou milmetro quadrado por segundo. Para o leo com IV=0, esses valores situam-se na coluna nomeada pela letra L e para o leo com IV=100 esses valores esto na coluna denominada pela letra H. A tabela apresentada s aplicada a produtos de petrleo com viscosidade cinemtica entre 2 cSt e 70 cSt. Se chamarmos pela letra U a viscosidade cinemtica em cSt. a 40C do produto cujo IV se deseja calcular, o clculo do IV ser dado pela seguinte equao:

IV = (L U) x 100 (L H)
Exemplo: Para se determinar o ndice de Viscosidade de um leo com os dados abaixo: viscosidade a 40 C = 73,3 cSt. viscosidade a 100 C = 8,86 cSt. Da tabela (por interpolao) temos: L = 119,94 e H = 69,48 Substituindo na equao e arredondando o resultado para o nmero inteiro mais prximo, tem-se:

REGRA DE INTERPOLAO: Seja a tabela: Visc 8,80 8,90

L 3,1 3,0

Interpolar para L = 8,86 cSt (8,9 8,80) (8,86 8,80) 0,1 0,06 x = 1,44 2,4 (120,9 118,5) x

x
Viscosidade: 118,5 + 1,44 = 119,94 cSt

Exerccios: 1) Qual o ndice de viscosidade (IV) de um leo que possui viscosidade 40C = 80,5 cSt e viscosidade a 100 = 9,4 cSt.

2) Em relao ao leo do exemplo acima, qual varia menos a viscosidade. Justifique.

3) V(40) = 67 cSt; V(100) = 9,40. Calcule IV

Вам также может понравиться