Вы находитесь на странице: 1из 9

Alegria de estar em Deus!

Toda situao que vivemos pode ser melhor e mais a

Faamos o exerccio de ver em todas as coisas a mo de Deus agindo. Olhai os pssaros do cu: no semeiam, no colhem, nem guardam em celeiros. No entanto, o vosso Pai Celeste os alimenta. Ser que vs no valeis mais do que eles? (Mt 6,26) Deus te v! (So Joo Bosco)

So Filipe Nri
O "santo da alegria" nasceu em Florena, Itlia, no ano de 1515. Depois de ficar rfo, recebeu um convite de seu tio para que se dedicasse aos negcios. Mas, tendo vida de orao e discernimento, ele percebeu que Deus o chamava a um outro negcio: expressar com a vida a caridade de Cristo. Nri foi estudar em Roma. Estudou Filosofia e Teologia, deixando-se conduzir e formar pelo Esprito Santo e, mesmo antes de ser padre, visitava os lugares mais pobres de Roma. Formou uma associao para cuidar dos doentes pobres. So Filipe disse sim para a glria de Deus e iniciou a bela obra do Oratrio do Divino Amor, dedicando-se aos jovens e testemunhando sua alegria. Vivia da Divina Providncia, indo aos lares dos ricos pedir pelos pobres. Homem de orao, penitncia e adorao, So Filipe Nri partiu para o cu com 80 anos, deixando para ns esse testemunho: renunciar a si mesmo, tomar a cruz a cada dia e seguir Jesus uma alegria. So Filipe Nri, rogai por ns!

Voc alegre? Voc conhece a Deus? Cantai a Deus, cantai hinos a seu nome. Senhor o seu nome, alegrai-vos diante dele! (Sl 68,5) Voc tem dificuldades? O que hoje aflige seu corao? Os sofrimentos do tempo presente no tem proporo com a glria que h de ser revelada em ns! (Rm 8,18) Ficar alegre no tempo de sofrimento parece loucura, mas... podemos pensar em como o sofrimento nos deixa mais perto de Deus; ento, alegrar-nos por Deus nos querer cada vez mais prximos a Ele. Toda situao que vivemos pode ser melhor e mais alegre conforme o nosso olhar se volta para ela. Sabemos que tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que so chamados segundo seu desgnio! (Rm 8,28) Imagine-se no lugar de Maria, aos ps da cruz, vendo seu filho sendo maltratado at a morte; seu corao despedaado. No entanto... Minha alma glorifica ao Senhor, meu esprito exulta em Deus meu Salvador! (Lc 1,47) ... e ele volta, ressuscitado, com toda glria e poder!

PADRE FBIO DE MELO A esperana que constri a alegria Para chegarmos ao Cu no podemos parar de lutar. No podemos desapontar a Deus. Viver pra mim Cristo, quando se cristo no se para de lutar. por isso que eu enfrento o dia de hoje com essa disposio. Deus no nos trouxe aqui por acaso. Deus no nos tiraria da nossa casa, sem que nada acontea, hoje, dentro de ns. Eu no quero que esse dia passe em branco. Alegrai-vos sempre no Senhor. Repito: alegrai-vos! Seja conhecida de todos os homens a vossa bondade. O Senhor est prximo. No vos inquieteis com nada! Em todas as circunstncias apresentai a Deus as vossas preocupaes, mediante a orao, as splicas e a ao de graas. E a paz de Deus, que excede toda a inteligncia, haver de guardar vossos coraes e vossos pensamentos, em Cristo Jesus (Filipenses 4,4-7). Quando voc escuta a palavra alegria, qual a primeira imagem que vem ao seu corao? Um circo, algum rindo... A nossa compreenso do que chamamos alegria bem rasa, algo mais externo. Alegria no pode ser na nossa vida apenas fator externo. A alegria que hoje So Paulo recomenda aos Filipenses o que queremos. A esperana o que faz com que encaremos a vida, mesmo que tenhamos dificuldade. A esperana crist precisa ser operante, algum que est esperando se antecipa. Alegrai-vos na esperana. Como ter alegria a partir da esperana? S tem direito de sorrir aquele que verdadeiramente preparou as razes para o sorriso. A esperana comprometedora, eu tenho que fazer um contexto de aes para que minha esperana no seja em vo. Muitas vezes queremos as realizaes, mas no queremos o compromisso da esperana. Se quisermos a alegria sem nos comprometermos com a esperana, ficaremos desiludidos. Temos direito de esperar pela alegria quando no paramos de lutar. Esse o segredo dos campees. O caminho que nos leva a alegria a esperana. A alegria vai embora da nossa vida porque falta o compromisso com a esperana. No podemos abrir mo daquilo que somente ns podemos fazer. Cristianismo lutar todos dias para que a esperana seja verdadeira. Cristianismo luta, aprender a lidar consigo mesmo. Eu no dou conta. Esta a frase que mais mata as pessoas hoje. Eu no dou conta de parar de fumar Eu no dou conta... Eu sei que no fcil parar de fumar, no brincadeira, mas comear foi brincadeira, ento assuma a responsabilidade e pare de fumar. O caminho estreito, e quem achou que era fcil estava enganado. Pare de perder a sua sade, sua vitalidade, pare de jogar dinheiro fora. Eu sei que no fcil, mas busque ajuda. No acredite naqueles discursos que querem te enganar, o cu no se compra com dinheiro, mas com atitude, converso. Deus no moeda de troca. No corra atrs de um cristianismo que te ilude, para chegar ao Cu preciso trabalhar.

Viver pra mim Cristo, morrer para mim ganho, no h outra questo, quando se cristo no se para de lutar. Triunfarei sobre o mal, conquistarei trofus, no h outra questo quando se cristo no se para de lutar. A construo da nossa esperana passa pelos nossos amigos. A santidade s possvel na comunho. Recorde-se das pessoas que te ajudam na construo da sua esperana. No perca a capacidade de trazer para sua vida aquelas pessoas que te ajudam a trazer de p a sua esperana.

:: Cristos devem ser sinais de esperana, diz Bento XVI

Ministrar a Alegria Padre Lo Nesta Pregao, Padre Lo, vai nos dizer que precisamos saber ministrar a alegria em meio as situaes difceis, pois para ser alegre e feliz, no precisa est tudo a nosso favor, mas aproveitar as situaes contrrias a ns, para transformar em motivos de louvor, pois o nosso Deus, um Deus que tira coisa boa de uma situao difcil. Contedo da Pregao Salmo 29, 6-12, Pela tarde, vem o pranto, pela manh vem a alegria, os discpulos de Emas, disseram, fica conosco senhor, foi numa tarde triste que Jesus morreu, tambm foi a tarde que no paraso Deus teve a pior decepo com Ado e eva, a tarde a pior hora para dirigir, hora que tem muito acidente. Vs meu Deus, converteste o meu pranto em prazer, por isso meu Deus, eu vos bendirei eternamente. O Cristo precisa achar o motivo para viver a alegria que no passa, a destemia, a doena do mau humor, essa doena j atingiu 200 milhes de pessoas. A pessoa olha o seu passado, o seu presente, e o seu futuro com pessimismo, DES-TE-MIA. Hoje tem 15.000 mil de cmeras ligadas, junto com isso uma filosofia pecaminosa. No restaurante voc vai para restaurar o seu estmago, e onde voc tem ido para alimentar a sua alma, a maioria vai nos piores lugares, por isso que esto os cacos, segundo o IBGE, 47% as famlias no so mais as famlias que deveriam ser, filhos matando pais, filhos de ministros pulando do prdio, e o Maradona Rico, e est no fundo do poo. Esto se tornando especialistas em filmar desgraas de pessoas que voc no conhece, voc d risada, srio! Essa tristeza que invade o nosso corao vai nos matando, a alegria do senhor a nossa fora. Grandes hospitais esto investindo fortunas para fazerem as pessoas rirem, essa deveria ser a marca

registrada da RCC e no ! Por que? Por que ainda no tivemos o nosso encontro pessoal com o ressuscitado, Enquanto no tivermos esse encontro com Cristo, no enxergaremos alm. Uma professora pediu para seus alunos fazerem um desenho sobre a pscoa, um aluno desenhou um ovo, ser que Cristo est escondido num ovo, um outro fez uma vela, que significa a luz de Deus, at que um aluno desenhou uma cruz enorme, pintada com todas as cores, atrs da Cruz estava escrito, quem ri por ltimo, ri melhor. Maria ns levanta de p, aos ps da cruz, quem no gostar de alegria, no vai se encontrar com ela, Santo Agostinho dizia, quem no gostar de danar, de pular, de alegria, no ter lugar no cu, ter que ficar uns 600 anos no purgatrio, fazendo um curso de adaptao, pois no existe cirurgia plstica para um corao infeliz e triste, a alegria vem quando eu supero os problemas. L no Japo, tem uma relao das datas em que o Brasil foi campeo, a segunda mais a quinta, mais tambm com o ano que o Brasil foi penta. O presidente da fifa pega essa relao ou essa fita, com a numerologia, prova que o Brasil ser campeo, dizem que ele j ex-campeo, ele no treina ningum, no! qual a maior alegria dos Brasileiros? Quando ganha de meio a zero da Argentina, da Alemanha, o povo acorda de madrugada, voc quer ir para o cu, mas no acorda de madrugada para rezar! enquanto no experienciarmos essa alegria verdadeira que vem de dentro, da vitria, no seremos verdadeiramente felizes! Pior do que eu no temperamento, somente So Paulo, por isso que ele no se casou, ele brigou com Pedro, era briguento, Saulo sabia Grego, Latim, escrevia, mas no conseguia se relacionar com ningum, mas foi escolhido, Barnab se lembra bem de Paulo, pois Paulo tinha o estopim curto, era a encefalia, ns, vs, eles. Paulo tinha um nvel intelectual importantssimo e caiu do cavalo, e humanamente nunca mais se levantou, depois que

se converteu s teve prejuzo, foi preso, apanhou, Atos 16, Paulo e Cilas comearam a louvar a Deus to forte que as grades comearam a cair, como que ele consegue alegria com tudo isso? ou ele era louco ou ele descobriu o segredo! Eu digo que ele descobriu o segredo urgente, seno nossa mente no muda! So Joo nos escreveu, isso eu vos escrevo, para que tenhais alegria plena, para que a minha alegria esteja em vs! Voc tem doena grave? ela te levar para o cu ou para o inferno! escolha! ou eu despejo o meu sofrimento em Deus, ou eu estou perdido, encontre um motivo para sorrir. A destemia tira a alegria ou eu descubro a minha alegria ou eu perco a f! No dia em que meu pai morreu, eu recebi um telefonema do Padre Srgio, Pesar e Parabns, eu senti alegria na morte do meu pai, na missa do stimo dia, meu pai teve doze filhos, a missa foi celebrada por doze Padres, eu estava chorando, mas alegre, nos Estados Unidos, eu tive um sonho lindo com o meu papai, acordei e olhei no relgio, era 17 de Abril, dia do aniversrio do papai! Existem os especialistas em velrio, quando chegam os parentes de So Paulo, eles comeam tudo de novo! A viva comea tudo de novo! Se voc no levar as pessoas para o cu, voc vai permanecer no tmulo, o cheiro e de defunto, frio, insensveis, onde tudo eu, eu! Morre logo, descubra a meta! Para os que crem, a vida transformada, transforme essa situao de morte em ressurreio. Tem pessoas que comeram o Esprito Santo com pena e tudo, que pena, v nossa senhora andando de bicicleta e tudo. Adoniram Barbosa, ele era capaz de transformar a pior desgraa em samba, o Ernesto me convidou e chegou l o Ernesto, no estava, no era para ele se lamentar? E quando ele perdeu a casa, ele fez a (maloca saudosa), ele dizia, o chover no teve culpa Iracema!

Eu descobri o segredo dele, o que ele tinha era amor divino, amor de sua me, era amor de pai eterno, enquanto voc no voltar a esse pai. Maria, poucas pessoas sofreram tanto como Maria, mas ela nos ensinou a alegria de servir, saiba que do pior pecado, Deus tira uma graa. Chore, mas chore diante de Deus, pois quando ns damos para ele a nossa misria, ele nos dar o corao, hora de uma reviravolta, precisamos saber que s Jesus ressuscitado me faz enxergar alm. Que bem eu posso tirar, que fruto eu posso tirar desse sofrimento? Se Jesus foi capaz de chegar ao extremo para salvar voc, hoje eu queria que voc prestasse ateno, a cada palavra das leituras de hoje, pois hoje Jesus quer ter um encontro pessoal com cada um de vocs, para mudar essa situao de derrota! Enquanto voc no aprender a louvar a Deus pelo seu sofrimento, no experimentar a alegria plena.

O mundo precisa descobrir aquilo que ele mais deseja, pois a dentro do corao de cada ser humano, a busca da felicidade, a busca da verdadeira alegria. Por trs do pecado, existe um grande desejo de Deus. Os grandes dramas que vivemos aqui no Brasil, se vive no resto do mundo. Por que ser que vamos percebendo que os pecados que cometemos, so os pecados que cometemos a vida inteira. O pecado na sua essncia o mesmo. Quantas pessoas ainda idosas ainda vivem na mentira. O que explica a universalidade do pecado, pessoas to diferentes, mas que cometem os mesmos pecados. A grande causa do pecado est na busca da Alegria, na busca da felicidade, ningum peca por amor ao pecado, o que nos leva ao pecado a busca dessa tal felicidade. Os erros que cometemos, na busca de encontrar a alegria. A busca da alegria felicidade uma mal, uma coisa perniciosa, certo? Errado! Por que o desejo de felicidade que est no corao humano, foi colocado pelo prprio Deus, participao do ser humano a Deus. Deus colocou no corao humano o desejo de ser feliz. O que nos desviou do objetivo da felicidade, por que buscamos a felicidade FORA DE NS. Explica a Diferena entre Alegria e Euforia. Aquilo que o mundo apresenta como Alegria Euforia. Aquilo que o mundo apresenta como se fosse alegria, no passa de Euforia, toda Alegria momentnea, toda alegria motivada, por algo ou por algum que estejam fora de nos, acabaro gestando dentro de ns as tristezas e as doenas, etc. A euforia chega at nos pelas coisas externas. Ao contrrio, a alegria segundo a palavra de Deus, ela um presente do Esprito santo. Paulo diz que a Alegria um Fruto do Esprito Santo, por isso posso dizer que a felicidade fruto de um projeto. A vida de Jesus marcada pela alegria. A natureza inteira manifesta sua alegria com o nascimento

de Jesus. Os magos tinham perdido a alegria, s reencontraram encontrando se com Jesus. O ministrio de Jesus, o ministrio da Alegria. Jesus reza ao pai, pai que eles tenham a plenitude da minha Alegria, significa que pela participao da alegria que fruto do espirito, o ser humano ao viver a alegria, est vivendo antecipadamente, aquilo que sera a rotina do Cu, s alegria. Cada vez que vivemos a alegria verdadeira, estamos comunicando o Cu antecipado para os outros. A Euforia depende de algo de fora, que venha de fora, enquanto a Alegria brota do corao, a alegria no sinnimo de barulho. Nos precisamos redescobrir a verdadeira alegria, para a partir dessa descoberta, contagiar as outras pessoas. Quantas vezes voc viveu um momento de muita alegria, e por que eles passaram? Voc acredita, que aquelas pessoas que esto no carnaval, so pessoas felizes? Elas esto l, por que esto atrs de uma droga, atrs de esconder os seus problemas. No podemos confundir alegria com agitao, pois a verdadeira alegria e aquilo que fica, depois que toda a agitao cessou, passou. preciso encontrar a alegria que alimenta a nossa vida, a partir de um encontro pessoal como senhor, na fora do espirito santo. na converso e na calma que est a nossa salvao. Nos precisamos sair da converso da Alegria para a Euforia, e para chegar na alegria preciso calma. Pede para repetir( Senhor Jesus eu estou aqui). Como voc se encontra aqui, hoje, agora? na converso e na calma que tudo se resolve no senhor. A alegria de Deus no inquieta a alma. Tome posse se voc em Deus. O senhor quer ter um encontro com da um aqui. O nico lugar que o senhor pode lhe encontrar na calma e serenidade. O Centro de evangelizao, foi construdo para a manifestao da graa de Deus. Cada pessoa que

A Alegria Diferente da Euforia


Nesta Pregao, Padre Lo, Fara se esclarecer para cada um de ns, a diferena entre Alegria e Euforia, e nos impulsiona a assumirmos a verdadeira alegria que vem de Deus, que acontece somente pela ao do Espirito santo, com um encontro pessoal com Jesus, por que a verdadeira alegria no vem de fora para dentro, mas ao contrrio de dentro para fora. Detalhes Isaas, 30, 15. Por que aqui est o que disse o senhor Deus o santo de Israel, na Converso e na calma que est a vossa salvao, no repouso e na confiana que reside a nossa fora. A Alegria que no inquieta a alma. Esse acampamento monumental, precisa ser um grande convite, a cada uma de nos que estamos aqui, e aqueles que rezam conosco atravs dos meios de comunicao.

est aqui no centro de Evangelizao, foi criada por Deus, para ser alegria pelos outros. Quantas meninas que se perderam, iniciaram sua prostituio em uma poca de carnaval. Fala sobre um comercial que viu na televiso, que lhe causou ansi de vomito espiritual, teve nojo, ter nojo de uma pessoa um pecado mortal, por isso tem sempre se confessado, por que uma pessoa Imagem e semelhana de Deus. Viu um comercial do ministrio da sade, uma cantora famosa que quando est cantando, preta gil, vai e tira uma tripa de camisinha do bolso. Quando no pais, uma filha de um ministro faz uma coisa dessa, como que podemos respeitar o restante dos nossos governantes. Fala sobre a camisinha que um veneno. Na hstia no vem nenhum plastico, por que para voc consumi la, por causa de um Deus que se consome por cada um de ns. Padre Lo fala que gostaria de respeitar um ministro, a filha de um ministro, mas pelo menos que eles sejam decentes. Danar no pecado no, a alegria um dom do Espirito, s no pode fazer as coisas erradas. Como o encardido no pode sujar a festa do Cu, ele quer transformar a antecipao do Cu, na antecipao do Inferno, para aporcalhar as nossas famlias. Voc obra prima de Deus. No adianta mais sair para rua, para converter essas pessoas, se no lhes dermos algo em troca, isso uma verdadeira alegria. Aqui comea a nossa responsabilidade, a minha e a sua, e a de cada um de ns, a partir do momento em que tivermos um Encontro pessoal com o senhor, e esse encontro, impregnar a nossa vida da alegria do espirito santo, as pessoas querero vir at nos, por que a fome da alegria verdadeira, muito maior que a fome da euforia, pois as pessoa vo na falsa alegria, por que infelizmente no encontra em ns cristo a fora da semente da verdadeira alegria.

Um ateu que morreu colo em 1.900, (Nit)dizia, eu tambm seria cristo, se os Cristos acreditasse na ressurreio de Jesus, mas se os cristos acreditassem na ressurreio de Jesus, eles no seriam como pessoas to triste. Alguns Catlicos, so catlicos da Paixo de Cristo. Fala sobre o Filme de Mel Gibson,(A paixo de cristo), que foi candidato a Trs Oscar. O filme retrata as ltimas horas de Jesus. Parece que muitos cristos, so cristo da paixo, mas ainda no chegaram no Cristianismo , na noticia que o senhor ressuscitou e que ele pode nos ressuscitar. Quantos filmes voc conhece sobre Jesus Cristo. Quantos filmes voc j viu sobre a ressurreio. Quem no tiver um encontro pessoal com Jesus ressuscitado, jamais saber o significado da verdadeira alegria. Jesus no ressuscitou, ele est ressuscitado! Ele est vivo, por que ele vive eu posso crer no amanh. Quantos de nos, somos contaminados pela falsa alegria. So pedro fala, vocs acreditam no ressuscitado, saibam ele a fonte de toda alegria. A alegria, um projeto de Deus para a nossa vida. Hoje o senhor quer arrancar as razes das suas tristezas. na converso e na calma, que o senhor poder entrar em intima comunho com cada um.

Libertos da tibieza Em alguns perodos da nossa vida, podemos detectar em ns alguns dos sintomas da tibieza: a frieza, a apatia, o desnimo, a insatisfao com Deus e conosco mesmo, a falta de estmulos para a orao diria, e at mesmo a falta de foras para decidir por algo ou desistir de alguma coisa. Se sofremos deste mal, h esperana para ns e o remdio infalvel: precisamos de um novo, belo e santo Pentecostes! preciso, em primeiro lugar, tomar conscincia da nossa condio de necessitados de uma renovao constante do Esprito Santo em nossa vida. O clamor constante e a abertura necessria ao da graa faro de ns homens e mulheres fervorosos, capacitados pelo Esprito a transbordar no mundo o amor infinito de Deus. Uma alma tbia uma alma morna, fraca, preguiosa, desanimada e sem fervor. Esta doena traz srias conseqncias, no s nossa vida espiritual, mas a todas as realidades da nossa existncia. Ela conseqncia do pecado e desenvolve-se com facilidade nas almas que no so muito amigas das renncias, sacrifcios e oraes. Mas pouco adianta dizer, simplesmente, que preciso aplicar doena da tibieza o remdio do fervor. Seria como dizer a um doente que o remdio para ele a sade, ignorando que este o seu problema: a falta de sade. O nico remdio contra a tibieza o Esprito Santo, porque no existe verdadeiro fervor se no for inflamado pelo fogo do Esprito. O pecado endurece o corao e torna a pessoa indiferente a Deus. O Esprito nos aponta as razes do pecado, fortalecenos para a batalha, fecunda em ns os seus dons, purifica-nos, aquece e inflama o nosso ser. O Esprito Santo no se contenta em purificar-nos do pecado, mas prolonga a sua ao em ns at nos

fazer fervorosos no Esprito. Comporta-se em ns como o fogo quando se apega lenha mida: primeiro a expurga, arrancando-lhe com barulho todas as impurezas, depois a inflama progressivamente, at que se torne toda incandescente e ela mesma se transforme em fogo. Ele, que faz novas todas as coisas, quer fazer fervorosos os homens tbios. Concretamente, isto quer dizer que o Esprito Santo nos preserva de cair na tibieza, e se por acaso j nos encontrarmos neste estado, livra-nos dela. impossvel sair da tibieza sem uma interveno decisiva do Esprito; se tentarmos faz-lo mergulharemos ainda mais no pecado do orgulho. Olhemos para os apstolos antes de Pentecostes: eram tbios, incapazes de vigiar uma hora, discutiam sempre sobre quem seria o maior, ficavam espantados diante de qualquer ameaa. Depois que o Esprito veio sobre eles como lnguas de fogo, tornaram-se a imagem viva do zelo, do fervor e da coragem. Fervorosos no pregar, no louvar a Deus, no fundar e organizar as Igrejas e, enfim, no sacrificar a vida por Cristo. Cirilo de Jerusalm escreve: Os apstolos receberam o fogo que queima os espinhos dos pecados e d esplendor alma, e um escritor medieval escreve: O Parclito que, em lnguas de fogo, desceu sobre os apstolos e os discpulos, desce tambm sobre ns como fogo: para queimar e destruir a culpa, para purificar a natureza, para consolidar e aperfeioar a graa, para expulsar a preguia de nossa tibieza e acender em ns o fervor do seu amor (Hermann de Runa, Sermes Festivos, 31). Muitos santos passaram por um longo perodo de tibieza, mas nenhum deles foi santo sem ter sido encharcado, queimado, transformado pelo poder e ao viva do Esprito Santo.

Passei nesse mar tempestuoso quase vinte anos, ora caindo ora levantando. Mas levantava-me mal, pois tornava a cair. Tinha to pouca perfeio que, por assim dizer, nenhuma conta fazia de pecados veniais. Se temia os mortais no era a ponto de me afastar dos perigos. Sei dizer que uma das vidas mais penosas que se possa imaginar. Nem me alegrava em Deus, nem achava felicidade no mundo. Em meio aos contentamentos mundanos, a lembrana do que devia a Deus me atormentava. Quando estava com Deus, perturbavam-me as afeies do mundo (Santa Teresa de Jesus, Vida, 8,2). Quando invocamos o Esprito, clamamos: Vinde, Esprito Santo, enchei os coraes dos vossos fiis e acendei neles o fogo do vosso amor, e ainda: Aquece o que est frio. s vezes este clamor tambm frio, porque fria a nossa esperana. Em Ezequiel 37 temos outra imagem clara de um povo tbio: nossos ossos esto secos, nossa esperana est morta, mas a poderosa ao do Esprito Santo que faz estes ossos secos retornarem vida. Com o auxlio da graa, portanto, possvel sair da tibieza e passarmos da condio de frios e temerosos a fervorosos no Esprito! Bibliografia consultada:Cantalamessa, Raniero. O canto do Esprito. So Paulo: Vozes, 1998.

No deixe faltar a alegria dentro da sua casa


Para viver a alegria preciso tomar como palavra de ordem aquilo que o Senhor disse, pela boca de Neemias, naquela situao desoladora: A alegria do Senhor ser a vossa fora! (Neemias 8,10). necessrio abrir-se ao Esprito Santo, que renova o nosso interior e transforma os nossos sentimentos. Acima de tudo preciso querer possuir essa alegria. uma deciso. Quanto nos decidimos, Deus entra com a Sua graa.

rebaix-la e lev-la impureza, prostituio, ao adultrio, a uma vida leviana e ftil. Cheia do Esprito Santo, voc, mulher, se torna instrumento de vida e ressurreio para toda a sua famlia e para tantas outras pessoas para as quais voc nem imagina. Para os homens eu digo: Voc tambm instrumento da bno de Deus para o mundo e para a sua casa. Talvez a sua casa esteja no estado em que est porque est faltando nela a bno de Deus. Da mesma forma que a mulher, o homem canal de ressurreio para sua famlia. Todo homem chamado a ser uma bno. O pai de famlia deve ser o primeiro a manifestar em si a graa da ressurreio, a fora do Esprito Santo e o dom da alegria. Problemas sempre existiro dentro de casa. Pode ser que falte tudo: dinheiro, sade, comida... Mas o que no pode faltar a alegria. Ela a fora que mantm a famlia unida. isso que Deus quer em cada famlia: marido e mulher, pai e me, cheios do Esprito Santo para serem canais de ressurreio e alegria. Deus quer, sua famlia precisa e merece. Mos obra! A alegria do Senhor ser a nossa fora! Trecho do livro "Combatentes na alegria" de monsenhor Jonas Abib

Cultive a alegria
Se ningum o aplaudiu, no fique frustrado
"A alegria um farol luminoso, em cujas lentes esbarram todos os pssaros da noite" (M. De Backer).

preciso vencer a tristeza para ser feliz; ela fonte de muitos sofrimentos; muitas vezes, ela vem acompanhada do mau humor. Jamais d guarida tristeza e ao mau humor se voc quiser ser feliz. Rejeite e expulse esses sentimentos do seu corao com um ato de vontade e de f. A tristeza nos adoece e nos mata. A Bblia diz que "A alegria do corao a vida do homem, e um inesgotvel tesouro de santidade. A alegria do homem torna mais longa a sua vida" (Eclo 30,22-26). Lance fora a tristeza; ela no uma boa companhia. No guarde mgoas, ira, inveja, rancores e ressentimentos, pois esses sentimentos envenenam o corao. Faa como o sol: "Se algum dia voc se sentir desprezado pelas pessoas, no se aborrea. Se algum dia voc perceber que no valorizam os seus esforos para melhorar, no fique aborrecido, isto s lhe faria mal. Se algum dia voc se sentir rejeitado e esquecido, colocado em segundo lugar, no se aborrea, no ser menor por causa disso. Se algum dia as pessoas no notarem a beleza de sua inteligncia e a grandeza da sua alma, tambm no fique com raiva delas, voc no perder nada por causa disso. Se voc se levantar todos os dias para fazer o bem aos outros, e mesmo assim ningum lhe agradecer por isso, no fique aborrecido, voc no perdeu o mrito de suas boas obras.

"A alegria a fora que mantm a famlia unida", esclarece monsenhor Jonas
Referindo-me especialmente s mulheres: Sejam anunciadoras da ressurreio do Senhor. Desse modo vocs sairo da morte para a vida; da tristeza para a alegria. Jesus, aps a Sua ressurreio, apareceu em primeiro lugar s mulheres. quelas mulheres corajosas que, de madrugada, enfrentaram tudo e foram at o sepulcro, mesmo sabendo que l encontrariam soldados vigiando porta. Foi ali que o Ressuscitado falou Madalena e s outras mulheres e lhes deu a ordem de anunciar aos prprios apstolos a Sua ressurreio. Elas foram as anunciadoras da ressurreio! Mulher, voc precisa ser anunciadora e instrumento da ressurreio na sua casa, esteja ela em que situao estiver. O Senhor quer fazer voc e os seus sarem da morte para vida, da tristeza para a alegria, dos problemas para a soluo. Voc pode at dizer que no capaz. Mas eu lhe digo: No voc quem faz. o Senhor! Voc quer, voc decide. E Deus vem com a Sua graa e, aquilo que para voc era impossvel, acontece. A mulher fonte de vida biolgica: ela gera vida em seu seio. Mas, por graa de Deus, ela tambm fonte de vida espiritual. Por isso, o inimigo de Deus quer

Se voc fez um belo trabalho e ningum o parabenizou e aplaudiu, no fique frustrado, a sua obra continuar grande. Se voc renova todos os dias, incansvel e gratuitamente, o seu amor s pessoas, e elas no so gratas a isso, no fique triste, pois tambm o sol nasce todos os dias, gratuitamente, e a maioria no repara nisso. Todos os dias ele d um grande espetculo ao nascer, mas a maioria da plateia est dormindo e no pode aplaudi-lo". Precisamos criar em torno de ns um ambiente feliz e alegre, expulsando dele, decididamente, o mau humor, a lamentao, a acusao dos outros, etc. Especialmente o lar deve ser um lugar onde os filhos respirem um oxignio puro, e gostem dele. Os psiclogos hoje advertem que muitos jovens so levados s drogas porque fogem de suas casas por no suportarem o ambiente de brigas, confuses e tristezas. Algum me contou esta histria: "Um homem chegou em casa, naquela noite, trazendo o mau humor que o caracterizava h alguns meses. Afinal, eram tantos os problemas e as dificuldades, que ele se transformara em um ser amargo, triste, mal-humorado. Colocou a mo na maaneta da porta e a abriu. Deteve o passo e pde ouvir a voz do filho de seus quatro anos de idade: Mame, por que papai est sempre triste? No sei, amor, respondeu a me, com pacincia. Ele deve estar preocupado com seus negcios. O homem parou, sem coragem de entrar e continuou ouvindo: Que so negcios, mame?

So as lutas da vida, filho. Houve uma pequena pausa e depois, a voz infantil se fez ouvir outra vez: Papai fica alegre nos negcios? Fica, sim, respondeu a me. Mas, ento, por que fica triste em casa? Sensibilizado, o pai pde ouvir a esposa explicar ao pequenino: Nas lutas de cada dia, meu filho, seu pai deve sempre demonstrar contentamento. Deve ser alegre para agradar ao chefe da repartio e aos clientes. importante para o trabalho dele. Mas, quando ele volta para casa, ele traz muitas preocupaes. Se fora de casa, precisa cuidar para no ferir os outros, e mostrar alegria, gentileza, no acontece o mesmo em casa. Aqui o lar, meu filho, onde ele est com o direito de no esconder o seu cansao, as suas preocupaes. A criana pareceu escutar atenta e depois, suspirando, como se tivesse pensado por longo tempo, desabafou: Que pena, hein, me? Eu gostaria tanto de ter um pai feliz, ao menos de vez em quando. Gostaria que ele chegasse em casa e me pegasse no colo, brincasse comigo. Sorrisse para mim. Eu gostaria tanto... Naquele momento, o homem pareceu sentir as pernas bambearem. Um lquido estranho lhe escorreu dos olhos e ele se descobriu chorando. Meu Deus, pensou, como estou maltratando minha famlia. E, ainda emocionado, irrompeu pela cozinha, abriu os braos, correu para o menino, abraou-o com fora e o convidou: Filho, vamos brincar?" Todos ns temos problemas e os teremos a vida toda. O importante no deix-los nos sufocar. Deus nos manda buscar e cultivar a alegria, mesmo nas horas difceis:

"Alegrai-vos sempre no Senhor. Repito: alegrai-vos! O Senhor est prximo. No vos inquieteis com nada! Em todas as circunstncias apresentai a Deus as vossas preocupaes, mediante a orao, as splicas e a ao de graas. E a paz de Deus, que excede toda a inteligncia, haver de guardar vossos coraes e vossos pensamentos, em Cristo Jesus" (Fil 4, 4-7).

PASSAGENS BBLICAS Durante sete dias festejars o Senhor, teu Deus, no lugar escolhido por ele, porque ele te abenoar em todos os teus frutos e em todo o trabalho das tuas mos, e estars assim na alegria. (Deuteronmio 16,15) Dai graas ao Senhor, vs todos, seus eleitos; celebrai dias de alegria e rendei-lhe louvores. (Tobias 13,10) Ditosos todos os que te amam: na tua paz encontraro sua alegria. (Tobias 13,18) Regozijam-se, pelo contrrio, os que em vs confiam, permanecem para sempre na alegria. Protegei-os e triunfaro em vs os que amam vosso nome. (Salmos 5,12) Este o dia que o Senhor fez: seja para ns dia de alegria e de felicidade. (Salmos 117,24) Encontro minha alegria na vossa palavra, como a de quem encontra um imenso tesouro. (Salmos 118,162) Os que semeiam entre lgrimas, recolhero com alegria. (Salmos 125,5) O filho sbio a alegria de seu pai; o insensato, porm, a aflio de sua me. (Provrbios 10,1) No corao dos que tramam males h engano; a alegria est naqueles que do conselhos de paz. (Provrbios 12,20) A aflio no corao do homem o deprime; uma boa palavra restitui-lhe a alegria. (Provrbios 12,25)

O corao conhece suas prprias amarguras; o estranho no pode partilhar de sua alegria. (Provrbios 14,10) Ele no pensa no nmero dos dias de sua vida, quando Deus derrama em seu corao a alegria. (Eclesiastes 5,19) JOVEM, REJUBILA-TE NA TUA ADOLESCNCIA, E, ENQUANTO AINDA S JOVEM, ENTREGA TEU CORAO ALEGRIA. ANDA NOS CAMINHOS DE TEU CORAO E SEGUNDO OS OLHARES DE TEUS OLHOS, MAS FICA SABENDO QUE DE TUDO ISSO DEUS TE FAR PRESTAR CONTA. (ECLESIASTES 11,9) A ALEGRIA PERFEITA NA SUA AMIZADE, CONTNUA RIQUEZA NA SUA ATIVIDADE, INTELIGNCIA NAS LIES DE SEUS ENTRETENIMENTOS FAMILIARES, E GLRIA NA COMUNICAO DE SUAS SENTENAS, SA SUA PROCURA A FIM DE POSSU-LA EM MIM. (SABEDORIA 8,18) VS, QUE TEMEIS O SENHOR, ESPERAI NELE; SUA MISERICRDIA VOS SER FONTE DE ALEGRIA. (ECLESISTICO 2,9) QUEM HONRA SEU PAI ACHAR ALEGRIA EM SEUS FILHOS, SER OUVIDO NO DIA DA ORAO. (ECLESISTICO 3,6) Quem peca contra si prprio, arrepender-se- de t-lo feito; quem pe sua alegria na malcia, ser apontado como infame. (Eclesistico 19,6) Ele ser para ti motivo de gozo e alegria, e muitos se alegraro com o seu nascimento; (So Lucas 1,14)

(So

Lucas

2,10)

At agora no pedistes nada em meu nome. Pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja perfeita. (So Joo 16,24)

O Deus da esperana vos encha de toda a alegria e de toda a paz na vossa f, para que pela virtude do Esprito Santo transbordeis de esperana! (Romanos 15,13) Eis por que sinto alegria nas fraquezas, nas afrontas, nas necessidades, nas perseguies, no profundo desgosto sofrido por amor de Cristo. Porque quando me sinto fraco, ento que sou forte. (II Corntios 12,10) Por fim, irmos, vivei com alegria. Tendei perfeio, animai-vos, tende um s corao, vivei em paz, e o Deus de amor e paz estar convosco. (II Corntios 13,11) Ao contrrio, o fruto do Esprito caridade, alegria, paz, pacincia, afabilidade, bondade, fidelidade, (Glatas 5,22) Alegrai-vos sempre no Senhor. Repito: alegrai-vos! Seja conhecida de todos os homens a vossa bondade. O Senhor est prximo. No vos inquieteis com nada! Em todas as circunstncias apresentai a Deus as vossas preocupaes, mediante a orao, as splicas e a ao de graas. E a paz de Deus, que excede toda a inteligncia, haver de guardar vossos coraes e vossos pensamentos, em Cristo Jesus (Filipenses 4,4-7). Considerai que suma alegria, meus irmos, quando passais por diversas provaes, (So Tiago 1,2)

O anjo disse-lhes: No temais, eis que vos anuncio uma boa nova que ser alegria para todo o povo:

Вам также может понравиться