Вы находитесь на странице: 1из 24

RACIOCNIO CRTICO VERBAL

Profa. Jnia Andrade Profa. de portugus e de discursivas para concursos Autora do livro Redao para Concursos Editora Ferreira

Ol candidatos! Mais uma vez, outro desafio imposto vida dos concurseiros: resolver questes de raciocnio crtico, conforme est expresso no concurso para o ICMS de So Paulo. Bom, vamos a alguns esclarecimentos que podem ajudar vocs quanto ao entendimento do que venha a ser raciocnio crtico: a) Em primeiro lugar, raciocnio crtico, considerando seu aspecto geral, tem a ver com todo o tipo de pensamento lgico, baseado em diferentes argumentos que possam justificar determinada ideia ou concluso. Trata-se de algo permevel a todas as reas de conhecimento, j que herdamos o processo cientfico-racional como forma de chegarmos a determinadas concluses. O termo senso crtico, por exemplo, j seria uma viso pessoal sobre os objetos a serem analisados; e o raciocnio crtico, se comparado ao senso crtico, seria a construo de uma ideia mais objetiva, facilmente comprovada e objetivamente demonstrada aos demais. b) Tecnicamente falando, tambm me restringindo mais situao de vocs nos concursos, podemos dividir as linhas de raciocnio entre duas vertentes: a de uma lgica numrica, ou seja, pertinente ao campo matemtico, e a de uma lgica textual, pertinente ao campo do julgamento de inferncias e de interpretaes. Resumindo isso seria dizer que o raciocnio crtico envolve conhecimentos de raciocnio lgicomatemtico e conhecimentos sobre tcnicas de interpretao. Da a explicao para o surgimento de duas nomenclaturas: raciocnio crtico verbal e raciocnio lgico-numrico ou matemtico. c) Tambm esclareo, pessoal, que, a despeito de as bancas terem deixado de apresentar o nome raciocnio crtico nos edital, o assunto j apareceu em diversas provas de concursos pblicos: na FGV (a maior especialista no assunto, a meu ver, vocs podem conferir isso nas provas de portugus do ICMS RJ), no Cespe (em questes de raciocnio

Rua das Marrecas, 15 Centro CEP 20031-120. Rio de Janeiro RJ. Telefax: (21) 2544-3752/2544-9202

lgico propriamente dizendo ou em provas de portugus como as do TJRJ de 2008), na FCC (em menor nmero, est principalmente nas provas de portugus para as reas fiscais), na Esaf (nas primeiras questes de interpretao) e no NCE (nas provas antigas de portugus do Ncleo de Computao, que hoje responde pela alcunha de Fundao Jos Bonifcio). Ento, no novidade esse assutno nas provas e mostrarei algumas questes para vocs. d) O que vocs precisam efetivamente saber para as provas que cobram expressamente raciocnio crtico em seus editais? preciso aprofundar o estudo da lgica matemtica, porque vocs podem no estar livres disso, j que o campo do estudo da argumentao muito amplo e o raciocnio lgico ferramenta imprescindvel para a melhoria quanto observao de relaes de causa e efeito, de modalizaes, de contradies etc. Alm disso, devem treinar bastante interpretao (cursos de portugus para concursos), porque tudo leva a crer que a FCC expor problemas de lgica, inseridos em textos com eventos em sequncia. Mas, sem problemas, pois, nos exemplos que comentarei daqui a algumas linhas, tentarei mostrar tudo isso com clareza para vocs. Bom, esclareo, antes de entrar nos exemplos comentados, que no estou dizendo que a prova ser meramente vinculada ao campo das Letras. Meu papel aqui somar conhecimentos, com base em fatos objetivos, para ajud-los a se preparar adequadamente para a prova. Por isso, entendam que para somar os problemas que vou elucidar a outros que so pertinentes seara do Raciocnio Lgico-quantitativo. Ento, vamos recuperar o que a FCC props para Raciocnio Crtico. Para tal, vou fatiar o programa para explicar caso a caso:
A Prova de Raciocnio Crtico objetiva testar as habilidades de raciocnio, envolvendo: (a) elaborao de argumentos; (b) avaliao da argumentao; e (c) formulao ou avaliao de planos de ao.

Primeiramente, cabe explicar que, apesar do termo elaborao, a prova de vocs ser objetiva, ou seja, no h que se elaborar texto, porque o edital claro incluir raciocnio crtico no rol das disciplinas listadas para conhecimentos gerais. Por que tanto se fala em argumentao?

Rua das Marrecas, 15 Centro CEP 20031-120. Rio de Janeiro RJ. Telefax: (21) 2544-3752/2544-9202

Porque, certamente, haver textos que precedem muitas questes seguidas de opes construdas com oposies, com relaes de causa e efeito, com relao de condicionalidade, com alternncias etc. Caberia ao candidato, ento, saber, a partir da narrativa textual, julgar que concluso ou que argumento seria pertinente para cumprir o problema exposto pelo enunciado.
As questes podem abordar assuntos de quaisquer reas, e sua resoluo independe do conhecimento especfico do assunto envolvido.

Viram? O prprio edital no explica que os conhecimentos que envolvem raciocnio crtico so transversais. at interessante dizer isso, porque o candidato pode pensar o seguinte: ora, se pertinente interpretao, porque isso j no vem includo no programa de portugus? Na verdade, pessoal, em portugus isso j existe h muito tempo. Inclusive isso explica por que alguns alunos erram tanto as questes de interpretao, mesmo sendo exmios leitores. As bancas, certamente, esto cientes de que interpretaes inteligentes e objetivas so instrumentos decisivos na seleo de candidatos. Seria um modo claro, por exemplo, de as bancas dizerem o seguinte: em minhas provas no cabe somente decoreba, preciso raciocinar o que consta nelas. E a FCC, como muitos j o sabem, precisava dessa desculpa. Afinal, sempre foi considerada pelos candidatos que fazem provas para tribunais como uma banca pr-decoreba, cujas provas eram quase fechadas por candidatos que decoravam todo o programa. Agora, ela reservou uma rea s para cobrar leitura e raciocnio.
Programa Construo de argumentos: reconhecimento da estrutura bsica de um argumento; concluses apropriadas; hipteses subjacentes; hipteses explicativas fundamentadas; analogia entre argumentos com estrutura semelhantes.

Bacana! Nesta aulinha, vou apresentar a vocs algumas ferramentas imprescindveis validao de argumentos. A gente vai entender um pouco como funcionam os modos verbais, como operam as conjunes, como entendemos as relaes de causa e efeito etc. Como sempre, serei bem objetiva (falo muito agora, mas explico pontualmente o necessrio), para evitar o tralal, trolol do estudo da interpretao. Bom, espero cumprir isso!

Rua das Marrecas, 15 Centro CEP 20031-120. Rio de Janeiro RJ. Telefax: (21) 2544-3752/2544-9202

Avaliao de argumentos: fatores que reforam ou enfraquecem uma argumentao; erros de raciocnio; mtodo utilizado na exposio de razes.

Tambm vou mostrar que a construo de uma interpretao racional mais objetiva do que subjetiva. Esse o primeiro passo para vocs acertarem questes. Formulao e avaliao de um Plano de Ao: reconhecimento da convenincia, eccia e ecincia de
diferentes planos de ao; fatores que reforam ou enfraquecem as perspectivas de sucesso de um plano proposto; hipteses subjacentes a um plano proposto.

Essa parte do programa praticamente uma cpia de programas anteriores da FGV. Fica, portanto, a recomendao para que estudem questes de lgica e de interpretao extradas da prova de portugus da FGV. um norte certeiro para esperar o que vem por a na prova da FCC. Essa parte que envolve Plano de Ao indicia claramente que haver um enredo, ou seja, um conjunto de aes que culminar num evento ou num concluso, que ser o mote para vocs julgarem a validade deles. Portanto, friso, acho quase impossvel essas questes estarem destitudas de um vis crtico-verbal. S para reforar esse meu ponto de vista, eu convido vocs a analisarem um programa de Raciocnio Lgico-matemtico de um concurso contemporneo ao do ICMS/SP. Trata-se do programa do TRT da 9 regio: Raciocnio lgico-matemtico: Estrutura lgica de relaes arbitrrias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictcios; deduzir novas informaes das relaes fornecidas e avaliar as condies usadas para estabelecer a estrutura daquelas relaes. Compreenso e elaborao da lgica das situaes por meio de: raciocnio verbal, raciocnio matemtico, raciocnio sequencial, orientao espacial e temporal, formao de conceitos, discriminao de elementos. Compreenso do processo lgico que, a partir de um conjunto de hipteses, conduz, de forma vlida, a concluses determinadas. O edital deste concurso, o do TRT da 9 R., foi publicado em 2012, mas as provas ocorrem em 2013. Se vocs repararem bem, apesar da troca de palavras, h semelhanas evidentes entre o que ela passar a exigir para a lgica matemtica com a razo crtico-verbal. A nica diferena entre o programa do ICMS e os programas explcitos de raciocnio lgico est no fato de o anterior remeter-se claramente formao e anlise de argumentos e de narrativas. Reafirmo, no entanto, que argumentos podem ser construdos com palavras e com smbolos. E um dado inesquecvel dessa transversalidade est numa questo de portugus do ICMS RJ (FGV) em que variveis X e Y

Rua das Marrecas, 15 Centro CEP 20031-120. Rio de Janeiro RJ. Telefax: (21) 2544-3752/2544-9202

tomaram conta da construo de relaes de condicionalidade, adio, alternncia etc. Ento, vamos a algumas demonstraes importantes de como resolver questes de raciocnio crtico-verbal: 1 DICA: OS LIMITES DA INTERPRETAO Humberto Eco empregou esse ttulo que tambm dou a esta passagem de dicas para expor, por meio de ensaios, as possibilidades de se interpretar o texto. No querendo entrar em toda discusso proposta por Eco, vou tocar num ponto central do que apregoa o terico: a relao entre o leitor e o texto deve ser ntima. Entendamos, Eco prope essa relao mais estreita, pessoal, para evitar os excessos de interpretao. Notem bem este termo: excessos de interpretao. E o que isso tem exatamente a ver bom o que pretendemos no campo do raciocnio crtico? Tomando-se o exposto por Eco, o que vocs devero fazer aproveitar o que est expressamente escrito no texto. Suposies, possibilidades interpretativas no devem ser abandonadas, no isso que quero dizer. Mas, quando lemos um enunciado e voltamos ao texto em busca de respostas, devemos, num primeiro momento, entender exatamente o que est no texto, considerar a essncia objetiva de suas palavras. Depois dessa anlise objetiva, se necessrio o for, faremos uma anlise suplementar do texto, ou seja, de suas possibilidades, das intencionalidades do autor, por exemplo. Por enquanto, importa-nos limitar o entendimento ao que est no texto, aproveitando a essncia de palavras-chave. Guardem esse trechinho destacado, porque vou acion-lo, ao mostrar os exerccios.

Rua das Marrecas, 15 Centro CEP 20031-120. Rio de Janeiro RJ. Telefax: (21) 2544-3752/2544-9202

2 DICA: A SEMNTICA DE ALGUMAS FLEXES VERBAIS Como o verbo a classe de palavras que mais sofre acidentes, ou seja, flexes, natural que o verbo se encarregue de boa parte do sentido transmitido pelo texto ou pelas sentenas. Ento, conheamos alguns pontos basilares das flexes: 1 - temos trs modos verbais indicativo, subjuntivo e imperativo. Cada modo possui um significado natural, ou seja, um significa-raiz, digamos assim. Ento, verbos flexionados no indicativo esto vinculados ideia de fato, de certeza. J verbos flexionados no subjuntivo trazem a essncia de uma suposio, de uma dvida. Importam-nos esses dois modos, ok. O imperativo, que indica aes de ordem, conselho, pedido etc., no to interessante para o momento. Mas guardem o seguinte: Indicativo = certeza, fato, coisa concreta. Subjuntivo = dvida, possibilidade, sugesto. Em contrapartida, esclareo, pessoal, que o aspecto semntico no esttico em termos de sentido. H construes do indicativo, por exemplo, que fogem a essa regra geral. Mas fiquemos, por enquanto, com a generalizao mesmo. 2 - Flexes de tempo: alguns tempos verbais se destacam na anlise textual e apresentam diferenas de sentido notrias. A gente no pode, por exemplo, entender que, em geral, uma frase que traz um verbo flexionado no passado possa ter o mesmo sentido de outra com verbo flexionado no presente. At h a possibilidade de isso ocorrer, mas em geral passado passado e presente presente. Assim, se vamos raciocinar uma sentena, precisamos prestar muita ateno sutileza verbal da frase. Ento, comecemos pelo seguinte: a. Pretrito Perfeito do Indicativo: trata-se de um tempo verbal vinculado a aes ou estados j findados, ou seja, bem concludos. Exemplo: Passei no concurso em 2008. O Perfeito do Indicativo um tempo tpico dos textos narrativos, j que seu aspecto conclusivo pode dar aos eventos do texto mais movimento, ou seja,

Rua das Marrecas, 15 Centro CEP 20031-120. Rio de Janeiro RJ. Telefax: (21) 2544-3752/2544-9202

mais dinamismo; e as narrativas, em geral, so marcadas por acontecimentos que sucedem outros. b. Pretrito imperfeito do indicativo: trata-se de um tempo verbal passado, menos dinmico do que anterior. muito comum haver pretrito imperfeito em textos descritivos, pois o tempo tende ao esttico. Com ele, possvel fotografar imagens, cores etc. Por ser imperfeito, este pretrito responsvel por aes que se prolongaram num determinado perodo temporal no passado. Por isso, ele traz impreciso temporal quanto s aes ou estados descritos. Exemplo: antes, eu estudava sozinho. Comparando os exemplos de um de outro, vejam que temos o seguinte: a ao passar conclusiva e mais precisa, pois o candidato passou em 2008; j a ao estudar foi prolongada num tempo muito impreciso, antes. Temos, ento, respectivamente, pretrito perfeito e pretrito imperfeito. c. Futuro do Pretrito do Indicativo: apesar de ser exatamente do indicativo, o futuro do pretrito (-ria) no contm a certeza que, em geral, est expressa nos demais tempos do indicativo. O Futuro do Pretrito indicia possibilidade, probabilidade e hiptese. A gente no pode julgar que ele indica exatamente uma dvida pontual, porque a dvida , em regra, a incerteza mxima. Mas a hiptese, por exemplo, o meio termo entre a certeza e a dvida. Portanto, guardem isto: Futuro do Pretrito indica hiptese, possibilidade. Exemplo: se tivesse uma boa grana, montaria um negcio prprio. Veja que o enunciador no tem dvidas sobre montar seu negcio. Mas ele depende de ter grana; montar o negcio, portanto, possvel, desde que se tenha grana. Ento, guardemos essas noes gerais: Pretrito perfeito: ao concluda. Pretrito imperfeito: ao que se prolongou no passado. Futuro do pretrito: ao provvel, possvel, dependente de outra ao.

Rua das Marrecas, 15 Centro CEP 20031-120. Rio de Janeiro RJ. Telefax: (21) 2544-3752/2544-9202

3 DICA: O PAPEL DE ALGUNS CONECTORES No campo dos conectores, ns vamos nos limitar s conjunes. Na verdade, lanaremos luz sobre algumas poucas conjunes que so comumente empregadas nas construes lgico-argumentativas. Assim, a gente precisa conhecer as conjunes seguintes: a. As causais: porque, j que, como (esta a mais empregada nas questes de raciocnio crtico), visto que, na medida em que, em razo de, por, porquanto etc. O nome j diz tudo: tais conjunes representam aquilo que fato, causa, ou, no limiar do entendimento, justificativa, explicao para a existncia de algum evento. b. As conjunes concessivas: embora, apesar de, posto que, mesmo que, no obstante, por mais que, ainda que, a despeito de, malgrado etc. As concessivas representam a leve oposio, considerada tambm ressalva. c. As finais: para (que), a fim de (que). O nome j diz que representam finalidade. d. Condicionais: se, desde que, contanto que etc. As condies geralmente se vinculam a ideias de dvida. Ento, a gente j pode antecipar que elas esto ligadas a ideias de dvida ou hiptese, ou seja, ao subjuntivo mesmo. e. Consecutivas: tal... que, to... que, tanto...que etc. Evidenciam-se o efeito gerado por uma ao anteriormente expressa. f. Aditivas: e, nem, mas tambm, fora, afora etc. Desse grupo, a mais empregada o e mesmo. E bom estar atento sempre soma de aes dadas nos eventos listados nas questesproblema. g. Alternativas: ou...ou, ora...ora, seja...seja. Tambm so altamente empregadas nas questes de raciocnio.

Rua das Marrecas, 15 Centro CEP 20031-120. Rio de Janeiro RJ. Telefax: (21) 2544-3752/2544-9202

h. Adversativas: mas, no entanto, entretanto, todavia, contudo, porm. Ajudam a formular oposies declaradamente fortes, mas explcitas que as concessivas. i. Conclusivas: portanto, por isso, por conseguinte, logo etc. Apresentam a concluso extrada da narrativa. Normalmente, as bancas pedem para o candidato julgar a validade de uma concluso. Ento, amigos, guardemos esse rol de conjunes. Ser til na hora de entender como funcionam as relaes entre sentenas e, mais tarde, como se chegar soluo mais adequada para os problemas enunciados. 4 DICA: RADICALISMOS E MODALIZAES A criao de uma lgica pressupe tambm o uso, em geral, de expresses que denotam radicalismo, tal como supor uma generalizao, empregada por pronomes indefinidos ou por advrbios de restrio: todo, qualquer, nenhum, apenas, somente, s etc. Naturalmente, a gente deve grifar no texto esses radicalismos, porque eles no podem ser vistos como similares a expresses atenuantes, como as seguintes: muitos, quase, a maioria, a minoria, poucos, em alguns casos etc. Alguns verbos tambm ajudam nesse processo de modalizao. Os verbos PODER, DEVER e expresses como POSSVEL etc. tambm so atenuantes que devem ser levados em conta na hora de analisarmos cada caso. Sendo assim, no podemos compreender que so de mesmo valor as proposies: vai chover hoje noite e pode chover hoje noite. A primeira frase est vinculada ideia de certeza e a segunda, apesar de trazer um verbo no indicativo, est vinculada ideia de possibilidade, j que o verbo PODER atenua a certeza de haver chuva. 5 DICA: AS RELAES ENTRE SENTENAS Conhecidas as ferramentas bsicas da interpretao, vamos parte intermediria do nosso estudo: as relaes entre sentenas. Comecemos pelas relaes de causa e efeito (=consequncia):

Rua das Marrecas, 15 Centro CEP 20031-120. Rio de Janeiro RJ. Telefax: (21) 2544-3752/2544-9202

a. Fiquem bem atentos relao entre verbos, quando as sentenas trouxerem mais de um verbo. o sinal mais seguro para se compreender causa e efeito. Exemplo A: Comprei o carro para chegar mais pontualmente ao trabalho. Observem que h duas aes verbais: comprar e chegar. Agora, pensemos a ordem desses eventos, considerando-se o contexto frasal: compra-se o carro primeiramente e depois se chega pontualmente ao trabalho. Ou seja, comprar primeira ao e chegar ao secundria, permitida por aquela primeira. Ento, se comprar a primeira ao, ela ser a causa. Se chegar a segunda, ela ser o efeito ou consequncia. O que a gente v que comprar X permite pessoa chegar a Y. A relao que temos de Causa e Efeito, nessa ordem. Exemplo B: vou a Braslia, porque prometi lecionar portugus para uma turma de l. Neste exemplo B, a gente v que ordem se inverteu, porque o feito veio na primeira parte da sentena, enquanto a causa veio na segunda. Retomando, temos o seguinte: ir... o efeito, motivado pelo prometer. Primeiramente, eu prometo..., depois eu vou. Vou a Braslia, porque prometi...

Aosecundria=efeito

Aoprimria=causa

Relao de efeito e causa nessa ordem

b. Depois fiquem atentos s conjunes, preferencialmente, causais e consecutivas. Mas lembro a vocs que h conjunes, como as finais e as conclusivas, que podem tambm indicar o efeito advindo de uma causa.

Rua das Marrecas, 15 Centro CEP 20031-120. Rio de Janeiro RJ. Telefax: (21) 2544-3752/2544-9202

Naquele exemplo do comprei o carro para chegar mais pontualmente ao trabalho, vejam que temos uma conjuno final (para), mas a relao entre sentenas de causa e efeito. Ento, ateno! No confundamos o papel da conjuno com a relao entre sentenas. Uma conjuno pode ser final, expressar realmente finalidade, mas as relaes entre frases podem ser tambm de causa e efeito. Ento, a gente no pode entender que causa e efeito uma relao exclusivamente marcada por conjunes causais ou consecutivas. Elas ajudam muito no processo. Mas a relao ocorre entre os eventos (verbos principalmente) intercambiados entre as sentenas. Agora, vamos para outra relao entre frases, muito comum, nas provas de raciocnio crtico: a relao de condicionalidade. Tomemos os seguintes exemplos: a. Se todos obedecessem s leis, haveria menos violncia. b. Se todos obedecem s leis, h menos violncia. Tanto em a quanto em b, h a conjuno condicional SE. Mas somente um perodo expressa uma condio propriamente dita. Seria o perodo de sentenas da opo a, j que a condio est vinculada ideia de dvida, possibilidade, sugesto. Vejam que o verbo obedecer, na primeira sentena, est flexionado no subjuntivo, indicando exatamente uma suposio, uma hiptese. J o verbo da opo b est flexionado no presente do indicativo (eles obedecem). Ento, mesmo havendo a conjuno condicional SE, o que est expresso ali uma certeza! Ento, amiguinhos, comum as bancas apresentarem uma conjuno, mas as relaes entre verbos revelarem outra verdade. Isso quer dizer que muitas vezes as conjunes mascaram uma relao revelada pelo verbo. Faam um teste simples para entender a causa: tentem trocar a conjuno SE, de ambas as opes, por uma causal tambm simples PORQUE.

Rua das Marrecas, 15 Centro CEP 20031-120. Rio de Janeiro RJ. Telefax: (21) 2544-3752/2544-9202

Fizemos o devido ajuste frasal, mantendo a substituio na mesma orao em que estava a conjuno original e chegamos ao seguinte: h menos violncia porque todos obedecem s leis. Vejam que, na sentena a, isso no ocorre com facilidade. Resumindo para o concurso: SE + verbo no indicativo = Causa. De posse dessas informaes bem basilares, a gente j possui instrumentos suficientes para solucionar questes de raciocnio crtico. Vamos a elas!

Rua das Marrecas, 15 Centro CEP 20031-120. Rio de Janeiro RJ. Telefax: (21) 2544-3752/2544-9202

QUESTES COMENTADAS Texto para as questes 01, 02 e 03

Questo 1 - Cespe. Infere-se do primeiro perodo do texto que algumas reminiscncias a) no nos do descanso, sejam boas, sejam dolorosas. b) no nos deixam em paz at causar muita dor. c) precisam vir a pblico, oralmente ou por escrito. d) so impublicveis ou dolorosas. e) E devem ser esquecidas de vez. Questo 2 - Cespe. No segundo pargrafo do texto, o autor usa o exemplo de quem passa a vida na mesma casa de famlia (R.10-11) para reforar sua ideia de que a) a convivncia rotineira favorece as lembranas de pessoas e fatos. b) ele prprio poderia ser um conviva de muito boa memria. c) a vida familiar faz lembrar somente as circunstncias, e no os fatos.

Rua das Marrecas, 15 Centro CEP 20031-120. Rio de Janeiro RJ. Telefax: (21) 2544-3752/2544-9202

d) viver em casa de famlia ou em hospedarias faz mal memria. e) viver em famlia com seus eternos mveis e costumes descansa a mente e estimula a memria. Questo 3 - Cespe. No terceiro pargrafo do texto, o autor explica por que escreveu antes seja olvido que confuso (R.17). De acordo com sua argumentao, a) livros confusos so mais fceis de interpretar que os omissos. b) livros confusos despertam nele ideias finas. c) livros omissos despertam a imaginao dele. d) livros confusos podem ser melhorados com reflexes profundas. e) E livros omissos so piores porque no possvel complement-los. Questo 4 FGV. Os computadores esto presentes na vida da maioria das pessoas. Para no ficar desatualizado, o Sr. Aderbal deseja comprar um computador pessoal. Esse computador, para satisfazer suas necessidades, precisa ser muito rpido. Sabe-se que, alm do processador, todos os perifricos influenciam no desempenho geral do computador. Caso o Sr. Aderbal compre um Pentium 200 MMX, um dos processadores mais rpidos do mercado, pode-se concluir que: a.) Com certeza o computador atender suas necessidades. b.) Pode ser que esse computador atenda suas necessidades. c.) Esse computador no atender suas necessidades. d.) Possuindo uma placa de vdeo, este computador com certeza atender suas necessidades. e.) As alternativas (b) e (d) esto corretas. Questo 5 FGV. O dono de uma livraria enfrenta um problema para administrar seu estoque. Ele precisa optar por uma metodologia que mantenha uma grande quantidade de livros organizada, de forma que seus funcionrios possam encontrar o que o cliente deseja. Sabe-se que 100% dos livros que vende so para os alunos de um colgio de 1 e 2 graus localizado em frente sua loja e que, conhecendo os hbitos de seus clientes, os pequenos estudantes, que normalmente j viram o livro que desejam mas sempre esquecem o nome do autor e o nome do livro, a forma mais rpida e prtica de organizar seu estoque atendendo suas necessidades : a.) Disciplina / Assunto / Cor da Capa b.) Autor / Nome do Livro c.) Editora / Autor / Nome do Livro d.) Assunto / Editora / Autor / Nome do Livro e.) Disciplina / Assunto / Editora / Autor / Nome do Livro

Rua das Marrecas, 15 Centro CEP 20031-120. Rio de Janeiro RJ. Telefax: (21) 2544-3752/2544-9202

Questo 6. FGV. Dois dicionrios de sinnimos e antnimos de uma mesma lngua apresentam definies diferentes para uma mesma palavra. Os dois so de autores diferentes e produzidos na mesma poca. Podemos concluir que: a.) Os dois dicionrios esto errados. b.) Os dois dicionrios esto corretos. c.) Os dois autores so inimigos. d.) Os dois dicionrios podem ser incompletos, mas corretos. e.) Os dois dicionrios podem ser completos e corretos.

Questo 7. FGV. Para que certa dieta seja efetiva, ou seja, proporcione perda de peso corporal pessoa que a ela se submete, necessrio que seja administrada exatamente como prescrita por um nutricionista qualificado. A dieta administrada exatamente como prescrita por um nutricionista qualificado apenas se a pessoa que a ela se submete paga por uma consulta particular com esse profissional. Sabe-se que, em geral, nutricionistas qualificados cobram valores de consulta acessveis a apenas uma pequena parcela da populao brasileira. A partir das informaes acima, possvel concluir que: a) Se uma pessoa administra a dieta exatamente como prescrita por um nutricionista qualificado, conseguir perder peso corporal. b) Uma pessoa que no possua renda elevada no poder perder peso corporal por meio dessa dieta. c) Entre as pessoas que se submeterem a essa dieta, a proporo das que possuem alta renda dever ser superior proporo das que possuem baixa renda. d) Se uma pessoa no perde peso corporal ao administrar essa dieta, porque no a administrou exatamente como prescrita por um nutricionista qualificado. e) Se uma pessoa no paga por uma consulta particular com um nutricionista qualificado, no perder peso corporal ao administrar essa dieta.

Rua das Marrecas, 15 Centro CEP 20031-120. Rio de Janeiro RJ. Telefax: (21) 2544-3752/2544-9202

Questo 8 FGV. Dada a seguinte afirmao: Se h emprego de controle biolgico eficaz em lavouras, ento no h perda de produo decorrente do ataque de pragas agrcolas. Por sua vez, se no h perda de produo decorrente do ataque de pragas agrcolas, ento, h lucro suficiente para investir no aprimoramento de alternativas ao uso de agrotxicos em lavouras. Se no h lucro suficiente para investir no aprimoramento de alternativas ao uso de agrotxicos em lavouras, pode-se concluir que: a) No h emprego de controle biolgico eficaz e h perda de produo decorrente do ataque de pragas agrcolas. b) H emprego de controle biolgico eficaz e h perda decorrente do ataque de pragas agrcolas. de produo

c) H emprego de controle biolgico eficaz e no h perda de produo decorrente do ataque de pragas agrcolas. d) No h emprego de controle biolgico eficaz e no h perda de produo decorrente do ataque de pragas agrcolas. e) Pode haver emprego de controle biolgico eficaz, mas no pode haver perda de produo decorrente do ataque de pragas agrcolas. Questo 9. Uma sentena lgica equivalente a Se o prato X feito com bons ingredientes, ento os gestores do restaurante Y fizeram boas contrataes : A. Se o prato X no feito com bons ingredientes, ento os gestores do restaurante Y no fizeram boas contrataes. B. Se os gestores do restaurante Y no fizeram boas contrataes, ento o prato X no feito com bons ingredientes. C. O prato X feito com bons ingredientes ou os gestores do restaurante Y fizeram boas contrataes. D. Se os gestores do restaurante Y fizeram boas contrataes, ento o prato X feito com bons ingredientes. E. O prato X feito com bons ingredientes ou os gestores do restaurante Y no fizeram boas contrataes.

Rua das Marrecas, 15 Centro CEP 20031-120. Rio de Janeiro RJ. Telefax: (21) 2544-3752/2544-9202

Questo 10. NCE. a diminuio dos processos normais de metabolismo e crescimento economizam energia... equivale a a energia economizada ao se reduzirem os processos normais de metabolismo e crescimento; o item abaixo em que as duas frases NO se equivalem : (A) O governo criou a cesta bsica para ajudar os pobres. O governo pretende ajudar os pobres, criando a cesta bsica. (B) Os alunos esto mais contentes hoje do que ontem. Os alunos estavam menos contentes ontem do que esto hoje. (C) Meles esto na promoo: compre dois a R$1,00 cada e leve outro de graa. Meles esto na promoo, trs por R$2,00. (D) O aluguel de R$10,00 por volta na pista, a qualquer hora. No h momento em que a taxa por volta na pista seja diferente de R$10,00. (E) O quadrado azul, com manchas vermelhas dentro. O objeto azul um quadrado com manchas vermelhas dentro. Gabarito em destaque e soluo para os problemas propostos: 1. B primeiramente, vamos nos limitar ao texto. No pensemos nada fora dele, ok. Assim, temos o seguinte: o enunciado diz para a gente analisar apenas o primeiro perodo. Assim, no bom ler o texto todo. O certo limitar-se a ler a passagem H dessas reminiscncias que no descansam antes que a pena ou a lngua as publique.. Vejam como fcil solucionar a questo. Tomemos para isso as palavras-chave desse trecho: reminiscncia, no descansam, pena, lngua, publique. Ora, pessoal, a opo A ser eliminada porque o trecho no fala nada sobre dor, ou seja, isso interpretao alm do escrito.

Rua das Marrecas, 15 Centro CEP 20031-120. Rio de Janeiro RJ. Telefax: (21) 2544-3752/2544-9202

A opo B traz vrios termos similares aos do trecho: pblico, oralmente (=lngua), escrito (=pena). esta a correta, ok. A opo C diz que so impublicveis. Mas o texto diz publique. Est contraditria, ento. A opo D diz devem ser esquecidas. Isso no tem no texto. Resposta correta: opo C. 2. vamos nos limitar novamente ao que o enunciado pede. Ento, devemos ler apenas o que consta no segundo pargrafo. Leiam e acompanhem a eliminao de opes: Opo B: o narrador deixa claro que sua memria no boa. Portanto, a opo contradiz o texto. Opo C: h o radicalismo somente. O texto no se limita a isso. Opo D: a alternncia invlida, porque, segundo narrador, a memria dele que ruim similar a algum que tivesse vivido em hospedarias. Da conclui-se que viver em hospedarias no faz bem memria. J quem passa a vida em casa de famlia grava tudo pela continuidade e repetio conforme diz claramente o texto. Opo E: esta opo perde a resposta para a opo A, porque na E consta a ideia de descansar a memria. Esta ideia no est presente no texto. Opo A a correta por eliminao, pois temos o seguinte jogo de palavras-chave: - convivncia rotineira = continuidade e repetio. - lembrana de pessoas e de fatos =... que se lhe grava tudo.. 3. novamente vamos nos ater ao pedido do enunciado. Assim, devemos ler, agora, objetivamente o terceiro pargrafo. Observando tambm as opes, notamos a existncia de um jogo de palavras entre dois tipos de livros os confusos e os omissos. Ento, vamos s eliminaes de opes por comparao com o que consta no texto:

Rua das Marrecas, 15 Centro CEP 20031-120. Rio de Janeiro RJ. Telefax: (21) 2544-3752/2544-9202

a. livros confusos no so mais fceis de interpretar porque nada se emenda bem nos livros confusos. b. Os livros que despertam nele ideias finais so os omissos. c. Os livros omissos despertam a imaginao dele? Sim, porque despertam nele ideias finais. d. No, porque nada se emenda bem nos livros confusos. e. No, porque novamente nada se emenda bem nos confusos. 3. Primeiramente fujamos provisoriamente do com certeza da opo A. Vamos por eliminao: a. cortamos o com certeza, porque no h esta certeza expressa no texto. A opo at poderia ser vlida, se no tivssemos outra melhor. b. Como o sr. Aderbal comprou um computador com processador veloz, pode ser que o computador atenda s suas necessidades. c. Errado. O computador possui um processador rpido e sr. Aderbal precisa desse tipo de computador para satisfazer suas necessidades. d. Novamente aparece o radicalismo com certeza e a limitao placa de vdeo. Mas o texto diz que a velocidade influenciada por todos os perifricos. e. Como a ideia da placa de vdeo no traz outros perifricos, a opo ficou limitada novamente. Portanto, a melhor resposta a da opo B, j que, em meio aos radicalismos e limitaes impostas pela argumentao das demais opes, a B trabalha com a ideia de modalizao, indicando que possvel que o computador atenda s necessidades do sr. Aderbal. 4. Vamos resolver a questo por eliminao. Opes C, E e D: devem ser refutadas, porque trazem muitos elementos para solucionar o problema do esquecimento dos

Rua das Marrecas, 15 Centro CEP 20031-120. Rio de Janeiro RJ. Telefax: (21) 2544-3752/2544-9202

clientes ( h termo que nem abarcado pelo texto editora) e trazem autor e nome do livro, justamente os itens que no colaboram, segundo o texto, com a lembrana dos livros que eles desejam adquirir. Opo B - muita gente marcaria esta. Mas pensemos um pouco no seguinte: se os alunos esquecem o nome do autor e do livro, porque organizar a loja, obedecendo estes itens? No d. O texto negou os itens. Ento sobra a opo A, que traz outros itens, sem os que atrapalham a lembrana dos clientes. 5. Vamos por eliminao, mas sempre recorrendo ao texto. Se pensarem ideias que no esto no texto, continuaro errando questes: a. no h nada no texto que diz que eles estariam errados. b. A informao insuficiente. c. Isso no tem no texto. d. a resposta correta. Mas leia a E antes de entender a explicao para a resposta D. e. Eles no so completos, porque um dicionrio no traz o significado proposto pelo outro para a mesma palavra. Portanto, a resposta correta a opo D. Eles so incompletos. Julgar que so corretos ou incorretos no vem ao caso. O que mata a questo o fato de um de ter um tipo de informao que o outro no tem. 6. Novamente, leiamos o texto com ateno e a cada opo lida, comparemos seu contedo com o que h no texto. Recomendo sempre que trabalhemos com eliminao de opes. Outro dado interessante trazer para o texto os conhecimentos que listei para interpretar textos (modos verbais etc.). Vamos eliminar algumas passagens: a. incorreta. A opo diz, no indicativo, que a pessoa perder peso. Mas, voltando ao texto, h uma construo no

Rua das Marrecas, 15 Centro CEP 20031-120. Rio de Janeiro RJ. Telefax: (21) 2544-3752/2544-9202

subjuntivo: Para que a dieta seja efetiva. Ns temos uma suposio no texto, no uma certeza, como quer a opo A. b. Incorreta. A informao excede o texto. No se fala no texto sobre pessoas com renda elevada. Quem entendeu isso inferiu possibilidade interpretativa, j que o texto se limita a dizer que nutricionistas cobram valores de consulta acessveis a apenas uma pequena parcela da populao brasileira. Quando lemos essa frase, esquecemos a leitura, sem querer, e j pensamos em quem tem dinheiro. Assim, julgamos que quem no o tem no pode ter acesso a um nutricionista qualificado e, por isso, no perder peso. Cuidado com isso tambm, porque a afirmativa perder est novamente no indicativo e o texto trabalha com a possibilidade de perda do peso. c. Isso no d para julgar, porque o texto no expressa a relao entre rendas. A relao est entre a perda de peso e o acesso ao nutricionista qualificado. d. O texto no traz informao sobre a pessoa que no perde peso. Ele fala sobre a possibilidade de ser perder peso. Assim, limitem-se bem ao que est no texto. e. Corretssima, porque o texto defende que a possibilidade de perder peso est necessariamente ligada dieta prescrita por nutricionista qualificado que cobra pela consulta. Para que certa dieta seja efetiva,... necessria que seja administrada exatamente como prescrita por um nutricionista qualificado. 9. Vamos compreender a sentena dada. Quando h sentena, ou seja, um texto mais curto, bom que saibamos entender a relao estabelecida entre os verbos da sentena: Se o prato X feito com bons ingredientes, ento os gestores do restaurante Y fizeram boas contrataes. Ora, pensemos o seguinte: o que deve ocorrer primeiro? O prato ser feito com bons ingredientes ou os gestores fazerem boas contrataes?

Rua das Marrecas, 15 Centro CEP 20031-120. Rio de Janeiro RJ. Telefax: (21) 2544-3752/2544-9202

Como fazer o prato X posterior s contraes. Pela ordem frasal temse uma relao de efeito e causa, ou seja, a frase trouxe e efeito primeiramente e causa depois, isso considerando a ordem em que as palavras esto escritas: a. fazer o prato X com bons ingredientes = efeito b. os gestores fizeram boas contrataes = causa. Ento, vamos anlise das opes: a. errada, porque no relao de causa e efeito est errada. Colocase o prato com bons ingredientes como condio para as boas contrataes. Traduzindo: as contrataes podem ser boas, e o prato poder no ser bom. b. Correta. Agora sim! A ordem direta, respeitando-se primeiramente a causa contratar bem ou no e fazer pratos com bons ingredientes ou no. Ou seja, a negativa mero engodo, o traz a correo fato de ordem dos eventos seguir o curso direito: causa e efeito. Mesmo os tempos verbais sendo diversos, a questo traz algo verdadeiro: se no presente o prato X deve-se s boas contrataes, ento, se os gestores no fizeram boas contrataes, os ingredientes no so bons. c. Incorreto, porque o texto no trabalha com alternncia. d. Incorreto, porque o tempo verbal diferente do que foi exposto no enunciado. Na opo h verbo no passado, ao passo que no enunciado h verbo no presente. e. Novamente houve alternncia e a questo est incorreta. 10. a correta aqui a opo C. Vejamos o motivo: em todas as opes, se vocs forem eliminando palavras-chave entre as duas sentenas, notaro que em quase todas as palavras originais so mantidas. J a opo C traz uma construo que no conserva as palavras-chave originais. Desse modo, o candidato tende a julg-la equivalente reescrita, porque ele interpreta o que no est escrito ali. Notemos a demonstrao: a. o governo criou a cesta bsica para ajudar os pobres.

Rua das Marrecas, 15 Centro CEP 20031-120. Rio de Janeiro RJ. Telefax: (21) 2544-3752/2544-9202

O governo pretende ajudar os pobres, criando a cesta bsica. Veja que temos entre as duas opes os seguintes termos similares: governo, ajudar, os pobres, criar, cesta bsica. H s uma diferena: pretende ajudar e ajudar. a mesma interpretao entre as duas expresses verbais? No! Mas numa prova de raciocnio crtico vocs devem sempre procurar a melhor resposta. Isso no quer dizer um compromisso com a verdade, como soluo nica para questo. O compromisso muitas vezes est em se julgar a soluo mais adequada, mediante a eliminao das menos adequadas ao proposto. No caso desse exerccio, vale lembrar que a banca quer NO equivalncia entre frases. Vamos para a b: Os alunos esto mais contentes hoje do que ontem Os alunos estavam menos contentes ontem do que esto hoje. A interpretao correta visvel, mas contemos palavras, pois mais seguro e, praticamente, infalvel: alunos, contentes, hoje, ontem. H diferena entre tempos verbais? H. Mas h uma lgica construda pelo advrbio mais e pelo advrbio menos. Agora, vejamos a C: meles esto na promoo: compre dois a R$ 1,00 e leve outro de graa. Meles esto na promoo, trs por R$2,00. Amigos, no fiquem fazendo contas, porque vocs esquecem o texto, quando fazem isso. Analisem as palavras, sem atribuir significados a elas, pensem nelas como um mecanismo chavefechadura, ou seja, para se ter equivalncia, tal como pede o enunciado, preciso encaix-las umas s outras.

Rua das Marrecas, 15 Centro CEP 20031-120. Rio de Janeiro RJ. Telefax: (21) 2544-3752/2544-9202

Ento, responda para si: tudo o que est na primeira frase encaixa na segunda? Se no entenderam, explico: na segunda frase, no se fala em compra e ou em levar, ou seja, falta a essncia da lngua os verbos! Raciocnio crtico verbal isso! Espero que ajudado com este pouquinho! At me esqueci da apresentao. Mas h tempo! Meu nome Jnia Andrade Viana, sou professora de portugus e de discursivas para concursos pblicos, no Ponto dos Concursos, e sou autora do livro Redao para Concursos, pela Editora Ferreira. Acompanhem o site da Editora, porque em breve (em fevereiro) darei uma palestra gratuita sobre Raciocnio Crtico. A motivao da palestra esclarecer mais sobre o assunto, resolver questes e ajudar as vtimas das chuvas de vero no Rio de Janeiro. No dia 10/01, haver uma palestra sobre questes de lngua portuguesa nas provas da FCC. Darei dicas tambm sobre as questes com mais chances de aparecerem nas provas. A palestra tambm tem a finalidade solidria, tal como a palestra de fevereiro sobre Raciocnio Crtico. Haver tambm para os interessados uma palestra para quem ir fazer o concurso da OAB 2 fase. Darei dicas importantes sobre como organizar o texto. Enfim, confiram tudo isso na pgina da Editora Ferreira! Boa prova para todos! Profa. Jnia Andrade

Rua das Marrecas, 15 Centro CEP 20031-120. Rio de Janeiro RJ. Telefax: (21) 2544-3752/2544-9202

Вам также может понравиться