Вы находитесь на странице: 1из 9

QUADRINHOS NA EDUCAO

BOA VISTA RR 2010

SILVIO CORRA VILASI ALDEIDE SILVA DA SILVA

QUADRINHOS NA EDUCAO

Projeto apresentado ao curso de Linceciatura em Artes Visuais , da Universidade Federal de Roraima UFRR. Orientadora Prof.Dra Rosangela Duarte

BOA VISTA RR 2010

1. TEMA Quadrinhos na educao.

2. PROBLEMA

Como trabalhar histria em quadrinhos no sexto ano do ensino fundamental ciclo II.

3. JUSTIFICATIVA

Como nos ltimos anos os quadrinhos se tornaram parte da poltica educacional, atravs da sua insero nos Parmetros Curriculares Nacionais ( PCN ) e Programa Nacional da Biblioteca na Escola ( PNBE ), buscaremos atravs desse projeto mostrar a comunidade escolar que possvel usar os quadrinhos como um recurso pedaggico abrangente e interdisciplinar no ensino fundamental.

4. OBJETIVOS 4.1. GERAL Explorar o potencial pedaggico das histrias em quadrinhos no ensino fundamental.

4.2. ESPECFICOS

Levantar bibliografia referente ao tema. Levantar um acervo de histria em quadrinho. Identificar o conhecimento dos professores a respeito das histrias em quadrinhos, como potencial pedaggico. Sugerir a produo de histrias atravs de oficinas para os alunos, contemplando o contedo da disciplina de artes. Analisar a produo dos alunos durante as oficinas. Elaborar um relatrio final.

5. FUNDAMENTAO TEORICA 5.1 ORIGEM DA HISTRIA EM QUADRINHOS

Uma imagem vale mais do que mil palavras, no de hoje que o homem procura expressar suas vivncias atravs da imagem, diversos relatos e inscries em cavernas mostram que na pr-histria os desenhos eram usados como forma de comunicao; os homens e mulheres daquele tempo deixavam sua histria nas paredes das cavernas. Poderamos comparar aqueles desenhos com livros de histria ou at mesmo livros didticos, que acabavam perpetuando a histria para as geraes futuras. A arte do desenho se manteve atravs dos anos e dos povos; depois do surgimento da escrita as duas passaram a uma cumplicidade, muitas vezes compartilhando a mesma obra literria. De acordo com Amlia Hamze o recurso grfico usado nos quadrinhos sempre esteve presente na historia humana, vindo a ser um meio de comunicao popular, que a partir 1897 fica conhecido por histria em quadrinhos ( HQ ).
A imagem grfica utilizada nas histrias em quadrinhos sempre esteve presente em nossa historicidade e apresenta interesse ao ser humano nas vrias etapas de sua vida. As histrias em quadrinhos ao integrarem figuras e textos, auxiliam as crianas a aprender a ler e a progredir ligeiramente na leitura. Inegavelmente, aparecem como um meio de comunicao de massa de vasto consumo popular. Em 1897, Rudolph Dirks, jovem desenhista americano do Morning Journal, ofereceu um processo cmico-grfico que ficaria decididamente conhecido como histria em quadrinhos (HAMZE, http://www.educador.brasilescola.com/trabalho-docente/historiaquadrinhos.htm 2010).

Quando falamos em HQ existem diversos gneros como as: biografias, aventuras, mangs, literatura, infantis e humor. As biografias em quadrinhos contam a vida de pessoas que realizaram feitos significativos dentro de algum contexto histrico. Outro gnero so os quadrinhos de aventura que abrangem vrios estilos e gneros, podem ser definidos como uma experincia incomum, um passeio cheio de perigos, arriscar a vida lutando contra o mal, ou ainda salvar uma jovem de um monstro, ou seja, aventura sinnimo de adrenalina e tudo mais que acompanha a palavra.

Os mangs so quadrinhos feitos no estilo japons, com grande abrangncia de estilos e gneros. Alem disso, temos tambm as literaturas em quadrinhos que so produes baseadas em obras literrias. Quadrinhos infantis so aqueles voltados para o pblico infantil, nos quais em sua maioria so protagonizados por crianas. Quadrinhos de humor, composto em sua maioria por charges, tiras e cartuns.

5.2 HISTRIAS EM QUADRINHO NA EDUCAO

Segundo Waldomiro Vergueiro (2009) os quadrinhos j foram alvo de preconceito dentro das escolas, pois eram considerados apenas como fonte de lazer, com um contedo distante da realidade, sem muito a somar na vida escolar do aluno, responsveis por enfraquecer o raciocnio e desestimular a leitura.
Tais publicaes eram interpretadas como leitura de lazer e, por isso, superficiais e com contedo aqum do esperado para a realidade do aluno. Dois argumentos muito usados que geravam preguia mental nos estudantes e afastava os alunos da chamada boa leitura. (VERGUEIRO e RAMOS, 2009)

Preconceito sem nenhuma fundamentao terica nem embasamento cientifico, mas que permaneceu por muito tempo. Hoje estamos comeando a entender os quadrinhos no como algo vazio, sem valor pedaggico e sim como um recurso educacional. Os quadrinhos representam uma narrativa onde personagens interagem, expressando palavras e gestos para contextualizar o leitor, o conjunto de imagens e textos deve transmitir, com clareza, a idia para aquele que l. Assim podemos usar os quadrinhos para comunicar e transmitir um conhecimento atravs da combinao de imagem e texto. "Nas HQs, esse contexto fruto da dicotomia verbal / no verbal, na qual tanto os desenhos, quanto as palavras, so necessrias ao entendimento da histria" ( MARINHO, 2004). Os diferentes personagens e contedos abordados nas HQs motivam as crianas a aprenderem, por esse motivo que os quadrinhos tm provado sua importncia. Por funcionar como um instrumento de grande proximidade aos jovens

a HQ facilita o aprendizado e a fixao de conceitos, servindo assim de suporte educacional para vrios temas. Segundo Azevedo (2010), no Brasil j existem vrias experincias com as histrias em quadrinhos dentro da sala de aula: uma boa tcnica para se trabalhar em artes so os quadrinhos. uma tcnica bem verstil, que possibilita a interdisciplinaridade(http://elisakerr.wordpress.com/quadrinhos-nas-aulas-deartes/site ). A partir das experincias de Souza (2010) podemos afirmar que com criatividade e bom humor os alunos do curso de Eletrotcnica do PROEJA desenvolveram tirinhas de histrias em quadrinhos com o tema: Energias Alternativas e Sustentabilidade(

http://blogovagalume.blogspot.com/2010/08/quadrinhos-em-sala-de-aula-no-iff.html).
A revista educativa do SESI - Servio Social da Indstria, j divulgada aqui no Bigorna.net, um exemplo de como est sendo formada uma nova gerao de leitores de Quadrinhos, mesmo diante de tanta tecnologia como internet, vdeo games, celulares e afins. Tambm evidencia a importncia de um personagem que simbolize a entidade (Sesinho). Contendo HQs abordando assuntos interessantes para a garotada, a revista/gibi trabalhada em salas de aula, nas unidades educacionais do SESI em vrios pontos do pas, onde os alunos a recebem gratuitamente. Temas como a acessibilidade para portadores de deficincia, segurana no trnsito e internet, so roteirizados e transformados em histrias de quadrinhos agradveis na leitura e interessantes at para adultos. A participao dos leitores est na Galeria do Sesinho, com desenhos enviados via correio, ilustraes para colorir, seo de cartas, jogos e vrios passatempos. Por ser destinado aos alunos, tudo feito com superviso pedaggica e dependendo da edio, possvel encontrar artigos sobre histria, astronomia, esportes e temas de interesse geral. Um trabalho digno de elogios em favor da cultura, do ensino e do conhecimento. Quadrinhos como ferramenta de aprendizado, mostram a fora desta arte. (PRADO, http://www.bigorna.net/index.php?secao=artigos&id=1267032184, 2010).

Existem tambm em algumas escolas as gibitecas, que so espaos no mesmo estilo das bibliotecas s que ao invs de livros abrigam histrias em quadrinhos. L os alunos podem ter contanto com diversas obras, de quadrinhos educacionais a outros ttulos. Esse conceito de gibitecas no recente e nem exclusivo das escolas, no Centro Cultural So Paulo, temos a gibiteca Henfil, que existe desde 91 e faz parte de uma das sees da Biblioteca Srgio Milliet. As HQs so utilizadas em escolas para ajudar os alunos a aprenderem alguns conceitos, fazendo uso de uma forma agradvel e dinmica, que motiva o leitor a se interessar e buscar mais informaes sobre o assunto.

Nesse sentido, a HQ transmite cultura e conhecimento e pode e deve ser usada na formao educacional. De acordo com GUSMAM (2001), uma prova cabal disso vem da Bahia, onde os livros do FALA MENINO!, de Luis Augusto Gouveia, foram adotados por vrias escolas, que os utilizam para ajudar na educao das crianas e Jovens(http://www.universohq.com/quadrinhos/beco_01.cfm ).
A recomendao de usar histrias em quadrinhos nas escolas consta do volume dos PCN - Parmetros Curriculares Nacionais, dedicado ao ensino da Lngua Portuguesa. Nos gibis, as crianas, que no so capazes ainda de ler diretamente, conseguem deduzir o significado da histria observando a imagem. "Isso d a elas a sensao de serem leitoras, o que importante no processo de alfabetizao. Para crianas que nunca tiveram contato com a leitura, o professor deve, antes de tudo, ensin-las como se l o gibi da esquerda para a direita e de cima para baixo. Parece uma seqncia bvia, mas no ", afirma Maria Cristina Ribeiro Pereira, coordenadora geral dos PCN. (HAMZE, http://www.educador.brasilescola.com/trabalho-

docente/historia-quadrinhos.htm, 2010).

A partir de 2006 os quadrinhos foram includos na lista do PNBE, mostrando que as HQs esto cada vez mais ocupando espao como uma linguagem autnoma, reconhecida pelo governo como um recurso pedaggico. A HQ uma arte adequada a nossa era tecnolgica por expressar de forma dinmica temas diversos. Assim a utilizao destas est articulada a uma pratica educativa inovadora. Vale ressaltar que o nosso interesse instigar o aluno a fazer outras leituras sobre o tema proposto, j que a HQ serve como estimulante para uma leitura mais completa.

6. METODOLOGIA

O projeto QUADRINHOS NA EDUCAO tem como objetivo explorar o potencial pedaggico das histrias em quadrinhos no ensino fundamental. . Para tanto ser necessrio uma pesquisa sobre o tema, levantando dessa forma uma bibliografia que d embasamento e apoio a realizao do projeto, buscando com isso montar um acervo direcionado ao tema, com autores que nos forneam subsdios para a realizao de todas as etapas.

Atravs

da

aplicao

de

questionrios

pretendemos

identificar

conhecimento dos professores a respeito das histrias em quadrinhos, como potencial pedaggico. Logo aps ao levantamento dos dados coletados, vamos sugerir a organizao de oficinas direcionadas aos alunos, contemplando o contedo da disciplina de artes, nas quais os mesmos produziro histrias em quadrinhos, e podero entender como funciona uma HQ, conhecendo todo o processo de criao, do inicio ao fim. Analisar a produo dos alunos durante as oficinas. Elaborar um relatrio final com a analise dos resultados obtidos 7. CRONOGRAMA

DESCRIO DAS ATIVIDADES Elaborao do projeto Levantar bibliografia referente ao tema. Levantar um acervo

Novembro 2010 1S 2S 3S 4S
5S

Dezembro 2010 1S 2S 3S 4S 5S

Identificar o conhecimento dos professores a respeito das histrias em quadrinhos, como potencial pedaggico Sugerir a produo de histrias atravs de oficinas para os alunos. Analisar a produo dos alunos durante as oficinas. Elaborar um relatrio final

8.REFERNCIAS HAMZE, Amlia. Histrias em quadrinhos e os Parmetros Curriculares Nacionais. Disponvel em http://www.educador.brasilescola.com/trabalho-docente/historiaquadrinhos.htm acessado em 29 outubro de 2010. MARINHO, Elyssa Soares.Histrias em quadrinhos, A oralidade em sua construo. 2004. Disponvel em: http://www.filologia.org.br/viiicnlf/anais/caderno12-11.html acessado em 03 de agosto de 2009. GUSMAN, Sidney. Universo HQ. Os quadrinhos a servio da (boa). 2001. Disponvel em http://www.universohq.com/quadrinhos/beco_01.cfm acessado em 23 novembro de 2010 VERGUEIRO, Waldomiro; RAMOS, Paulo. Quadrinhos na educao da rejeio prtica. So Paulo: Contexto, 2009.

AZEVEDO, Elisa. art|educando experincias em arte e educao. Disponvel em http://elisakerr.wordpress.com/quadrinhos-nas-aulas-de-artes/ acessado em 16 de novembro de 2010.

SOUZA, Alberto, 2010. Quadrinhos em Sala de Aula no IFF. Disponvel em http://blogovagalume.blogspot.com/2010/08/quadrinhos-em-sala-de-aula-noiff.html acessado em 16 de novembro de 2010.

PRADO,

Anita,

2010.

Quadrinhos

na

sala

de

aula.

Disponvel

em

http://www.bigorna.net/index.php?secao=artigos&id=1267032184 acessado em 16 de novembro de 2010.

Вам также может понравиться