Вы находитесь на странице: 1из 46

Ler a dana com todos os sentidos

Lenira Rengel1

Voc se interessa por dana, professor? Qual dana? Voc gosta de danar? Ou acha que no tem jeito para a coisa?

Sabemos que a expresso do corpo por meio da dana tem histria e um documento parte da cultura e da sociedade. A dana feita de muitas danas: as danas sagradas (muito antigas em homenagens aos deuses, natureza), as ritualsticas (as dos orixs, as indgenas), as danas clssicas (o bal, as indianas), as danas de salo (forr, funk, valsa), as danas populares (frevo, maracatu, bumba-meu-boi), as danas de rua (breaking), s para citar alguns exemplos. Em geral, professores e alunos ficam intimidados, at mesmo apavorados ou avessos dana, por possurem um conceito de que ela deva ser altamente especializada, com corpos treinados, ou de que dana seja bal, ou coisa de mulher, ou seja, alguma modalidade de dana de rua.
2

Claro que o aprofundamento necessrio para o domnio do especialista, mas o papel da dana na escola no o de criar danarinos profissionais (porm no deixar de perceb-los), o de permitir a vivncia de possibilidades infinitas do universo do movimento, estimulando a experincia do sistema corporal em um amplo sentido: experincia, criao/produo e anlise/fruio artstica. Ao focarem a dana com uma leitura predeterminada, professores e alunos estaro agindo com coero para com a atitude cognitiva do corpo como um todo.

Dana Coral Origens. Foto Loris Machado

A importncia do ensino da dana na escola A dana no s feita com o corpo, claro! Temos o espao, o som e o movimento junto! Todavia, precisamos, como educadores, refletir como entendemos o corpo, pois este nosso aluno, que um corpo, quem vai danar: analisando, conhecendo, fazendo. Muitos estudos, resultados processuais de amplas e minuciosas pesquisas e experincias in loco, tm nos demonstrado que o corpo (ou seja, uma pessoa) um estado de trnsito entre o que se chama de abstrato, intelectual, metafsico (teoria) e o que se chama de fsico, sensrio, concreto, motor, emocional (prtica). Os estudos apontam tambm para mudarmos o paradigma dualista que separa corpo e mente! Por esta razo, as concepes de teoria e prtica, como procedimentos independentes um do outro, mudam radicalmente. A proposta triangular de ensino2 absolutamente coerente com os processos corpreos, pois ela trata teoria e prtica como indissociveis. Pense em como ensinamos a nossos alunos que um intelectual apenas terico (e, em geral, ele prprio se pensa como tal), e assim negamos a prpria presena e atividade do corpo, suas emoes, percepes e inferncias, necessrias e entremeadas na sua, que, ento, pode ser tratada como intelectualidade corprea. Dizer, tambm, que uma pessoa apenas uma terica da dana minimizar suas capacidades prticas, que esto sempre junto s tericas. Ao se estudar
4

histria da dana, aprende-se como se faz dana. Exercita-se perceber, sentir e observar uma obra e suas tessituras espaciais, corpreas3, o desenho de luz, as transferncias de peso ou as mudanas de continuidade do movimento, por exemplo. Ensinar ao aluno que agora hora da dancinha ou da aulinha de arte para ele relaxar, suar, praticar a criatividade, justamente assassinar a sua criatividade, tirar dele a capacidade de saber apreciar esteticamente uma obra e de fazer relaes com contextos histricos, sociais, polticos, ambientais. Os jogos espaciais e temporais4, entre outros, de uma aula de Educao de Arte, so necessrios ao desenvolvimento de noes de geometria, matemtica ou fsica e os conceitos nessas disciplinas aprendidos so igualmente necessrios para a aprendizagem artstica. Noes de anatomia dadas nas disciplinas de Cincias e Biologia deveriam ser partes integrantes das de Dana ou Educao Fsica. A proposta desses dilogos interdisciplinares colaboraria para atender o corpo, que j une, sozinho, teoria e prtica. Pensar uma forma de sentir, sentir uma forma de pensar. A teoria se faz em prtica e a prtica formata a teoria, pois elas esto, juntas, agindo nos textos do corpo.

Que dana danar na escola Historicamente o corpo (e este o corpo que dana!) sempre foi muito escondido e reprimido (como sabemos disto!).
5

Ainda h extremos paradoxos em relao aos corpos. Haja vista a adultizao da criana em termos de gestualidade e vestimenta, por exemplo! Muitos professores tm vergonha de tocar seus squios ou pbis em aulas de reconhecimento anatmico, entretanto no tm o mnimo pudor de colocar alunas de cinco a oito anos com o bumbum virado para a cmera, ou melhor, para a tela da TV, rebolando como adultas. at mesmo redundante lembrar a forte conveno sexual e, muitas vezes pornograficamente adulta, que o signo ndegas representa na cultura brasileira. O brincar de ser adulto traz certas informaes criana; no entanto, na maioria das vezes o que ocorre uma indiferenciao entre ser criana ou ser adulto, acarretando graves problemas comportamentais, ou seja, no se trata de uma brincadeira que termina, e sim de uma maneira de agir que vai se tornando um hbito adquirido. Vestir-se cotidianamente, dublar msicas, ver programas de televiso de adultos e modelar-se como a artista (adulta) preferida carrega outro referencial para este corpo que tudo absorve, que a criana. E, uma criana se tornar jovem, provavelmente, continuando a repetir essas caricaturas nefastas. Lembre-se, professor, de crianas de quatro, oito, ou mesmo adolescente de treze anos dublando letras que sugerem atos sexuais, adultos. Se ensinarmos nossos alunos a terem uma viso crtica e proporcionar-lhes (e a ns prprios) uma atitude emancipatria e negarmos a postura vigente que permite a interferncia de certos aspectos da mdia na educao, deixar de existir por completo
6

uma ditadura que imponha tipos de corpos. de extrema importncia que o aluno saiba que todos os corpos danam. Coregrafos contemporneos fazem questo de ter danarinos de diversas nacionalidades ou de estados ou de idades e/ou de formaes de dana em suas companhias, para justamente revelar e dialogar com as diversificaes culturais.

Lago dos Cisnes

Bal Stagium. Stagium dana o Movimento Armorial 7

Grupo The Face

Se ao aluno for ensinado respeitar as diferenas existentes nos corpos, ele cuidar e aceitar o seu corpo, com a sua prpria peculiaridade e individualidade. Inexiste um modelo de corpo. O que existe um dilogo do/com o corpo e outros corpos. Portanto, que dana danar na escola? Todas as que forem possveis. To somente, junto a uma viso crtica. preciso, por exemplo, que os alunos reflitam sobre as letras das msicas que esto danando, tanto em portugus, ingls ou em outra lngua qualquer.

Grupo Bataker Mirim. Foto: Ins Correa 8

O projeto Escola em Cena Professor, no projeto Escola em Cena este texto sobre dana visa trazer reflexes e sugestes de trabalho em sala de aula para se compreender e constituir a ida ao espetculo como parte do currculo escolar. Assim, ao pormos disposio este material, pretendemos oferecer subsdios para o ensino e a aprendizagem da disciplina de Arte, no sentido de potencializar a fruio e incentivar a anlise do espetculo cnico. Nesse sentido se manifesta e se efetiva definitivamente a noo de que a dana (e as outras artes) rea de conhecimento, compartilha saberes com outras disciplinas e, principalmente, ela pensa junto com todos nossos sentidos. importante que se tenha uma viso clara sobre o tipo de formao a desenvolvermos na rea de arte. A arte no entretenimento ou contemplativa apenas, atividade de conhecimento, reflexo. Tampouco a arte atividade extracurricular, mesmo que voc, professor, faa atividades fora do horrio escolar com seus alunos, como, por exemplo, a ida a um espetculo ou evento de dana. possvel criar habilidades e competncias de acordo com programas pedaggicos por sries do Ensino Mdio, de acordo com os Parmetros Curriculares Nacionais e os Parmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Mdio.

Sala de aula

A concepo de dana que fundamenta o projeto A Educao falha com o corpo. Pelo fato de no serem suficientemente estimulados e educados para tal, muitos jovens, crianas e mesmo adultos no percebem o quanto importante o movimento e a dana para o bem-estar, e nem mesmo aprendem a desenvolver a apreciao esttica que existe em ambos, apresentam falta de coordenao motora entre braos e pernas, no tm uma postura saudvel, tm falta de equilbrio, por exemplo. Professor, o que voc pensa/sente sobre a dana, e ensina, provavelmente o que interferir no conceito de seu aluno e vai interferir na anlise dele da dana em cena, quando das idas aos espetculos. A concepo que alicera essa proposta de trabalho compreende todos os tipos de movimentos fsicos/emocionais/ intelectuais.
10

Trabalhando com nossos alunos e os emancipando para esta dimenso maior dos componentes do movimento, poderemos oferecer-lhes maior vocabulrio corporal e estimularemos sua criatividade. Assim, conseqentemente, eles tero um leque maior de recursos para promover a expressividade de si mesmos, do que aprendem na escola e no seu ambiente cultural. Como sabemos que o conhecimento se faz com o corpo, preciso sempre reforar que a dana no ensino tem o papel de acabar com o distanciamento entre aprendizado intelectual e aprendizado motor. Em suma, se o aluno desenvolve seu vocabulrio de movimentos, estar, recproca e simultaneamente, desenvolvendo seu vocabulrio intelectual. A tcnica tradicional de Ensino da Dana se ocupa do domnio dos movimentos individuais para determinados estilos de dana. Como sabido, o domnio de exerccios fsicos isolados no refora a conscincia do movimento. Apreciar, conhecer e fazer dana abrangem mais que a dana no sentido restrito que esta

Ncleo Artria. Rudos. Foto: Gil Grossi 11

por vezes desempenha, sendo apenas um aprendizado de passos. importante estudar e analisar um movimento em particular, conhecer e treinar diferentes modalidades, tcnicas e esportes. No entanto, se o professor/educador conduzir seus alunos apenas para movimentos codificados e estereotipados, estar mostrando um aspecto limitado, dos inmeros que a Arte da Dana tem. O conhecimento de princpios gerais da linguagem do movimento, do uso do espao, do som, por exemplo, fornece um instrumental para que as aulas de dana proporcionem aos alunos uma movimentao menos restrita e mais de acordo com a criatividade e o desenvolvimento deles. A reflexo em sala de aula ou em um local de apresentao tambm contar com recursos que possibilitaro ir alm do gostar ou no gostar.

Preparando para assistir ao espetculo de dana 5 Como fazer da ida ao espetculo de dana com toda a magia, o xtase, a reflexo, a decepo ou o reconhecimento de um mau trabalho um ato parte da atividade da prpria vida cultural do aluno? Professor, possvel estabelecer processos diferenciados e todos fazendo parte de um procedimento metodolgico dinmico e aberto a pesquisas, estudos, acasos, propostas, intuies e reflexes. A ida ao espetculo cnico pode ser parte
12

de um processo habitual de fruio artstica. Pode ser que ele seja o incio de uma atividade curricular ou o fim de uma etapa ou, ainda, parte de uma longa atividade a qual prev que mais de um espetculo seja assistido pela(s) classe(s). Muitos de ns compactuamos com atitudes coercitivas, sobre os movimentos, o comportamento e o pensamento, tais como um modelo de beleza a ser seguido, ou uma nica modalidade de dana a ser danada e, ao fazermos isto, criamos uma lacuna tanto fsica quanto simblica entre o aluno (e ns prprios) e a obra de arte. A elitizao da arte, o olimpo das celebridades, o mito do artista incompreensvel, entre tantos outros clichs do campo da arte, s contribuem para a no democratizao do ensino/aprendizagem, o analfabetismo artstico, a intolerncia, a brutalidade... Sabemos, claramente, que no possvel dar conta de toda a complexidade da arte e seus saberes. Entretanto, com todo o respeito que devido ao conhecimento e arte, no podemos, sobretudo, tem-los. Portanto, a proposta que a ida ao espetculo, seja ao teatro, ao estdio, ou praa pblica, seja menos envolta em mistrios e em inmeras proibies. Vale ressaltar que regras e comportamentos a serem obedecidos no so sinnimos de coeres. So cdigos culturais.

13

Sugestes de atividades para o trabalho com a dana Atividade 1: Roda de discusso Objetivo Ampliar o conhecimento dos alunos sobre as instncias que formam a dana a partir do levantamento e sistematizao de suas representaes sobre essa arte. Mesmo que o aluno nunca tenha ido ao teatro, sempre h alguma analogia que possa ser feita para prepar-lo para tal momento. O pedagogo do final do sculo XVIII Joseph Jacotot (pela voz de RANCIRE 2005) nos ensinou que mesmo o analfabeto reconhece um crculo na letra O. Alguma forma de espetculo o aluno da rede pblica estadual j assistiu, com certeza.

Bal da Cidade de So Paulo. Foto: Silvia Machado 14

Encaminhamento Inicie fazendo uma roda com todos os alunos da classe e pea para quem j foi a algum espetculo de dana para contar a sua experincia. Na roda estimule a imaginao... O que poder ser? Havia uma histria? Como relatar o que se passou em cena? Como eram os movimentos? Havia objetos usados para se danar com eles? possvel se lembrar de algum movimento? Os danarinos se comunicavam? Nada definitivo ou taxativo. Aceite o valor de cada resposta ou reflexo. Valorize, critique, questione as diferentes opinies, todavia no deixe de apontar elementos comuns nas elaboraes dos alunos. Tenha como referncia para essa conversa o que Valerie Preston-Dunlop (1998) nos fala de quatro instncias que se do em conexo e que formam a dana, qualquer que seja ela: o intrprete, o movimento, o espao e o som. Muitos outros estudiosos, crticos e nossos prprios alunos usam outros termos sinnimos, no h problema algum! Todos tratam de dana. Voc pode, professor, utilizar esses conceitos ou similares, todavia eles so bastante abrangentes e coerentes: O Intrprete a pessoa que dana, o aluno ou o danarino profissional. A dana no acontece sem a pessoa que dana, sua biografia, seu postura fsica, seu jeito singular, seu corpo, sua personalidade, sua criatividade, suas habilidades e limitaes. Em uma obra contempornea, o intrprete, usualmente, usa
15

de recursos teatrais, a voz ou o canto, a interpretao. Por isso o uso do termo intrprete, para dar conta de algum que no apenas danarino ou bailarino (quem faz s o bal). Mas, claro que o intrprete pode ser apenas danarino. O Movimento toda forma de coordenao de partes do corpo, aes corporais as mais variadas (andar, girar, saltar, cair, descer, torcer...) os fatores de movimento (fluncia, espao, peso e tempo), formas espaciais desenhadas pelas aes, relaes no prprio corpo e relaes entre os corpos. O movimento engloba, ainda, inmeros, variados e dspares vocabulrios: tcnicas de diferentes danas modernas, passos de danas folclricas, danas de salo, danas sociais, esportes, bal, frevo, jazz, capoeira, sinais das linguagens dos surdo-mudos, percusso corporal, etc., etc. O Som engloba todos os tipos de msica e todos os tipos de som: a respirao, as mos raspando, roando ou batendo no corpo, no cho ou em algum objeto, sons emitidos por meio da voz, etc. Professor, o emprego do termo som se deve ao fato de a dana no ser feita s para ou com a msica, e sim, com som. No silncio h som (mesmo surdo-mudos emitem sons: esfregando as mos, rindo, respirando!). Na sua grande maioria, as danas so subordinadas msica. Podemos usar a msica de outras maneiras: em contraposio ao movimento; independente deste, por exemplo. Quando analisamos dana devemos perceber como o som est sendo usado: de forma integrada ao movimento, ou coexistindo com ele, se a msica foi
16

criada para a dana, se est sendo executada ao vivo e utilizando a improvisao, por exemplo. O Espao engloba o palco, a sala de aula, o ptio da escola, a praa, o espao de um vdeo, a forma de se colocar a platia, entre outras possibilidades que se criam ou possam ainda ser criadas. O espao engloba tambm o cenrio e a relao espacial que se d, os figurinos e os objetos de cena, o desenho de luz (a iluminao). Alguns aspectos envolvidos no ir e estar no espao do espetculo tambm precisam ser apresentados aos alunos. Qual o ambientes da dana? Teatro? Museu? Exposio? Praa ao ar livre? Tal fato interfere no que apresentado? importante, tambm, que o aluno saiba que em teatros existem camarins, coxias, luzes frontais, contra-luzes, laterais, uma mesa de luz e som, que so operados por pessoas, isto , que esteja ciente de todo o aparato que, sem o qual, a cena no aconteceria, mesmo um solo.

Letcia Sekito. Instantneo. Foto: Ins Correa 17

Leia e discuta com os alunos crticas de dana que so publicadas em jornais e revistas especializadas. Mesmo que no tenha visto o espetculo ou que ainda v vlo. Aprende-se deveras com uma opinio que tem conhecimento e experincia, independentemente se gostamos ou no. Nossas noes de belo, grotesco, esttica e potica so questionadas com as crticas. Sabemos que se tratamos o corpo como uma totalidade no processo de conhecimento, a fruio esttica no se desvincula, absolutamente, do experienciar e do produzir. Ento, devemos ensinar ao aluno que bonito no s o que ele gosta ou apenas o que ele reconhece e conhece. crucial que ao apreciar Arte, o gosto pessoal seja transposto. No que deva ser esquecido (o que impossvel, como vamos apagar o que somos?). Porm devemos ensinar a nossos alunos ir alm da mera percepo, alm do eu gosto... eu quero... eu penso... Com as crticas temos acesso tambm a informaes relevantes sobre o contexto histrico, econmico e o papel desempenhado na sociedade sobre os integrantes de uma determinada companhia ou grupo de dana. Podemos, inclusive, saber se h ensaios abertos ao pblico, por exemplo.

18

Atividade 2: Movimentos e aes corporais Objetivo Realizar e analisar movimentos e aes corporais, pois ser possvel ver essas aes acontecendo na dana. O que essa arte faz que, a partir dessas aes, que podem ser to comuns, ela cria linguagem. Ela estiliza e apura, com tcnicas e poticas, a qualidade dessas aes.

Mrika Gidali e Dcio Otero. Quebradas do Mundaru

Encaminhamento Assim, para preparar a leitura da dana em um espetculo, alguns procedimentos metodolgicos6, que so parte da prpria atividade, podem ser realizados em sala de aula:
19

Desenvolva esses procedimentos na seqncia proposta a seguir. Dobrar, esticar e torcer Proponha a seus alunos que percebam, faam e analisem o seu modo, e o dos colegas, de movimentar o corpo. Eles vo perceber as chamadas funes mecnicas do corpo dobrar, esticar e torcer7, e que, mesmo sentado, lendo um texto, ns dobramos, esticamos e torcemos o corpo, ainda que muito pouco... Pea para seus alunos experimentarem dobrar, esticar e torcer com os braos e tentarem perceber como isso ocorre. Pea em seguida, para experimentarem com as pernas e depois com o tronco. Incentive agora um bom espreguiar com o corpo todo. Ao som de uma msica ou instrumento, indique a seus alunos que experimentem dobrar, esticar e torcer, locomovendose pelo espao. Pare o som e eles devem ficar como esttua. Faa isso algumas vezes e, ao pararem, pea que se observem. Divididos em grupos, solicite que alguns faam uma dana com movimentos mais esticados, outros mais dobrados e outros mais torcidos. Troque os movimentos, at todos terem experimentado cada ao. Faa uma roda, pergunte como se sentiram. O que possvel observar a partir de tal exerccio? As tores so agradveis de se executar? Como esto sentindo o prprio corpo? Conseguem
20

perceber estes movimentos no seu cotidiano e no de outras pessoas? Em desenhos, pinturas possvel identific-los? Mostre um vdeo ou DVD. Veja com os alunos livros ou fotos de danas (qualquer modalidade). Converse sobre danas que eles conhecem ou que danam ou que j viram. H danas com movimentos e, conseqentemente, com corpos mais esticados? Ou h danas com dobrar, esticar e torcer usados todo o tempo? Aes corporais Um modo eficaz e prazeroso de iniciar e incentivar as pessoas dana por meio de procedimentos com as denominadas aes corporais. Introduza aes. No h quem no as saiba fazer, so atividades conhecidas: sentar, correr, levantar, parar, sacudir, cair, engatinhar, balanar, deitar, rolar, pular, rodar, empurrar (se quiser, abra um dicionrio e escolha!)8. Introduza agora aes contrastantes: correr parar; crescer diminuir; aparecer sumir; etc. Pratique tambm o uso de aes complementares: desmanchar derreter ruir desmoronar; fugir desaparecer; agradar envolver; etc. Pea agora para seus alunos formarem trios ou quartetos e criarem uma seqncia com quatro ou cinco aes (por exemplo,
21

correr, parar, tremer, girar, pular e cair). Os alunos devem escolher as que quiserem. Ajude-os se estiverem sem idias. Auxilie cada grupo e faa-os registrarem a seqncia (a memria fundamental, no devemos apenas improvisar aleatoriamente). Todos podem fazer todas as aes, ou cada um uma ao, ou ento trs alunos fazem duas aes e os outros, as aes restantes. Faa agora os grupos mostrarem uns aos outros a dana que criaram. Finalize, fazendo uma roda, para analisar as aes corporais das danas e seus significados. Por exemplo, o que pode significar uma dana com aes rpidas de socar, bater e dobrar como o break?

Cia. Shuffle Trips. Ritmos da Vida. Foto: rica Duarte

22

Aes que se transformam em dana Proponha que os alunos se deitem no cho e reproduzam aes de dormir, despertar e levantar. Durante o exerccio, procure lev-los a tomar conscincia de cada movimento realizado. Estimule-os a criar, em grupos, uma dana que inclua esses movimentos de dormir, despertar e levantar-se da cama e depois apresent-la aos demais. Em seguida, proponha questes referentes: ao espao que empregaram: se mais pessoal (bem prximo ao prprio corpo), mais parcial (um pouco mais expandido em relao ao corpo) ou se mais geral (mais amplo no lugar em que se est); a direes no espao e a nveis espaciais (alto, mdio e baixo, com todas as gradaes possveis). Agora, utilizando os mesmos movimentos que os estudantes fizeram ao representarem as aes de dormir, despertar e levantar, pea que eles recriem a sua movimentao. Por exemplo: a que era mais sinuosa, rpida e leve deve ficar mais direta, rpida e forte. Observar a seqncia de um colega e apresent-la com algumas modificaes. Escolher uma seqncia s com movimentos de dormir e execut-los em p, percebendo, assim, como movimentos do cotidiano podem ser modificados e trazer novos significados dana.
23

Converse com seus alunos, sobre outros modos de fazer diferentemente os mesmos movimentos. Ao trmino da atividade, proponha as mesmas questes sobre direes, caminhos, dimenses espaciais, qualidades rtmicas, por exemplo, e enfatize a anlise dos significados que eles percebem com as modificaes feitas. Voc pode, professor, empregar outras aes cotidianas. Tais como: pentear os cabelos; vestir-se; entrar na sala de aula, sentar-se e pegar o caderno; esperar o nibus ou o metr, entre outras.

Bolero de Ravel. Bal do Sculo XX.

24

A ida ao espetculo O nibus, a cidade, a excitao da sada... que talvez se torne um hbito. Sabia que, de acordo com Mattelart (1997), muitas cidades foram projetadas a partir de metforas corpreas? Os trajetos das ruas so os fluxos/caminhos/sangue/veias/carnes/ linfas do corpo? Os alunos podem pensar na cidade como um corpo que dana, na lentido do tempo e simultaneamente na sua rapidez insone. J h danarinos na entrada; ou entra-se pelo palco ao invs de pela platia; as luzes j esto apagadas. A platia no vai ser usada, as cadeiras para o pblico esto dispostas no palco. Portanto, o pblico faz parte da cena? O danarino canta? Usa texto verbal? A hibridao de linguagens artsticas tem sido uma das caractersticas no s da dana como da arte contempornea de uma forma mais geral. O comportamento dos espectadores a formao do pblico vai se dando pela prpria presena no local. Os alunos entre si acabam por se ajudar nas atitudes e comportamentos. Portanto, professor, lembre-se que voc tambm parte do pblico e no tenha vergonha da manifestao do seu jovem aluno, no o reprima. Obviamente, como j apontamos, regras de convivncia no tm nada a ver com represso. A magia da cena, a anlise fria e necessria que s vezes uma obra prope, o olhar do intrprete, a sua postura, o tema da dana,
25

o desenho de luz se comunicam com a platia e devem provavelmente contagi-los. Incentive os alunos a lerem o programa do espetculo. Ele parte importante do ler a dana com todos os sentidos.

Ana Catarina Vieira e ngelo Madureira. Brasilibaque. Foto: Gil Grossi 26

A volta escola Atividade 3: Anlise do espetculo Objetivo Analisar aspectos do espetculo de dana a partir das observaes dos alunos. Professor, na sala de aula, ao propor a reflexo aps a ida ao espetculo, as relaes podem ser tantas quantas voc e seus alunos elaborarem, a partir das interaes que estabeleceram com a dana assistida. A partir da, atividades de improvisao de dana e elaborao de textos diversos sobre inmeros aspectos dessa arte podem ser desdobradas. Do mesmo modo que pensamos teoria e prtica inseparveis, ou que a dimenso da experincia depende dos conhecimentos que se tem, o mesmo se d com subjetivo e objetivo. A subjetividade plena de objetividade e vice-versa. A experincia subjetiva de cada aluno e seu repertrio de conhecimentos (no s de dana, mas tambm de arte, de histria, de esttica, de msica) coexistem e convivem. Encaminhamento Organize com os alunos uma discusso em grupo em torno de suas observaes sobre a apreciao do espetculo.
27

Grupo Gestus. Microdanas que se desfazem ou Episdios que no se repetem.... Foto: Kris Tavares

A sistematizao pode ser feita a partir do relato dos grupos, seguida de discusso entre todos e da escrita de uma sntese individual. A seguir algumas questes que podem ser propostas aos alunos, em uma seqncia de aspectos a serem analisados. Tema Qual o tema da dana: uma poesia? Social? Poltico? Histrico? A gravidade agindo no corpo? Espao O espao agindo no corpo (danas em rampas, muros, aqurios, trapzios entre outros espaos)? Corpos dos danarinos Como se deu a postura? Alongada? Arredondada? Sinuosa? As pessoas que danaram eram musculosas? Fortes? Gordas? Magras? Fora dos padres convencionais de dana? Deu para perceber o tipo de qualidade de treinamento do danarino (alguns fazem musculao alm de natao e bal, outros, s
28

bal, outros ainda no tm vocabulrio de bal no seu repertrio de movimentos)? O corpo foi multipartido (mais mos e cabea, por exemplo, nos movimentos) ou havia a idia do corpo todo e com nfases em certas partes, por exemplo? Os materiais de movimentos (os passos de dana utilizados) Houve pesquisa de linguagem (criao de movimentos no codificados)? D para reconhecer alguns cdigos de dana? Havia, por exemplo, passos de danas tradicionais como o maracatu e bal clssico? H o uso da improvisao? Simultaneidade de aes? Coabitao e mescla entre tcnicas de dana? possvel identificar as infinitas nuances de emprego dos fatores de movimento (de acordo com o alfabeto de Rudolf Laban): Fatores de movimento de Rudolf Laban: fluncia (paradas e continuidades do movimento, relaes entre partes do corpo); espao (focado e/ou multifocado, tridimensionalidade, bidimensionalidade e a impossibilidade do unidimensional, mas a sua busca); peso (leve e/ou firme, com seus contatos com o solo ou outros corpos, objetos, com suas minsculas tenses, como um piscar de olhos, por exemplo); tempo (sustentado ou lento e sbito ou rpido, com diferentes duraes de movimento e mtricas)? Qual foi a organizao cnica do corpo (ou seja, a relao do corpo com o espao)?
29

Utilizao do som Ele teve um carter independente, no obstante ter feito parte da dana? Havia msica ao vivo? Que tipo? Como era o msico? Ele estava em cena? Fora de cena? Havia msica ou som? Havia percusso corporal? A iluminao, jogos de luzes e sombras: quais smbolos elas carregam?

Para encerrar esse processo de anlise, converse com seus alunos, de uma forma mais ampla, sobre questes do corpo que tm sido objeto de tantos artigos, pesquisas e livros. Como j nos referirmos, o corpo algum, no uma abstrao. Reflita, os tantos modos miditicos de corpo; as restries aos corpos em algumas danas; a sua expanso em outras; as suas ambivalncias; a liberdade do corpo todo, os tantos corpos que podemos ser, ter. Proponha analisar danas que reflitam a questo do corpo. E, por fim, conversem sobre a dana como profisso, coloquem-se de maneira reflexiva sobre o papel do profissional de dana e seu campo de abrangncia.

Isadora Duncan 30

Atividade 4: Improvisao a partir da cena Objetivo Organizar possibilidades de se criar danas a partir da anlise de um espetculo para resultado do processo de aprendizagem. Encaminhamento Organize uma roda de improvisao. Primeiramente, um aluno faz um movimento (do qual se lembra da dana assistida, no precisa ser exato. a sua memria, a sua recriao), o seguinte repete o movimento do colega e faz outro. Assim se segue por todos os alunos. Ateno: um aluno s repete o movimento do colega prximo a si e faz um outro movimento, portanto, cada aluno far dois movimentos. A classe ajuda a lembrar se algum esquecer, portanto, os alunos que no tm a vez no momento no esto fora da proposta. Organize outra roda de improvisao: um aluno faz um movimento (do qual se lembra da dana assistida, no precisa ser exato. a sua memria, a sua recriao), o seguinte repete o movimento do colega e faz outro. Assim se segue por todos os alunos.

31

Ateno: Desta vez os alunos vo tentar fazer todos os movimentos. Ento quer dizer que o 16 aluno, por exemplo, vai fazer os quinze movimentos anteriores e mais o seu. A classe ajuda a lembrar se algum esquecer, portanto os alunos que no tm a vez no momento, no esto fora da proposta. Tente no se preocupar, nem a seu aluno. Fechar a mo ou encost-la suavemente no rosto ou fazer uma careta com os msculos bem retesados podem se tornar interessantes movimentos de dana! Se a classe for numerosa, como soe acontecer, faa duas rodas, observe e esteja atento a ambas. Ou ento, um grupo de alunos faz primeiro e os outros observam. Em seguida, com este repertrio de movimentos, os alunos dividem-se em grupos e se colocam em diferentes formaes no espao (evitar a roda) da sala de aula ou da quadra ou outro local: diagonais, espirais, um aluno de p e cinco deitados um por cima do outro; trs alunos em fila lateral e dez se deslocando e danando os movimentos que escolherem, em vrias direes, por exemplo. Use as cadeiras da sala, objetos dos alunos como cenrios e marcaes no espao. Use msicas as mais variadas: Bach, percusso ou uma ciranda. Pea, depois de um bom tempo de improvisao (duas ou trs aulas ou mais), para que os alunos memorizem e criem uma seqncia coreogrfica de movimentos, mesmo que haja um espao aberto para a improvisao.
32

Eles podem fazer desenhos das suas trajetrias no espao ou dos figurinos e adereos que resolverem usar (mesmo em sala de aula). Podem escrever que aes corporais esto usando, descrevendo as qualidades dos seus movimentos: com raiva, com fora, bem depressa, meio alegre, vibrante, melanclico, muito lentamente e explodir em um soco no ar. Deixe que os alunos escolham seus ritmos preferidos, mesmo que voc abomine. Aos poucos v introduzindo outras apreciaes musicais, dizendo a eles que podem tambm ser menos tradicionais ao se apegarem tanto a um determinado gnero e que esto muito influenciados pela mdia, sem uma viso crtica. Ao final desse processo, um grupo apresenta a sua dana aos outros e, com certeza, criam o espao da anlise.

33

Atividade 5: Criar um programa Objetivo Sistematizar as aprendizagens sobre a escrita da dana e compreender que a linguagem verbal no se presta a apenas explicar a dana. Entender que verbal e no-verbal criam interfaces. Encaminhamento Forme grupos de escrita de um outro programa para o espetculo assistido e/ou para a criao de dana feita em sala de aula. Solicite que os alunos definam seu formato, o papel a ser utilizado e o gnero de linguagem (informativa, narrativa, potica), as imagens que podero ser colocadas, etc. Depois de terminarem, pea que cada trabalho seja visto por todos os alunos e que os comentem sobre a clareza das informaes, a imagem que a palavra tem no espao do papel e a esttica.

Programa Oficial do Bal do IV Centenrio 34

Textos de Apoio Uma atitude educacional contempornea Professor! Sabemos que a escola s vezes o nico ambiente de acesso educao que pode possibilitar as mnimas condies de insero de um educando na sociedade. E o nico contexto, principalmente, que pode trazer a oportunidade de ser educado em Arte como conhecimento articulado. Trabalhamos na inter-relao de ensino e aprendizagem, uma no se d sem a outra. Porm, ns, educadores, somos os principais responsveis por este processo. muito fcil, irresponsvel e cmodo afirmar que um aluno no aprende ou no quer aprender. Somos ns, que estamos imbudos na sala de aula de um saber a ser transmitido, que precisamos buscar as mais diversas formas de torn-lo dinmico e eficazmente comunicativo. Cada aluno diferente, s vezes precisamos explicar um tema, para cada um, de modo diferente. Obviamente h grandes excees e muito a se reivindicar como respeito e estruturas de trabalho. Todavia, a proposta que o professor se engaje em uma atitude educacional contempornea como atitude. O professor/educador deve experienciar a dana e o movimento, para poder produzir e analisar. Ao se tornarem mais integrados com seu prprio corpo e desenvolverem seu vocabulrio de movimentos, criando assim um repertrio prprio, os educadores podero fazer com que seus alunos tambm ampliem
35

o seu, afirmem sua personalidade, revelem suas preferncias e apreciem dana. A idia a de partilhar que o ensino do movimento, da educao da dana no trata apenas de um modo especfico de se fazer dana e sim de uma maneira de agir contempornea. Uma atitude educacional contempornea colabora para que o educando e o educador possam estar aptos para lidar com a ocorrncia e o reconhecimento do acaso, aguarem a percepo para o estmulo do coletivo e colaborar com a criao de todos os envolvidos em um processo de criao, informao e comunicao. A no hierarquia da qual tratamos refere-se s relaes pessoais, espaciais e ao pensamento: indica um deslocamento do ponto fixo para a no subjugao ao totalitarismo de um sentido nico ao qual se remeter e implica em entender do que trata a diversificao (de movimentos, de pessoas, de modos de pensar), buscando uma relao sem centro e sem simetria ou ento criando centramentos que se transmutam entre algum ser o diretor em um trabalho e contra-regra em outro! E, assim, ler a arte da dana com todos os sentidos.

Grupo Gestus. Microdanas que se desfazem ou Episdios que no se repetem Foto: Kris Tavares 36

Texto, dana, cultura, linguagem O entendimento de texto mais amplo do que somente o de domnio verbal. O texto pode ser no-verbal, uma pintura, um som, gestos, uma escrita, movimentos, um diagrama, traos, sonhos... Podemos afirmar que a cultura formada por um conjunto de informaes que estrutura o mecanismo das relaes cotidianas que os grupos sociais acumulam, processam e transmitem por meio de diferentes manifestaes do processo da vida, como a religio, a arte, as leis. Ela no leva em conta apenas o sistema social, mas tem como vital todos os fenmenos que incidem sobre a coletividade. A cultura ento um sistema de muitos textos, inclusive um texto artstico. Assim, linguagem na cultura tambm entendida no apenas como verbal. Linguagem , portanto, o modo como nossos alunos se vestem, o comportamento, os movimentos e gestos, as imagens grficas, os outdoors, os programas de televiso. Todos esses sistemas tm significaes prprias e o importante perceber que todos tratam de uma mesma realidade complexa. A dana um sistema da cultura, vamos tratar dela um pouco.

37

Tipos de dana: a dana e as danas Os alunos com certeza tm alguma experincia com/em dana9! Muitos gostam de danar livremente, outros so bastante multirrtmicos (apreciam vrios ritmos e modalidades), outros tm pais ou avs que danam. Muitos gostariam de danar... Outros detestam... Ser que sabem por qu? A dana no s danar, pode-se escrever sobre dana, fazer figurinos, propor seqncias de movimentos ou coreografias, sugerir algum tipo de iluminao para algum exerccio em sala de aula. Todavia, os alunos podem compreender que o fazer dana parte de todo o conjunto para apreciao e o entendimento do que seja dana. E, a, professor, temos que problematizar o que seja entendimento. Como j tratamos um pouco de significao, podemos saber que h inmeros entendimentos de dana. H danas com narrativas bem lineares, com uma clara analogia linguagem verbal. Umas buscam manter-se fiis ao verbal (porm ela no uma mimese do verbal, ela uma transformao, uma criao), outras, apesar da histria, buscam outros significados na prpria movimentao, trajes, silncios, formas... H danas com temas e conceitos bem definidos, outras que tratam das prprias possibilidades de deslocamento do corpo no espao, dos limites e desafios do corpo, das sutilezas da gravidade, por exemplo. Cada dana tem suas propostas. preciso, portanto, como j dissemos, estarmos abertos para
38

os diferentes julgamentos e opinies que uma obra de arte de dana pode ter. O aluno e voc, professor, percebem ento que bastante extenso e abrangente o currculo para um conhecimento amplo de dana. Como reconhecer ou praticar dana tnica, ou uma dana de rua, ou analisar em DVD o bal romntico, ou ainda, a dana moderna ou a dana contempornea? Como olhar para esta imensa diversificao? Todas elas fazem parte do que chamado de contemporaneidade.

39

Dana contempornea No confundir, professor, conceitos modernos, clssicos ou romnticos com contemporneos. muito importante deixar claro aos alunos que contemporneo no quer dizer apenas viver no momento presente e, ento, tudo que se faz no ensino/aprendizagem ou se vai assistir contemporneo. Contemporneo uma maneira de se fazer Arte. Tambm no melhor ou pior fazer bal clssico ou dana contempornea, o importante que o aluno possa ter conhecimento de caractersticas artsticas e discerni-las no fazer, no conhecer e no analisar a dana. Ainda convivemos com os ideais do romantismo no bal: a herona triste e etrea com caractersticas sobre-humanas, capaz de morrer ou enlouquecer por amor, ou apague-se a realidade que a arte a fuga para um mundo encantado (entre outros aspectos fantasiosos). Mantm-se, tambm, uma formalidade surgida na Corte, com mais de 500 anos. O bal preserva uma hierarquia de reis e rainhas, prncipes e marqueses, ao manter o corpo de baile, primeiros bailarinos, estrelas, etc. A dana moderna veio ao encontro das grandes mudanas que j estavam em andamento. Os personagens e os temas agora no traziam mais fadas, bailarinas etreas, willis e bosques encantados. Os novos personagens causavam estranhamento por seus movimentos e posturas,
40

figurinos cubistas e inovadores. Os cenrios inventavam lugares bem diferentes dos antigos bosques e jardins do romantismo. Essa dana trouxe muitas mudanas: ps descalos, movimentos do tronco de um modo mais flexvel e tcnicas executadas ao nvel do solo, com os danarinos deitando, sentando e se ajoelhando. Na tcnica clssica, a maioria dos exerccios era, e ainda , em geral, executada em p. O mais importante, porm, foi a mudana de idias: preocupaes sociais, polticas, sentimentos humanos mostrados por meio da dana. O tema e personagem principais eram o homem moderno, sua vida, suas tradies, seus conflitos, enfim, o homem inserido em seu mundo (LANGENDONCK e RENGEL 2006:41). Todavia, a dana moderna ainda preservou certos critrios codificados de se fazer dana, ou seja, existem tcnicas especficas que so seguidas ao se coreografar essa modalidade de dana.

Bal da Cidade de So Paulo. Metas Sensoriais. Foto: Silvia Machado 41

A dana contempornea, e esta a que muitos dos alunos tm assistido, no h um modo definido de faz-la. Existem tantas danas quantos forem seus criadores. Algumas caractersticas do contemporneo na dana: no hierarquia, no existe o melhor danarino, o melhor corpo e o resto coadjuvante. Todos so solistas e coadjuvantes (claro que se valorizam as capacidades singulares de cada um!); variadas mdias: TV, DVD, projetor como parte da obra; mltiplos empregos da msica: ao vivo ou no, eletrnica ou no; uso da improvisao como estratgia de criao e como a prpria dana, no momento do espetculo; deslocamento do centro da cena ou do palco. No h um ponto central ou um sentido nico ou predominantemente simtrico no espao; propostas em relao gravidade: muito uso do solo e danas areas; implica diferentes empregos de tcnicas e treinamentos: danas populares; tai chi chuan, yoga, esportes, lutas, bal, entre outros; processo e pesquisa de linguagem de movimento, ou seja, criam-se novos movimentos.

42

No se trata de apenas misturar tudo, o tratamento da criao artstica que deve ser contemporneo. De nada adianta colocar luzes brilhando, projetor, roupas cotidianas e chamar de contemporneo um trabalho, se existe hierarquia do melhor ou a melhor e um uso do espao extremamente convencional, por exemplo.

Notas
1.Lenira Rengel Doutora em Comunicao e Semitica pela PUC/SP, Mestre em Artes Dana pela Unicamp e Bacharel em Direo Teatral pela ECA/USP. Assessorou a Secretaria da Educao do Estado de So Paulo na linguagem Dana (2002-2007) e autora do Dicionrio Laban, Cadernos de Corpo e Dana (Editora Annablume), da Pequena Viagem pelo Mundo da Dana (Editora Moderna) e diversos artigos. 2. Sobre a proposta triangular, consulte os livros de Ana Mae Barbosa, inclusive os organizados por ela. Voc conhece tambm os Parmetros Curriculares Nacionais e os Parmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Mdio. 3. Tessituras so modos de tecer ou coreografar no espao e modos de construir o corpo para uma determinada dana. 4. Jogos espaciais e temporais so maneiras de utilizar o espao e o tempo em dana. H muitas maneiras. Alguns exemplos: caminhos; direes; nveis; dimenses; volumes que o corpo pode ter em relao ao espao; trajetrias no cho e no ar com partes do corpo ou com objetos que o intrprete segura ou tem acoplado ao corpo; vrios movimentos rpidos com uma durao de tempo lenta; um s movimento em uma durao 43

lenta; fazer o mesmo movimento com diferentes mtricas; ao som de um frevo, danar passos de valsa, entre outros. 5. No item Breves instrumentais de conhecimento Textos de apoio h mais material para estudos da arte da dana. 6. Esses procedimentos tm como material de criao o instrumental do estudioso do movimento Rudolf Laban (1879-1958). Seu sistema est presente na educao e arte contemporneas por meio de pesquisadores que atualizam seu sistema no mundo todo. 7. A Educao Fsica usa os termos: flexionar, estender e torcer. Desnecessrio se faz um embate por terminologias que no so se eliminam. 8. Importante frisar que as palavras corpo, corporal, corpreo referemse a instncias fsicas/emocionais/intelectuais de uma mesma realidade que corpo. Portanto, girar ou torcer, por exemplo, trazem tanto uma experincia subjetiva e esttica quanto sensrio-motora a uma pessoa. 9. Quanto experincia (v. em ABBAGNANO 2003, se quiser informar-se mais na rea da Filosofia), mister saber que no se trata, to somente, de relaes imediatas, fsicas ou prticas com o mundo, que se repetem, e a conclumos que temos experincia em um dado assunto. A experincia depende do contexto cultural, psicolgico, social, entre outros. Ela (a experincia) est implicada com o que sabemos, com o que estudamos e com o que aprendemos e onde vivemos, por exemplo.

44

Referncias bibliogrficas ABBAGNANO, Nicola. Dicionrio de filosofia. So Paulo: Martins Fontes, 2003. DICTIONNAIRE du ballet moderne. Paris: Fernand Hazan, 1957. FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: histria da violncia nas prises. 31. ed. Petrpolis: Vozes, 2006. GREINER, Christine. O corpo: pistas para estudos indisciplinares. So Paulo: Annablume, 2005. KATZ, Helena. A dana, pensamento do corpo. In O homem mquina: a cincia manipula o corpo. Org. Adauto Novaes. So Paulo: Companhia das Letras, 2003. LABAN, Rudolf. Dana educativa moderna. So Paulo: cone, 1990. LANGENDONCK, Rosana Von e RENGEL, Lenira. Uma pequena viagem pelo mundo da dana. So Paulo: Moderna, 2006. MARQUES, Isabel de Azevedo. Ensino da dana hoje: textos e contextos. 2. ed. So Paulo: Cortez, 2001. MATTELART, Armand. Linvention de la communication. Paris: La Dcouverte, 1997. MOMMENSHON, Maria e PETRELLA, Paulo. Reflexes so45

bre Laban, o mestre do movimento. So Paulo: Summus, 2006. PRESTON-DUNLOP, Valerie. A handbook for dance in education. 2. ed. London and New York: Longman, 1980. ______. Looking at dances: a choreological perspective on choreography. 1998. RANCIRE, Jacques. O mestre ignorante: cinco lies sobre a emancipao intelectual. 2. ed. Belo Horizonte: Autntica, 2005. RENGEL, Lenira. Dicionrio Laban. So Paulo: Annablume, 2003. ______. Cadernos de corpo e dana: os temas de movimento de Rudolf Laban (I-II-III-IV). So Paulo: Annablume, 2006.

Sites http://www.conexaodanca.art htttp://www.helenakatz.pro.br http://www.idanca.net

46

Вам также может понравиться