Вы находитесь на странице: 1из 6

Um Discípulo de Jesus (Servo) x Um Membro de Igreja (Religioso)

Mateus 12:33 “Vocês só poderão ter frutas boas se tiverem (forem) uma árvore boa. Mas, se tiverem (forem) uma árvore que não presta, vocês terão (darão) frutas que não prestam. Porque é pela qualidade das frutas que sabemos se uma árvore é boa ou não presta.”

- Você gostaria de ouvir a Deus e saber como que Ele te vê?

- Então ore assim: Senhor Jesus, eu sei que Tu me conheces desde a minha concepção,

sabes tudo sobre mim, eu gostaria de saber como o Senhor está me vendo neste momento, eu

sou uma árvore que da frutos bons ou frutos ruins? Ou eu sou uma árvore estéril?

- Agora pergunte: Senhor o que eu devo fazer para me tornar como uma árvore que produz bons frutos?

Vamos analisar agora a diferença entre um discípulo de Jesus e um simples membro de uma Igreja.

Um discípulo é como uma árvore frutífera!

Características Básicas do Discípulo e de um Membro Apenas de uma Igreja:

1- Mateus 12:33 “Vocês só poderão ter frutas boas se tiverem (forem) uma árvore boa. Mas, se tiverem (forem) uma árvore que não presta, vocês terão (darão) frutas que não prestam. Porque é pela qualidade das frutas que sabemos se uma árvore é boa ou não presta.”

A primeira característica de um Verdadeiro Discípulo de Jesus é ser como uma árvore que dá bons frutos! Jesus disse que é pelos frutos que conheceremos os seus verdadeiros discípulos.

João 15:7-8 Se vocês ficarem unidos comigo, e as minhas palavras continuarem em vocês, vocês receberão tudo o que pedirem. 8 E a natureza gloriosa do meu Pai se revela quando vocês produzem muitos frutos e assim mostram que são meus discípulos.

Jesus fala que se permanecemos unidos em comunhão com Ele daremos muitos frutos.

Para dar bons frutos precisamos ter comunhão com o Senhor, e isto ocorre através da Oração, do Jejum e do Estudo da Palavra. E isto é essencial na vida de um discípulo de Jesus.

1

2-

João 3:3 “Jesus respondeu: Eu afirmo ao senhor (Nicodemos) que isto é verdade: ninguém pode ver o Reino de Deus se não nascer de novo.”

Membro: Não é nascido de novo, vive de aparência, não quer abandonar o mundo e os prazeres da carne.

verdadeiro

arrependimento pelos seus pecados, ele é submisso as autoridades e tem compromisso com o Senhor Jesus.

Discípulo:

É

nascido

de

novo,

tem

um

caráter

humilde,

manifesta

um

3-

Filipenses 3:19 “Eles vão para a destruição no inferno porque o deus deles são os desejos do corpo. Eles têm orgulho daquilo que devia ser uma vergonha para eles e pensam somente nas coisas que são deste mundo.”

Membro: Os seus interesses pessoais ocupam o lugar central em suas vidas.

Mateus 6:33 “Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas.”

Discípulo: Jesus Cristo e a Sua vontade ocupam o lugar central em seus corações.

4-

Romanos 13:1-2 “Obedeçam às autoridades, todos vocês. Pois nenhuma autoridade existe sem a permissão de Deus, e as que existem foram colocadas nos seus lugares por ele. Assim quem se revolta contra as autoridades está se revoltando contra o que Deus ordenou, e os que agem desse modo serão condenados.”

Membro: O seu EU ainda não foi tocado, tem resistência aos ensinamentos de Jesus, ele não se submete as autoridades e as leis.

Hebreus 13:17 “Obedeçam aos seus líderes e sigam as suas ordens, pois eles cuidam sempre das necessidades espirituais de vocês porque sabem que vão prestar contas disso a Deus. Se vocês obedecerem, eles farão o trabalho com alegria, mas, se vocês não obedecerem, eles trabalharão com tristeza, e isso não ajudará vocês em nada.”

Discípulo: É quebrantado e se submete aos ensinos e as autoridades delegadas por Deus.

5- Tito 1:16 “Eles dizem que conhecem a Deus, mas o que eles fazem mostra que isso não é verdade. Estão cheios de ódio, são rebeldes e não são capazes de fazer nenhuma coisa boa.”

2

Membro: Tem apenas o conhecimento intelectual das escrituras, há um abismo entre o que ele fala e o que ele vive.

Salmo 119:11-12 “Guardo a Tua Palavra no meu coração para não pecar contra Ti. Eu Te louvo, ó Senhor Deus! Ensina-me as Tuas leis.”

Discípulo: Tem prazer em aprender os ensinos de Jesus, e procura ajustar a sua vida de acordo com os princípios da palavra de Deus.

6- Gálatas 5:19-21 “As coisas que a natureza humana produz são bem conhecidas. Elas são:

a imoralidade sexual, a impureza, as ações indecentes, a adoração de ídolos, as feitiçarias, as inimizades, as brigas, as ciumeiras, os acessos de raiva, a ambição egoísta, a desunião, as divisões, as invejas, as bebedeiras, as farras e outras coisas parecidas com essas. Repito o que já disse: os que fazem essas coisas não receberão o Reino de Deus.”

Membro: Não é guiado pelo Espírito Santo, tem caráter explosivo e temperamental. Não tem Temor a Deus.

Gálatas 5:16-17 e 22-23 “Quero dizer a vocês o seguinte: deixem que o Espírito de Deus dirija a vida de vocês e não obedeçam aos desejos da natureza humana. 17 Porque o que a nossa natureza humana quer é contra o que o Espírito quer, e o que o Espírito quer é contra o que a natureza humana quer. Os dois são inimigos, e por isso vocês não podem fazer o que vocês querem. 22 Mas o Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade, 23 a humildade e o domínio próprio. E contra essas coisas não existe lei.”

Discípulo: É guiado pelo Espírito Santo, tem um caráter humilde, é fiel, bondoso, tem domínio próprio e é uma pessoa feliz.

7- 1 João 3:15 “Quem odeia o seu irmão é assassino, e vocês sabem que nenhum assassino tem em si a vida eterna.”

Membro: Tem facilidade de estar em conflitos com os irmãos, manifesta retidão própria, ódio, ira e ressentimento, tem problemas de relacionamento em vários lugares onde ele vive.

1 João 2:10 Quem ama o seu irmão vive na luz, e não há nessa pessoa nada que leve alguém a pecar.”

3

Discípulo: Tem uma estreita comunhão com os irmãos, onde manifesta amor, lealdade, amizade, serve aos outros, aprendeu a ter misericórdia dos irmãos, e é por isso que ele é um bom(a) esposo(a), pai, mãe, filho(a), empregado(a), um bom patrão, etc.

8- 1 Coríntios 10:10 “Vocês não devem se queixar, como fizeram alguns deles, e por isso foram destruídos pelo Anjo da Morte.”

Membro: Vive insatisfeito, vive murmurando, e ainda culpa os outros pelo seu fracasso.

Romanos 8:28 “Pois sabemos que todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles a quem ele chamou de acordo com o seu plano.”

Discípulo: Reconhece a Deus como digno de louvor e adoração, tem um coração grato a Deus. Manifesta isto através do contentamento e de uma vida alegre e feliz.

9- Mateus 18:7 “Ai do mundo por causa das coisas que fazem com que as pessoas me abandonem! Essas coisas têm de acontecer, mas ai do culpado!”

Membro: Tem uma vida vazia, insípida, onde vive provoca escândalos e tropeço para os outros.

João 10:10b

mas eu vim para que as ovelhas tenham vida, a vida completa

(abundante).”

Discípulo: Sua vida é abundante, contagia e estimula os outros a viverem uma vida melhor.

10- 1 João 3:17 “Se alguém é rico e vê o seu irmão passando necessidade, mas fecha o seu coração para essa pessoa, como pode afirmar que, de fato, ama a Deus?.”

Tiago 2:15-17 “Por exemplo, pode haver irmãos ou irmãs que precisam de roupa e que não têm nada para comer. Se vocês não lhes dão o que eles precisam para viver, não adianta nada dizer: Que Deus os abençoe! Vistam agasalhos e comam bem. Portanto, a fé é assim:

se não vier acompanhada de ações, é coisa morta.”

Membro: É escravo de suas posses e bens, é avarento e usufrui das coisas materiais de maneira egoísta.

2 Coríntios 8:2-3 “Os irmãos dali têm sido muito provados pelas aflições por que têm passado. Mas a alegria deles foi tanta, que, embora sendo muito pobres, eles deram ofertas com grande generosidade. Afirmo a vocês que eles fizeram tudo o que podiam e mais ainda. E, com toda a boa vontade.”

4

Discípulo: É generoso, tem prazer em dar e está pronto para compartilhar tudo o que possui.

11-Mateus 6:5 “Quando vocês orarem, não sejam como os hipócritas. Eles gostam de orar de

pé nas sinagogas e nas esquinas das ruas para serem vistos pelos

Membro: Um membro não quer fazer trabalhos que onde eles não são vistos pelos outros, limpar a igreja, arrumar as cadeiras, etc

Querem o reconhecimento das pessoas. Pensam que Deus não valoriza da mesma forma a faxineira da igreja e os pastores e líderes.

Discípulo: É um servo humilde e não chama as atenções para si.

Outras Características de um Discípulo x Membro:

12- Membro: Gasta, desperdiça boa parte do seu tempo com a TV, Internet, Jogos.

Discípulo: Não se alimenta e nem se contamina com os programas da TV, e da filmes e músicas deste mundo.

Internet,

13-O Membro espera que deem pães e peixes x Um discípulo é um pescador

14-O Membro é um contribuinte

15-O Membro espera que o visitem

- Um Discípulo é dizimista e ofertante

- Um Discípulo visita os outros

16-O Membro é um soldado de defesa

- Um Discípulo é um soldado de ataque

17-O Membro vive pelas circunstâncias para exercitar a sua fé

- Um Discípulo aproveita as circunstâncias

18-O Membro vive pedindo oração

19-O Membro frequenta a igreja

- Um Discípulo tem uma vida de oração

- Um Discípulo participa da vida da igreja

20-O Membro não quer compromisso a Jesus Cristo

- Um Discípulo abandona tudo para servir

00 O Membro é estéril

- Um Discípulo é frutífero e dá bons frutos

.

.

João 6:66-67 “Por causa disso muitos seguidores de Jesus o abandonaram e não o acompanhavam mais. Então ele perguntou aos doze discípulos: Será que vocês também querem ir embora?”

5

Você realmente deseja ser um Discípulo de Jesus? Um Servo Seu?

1- Ser uma árvore frutífera, Ter comunhão diária com o Senhor em oração e estudo da Palavra, Colocar Jesus no centro do seu viver e abrir mão dos seus interesses, Se Submeter as Autoridades e a Sua Palavra, Ser guiado pelo Espírito Santo, ter um caráter humilde, e ser fiel, Amar ao próximo e Servi-los, Trocar a murmuração pelo Contentamento, Ser generoso e ter prazer em dar, Ser um Servo do Senhor?

Deus não quer governar ninguém que não queira ser governado. Que não queira se Submeter a Ele e as Suas Autoridades!

Vamos orar, como é que você se identificou com os textos lidos?

Como um membro de igreja ou como um discípulo de Jesus?

Quais as áreas da sua vida, que você ainda precisa mudar?

Peça ajuda ao Senhor, para que Ele lhe ajude a mudar nas áreas que você ainda não está vivendo de acordo com a Sua Palavra, só o Espírito Santo tem poder para nos transformar, e a única maneira dele trabalhar em nós é tendo comunhão com o Senhor.

6