Вы находитесь на странице: 1из 3

COMPREENSO E INTERPRETAO DE TEXTOS

Compreender um fato analis-lo com todos os detalhes, com todas as consequncias relacionadas a esse fato, por exemplo, quando ouvimos dizer que mais algumas pessoas foram dispensadas do emprego, temos que compreender este fato, analis-lo levando em conta a situao econmica do pas como um todo e no apenas olhar a situao daquela empresa que dispensou os funcionrios. Compreenderemos, assim, as razes que levaram mais uma empresa a demitir, analisaremos mais a fundo a questo para no ficarmos s com aquela impresso de que mandou embora porque mau, pois h outras razes que, s vezes, no aparecem.

Interpretar significa comentar, explicar algo. Podemos dizer que interpretar um fato dar a ele um valor, uma importncia pessoal. Para mim, o fato do Flamengo estar fazendo uma campanha desastrosa muito triste, para outro torcedor, do Palmeiras, isto pode ser uma alegria!

Mas, o que tem isso a ver com compreenso e interpretao de textos?

Compreendemos um texto, quando o analisamos por inteiro, quando o vemos por completo. Interpretamos um texto, quando damos a ele um valor pessoal, um valor nosso. Por exemplo, um fato ocorre numa rua, muitas pessoas presenciam-no, se o reprter entrevistar cada uma das pessoas que viu o fato, ter histrias diferentes e todas verdadeiras, todas com um valor pessoal diferente. Mas, como, ento faremos a compreenso e a interpretao do texto, se cada pessoa possui uma maneira pessoal de entender e interpretar os fatos?

A resposta no simples. Apesar do texto possibilitar as variadas interpretaes, ele possui uma estrutura interna, um jeito prprio de ser que garante uma ideia principal, a do autor, quando escreveu o texto.

O autor pensa em algo quando escreve o texto, ns, quando lemos o texto, podemos dar a ele nosso valor, nossa interpretao pessoal ao texto, mas mesmo assim, ele ainda possuir uma ideia bsica, cabe a ns tambm acharmos essa ideia. Nas provas, essa ideia que precisamos encontrar ao lermos o texto e ao responder as questes de interpretao.

O primeiro passo para interpretar um texto, depois de l-lo, identificar qual o tipo de texto que lemos.

H trs tipos de texto bsicos: a) Descrio b) Narrao c) Dissertao

NARRAO: um texto narrativo, quando ele conta um fato seja ele verdadeiro ou no (real ou ficcional).

DESCRIO: um texto uma descrio, quando caracteriza, fotografa, conta os detalhes de algum, de uma paisagem, de um animal, de um sentimento, etc.

DISSERTAO: um texto uma dissertao, quando discute uma ideia, defende uma proposta. Cada tipo de texto possui uma maneira especfica de ser escrito, importante dizer que na NARRAO, aparece o texto descritivo; nas provas no aparece o texto descritivo sozinho, ele sempre vem includo na histria.

ELEMENTOS BSICOS DA ESTRUTURA DO TEXTO NARRATIVO

NARRADOR: aquele que conta a histria para ns (que quando lemos somos leitores).

PERSONAGEM: aquele ou aquela que vive a histria; personagem pode ser pessoa, animal, objeto, etc. H a personagem protagonista, que sempre do lado do bem; h a personagem antagonista que sempre personagem do mal.

ESPAO: o local onde acontece a histria, pode ser um local que existe (real) ou no (ficcional).

TEMPO: quando aconteceu a histria, no passado, no presente ou no futuro.

O FATO: o motivo que deu origem histria; a histria toda comeou, por causa do fato.

Vamos agora dar alguns exemplos de interpretao de texto.

ALGUNS ELEMENTOS BSICOS DA DISSERTAO

INTRODUO: nela apresentamos nossa proposta (tese), a ideia que queremos defender.

DESENVOLVIMENTO: nele apresentamos nossas provas, para defendermos nossas ideias, apresentamos exemplos, nmeros, tudo que possa contribuir para defender nossa ideia.

CONCLUSO: aqui daremos um fecho para nossa ideia, diremos se para agora, se nunca poder ser feita, apesar de ser uma boa ideia, etc.

Вам также может понравиться