Вы находитесь на странице: 1из 16

RASPADORES DE CORREIA

SOLUES PARA REMOO DO MATERIAL DE RETORNO EM TODAS AS APLICAES

CONSEQUENCIAS DO MATERIAL DE RETORNO


Material de Retorno tudo aquilo que permanece na correia aps o ponto de descarga e cai ao longo do transportador, durante o retorno da correia. Sem raspadores, prevalecero as principais causas do material de retorno: Reduo da eficincia na operao e menor rentabilidade devido ao aumento de despesas com manuteno e limpeza com a perda de material. Acmulo de material no transportador, prendendo roletes, desalinhando a correia e aumentando o consumo de energia. Descaso com a limpeza dos ambientes por parte dos funcionrios. Condies de trabalho inseguras causadas pelo material acumulado no cho e nas caladas, criando riscos de incndio, quedas e acidentes. Riscos para a sade e meio ambiente que podem ser causados por materiais espalhados no ar. Falta de comprometimento com a comunidade e agncias reguladoras.

PROBLEMA

SOLUO DE REMOO
Os Raspadores de Correia MARTIN promovem o transporte de materiais mais limpo, seguro e produtivo. Alm de material de retorno reduzido, os raspadores de correia auxiliam em: Melhoria no planejamento de manuteno evitando paradas de emergncia ou fora de programao no transportador, reduzindo reparos s pressas. Reduo de despesas com manuteno por meio de custos mais baixos com procedimentos menores e mais rpidos. Melhor utilizao de recursos humanos em razo de menor necessidade de inspees na correia e limpeza de material. Aumento da vida til do equipamento devido menos substituies de equipamentos desgastados prematuramente ou danificados por material fugitivo e acmulo. Melhoria das condies de trabalho e segurana da planta em funo de melhor limpeza. Melhoria da relao com a comunidade e agncias reguladoras em razo da reduo de poluio no meio ambiente.

RESOLVIDO

ndice 4. Anatomia do raspador de correia 6. Raspadores primrios 9. Raspadores secundrios 12. Sistemas de raspadores 13. Tensionadores 14. Acessrios 15. Tabela comparativa

acesse: martin-eng.com.br | tel 19 3709 7200 | email martin@martin-eng.com.br

ANATOMIA DO RASPADOR DE CORREIA


LMINAS As Lminas para raspadores MARTIN apresentam-se em diversas formas, tamanhos e materiais para maior eficincia na remoo de qualquer tipo de material de retorno, proteo da correia e suas emendas. Esto disponveis lminas metlicas e no metlicas, incluindo poliuretano, borracha, cermica, ao leve e inoxidvel e carbeto de tungstnio. Lmina CARP MARTIN Desenhada e patenteada, a tecnologia de ngulo/ rea constantes, mantm a mesma presso em todas as fases de desgaste da lmina. TENSIONADORES Os tensionadores proporcionam presso para manter as lminas do raspador contra a superfcie da correia, garantindo o desempenho de limpeza com contato constante. ESTRUTURAS A estrutura do raspador o esqueleto que suporta as lminas e deve ser desenvolvido para trabalhar nas foras e os esforos do sistema transportador e seu material carregado. RASPADORES QC DE TROCA RPIDA MARTIN O sistema de troca de lminas fixado por um pino facilita a troca em menor tempo, sem ferramentas e pelo lado de fora do chute. Simplesmente removendo um pino R e deslizando a lmina para fora da estrutura podemos efetuar a troca. RASPADORES IN LINE MARTIN Lminas segmentadas instaladas em um trilho de alumnio permitem que todos os segmentos de lminas possam ser instalados e removidos de forma rpida e fcil. Simplesmente tirando o pino e puxando o trilho inteiro da estrutura ou deslizando cada lmina para fora do cartucho de ambos os lados.

POLIURETANOS DE ALTO DESEMPENHO MARTIN A Martin lder mundial no desenvolvimento de poliuretanos de alto desempenho para aplicaes especficas. Disponveis para qualquer raspador primrio da Martin, como de outros fornecedores.

GUIA DE SELEO Descrio Aplicao O poliuretano Laranja o padro MARTIN . Adequado para a maioria dos raspadores e aplicaes, incluindo condies abrasivas e exposio a solventes e leo. Materiais mais utilizados Bauxita, coque, carvo, ao/ minrio, etc. Faixa de Temperatura -30 a 70 C

O poliuretano Marrom quimicamente resistente e oferece melhor resistncia a produtos qumicos e ajuda na reduo da absoro de gua em ambientes de alta umidade.

Calcrio/ qumico

-40 a 70 C

O poliuretano Verde para altas temperaturas resiste a exposio a temperaturas intermitentes de at 177 C.

Clnquer.

-40 a 150 C

O poliuretano Azul de baixa aderncia ideal para materiais pegajosos.

Cimento, vidro, lascas de madeira.

-30 a 70 C

O poliuretano Branco adequado para aplicaes envolvendo produtos secos areia e cascalho.

Areia, cascalho e produtos alimentcios que exijam material atxico

-29 a 71 C

As informaes podem variar conforme cada aplicao. Os materiais citados acima so apenas referncia como os mais indicados para cada tipo de lmina. Para definir o raspador ideal para sua aplicao, consulte a engenharia Martin.

acesse: martin-eng.com.br | tel 19 3709 7200 | email martin@martin-eng.com.br

7 5

GUIA DE SELEO DO RASPADOR PRIMRIO


RASPADORES PRIMRIOS MARTIN O Raspador primrio a primeira etapa de um sistema mltiplo de limpeza. Sua funo remover a maior parte do material preso na correia, deixando apenas uma fina camada de material. Raspadores primrios trabalham com baixa presso - 2 psi - contra a correia. O perfil da lmina na correia permite que o raspador primrio seja posicionado em um ngulo ideal para a raspagem da correia. O uso de alta presso neste ngulo poderia prejudicar a correia, emendas ou mesmo o raspador em si. Os raspadores primrios so instalados sobre a polia da zona de descarga, logo abaixo da trajetria do material. O raspador deve ser instalado de forma a permitir o fluxo do material, sem atingir as lminas. GUIA DE SELEO Informaes Necessrias Largura da Correia Dimetro da Polia Velocidade da Correia Caractersticas do material transportado Temperatura Processo de Seleo (1) Utilize a largura da correia, dimetro da polia e velocidade mxima para determinar o raspador primrio apropriado, conforme descrio da pgina 7. (2) Utilize as caractersticas do material transportado em sua correia, bem como a temperatura para identificar a lmina apropriada para seu raspador, conforme descrito na pgina 5.

APLICAES ESPECFICAS

Raspador

Largura da Correia mm (pol) 400-2000 (18-72) 400-2200 (18-84)

Dimetro da Polia mm 180 - 300 300 - 500

Velocidade Mxima m/sec 2.5 4.0

A) PIT VIPER B) QC #1 Performance-Duty C) QC #1 HD D) QC #1 XHD E) IN LINE STD F) ZHD G) IN LINE XHD H) IN LINE TIP XHD I) SHD 600 J) SHD 1200

400-2400 (18-96)

300 - 500

4.0

400-3000 (18-120)

400 - 700

6.0

1000-3000 (42-120) 500-2400 (24-96) 1000-3000 (42-120) 1000-3000 (42-120) 1000-3000 (42-120) 1000-3000 (42-120)

300<P<500 > 760 P > 500 500 - 1200 500 - 1200 > 1200

4.0 6.0 6.0 7.6 7.6 7.6

LMINAS TIP As novas lminas ZXHD e XHD TIP so compostas por uma base e a lmina fixada por um pino. No momento da troca, apenas o corpo da lmina desgastado retirado, mantendo a base para ser novamente utilizada. Reduz o desperdcio em 60% e o tempo de troca em 10 vezes

As informaes acima so para referncia do equipamento e podem variar conforme cada aplicao. Para definir o raspador ideal para sua aplicao, consulte a engenharia Martin.

acesse: martin-eng.com.br | tel 19 3709 7200 | email martin@martin-eng.com.br

RASPADORES PRIMRIOS
MARTIN PIT VIPER Raspador indicado para aplicaes leves, com materiais menos agressivos em correias de velocidade lenta. Indicado tambm para espaos reduzidos de instalao e para transportadores com polias pequenas. MARTIN QC #1 PERFORMANCE-DUTY Maior durabilidade e desempenho em diversas aplicaes. MARTIN QC #1 HD O Raspador Primrio MARTIN QCTM#1 HD dotado de uma lmina resistente para suportar condies rduas. Oferece ngulo de raspagem constante e substituio da lmina em uma nica pea com um nico pino. MARTIN QC #1 XHD Projetado para condies severas, este raspador dotado de um sistema de troca de lminas com um nico pino, possibilitando substituir rapidamente uma lmina gasta. O QCTM#1 XHD garante uma limpeza efetiva, vida til longa e manuteno rpida. MARTIN ZHD Projetado para compensar condies severas e desgaste abrasivo. Possui molas moldadas dentro de cada lmina para manter a presso contra a correia, garantindo melhor desempenho na limpeza. Cada lmina presa com pinos de travamento em nylon que podem ser rapidamente soltos para a troca de lminas. MARTIN IN LINE STD O raspador In Line STD alia melhor desempenho de limpeza sob condies severas de aplicao e trabalho, com facilidade de manuteno. Possui exclusivo sistema de troca rpida, por meio do qual o trilho de fixao das lminas desliza para fora da estrutura. Isso torna os servios de inspeo e troca de lminas muito mais rpidos e seguros. MARTIN IN LINE XHD - COM LMINAS TIP Oferece facilidade de manuteno do conjunto atravs do sistema de troca rpida, onde o trilho de fixao das lminas desliza para fora da estrutura, tornando o servio de manuteno mais rpido e seguro. Esse equipamento indicado para correias que exigem equipamentos grandes e pesados. MARTIN SHD Projetado para as correias largas, de alta velocidade e de maior carregamento. Com estrutura em ao cruzado, lminas robustas e largas, possui longa vida til, resistente, suporta cargas pesadas e calor. O Raspador SHD e tensionador de mola SHD foram desenvolvidos para proporcionar presso constante e melhor limpeza, sem necessidade de ajustes durante o uso da lmina.

Projeto desenvolvido para manuteno mais rpida.

GUIA DE SELEO DO RASPADOR SECUNDRIO


RASPADORES SECUNDRIOS MARTIN Instalados aps a polia, os raspadores secundrios removem os resduos finos que permanecem na correia, mesmo aps o raspador primrio. Normalmente sua localizao suficientemente prxima da trajetria do material de retorno para a limpeza, logo aps a sada da correia da polia, onde plano e sem vibrao. Em casos onde o raspador secundrio no seja suficiente para uma limpeza fina, raspadores tercirios podem ser instalados para melhor finalizao da limpeza. Estes raspadores podem ser do mesmo modelo dos raspadores secundrios, ou de outro modelo para permitir a melhor limpeza e manuteno, dentro do espao disponvel, e menor consumo das lminas. Situaes onde os rapadores secundrios so instalados longe da polia, eles devem ser instalados prximo, ou no ponto, onde a correia tenha um rolete. Apoios firmes impedem que a presso do raspador levante a correia, o que prejudicaria a limpeza.

GUIA DE SELEO Informaes Necessrias Largura da Correia Velocidade da Correia Tipo de emendas Processo de Seleo (1) Verifique a largura da correia e a velocidade e compare com as especificaes dos raspadores secundrios na pgina 10 (2) Se sua correia tiver emendas mecnicas, no recomendamos a utilizao de lminas com carbeto de tungstnio pois, certamente resultar em rpido desgaste da lmina e danos s emendas, e pior, danos irreversveis prpria correia.

acesse: martin-eng.com.br | tel 19 3709 7200 | email martin@martin-eng.com.br

7 9

APLICAES ESPECFICAS

A1

A2

D1

D2

Raspador

Largura da Correia mm (pol) 400-2400 (18-96)

Velocidade Mxima m/sec (fpm) 3.5

A1) In Line STD (PTL) A2) In Line STD (RPL) B) L#1 C) SAF#3 D1) In Line XHD (PTL) D2) In Line XHD (RPL)

400-2400 (18-96)

4.0

400-2400 (18-96) 400-2400 (18-96) 400-2400 (18-96)

3.0 3.5 6.0

O uso de lminas com carbeto de tungstnio no recomendado para correias com emendas mecnicas pois, certamente resultar em rpido desgaste da lmina e danos s emendas, e pior, danos irreversveis prpria correia.

400-2400 (18-96)

6.0

MATERIAIS DISPONVEIS Raspador In Line STD SAF#3 In Line XHD L#1 Carbono X X X X X Ao Inoxidvel X X Carbeto de Tungstnio X X X X X X X X Poliuretano Cermica

As informaes acima so para referncia do equipamento e podem variar conforme cada aplicao. Para definir o raspador ideal para sua aplicao, consulte a engenharia Martin.

10

RASPADORES SECUNDRIOS
MARTIN IN LINE STD Seu trilho desliza para dentro e para fora em um mandril de ao inoxidvel, para fcil e rpida manuteno e outros servios fora do chute. O raspador MARTIN In Line STD apresenta um perfil fino, minimizando a necessidade de espao, permitindo a instalao em locais estreitos.

L#1 Esse raspador foi projetado com lminas de perfil baixo, podendo ser utilizado em locais com espaos reduzidos, onde nenhum outro modelo poderia ser instalado

SAF#3 Lminas com carbeto de tungstnio individuais, fornecem limpeza eficaz, sem oferecer risco correia ou emendas. Os buffers de borracha amortecem o impacto de cada lmina individualmente, sem interferir na presso contra a correia. Os cartuchos de lmina permitem fcil e rpida remoo de todas as lminas para que o trabalho possa ser reiniciado rapidamente. O formato compacto permite instalao em espaos pequenos, enquanto seu perfil estreito resiste ao acmulo de material.

MARTIN IN LINE XHD O raspador MARTIN In Line XHD apresenta lminas macias XHD e um mandril de ao robusto para resistir a condies severas.

Projeto desenvolvido para manuteno mais rpida.

acesse: martin-eng.com.br | tel 19 3709 7200 | email martin@martin-eng.com.br

7 11

SISTEMA MLTIPLO DE RASPADORES


A remoo do material de retorno tornase ainda mais eficiente com a instalao do sistema mltiplo de limpeza, composto por Raspador Primrio e um ou mais Raspadores Secundrios. O raspador primrio instalado na polia de descarga, e trabalha com baixa presso de tensionamento, permitindo uma limpeza de 75 a 90% do material aderido correia. J o raspador secundrio localiza-se no ponto onde a correia deixa a polia de descarga ou ao longo do retorno, atuando na remoo do restante do material. O sistema de mltiplos raspadores proporciona maior eficcia na limpeza, alm de aumentar os intervalos entre uma manuteno e outra. A Martin oferece uma linha completa de raspadores de correia, que cobrem todos os tipos de aplicao.

CAIXA DE LAVAGEM MARTIN Com a Caixa de Lavagem, a correia passa por um raspador modular onde o material de retorno umidificado com gua para facilitar a remoo nos raspadores secundrios seguintes.

Algumas aplicaes podem exigir raspadores especiais. No importa quo nica ou desafiadora seja sua aplicao, a Martin pode ajud-lo a alcanar a limpeza desejada com seus raspadores.

ESCOVAS ROTATIVAS MARTIN A Escova Rotativa MARTIN foi projetada para exercer a mesma funo dos raspadores secundrios. Recomenda-se sua instalao no ponto em que a correia deixa a polia. composta por escova com rotao motorizada para efetuar a limpeza das correias, quando estas possuem ranhuras, ressaltos e/ou nervuras. Pode ter rotao livre (com direo alterada pelo movimento da correia), mas geralmente mais eficaz quando conduzida por um motor eltrico. As escovas rotativas podem encontrar problemas com materiais midos e aderentes, que se acumulam nas cedas das escovas. Nesse caso, um pente ou uma barra de contato podem ser instalados para auxiliar na limpeza do acmulo nas cerdas.

12

TENSIONADORES

TENSIONADOR TWIST MARTIN O Tensionador Twist MARTIN mais robusto, porm simples. Ele usa a fora armazenada em uma capa de borracha em forma de engrenagem para proporcionar presso constante no raspador contra a correia, permitindo limpeza consistente e eficaz. Fcil instalao e desenvolvido para dispensar a necessidade de tensionamentos peridicos.

TENSIONADOR PNEUMTICO MARTIN A tecnologia para tensionadores pneumticos MARTIN funciona atravs da ao do ar comprimido controlado por um regulador de presso que proporciona presso uniforme entre a lmina e a correia. Dessa forma obtm limpeza eficaz com o menor desgaste dos componentes. Uma vez tensionado, o raspador mantm a presso das lminas contra a correia, diminuindo necessidade de ajustes. O Tensionador Pneumtico MARTIN indicado com a maioria dos modelos da nossa linha de raspadores primrios e secundrios (exceto SAF#3 e L#1).

TENSIONADOR DE MOLA MARTIN O Tensionador de Mola MARTIN constitudo por molas de ao em seu brao, proporcionando maior eficincia na limpeza do raspador, uma vez que este ser continuamente pressionado contra a correia. De fcil instalao e ajustes, as molas oferecem a tenso adequada para cada aplicao.

acesse: martin-eng.com.br | tel 19 3709 7200 | email martin@martin-eng.com.br

7 13

ACESSRIOS
VIBRADOR DRIBBLE CHUTE MARTIN O Dribble Chute constitudo por um vibrador, um suporte de isolamento e uma placa revestida em UHMW. O suporte de isolamento, feito em borracha, possui baixa frico, de forma a no desgastar o chute, mas eliminando materiais aderidos ao chute e facilitando o escoamento.

JANELAS DE INSPEO MARTIN Disponveis em borracha, ao ou ao inoxidvel, as Janelas de Inspeo MARTIN proporcionam acesso fcil e rpido para a execuo de inspees ou servios nos raspadores de correia e outros componentes internos de calhas e compartimentos. A Martin recomenda um tamanho mnimo de 305 X 356mm para raspadores primrios e 305 X 457mm para raspadores secundrios.

ROLO DE PRESSO MARTIN O Rolo de Presso MARTIN um suporte instalado acima do raspador secundrio para manter a posio da correia e a presso do raspador contra ela, garantindo limpeza eficaz.

SISTEMA DE CAPTURA DE MATERIAL DE RETORNO MARTIN A tecnologia de limpeza do Sistema de Captura de Material de Retorno Martin capaz de atuar em correias com condies severas. Com o sistema instalado, o material de retorno cai no coletor, onde um cilindro hidraulico, conduzido eletricamente, empurra uma lmina de ao atravs de uma plataforma, e leva o material capturado a um ponto onde ele retornar descarga da correia.

14

TABELA COMPARATIVA
RASPADORES
Condies Aplicaes Material da Dimetro do Manuteno Lmina** Tambor/Polia* Temperatura do Material*** Tensionamento Tipo de Material Velocidade

PRIMRIOS
PIT VIPER Leves 300> P>180mm Rpida Poliuretano MDI Poliuretano MDI Poliuretano MDI Poliuretano MDI Poliuretano MDI Poliuretano MDI Poliuretano MDI Poliuretano MDI Contnuo: 65C Intermitente: 82 Contnuo: 65C Intermitente: 82 Contnuo: 65C Intermitente: 82 Contnuo: 65C Intermitente: 82 Contnuo: 65C Intermitente: 82 Contnuo: 65C Intermitente: 82 Contnuo: 65C Intermitente: 82 Contnuo: 65C Intermitente: 82 Twist, Mecnico e Pneumtico Twist, Mecnico e Pneumtico Mecnico e Pneumtico Mecnico e Pneumtico Mecnico e Pneumtico Todo o tipo de material
Todo o tipo de material, inclusive abrasivos/ corrosivos Todo o tipo de material, inclusive abrasivos/ corrosivos Todo o tipo de material, inclusive abrasivos/ corrosivos Todo o tipo de material, inclusive abrasivos/ corrosivos

At 2,5 m/s

QC#1 HD

Pesadas

500> P>300mm

Rpida

At 4 m/s

QC#1 XHD

Extra-Pesadas

P>400mm

Rpida Muito Rpida sem parar a correia Muito Rpida sem parar a correia Convencional

At 6 m/s

IN LINE STD

Pesadas

500> P>300mm

At 4 m/s

IN LINE XHD

Extra-Pesadas

P>500mm

At 6 m/s

ZHD

Extra-Pesadas

P>760mm

Mecnico

Todo o tipo de material Todo o tipo de material Todo o tipo de material

At 6 m/s

SHD 600

Extra-Pesadas

500<P<1200

Convencional

Mecnico

At 7,6 m/s

SHD 1200

Ultra Extra-Pesadas

P>1200

Convencional

Mecnico

At 7,6 m/s

SECUNDRIOS
L#1 Leves at Pesadas Leves at Pesadas Leves at Pesadas Convencional
Borracha e Inserto de Tungstnio/ Cermica Borracha e Inserto de Tungstnio/ Cermica Poliuretano, Borracha e Inserto de Tungstnio/ Cermica Poliuretano, Borracha e Inserto de Tungstnio/ Cermica

At 70C

Mecnico

Todo o tipo de material Todo o tipo de material Todo o tipo de material


Todo o tipo de material, inclusive abrasivos/ corrosivos

At 3 m/s

SAF#3

Convencional Muito Rpida sem parar a correia Muito Rpida sem parar a correia

At 70C

Mecnico Pneumtico ou Mecnico por Mola Pneumtico ou Mecnico por Mola

At 3,5 m/s

IN LINE STD

At 90C

At 4 m/s

IN LINE XHD

Extra-Pesadas

At 90C

At 6 m/s

Respeitando-se as regras de segurana. *Inclui revestimento e correia. **O material das lminas pode diferir para as verses nas cores branca, marrom, verde e preta. ***Resistncia a altas temperaturas. Na tabela esto mostradas as temperaturas mximas a que as lminas convencionais resistem. No caso das lminas verdes, as temperaturas chegam at 150 C contnua e 170 C intermitente.

acesse: martin-eng.com.br | tel 19 3709 7200 | email martin@martin-eng.com.br

7 15

UNIDADES GLOBAIS ESTADOS UNIDOS AFRICA DO SUL ALEMANHA AUSTRALIA BRASIL CHINA FRANA NDIA INDONESIA MEXICO PERU REINO UNIDO TURQUIA

Representantes autorizados em mais de 32 pases.

MARTIN ENGINEERING BRASIL R. Estcio de S, 2.104 Jd. Santa Genebra | Campinas So Paulo | 13080-010 + 55 19 3709 7200 www.martin-eng.com.br

Patents and patents pending Registered trademark of Martin Engineering Company in the US and other select locations. 2011 Martin Engineering Company.

Вам также может понравиться