Вы находитесь на странице: 1из 2

ESCOLA SECUNDRIA DA AMADORA MATEMTICA APLICADA S CINCIAS SOCIAIS PLANIFICAO ANUAL - 11ANO 2012/2013

1Perodo (cerca de 37 aulas) Modelos Matemticos Modelos de Probabilidade (incio do estudo) 30 aulas 4 aulas

2Perodo (cerca de 30 aulas) Modelos de Probabilidade (concluso) Introduo Inferncia Estatstica 26 aulas

3Perodo (cerca de 28 aulas) Introduo Inferncia Estatstica Atividades globais 25 aulas

Modelos Matemticos
Modelos de grafos Modelos populacionais

Modelos de Probabilidade
Fenmenos aleatrios Argumento de simetria e Regra de Laplace Modelos de probabilidade em espaos finitos. Variveis quantitativas. Funo massa de probabilidade Probabilidade condicional. rvore de probabilidade. Acontecimentos independentes Probabilidade total. Regra de Bayes. Valor mdio e varincia populacional Espaos de resultados infinitos. Modelos discretos e modelos contnuos. Exemplos. Modelo Normal.

Introduo Inferncia Estatstica


Parmetro e estatstica Noo de estimativa pontual. Estimao de um valor mdio e de uma proporo. Distribuio de amostragem Construo de estimativas intervalares ou intervalos de confiana para o valor mdio e para a proporo

ESA 2012/2013- Planificao de 11Ano de MACS

Finalidades da disciplina:
Promover o aprofundamento de uma cultura cientfica, tcnica e humanstica que constitua suporte cognitivo e metodolgico tanto para o prosseguimento de estudos como para a insero na vida activa. Desenvolver a capacidade de usar a Matemtica como instrumento de interpretao e interveno no real. Desenvolver as capacidades de formular e resolver problemas simples em situaes do dia a dia e no domnio das Cincias Sociais. Desenvolver a capacidade de interpretar textos escritos em linguagem matemtica, a capacidade de comunicar e o esprito crtico. Contribuir para formar uma atitude positiva face cincia e particularmente para com a Matemtica. Promover a realizao pessoal mediante o desenvolvimento de atitudes de autonomia e solidariedade. Desenvolver capacidades de interveno social pela compreenso e discusso de sistemas e instncias de deciso que influenciam a vida dos cidados, participando desse modo na formao para uma cidadania activa e participativa.
Para mais informao sobre o programa da disciplina, consulte o site: http://www.dgidc.min-edu.pt/mat-no-sec/

Critrios de Avaliao
Actividades em Aula Participao Trabalhos individuais Atitudes e Comportamento e/ou grupo
10% 20%

Testes
60%

Actividades fora da aula (ex: TPC, Pesquisa)


10%

Amadora, 17 de Setembro de 2012 A professora:

ESA 2012/2013- Planificao de 11Ano de MACS

Вам также может понравиться