Вы находитесь на странице: 1из 21

CENTRO UNIVERSITRIO UNIVESC FARMCIA - 4 FASE ALEX BASTOS BORGES - DANIELA RAMOS CARBONI

VITAMINAS HIDROSSOLVEIS E LIPOSSOLVEIS

LAGES 2011

INTRODUO

O termo vitamina foi utilizado pela primeira vez em 1911, para designar um grupo de substncias que eram consideradas vitais. Todas elas continham o elemento nitrognio, na forma de aminas. Embora saibamos que vrias das vitaminas hoje conhecidas no possuem grupos aminas em suas estruturas qumicas, o termo usado at hoje. O termo "Fator alimentar acessrio" tem sido utilizado, algumas vezes, para expressar este mesmo conjunto de substncias, mas de uma forma politicamente correta. A maioria das vitaminas no pode ser sintetizada pelos animais, mesmo as que so sintetizadas no so em quantidade insuficiente. As vitaminas, portanto, devem ser obtidas na dieta alimentar. Por isso so chamadas de nutrientes essenciais. O papel das vitaminas no organismo extremamente importante, sempre que uma vitamina est ausente em uma dieta, ou no pode ser corretamente absorvida, surge uma doena especfica.

Vitaminas Hidrossolveis

So solveis em compostos polares. As vitaminas hidrossolveis so a C e a famlia do complexo B. Estas tm menos problemas na absoro e transporte. No podem ser armazenadas, exceto no sentido geral de saturao tecidual. As vitaminas B funcionam principalmente como coenzimas no metabolismo celular. A vitamina C um agente estrutural vital. As Vitaminas Hidrossolveis so solveis em gua, so difceis de armazenar porque o excesso eliminado pela urina. Essas substncias so solveis no plasma sanguneo e por isso no necessitam de compostos carregadores.

- Via metablica das vitaminas hidrossolveis Ingesto Absoro Corrente sangunea


Transportadas levemente ou carreadas por protenas

Urina

Complexo B

O Complexo B compreende diversas substncias que apresentam a caracterstica de se diferenciarem em sua estrutura qumica, em suas aes biolgicas e teraputicas e no teor de suas necessidades nutricionais. A caracterstica em comum que so hidrossolveis e de suas fontes habituais representadas pelo fgado e as leveduras. Entre os membros desse grupo, sobressaem-se no s pelas pesquisas j realizadas no campo de sua estrutura qumica, fisiologia, aes farmacolgicas e seus usos teraputicos a tiamina, riboflavina, niacina, cianocobalamina, piroxidina, cido flico e cido pantotnico, alm de outras de menor importncia nutricional e que face aos estudos at hoje realizados no apresentam certas caractersticas para poderem ser consideradas vitaminas.

Vitamina B1: Tiamina A vitamina B 1 foi a primeira do complexo B a ser descoberta. O beribri, a doena que a sua falta provoca, aumentou no sculo XIX, na sia, ao comear a produzir-se o arroz polido. Em 1880, o almirante da marinha japonesa Takaki provou que a causa do beribri era alimentar, combatendo a doena mudando a dieta dos marinheiros. Em 1897 Eijkman, um mdico holands em Java (Indonsia) observou que o p do polimento do arroz, se diludo em gua e dado aos doentes com beribri, os curava. Em 1936 a vitamina B1 foi isolada e foi batizada com o nome de tiamina. Ajuda nos processos de metabolismo (que so as transformaes dos alimentos que ingerimos) dando-nos a energia de que precisamos. Onde se encontra: Ervilhas, feijo, arroz integral, po integral, cereais integrais, carne de porco, fgado, rins, nozes, peixe e gema de ovo. Mesmo em doses elevadas, a tiamina no txica. O excesso eliminado pelos rins.

Caractersticas qumicas: A tiamina comercializada como

cloridrato de cloreto, mononitrato, bromidrato de brometo e napadisilato. Cloridrato de Tiamina: P cristalino branco, ou cristais brancos, com leve odor de levedura. No estado de anidro estvel ao calor, mas quando exposto ao ar absorve 4% de gua e oxida-se. Por esta razo deve ser armazenado em recipientes hermticos e opacos. Sua soluo aquosa estvel em meio cido, mas no pH 5 ou 6 a tiamina inativada por ciso qumica. Com permanganato ou ferrocianeto de potssio alcalino produz tiocromo, um produto fluorescente de cor azul intenso: esta reao usada em ensaios colorimtricos da tiamina. Teraputica Vias de administrao:oral e parenteral. Formas farmacutica: cpsulas, comprimidos, soluo injetvel e xarope.

Dose Diria Recomendada 0,2 1,4 mgdia, dependendo da idade e gnero.

Vitamina B2: Riboflavina

At 1879, j tinham sido isolados dos alimentos uma srie de compostos amarelados a que foi dado o nome de flavinas. Verificou-se que uma parte se modificava com o calor (chamou-se lhe B1) e que a outra era estvel ao calor (chamouse lhe B2). Ajuda nos processos de metabolismo dando-nos a energia de que precisamos. Onde se encontra: Cereais em gro, levedura de cerveja, leite, carne, ovos, fgado e verduras. A falta dessa vitamina pode causar inflamaes bucais, ardor nos olhos, pele

seca, sensibilidade luz, depresso, letargia e histeria. Mas as carncias de vitamina B2 costumam acompanhar a falta de outras vitaminas. Se houver em excesso mesmo em doses elevadas, a riboflavina no txica. O excesso eliminado pelos rins. Caractersticas qumicas: Apresenta-se como p cristalino amarelo ou alaranjado, de sabor amargo e odor leve. No estado anidro estvel a luz difusa; contudo, em solues, principalmente alcalinas, decompem-se. A dose usual de 5 a 10 mg dirios.

Teraputica Vias de administrao: oral e parenteral. Formas farmacutica:comprimidos e solues injetveis.

Dose Diria Recomendada 0,3-1,6 mgdia, dependendo da idade e gnero.

Vitamina B3: Niacina A vitamina B3, tambm conhecida como niacina ou cido nicotnico, importante para a manuteno do equilbrio da pele e sistema nervoso. Possui tambm importncia relevante ao bom funcionamento do sistema digestrio. Sua deficincia no organismo provoca uma doena conhecida como pelagra, manchas na pele, fadiga, irritabilidade, insnia, depresso nervosa, diarria, dermatite. Fontes: amendoim, castanha do Par, levedura, fgado, aves, carnes magras, leite, ovos, frutas secas, cereais integrais, brcolis, tomate, cenoura, abacate, batata doce, ou grande parte dos legumes, verduras e frutas.

Caractersticas qumicas A nicotinamida funciona no organismo aps a converso em nicotinamida-adenina-dinucleotdeo (NAD) ou nicotinamida-adenina-dinucleotdeo fosfato (NADP). Deve ser assinalado que o cido nicotnico encontrado nesses dois nucleotdeos na forma de sua amida, a nicotinamida.

Teraputica Vias de administrao: oral e parenteral. Formas farmacutica: cpsulas, tablete, solues injetveis isoladamente ou em associao com outras vitaminas, sais minerais, aminocidos em produtos dietticos e em associao com outros frmacos, para indicaes no nutricionais. Efeitos colaterais ou txicos: o cido nicotnico apresenta ao vasodilatadora e quando dado pela boca ou por injeo em doses teraputicas pode causar rubor da face e sensao de calor. Estes sintomas so transitrios e podem ser evitados pela substituio do cido nicotnico pela nicotinamida.

Dose Diria Recomendada 2-18 mgdia, dependendo da idade e do gnero.

Vitamina B5: cido Pantotnico O cido pantotnico foi descoberto em 1933 como sendo uma substncia essencial para o crescimento de leveduras. Dois cientistas demonstraram que o fator que curava a doena de pele (dermatite) das aves era o cido pantatnico. Ajuda nos

processos de metabolismo dando-nos a energia de que precisamos. Onde se encontra: Fgado, carnes, ovos, frutas, cereais em gro e verduras, leite. Encontra-se em praticamente todos os alimentos. O excesso de ingesto pode provocar diarria. Como acontecem com as vitaminas hidrossolveis, os excessos so eliminados na urina.

Caractersticas qumicas um cido orgnico opticamente ativo e sua atividade biolgica caracterstica apenas do ismero d. Sua ao vitamnica no organismo resulta de sua incorporao na coenzima A. A via metablica pela qual o cido pantotnico convertido em coenzima A envolve cinco reaes enzima-catalizadoras consecutivas.

Teraputica Vias de administrao: oral, parenteral e tpico-subcutnea. Formas farmacutica: injetvel, ungentos, cremes e solues.

Dose Diria Recomendada 1,7-7 mgdia, dependendo da idade e gnero.

Vitamina B6: Piridoxina, piridoxol, piridoxamina e piridoxal. Em 1926, verificou-se que uma das conseqncias da falta de vitamina B2 era a dermatite. Em 1936, um cientista separou da vitamina B2 um fator solvel em gua cuja falta era a verdadeira causa das dermatites a que chamou vitamina B6. A necessidade diria de piridoxina diretamente proporcional ingesto de protenas na dieta. O cozimento reduz as quantidades de vitamina B6 dos alimentos. A Vitamina B6

favorece a respirao das clulas e ajuda no metabolismo das protenas e das gorduras. Atual na produo de hormonais participa no crescimento dos jovens e estimula as funes defensivas das clulas. Onde se encontra: Carne de porco, vsceras, cereais em gro, carnes, frutas e verduras, aveia, arroz integral, banana, batata, leguminosas, aveia, atum. Se faltar a vitamina no organismo pode ocorrer dermatites, como a seborria, anemia, gengivite, feridas na boca e na lngua, nuseas e nervosismo. Tambm pode causar perturbaes no crescimento. Se houver em excesso pouco txica, mas doses altas podem provocar intoxicaes neurolgicas que resultam em formigueiro nas mos e diminuio da audio.

Caractersticas qumicas As trs formas de piridoxina so fisiologicamente ativas, diferindo na natureza da substituio de um tomo de carbono em posio 4, do ncleo piridina. A piridoxina constitui um grupo ativo de vrias enzimas que se acham envolvidas no metabolismo protico, na sntese metablica de aminocidos.

Teraputica Vias de administrao: oral e parenteral(intramuscular e intravenosa) Formas farmacutica: comprimidos e solues injetveis.

Dose Diria Recomendada 1,7 7 mgdia, dependendo da idade e do gnero.

Vitamina B9: cido flico, folacina A sua histria liga-se de perto da Vitamina B 12. Cozinhar muito os alimentos pode destruir at 90% do seu contedo em cido flico. Utilidade: Antes da concepo e na gravidez, a futura me deve tomar esta vitamina, para evitar ms formaes no sistema nervoso da criana. Esta vitamina atua em

conjunto com a vitamina B12. Onde se encontra: Alimentos frescos, carnes, verduras escuras, cereais, feijes e batatas. Cerveja, gema de ovo, fgado, tmaras secas, peixes (principalmente atum e salmo), ostras e ctricos. Se faltar gera malformaes nos bebs ao nvel do crebro e do sistema nervoso, tendo influencia de nascer prematuro. Nos adultos causa anemia e inflamaes gastrointestinais. Por causa da m alimentao. Junto com a falta de Vitamina B12 causa vertigens, cansao, perda de memria, alucinaes e fraqueza muscular. Se houver em excesso o cido flico oral no txico.

Caractersticas qumicas Teraputica Vias de administrao:oral e parenteral. Formas farmacutica: drgeas, solues orais e injetveis associados com outros frmacos, principalmente com sais de ferro e vitaminas do complexo B.

Dose Diria Recomendada 65-600 mcdia, dependendo da idade e do gnero.

Vitamina B12: Cobalamina (hidroxicobalamina, cianocobalamina) As funes da vitamina B12 esto intimamente ligadas ao cido flico. Em 1824 dois cientistas descreveram casos de anemia, associada a fatores digestivos. Em 1860, com outro caso de problemas no estmago viu-se que havia relao com a anemia referida. Em 1872, chamou-se a essa doena anemia perniciosa. Ao tentar purificar o fator extrnseco descreveu-se uma forma de anemia perniciosa na ndia, que respondia ao fator extrado do fgado, mas que no respondia s fraes purificadas que tratavam a anemia perniciosa. Era o fator de Wills, que foi chamado Vitamina M e hoje conhecido como cido flico, isolado em 1941. Ao contrrio de outras vitaminas, os nveis de vitamina B12 podem ser medidos no sangue e assim fazer-se um diagnstico seguro. Esta vitamina essencial para o crescimento e metabolismo celular e fundamental na formao dos glbulos vermelhos do sangue. Onde se encontra: Fgado, carnes vermelhas, ovos. Quando esta vitamina falta, as pessoas ficam com a referida anemia perniciosa e perturbaes no sistema nervoso. Os sintomas so variados e devem-se morte ou perda de funo das clulas atingidas no crebro e na medula. Podem

apresentar manifestaes de falta de vitamina B12 os vegetarianos estritos, pessoas com problema intestinais, no pncreas e idosos. Se houver em excesso as doses que ultrapassam a capacidade diria de aproveitamento pelo organismo so eliminadas na urina.

Teraputica Vias de administrao: oral e parenteral.

Dose Diria Recomendada 0,4-2,8 mcgdia, dependendo da idade e gnero.

Vitamina C: cido ascrbico uma das 13 principais vitaminas que fazem parte de um grupo de substncias qumicas complexas necessrias para o funcionamento adequado do organismo. A vitamina C ajuda as clulas do organismo, incluindo os ossos, os dentes, as gengivas os ligamentos e os vasos sangneos, a crescer e permanecer sadias. Tambm ajuda o organismo a responder infeco e ao estresse, alm de auxiliar a utilizao eficiente de ferro. Se o seu organismo no receber quantidades dirias suficientes de vitamina C, voc ficar mais propenso a apresentar, sangramento nas gengivas, m cicatrizao das feridas, perda de dentes, dores nas articulaes e infeces. Algumas pessoas tomam grandes quantidades de suplementos vitamnicos porque acreditam que podem evitar algumas doenas, como resfriados. Entretanto ingerir quantidades excessivas de vitamina C pode causar nuseas, clicas estomacais, diarria e, possivelmente, clculos renais. Onde se encontra: Morangos, Mamo, Kiwi, Laranja, Suco de laranja, Manga, Pimento vermelho ou verde, Brcolis, Couve, Ervilhas e Batata. Caractersticas qumicas: Apresenta-se sobre a forma de p ou cristais brancos ou amarelos inodoros. A temperatura ambiente os cristais secos so instveis ao ar, mas a umidade faz com que escuream paulatinamente. A dose usual para o tratamento de escorbuto 300 mg dirios, durante pelo menos, duas semanas.

Teraputica: Vias de administrao:oral e parenteral. Formas farmacutica:comprimidos simples e efervescentes; comprimidos solveis; forma injetvel; soluo; em soluo aerosol, comprimidos associados com analgsicos, antitrmicos, anti-histamnicos e com diversas vitaminas.

Dose Diria Recomendada 15-120 mgdia, dependendo do gnero e idade.

Vitaminas Lipossolveis

As Vitaminas Lipossolveis so solveis em gordura e em solventes orgnicos. Por no se dissolverem na gua, para chegarem at as clulas atravs do plasma sanguneo, as vitaminas precisam de molculas transportadoras como colesterol. O excesso dessas vitaminas armazenado no fgado e em depsitos de gordura do corpo.

Via metablica das vitaminas lipossolveis. Ingesto Absoro Sistema linftico


Carreadores de protenas (lipoprotenas)

Corrente sangunea

Vitamina A(Retinol):

A principal manifestao da carncia de vitamina A, a cegueira noturna, j era conhecida dos egpcios h mais de trs mil anos. Um estudo experimental relata que animais atingidos pela xeroftalmia (secura dos olhos e dificuldades de viso) tinham essa manifestao curada pela ingesto de gema de ovos, leite, manteiga e leo de fgado de bacalhau. Importante para as funes da retina, principalmente para a viso noturna. Exerce ainda funo no enrijecimento da pele e das mucosas, no reforo do sistema imunolgico, na formao dos ossos, dentes, pele, cabelos e unhas. Tem influncia nas reaes imunolgicas. A vitamina A tem funo antioxidante, ela fixa-se aos radicais livres que se originam da oxidao de diversos elementos. Esses radicais livres teriam um efeito nocivo para as clulas e so tidos como causadores de arterioesclerose, catarata, tumores, doenas da pele e doenas reumticas.

Caractersticas qumicas: Apresenta-se como lquido oleoso

amarelo para o vermelho, quase inodoro ou com odor de peixe. insolvel em gua, mas solvel e etanol absoluto, leos vegetais, ter e clorofrmio. Vitamina. instvel quando exposto ao ar e luz.

Alimentos de origem vegetal: pr-vitamina A; Retinol - caroteno, Carotenides; Apresenta ismeros, forma trans + ativa; Slido cristalino, PF 63-64C; Insolvel em gua, solvel em gorduras e solventes orgnicos; Obtida sinteticamente e adicionada a alimentos. Destruda pelo O2, formando epxidos.

Teraputica

Vias de administrao: oral e parenteral(intramuscular, local e retal.) Formas farmacutica:cpsulas, prolas, drgeas, solues oleosas, disperses hidromiscveis, pomadas, emulses. Contra-indicaes: litase urtica e oxlica.

Dose Diria Recomendada 400-1.200 mcgdia, dependendo da idade e gnero.

Vitamina E: Tocoferol Evans e Bischop, em 1922, ao observarem que ratas grvidas abortavam posteriormente na falta de um fator desconhecido isolou a vitamina E em 1936, verificou-se que se tratava de tocoferis, num total de oito, sendo o alfatocoferol o mais importante. Tambm foram observadas alteraes nos testculos dos ratos carentes dessa substncia, considerada como sendo antiesterilidade, da vitamina E. So oito substncias semelhantes reunidas sob o nome de tocoferis. Em humanos a falta de vitamina E provoca alteraes neurolgicas como diminuio dos reflexos, diminuio da sensibilidade vibratria, da propriocepo e oftalmoplegia. As dificuldades visuais podem ser agravadas pela retinopatia pigmentar tambm provocada pela falta de vitamina E. Os tocoferis agem como antioxidantes, protegendo as clulas dos efeitos nocivos das substncias txicas, principalmente dos radicais cidos. Atualmente, admite-se que protegem do cncer, da arteriosclerose, das inflamaes articulares e das complicaes do diabete, por bloquearem as modificaes oxidativas das lipoprotenas de baixa densidade.

Principais fontes: azeites vegetais, cereais e verduras frescas. O leite de mulher contm vitamina E suficiente para o filho em aleitamento ao peito, ao contrrio do leite de vaca.

Caractersticas qumicas: Apresenta-se amarelado, viscoso como e leo inodoro,

insolvel em gua, mas solvel em solventes inorgnicos e leos fixos. Trata-se, na verdade, de mistura de -tocoferol e seus acetatos ou succinatos. Os tocoferis so oxidados rapidamente quando expostos ao ar, mas seus acetatos e benzoatos, igualmente ativos, so mais resistentes oxidao. 6-cromanol: tocoferol ou tocotrienol(8 ativos); Estveis ao calor, sensveis a UV, lcalis e oxignio; Destrudos por rancidez, frituras e congelamento;
Estveis a temperatura de at 200C, quando em ausncia de O2, rapidamente

destrudos por UV; Estveis a cidos e lcalis, sensveis a oxidao;

Teraputica

Vias de administrao: oral e parenteral. Formas farmacutica: comprimidos, cpsulas mastigveis e injees.

Dose Diria Recomendada Lactentes, grvidas e crianas pequenas: 4 -5mgdia

Crianas maiores e adolescentes: 6-7mgdia Adultos: 15 mgdia

Vitamina D: Calciferol Dois autores, Mellanby e Huldschinsky, verificaram que se adicionando leo de fgado de bacalhau dieta ou expor as crianas ao sol, prevenia ou curava o raquitismo. A carncia de vitamina D provoca, nas crianas, o raquitismo e nos adultos a osteomalcia (amolecimento dos ossos). Nos idosos leva osteoporose. Doses exageradas de vitamina D provocam a hipercalcemia (excesso de clcio no sangue) o que favorece o depsito de clcio nos vasos (arteriosclerose) e ainda a eliminao aumentada de clcio na urina o que por sua vez favorece a formao de clculos urinrios. Altos teores de clcio no sangue alteram as funes do corao e dos nervos. A vitamina D age com um hormnio na regulao do clcio dos ossos e sangue. Principais fontes: fgado, leos de peixes e gema de ovos. O organismo humano capaz de sintetizar a vitamina D a partir do colesterol, por isso, poderia deixar de ser considerada uma vitamina, segundo a definio das mesmas. Nas regies em que h pouca radiao solar, o corpo humano tem a necessidade de complementar as carncias alimentares ou ambientais.

Caractersticas qumicas: Um dos metablitos biologicamente ativos da vitamina D o 25-hidroxicolecalciferol (25-HCC); sob o nome genrico de calcifediol foi introduzido

recentemente na teraputica para o tratamento da avitaminose D, sendo 1,5 vez mais ativo que o colecalciferol; outro metablito, tambm introduzido na teraputica o calcitriol. As vitaminas D usadas clinicamente so ps brancos, cristalinos, inodoros, insolveis em gua, mas solveis em leos graxos e muitos solventes orgnicos.

Ergocalciferol(D2) e Colecalciferol(D3); Estvel ao armazenamento e processamento de alimentos; Sensvel a exposio prolongada luz e O2; Slido cristalino, oticamente ativo, PF 115-117C, sublima em alto Vitamina D3: slido cristalino com PF 84-85C; So resistentes a luz, oxignio e cidos. Estveis durante

vcuo sem decomposio;


processamento e armazenamento.

Teraputica

Vias de administrao: oral e parenteral. Formas farmacutica: cpsulas, solues injetveis oleosas, em tabletes, pomadas.

Dose Diria Recomendada Lactentes, grvidas, lactantes e crianas pequenas: 5mcgdia. Crianas maiores e adolescentes: 5mcgdia . Adultos: 5-15 mcgdia.

Concluso

Conclumos que todos os agentes de sade, tais como os atuantes na rea farmacutica devem estar cientes da importncia, utilidade e doenas causadas no corpo humano pela atuao e falta das vitaminas. Suas aes teraputicas foram apresentadas neste trabalho com o intuito de jogar luz sobre a curiosidade daqueles responsveis pela sade da populao em geral e abrir os olhos para que em pleno sculo XXI possamos aprender o valor de uma alimentao saudvel, rica em vitaminas, responsveis por uma qualidade de vida melhor.

Referncias Bibliogrficas

Sites Corpo Saudvel <http://www.corposaudavel.com.br/dieta-alimentar-alimentos/vitaminas-lipossoluveis>

Nutrio
<http://www.weblaranja.com/nutricao/as_vitaminas.htm>

Educao para a sade


<http://www.saudepublica.web.pt/05-promocaosaude/051-educacao/vitaminas.htm>

Guia da Nutrio

<http://www.guiadanutricao.com/2009/02/vitaminas-hidrossoluveis-e.html>

Vitaminas Lipossolveis http://www.slideshare.net/ricstefani/qum-de-alim-i-vitaminas-lipossolveis

Livros

Korolkovas, A.; Burckhalter, J. H. Qumica Farmacutica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1988.

Carroll, S; Smith, T. Guia da Vida Saudvel. Joinville: Publifolha, 1992.

Franco, G. Tabela de composio qumica dos alimentos. 9 So Paulo: Editora Ed. Atheneu, 2001.

Krause, alimentos, nutrio e dietoterapia L. Kathleen Mahan, Sylvia Escott-Stump. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

Вам также может понравиться