Вы находитесь на странице: 1из 4

AR CONDICIONADO

DEFINIES E PREMISSAS REDUO DA CAPACIDADE TRMICA CONDIES CONSTRUTIVAS DA EDIFICAO ESCOLHA DO SISTEMA ADEQUADO
Neste item, temos como objetivo proporcionar algumas diretrizes bsicas para auxiliar o cliente que no est familiarizado com o tema AR CONDICIONADO, e com os produtos e sistemas disponveis no mercado.

PREMISSAS BSICAS
-CONSIDERAES: - S se condicionam ambientes fechados. -DEFINIO:- Controle simultneo da pureza, temperatura, umidade e movimentao do ar. -NORMALIZAO: -Temperatura, umidade, grau de filtragem,nveis de rudo, qualidade do ar ,renovaes etc, seguem normas e parmetros existentes, alem de legislao vigente (ABNT, SMACNA e outras ). -CONFORTO HUMANO: -Temperatura e Umidade para vero 24C +/- 1 C 50% UR +/- 10%

NOTAS : - Diferenciais de temperatura entre o meio externo e o meio interno superiores a 8 C no so recomendveis para a sade devido o CHOQUE TRMICO, conforme orientao da Organizao Mundial de Sade (OMS). - Qualidade do ar tanto para instalao novas, como manuteno de sistemas antigos , seguem diretrizes ABNT, Smacna e exigncias da portaria DN n 3523 do Ministrio da Sade. Instalaes em operao com capacidade superior a 5 TRS ,esto sujeitas a inspeo da Vigilncia Sanitria.

- Renovaes de Ar proporcionam melhores condies internas em ambientes com concentrao de pessoas e devem ser levadas em considerao na escolha do produto ou sistema.

ECONOMIA DE ENERGIA / REDUO DE CARGA TRMICA / REDUO DE CUSTO Para minimizarmos a influncia de fatores adversos que contribuem para o aumento da Carga Trmica , resultando em maiores valores de potncia dos equipamentos, alm da seleo mais adequada do sistema, dos equipamentos , devemos atentar para a edificao que desejamos condicionar. Itens construtivos com valores de custo a principio representativos, podem auxiliar na otimizao do projeto de ar condicionado e proporcionar redues significativas tanto na aquisio dos equipamentos, como na aquisio dos sistemas propriamente dito, alm de redues no custo operacional , manuteno e consumo de energia eltrica. Cabe ressaltar que tais avaliaes construtivas, em conjunto com a seleo dos sistemas, avaliaes de consumo eltrico, desempenho, devero ocorrer conjuntamente na etapa de elaborao do projeto preliminar. Portanto, o custo do sistema deve ser verificado atravs de uma viso ampla, analisando as etapas : Instalao / Manuteno /Operao.

ALGUNS ITENS CONSTRUTIVOS A SEREM OBSERVADOS NA EDIFICAO OBJETIVANDO REDUO DE INFLUNCIA TRMICA: BRISES CORTINAS CLARAS REFLETIVAS VIDROS COM CARACTERSTICAS REFLETIVAS (ESPELHADO ETC) FORROS COM ISOLAMENTOS TRMICO TELHADOS COM CARACTERSTICAS TRMICAS (PELCULA REFLETIVA,TRATAMENTO ESPECIAL,TELHAS TIPO SANDWICH ETC)

LMPADAS ECONMICAS COM MENOR DISSIPAO DE CALOR EQUIPAMENTOS DE ALTA DISSIPAO DE CALOR ALOCADOS EM AMBIENTES ESPECFICOS COM VENTILAO NATURAL OU MECNICA.

CARGA TRMICA o resultado da avaliao trmica, considerando fatores externos e internos a rea a ser condicionada, tais como insolao, iluminao interna, numero de pessoas, equipamentos internos que geram calor, etc, tomando por referncia para a base de clculo, a termodinmica , padres e normas existentes . As caractersticas construtivas das edificaes possuem peso representativo no resulta do final . A carga trmica para conforto d o excedente que deve ser retirado para manter o ambiente a 24C e 50 % UR. Comumente, atravs de uma anlise simplificada, podemos associar a rea condicionada ao tipo de sistema adequado, conforme segue:

ESCOLHA DO TIPO DE SISTEMA A) AMBIENTES MUITO PEQUENOS (SALAS DE 20, 30, 50 E 80 M2) Aparelho tipo janela ou unidades split systems (expanso direta) B) AMBIENTES MDIOS ( SALAS DE 100 AT 1000 M2 ) Unidades tipo self contained ou roof tops (expanso direta) C) AMBIENTES GRANDES (ACIMA DE 1000 M2) Unidades tipo fan coils , gua gelada (expanso indireta)

CONCLUSO A melhoria da qualidade do ar interior e o maior conforto trmico, resultam na menor incidncia de problemas relacionados sade dos ocupantes dos ambientes, na menor incidncia de faltas, menor desgaste fsico dos ocupantes.

Portanto, proporcionando um ambiente de trabalho mais agradvel e saudvel, com certeza voc estar transformando sua empresa , agregando uma maior produtividade.

Assim, em pouco tempo, o investimento de implantao de um sistema de ar condicionado comear a dar retorno financeiro, aliado com o prazer em permanecer no local devido ao conforto trmico

Вам также может понравиться