Вы находитесь на странице: 1из 41

PLANO AMAZNIA SUSTENTVEL DE AQUICULTURA E PESCA

ABRIL, 2009
VERSO 1.1
1

PLANO AMAZNIA SUSTENTVEL DE AQUICULTURA E PESCA PASAP/SEAP/PR

I - Introduo Alinhado Poltica Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR)1 e promovendo o desenvolvimento sustentvel da Amaznia Legal2 rumo superao de desafios e modelos deletrios, o Plano Amaznia Sustentvel (MI, 2008) requalifica as polticas de Estado para a regio, enfatizando a integrao territorial e continental e conjugando - de forma definitiva a dimenso ambiental incluso social, ao dinamismo econmico e reduo das desigualdades regionais. Fornecendo instrumentos de articulao entre programas e aes federais e estaduais em consonncia com Plano Pluri-Anual3 e em estreito dilogo com a sociedade civil organizada e setores produtivos, a implementao do PAS preconiza sua difuso em polticas setoriais, considerando a particular e nada homognea dinmica espacial da Amaznia e almejando assim, a consolidao de um sistema de gesto territorial. Nesse sentido, despontando a produo pesqueira e aqcola como Diretriz Estratgica do PAS e, sobretudo, em virtude da concreta demanda de polticas pblicas frente histrica relevncia, diversidade scio-ambiental e potencialidade econmica dessas atividades no desenvolvimento do cenrio amaznico, a Secretaria Especial de Aqicultura e Pesca da Presidncia da Repblica (SEAP/PR), apresenta o Plano Amaznia Sustentvel de Aqicultura e Pesca (PASAP). Aportando as premissas do Cdigo de Conduta da Pesca Responsvel (FAO, 1995) e protocolos derivados, alm daquelas oriundas do Plano de Desenvolvimento Sustentvel da Aqicultura e Pesca4 e do documento que orienta a abordagem territorial da SEAP/PR5 (ver Box 1), o PASAP fortalece a materializao de estratgico conjunto de polticas transversais prioritrias de governo, como o Programa Territrios da Cidadania, o Sistema Nacional de reas Protegidas, polticas para minorias tnicas, a formatao de zoneamentos ecolgico-econmicos, a gesto de bacias e o gerenciamento costeiro, entre outros. Desta forma, neste Plano, o acesso cidadania, a garantia da soberania alimentar, a incluso scio-econmica e a gesto sustentvel dos recursos naturais balizam a formulao, a implementao e o controle de polticas territoriais pesqueiras integradas, geradas a partir de agendas interinstitucionais, enfaticamente entre os nveis de governo federal e estadual e colegiados sociais, especialmente dos trabalhadores da pesca e da aqicultura. Para tanto, sero asseguradas instncias continuadas de participao, calcadas em aes de sensibilizao, informao, mobilizao e fortalecimento das formas de organizao social regional, estadual e territorial em diferentes contextos da regio amaznica (Figura 1 e 2).

1 2

Lanado em 2006 pelo Ministrio da Integrao Nacional Conceito datado do ano de 1953, atravs da Lei 1.806 de 06.01.1953 (criao da SPVEA), como resultado de um conceito poltico com base em anlises estruturais e conjunturais, reunindo regies de similares problemas econmicos, polticos e sociais, com o intuito de melhor planejar o desenvolvimento social e econmico da regio. Salienta-se que o PAS abrange a totalidade do estado do Maranho. 3 Plano Pluri-Anual 2004-2007 Orientao Estratgica de Governo Um Brasil para Todos. 4 Mais Pesca e Aqicultura Plano de Desenvolvimento Sustentvel uma rede deaes para o fortalecimento do setor Lanado em 2008 pela Secretaria Especial de Aqicultura e Pesca da Presidncia da Repblica (SEAP/PR). 5 Poltica Territorial da Pesca e Aqicultura lanada em 2008 pela Secretaria Especial de Aqicultura e Pesca da Presidncia da Repblica (SEAP/PR) ver Box 1: pg 03.

Acrescenta-se que a concepo e execuo do Plano devem apresentar carter dinmico tambm frente a duas conjunturas globais bastante atuantes: a mudana climtica e a crise financeira. A esta ltima, as orientaes convergem para polticas que valorizam o papel do Estado e venham a garantir postos de trabalho, promovendo o aquecimento do mercado interno e a distribuio de renda6. A sustentabilidade dos ecossistemas integra o contexto das duas problemticas, projetando esforos em medidas de preveno e mitigao de impactos causados a comunidades pesqueiras e iniciativas aqcolas por oscilaes do regime das guas e no desenvolvimento responsvel da pesca e do cultivo de organismos hidrbios em guas amaznicas7.

Figura 1 Cruzamento de territorialidades na rea de atuao do Plano Amaznia Sustentvel de Aqicultura e Pesca da Secretaria Especial de Aqicultura e Pesca da Presidncia da Repblica PASAP/SEAP/PR: Territrios de Aqicultura e Pesca; Unidades de Conservao Federais e Estaduais e Terras Indgenas. Fontes. SEAP/PR, MMA e FUNAI/MJ.

Fonte: Seminrio Internacional sobre Desenvolvimento promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social CDES em maro de 2009. 7 Procura-se alinhamento ao Plano Nacional sobre Mudana do Clima PNMC/MMA lanado em 2008.

Figura 2 Sobreposio entre os Territrios da Aqicultura e Pesca; Territrios da Cidadania e o nmero de pescadores na rea de atuao do Plano Amaznia Sustentvel de Aqicultura e Pesca da Secretaria Especial de Aqicultura e Pesca da Presidncia da Repblica PASAP/SEAP/PR. Fonte: Registro Geral da Pesca SEAP/PR e Secretaria de Desenvolvimento Territorial SDT/MDA.

BOX 1

Poltica Territorial da Pesca e Aqicultura

A Poltica Territorial da Pesca e Aquicultura, formulada em 2008 pela SEAP/PR, se insere como uma das diretrizes do Plano de Desenvolvimento Sustentvel da Aqicultura e Pesca 2008-2011 e se soma iniciativa do governo federal do Programa Territrios da Cidadania. A poltica reconhece a abordagem territorial como meio de fortalecer nos territrios a capacidade dos aqicultores e pescadores de se integrar ao esforo dos demais atores e governos locais na gesto social do desenvolvimento territorial e na gesto compartilhada dos recursos pesqueiros. O objetivo da Poltica Territorial a superao da pobreza e das desigualdades sociais junto s comunidades aqcolas e pesqueiras pelo aprimoramento das capacidades de autogesto dos interesses coletivos, favorecendo a insero do segmento nas cadeias produtivas do setor e a gesto sustentvel dos recursos aqcolas e pesqueiros atravs da sua participao nos colegiados territoriais. A SEAP/PR identificou 174 territrios no pas; 47 destes esto na rea do PASAP: N 03 07 05 09 03 09 03 03 05 47 Territrios Alto Acre e Capixaba; Baixo Acre; Vale do Juru Alto Rio Negro; Alto Solimes; Baixo Amazonas; Entorno de Manaus; Madeira; Purus; Rio Negro - Solimes Centro Oeste (Territrio V); Dos Lagos; Extremo Norte; Sul do Amap; Territrios IV e VI Alto Turi e Gurupi; Baixada Ocidental; Baixo Mearin; Baixo Parnaba; Cocais; Lenis Maranhenses/Munin; Mdio Mearin; Sudoeste do Maranho; Vale do Itapecuru Baixo Araguaia; Leste; Portal da Amaznia Baixo Amazonas; BR-163; Guam; Lago de Tucuru; Maraj; Nordeste Paraense; Rio Caets; Sudeste Paraense; Sul do Par Central ( Ji-Paran); Madeira Mamor; Vale do Jamari ( Ariquemes) Boa Vista; Sul de Roraima; Terra Indgena Raposa Serra do Sol Apa Canto; Araguana; Bico do Papagaio; Mdio Araguaia; Palmas

AC AM AP MA MT PA RO RR TO Total

Para a definio dos 174 territrios foram considerados e cruzados vrios recortes territoriais existentes, como os em torno de municpios e microrregies, seguindo a seguinte ordem; recortes que utilizam o mesmo conceito de Territrio de Identidade; Territrios da Cidadania ou Territrios apoiados pela SDT/MDA; recortes dos Estados da BA e SE; recortes estaduais utilizados para alocao das polticas pblicas dos Estados. A isso se somaram outros critrios de priorizao: demanda Social da SEAP/PR: regies com maior concentrao de Pescadores RGP; municpios com investimentos acima de R$ 300.000,00 de 2003 a 2007; reas/municpios de demarcao dos Parques Aqcolas; reas/municpios com PLDM realizado ou em andamento; Municpios onde esto sendo implementados ou foram definidos para a implantao dos TPP e CIPAR; municpios com ao do Projeto DCC e com experincias consolidadas de gesto de recursos pesqueiros (acordos de pesca, entre outros); aes mitigadoras de impacto e conflitos: lagosta e petrleo; reas prioritrias de ao da Agenda Social do Governo: reas de concentrao de Povos e Comunidades Tradicionais e Territrios da Cidadania;

II Amaznia Legal rea de atuao do PASAP A partir do cosmos, a Amaznia corresponde a 1/20 da superfcie terrestre, 2/5 da Amrica do Sul, 3/5 do Brasil e contm 1/5 da disponibilidade de gua-doce mundial e 1/3 das reservas mundiais de florestas latifoliadas, alm de superlativa quantificao de servios ambientais8, de reservas minerais, outros recursos e literalmente fantsticas megasciodiversidade e megabiodiversidade (ISA, 2001; Meirelles Filho, 2004). Com aproximadamente 63,4% da Amaznia sul-americana, cerca de 11.250 km de fronteiras internacionais e perfazendo mais de 5,22 milhes de km2 (59 % do territrio nacional) a Amaznia Legal rea de atuao do PASAP (em consonncia com o PAS, compreendendo a totalidade do estado do Maranho) est no foco de superlativos interesses da geopoltica global. Alm da
Entre eles destaca-se a influncia no aquecimento global, destacadamente como emissor e sumidouro de carbono da atmosfera, sendo que h saldo para este ltimo de entre um a nove toneladas de carbono por hectare ao ano, estando fixadas cerca de cem trilhes de toneladas de carbono em sua biota (Nobre & Nobre, 2002)
8

Amaznia Legal, podemos considerar a floresta amaznica, que o maior dos ecossistemas brasileiros, ocupando quase a metade de todo o territrio nacional (49,3%) e a bacia amaznica, que no territrio brasileiro ocupa uma superfcie de ~4.000.000 km, (60% do total de 6.822.000 km da bacia). Incluindo-se os rios Araguaia-Tocantins, por volta de 56% da rea de drenagem nacional amaznica (FAO, 2000) que perfaz aproximadamente 4.650.000 km2 e verte acima de 6.700 km3/ano de guas de variada geoqumica (Cobraphi, 1984; Milliman & Meade, 1983). Dos 19 maiores afluentes da bacia, catorze esto no pas, transformando-nos, juntamente com os atributos de outras seis grandes bacias, na nao das guas interiores. No destoando, o bioma costeiro e marinho da regio norte litoral e a Zona Econmica Exclusiva (ZEE) maranhense, paraense e amapaense - congrega o maior conjunto de esturios do globo e diversificada populao tradicional, alm da maior faixa contnua de manguezais do mundo extremamente recortada (MA e PA) ou longilnea (AP) e franjada por extensas restingas - o que implica em reas contnuas de proteo eroso marinha, alta produtividade e de berrios e plos de crescimento/reproduo de organismos aqticos. Alm disso, influenciado pela corrente Norte do Brasil (corrente das Guianas) e ainda bastante desconhecido, o espao ocenico apresenta grandes bancos lamosos e de algas calcreas, alm de proporcionar reas produtivas e de relevncia ecolgica mesmo a ecossistemas-chave africanos, caribenhos e do Atlntico norte, devido ao transporte de macronutrientes das plumas hidrolgicas (Muller-Karger et al. 1995; MMA, 2007; Cunha, 2009; Bezerra, 2009). A rea se distribui em nove estados e 775 municpios e abriga mais de 23 milhes de habitantes 12,8 % da populao do pas - com uma taxa de crescimento populacional 40% acima da mdia nacional, sendo que 70% dos quais vivem em cidades e vilarejos perfazendo uma densidade populacional de 4,18 hab/km2 (IBGE, 2009). Alm disso, segundo o Projeto Nova Cartografia Social da Amaznia capitaneado pela Universidade Federal do Amazonas, habitam na regio mais de 1.000 comunidades quilombolas. 60% da populao indgena nacional, conforme informaes da FUNAI. Adiantando-se, 43,6% dos pescadores cadastrados no pas encontram-se na Amaznia Legal. Apesar de j abrigar mais de 6% da indstria nacional e mais de 5% dos empregos industriais gerados, a regio se caracteriza por um IDH9 abaixo da mdia nacional (0,757), assim como os servios de saneamento e o nmero de trabalhadores com carteira assinada (MI, 2008). A mdia na regio do ndice de Mortalidade Infantil10, sensvel indicador de qualidade de vida, pode superar em mais de duas vezes o nacional (21,2) ou at acima, dependendo da qualidade dos dados e das localidades (Szwarcwald et al. 2002). Nesse nterim, vem se construindo dinamicamente um forte aparato exploratrio de apropriao na regio, mesclado por interesses governamentais e de grupos econmicos, que tem provocado veemente reorganizao da sociedade e do ecossistema nacional (Becker, 1997; Albagli, 1998). Hoje, 23,5% (~1.063.167,54 km2) da Amaznia brasileira est coberta por Unidades de Conservao (UCs) seja de proteo integral (8,7% ou 433.160,28 km2) ou de uso sustentvel (13% ou 742.048,01 km2). Na Amaznia brasileira encontram-se 98% da extenso das Terras Indgenas (TIs), (so 1.084.665,46 km2 ou 21,6% da superfcie da Amaznia), distribudas em 406 reas que, merecendo ateno especial, apresentam quase 1.330 km2 sobrepostos a UCs11. Entretanto, em mdia, a cada ano, o desmatamento tem avanado 13.000 km2, j comprometendo mais de 17% da Amaznia Legal12 e retroalimentando-se em focos de calor associados expanso dos
9

ndice de Desenvolvimento Humano: indicador da qualidade de vida que considera indicadores de educao (alfabetizao e taxa de matrcula), longevidade (expectativa de vida ao nascer) e renda (PIB per capita) 10 Sensvel indicador de qualidade de vida da populao, estimando risco de um nascido vivo morrer durante seu primeiro ano de vida; associado falta de acesso a servios bsicos ver Sistema de informaes sobre Mortalidade SIM/Ministrio da Sade. 11 Ver Amaznia Brasileira. ISA-IMAZON-ICV, 2009. http://www.raisg.socioambiental.org/files/Amazonia_Brasileira.pdf 12 O desmatamento na Amaznia Legal entre julho de 2007 e agosto de 2008 foi 3,8% maior do que o mesmo perodo no ano anterior, alcanando neste perodo 11.968 km2.

sistemas virios e urbanos (incluindo-se redes de cidades e vilas) e extrao de madeira e subseqentes abertura para pecuria (esta responsvel por 75% das reas desmatadas) e cultivo de gros (IBGE, 2009). A minerao e a demanda por energia tambm tm atuado fortemente na alterao do cenrio amaznico. Com base apenas nas estatsticas de vacinao de febre aftosa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE), o nmero de cabeas de gado criadas na Amaznia Legal atinge 73 milhes, o que representa 35% da pecuria brasileira, totalizada em 185 milhes de animais. Nos ltimos dez anos, aproveitando-se das facilidades de preo da terra e do clima, o crescimento do rebanho na regio foi 57,5% superior ao do resto do pas, proporcionando, por exemplo, em 2003, uma Taxa de Rentabilidade (TIR) para cria-recria e engorda por hectare de 70% a 300% superior encontrada no interior de So Paulo (6,5%) (Margulis, 2003). Mesmo assim, apesar de apresentar insurgente liquidez, a rentabilidade da mdia de cerca de 0,7 cabeas de gado por hectare ao ano, no alta, alcanando 100kg/ha/ano e cerca de R$ 100,00 neste mesmo perodo e espao e com um horizonte de esgotamento em volta dos cinco anos (Meirelles Filho, 2004)13. Assim, a decorrente diversidade de contextos e a subjacente malha de conflitos enorme, tensa e variada, apresentando correlao com a ausncia de estado e com pregressa introduo de polticas equivocadas. Desta maneira, objetivando o universal alcance dos Objetivos do Milnio14, pulveriza-se a rea de atuao deste PASAP em territorialidades especficas sem desconsiderar a integridade sistmica, inerente prpria bacia enquanto elemento geogrfico e ambiental, poltico, social e econmico. III Atividade Pesqueira e Aqcola na Amaznia Legal A pesca e a aqicultura esto entre as atividades mais importantes do ponto de vista econmico, social e ambiental, especialmente na Amaznia (FAO, 2009). No pas so mais de um milho toneladas de pescados produzidas anualmente, sendo 50,4% oriunda da pesca marinha, 22,7 % da pesca de guas continentais e os restantes 26,9% da aqicultura (marinha e continental) (IBAMA, no prelo). Afinal, no s na Amaznia, o gradativo colapso da segurana alimentar e laboral da pesca, reconhecidamente atuante entre os extratos mais perifricos da sociedade, est associada acelerao do desflorestamento e da degradao costeira e ao comprometimento de mananciais e vice-versa, demandando a replicao de experincias exitosas de gesto participativa dos ecossistemas e da atividade. Complementarmente, o enorme potencial da aqicultura na praxis amaznica consagra-se tambm como produo alternativa, por exemplo: i) na gerao energia limpa e com vistas ao mercado de carbono, a partir do cultivo de microalgas para biocombustveis e ii) como previsto especialmente para os municpios da Operao Arco Verde15 ou para os 6,4 milhes de hectares de terras produtivas no utilizadas, a fim de ofertar fontes de protena animal de alta qualidade e valor de mercado, chegando, conforme dados desta SEAP/PR, no caso do tambaqui a uma produo de 4.000 a 9.000kg/ha/ano com uma renda mensal lquida mnima de at R$ 2.960,00 (Tabela 3 pg 09) - em contundente contraposio a outras matrizes produtivas menos rentveis e promotoras do desflorestamento. Desta forma, apresentando relevncia global, as polticas de Estado para a pesca e a aqicultura a serem implementadas e difundidas pelo PASAP, evidenciam-se como obrigatoriamente estratgicas para a gesto sustentvel da
13 14

Ver tambm: HTTP://www.forumamazoniasustentavel.org.br/artigo/?id=273 At 2015, todos os estados-membros das Naes Unidas, dentre eles o Brasil, assumiram: Erradicar a extrema pobreza e a fome; Atingir o ensino bsico universal; Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; Reduzir a mortalidade infantil; Melhorar a sade materna; Combater o HIV/Aids, a malria e outras doenas; Garantir a sustentabilidade ambiental e Estabelecer uma Parceria Mundial para o Desenvolvimento. Ver http://www.pnud.org.br/odm/index.php?lay=odmi&id=odmi. 15 Operao Arco Verde lanada em 2008 pelo governo federal, concentra esforos em reas Prioritrias para a Preveno e Controle do Desmatamento na Regio Amaznica deriva tambm do PAS e apresenta um Eixo denominado Fomento Produo Sustentvel, pertinente a este PASAP e com um oramento de R$ 353.474.338,00.

Amaznia e o desenvolvimento do pas. Lembrando-se que o estado do Maranho est integrado em sua plenitude na rea de atuao do PASAP, infere-se que de acordo com ltimo anurio de Estatstica de Pesca Brasileiro, a ser publicado pelo IBAMA e ainda bastante carente de amplitude censitria e mesmo amostral, a produo pesqueira comercial da Amaznia Legal atingiu 325.600 t em 2007. O patamar representa 30,36% da produtividade nacional (1.072.226 t) e fica com 47,364 t a mais do que alcanado pela produo nordestina (267.336 t), a primeira do pas se o Maranho fosse a contabilizado. Deste total para a Amaznia Legal, cerca de 52,04% advm da pesca continental (166.201 t), 36,18% da pesca marinha (113.876 t), 13,75 % da aqicultura continental (44.787 t) e 0,16 % da maricultura (500,0 t). Infere-se que as pescarias de gua doce na Amaznia representam mais de 40,8% de toda a produo pesqueira de gua doce no Brasil entre 1997 e 2007 e neste perodo, a pesca marinha aumentou em 69,07%, representando a maior crescimento nacional da atividade e ainda, a despeito de impedimentos de licenciamento no contexto nacional e agora j oficialmente sanados, a produo de aqicultura continental elevou-se em 22,75 % entre estes 10 anos (Tabela 1). Tabela 1 - Produo (toneladas) de pescado na Amaznica Legal brasileira no perodo de 1997-2007. 1997 BRASIL PRODUO TOTAL PRODUO MARINHA PRODUO DE GUA DOCE AMAZNIA guadoce Pesca Aqicultura AMAZNIA Marinha Pesca Aqicultura TOTAL AMAZNIA TOTAL PESCA TOTAL AQUICULTURA 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007

732.090 727.833 475.741 465.588 256.349 262.245 131.325 130.296 121.133 116.908 10.192 78.811 78.661 150 13.388 80.070 79.980 90

744.598 843.377 939.756 1.006.869 990.272 1.015.914 1.009.073 1.050.808 1.072.226 449.984 506.062 562.793 299.614 337.315 376.963 141.097 157.652 173.419 127.587 140.338 159.115 13.510 17.314 14.304 587.280 585.595 419.589 404.677 208.477 191.229 175.191 160.511 33.286 30.718 589.083 426.831 203.570 168.681 34.889 130.635 130.167 468 334.205 298.848 35.357 585.892 423.180 200.702 163.522 37.180 130.234 129.710 524 330.396 293.232 37.704 608.383 442.425 214.370 174.662 39.708 125.705 125.255 450 340.075 299.917 40.158 618.372 453.854 210.988 166.201 44.787 114.376 113.876 500 325.364 280.077 45.287

138.061 145.578 140.977 137.816 145.278 140.375 245 300 602 279.158 303.230 314.396 265.403 285.616 299.490 13.755 17.614 14.906

145.472 134.240 144.667 133.213 805 1.027 353.949 325.469 319.858 293.724 34.091 31.745

210.136 210.366 199.794 196.888 10.342 13.478

Fonte: IBAMA (1997 a 2007)

O Estado do Par o maior produtor da Amaznia Legal com 39,9% do total, seguido dos estados do Amazonas com 21,3% e Maranho com 19,7%. Analisando os volumes de produo de pescado no perodo de 1997 a 2007, houve um crescimento de 64,58%, sendo a mdia dos valores brutos de 303.998 115.226 toneladas/ano. Os maiores produtores os estados do Par, Maranho e Amazonas com 44,6%, 19,9% e 19,6%, respectivamente (Tabela 2). A composio de espcies da produo desses trs estados diferenciada, com predominncia da captura de caracdeos no Amazonas e de bagres no Par. Ainda segundo os dados do IBAMA para 2007, o valor da primeira venda do total da produo nacional soma R$ 3.603.726.475,00 (0,27 % do PIB nacional/2007), sendo que 49,60 % vm da pesca extrativista marinha, 18,24 % da pesca extrativista continental, 21,68 % da aqicultura continental e 10,46

% da maricultura. A produo da rea de atuao do PASAP proporciona R$ 1.072.465.635,00, aproximadamente 29,76 % da cifra nacional, indicando-se que no contexto da Amaznia Legal a pesca extrativa marinha corresponde a 43,60 % (R$ 467.624.345,00) enquanto que a pesca extrativista continental amealha 39,29% (R$ 421.459.590,00) e a maricultura chega a 0,25% (R$ 2. 700.000,00) e a aqicultura continental abarca 16,86 % (R$ 180.681.700,00).

Tabela 2 Produo total de pescado (toneladas) oriunda da pesca e aqicultura na Amaznia Legal brasileira no perodo de 1997 a 2007, por Unidade da Federao. UF
Rondnia Acre Amazonas Roraima Par Amap Tocantins Maranho Mato Grosso

1997
5.806 1.794 48.510 119 71.857 9.281 2.279 58.572 11.921

1998
5.429

1999

2000

2001

2002

2003

2004

2005

2006

2007 Mdia

7.172 7.772 8.970 10.068 8.323 7.895 6.480 7.221 7.054 7.472 2.925 2.431 2.790 2.863 2.870 3.232 3.449 3.511 3.416 3.876 3.014 48.885 48.714 56.563 63.698 70.256 63.233 64.471 60.928 63.479 69.233 59.815 128 133 631 950 1.262 1.649 2.130 2.750 3.062 3.089 1.446 69.743 134.435 145.610 159.454 174.228 154.546 153.806 146.896 152.830 129.982 135.762 8.453 11.538 9.972 10.825 11.127 10.617 16.026 19.378 20.250 18.987 13.314 4.816 2.399 2.573 2.858 3.171 3.459 4.586 5.322 5.626 6.125 3.928 60.917 59.170 62.877 58.828 58.243 58.723 59.295 63.543 62.614 64.273 60.641 12.073 13.167 14.443 19.633 22.727 21.689 22.550 22.131 21.578 22.746 18.605

TOTAL

210.138 213.367 279.159 303.231 328.078 353.950 325.470 334.206 330.937 340.076 325.364 303.998

Fonte: IBAMA (1997 a 2007)

IV - Aqicultura na Amaznia Legal As potencialidades sustentveis das bacias hidrogrficas brasileiras e em particular da amaznica, so ainda pouco conhecidas/exploradas, apesar de oferecerem alternativas scio-ambientais e econmicas frente a severos indicadores sociais e ao acmulo e variedade de impactos atuantes na rede hidrogrfica e seus habitantes e usurios diretos. A atividade da aqicultura na Amaznia, at pouco tempo atrs, era vista como desnecessria devido abundncia de pescado existente e falta de expertise disponvel. O primeiro programa de governo do estado do Amazonas - voltado para o desenvolvimento da aqicultura ocorreu na dcada de 80. Desde ento, buscando cada vez mais alinhar-se aos preceitos da produo responsvel, a atividade cresceu e vem se consolidando em todos os estados do norte. A regio tem uma vocao plenamente natural para a aqicultura e maricultura sustentveis, devido abundncia de recursos aquticos e de uma estonteante diversidade aqutica, que facilita a coleo de matrizes selvagens para o cultivo dos peixes e outros organismos, como algas, crustceos, jacars e quelnios. A cadeia produtiva aqcola em regies de clima tropical alicerada em espcies tropicais, leva a sobressalente vantagem da existncia de uma estao de produo contnua de doze meses ao ano, especialmente em reas quentes e com pouca variao trmica, como a proporcionada pela Amaznia e sua floresta equatorial e seu ecossistema costeiro. Outro ganho que, efetivamente protagonizando protocolos de boas prticas sociais, ambientais e econmicas, a produo aqcola amaznica, de forte potencialidade na produo familiar e com demanda concreta em reas em processo de insegurana alimentar e econmica e de recuperao e conservao ambiental, pode projetar-se no rentvel rol das produes detentoras de certificado de origem e processamento sustentvel, revestindo-se, mediante crivo de institucionalizaes ento oficialmente paramentadas, do competitivo slogan Amaznia.

De fato, a criao de organismos hidrbios constitui-se em uma atividade de grande importncia scio- econmica e ambiental para a regio, no s pelo potencial de produo e democratizao de alimento de extrema qualidade protica e nutricional, mas tambm por ser uma alternativa de maior rentabilidade e menor custo ambiental para a produo de protena animal do que outras matrizes de produo ento expandidas na regio, visceralmente vinculadas ao desmatamento e de efetivamente menor produo e rentabilidade por unidade de rea (Tabela 3). Conforme protocolos de boas prticas e plataformas tecnolgicas associadas, as atividades devem ser desenvolvidas evitando-se espcies exticas especialmente em reas de endemismos. Dentre os animais aquticos representados na aqicultura na regio Norte, os mais representativos so os peixes de gua doce, com 17 espcies. As principais espcies so: o tambaqui (Colossoma macropomum), que cultivado em seis dos estados na regio, alm de ser atualmente a terceira espcie mais cultivada na piscicultura nacional, o curimat (Prochilodus nigricans) e o pirarucu (Arapaima gigas). Outros grupos dos organismos cultivados na regio so: crustceos (Macrobrachium amazonicum, M. rosenbergii), moluscos (Crassostrea rhizophorae) e rpteis, como a tartaruga da Amaznia (Podocnemis expansa) e jacars (Caiman crocodilus) (Roubach et al. 2003). A produo de juvenis de peixes no Amazonas est estimada em 7 milhes de unidades/ano, sendo que a maior parte da espcie tambaqui (90%) e o restante dividido entre matrinx (Brycon cephalus) (8%) e outras espcies (2%) (Suplicy, 2007). A produo simplesmente ainda no atende a demanda atual de juvenis no Estado, transformando a atividade em um campo com grande potencial de crescimento para empresas novas e dispostas a investir em tecnologia de ponta e sustentvel para reproduo e produo de juvenis especialmente de espcies nativas - destinados criao e engorda. Todos os estados na parte ocidental da regio possuem estaes de piscicultura produtoras de juvenis de peixes, com destaque para as cinco do estado de Amazonas. A piscicultura cresceu em ritmo rpido nos estados de PA, RO e RR, mas no estado do AC, onde a produo natural da pesca sempre foi menos significativa, que o cultivo de peixe teve uma grande expanso, concedendo ao estado a primeira posio na produo bruta de peixes da piscicultura na regio. Existe uma grande variabilidade na produtividade dos peixes nos estados e entre estados, com extremos entre 600 e 6.500 kg/ha e tambm de nmero de piscicultores (ver Tabelas 1 e 2 e Figura 3). A piscicultura, principalmente na modalidade realizada em tanques-rede, na rea de atuao do PASAP ainda tem muito a explorar para atingir todo seu potencial, para isso h necessidade de mais investimentos para estudos tcnicos com espcies nativas da Amaznia, assim como estudos mais detalhados para se definir reas apropriadas para essa modalidade de criao. Estudos-piloto com o tambaqui, matrinx, e pirarucu mostraram resultados promissores quanto taxa de crescimento, taxas de estocagem, e produtividade (Cavero et al. 2002). Entretanto, devido diversidade de ambientes dentro da regio, do nvel tecnolgico necessrio e do custo de transporte, preciso considerar cada caso com cuidado. Tambaqui, pirapitinga (Piaractus brachypomus), e matrinx so peixes nobres e com boa aceitao do consumidor local dentro da bacia Amaznica, mas podem ter mercado limitado fora da regio devido presena dos espinhos intramusculares, em forma de Y, presentes na carne (Lovshin, 1997). Entretanto a produo de peixes nativos atravs da aqicultura na regio, alm de sua importncia para o setor primrio na produo, e como fonte de renda alternativa para populaes locais, poder vir a diminuir o impacto da pesca dessas e de outras espcies, que j se encontram com seu estoque natural sobre-explorado. Assim, a produo regional precisa consolidar o manejo cuidadoso em conjunto com o desenvolvimento da piscicultura. Vale dizer que na Amaznia toda produo aqcola consumida localmente, com a exceo, dos estados do Acre, Par e Rondnia que tambm comercializam sua produo para outros estados. O cultivo de peixes ornamentais tambm uma alternativa para a regio, especialmente prximos aos centros de escoamento e consumo, pois representa um mercado j consolidado e com toda produo

10

voltada para apenas para o extrativismo. O cultivo em cativeiro alm de ser ecologicamente vivel, pode agregar valor ao produto, uma vez que este quase que totalmente destinado ao mercado externo. Outro fator favorvel que as espcies chaves para serem produzidas j foram identificadas, so estas: o cardinal (Paracheirodon axelrodi) e o acar-disco (Symphysodon spp) - j com a existncia de produtores no estado do Par.

Tabela 3 Custos, subsdios e rentabilidade para a criao de tambaqui (Colossoma macropomum) e pirarucu (Arapaima gigas) em tanque escavado na Amaznia Legal. (Fonte: DIDAQ/SEAP/PR, 2009)
Regio Espcie Custo da Hora-Mquina Investimento p/ implantao rea mdia do viveiro Altura mdia da coluna d'gua Ciclos/ano Durao do Ciclo Preo dos Alevinos Densidade Converso Alimentar Preo da Rao Sobrevivncia Peso final Preo de Venda/Kg N de Funcionrios/Hectare Vazo de gua na Fase Final Produtividade anual Produo anual total Lucro Operacional Lucro Econmico lquido Receita Total Renda Mensal Lquida (mnima) R$/Hora R$ m m dias unidade peixes / m kg R/kg px R$/Kg % kg R$ unidade L /seg kg//ha kg R$ R$ R$ R$ Tambaqui 80,00 24.000,00 10.000 1,00 1,00 360,00 0,12 0,60 1,80 0,90 0,80 2,00 3,70 1,00 9,26 4 .000 - 9.600 4.000 - 9.600 35.520,00 35.520,00 35.520,00 1.233,00 - 2.960,00 Amaznia Legal Pirarucu 80,00 24.000,00 10.000 1,00 0,66 545,45 11,00 0,10 2,00 1,70 0,90 10,00 18,00 1,00 5,51 5.940 5.940 106.920,00 106.920,00 106.920,00 8.910,00

Tambaqui, pirapitinga (Piaractus brachypomus), e matrinx so peixes nobres e com boa aceitao do consumidor local dentro da bacia Amaznica, mas podem ter mercado limitado fora da regio devido presena dos espinhos intramusculares, em forma de Y, presentes na carne (Lovshin, 1997). Entretanto a produo de peixes nativos atravs da aqicultura na regio, alm de sua importncia para o setor primrio na produo, e como fonte de renda alternativa para populaes locais, poder vir a diminuir o impacto da pesca dessas e de outras espcies, que j se encontram com seu estoque natural sobre-explorado. Assim, a produo regional precisa consolidar o manejo cuidadoso em conjunto com o desenvolvimento da piscicultura. Vale dizer que na Amaznia toda produo aqcola consumida localmente, com a exceo, dos estados do Acre, Par e Rondnia que tambm comercializam sua produo para outros estados. O cultivo de peixes ornamentais tambm uma alternativa para a regio, especialmente prximos aos centros de escoamento e consumo, pois representa um mercado j consolidado e com toda produo voltada para apenas para o extrativismo. O cultivo em cativeiro alm de ser ecologicamente vivel, pode 11

agregar valor ao produto, uma vez que este quase que totalmente destinado ao mercado externo. Outro fator favorvel que as espcies chaves para serem produzidas j foram identificadas, so estas: o cardinal (Paracheirodon axelrodi) e o acar-disco (Symphysodon spp) - j com a existncia de produtores no estado do Par. Como alternativa econmica voltada exportao, o mercado para a aqicultura considervel. O valor total das principais espcies na aqicultura que atendem o mercado europeu (populao aproximada de 350 milhes) e norte-americano (populao aproximada de 250 milhes) gira em torno de US$ 10 bilhes de dlares ao ano, somente levando em conta o valor do criador para o processador. Com uma taxa conservadora de crescimento de 10% ao ano, a aqicultura poder ser uma indstria de US$ 25 bilhes de dlares em dez anos (Lockwood, 1998). medida que aumenta a conscincia ecolgica, mais ateno ter que ser dada resoluo dos conflitos econmicos em relao ao meio-ambiente da parte de projetos de manejo de estoques atravs do repovoamento e/ou ranching, metodologia j testada em escala piloto na regio (Martins-Junior et al. 2003; Araujo-Lima et al. 2004). Na Amaznia Legal, a maricultura pode ser considerada como um grande potencial para o fortalecimento das atividades artesanais, pois esta apresenta todas as caractersticas para se desenvolver junto s comunidades tradicionais que praticam a atividade extrativa. Dessa forma, a regio se apresenta no cenrio nacional, como uma dos mais promissoras para produo de organismos aquticos, isto se deve pela qualidade e quantidade disponvel o ano todo, como tambm ao plantel de excelentes espcies. Uma das maiores potencialidades para o desenvolvimento da maricultura na regio Amaznica o cultivo de moluscos bivalves, como ostras, sarnambis e sururus, extensamente coletados pelas comunidades tradicionais costeiras locais. O desenvolvimento do replicvel Plano Local de Desenvolvimento da Maricultura - PLDM16 na regio do salgado paraense, constitui-se como eficaz instrumento de planejamento para a identificao de reas propcias a delimitao de Parques Aqcolas e as reas de preferncias para as comunidades tradicionais de forma participativa, visando o desenvolvimento e o ordeanamento sustentvel da maricultura e, guas de domnios da Unio. Desta forma, os PLDMs fortalecem o zoneamento e o gerenciamento costeiro integrado, aproveitando-se da favorvel conjuntura ecossistmica e do potencial mercadolgico existente, sem desconsiderar a segurana alimentar e nutricional. Sem descartar instrumentos de orientao tcnica e normativa, alm de mecanismos de incentivos, parece bastante promissor o cultivo de moluscos, crustceos, algas e espcies - inclusive offshore, ampliando a produo marinha da Amaznia Legal. De forma mais ilustrativa, no estado do Par, o desenvolvimento dos Planos Locais de Desenvolvimento da Maricultura na regio do salgado paraense envolvem 13 municpios divididos em regies: a) Colares, So Caetano de Odivelas e Vigia de Nazar; b) Curu, Caratatua (Curu), Maracan, Marud e Algodoal; c) Bragana, Caratateua (Bragana), Bacuriteua, Augusto Correia e Vizu.

16

Os Planos Locais de Desenvolvimento da Maricultura (PLDMs) so uma iniciativa da Secretaria Especial de Aqicultura e Pesca da Presidncia da Repblica SEAP/PR na busca de um aprimoramento no planejamento e no gerenciamento da maricultura brasileira. Os PLDMs facilitaro o acesso dos pequenos maricultores e pescadores artesanais s guas da Unio, uma vez que o Estado est assumindo a responsabilidade e os custos de elaborao dos estudos ambientais e regularizao das reas de produo aqcola..

12

No estado do Maranho, o PLDM est sendo elaborado para os municpios de Icatu, Primeira Cruz e Humberto de Campos. Alm dos investimentos no planejamento para o desenvolvimento sustentvel da maricultura atravs dos PLDMs, a SEAP/PR est fazendo investimentos nas instituies de pesquisa e extenso nos estados do Maranho, Par (e tambm do Piau) com o objetivo geral de adquirir os materiais e equipamentos necessrios que possibilite a pesquisa, reproduo de organismos aquticos marinhos e monitoramento ambiental. Destacam-se os investimentos no Departamento de Oceanografia e Limnologia (DEOLI) da UFMA, na ampliao e reforma da Estao de Aqicultura Marinha Fernando Flambot da Cruz, municpio de Curu, Estado do Par, que dever ser utilizado para a realizao de pesquisas de espcies de pescado com potencial aqcola que dever trabalhar com camares, caranguejos, moluscos e peixes marinhos com potencial para a maricultura em pequena escala com base comunitria.

Figura 3 - Nmero de aqicultores nos territrios de aqicultura e pesca da rea de atuao do Plano Amaznia Sustentvel de Aqicultura e Pesca da Secretaria Especial de Aqicultura e Pesca da Presidncia da Repblica PASAP/SEAP/PR. Fonte: SEAP/PR 2006. V- Pesca na Amaznia Legal Pregressa e sujeita a um contexto de forte excluso social, insalubridade e crescente degradao, a pesca tem sido um dos principais esteios na manuteno sustentvel dos povos da regio amaznica (Verssimo, 1892; Lima, 1932; Petrere, 1989). Vocao que acompanhada por uma megaheterogeneidade ambiental e por uma dinmica histria evolutiva, coaduna com a mais expressiva diversidade de peixes de gua-doce do mundo, ainda bastante longe de ser completamente conhecida e

13

devendo chegar cerca de 2.000 espcies (Menezes, 1996) montante bem maior do que o listado para o ambiente marinho nacional, que atualmente beira 1.300 espcies (Marceniuk et al. 2003). Somente na Amaznia brasileira, o nmero de espcies de peixes identificadas j chega perto das 2.000 e quase 600, considerando-se as ornamentais, tm sido regularmente pescadas para comercializao e subsistncia. Em geral, podemos classificar as pescarias na Amaznia de acordo aos seus objetivos, magnitudes, dimenses e relevncias econmicas e sociais em relao sustentabilidade, como: a) Pesca de Subsistncia: aquela praticada pela populao ribeirinha, explorando uma grande diversidade de espcies, sendo o pescado a principal fonte de protena; b) Pesca Comercial: praticada em tempo integral ou parcial, destinada ao consumo humano e de onde os pescadores obtm a parte importante de seus ingressos anuais. Pode ser: i) monoespecfica - cujas espcies alvo so principalmente os Siluriformes como dourada Brachyplatystoma rouseauxii, piramutaba B. vailantii, piraba B. filamentosum, os surubins e caparari Pseudoplatystoma tigrinum e P. fasciatum, pirarara Phractocephalus hemiliopterus e o mapar Hypophythalmus spp. A pesca destas espcies assume caractersticas industriais na foz do Rio Amazonas e artesanal ao longo dos rios Amazonas e Solimes, e a atividade est ligada principalmente indstria pesqueira, representada pelos frigorficos; e ii) multiespecfica que explota principalmente espcies migradoras como jaraquis Semaprochilodus insignis e S. taenirus, pacus Myleus sp., Methynis sp. e Mylossoma sp., tambaqui Colossoma macropomum, matrinx Brycon cephalus e curimat Prochilodus nigricans. A maioria so espcies bastante influenciadas pelo ciclo hidrolgico, influenciando diretamente os ciclos reprodutivo e migratrio, e conseqentemente a pesca; c) Pesca Ornamental: voltada para a captura de pequenos peixes usados em aquariofilia. Cerca de 800 espcies de peixes so registradas no Rio Negro, mas apenas 60 so exploradas para fim ornamental (Chao, 2001). O cardinal tetra (Paracheirodon axelrodi) a espcie alvo representando 76 a 89% do total de peixes exportados por ano (Chao, 2001). O mdio Rio Negro a principal regio no Brasil, onde a pesca artesanal, com a utilizao do rapich, cacur e armadilha (Leite & Zuanon, 1991); e d) Pesca Esportiva: geralmente exercida por turistas que provm dos centros urbanos de fora da regio e de outros pases. A pesca esportiva atualmente uma das maiores indstrias tursticas no Estado do Amazonas cuja espcie alvo principal o tucunar (Cichla spp.) e a principal regio de pesca a bacia do mdio Rio Negro. a) Pesca de Subsistncia Considerando-se a dimenso da pesca de subsistncia amaznica, de origem pr-colombiana e representando a maior atividade extrativista do pas e qui do mundo, o pescado o recurso vivo mais importante para a regio e seus habitantes. Na regio, o consumo per capita de peixe o maior do planeta - cultural e tem inclusive sustentado o crescimento urbano local: em Manaus cada pessoa ingere em mdia 150g de peixe ao dia, o que d quase sete vezes a mdia nacional (Shrimpton & Giugliano, 1973). No interior, pescando muito perto de seu lar e tendo tempo de se dedicar agricultura e outras tarefas, o caboclo e a populao indgena tm mais de 70% da protena de origem animal em sua dieta diria advindas do hbito de consumir em torno de 134,7 a 292 kg/pessoa/ano, sendo que em algumas localidades at mais de meio quilo de pescado pode ser ingerido por dia (Cerdeira et al. 1997; Isaac et al., 1998; Fabr & Alonso, 1998). Estes so os maiores valores de consumo de pescado j registrados no mundo.

14

Dessa forma, a pesca para o auto-consumo - varivel geralmente no considerada em cmputos de polticas scio-econmicas - constitui pilar central da relativa manuteno do equilbrio scio-econmico da regio e, portanto, em ltima anlise, seu gradativo colapso fomentaria sobremaneira a caa, o desflorestamento, a degradao costeira e o inchao de centros urbanos da regio. Sob este espectro, amplas polticas nacionais de alternativas de emprego e renda sustentveis e, sobretudo, de sade e de segurana alimentar e nutricional, necessariamente teriam de ser efetivadas apesar de seu alto custo e complexidade, inclusive para fins de estabilidade poltica e mesmo soberania nacional. b) Pesca Comercial Ruffino & Roubach (in press), apontam que a captura total de peixes na Amaznia pode ser at trs vezes maior que os valores compilados pelo IBAMA, pois as capturas no registradas em reas rurais pela pesca de subsistncia (incluindo cidades com menos de 50.000 habitantes) por exemplo, pode totalizar 113.000 t/ano s no estado do Amazonas, o que, se somado aos desembarques informados triplicaria a captura total deste estado e provavelmente o elevaria ao posto de maior produtor de pescado do Brasil. De fato, as estimativas de potencial pesqueiro para regio da bacia do Amazonas, perfazem um montante de 217.000 a 1.500.000 t/ano (Bayley, 1981; Bayley & Petrere, 1989; Petrere et al. 1992), conforme seja racionalmente explorado o potencial da diversidade de espcies. Merona (1993) utilizando os modelos de Welcomme (1976, 1979) estimou em 902.000 t/ano. No entanto, este nmero deve ser bem maior, uma vez que s para bacia amaznica brasileira so capturadas cerca de 200.000 t/ano (Bayley & Petrere, 1989). Alm desse montante, outras 20 a 50.000 t/ano devem estar sendo evadidas irregularmente enquanto que por falta de adequada estocagem, beneficiamento e escoamento, especialmente em perodos de safra, de 10 % a 40 % do pescado capturado pode ser desperdiado (Alzuguir, 1991). Esses valores sugerem que o recurso encontra-se sub-explotado e que o esforo de pesca pode crescer. Porm, concluses nesse sentido devem ser consideradas com muita cautela, pois as estimativas do potencial pesqueiro consideram a fauna de peixes como um todo, com toda a diversidade. Estes valores incluem, portanto, muitas espcies de pequeno tamanho e sem valor comercial ou para consumo. Por outro lado, o conceito de produo potencial supe que a biomassa de peixes seja constante no tempo e numerosos estudos demonstram que isso no verdadeiro e que as variaes anuais podem ser muito grandes, dependendo do sucesso do recrutamento e fundamentalmente do tamanho e velocidade das enchentes (Petry, 1988; Merona, 1990, 1993; Merona & Gascuel, 1993). Outro aspecto que deve ser considerado que, mesmo que o potencial pesqueiro geral no tenha sido alcanado, isto no significa que alguns estoques, particularmente aqueles que sofrem maior esforo pesqueiro, no estejam sendo sobre-explorados. Vale ressaltar que a pesca comercial explora cerca de 100 espcies, sendo que aproximadamente 90% esto concentrados somente numa dezena de espcies, destacando-se o tambaqui, o jaraqui, a matrinx, o curimat, o pacu e o tucunar. Avaliao de estoques tradicional de algumas espcies de peixes importantes comercialmente realizadas nos ltimos anos indicam que espcies de grande porte e crescimento lento como tambaqui e surubim (Isaac & Ruffino, 1996; Isaac et al., 1998), dourada e piramutaba (Fabr & Barthem, 2005) esto sobre-explotados. Os estoques de curimat ainda no esto sobre-explotados, mas considerando sua ampla utilizao no nvel da bacia, recomenda-se um continuo monitoramento (Freitas et al., 2007). Para espcies com estratgia de vida mais oportunstica (r-estrategistas), tais como a pescada (Plagioscion spp.), os fatores ambientais, como velocidade e intensidade das enchentes, explicam o sucesso ou falha do recrutamento, e conseqentemente a captura total, melhor do que a intensidade do esforo de pesca (Merona, 1993). Para as duas espcies de jaraqui (Semaprochilodus spp.) as anlises indicam sobrepesca, mas como essas espcies so r-estrategistas a manuteno da produo pode ser resultante do ciclo de vida curto. Assim, anos atpicos com fraco recrutamento, adicionado ao regime de sobre-explotao poder levar os estoques ao colapso (Freitas et al. 2007). Estudo sobre o status das pescarias e aqicultura no mundo publicado recentemente (FAO, 2009)

15

resume que cerca de 60% dos estoques de peixes da Amaznia brasileira esto sub-explotados, enquanto 30% esto sobre-explotados, incluindo espcies de grande porte e baixo crescimento como tambaqui e surubim. Cita ainda que vrias espcies de mdio porte como jaraqui e curimat tambm mostram sinais de sobrepesca, mas que por outro lado, os estoques de pirarucu e piramutaba mostram sinais de recuperao. No caso do pirarucu, espcie que se tornou quase que economicamente extinta nos anos 70 e desapareceu em algumas regies, sua recuperao est relacionada introduo de novas prticas de manejo baseado nas comunidades. A causa principal desse fenmeno pode ser atribuda a uma pesca intensiva e descontrolada, praticada na regio ao longo do tempo; entretanto, mais recentemente, causas indiretas e com influncias crescentes, como o desmatamento (sobretudo das matas ciliares), a pecuria em reas de vrzea, a construo de hidreltricas e a minerao nos leitos dos rios tm contribudo para acelerar esse problema. Diante dessas elevadas taxas de explotao, e enorme gama de distrbios ambientais, fundamental o estabelecimento de uma ampla base tcnico-cientfica, acessvel a todos os segmentos e atores envolvidos na atividade pesqueira, como forma de subsidiar aes polticas, administrativas e educacionais que visem sua explorao sustentvel. Enquanto a produo pode ser consultada nas Tabelas 1 e 2, o quantitativo de pescadores artesanais atuantes na Amaznia soma atualmente cerca de 315.700 pessoas, representando 43,96% em relao ao total de pescadores do pas que de 718.377 pescadores, com destaque para os Estados do Par, Maranho e Amazonas que juntos somam 87,2% dos pescadores da Amaznia (SEAP, 2009 dados do RGP em 31.03.2009) (Figura 4). De acordo com levantamento realizado em 2006 pela Agncia de Desenvolvimento da Amaznia ADA -, a frota pesqueira na Amaznia est constituda por cerca 35.337 embarcaes dividida em duas categorias: i) frota marinha/estuarina direcionada pesca industrial e artesanal; e ii) frota de guas interiores, direcionada exclusivamente pesca artesanal (ADA, 2006). A atividade de captura das embarcaes industriais caracteriza-se por seu direcionamento monoespecfico, basicamente vinculado a recursos pesqueiros de alto valor comercial. A rea de abrangncia desta frota vai do litoral do Estado do Amap at o Piau, estando fortemente associada s reas de influncia da descarga do Rio Amazonas, com destaque para as seguintes frotas baseadas em Belm e Bragana/PA: Frota Piramutabeira - frota industrial constituda por cerca 48 embarcaes, sendo a maioria de ao (86%), medindo entre 17 e 29 m, equipados com motores entre 165 a 565 HP, com urnas internas com capacidade de estocagem de at 50 t (30t de peixe e 20t de gelo). Possuem equipamentos de navegao, posicionamento e comunicao e levam, em mdia, 7 tripulantes. A captura da piramutaba realizada com redes de arrasto, sem portas, operadas por dois barcos, ou por conjuntos de cinco ou seis barcos, operando ao mesmo tempo entre 4 ou 5 redes. Frota Camaroneira - atualmente com cerca de 110 unidades em operao. Constitui-se de barcos de ao, com tamanhos entre 19 e 25 m, tonelagem bruta entre 50 e 150 t e potncia de motor entre 200 e 700 HP. Possuem sistema de congelamento bordo, equipamentos para navegao, posicionamento e comunicao, e levam de 5 a 6 tripulantes bordo. A maioria possui tangones laterais que permitem iar duas redes de arrasto de portas por barco. Frota Pargueira - Constituda por 105 unidades (101 no PA e 04 no MA) que atuavam originariamente no litoral nordeste do Brasil. Embarcaes de metal, de grande porte, com comprimento em torno de 16 m, motores bastante potentes e capacidade de carga entre 10 e 22 t/viagem.Utilizam duas formas para a captura: i) a linha pargueira, lanada desde o barco e formada por uma linha mestra com muitos anzis presos a 60 cm de distncia, que iada com 16

auxlio de uma manivela manual denominada de bicicleta; e ii) com caques, pequenos botes a remos que so colocados no mar pela manh e recolhidos noite, cada caque leva um pescador e uma ou varias linhas pargueiras, que so iadas manualmente. Frota Lagosteira - Constituda de 42 barcos que atuavam originariamente no litoral nordeste do Brasil. Embarcaes de madeira ou metal, de grande porte, com comprimento em torno de 16 m e motores bastante potentes. Utilizam como tcnica para a captura: i) Gaiolas, armadilhas lanadas no fundo do mar; ii) mergulho livre ou com compressor; e iii) rede caoeira de fundo.

Merece destaque ainda o conjunto de embarcaes empregadas na pesca de rede de emalhar, direcionada pescadas e corvina, realizada na regio estuarina do rio Amazonas. Em sua maioria corresponde a embarcaes de mdio porte (as semi-industriais) com tecnologias obsoletas, relao de trabalho baseado em acordos de parceria e com grande importncia no abastecimento dos mercados locais e regionais. A equao que calcula o valor real dos peixes da Amaznia deve incluir questes monetrias, empregatcias, nutricionais e ambientais. O valor da captura anual de peixes comerciais na Amaznia de aproximadamente US$ 100 a US$ 200 milhes, porm o valor monetrio poderia ser trs a quatro vezes maior se os preos fossem equivalentes aos preos mdios praticados no mercado internacional. Grande parte da pesca Amaznica gerada pelos pescadores (49%), seguida das fbricas de processamento de peixes (36%), postos de abastecimento (6%), fbricas de gelo (3%), mercados de peixes (3%), e vrias outras atividades menores relacionadas (3%) (Batista et al. 2007; Barthem & Goulding, 2007). O parque industrial pesqueiro da Amaznia rene cerca de 20 grandes frigorficos. A relativa importncia das fbricas de processamento de peixes deve-se ao tamanho de suas instalaes e sua elevada receita de aproximadamente US$ 5 milhes por frigorfico. As indstrias pesqueiras da Amaznia esto localizadas em trs plos (Belm, Manaus e Santarm) responsveis pelo processamento, agregao de valor e gerao de emprego e divisas, que vm a fornecer bases para o dinmico trnsito fluvial amaznico - com mais de 25 mil km de navegabilidade. Para essas empresas, o principal mercado em termos de volume comercializado o nacional, representando mais da metade da comercializao da indstria, seguido do mercado internacional. No entanto, esta pescaria na Amaznia Legal tem contribudo significativa e crescentemente para as exportaes de pescado nacional, principalmente atravs da captura de peixes migradores, recurso trans-fronteirio e em muito constitudo por populaes de bagres como a piramutaba (Brachyplatystoma vaillantii), a piraba (Brachyplatystoma filamentosum), a dourada (Brachyplatystoma flavicans) o surubim (Pseudoplatystoma fasciatum) e o mapar (Hypophthalmus spp), que tm sido tradicionalmente comprados pelos EUA, Holanda, Alemanha, Japo e Nigria (Arajo-Lima & Ruffino, 2004), enquanto circuitos internacionais de degustao tm aprovado outros peixes amaznicos. Em relao aos recursos pesqueiros de origem marinha, o pargo e o camarorosa tm posio de destaque na lista de produtos direcionados ao mercado externo, que somados, correspondem a 27% do volume e 36% da receita da exportao de pescados em geral. As principais espcies comercializadas no mercado local so o tambaqui, o tucunar e o curimat. O mercado estadual tambm dominado pela venda de peixes de escama, como o tucunar e o jaraqui. No mercado nacional, o peixe liso comea a dominar, como a piramutaba, a dourada e o bagre. No mercado internacional, a venda do peixe liso continua dominando, como a piramutaba, o surubim e o mapar (Hypophthalmus spp.), assim como de crustceos (lagosta e camaro) A contribuio do setor pesqueiro da Amaznia para a economia regional, de maneira geral, tem sido extremamente subestimada quanto gerao de trabalho e renda. Isso se deve escassez de pesquisa nessa rea e falta de dados governamentais. Um estudo recente, feito em 15 cidades da calha do Solimes-Amazonas, mostrou que a capacidade de gerao de renda do setor pesqueiro quatro vezes maior que as estimativas feitas anteriormente (Mitlewski, 1997), e que o nmero de empregos diretos oito vezes maior que o indicado pelas estatsticas oficiais do governo (Almeida et al. 2004). O estudo mostrou que os vrios segmentos, 17

como o comrcio, a frota comercial, a pesca de subsistncia e o setor de processamento representam 36% da gerao de renda da regio. Alm destas pescarias, em escala comercial e apresentando desenvolvimento tecnolgico, encontram-se investimentos relacionados a subprodutos do beneficiamento de pescado, inclusive voltados para o mercado de exportao: peixe defumado e em conserva, utilizao de couro de peixe, elementos para a composio de raes e de artesanato e manufatura de produtos similares aos derivados de caviar a partir de ovas de jaraqui (Semaprochilodus spp) e piranha (Serrasalmus spp.) que alcanaram elevados ndices de satisfao17.

Figura 4 - Nmero de pescadores nos territrios de aqicultura e pesca da rea de atuao do Plano Amaznia Sustentvel de Aqicultura e Pesca da Secretaria Especial de Aqicultura e Pesca da Presidncia da Repblica PASAP/SEAP/PR. Fonte SEAP/PR 2007. c) Pesca Ornamental O aquarismo um hobby consagrado em todo o mundo e tem como foco principal espcies de cores, formas e comportamentos chamativos e graciosos. O Brasil um reconhecido exportador de peixes ornamentais; em 1998, encontrava-se em sexto lugar nas exportaes dos pases da Unio Europia, sendo o segundo maior exportador da Amrica do Sul, e o dcimo stimo no ranking global em 2005 (Whittington et al. 2000; Nottingham et al. 2005). Segundo dados do Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior, o mercado exportador de peixes ornamentais movimentou no ano de 2008
17

Ver http://www.herbario.com.br/atualidacont/1104amz.htm.

18

mais de US$ 5.6 milhes, valor semelhante s exportaes de atuns e afins frescos e congelados (US$ 6.4 milhes) e levemente superior as exportaes de pargos frescos e congelados (US$ 5.5 milhes), e mais de 23.5 milhes de peixes ornamentais. As exportaes de peixes ornamentais no Brasil revelam a importncia da Amaznia nesse mercado internacional. Do valor das exportaes brasileiras de peixes ornamentais, segundo dados do IBAMA para o ano de 2007, 88% so provenientes de espcies de guas continentais e 12%, marinhas. Quando a referncia o nmero de exemplares, a representao dos Estados inseridos na Amaznia (Amazonas e Par) nesse mercado cresce para mais de 96 % (Tabela 3). Do total de peixes de guas continentais exportados no ano de 2008, cerca de 67% representado por uma nica espcie, o cardinal tetra, Paracheirodon axelrodi, capturado na bacia do rio Negro, Amazonas.

Tabela 3 - Volume (em n de indivduos) de peixes ornamentais exportados, por Unidade da Federao, no perodo de 2003-2008.
2003 UF AM PA CE PE RJ ES SP GO AB MS AL SC TOTAL 8.732.906 872.051 121.817 323.387 3.931 0,00 75.066 50.448 1.749 126.690 4.508 0,00 10.312.553,00 10.618.280 1.248.216 57.582 262.365 382 0,00 0,00 1.987 2.568 12.215 0,00 0,00 12.203.595,00 29.646.678 1.588.062 123.238 293.071 200 0,00 0,00 37.817 402 11.040 0,00 15.600 31.716.108,00 27.389.619 1.152.271 112.329 160.740 79.034 0,00 66.168 31.061 920 8.620 0,00 0,00 29.000.762,00 25.762.583,00 1.037.092,00 65.492,00 59.077,00 359.969,00 48.742,00 207.445,00 41.998,00 2.816,00 0,00 0,00 0,00 27.585.214,00 22.159.637,00 124.309.703,00 861.426,00 41.306,00 0,00 203.718,00 86.208,00 188.272,00 10.156,00 2.881,00 30.000,00 0,00 0,00 6.759.118,00 521.764,00 1.098.640,00 647.234,00 134.950,00 536.951,00 173.467,00 11.336,00 188.565,00 4.508,00 15.600,00 20.718.283,83 1.126.519,67 86.960,67 183.106,67 107.872,33 22.491,67 89.491,83 28.911,17 1.889,33 31.427,50 751,33 2.600,00 22.400.306,00 92,49 5,03 0,39 0,82 0,48 0,10 0,40 0,13 0,01 0,14 0,00 0,01 100,00 2004 2005 2006 2007 2008 Total Mdia % % Acumulada 92,49 97,52 97,91 98,73 99,21 99,31 99,71 99,84 99,84 99,99 99,99 100,00

23.583.604,00 134.401.836,00

Fonte: MDIC (2003 a 2008)

A pesca de peixes ornamentais no Brasil 100% artesanal e tanto pode ser a nica fonte de sustento de vrias famlias, como pode ser uma atividade alternativa para aumentar a renda familiar, dependendo da regio, da demanda e das espcies-alvo. No Amazonas, essa atividade envolve aproximadamente 1600 pescadores s na Bacia do rio Negro, mas contabiliza o envolvimento direto e indireto de 10 mil pessoas (Chao et al. 2001; Prang, 2007). No Par, foi estimado o mximo de 1000 pescadores trabalhando com a coleta de peixes ornamentais (Torres et al. 2008). A pesca ornamental realizada no sistema Solimes-Amazonas e na Bacia do Rio Xingu tem movimentado em mdia mais de trs milhes de dlares com a exportao de 13 a 17 milhes nos anos 80 a cerca de 24 milhes ao ano recentemente (Chao & Prang, 2002; IBAMA, 1999, 2007) (Tabela 4). Merece destaque o forte extravio, inclusive para formao de plantis clandestinos. Espcies nativas do Brasil tm sido exportadas para o continente asitico e europeu, onde so desenvolvidas tecnologias de criao, o que leva, conseqentemente, o Brasil a perder divisas e concorrncia no mercado global. Mesmo com relatos de perda de patrimnio pelo comrcio ilegal, a atividade pesqueira ornamental mantm floresta e ambiente aqutico conservados, uma vez que evita o desvio da populao local para outras atividades mais impactantes como o desmatamento para a indstria madeireira e pecuria, entre outras.

19

Apesar da necessidade de medidas de ordenamento e gesto em geral, depreende-se que esta pescaria em plena fase de prospeco - apresenta forte viabilidade de expanso sustentvel na regio, incluindo-se o estratgico crescimento da produo atravs da aqicultura das espcies nativas e to valorizadas no mercado externo. No ltimo ano, com a liberao por meio de cotas de captura de raias de guas continentais, observa-se um aumento significativo no valor das raias exportadas anteriormente, o que levar os gestores a pensar nas inmeras possibilidades de desenvolvimento social e econmico, sustentveis ambientalmente, de toda essa cadeia produtiva, se implementadas polticas pblicas. Tabela 4 Volume (em US$) de peixes ornamentais exportados, por Unidade da Federao, no perodo de 2003-2008.
UF AM PA CE PE RJ ES SP GO BA MS AL SC TOTAL 2003 1.130.467 576.932 228.908 113.783 9.241 0,00 18.836 60.472 2.996 22.678 9.731 0,00 2.174.044,00 2004 1.089.115 1.265.084 144.408 148.588 555 0,00 0,00 3.768 5.438 7.537 0,00 0,00 2.664.493,00 2005 2.372.822 1.474.277 240.727 201.723 40 0,00 0,00 45.356 588 6.640 0,00 7.732 4.349.905,00 2006 2.279.898 1.294.989 322.724 113.238 58.492 0,00 16.581 42.107 3.546 4.380 0,00 0,00 4.135.955,00 2007 2.525.570,00 1.479.445,00 321.657,00 115.641,00 300.333,00 117.782,00 101.992,00 65.841,00 23.634,00 0,00 0,00 0,00 5.051.895,00 2008 2.600.752,00 1.897.246,00 350.418,00 22.021,00 150.765,00 357.367,00 179.145,00 42.599,00 18.453,00 10.175,00 0,00 0,00 5.628.941,00 Total 11.998.624,00 7.987.973,00 1.608.842,00 714.994,00 519.426,00 475.149,00 316.554,00 260.143,00 54.655,00 51.410,00 9.731,00 7.732,00 24.005.233,00 Mdia 1.999.770,67 1.331.328,83 268.140,33 119.165,67 86.571,00 79.191,50 52.759,00 43.357,17 9.109,17 8.568,33 1.621,83 1.288,67 4.000.872,17 % 49,98 33,28 6,70 2,98 2,16 1,98 1,32 1,08 0,23 0,21 0,04 0,03 100,00 % Acumulada 49,98 83,26 89,96 92,94 95,10 97,08 98,40 99,49 99,71 99,93 99,97 100,00

Fonte: MDIC (2003 a 2008)

O universo de aes para esse desenvolvimento extenso e multidisciplinar, entretanto, possvel elencar aes gerais para o setor: Apoio e desenvolvimento de estudos sobre a cadeia produtiva de peixes ornamentais; Fomento a pesquisas bsicas e aplicadas envolvendo peixes ornamentais, incluindo o desenvolvimento de tecnologia de criao em cativeiro, protocolos de procedimentos profilticos, levantamento de ictiofauna, estudos em sistemtica e taxonomia das espcies demandadas; Investimentos em infra-estrutura e logstica para a cadeia produtiva, com implementao de unidades de recepo (acondicionamento, tratamento profiltico e distribuio), renovao e melhoria da frota artesanal; Capacitaes e treinamento em todos os elos da cadeia produtiva para melhoria de qualidade do peixe ornamental; Estmulo e apoio organizao social do setor; Realizao de aes visando a incluso social dos pescadores de peixes ornamentais; Estmulo certificao de peixe ornamentais, com selos de qualidade, de origem e de sustentabilidade ambiental; Realizao de monitoramento e gerao de dados estatsticos para a pesca de peixes ornamentais; Maior efetividade nas aes fiscalizatrias; 20

Realizao de seminrios com temas relacionados a cadeia produtiva de peixes ornamentais; Criao de linhas de crdito para o setor; Criao de reservas extrativistas ligadas coleta de peixes ornamentais; e Reviso e aperfeioamento contnuos da gesto e medidas de ordenamento, com a criao de comits de gesto.

d) Pesca Amadora Ainda merece destaque o potencial da pesca amadora, modalidade de ecoturismo que mais cresce no pas e que tem na regio amaznica um plo mundial de grande proeminncia, aglutinando uma srie de outras economias (IBAMA, 2005). Estima-se que aproximadamente 10.000 turistas participam da pesca esportiva na Amaznia e que a indstria emprega diretamente por volta de 1.000 pessoas por temporada. Segundo a FAO (1998), o valor da pesca esportiva na Amaznia brasileira seria (incluindo custos diretos e indiretos) de mais de US$ 400 milhes.

A Base de sustentao dos recursos pesqueiros As evidncias apresentadas conferem ao Brasil e Amaznia uma caracterstica bastante incomum no cenrio global, em que se releva haver meios para ainda se manejar sustentavelmente uma considervel ampliao dos segmentos da cadeia produtiva da pesca tanto em gua-doce quanto no mar (Bayley & Petrere, 1989). Nesse sentido, a publicao Avaliao e identificao de aes prioritrias para a conservao, utilizao sustentvel e repartio dos benefcios da biodiversidade na Amaznia brasileira (2007)18, identificou ocorrerem espcies de importncia econmica da biota aqutica em pelo menos 42% da regio continental (sem mencionar a parte marinha), enfeixando diversos eixos e plos de desenvolvimento sustentvel. Portanto, infere-se que o PASAP em virtude de seus atributos pode vir a ocupar papel de destaque no mbito global da responsabilidade pela gesto sustentvel da regio. As regies pesqueiras de importncia comercial esto associadas s reas de elevada produo biolgica e as da bacia Amaznica, por sua vez, esto relacionadas s reas de vrzea ou do esturio e formam um ambiente contnuo, que explorado por pescadores comerciais e de subsistncia de cidades e comunidades rurais. As regies pesqueiras da Amaznia podem ser definidas relacionando as frotas pesqueiras urbanas que as explotam e as bacias fluviais a que estas pertencem. As regies pesqueiras mais importantes so Amaznia Central e o Esturio, responsveis por mais de 50% da produo pesqueira da Amaznia (Barthem & Goulding, 2007). Mais de 200 espcies dos peixes amaznicos so frugvoros, alimentando-se de frutos e sementes. Assim, as plancies inundveis, os canais dos rios e o esturio so os trs principais componentes do ecossistema que sustentam as pescarias amaznicas. Cada um deles sustenta vrias espcies de peixes com vrios habitats essenciais para o fluxo de energia, reproduo, alimentao e refgio ou proteo de predadores, alm das quatro fontes de produo primrias associadas a esses componentes do ecossistema como as florestas inundadas, vegetaes aquticas, fitoplncton e perifiton. Goulding (1996) fazendo um histrico dos impactos humanos sobre as reas de vrzea na Amaznia descreve o impacto da pecuria e compara a economia das pescarias com a pecuria em termos de gerao de emprego, importncia nutritiva e valor monetrio, e conclui que qualquer tentativa de manejo da pesca que no inclua a proteo de habitats ser relativamente sem efeito para a maioria das
18

Ver Portaria MMA n0 09, de 23 de janeiro de 2007

21

espcies. Alm disso, a pecuria ignora e elimina a maioria, se no todas, as alternativas terrestres, mostrando evidncias de que, significativamente no aumenta o padro de vida dos ribeirinhos, nem a produo total de protena animal, quando comparado com a pesca. Polticas de manejo e promoo da sustentabilidade da pesca As medidas mais comuns de regulamentao so: regulamentao dos apetrechos de pesca, estabelecimento de proibio temporria da pesca (defeso), restrio da entrada de pescadores, e limitao do esforo de pesca pelo nmero de embarcaes licenciadas. O manejo comunitrio tem evoludo para acordos de pesca resultantes de reunies comunitrias onde pescadores artesanais (profissionais e/ou de subsistncia) e ribeirinhos definem, em conjunto, regras de uso e normas especficas, regulando assim a pesca de acordo com os interesses da populao local e da sustentabilidade do recurso. Anlises da produtividade da pesca em lagos manejados e no manejados verificaram uma produtividade significativa e consistentemente mais elevada nas comunidades com acordo de pesca, demonstrando que o manejo ao nvel das comunidades um instrumento efetivo de ordenamento pesqueiro para a Amaznia (Almeida et al. 2003). Segundo Ruffino (2008) o processo de intensificao das pescarias e o desenvolvimento organizacional tm levado ao surgimento de um novo modelo de gesto compartilhada do uso dos recursos pesqueiros na Amaznia. E que tal modelo no apenas representa uma resposta s mudanas ecolgicas (restrio do esforo e aumento da produtividade dos lagos), mas tambm uma reivindicao dos direitos de acesso aos recursos de uso comum. Como resultado de demandas das comunidades locais e do envolvimento de diferentes projetos e instituies na regio, as aes de manejo dos recursos pesqueiros sofreram grandes transformaes nas ltimas dcadas, permitindo a institucionalizao de mecanismos participativos e de descentralizao das aes de gesto ambiental e no controle poltico e social exercido pelos usurios, como por exemplo, os acordos de pesca (Raseira et al. 2006). A bacia fluvial e o esturio so unidades naturais para compreendermos a ecologia da pesca devido enorme importncia comercial das espcies migradoras. Alm disso, o argumento de que a abacia fluvial a melhor abordagem para se manejar a pesca baseado no fato que o sistema est sendo excessivamente modificado e os impactos a montante podem ter conseqncias a jusante. Assim que no podemos adotar nica e exclusivamente o manejo comunitrio para o manejo da pesca na Amaznia. As espcies migradoras so as mais importantes para consumo em razo de sua abundncia, e coincidentemente, do sabor excepcional de muitas espcies. A migrao permite que os peixes usem diferentes habitats para alimentao, desova e criao, e este, sem dvida nenhuma, o principal fator que permite que estas espcies tenham grandes biomassas. Portanto, urge definir estratgias de manejo que incluam o Rio Amazonas e seus tributrios, pois o manejo de um grande nmero de espcies migradoras como os bagres e caracdeos que percorrem distncias relativamente grandes nas plancies inundveis, tambm so um desafio que no so abordados adequadamente pelas propostas do manejo comunitrio. Assim que o manejo da pesca na Amaznia deve ser feito em conjunto com iniciativas de conservao da vrzea. Algumas espcies migradoras sobre-explotadas podem ser manejadas por iniciativas que incluem inovaes, como as redes para a captura de jaraqui no rio Negro, ou por meio de interveno direta do governo, como ocorre na pesca da piramutaba no esturio. H vrias pescarias importantes em lagos de vrzea, prximas aos grandes centros urbanos, cujas espcies-alvo so espcies no migradoras e, nestas reas, o manejo comunitrio tem se mostrado efetivo na manuteno dos estoques de algumas espcies de pirarucu e de vrias outras espcies.

22

No entanto, ao considerarmos a importncia ecolgica das florestas alagadas e macrfitas na manuteno das pescarias comerciais, esses dois habitats devem ser classificados estratgicos no apenas diretamente para a sobrevivncia dos peixes, mas tambm indiretamente importante para a pesca, pois oferecem proteo muito maior do que as autoridades ou as comunidades possam oferecer atravs da tentativa de policiar os pescadores ou controlar o esforo de pesca (Barthem & Goulding, 2007). Nesse sentido, as Unidades de Conservao e Terras Indgenas so fundamentais para a manuteno de habitats e vm complementar as estratgias de manejo dos recursos pesqueiros para a Amaznia. A regio amaznica considerada um grande laboratrio epistemolgico e de experimentos scioambientais e aes alternativas para o desenvolvimento sustentvel. Porm, o manejo deve ser sempre considerado adaptativo, monitorando-se as mudanas e corrigindo-se os desvios em uma dinmica interativa entre sociedade, cientistas e tomadores de deciso. Por isso, estas experincias precisam certamente ainda ser aprimoradas e ampliadas para uma escala continental, incluindo acordos internacionais para o manejo de espcies migradoras, tendo os princpios do manejo adaptativo como norteadores das polticas pblicas e com aes suficientemente flexveis. De acordo com Giacometti (1996), as perdas da biodiversidade resultantes da destruio de habitats e explorao irracional dos produtos naturais biolgicos so avaliadas em funo dos valores diretos e indiretos. Os valores indiretos afetam a sustentabilidade das populaes dependentes desses produtos e tambm dos materiais genticos castigados pela eroso gentica o que, certamente, trar srias conseqncias futuras, pois as espcies estaro privadas da oportunidade de evoluo, devido reduo de sua variabilidade gentica. . Em relao s perdas dos valores diretos, possvel estim-las tomando-se por base os valores dos produtos colhidos e/ou extrados e comercializados. A destruio de habitats da vrzea resulta, entre outras coisas, na perda da biodiversidade e a preocupao imediata a perda das florestas de vrzea e das plantas herbceas a ela associadas, devido ao seu importante papel ma sustentao da maioria das espcies comerciais de peixes da Amaznia. Assim, fatores de impacto como desmatamento, pecuria, poluio qumica (agrotxicos, mercrio), poluio orgnica (esgotos e subprodutos da indstria agropecuria), assoreamento dos rios e turvao das guas pela minerao, entre outros, acarretada pela expanso agrcola e urbana, barragens hidreltricas, obstaculizando a complementao do ciclo reprodutivo das espcies e modificando relaes trficas no ecossistema, so extremamente importantes e, por serem degradadores do meio ambiente e de difcil manejo, devem ser controlados ou comprometero o ecossistema como um todo, impactando a ictiofauna, e por conseqncia, comprometendo a pesca. Resumindo, apenas atravs de processos integrados de gesto dos recursos naturais ser possvel obterem-se solues de compromisso viveis entre as atividades potencialmente impactantes e as de proteo, de forma a minimizar a degradao ambiental a nveis suportveis e utilizarmos os recursos de maneira sustentvel. Assim, o que se prope que as estratgias de manejo dos recursos pesqueiros na Amaznia sigam as linhas do desenvolvimento ecologicamente sustentvel, onde o manejo da pesca seria considerado um componente do manejo de todo o ecossistema (King, 1995). Nessa abordagem ecossistmica o manejo da pesca incluiria o uso sustentvel tanto do ambiente como dos recursos, com a manuteno dos processos ecolgicos essenciais e a preservao da diversidade biologia de todos os nveis. VI Objetivos 1. Objetivo Geral Integrar programas, projetos e aes nos estados da regio amaznica, voltados para a promoo do desenvolvimento sustentvel do setor pesqueiro e aqucola, visando fortalecer as cadeias produtivas e melhorar a qualidade de vida de todos os envolvidos com a pesca e aquicultura. 23

2. Objetivos Especficos Subsidiar o planejamento, a execuo, o monitoramento e avaliao do setor pesqueiro e aqucola, nas unidades federativas da regio, incentivando a integrao e mtua colaborao. Incrementar processos participativos de gesto das polticas pblicas no mbito de cada estado, territrio, municpio, como em aes conjuntas, mediante a criao e/ou fortalecimento de arranjos de governana. Promover a gesto compartilhada de aes e projetos comuns a vrias unidades federadas da regio. Executar projetos comuns a vrios estados estabelecendo parcerias, integrando esforos e articulando mecanismos neles existentes, visando maximizar os recursos disponveis e promover nexos lgicos a cadeias produtivas. Fortalecer e ampliar experincias bem sucedidas de ordenamento e gesto responsvel de recursos pesqueiros, como mecanismos de controle, gesto participativa, manejo comunitrio, acordos de pesca, planos de manejo, soluo de conflitos, legislao, bem como iniciativas de desenvolvimento sustentvel, considerando-se as minorias tnicas. Fomentar o intercmbio de experincias na regio e estabelecer uma sistemtica de troca de informaes e de mtua consulta. Consolidar e ampliar no setor pesqueiro e aqucola as iniciativas de economia popular solidria, estimulando a integrao entre os diversos elos das cadeias produtivas, estruturando redes de comercializao mais justas e fortalecendo cooperativas, colnias e associaes. Promover capacitao e pesquisa cientfica sobre pesca e aqicultura, que contribua com tecnologias inovadoras para atender demandas concretas, incluindo a disseminao e emprego de sistemas adequados de beneficiamento e armazenamento do pescado. Organizar e coordenar os servios de assistncia tcnica e crdito para o setor pesqueiro e aqucola, de tal maneira que sejam adequados, suficientes, permanentes e tempestivos.

VII - Princpios Estratgicos O PASAP segue, entre outros, os seguintes princpios estratgicos: 1. Empenho em priorizar a solidariedade e cooperao entre os estados da regio amaznica em todos os planos, programas, projetos e aes que possam consolidar as polticas preconizadas para a aqicultura e pesca. 2. Fortalecimento das instncias de gesto compartilhada estabelecidas no PAAP, principalmente mediante a execuo das suas orientaes e determinaes, para assim construir a coeso e a harmonia operacional entre os estados da regio. 3. Sistemtica de fortalecimento da integrao regional alimentada por consultas prvias e permanente intercmbio de informaes e experincias.

24

4. Articulao operacional de planos, programas, projetos e aes que tiverem aspectos comuns em diferentes unidades federadas, como forma de construir a integrao regional. 5. Implantao de um modelo de gesto que possa abrir suas portas participao dos pases que integram a Organizao do Tratado de Cooperao Amaznica (OTCA).

VIII - Diretrizes O PASAP segue as diretrizes19 do Plano Estratgico da SEAP/PR 2008/2011, enfatizando os seguintes aspectos: 1. Integrao da gesto pesqueira e aqcola sustentvel ao desenvolvimento territorial Baseado no Cdigo de Conduta da Pesca Responsvel (FAO, 1995), o Plano de Desenvolvimento Sustentvel da Aqicultura e Pesca, lanado em agosto de 2008 pela Secretaria Especial de Aqicultura e Pesca da Presidncia da Repblica (SEAP/PR), promove a reduo das desigualdades, o dinamismo econmico pesqueiro e o uso responsvel dos recursos naturais, tendo como premissa a adoo da abordagem territorial para a implementao de seus programas e aes. Isto implica em se desenvolver polticas sintonizadas a recortes territoriais em mltiplas escalas e contextos de forma integrada. Entre as escalas privilegiadas esto as Unidades de Conservao, Terras Indgenas, reas Quilombolas e os recortes por bacia hidrogrfica e especialmente, a dimenso dos territrios de identidade, com rebatimento em destacadas polticas da agenda social do presente governo, como os Territrios da Cidadania e os Territrios Rurais. No caso da Amaznia, como desdobramento setorial do Plano Amaznia Sustentvel PAS e, sobretudo, dada a relevncia e a potencialidade estratgicas do setor pesqueiro na vida, na economia e no futuro da regio, est sendo proposta uma abordagem articulada sobre o recorte da Amaznia. Os recortes territoriais so orientados por critrios, tais como: nmero de pescadores e aqicultores, especialmente em reas de baixos valores para indicadores sociais e que so alvo da agenda social do governo federal, de infra-estruturas existentes e de existncia ou potencialidade de processos de gesto participativa das atividades pesqueiras e aqcolas. Em sua consolidao, esses recortes privilegiam o planejamento e a gesto social das polticas setoriais, fortalecendo os atores atinentes e fomentando a produo responsvel, a fim de facilitar a articulao intergovernamental e interinstitucional no enfrentamento da pobreza e da excluso social, da degradao ambiental e das desigualdades regionais, sociais e econmicas que atingem a sociedade brasileira (ver Box 1 pg 03). Ao focar a sua demanda social, tendo um olhar prprio para a regio amaznica, a SEAP/PR, especialmente frente destacada importncia do setor pesqueiro e perante os muitos e complexos desafios presentes e futuros, tem como objetivo apoiar e fortalecer na regio, capacidades sociais de auto-gesto dos processos de promoo do desenvolvimento, nos quais as prprias organizaes dos aqicultores e pescadores possam protagonizar suas iniciativas. O desenvolvimento da pesca e aqicultura na Amaznia possvel se for levada em conta sua diversidade ambiental, econmica, social, cultural e poltica, que constitui o elemento essencial, nas unidades territoriais, para organizar as aes. Isto significa promover o planejamento e organizao territorial com o uso de tecnologias apropriadas, de forma participativa, visando o desenvolvimento sustentvel da aqicultura e da pesca e o fortalecimento das instncias colegiadas de gesto participativa.

19

Ao longo do processo de elaborao do PASAP outras diretirzes devero ser incorporadas.

25

Dessa forma, a abordagem territorial, articulada gesto compartilhada dos recursos pesqueiros, tambm concebida em diferentes escalas, desde a comunitria at a internacional, focando recursos ou ecossistemas, expressam a opo por um modelo de gesto que alia o uso do poder do estado com processos participativos na definio de normas e regras do jogo e os instrumentos de sua efetivao. Parte-se, portanto, das experincias construdas e desenvolvidas no mbito de deferentes programas e projetos de organismos internacionais, governamentais e no governamentais, resgatando as lies aprendidas para aprimorar e ajustar ao momento atual e a diversidade de realidades da regio.

2. Integrao de polticas pblicas Para que o PASAP seja referncia no estabelecimento na Regio de um modelo de desenvolvimento sustentvel da atividade, a premissa fundamental priorizar a integrao de polticas pblicas, a partir do compartilhamento da construo dos caminhos que levem ao desenvolvimento da aqicultura e pesca na Amaznia. A busca por alianas e parcerias dever ser o principal instrumento para aplicar polticas pblicas sob responsabilidade de outras entidades. O dilogo e as parcerias devero favorecer o acmulo de aprendizados, a negociao pacfica das diferenas, a produo conjunta de solues e a formao de consensos possveis. Assim sero estabelecidas sinergias com os demais rgos governamentais e desenvolvidas parcerias para a gerao de informaes estratgicas e a gesto dos recursos aqucolas e pesqueiros, realizada de forma compartilhada e participativa, com base em um sistema estatstico que inclua dados ambientais, pesqueiros e scio-econmicos, articulados ao Sistema Nacional de Informaes da Pesca e Aqicultura - SINPESQ. 3. Revitalizao da Economia Local Pesqueira Integrar os instrumentos de planejamento e polticas pertinentes, como o Plano Estratgico da SEAP/PR 2008-2011 e outros do governo federal atuantes na regio com especial ateno ao PAS - a programticas estaduais e municipais e agendas da sociedade civil organizada, a fim de se proporcionar um panorama lgico e sistmico de orientao a polticas territorializadas e assim, evitar lacunas e sobreposio de aes que venham a obliterar o desenvolvimento sustentvel da aqicultura e pesca na Amaznia Legal. A integrao de instrumentos de dinamizao econmica e socioambiental, como pesquisa, extenso e assistncia tcnica, inovao tecnolgica nos processos produtivos e organizacionais, informao estratgica de mercado, capacitao tcnica e gerencial, fomento a cooperao e associativismo, acesso a crdito e instrumentos de micro-finanas; incubadoras de empreendimentos sociais e econmicos, entre outros. As demandas das comunidades pesqueiras deflagram a especificidade de cada territrio e a necessidade de se ter instrumentos que as atendam, buscando-se a habilitao produtiva, que exige o acesso a bens de capital e tecnologia pesqueira, bem como aos servios de formao e informao. Desta forma se promove a integrao competitiva dos pescadores artesanais e aquicultores na cadeia produtiva, assegurando o abastecimento do mercado interno e contribuindo com a segurana alimentar, mediante sistemas de auto-gesto comunitria das infra-estruturas das cadeias produtivas. 4. Fortalecimento do associativismo e cooperativismo

O associativismo e o cooperativismo so os instrumentos eficazes para fortalecer a economia familiar, fundamentais o sucesso de polticas solidrias. Dado o dinamismo e as mudanas contnuas que sofrem as cadeias produtivas, especialmente nos aspectos de comercializao, uma das formas do produtor familiar se inserir em tal corrente atravs do associativismo e cooperativismo. As aes de fortalecimento do associativismo e cooperativismo devem priorizar os segmentos marginalizados do setor, com foco na produo, assistncia tcnica, beneficiamento, comercializao e crdito. Este fortalecimento estimular a economia solidria para a produo aqucola e permitir desenvolver programas regionais baseados em tecnologias apropriadas regio. 26

IX - Programas O PASAP a juno, em uma unidade programtica, dos Planos Estratgicos Estaduais da Amaznia da SEAP/PR 2008-2011, com suas respectivas metas e oramentos. Foi assim guardada coerncia com o planejamento j existente, respaldado por oramentos j determinados no PPA. No se trata de criar um novo Plano, mas apenas destacar a Amaznia dentro do Plano Estratgico da SEAP/PR e articul-lo com outras polticas pblicas para e na Regio Amaznica. Em princpio so mantidos os programas propostos nos Planos Estaduais de Aqicultura e Pesca, isto : 1. Infra-estrutura Aqucola e Pesqueira 2. Polticas de Apoio ao Desenvolvimento da Aqicultura e Pesca 3. Desenvolvimento Sustentvel da Pesca 4. Desenvolvimento Sustentvel da Aqicultura 5. Gesto Estratgica da Informao Aqucola e Pesqueira 1 - Infra-estrutura Aqucola e Pesqueira Objetivo: Implantar rede estratgica e regionalizada de infra-estrutura para desenvolver e assegurar o bom funcionamento das cadeias produtivas aqcola e pesqueira integradas, promovendo o consumo, a comercializao e a produo com qualidade, segurana, rentabilidade e sustentabilidade. Justificativa: As cadeias produtivas da aqicultura e pesca encontram-se desestruturadas na Amaznia, principalmente no que se refere infra-estrutura instalada, o que vem acarretando considerveis perdas e desperdcios da produo. Desta forma, este Programa vem garantir aes estratgicas que possibilitem a estruturao de unidades integrantes dessas cadeias produtivas, articulando a criao, a recuperao, a ampliao, o funcionamento e a manuteno de infra-estruturas. Entre os resultados destas aes, almejase reduzir o papel do atravessador, melhorar a qualidade e o acesso ao pescado, aumentar a renda do aqicultor e do pescador e, respeitando-se o meio ambiente, criar uma rede de estruturas voltada para o desenvolvimento scio-econmico nacional e do setor. Cabe ainda destacar que a consolidao deste Programa e de suas aes confere forte articulao com outros Programas do PPA 2008-2011 desta SEAP/PR e, alm disso, oportuniza excepcional ambiente de correlao com aes do governo federal, especialmente aquelas pautadas no Plano de Acelerao do Crescimento PAC. 2 - Polticas de Apoio ao Desenvolvimento da Aqicultura e Pesca Objetivo: Integrar aes estratgicas voltadas participao social, pesquisa, ao crdito, extenso e assistncia tcnica, capacitao, gesto compartilhada e participativa e s formas de gesto do uso dos recursos pesqueiros e aqucolas que atendam s demandas de performance das cadeias produtivas de aqicultura e pesca nacionais, permitindo a promoo da incluso social e o desenvolvimento econmico e sustentvel do setor. Justificativa: O programa se justifica na premncia da efetivao integrada de Aes que venham a se interligar s outras constantes nesta proposio do PPA institucional para a Amaznia Legal, de modo a se proporcionar uma poltica de aqicultura e pesca coordenada e calcada no atendimento s crescentes exigncias e demandas da sociedade em relao ao setor em tela. De maneira mais pontual, o Programa vem a atender setores que se encontram ainda incipientes e so imprescindveis para a sua consolidao e o seu desenvolvimento, como a gesto compartilhada das unidades integrantes das cadeias produtivas, o crdito, a pesquisa e a gerao de tecnologia, a assistncia tcnica e a capacitao, entre outros. Desta

27

maneira, em consonncia com os outros Programas propostos e alinhado s Aes do Governo Federal, a efetivao do Programa vem a atender contextos indispensveis para o alcance da Misso institucional, proporcionando o aumento, o acesso e a qualidade de produo, a rentabilidade, a sustentabilidade e a excelncia do setor na Amaznia e a sua projeo nos cenrios nacional e global. 3 - Desenvolvimento Sustentvel da Pesca Objetivo: Promover o fortalecimento sustentvel da cadeia produtiva da pesca, considerando sua diversidade, contribuindo para a incluso social, garantindo a ocupao das guas jurisdicionais brasileiras e ampliando a pesca nas guas internacionais. Justificativa: As propostas para o desenvolvimento sustentvel da pesca giram em torno de aes que possibilitem a ampliao das capturas pesqueiras, de forma sustentvel, atravs do desenvolvimento de tecnologias para a pesca de espcies ainda sub-explotadas; do ordenamento e recuperao dos estoques pesqueiros; do acesso aos pescadores infra-estrutura para beneficiamento, conservao e comercializao do pescado, contribuindo para gerao de novos postos de trabalho, com a incluso social e a repartio de benefcios. 4 Desenvolvimento Sustentvel da Aqicultura Objetivo: Desenvolver a aqicultura sustentvel, promovendo o fortalecimento da cadeia produtiva aqcola considerando sua diversidade, gerando aumento da produo, proporcionando incluso social, contribuindo para o incremento da renda e da oferta de emprego. Justificativa: O Programa busca a resoluo/superao dos principais gargalos para o desenvolvimento sustentvel do setor na Amaznia, dentre os quais harmonizar uma legislao clara e exeqvel, prover infra-estrutura e servios pblicos essenciais para o desenvolvimento da aqicultura, promover de maneira participativa, integrada e interinstitucional o planejamento territorial e a gesto de conflitos que possam estar associados ao desenvolvimento da aqicultura, desenvolver tecnologias de produo adequadas s nossas espcies, culturas e regies, estruturando servios de assistncia tcnica, extenso e linhas de crdito essenciais para o setor, certificao e rastreabilidade eficientes de insumos e produtos, desenvolvimento de tecnologias com espcies nativas potenciais e resoluo dos gargalos para incremento das espcies j consolidadas, reduo dos custos de produo, particularmente em relao aos insumos, estmulo a implantao de infra-estrutura para o escoamento da produo. 5 - Gesto Estratgica da Informao Aqucola e Pesqueira Objetivo: Subsidiar a tomada de deciso na gesto pesqueira e aqcola, por meio da manuteno de instrumentos e mecanismos de obteno, sistematizao, integrao, monitoramento e difuso de informaes (scio-econmicas, territoriais, estatsticas, temticas, legais, ambientais e administrativas). Justificativa: Para que as decises sejam coordenadas no sentido da efetividade e eficincia necessrias ao bom andamento das aes do governo territorializadas na Amaznia Legal, imprescindvel que o gestor esteja municiado das melhores informaes sobre o assunto. Nesse contexto, a qualidade da informao, associada aos mecanismos de sistematizao e difuso, quando apresentada de forma consistente, responsvel pela tomada de deciso mais favorvel ao contexto da poltica pblica a ser aplicada. No caso da aqicultura e da pesca, os nveis de sistematizao e, at mesmo, obteno das informaes ainda so incipientes e de difcil interpretao pelo gestor pblico no s na Amaznia -, tornando-se necessrio um esforo, a partir da criao de um programa de Gesto da Informao, na busca continuada de informaes qualificadas, integradas, sistematizadas e disponveis. Visando coordenar aes relacionadas obteno de dados, monitoramento da frota e dos recursos pesqueiros, bem como a avaliao e acompanhamento das polticas pblicas aplicadas ao setor, a SEAP/PR vem trabalhando e apoiando uma srie de aes / projetos especficos para a mais adequada gesto da informao. Destacam-se nesse

28

contexto: apoios ao recadastramento da frota pesqueira nacional; Registro Geral da Aqicultura e Pesca; Monitoramento da Atividade Pesqueira no Litoral do Brasil; Censo aqcola e pesqueiro; Rastreamento de Embarcaes Pesqueiras; Seguro-Defeso; apoio consolidao da Estatstica Pesqueira e Aqcola Nacional;, Subsdio ao leo Diesel, Programa de Observadores de Bordo, Sistema Nacional de Autorizao de uso de guas da Unio para Fins de Aqicultura, dentre outros. Sob o prisma da gesto integrada das informaes e de uma viso territorial dos investimentos, essas aes carecem de articulao. Portanto, o programa de Gesto Estratgica da Informao visa responder a esta demanda, facilitando e municiando os tomadores de deciso com informaes sistmicas e consolidadas que possibilitem a orientao nas estratgias e formas de implementao das polticas pblicas da aqicultura e pesca na Amaznia Legal.

X - Estratgia de Implementao 1. Coordenao do PASAP a) Criao de um espao na estrutura da SEAP/PR com autonomia suficiente para implementar o PASAP. Pode ser o Comit de Aes Territoriais CEAT, ampliando sua esfera de ao para que atue de forma integrada com todas as unidades da SEAP/PR, com os demais rgos da administrao federal, estadual e municipal e com a sociedade civil. Naturalmente que esse espao criado dever contar com uma Coordenao Tcnica apoiada por tcnicos ad hoc, tanto no nvel federal, como especialmente nos estados. b) Estruturao de arranjo institucional a partir de parcerias com os estados da Regio, incluindo a participao da sociedade civil, precedido de amplo dilogo que permita construir o compartilhamento de objetivos e valores. Este arranjo institucional tem de incluir os colegiados territoriais e os Colegiados Estaduais de Aqicultura e Pesca- CEAP e por meio de instrumento legal lhe ser concedido poder deliberativo para implementao das aes do Plano. 2. Promoo de Aes Preliminares Uma vez definidos os espaos institucionais, cujo processo promoveu o dilogo interno na SEAP e desta com os demais atores, o ambiente j estar preparado para desenvolver as aes preliminares que incluem a formao de parcerias, o nivelamento conceitual, a complementao e socializao do diagnstico, bem como o planejamento, priorizando as aes integradas iniciais. O pice destas aes preliminares dever ser o equacionamento das estratgias de integrao de instrumentos complementares s funes produtivas, como: capacitao, informao, infra-estrutura produtiva, assistncia tcnica e transporte. 3. Estabelecimento de Aes Integradas Iniciais Embora o PAAP venha a estabelecer objetivos, metas, resultados, estratgias e processos, fundamental exercitar um aprendizado de atuao integradora, selecionando em cada estado as atividades mais imediatas para a formao de parcerias, sensibilizao e mobilizao que levem a resultados seguros e exitosos, e que permitam avanar para aes mais complexas. As primeiras aes devem ser precedidas pela internalizao de conceitos sobre a integrao de polticas pblicas e atuao em parceria. aconselhvel iniciar implementando ou fortalecendo experincias em andamento. 4. Implantao de Sistema de Monitoramento e Avaliao

29

Devero ser criados instrumentos que possibilitem o controle social, mediante informaes adequadas para verificar o alcance de objetivos, utilizando os indicadores selecionados coletivamente pelos diversos atores. A execuo deve ser acompanhada passo-a-passo, para que as aes possam ser redirecionadas, quando for preciso, e aperfeioadas na medida em que se avana na execuo. A seguir, so evidenciadas as etapas operacionais: ETAPA I: PLANO BSICO O produto contm os elementos bsicos que orientam a pesca e a aqicultura, entre os quais: contextualizao, diagnstico, objetivos geral e especficos, princpios estratgicos, diretrizes, programas e estratgia de implementao. Este produto deve ser devidamente balizado internamente e estar legitimado em espaos de participao social; o DETALHAMENTO E OPERACIONALIZAO (Tabela 05a e b) a) Documento bsico e balizamento interno: i) Elaborao de documento-base (Plano Amaznia
Sustentvel de Aqicultura e Pesca PASAP); ii) Apresentao Executiva; iii) Apreciao de setores pertinentes e Superintendncias; iv) Plenria final interna - critica interna da SEAP e

tcnicos convidados b) Reunio multilateral: i) Uma apresentao para conhecimento e consideraes de entidades
especialmente de governo - com potencial de parceria; subseqentes reunies bilaterais adiante.

c) 09 Oficinas Estaduais etapa 01: i) 01 Oficina por estado para apresentar, aprimorar e articular o
PASAP, reunindo lideranas e representatividades do setor, entes governamentais, academia, empresariado e fontes de financiamento 16hs de durao.

d) Atualizao do Plano e reunio com os Superintendentes: i) Compilao de consideraes e


atualizao do Plano; ii) Apresentao e debate com Superintendentes durante Oficina de planejamento estratgico em DF.

e) 09 Oficinas Estaduais etapa 02: i) Oficina subseqente por estado para elaborar Etapa 02 do
PASAP, objetivando a configurao inicial de programas, aes e parcerias.

ETAPA II: PROGRAMAS E PROJETOS DETALHADOS O produto contm o cronograma e detalhamento de programas, aes e projetos e tanto a estratgia e o cronograma operacional como os usos e fontes dos recursos e as parcerias estratgicas.

o DETALHAMENTO (Tabela 06):


a) Documento Bsico e balizamento interno: i) Elaborao de documentos-base de Cronograma de Programas, Aes, projetos e parcerias; ii) Apresentao Executiva; iii) Apreciao de setores pertinentes e Superintendncias; iv) Plenria final interna. b) Balizamento externo 1 momento: i) Crtica por grupos tcnicos especficos; ii) Crtica por agentes intervenientes Oficina em DF. c) Articulao interinstitucional: i) Reunies bilaterais e/ou multilaterais de articulao para qualificao, articulao e operacionalizao de Programas, Aes e Projetos.

d) Balizamento externo 2 momento e verso final: i) Crtica de agentes intervenientes e elaborao e


validao de verso final do PASAP ETAPA II - Plano Operacional.

e) Lanamento do Plano por Ministro: i) Lanamento da Etapa 01 do PASAP em evento do Frum


Amaznia Sustentvel.

30

ETAPA III: OPERACIONALIZAO Plano de Monitoramento e Avaliao da execuo de programas, aes e projetos e da alimentao das articulaes institucionais

o DETALHAMENTO (Tabela 07):


a) Documento Bsico e balizamento interno: i) Elaborao de documento de monitoramento e avaliao; ii) Apresentao Executiva; iii) Apreciao de setores pertinentes e Superintendncias; iv) Plenria final interna. b) Balizamento externo momento 01: i) Crtica por grupos tcnicos operacionais e por especialistas; ii) Crtica por agentes intervenientes Oficina em DF.

31

Tabela 05a - Cronograma tentativo de execuo da Primeira Etapa do Plano Amaznia Sustentvel de Aqicultura e Pesca PASAP da SEAP/PR - objetiva elaborao, qualificao, legitimao e lanamento do PASAP, evidenciando contextualizao, diagnstico, Objetivos Geral e Especficos, Princpios Estratgicos, Diretrizes, Programas, Estratgia de Implementao, Objetivos Geral e Especficos e o incio do debate sobre Aes e Projetos. PASAP ETAPA I - Atividades/Datas Elaborao de documentos-base Reunio multilateral 09 Oficinas Estaduais etapa 01 Reunio com as SUPES da SEAP/PR Atualizao do Plano 09 Oficinas Estaduais etapa 02 Lanamento do Plano por Ministro: 06 abr 13 abr 27 a 30 abr 04 mai 30 mai 17 a 24 jun 1 a 10 jul 20 jul e 18 a 22 mai

32

Tabela 5b - Cronograma para o primeiro ciclo de oficinas estaduais da Etapa I abril - maio/09 Abril 27 S RO PA RR 28 T RO PA RR AM AP AC AM AP AC MT MT 29 Q 30 Q 18 S Maio 19 T MA 20 Q MA TO TO 21 Q 22 S

33

Tabela 06 - Cronograma tentativo de execuo da segunda etapa do Plano Amaznia Sustentvel de Aqicultura e Pesca (PASAP) da SEAP/PR Programas e Projetos detalhados - objetiva cronograma e detalhamento de Programas, Aes, Projetos, Parcerias e Estratgias operacionais Plano Operacional. PASAP 20 a 30 01 a 15 15 a 30 01 a 15 ETAPA II - Atividades/Datas jul ago ago set Balizamento interno i) Incorporao das contribuies e fechamento do Documentos-base com Programas, Aes, projetos e parcerias; Balizamento externo 1 momento i) Crtica por grupos tcnicos especficos; ii) Oficina multilateral Articulao interinstitucional i) Reunies bilaterais e/ou multilaterais de articulao para qualificao, articulao e operacionalizao de Programas, Aes e Projetos. Balizamento externo 2 momento e verso final: i) Crtica de agentes intervenientes e elaborao e validao de verso final do PASAP ETAPA II - Plano Operacional Lanamento do Plano por Ministro:

34

Tabela 07 - Cronograma tentativo de execuo da terceira etapa do Plano Amaznia Sustentvel de Aqicultura e Pesca (PASAP) da SEAP/PR Operacionalizao objetiva Plano de Monitoramento e Avaliao da execuo dos Programas, Aes e Projetos e a alimentao das articulaes interinstitucionais. PASAP ETAPA III - Atividades/Datas Balizamento interno: i) Elaborao de documento de monitoramento e avaliao; ii) Apresentao Executiva; iii) Apreciao de setores pertinentes e Superintendncias; iv) Plenria final interna. Balizamento externo momento 01: i) Crtica por grupos tcnicos operacionais e por especialistas; ii) Crtica por agentes intervenientes Oficina em DF Implementao do Sistema: 10 Ciclo de monitoria e avaliao 15 a 30 set 01 a 15 out 15 out

35

XI Bibliografia
* Todas as fontes virtuais foram acessadas em 09 de abril de 2009.

ADA 2006. Plano de Desenvolvimento Sustentvel da Amaznia Legal: estudos setoriais. PDSA 20052008. Produo pesqueira: industrial e artesanal. Acordo ADA/OEA. Projeto BRA/OEA/04/001/PRODESAM. Agncia de Desenvolvimento da Amaznia/MI. Belm/PA. 160p. Albagli, S. 1998. Geopoltica da biodiversidade. IBAMA. Braslia, 273p. Almeida, O. T.; Lorenzen, K. & McGrath, D.G. 2003. Commercial fishing sector in the regional economy of the Brazilian Amazon. The second International Symposium on the Management of Large Rivers for Fisheries: Sustaining Livelihoods and Biodiversity in the New Millennium. Phnom Penh , Kingdom of Cambodia, 15-24. Alzuguir, F. 1991. A pesca no Brasil. IBAMA. Braslia, 48p. Araujo-Lima, C.A.R.M.; Roubach, R.; Martins Junior, H.; Gomes, L.C.; Malta, J.C.O.; Lorezen, K.; Val, V.M.F.A. Stock-enhancement in the Amazon: a tribute to Carlos Araujo-Lima. In: VI Fish International Congress on the Biology of Fish, 2004, Manaus. Fish culture performance in the tropics. Bethesda: Physiology Section, American Fisheries Society, 2004. v. Un., p. 155-158. Arajo-Lima, C. A.R. M. & Ruffino, M.L. (2004). Migratory Fishes of the Brazilian Amazon. Pp 237306. In: Carolsfeld, J.; Harvey, B.; Baer, A. & Ross, C. (eds.). Migratory Fishes of South America: Biology, Social Importance and Conservation Status. World Fisheries Trust & World Bank. Batista, V.S.; Chaves, M.P.S.R.; Junior, C.H.F.; Oliveira, M.F.G.; Silva, A.J.I. & Bandeira, C.F. 2007. Caracterizao socioeconmica da atividade pesqueira e da estrutura de comercializao do pescado na calha Solimes-Amazonas. pp. 19-57. In: ProVrzea (Ed.). O setor pesqueiro na Amaznia: anlise da situao atual e tendncias do desenvolvimento da indstria de pesca. IBAMA, Manaus. 122 p. Barthem, R.B. & Goulding, M. 2007. Um Ecossistema Inesperado: A Amaznia Revelada pela Pesca. Amazon Conservation Association/Sociedade Civil Mamirau, Lima. 241p. Bayley, P.B. 1981. Fish yield from the Amazon in Brazil: comparisons with African river yields and management possibilities. Transactions of the American Fisheries Society, 100:351-359. Bayley, P.B. & Petrere, M. 1989. Amazon fisheries: assessment methods, current status, and management options. Canadian Special Publication of Fishery Aquatic Science, 106: 385-398. Becker, B. K. 1997. Amaznia. Editora tica. So Paulo. 112p. Bezerra, M. O. 2009. Current characterization at the Amazon estuary. Geophysical Research Abstracts, Vol. 11, EGU2009-13363 Cavero, B.A.S., R. Roubach, M. Pereira-Filho, D. R. Ituass, R. Crescncio, and A. L. Gandra. 2002. Potential for cage culture of pirarucu (Arapaima gigas) in the Amazon region. Global Aquaculture Advocate, 5: 59-60, 01 Oct. Cerdeira, R. G. P. Isaac, V. J. & Ruffino, M. L. 1997. Consumo de pescado e outros alimentos pela populao ribeirinha do lago Grande de Monte Alegre, PA Brasil. Acta Amaznica. 27(3):213228. Chao, N.L. 2001. Fisheries, Diversity, and Conservation of Ornamental Fishes of the Rio Negro Basin, Brazil A Review of Project Piaba (1989-1999). pp. 161-204. In: Chao, N. L.; Petry, P.; Prang;

36

G.; Sonneschien, L. & Tilusty, M. (orgs.). Conservation and Management of Ornamental Fish Resources of the Rio Negro Basin, Amazonia, Brazil Projeto Piaba. Editora da Universidade do Amazonas, Manaus. 309 p. Chao, N.L.; Petry, P.; Prang, G.; Sonneschien, L.; Tlusty, M. (2001). Conservation and Management os Ornamental Fish resources of the Rio Negro Basin, Amazonia, Brazil Project Piaba. Manaus: EDUA. 310p. Chao, N. L.; Prang, G. 2002. Decade of Project Piaba:reflections and prospects. Disponvel em: http://www.ornamental-fish-int.org/data-area.asp?aid+9818&gid=4838 Cobraphi, 1984. Hidrologia e climatologia na regio amaznica brasileira. Informao disponvel e atividades em desenvolvimento. Seminrio Internacional de Hidrologia e Climatologia da Amaznia. Manaus. Cunha, L. C.; Croot, P.; La Roche, J. Influence of river discharge in the tropical and subtropical North Atlantic Ocean. Limnol. Oceanogr., 54(2): 644648. Fabr, N. N. & Alonso, J.C. 1998. Recursos cticos no alto Amazonas: sua importncia para as populaes ribeirinhas. Boletim do Museu Paraense Emlio Goeldi, sr. Zoologia, 14: 19-55. Fabr, N.N. & Barthem, R.B. 2005. O manejo da pesca dos grandes bagres migradores: piramutaba e dourada no eixo Solimes/Amazonas. Manaus: IBAMA. 114 p. FAO 1995. Cdigo de conduta da pesca responsvel. Food and Agriculture Organization of the United Nations. Disponvel em: http://www.fao.org/fishery/ccrf/1/en. FAO. 1998. Amazon: Fisheries and Aquatic Biodiversity Management Desk Study. FAO/World Bank Cooperative Programme. FAO Report N 98/055 CP-RLC. Food and Agriculture Organization of the United Nations. 55 p. FAO. 2000. Informes sobre temas hdricos 20 El riego em Amrica Latina y el Caribe em cifras. Food and Agriculture Organization of the United Nations. Roma. 348p. FAO, 2009. El Estado Mundial de la Pesca y Acuicultura 2008. Food and Agriculture Organization of the United Nations. 196p. Freitas, C. E. C.; Nascimento F. A. & Souza, F. K. S. 2007. Levantamento do estado de explotao dos estoques de curimat, jaraqui, surubim e tambaqui. pp. 76-100. In: ProVrzea (Ed.). O setor pesqueiro na Amaznia: anlise da situao atual e tendncias do desenvolvimento da indstria pesqueira. IBAMA, Manaus, 122 p. Giacometti, D.C. 1996. Valor dos produtos da biodiversidade do Brasil e estimativas de perda. Caderno Scio-Econmico, 1: 1-14. Goulding, M. 1996. Pescarias amaznicas, proteo de habitats e fazendas nas vrzeas: uma viso ecolgica e econmica. Braslia: IBAMA/BIRD. Relatrio Tcnico para o Projeto Manejo dos Recursos Naturais da Vrzea. 35 p. IBAMA. 1999. Relatrio de Exportao de Peixes Ornamentais [1998]. Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis/MMA. Manaus/AM. IBAMA, 2005. Pesca Amadora. Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis/MMA. Disponvel em: http://www.ibama.gov.br/pescaamadora/ paginas/ menu. php?id=37 IBAMA. 2007. Diagnstico geral das prticas ligadas explorao captura, comercializao, exportao e uso de peixes para fins ornamentais e de aquariofilia. Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis/MMA. Braslia. 214p. 37

IBAMA. (no prelo). Estatstica da Pesca 2007: Brasil e grandes regies e unidades da federao. Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis/MMA. Braslia. 147 p. IBGE, 2009. Mapa da Amaznia Legal - Fronteira Agrcola. http://www.ibge.gov.br/home/geociencias/geografia/mapas_doc3.shtm. Disponvel em:

ISA, 2001. Biodiversidade na Amaznia Brasileira: avaliao e aes prioritrias para a conservao, uso sutentvel e repartio dos benefcios. Instituto Scioambiental. So Paulo. 540p. Isaac, V.J. & Ruffino, M.L. 1996. Population dynamics of tambaqui, Colossoma macropomum Cuvier, 1818, in the Lower amazon, Brazil. Fisheries Management and Ecology, 3:315-333. Isaac, V.J.; Ruffino, M.L. & McGrath, D. 1998. In search of a new approach to fisheries management in the middle Amazon. pp. 889-902. In: Funk, F.; Heifetz, J.; Ianelli, J.; Power, J.; Quinn, T. Schweigert, J.; Sullivan, P. & Zhang, C.I. (eds) Fishery Stock Assessment Models for the 21st Century. Proceedings. Alaska Sea Grant College Program. King, M. 1995. Fisheries biology, assessment and management. Oxford: Fishing News Books. 341p. Leite, R.G. & Zuanon, J.A.S. 1991. Peixes ornamentais aspectos da comercializao, ecologia, legislao e propostas de ao para um melhor aproveitamento. pp. 327-330. In: Val, A.L. & Feldberg, E. (Eds.). Bases cientficas para estratgias de preservao e desenvolvimento da Amaznia: fatos e perspectivas. Manaus: INPA. Lima, A. 1932. Amaznia, a terra e o homem. Brasiliana. Volume 104. 40 Ed. 151p. Lockwood, G.S. 1998. Capital markets and aquaculture failures. Aquaculture Magazine, pp. 37-45. Lovshin, L.L. 1997. Entrevista com Len Lovshin, Panorama da Aqicultura. pp. 26-28. Marceniuk, A. P.; Dos Santos, A. P.; De Figueiredo, J. L.; Casatti, L.; De Carvalho, M. R.; Mincarone, M. M; Menezes, N. A.; Gadig, O. B. F.; Ramos, R. T. Da C.; De Moura, R. L.; Gomes, U. L. 2003. Catlogo das espcies de peixes marinhos do Brasil. In: Menezes, N. A.; Buckup, P. A.; De Figueiredo, J. L.; De Moura, R. L.(eds.) Museu de Zoologia da universidade de So Paulo. So Paulo. 160p. Margulis, S. Causas do Desmatamento da Amaznia Brasileira. Banco Mundial, 1 ed. Braslia, DF, 2003. Martins-Junior, H.; Araujo-Lima, C.A.R.M.; Roubach, R.; Gomes, L.C.; Malta, J.C.O.; Almeida-Val, V.M.F. The effectiveness of stock-enhancement in the Amazon floodplain to increase Colossoma yield. In: 2003 Joint Meeting of Ichthyologists and Herpetologists, 2003, Manaus. 2003. Menezes, N. A. 1996. Methods fos assessing freshwater fish diversity. In Bicudo, M.; menezes, N. A. (Orgs). Biodiversity in Brazil: a first approach. Proceedings of the Workshop Methods for the Assessment of Biodiversity in Plants and Animals held at Campos do Jordo, Brazil, 26-30 May, 1996. P. 289-296. MI, 2008. PAS Plano Amaznia Sustentvel: Diretrizes para o desenvolvimento sustentvel da Amaznia Brasileira. Ministrio da Integrao. Braslia, DF, 112p. Milliman, J. D.; Meade, R. H. 1983. World-wide delivery of river sediment to the oceans. The Journal of Geology. V.91, n. 1, p:1-21. Mitlewski B. 1997. Strengthening dialogue and communication: Lessons from fisheries management in the Amazon. Wald-und Viehwirstschaft, Fischerei, Naturschut. 424: 149-164. Meirelles Filho, J. 2004. O livro de ouro da Amaznia: mitos e verdades sobre a regio mais cobiada do planeta. Ediouro. Rio de janeiro, RJ. 397p.

38

Merona, B. 1990. Fish communities and fishing in a floodplain lake of Central Amazonia. Bulletin Ecology, 21(3):71-76. Merona, B. 1993. Pesca e Ecologia dos Recursos Aquticos na Amaznia. pp. 159-185. In: Furtado, L.; Leito, W. & Mello, A. F. (Eds.). Povos das guas - Realidade e Perspectiva na Amaznia. MCT/CNPq/MPEG, Belm. Merona, B. & Gascuel, D. 1993. Effects of effort and hydrological parameters on the overall abundance of and exploited fish community in a floodplain lake of Central Amaznia. Aquatic Living Resources, 6(1). MMA, 2007. reas Prioritrias para Conservao, Uso Sustentvel e Repartio dos Benefcios da Biodiversidade Brasileira: atualizao Portaria MMA n0 09, de 23 de janeiro de 2007. Srie Biodiversidade, 31. Ministrio do meio Ambiente. Braslia, DF. 300p. Muller- Karger, F. E; Richardson, P. L.; Mcgillicuddy, D. 1995. On the offshore dispersal of the Amazon's Plume in the North Atlantic: Comments on the paper by A. Longhurst, Seasonal cooling and blooming in tropical oceans. Deep Sea Research Part I. Oceanographic Research Papers. Volume 42, Issues 11-12 2127-2131. Nobre, C. A.; Nobre, A. D. 2002. O balano de carbono da Amaznia brasileira. Estud. Av. vol.16 no.45. SoPaulo: Disponvel em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010340142002000200006&script=sci_arttext Nottingham, M. C., Barreto, L. M., Arajo, M. E., Monteiro-Neto, C. Cunha, F. E. A. & Rosa, I. M. L. A explotao de peixes ornamentais marinhos no Cear: captura, manuteno nas empresas e exportao. Boletim Tcnico do CEPENE. v. 13, n. 1, p. 53-73. 2005. Petrere Jr. M. 1989. River fisheries in Brazil: a review. Regulated Rivers: Research and Management, 4: 1-16. Petrere, N.; Barthem, R.B. & Magnawita, A. 1992. A pesca e os recursos pesqueiros. In: Seminrio Internacional sobre meio ambiente, pobreza e desenvolvimento da Amaznia SINDAMAZNIA. Anais, Belm: SCTA/PRODEPA. Petry, P. 1988. Deriva do Ictioplncton no Paran do Rei, Vrzea do Careiro, Amaznia Central, Brasil. Dissertao de Mestrado. Manaus: INPA. 68 p. Prang, G. 2007. An Industry analysis of the freshwater ornamental fishery with particular reference to the supply of Brazilian freshwater ornamentals to the UK market. Uakari, v.3, n.1, p.7-51. Raseira, M.B; Cmara, E.P.L. & Ruffino, M.L. 2006. Gesto participativa dos recursos pesqueiros na vrzea amaznica. Revista Agriculturas Experincias em Agroecologia, 3(1): 32-35. Roubach, R.; Correa, E. S; Zaiden, S.; Martino, R. C.; Cavalli, R. O. Aquaculture in Brazil. World Aquaculture Magazine, Baton Rouge, Louisiana, v. 34, n. 1, p. 28-34, 2003. Ruffino, M.L. 2008. Gestin compartida de recursos pesqueros em la Amazona. pp.307-320. In: Pinedo, D & Soria, C. (Eds.). El Manejo de las Pesqueras em Ros Tropicales de Sudamrica. Bogot: Mayol Ediciones S.A. 459p. Shrimpton, R. Giugliano, R. 1973. Consumo de alimentos e alguns nutrientes em Manaus. Acta Amaznica.(9)1:117-141. Szwarcwald, C. L; Leal, M. C.; Andrade, C. L. T.; Souza Jr, P. R. B. 2002. Estimao da mortalidade infantile no Brasil: o que dizem as informaes sobre bitos e nascimentos no Ministrio da Sade. Cad. Sade Pblica vol.18 n.6. Rio de Janeiro. Disponvel em: http://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2002000600027

39

Suplicy, F.M. 2007. Freshwater fish seed resources in Brazil, pp. 129143. In: M.G. Bondad-Reantaso (ed.). Assessment of freshwater fish seed resources for sustainable aquaculture. FAO Fisheries Technical Paper. No. 501. Rome, FAO. 2007. 628p. Torres, M.; Giarizzo T.; Carvalho Jr., J.; Aviz, D.; Atade M.; Andrade, M. Diagnstico, tendncia, potencial, e polticas pblicas da estrutura institucional para o desenvolvimento da pesca ornamental. Secretaria de Estado de Pesca e Aqicultura do Par. 2008. Verissimo, J. 1892. A Amaznia aspectos econmicos. Biblioteca Jornal do Brasil. Rio de janeiro. 74p. Welcomme, R. L. 1976. Some general and theoretical considerations on the yield of African Rivers. Journal of Fishery Biology, 8:351-364. Welcomme, R.L. 1979. The fisheries ecology of floodplain rivers. London: Longmann. 317p. Whittington, M.; Pereira, M.A.M.; Gonalves, M.; Costa, A. Uma Investigao ao Comrcio de Peixe Ornamental em Moambique. Maputo, 2000.

40

Contatos dos Chefes de Escritrios da SEAP/PR na Amaznia Legal com a finalidade de obter informaes das localidades onde sero realizadas as Oficinas Estaduais.
NOME Sami Pinheiro de Moura CARGO Chefe de Escritrio AC Chefe de Escritrio RO Chefe de Escritrio MA Chefe de Escritrio AM Chefe de Escritrio AP Chefe de Escritrio PA TELEFONE (68) 3212-1307/1325 (69) 3901-5615/5616 (98) 2106-1950 (92) 4009- 3826/3827 (96) 3225-3927 (91) 3243-4360 (91) 3214 8636 (95) 3224-8332 FAX (68) 3212-1325 (69) 3901-5622 (98) 2106-1969 (92) 4009-3842 (96) 3222-3574 (91) 243-4315 E-MAIL Pesca-ac@seap.gov.br sami@seap.gov.br miriam@seap.gov.br Pesca-ro@seap.gov.br jenner@seap.gov.br Solange@seap.gov.br coqueiro@seap.gov.br terezacristina@seap.gov.br Pesca-am@seap.gov.br estevamcosta@seap.gov.br esfecos@hotmail.com Pesca-ap@seap.gov.br ricardolima@seap.gov.br mleite@seap.gov.br paulos@seap.gov.br andreuza@seap.gov.br ENDEREO Rodovia AC-40, N 793 - Segundo Distrito - Rio Branco/AC 69.901-180 Br 364 km 5,5 - Sentido Cuiab - C.P. 35 - Porto Velho/ RO 78.900-970 Praa da Repblica, 147, Bairro Diamante - So Luis/ MA 65.020-500 Rua Macei, 460 Adrianpolis Manaus/AM 69057-010 Avenida Ernestino Borges n 209 Centro Macap/AP 68.908 - 010 Av. Almirante Barroso, 5.384 Bairro de Souza Belm/ PA 66.030-000 Av. Major Willians n 913, Bairro So Francisco - Boa Vista/RR 69.301-110 Alameda Dr. Annibal Molina, S/N - Ponte Nova - Vrzea Grande/MT 78.115-901 Av. NS1 , 201 SUL , Conj. 02, Lote 05 Centro - Palmas/TO 77.015-202

Jenner Tavares

Ivaldo Aguiar Coqueiro Estevam Ferreira da Costa

Ricardo Lima

Paulo Srgio Souza

Antnio Ronildo V. dos Santos

Chefe de Escritrio RR

pesca-rr@seap.gov.br (95) 3624-9685 ronildo@seap.gov.br Nazar@seap.gov.br Pesca-mt@seap.gov.br (65) 3685-8080 santana@seap.gov.br Vanda@seap.gov.br Pesca-to@seap.gov.br (63) 3213 -2641 jozafa@seap.gov.br francinilson@seap.gov.br

Valter Santana

Chefe de Escritrio MT

(65) 3685-8080/ 6595

Jozaf Ribeiro Maciel

Chefe de Escritrio TO

(63) 3213-2641

41

Вам также может понравиться