Вы находитесь на странице: 1из 9

ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAO DO INSTITUTO POLITCNICO DE SANTARM

Dilemas ticos na rea da Comunicao

TICA E DEONTOLOGIA DA ANIMAO SOCIOCULTURAL


ANIMAO CULTURAL E EDUCAO COMUNITRIA 1. Semestre Ano Letivo 2012/2013

Docente -Ramiro Marques Discentes -Alexandra Augusto -Beatriz Couto

ndice
Introduo .......................................................................................................... 3 Cdigo Deontolgico .......................................................................................... 4 Cdigo Deontolgico do Jornalista ................................................................. 4 Notcias que violam o Cdigo Deontolgico do Jornalista .............................. 5 Prtica violada ............................................................................................. 6 Prtica violada ............................................................................................. 7 Concluso .......................................................................................................... 8 Bibliografia.......................................................................................................... 9

Introduo
No mbito da unidade curricular de tica e Deontologia da Animao Sociocultural do 2. ano da licenciatura de Animao Cultural e Educao Comunitria foi-nos proposto realizar um trabalho sobre um dos temas que o docente nos tinha disponibilizado. Inicialmente o tema escolhido por ns foi o dos Dilemas ticos nas reas da Comunicao e da Animao Sociocultural, porque tem a ver com a licenciatura que estamos a tirar e gostaramos de a explorar no que toca aos temas referidos. Escolhemos tambm este tema porque interdisciplinar devido ao facto de, de uma forma ou de outra, j o termos abordado noutras unidades curriculares. Mas, aps termos falado sobre o tema com algumas das nossas colegas, verificmos que o tema de uma delas estava relacionado com o cdigo deontolgico/estatuto do animador. Assim, optmos por abordar apenas o tema da comunicao, porque j que somos poucos, achmos que seria melhor haver uma maior diversidade de temas. Assim, este trabalho ser constitudo pela seguinte estrutura: Inicialmente apresentaremos uma breve descrio de o que o cdigo deontolgico. Em seguida, apresentaremos os deveres e prticas do cdigo deontolgico. Apresentaremos ainda algumas notcias em que este cdigo tenha sido violado, bem como o artigo violado.

Cdigo Deontolgico
O cdigo deontolgico, um documento que regista os deveres e prticas de determinados grupos. Os profissionais que se regem por um determinado cdigo, de acordo com a sua profisso, so obrigados a cumpri-lo sendo sancionados pela ordem, quando o violam. Como foi referido anteriormente, existem profissionais que podem ser sancionados. As sanes vo desde multas, a impedimento de exero dessa funo, suspenso temporal de exercer a profisso, entre outros.

Cdigo Deontolgico do Jornalista

O Cdigo Deontolgico do Jornalista foi aprovado a 4de Maio de 1993. Este cdigo tem os seguintes deveres e prticas:
1. O jornalista deve relatar os factos com rigor e exactido e interpret-los com honestidade. Os factos devem ser comprovados, ouvindo as partes com interesses atendveis no caso. A distino entre notcia e opinio deve ficar bem clara aos olhos do pblico. 2. O jornalista deve combater a censura e o sensacionalismo e considerar a acusao sem provas e o plgio como graves faltas profissionais. 3. O jornalista deve lutar contra as restries no acesso s fontes de informao e as tentativas de limitar a liberdade de expresso e o direito de informar. obrigao do jornalista divulgar as ofensas a estes direitos. 4. O jornalista deve utilizar meios leais para obter informaes, imagens ou documentos e proibir-se de abusar da boa-f de quem quer que seja. A identificao como jornalista a regra e outros processos s podem justificar-se por razes de incontestvel interesse pblico. 5. O jornalista deve assumir a responsabilidade por todos os seus trabalhos e actos profissionais, assim como promover a pronta rectificao das informaes que se revelem inexactas ou falsas. O jornalista deve tambm recusar actos que violentem a sua conscincia. 6. O jornalista deve usar como critrio fundamental a identificao das fontes. O jornalista no deve revelar, mesmo em juzo, as suas fontes confidenciais de informao, nem desrespeitar os compromissos assumidos excepto se o tentarem usar para canalizar informaes falsas. As opinies devem ser sempre atribudas.

7. O jornalista deve salvaguardar a presuno de inocncia dos arguidos at a sentena transitar em julgado. O jornalista no deve identificar, directa ou indirectamente, as vtimas de crimes sexuais e os delinquentes menores de idade, assim como deve proibir-se de humilhar as pessoas ou perturbar a sua dor. 8. O jornalista deve rejeitar o tratamento discriminatrio das pessoas em funo da cor, raa, credos, nacionalidade ou sexo. 9. O jornalista deve respeitar a privacidade dos cidados excepto quando estiver em causa o interesse pblico ou a conduta do indivduo contradiga, manifestamente, valores e princpios que publicamente defende. O jornalista obriga-se, antes de recolher declaraes e imagens, a atender s condies de serenidade, liberdade e responsabilidade das pessoas envolvidas. 10. O jornalista deve recusar funes, tarefas e benefcios susceptveis de

comprometer o seu estatuto de independncia e a sua integridade profissional. O jornalista no deve valer-se da sua condio profissional para noticiar assuntos em que tenha interesses. (Silva, 2011)

Notcias que violam o Cdigo Deontolgico do Jornalista

1. Jornal espanhol publica foto falsa de Hugo Chvez na primeira pgina


Publicao: 24/01/2013 07:21 Atualizao: 24/01/2013 07:56

Foto falsa era o grande destaque do jornal, que foi retirado das bancas
O jornal El Pas de Madrid retirou nesta quinta-feira do seu site uma foto que mostra um homem entubado numa cama de hospital, que havia sido apresentada como uma imagem exclusiva do presidente da Venezuela, Hugo Chvez. "Depois de constatar que a imagem fornecida no correspondia a Chvez", o El Pas explicou que havia paralisado "a distribuio da sua edio impressa e comeou a enviar uma nova edio aos pontos de venda".

Ela foi fornecida ao El Pas pela agncia de notcias Gtres Online, afirmando que se tratava de Hugo Chvez, explica o jornal numa nota publicada no seu site. No texto que acompanhava a foto, o El Pas esclarecia que no havia conseguido verificar de forma independente as circunstncias, o local ou a data na qual ela havia sido tirada.

(em.com, 2013) Prtica violada Nesta notcia foi violada a prtica nmero 6 do Cdigo Deontolgico do Jornalista, pois no verificaram a veracidade da imagem antes desta ser publicada.

2. Entrevista no 'Jornal Nacional' transformou-se numa troca de acusaes entre a jornalista e o bastonrio dos advogados.
O bastonrio da Ordem dos Advogados acusou ontem a jornalista Manuela Moura Guedes de "envergonhar" a classe jornalstica e de violar diariamente o seu cdigo deontolgico. Numa entrevista em directo no Jornal Nacional, que acabou por se transformar numa dura troca de acusaes, Marinho Pinto afirmou ainda que a apresentadora faz "julgamentos sumrios" nas suas entrevistas. "Voc que podia fazer mais pela sua classe", disse Antnio Marinho Pinto, depois de a jorn alista ter afirmado que o bastonrio faz pouco pelos advogados, quando denuncia na praa pblica irregularidades cometidas pelos profissionais da ordem a que preside. Manuela Moura Guedes referia-se s declaraes recentes do bastonrio no Dia do Advogado sobre a existncia de advogados que ajudam os seus clientes a cometer crimes. "O senhor um bufo", disse a jornalista, causando grande irritao ao seu convidado. Marinho Pinto comeou ento a acus-la de "fazer um julgamento disfarado de entrevista".

Durante mais de vinte minutos, os dois envolveram-se numa chuva de crticas, com a jornalista a defender-se das afirmaes de Marinho Pinto. Visivelmente incomodado com a situao, o bastonrio acusou a apresentadora do jornal da TVI de "fazer um espectculo degradante" e de "passar uma m imagem dos profissionais" da estao televisiva. Foi na sequncia desta troca de acusaes que Marinho Pinto disse que Manuela Moura Guedes "devia ter vergonha de fazer o que faz como jornalista". () (Dirio de Noticias, 2009)

http://www.youtube.com/watch?v=OC9ikjydRFE&NR=1&feature=fvwp (dos 3min aos 5:35m)

Prtica violada Nesta entrevista foi violada a prtica nmero 1 e nmero 2 do Cdigo Deontolgico do Jornalista, pois a jornalista no apresentou provas quando estas lhe foram pedidas, mesmo depois de dizer que no acusa ningum sem provas, tambm porque no decorrer de toda a entrevista a jornalista recorre vrias vezes sua opinio.

Concluso
Aquando da pesquisa da informao sobre as noticias acima apresentadas, verificmos que no caso do jornalismo existe uma entidade designada por ERC (Entidade Reguladora para a Comunicao Social), que um mecanismo de autorregulao, que controla as noticias que os meios de comunicao publicam para que no haja uma violao do Cdigo Deontolgico. Verificmos que existem inmeros casos em que o Cdigo Deontolgico do Jornalista violado. Existem alguns jornalistas que para conseguirem uma boa noticia, um largo tempo de antena e exclusividade de informao, esto dispostos a abdicar dos seus valores e deveres jornalsticos, colocando em causa no s a veracidade de algumas notcias como tambm a credibilidade de alguns entrevistados. Conclumos com este trabalho que a profisso de jornalista requer muita ateno e cuidado na informao recolhida e apresentada ao pblico, porque se o jornalista no o fizer, est sujeito a ser sancionado arruinando a sua carreira.

Bibliografia
Dirio de Noticias. (2009). Marinho Pinto: "Voc faz um pssimo jornalismo". Dirio de Noticias , 1:2. em.com. (2013). Jornal espanhol publica foto falsa de Hugo Chvez na primeira pgina. em.com , 1. Silva, J. (01 de Outubro de 2011). Ramiro Marques. Obtido em 25 de Janeiro de 2013, de Scribd: http://pt.scribd.com/doc/46605831/o-que-acontece-quandoo-Codigo-Deontologico-dos-Jornalistas-e-violado http://www.youtube.com/watch?v=OC9ikjydRFE&NR=1&feature=fvwp (dos 3min aos 5min35seg)

Вам также может понравиться