Вы находитесь на странице: 1из 1

ELEMENTO QUMICO

SDIO
A seo Elemento qumico traz informaes cientficas e tecnolgicas sobre as diferentes formas sob as quais os elementos qumicos se manifestam na natureza e sua importncia na histria da humanidade, destacando seu papel no contexto de nosso pas. Natrium, nome latino, fazendo aluso ao natron (minrio de carbonato de sdio, hoje conhecido como trona) proveniente do vale de Natron, perto do Cairo e de Alexandria, do qual h milhares de anos se extraa o carbonato. O nome sdio origina-se de soda custica, substncia da qual ele foi obtido por Humphry Davy em 1807, aos 28 anos de idade, ao fazer a eletrlise da soda custica fundida. Durante muitos anos o sdio metlico era obtido pela reduo do carbonato de sdio com carbono: Na2CO3 + 2C 2Na + 3CO . No entanto, com o barateamento da eletricidade ele passou a ser obtido pelo mtodo original de Davy, com algumas modificaes. Assim, em vez de ser usado o NaOH, hoje eletrolisa-se uma mistura de NaCl com Na2CO3 ou CaCl2. Essa mistura funde a ~600 C, enquanto o NaCl s funde a ~801 C. O sdio metlico usado como agente redutor na obteno de outros metais, como o titnio, Ti, e o zircnio, Zr, a partir dos seus cloretos ou xidos. A indstria de borracha sinttica consome uma grande quantidade de sdio, no entanto seu maior uso na produo de perxido de sdio, Na2O2, e cianeto de sdio, NaCN. No entanto, o uso mais popular do sdio na fabricao de lmpadas a vapor de sdio (amarelas), usadas para iluminao especial de ruas e estradas. A produo mundial de sdio metlico de ~200 mil t/ano. Os sais de sdio esto amplamente espalhados na natureza. Quando colocados no fogo, esses sais conferem chama uma cor amarela caracterstica dos ons de sdio que so excitados com absoro de energia e em seguida se desexcitam, emitindo luz amarela. Muitos processos dos organismos de seres vivos que envolvem membranas so controlados pelo equilbrio relativo dos ons de sdio e potssio presentes. Existe um equilbrio ideal; no entanto, em muitas situaes justamente o desequilbrio desse mecanismo que causa diarria e desidratao em indivduos acometidos por certas doenas e distrbios intestinais. A ingesto excessiva e habitual de sal de cozinha, NaCl, com uma alimentao rotineiramente salgada, causa srios danos sade, podendo levar a pessoa a tornar-se hipertensa. Os sais de sdio so extremamente importantes industrialmente. O cloreto de sdio, NaCl, era usado na Antiguidade como forma de pagamento o que originou o termo salrio. Ele mais usado na manufatura qumica inorgnica do que qualquer outra substncia. Mesmo as rochas fosfatadas perdem para ele. Seu consumo mundial excede 150 milhes de toneladas.
Eduardo Motta Alves Peixoto

Na

Nmero atmico Massa molar Istopos naturais Ponto de fuso Ponto de ebulio

Z = 11 M = 22,98977 g/mol 23 Na Tf = 97,8 C Te = 881,4 C

Poderamos ser os maiores produtores de sal do mundo. Por que no? Os maiores produtores so a Europa (39%) e a Amrica do Norte (34%). O Brasil, junto com a Amrica do Sul e a Oceania, produzem somente cerca de 3% do total. Dois outros produtos so de enorme importncia: Na2CO3, isto , o carbonato de sdio (ou soda), e o NaOH, hidrxido de sdio (ou soda custica), ambos obtidos a partir do NaCl. Cerca de 50% do Na2CO3 usado na indstria de vidros. At recentemente todo esse produto era obtido do NaCl da gua do mar, pelo processo Solvay. No entanto, somente nos EUA, mais da metade da soda provm da minerao da trona, Na3(CO3)(HCO3).2H2O. Uma nica jazida em Wyoming, EUA, excede 10 bilhes de toneladas desse minrio, numa camada de 3 m de espessura mdia por 2300 km2. Os mtodos tradicionais de obteno do carbonato de sdio ou mesmo do bicarbonato de sdio por eletrlise do sal obtido do mar no so competitivos economicamente com o mtodo de minerao da trona, que tambm encontrada no Qunia. O mtodo de eletrlise, em alguns casos, usa eletrodos de mercrio que poluem o ambiente. Assim, como possvel que a extinta Companhia Nacional de lcalis, em Cabo Frio, RJ, fosse competitiva?! O carbonato e o hidrxido de sdio so matrias-primas bsicas e uma enorme variedade de produtos industriais depende deles. Dominar e ser competitivo nesse setor da produo uma condio essencial para a independncia e a competitividade das indstrias qumicas do pas. Muitos setores de nossa economia dependem dessas substncias, como por exemplo o setor txtil, os setores de couros, medicamentos, vidros, tintas e papel, grande parte da indstria alimentcia etc. Para o Brasil, localizar possveis jazidas de trona, por exemplo, crucial. Ou conseguimos ou jamais competiremos realmente na maioria dos setores da indstria qumica e afins. Onde esto os rgos governamentais responsveis pelo setor mineral? E os empresrios? Por que no figurarmos entre os grandes produtores de sal? Quase 200 anos da descoberta do sdio e o Brasil ainda no o produz...
Eduardo Motta Alves Peixoto, bacharel em qumica pela FFCL-USP e doutor pela Universidade de Indiana (EUA), professor associado no Instituto de Qumica da USP-So Paulo.

57

QUMICA NOVA NA ESCOLA Elemento Qumico N 10, NOVEMBRO 1999

Вам также может понравиться