Вы находитесь на странице: 1из 5

Instruo Tcnica n 23/2011 - Sistemas de chuveiros automticos

513

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGCIOS DA SEGURANA PBLICA

POLCIA MILITAR DO ESTADO DE SO PAULO

Corpo de Bombeiros

INSTRUO TCNICA N 23/2011 Sistemas de chuveiros automticos

SUMRIO
1 2 3 4 5 Objetivo Aplicao

ANEXOS
A B Passos bsicos para clculos hidrulicos de chuveiros automticos Sinalizao do registro de recalque do sistema de chuveiros automticos

Referncias normativas e bibliogrficas Definies Procedimentos

Atualizada pela Portaria n CCB 003/600/2011 publicada em Dirio Oficial do Estado, n 194, de 12 de outubro de 2011.

Instruo Tcnica n 23/2011 - Sistemas de chuveiros automticos

515

1 OBJETIVO Adequar o texto da norma NBR 10.897/07 Sistemas de proteo contra incndio por chuveiro automtico da ABNT, para aplicao na anlise e vistoria de projetos/processos submetidos ao Corpo de Bombeiros, atendendo ao previsto no Decreto Estadual n 56.819/11 Regulamento de segurana contra incndio das edificaes e reas de risco do Estado de So Paulo. 2 APLICAO 2.1 Esta Instruo Tcnica (IT) aplica-se a todas as edificaes onde exigida a instalao de chuveiros automticos, de acordo com as Tabelas 6B a 6M.3 do Decreto Estadual n 56.819/11. 2.2 Adotam-se a NBR 10.897 Sistemas de proteo contra incndio por chuveiro automtico, com as adequaes constantes no item 5 desta IT. 2.3 Nos locais destinados a depsito deve ser aplicada a IT 24/11 Sistemas de chuveiros automticos para reas de depsitos. 3 REFERNCIAS NORMATIVAS E BIBLIOGRFICAS NFPA 13 - Standard for the Installation of Sprinkler Systems. 4 DEFINIES Aplicam-se as definies constantes da IT 03/11 Terminologia de segurana contra incndio. 5 PROCEDIMENTOS 5.1 Os sistemas de proteo por chuveiros automticos devem ser elaborados de acordo com critrios estabelecidos em normas tcnicas brasileiras, sendo aceita a norma NFPA 13 da National Fire Protection Association, se o assunto no for por elas contemplado. A classificao do risco, rea de operao, tabelas e demais parmetros tcnicos devem seguir os critrios contidos nas normas tcnicas. 5.2 Para fins de apresentao junto ao Corpo de Bombeiros, deve ser elaborado um projeto tcnico com simbologia atendendo ao contido na IT 03/11 - Terminologia de segurana contra incndio, devendo ser apresentado o projeto preliminar, de acordo com as normas tcnicas, contendo o esquema isomtrico da rea de operao e caminhamento da tubulao at o abastecimento de gua. 5.2.1 O projeto executivo do sistema de chuveiros automticos no necessita ser encaminhado para anlise junto ao Corpo de Bombeiros, mas deve estar disposio na edificao para suprir possveis dvidas do agente vistoriador. 5.3 Nas edificaes onde houver exigncia da instalao do sistema de chuveiros automticos, deve-se atender a toda rea de edificao, podendo, a critrio do projetista, deixar de abranger a casa do zelador, quando localizada na cobertura. 5.4 Nas edificaes existentes, onde no exista exigncia do sistema de chuveiros automticos ou quando este for proposto como soluo tcnica alternativa, pode ser utilizada a instalao parcial, atendendo-se s demais exigncias previstas nas normas tcnicas oficiais.

5.5 A critrio do projetista, a instalao de chuveiros automticos em casa de mquinas, subestaes, casa de bombas de incndio, sala de gerador e similares onde haja exclusivamente equipamentos eltricos energizados, pode ser substituda pela instalao de detectores, ligados ao sistema de alarme do prdio ou ao alarme do sistema de chuveiros automticos. 5.6 A substituio prevista no item 5.5 fica limitada a compartimentos com rea mxima de 200 m. 5.6.1 Aplicam-se os mesmos critrios para os CPD localizados no interior das edificaes, sendo que os compartimentos ficam com rea mxima limitada a 40 m desde que exista compartimentao entre CPD e os ambientes adjacentes. 5.7 Nos casos de edificaes com ocupao mista, a reserva de incndio deve ser calculada em funo da vazo de risco mais grave e do tempo de funcionamento do risco predominante. 5.8 O dimensionamento do sistema deve ser feito por clculo hidrulico. 5.8.1 O dimensionamento por tabelas pode ser utilizado nas situaes de ampliao ou modificaes de sistemas existentes. 5.9 Nos casos em que hidrantes e mangotinhos sejam instalados em conjunto com o sistema de chuveiros automticos, as vazes e presses mnimas exigidas na IT 22/11 - Sistemas de hidrantes e de mangotinhos para combate a incndio, devem ser garantidas, sendo somadas as reservas efetivas de gua para o combate a incndios, atendendo aos requisitos tcnicos previstos nas normas tcnicas oficiais. 5.10 Nas edificaes elevadas, constitudas de mltiplos pavimentos, sero aceitos os limites mximos previstos na NBR 10897 para cada vlvula de governo e alarme, sendo que aps a instalao de pelo menos uma para cada limite de rea atendida, os demais pavimentos podem conter apenas as chaves de fluxo secundrias, ficando sob o controle da respectiva vlvula de governo e alarme. 5.10.1 Caso a reserva e bomba sejam elevadas, no h necessidade de previso de Vlvula de Governo e Alarme (VGA) na prumada principal, mantendo-se as Vlvulas de Comando Secundrio nos pavimentos. 5.11 Quando no houver necessidade da instalao de mais do que uma vlvula de governo e sendo a reserva efetiva, situada acima do pavimento mais elevado, a instalao desta vlvula de governo pode ser dispensada, substituindo-se por vlvula de reteno instalada na expedio da bomba e chave de fluxo para acionamento do alarme, de modo que atenda s funes da vlvula de governo e alarme. 5.12 O gongo hidrulico, normalmente presente nas vlvulas de governo e alarme, pode ser substitudo pelo alarme eltrico, interligando a mesma ao sistema de alarme principal da edificao, de forma a avisar quando passar gua no sistema a partir do funcionamento de um nico chuveiro. 5.12.1 O circuito do alarme de que trata este item deve ser supervisionado. 5.13 O registro de recalque para chuveiros automticos deve conter sinalizao e indicao claras, de forma a ser diferen-

516

Regulamento de segurana contra incndio das edificaes e reas de risco do Estado de So Paulo

ciado do recalque do sistema de hidrantes, de acordo com o Anexo B desta IT. 5.14 No so aceitas placas de orifcio para balanceamento do sistema de chuveiros automticos. 5.15 Quando for necessria a reduo de presso, em sistemas conjugados ou no, devem ser utilizadas vlvulas redutoras de presso, aprovadas para o uso em instalaes de proteo contra incndios. 5.16 Nos locais com forros combustveis, os chuveiros automticos devem ser instalados acima para proteo do espao entre-forro.

5.17 Quando houver forros incombustveis, os chuveiros automticos devem ser instalados para proteo do espao entre-forro somente se houver carga de incndio. 5.17.1 As eletrocalhas fechadas no caracterizam carga de incndio para os critrios de proteo estabelecidas neste item.

Instruo Tcnica n 23/2011 - Sistemas de chuveiros automticos

517

ANEXO A
Passos bsicos para clculos hidrulicos de chuveiros automticos A tcnica de projeto hidrulico pode ser resumida em 15 passos bsicos. Estes passos podem ser usados como um guia para o projeto do sistema ou como um check list para a anlise do projeto: Passo 1: Identificar a ocupao ou o risco a ser protegido; Passo 2: Determinar o tamanho da rea de aplicao dos chuveiros automticos; Passo 3: Determinar a densidade de projeto exigida; Passo 4: Estabelecer o nmero de chuveiros contidos na rea de clculo; Passo 5: Determinar o formato da rea de clculo; Passo 6: Calcular a vazo mnima exigida para o primeiro chuveiro; Passo 7: Calcular a presso mnima exigida para o primeiro chuveiro; Passo 8: Calcular a perda de carga entre o primeiro e o segundo chuveiro; Passo 9: Calcular a vazo do segundo chuveiro; Passo 10: Repetir os Passos 8 e 9 para os chuveiros seguintes at que todos os chuveiros do ramal estejam calculados; Passo 11: Se a rea de clculo se estender at o outro lado do subgeral, os Passos 6 at 9 so repetidos para o lado oposto. Os ramais que cruzam devero ser balanceados com a mais alta presso de demanda; Passo 12: Calcular o fator K para a primeira subida, com fatores adicionais calculados para as linhas desiguais; Passo 13: Repetir os Passos 8 e 9 para as subidas (ao invs de chuveiros) at que todas as subidas da rea de clculo tenham sido calculadas; Passo 14: Computar a perda de carga no ponto de abastecimento com as compensaes devido a desnveis geomtricos, vlvulas e acessrios e diferena de materiais da tubulao enterrada; Passo 15: Comparar a vazo calculada com o suprimento de gua disponvel.

518

Regulamento de segurana contra incndio das edificaes e reas de risco do Estado de So Paulo

ANEXO B
Sinalizao do registro de recalque do sistema de chuveiros automticos
I REGISTRO DE RECALQUE ENTERRADO E DE PAREDE

OBSERVAO: O REGISTRO DE RECALQUE DO SISTEMA DE HIDRANTES DEVER SER SINALIZADO DA MESMA FORMA ACIMA, PORM SUBSTITUINDO-SE AS LETRAS SPK POR HID.

Вам также может понравиться