Вы находитесь на странице: 1из 4

ESCOLA SECUNDRIA COM 2 E 3 CICLOS ANSELMO DE ANDRADE

ANO LECTIVO 2009-2010 MATEMTICA NOME: ___________________________________________ Funes - 2 7 ANO DE ESCOLARIDADE N: ____ DATA: ___/___/___

Tarefa 3 Mquina das perguntas


O Joo pretende utilizar um novo programa no seu computador, a Mquina das perguntas. O programa gera ecrs semelhantes ao da figura 1. Na caixa da esquerda, deve ser introduzido um elemento, por exemplo, o nome de um pas. Na caixa da direita, o programa devolve um novo elemento, neste caso o nome da sua capital. Os temas vo variando.

ACTIVIDADE 1

No tema Capitais, o Joo introduziu Eslovnia e obteve o nome da sua capital,

como se pode observar nas figuras 2 e 3:

1.1.

Sugere trs pases que o Joo pode introduzir neste tema e a resposta que o computador lhe devolve.

1.2.

Com os pases de 1.1 completa os espaos em branco. Estabelece a correspondncia entre o conjunto de pases A = {Eslovnia, __________,__________, __________} e o conjunto de cidades B = {Liubliana,__________, __________, __________}, colocando as setas que associam os elementos correspondentes no seguinte diagrama sagital.

Nesta correspondncia observa-se que: A cada elemento do conjunto A (pas) corresponde um elemento do conjunto B (a cidade que a sua capital); A cada elemento do conjunto A (pas) corresponde
Diagrama Sagital

apenas

um

elemento

do

conjunto B (a cidade que a sua capital) isto , essa capital nica.

Quando uma correspondncia verifica estas duas condies diz-se que uma Cada elemento do conjunto A designa-se por objecto;

funo:

Cada elemento do conjunto B que corresponde a algum elemento do conjunto A designa-se por

imagem;
Ao conjunto de todos os objectos, d-se o nome de domnio da funo e representa-se por D; D = {Eslovnia, __________, __________, __________} Ao conjunto de todas as imagens d-se o nome de contradomnio e representa-se por D ou CD; CD = {Liubliana, __________, __________, ___________} Uma funo uma correspondncia entre dois conjuntos que a cada elemento x do primeiro conjunto associa um e um s elemento f(x) do segundo conjunto (correspondncia unvoca). ACTIVIDADE 2 Os ecrs seguintes mostram quatro temas: Nmero de letras, Potncias, Razes e Nmeros menores:

2.1 Para cada um dos temas apresentados, indica trs elementos diferentes que o Joo pode introduzir e as respostas que esperas que o computador devolva. Representa, no teu caderno, cada uma das correspondncias que obtiveste usando diagramas sagitais. 2.2. Indica quais destas correspondncias so funes. Justifica a tua resposta.

ACTIVIDADE 3

Uma correspondncia pode ser representada por um conjunto de pontos de um grfico

cartesiano para cada ponto, a abcissa indica um objecto e a ordenada indica a respectiva imagem.
Os grficos que se seguem representam quatro correspondncias:

3.1. Indica quais destas correspondncias so funes e quais no o so. Justifica a tua resposta.

3.2. Para cada uma das funes que identificaste em 3.1 indica o domnio e o contradomnio.

ACTIVIDADE 4

Na tabela que se segue est representada uma correspondncia x y entre duas

variveis, em que cada uma delas assume seis valores. Esta correspondncia uma funo.

4.1

Indica o seu domnio e contradomnio.

4.2

Completa a) g(4) = b) g( ..) = 6

4.3

Nesta correspondncia h dois objectos distintos que tm a mesma imagem. Indica quais so os objectos e a respectiva imagem.

4.4

No teu caderno constri um grfico cartesiano que represente a funo.

Uma funo pode ento ser definida (representada) por meio de: - Um diagrama sagital; (actividade 1) - Um grfico cartesiano, (actividade 3 e 6); que o conjunto de pontos do plano que tm por coordenadas (x,y) sendo y = f(x) o Os valores do domnio marcam-se no eixo xx, (varivel independente) o Os valores do contradomnio marcam-se no eixo yy, ( varivel dependente) - Uma tabela; (actividade 4 e 5) ACTIVIDADE 5 Observa a tabela.
Lado do quadrado (cm) Permetro (cm)

2 8

3 12

4 16

5 20

10 40

5.1 Esta correspondncia uma funo? Justifica.

5.2 Indica o domnio e o contradomnio.

5.3 Completa: - a imagem de 2 - o objecto que tem por imagem 16 - f (3) = ... - f (10) = ... - f (...) = 20 , (sendo f a funo definida na tabela).

ACTIVIDADE 6

O grfico representa o consumo de gasleo de um jeep turbo diesel, em funo da

distncia percorrida. Para a funo representada graficamente, indica: 6.1 o domnio; 6.2 o contradomnio; 6.3 o objecto que tem por imagem 20.

6.4 A imagem de 50.

BOM TRABALHO!

Вам также может понравиться