Вы находитесь на странице: 1из 92

Le vritable voyage de dcouverte ne consiste pas chercher de nouveaux paysages, mais avoir de nouveaux yeux.

x. Marcel Proust - A La Recherche du Temps Perdu

TERA-FEIRA, 8 DE MARO DE 2011

Nos 50 anos da publicao de "Arquitectura Popular em Portugal"

Nota - esta mensagem est ainda em construo, por incompleta e desequilibrada. Trata-se por isso de uma releitura da Arquitectura Popular em Portugal, que sugere pistas e temas a desenvolver.

Faz agora 50 anos que foi publicado o Inqurito Arquitectura Popular em Portugal. Cinquenta anos passados uma leitura daArquitectura Popular em Portugal, d-nos um extraordinrio retrato do Pas rural da segunda metade dos anos cinquenta, e como o viam os jovens arquitectos da gerao do ps guerra. Realizado a partir de uma ideia de Keil do Amaral, lanada na revista Arquitectura em 1947, retomada dois anos depois, durante a breve direco do Sindicato dos Arquitectos (Keil do Amaral eleito Presidente em 1948 sendo impedido em 1949 de tomar posse por imposio do Governo), o Inqurito Arquitectura Regional vem a efectuar-se entre 1955 e 60, com o apoio do Ministrio das Obras Pblicas, que no Dec. Lei n 40 349 de 19/10/55, pretendia: "..a valorizao da arquitectura portuguesa, estimulando-a na afirmao do seu vigor e da sua personalidade e apoiando-se no propsito de encontrar um rumo prprio para o seu engrandecimento".

Apresentado e publicado em 1961 em 2 volumes, pelo Sindicato dos Arquitectos com o ttulo de "Arquitectura Popular em Portugal" numa edio que se esgota, foi reeditado em 1980, pela Associao dos Arquitectos, numa edio muito justamente dedicada a Francisco Keil do Amaral.

Arquitectura Popular em Portugal - 2 Volume da 1 edio

Arquitectura Popular em Portugal 2 edio 1980

O Inqurito

O Inqurito no foi, nem podia ter sido - dadas as condies em que foi realizado - homogneo nos mtodos e na "filosofia", com que cada equipa abordou o problema e a respectiva regio. De um modo geral tratou-se de uma aproximao realidade da arquitectura popular, numa viso mais disciplinar (as formas da arquitectura popular), do que antropolgica (os modos de vida do povo). Mas se as diversas equipas procuraram na arquitectura popular sobretudo o que ela tem de racional e mesmo de funcional, e por isso, as suas relaes com a arquitectura moderna - que ento estes arquitectos praticavam ou pretendiam praticar - nem por isso o Inqurito deixou de servir para colocar aos arquitectos a necessidade da aproximao s realidades nacionais, e chamar a ateno para mtodos e estudos, que implicavam outras disciplinas como a histria, a economia, a geografia,a psicologia e a antropologia. No campo disciplinar e caricaturando diramos que os arquitectos partiram procura de Le Corbusier e dos seus 5 pontos e encontraram uma realidade muito mais vasta, que os aproximava mais de F. L. Wright e de Alvar Aalto. Portugal Continental foi dividido em 6 Regies para cada uma das quais se constitui uma equipa de trs elementos. (Num momento em que se volta a considerar a regionalizao, tem interesse ponderar esta diviso do Pas, que no corresponde ento tradicional e existente diviso administrativa). Zona 1 Minho - Fernando Tvora (1923-2005) /Rui Pimentel (1924-200?) /Antnio Menres
Fernando Tvora, participou na ODAM (1947/52), assistente na EBAP a partir de 1951, foi membro dos CIAM, e tinha, data do incio do Inqurito, realizado o Bairro de Ramalde, o bloco de habitaes na Foz do Douro, e o Mercado de Santa Maria da Feira .

Rui Pimentel, pertenceu ODAM, tinha realizado com Mrio Bonito, o bloco de habitaes do Ouro (1950) e como pintor neorrealista, assinando Ar.Co. tinha participado nas Exposies Gerais de Artes Plsticas (1946-56)

Zona 2 Trs-os-Montes - O. L. Filgueiras (1922-1996) /Arnaldo Arajo (1925-1984) / Carlos Carvalho Dias
Octvio Lixa Filgueiras, em 1955 publica pelo Instituto de Alta Cultura, o primeiro dos seus trabalhos sobre as embarcaes do Douro. Em 1957 torna-se assistente na ESBAP.

Arnaldo de Arajo, ainda sem o diploma de arquitecto (que iria obter em 1957, com uma CODA decorrente do Inqurito) tinha participado na equipa do CIAM X.

Zona 3 Beiras - Keil do Amaral (1910-1975) /Jos Huertas Lobo (1914-1987) /Joo Jos Malato (19262003)
Francisco Keil do Amaral, o mais velho e o impulsionador da ideia, com uma extensa obra realizada de que se destacam o Pavilho de Portugal na Exposio de Paris em 1937, o Parque de Montes claros-Monsanto, o Aeroporto de Lisboa, o pavilho da Fil, etc. Publicou Arquitectura e a Vida, e Lisboa-Cidade em Transformao. Foi membro fundador do ICAT e foi o principal dinamizador das Exposies Gerais.

Zona 4 Estremadura Nuno Teotnio Pereira (1922)/Antnio Pinto de Freitas/Francisco Silva Dias (1930)
Nuno Teotnio Pereira, data do incio do Inqurito j tinha realizado a Captao de gua na lezria do Tejo em Valada do Ribatejo, 19481949; a Igreja das guas em Penamacor, 1949-1953 (publicada na revista Arquitectura n 60 e onde colaboraram os artistas plsticos Jorge Vieira, com o grande crucifixo de bronze, Antnio Lino com o mosaico do baptistrio e Antnio Paiva com os painis de madeira policromada. A pia baptismal de Teotnio Pereira, aproveita uma pedra esculpida pela gua de uma ribeira); a Sub-estao da EDP de guas Santas em Ermezinde, 1950; os Conjuntos de habitao social Braga, Castelo Branco, Pvoa de Santa Iria, Barcelos e V. N. Famalico, 19501960; a Fbrica do Consrcio Laneiro de Portugal em Lisboa, 1951-1957 e com A. Pinto de Freitas e com Bartolomeu Costa Cabral o Edifcio das guas Livres, em Lisboa 1953-55 (com dois grandes murais em mosaico de Almada Negreiros, relevos de pedra de Jorge Vieira no soco do edifcio, um painel de beto de Jos Escada e um vitral de Cargaleiro).

Zona 5 Alentejo - Frederico Jorge (1915 1994) /A. Azevedo Gomes/A. M. Antunes Zona 6 Algarve - Artur Pires Martins (1914-2000)/Celestino Castro(1920-2007)/Fernando Ferreira Torres (1922 - 2010)
Celestino de Castro tinha realizado duas preciosas habitaes no Porto. A habitao Jos Braga 1948/50 apresentada como CODA, e publicada na revista "Arquitectura" n. 32. e a habitao no Amial 1950/52 .

Cada zona apresentada numa introduo em que cada equipa salienta as opes e escolhas dos exemplos recolhidos, e apresenta uma contextualizao histrica e geogrfica. A cada equipa dada liberdade para orientar o seu inqurito mas todas apresentam um Mapa Tipolgico, um quadro-sntese das tipologias inquiridas e sua localizao. Cada exemplo documentado com desenhos (levantamentos, mapas, por vezes croquis) e fotografias. Os valores plsticos

De salientar a qualidade das fotografias que acompanham os levantamentos arquitectnicos, beneficiando da expressividade conferida por serem a preto e branco. Os arquitectos do inqurito, todos formados nas Escolas de Belas Artes e alguns deles dedicando-se pintura, so sensveis ao valor plstico dos elementos e materiais e sobretudo as suas texturas, nas arquitecturas observadas. O Inqurito realiza-se num momento em que terminam as Exposies Gerais, em que a cultura neorrealista, na literatura e nas artes plsticas, vai dando lugar a pesquisas estruturalistas em torno das linguagens. No campo das artes plsticas, em Portugal surgem as primeiras obras abstractas. No plano internacional, particularmente em Paris, alguns artistas procuram dar s suas telas relevos granulosos, conferindo-lhes valores tcteis e explorando essas qualidades plsticas. Jean Dubuffet (19011985) constri as suas telas com uma textura semelhante a paredes onde surgem figuras quase graffiti infantis. Criou com estas pinturas o conceito de Art Brut que ir influenciar a prpria arquitectura dos anos seguintes, na utilizao da plasticidade dos materiais naturais.

Chtaine aux hautes chairs 1951 leo e tcnica mista sobre painel - 64.9 x 54 cm Guggenheim Museum, Ney York

Porta envernizada 1957 leo s/ tela com colagem 189.2 x 146 cm Guggenheim Museum, New York

Foto pormenor de porta Ifanes Trs-os-Montes , zona 2 Inqurito Arquitectura Regional 1955/61 SNA

Antoni Tpies (1923), catalo, instalado em Paris em 1950, comea a criar um conjunto de pinturas, englobando na tela e na tinta gesso, areia e cola. No entanto as suas telas, ao contrrio de Dubuffet, no tem uma atitude provocadora ou irnica, procurando sim a plasticidade das diversas texturas dos materiais utilizados, um prazer na viso tctil, em que os seus quadros adquirem uma solene poesia "quand la matire lourde et lente commence a parler avec une force d'expression incomparable" (quando a matria pesada e lenta comea a falar com uma fora expressiva incomparvel) segundo as suas prprias palavras.

C. 89 quadrado ocre gris, tcnica mista 90 x 90 Coleco privada frica do Sul

Pintura 1955. Tcnica mista sobre tela. 96 x 145 cm. Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofa. Madrid. Espaa.

foto pormenor do paramento de parede (granito e xisto) - Olela S. ta Senhorinha de Basto Cabeceiras de Basto zona 1 Inqurito Arquitectura Regional 1955/61 SNA

Alberto Burri (1915-1995) inicia em 1952 pinturas com uma potica semelhante de Tapies mas utilizando pedaos de sacos (serapilheira) para dar materialidade sua pintura, criando - pelas cores que utiliza, pelos fragmentos de tecido, pelos buracos - uma angstia ento conotada com a filosofia de Sartre.

"Sacco IV" 1954 e pormenor - serapilheira, algodo, cola, seda e leo sobre tela. 114 x 76 cm. Coleco de Anthony Denney. Londres.

Composition, 1953. leo, tinta dourada e cola sobre serapilheira e tela 86 x 100 cm Solomon R. Guggenheim Museum

Foto aparelho de muro (adobo e xisto), Praia do Furadouro, zona 1 Inqurito Arquitectura Regional 1955/61 SNA

Do mesmo modo, alguns escultores como Henry Moore (1898-1986) e Barbara Hepworth (1903-1975) procuram nestes anos utilizando as potencialidades expressivas dos materiais, criar espaos "ocos" que pertencem escultura do mesmo modo que os espaos "cheios", e perfurar a massa contnua da escultura com um "furo," fazendo o objecto mais transparente e a envolvente participar na prpria obra de arte. Nas formas suas esculturas o interior oco da escultura torna-se mais importante do que a massa.

Henry Moore - Reclining Figure 1959

Barbara Hepworth - Escultura de jardim 1960, the Hirshhorn Museum Washington, D.C.

Le Corbusier e Ronchamps. Le Corbusier, no sem causar uma considervel polmica nos crculos disciplinares, projecta e constri, entre 50 e 55, a igreja de Notre Dame du Haut, em Ronchamps.

A procura de uma diferente articulao entre edifcio - ambiente natural, a potica do lugar, um edifcio que se resolve num "ncleo" plstico, duro e compacto, com algo de escultrico, carregado de uma fora expressiva que se acentua na utilizao dos materiais, os muros rugosos rebocados a branco, contrastando com os elementos de beto aparente, a geometria orgnica e o abandono do "ngulo recto", iro provocar

a perplexidade dos seus seguidores mais ortodoxos, mas iro ter um enorme impacto na obra dos arquitectos portugueses que ento realizam o Inqurito.

O Inqurito alguns exemplos


A leitura passados 50 anos da Arquitectura Popular em Portugalrevela a extraordinria dimenso e riqueza do Inqurito, e por isso neste texto apenas se do alguns exemplos escolhidos um pouco ao acaso, com a curiosidade de muitos dos exemplos revelaram situaes que se mantm e outros, como no Algarve, em que as transformaes (e as destruies!) foram enormes.

Zona 1 Minho, Douro, Beira Litoral


Fernando Tvora (1923-2005) /Rui Pimentel (1924-200?) /Antnio Menres

O inqurito da zona 1 (uma faixa litoral, entre o rio Minho e o rio Mondego) inicia-se por uma abordagem hidrografia, orografia e geologia da zona, e ao seu clima. Segue-se uma breve histria e tipologia dos assentamentos humanos, desde a pr-histria at aos nossos dias, focando os castros, as cidades de origem romana, alguns edifcios romnicos e gticos, os edifcios e a estrutura urbana do sculo XVI e XVII(Viana do Castelo e Braga), os solares do sculo XVIII, o Porto do sculo XIX. Segue-se uma abordagem de tipos de povoamento com os seus espaos pblicos (Mondim de Basto, Guimares, Vila do Conde,).

Inicia-se de seguida o inqurito arquitectura propriamente dito, de que escolheremos apenas alguns exemplos. As casas de Lavoura Anta S. Paio, Guimares casa de lavoura

Balazar Guimares

Sobreira Carapeos Barcelos Casa sequeiro Nesta outra casa de Carapeos, chamada do Olival, temos uma belssima casa-sequeiro, que alm de nos dar uma planta fora do comum, ou pelo menos numa variante inesperada, oferece-se como um exemplar equilibradssimo, sob o ponto de vista plstico. A primeira particularidade da planta ter a cozinha no meio do corpo da casa, como que isolada. A segunda que, ao contrrio do costume, em que o seu tecto constitudo pelo telhado, lanou-se um soalho por cima, o que, como no podia deixar de

ser, forou a execuo da chamin sobre a lareira. Mas, como dizamos, pela expresso, a exterior em particular, que a casa do Olival nos atrai. A fachada quebrada, a reduzida dimenso dos ps direitos e as duas sequncias, de prumos de madeira no segundo piso, e pilares de granito por baixo, em frequncias diferentes, alm de se oporem horizontalidade marcante do conjunto, reforam o agradvel efeito de repouso e aconchego para quem atentamente a observe. A falta de paralelismo entre o alinhamento dos mesmos pilares de pedra e a parede que se situa atrs, vem ainda retirar toda a dureza, pela sensao de espontaneidade ou at ingenuidade do jogo dos elementos. Depois, o contraste das seces e das matrias, da obra e da vegetao, e por fim, esse equilbrio de antagonismo coordenado entre as formas reticuladas c brancas da casa e a natureza envolvente.

A casa assente em pilotis

Os Espigueiros A equipa 1, dedica particular ateno aos Espigueiros ou Canastros verdadeiros silos, erguidos sobre colunas e inantigveis aos seus principais inimigos: os ratos e os pssaros.

De facto os espigueiros correspondem ideia de arquitectura que estes arquitectos ento perseguem, ou seja uma concepo funcional e utilitria, com uma estrutura e uma construo simples, segundo um modelo cuja forma invarivel por toda a parte. Uma caixa comprida e estreita, coberta por duas guas de telha ou lousa, com divises interiores removveis e porta num dos topos. Dos muitos exemplos apresentados, escolhi o caso do Lindoso, pela sua espectacular concentrao e por permanecer ainda nos nossos dias. Parada do Lindoso Planta de uma eira comum rodeada de espigueiros

O Lindoso na actualidade foto Paulo Melo in http://travel.webshots.com/

Os Pormenores e elementos arquitectnicos Olela S. ta Senhorinha de Basto, Cabeceiras de Basto Habitao e pormenor do paramento de parede.

As Capelas de peregrinao Tendo porventura presente Ronchamps de Le Cobusier, a equipa referencia as capelas de peregrinao, de fisionomia ridente e esplndida j que a cal no falta, e que se distinguem nos cumes dos montes. Lindoso Capela de Santa Maria Madalena

Noras e Moinhos Tambm so assinalados as noras e os moinhos (de traco animal ou elicos), de que se destaca o de Perafita com o aspecto inslito reforado pelo encontro agudo das duas paredes, figurando como que a quilha duma embarcao, recordando que desde o sculo XVI, estreita a ligao, no trabalho de madeira, entre a construo naval e os moinhos. Perafita Penafiel Moinho de linho

Moinho de linho pormenor do engenho

O Mapa Tipolgico da zona 1

Zona 2 Trs-os-Montes
O. L. Filgueiras (1922-1996) /Arnaldo Arajo (1925-1984) / Carlos Carvalho Dias

Na minha opinio ser o mais antropolgico dos inquritos, pela ateno dada, para alm das pessoas, aos objectos, aos instrumentos agrcolas e aos carros de bois, e nestes s razes da sua decorao. O inqurito da zona 2 , abre com uma brevssima introduo em que se expe com pequenas plantas,

a Altimetria e Rios, a Geologia Terra Fria e Terra Quente, as Culturas, e Sentido das Correntes de Trocas. explicitamente referido o CIAM X. O X CIAM realizado em Agosto de 1956, em Dubrovnic torna efectiva, com a constituio do TEAM X, a ciso que se esboara em 1953, no IX CIAM de Aix-en-Provence, de um grupo de arquitectos, dos quais se destacavam Peter e Alison Smithson, Aldo Van Eyck, Giancarlo De Carlo, Jaap Bakema, Georges Candillis, e Shadrach Woods, a que agora se juntam e Jose Coderch, Ralph Erskine, e Alexis Josic. O que basicamente se encontra em discusso so os contedos do desenvolvimento urbano, da cidade e do territrio, e a conscincia de que os princpios, dogmatizados, do Movimento Moderno e, sobretudo, a Carta de Atenas, esto no s esgotados, como no permitem dar resposta aos novos problemas que se colocam a arquitectos e urbanistas. Neste CIAM X participam os arquitectos Fernando Tvora com o Mercado de Santa Maria da Feira, e Viana de Lima com o Hospital Regional de Bragana. exposto o trabalho Habitat Ruralrealizado por uma equipa de que fazem parte Octvio Filgueiras, Viana de Lima, Fernando Tvora, Arnaldo Arajo, Carvalho Dias e Alberto Neves, realizado no tempo do Inqurito Arquitectura Popular, e que mostra a procura das expresses do pas real. De notar a participao dos trs membros da equipa da zona 2.

Grelha CIAM X Dubrovnik 1956

O inqurito da zona 2 inicia-se por abordar trs povoaes:

Montes no Maro

Montes -O trajecto das cabras a caminho do Monte A conformao da estrutura urbana depende tambm dos percursos animais.

H nesta equipa de arquitectos uma particular ateno ao interior das habitaes, ao mobilirio e aos objectos, vida quotidiana dos seus moradores, numa palavra casa vivida.

Sob esta fotografia Montes Interior da casa da tecedeira, o texto que se transcreve na ntegra: Tambm com muito poucos passos se medem as casas. Por casa, entenda-se um espao fechado onde o frio e a chuva se imiscuem com maior ou menor dificuldade, mas que , afinal, o ltimo reduto da vida do indivduo. Normalmente na penumbra,com uma, duas ou trs pequenas entradas de luz, que chega para fazer outros tantos buracos claros recortados no cho negro, s vezes com tabiques precariamente dispostos, sempre mostrando uma coleco heterognea de pertences, estes espaos, que circunscrevem a vida em resguardo, apresentam valores to vlidos como os das nossas casas, ou ainda mais, somente com a diferena de que, a par dum aspecto de penria extrema, existe uma sobrevalorizao proveniente do ar pessoal com que as coisas aparecem feitas, pousadas e utilizadas. Devassar uma intimidade destas tem muito mais de ntimo porque em tudo perdura o ar do seu dono. Em meia dzia de pormenores sem importncia, saltam-nos aos olhos todas as funes, hbitos, maneiras dos ocupantes. Pode existir uma nica pea, o que o caso geral. Mas, mesmo assim, com o carcter unicelular do autenticamente amebiano, destrinam-se os espaos e as funes moda de vacolos, e percorrendo a sucesso de catres, de arcas, da mesa e de algumas cadeiras, e da zona mais substancialmente recheada de caarolas e pratos, sentimos o ciclo das vinte e quatro horas de cada dia a perpassar da forma de sempre, da mesma forma limitada de sempre. O que se no v o que marca essa sucesso de dias de vinte e quatro horas aparentemente uniformes - um ano agrcola pior, uma doena, a morte dum animal ou duma pessoa mais chegados, a carta que se esconde timidamente entre a roupa e que, por vezes, atravessou milhares de quilmetros at chegar ao seu destino. O resto pode ser o fumo, o musgo, o encortiado de muitos anos que do o tom s coisas, mas que no passam duma epiderme tosca a encobrir coraes iguais aos nossos. Montes Uma Casa

Montes planta da casa do sr. Jos Tamanqueiro

Rio de Onor

A equipa da zona 2 cita expressamente o etnlogo (Antnio) Jorge Dias (1907-1973) que havia j publicado dois trabalhos sobre Trs-os-Montes: em 1948, Vilarinho da Furna, Uma Aldeia comunitria, e em 1953 Rio de Onor - Comunitarismo Agro-Pastoril, publicado pelo Centro de Estudos de Etnologia Peninsular do Instituto de Alta Cultura.

Rio de Onor Uma rua

Rio de Onor A rua na actualidade

Rio de Onor Porta de varanda

Rio de Onor Planta de uma casa Rio de Onor Uma lareira circular

Ifanes, Miranda do Douro

Ifanes esquema da povoao

Ifanes ptio

corte longitudinal do treato do mesmo ptio

vista do treato Ifanes pormenor de porta carral

Textura e Nobreza dos materiais

A acompanhar este conjunto de fotografias Muro de Vedao

Duas Igrejas O Granito

Duas Igrejas Telhados

um wrightiano texto de inspirao neorrealista sobre a beleza e a plasticidade dos materiais naturais: Textura e nobreza dos materiais... A pedra que, penosamente, foi cortada sob o Sol escaldante; a madeira, contando toda a sua histria centenria, no emaranhado dos seus veios; a telha humilde que formas toscas e mos calejadas ofereceram em holocausto ao Sol, nos terreiros da cozedura... Portanto, nobreza na humildade e majestade, na presena que cada um de tais elementos acusa fortemente para si. E sabedoria, na maneira como os homens souberam deix-los falar por si mesmos, e os sujeitaram s vicissitudes das necessidades e s contingncias da sua utilizao. Desde a fala reticente dos muros encastelados que toscamente, separam os lombos hirsutos de restolho, at s paredes - polifonia adusta em que os volumes acompanham a extrema maleabilidade dum material que s aparentemente rgido e inerte ; desde os vos, tomados pelo negro do vazio ou pelo escuro das madeiras queimadas pelo tempo, at s coberturas fortemente estriadas pelas nervuras das capas e canais dum vermelho que se vai esvanecendo ou que ficou reduzido a um trgico tisnado de velhice; paisagem, casas e homens aparecem-nos talhados pela mesma forma de ciclopes, ainda que gigantes caseiros, criados a migas de vinho e embalados no marcado compasso do Mirandum.

A equipe apresenta ainda Pites das Jnias, no Barroso. Pites das Jnias Um dos ncleos da povoao

O Vale do Douro Apenas com texto e fotografias, inicia-se com uma planta esquemtica da regio do vinho do Porto e com uma fotografia do Douro onde navegam dois barcos rabelos. Note-se que a equipa da zona 2 liderada por Octvio Lixa Filgueiras, ento j um investigador e perito sobre os barcos tradicionais portugueses. A regio demarcada do vinho do Porto

Capelas e espaos de feiras O inqurito da zona 2 dedica ento uma parte s capelas, salientando os Campanrios, e aos espaos de feiras. Barroso. Capela de alpendre, no cimo de um outeiro. Cortes e planta

A equipa dedica uma parte do seu trabalho pintura popular nas capelas da regio de que se mostra um dos exemplos apresentados. Vale da Castanheira, prximo de Chaves. A Ceia uma das pinturas que ocupam as quatro paredes duma pequena capela.

Os locais de feira Caarelhos. Terras de Miranda. Local da feira. Capela, alpendre e mesas de pedra.

Alado parcial do alpendre

Corte transversal do alpendre e um pormenor do alpendre e das mesas exteriores

Finalmente um apontamento de arquitecturas urbanas, de Bragana, Lamego, Miranda do Douro, Chaves , S. Joo da Pesqueira, Mura, Freixo de Espada Cinta.

Zona 3 Beiras
Keil do Amaral (1910-1975) /Jos Huertas Lobo (1914-1987) /Joo Jos Malato (1926-2003)

O inqurito zona 3 organizado em quatro partes. 1) A primeira parte, Panormica, dividida em A Regiocom aspectos da paisagem, da geologia, climatologia e culturas e em A Traos Largos, os povoados da Beira com fotografias de Alvoco da Serra, Sortelha, Sabugal, Outeiro da Vinha. Segue-se Moreira de Rei e Castelo Novo, com o levantamento da praa com o pelourinho. Moreira de Rei

Castelo Novo

Finalmente, o levantamento do forno comum e o Tronco do ferrador de Parada e o levantamento do poo pblico e a Feira de Lardosa. Parada

Lardosa

2) A segunda parte Zonas Diferenciadas e Construes Tpicas, apresenta um mapa de sub-regies e um conjunto de desenhos e fotografias dos diversos tipos de casas de cada uma dessas sub-regies identificadas de A a G. Nesta parte apresentado o Mapa Tipolgico.

3) A terceira parte intitula-se os Porqus. Inicia-se com O Povoamento da Beiraum pequeno texto com uma sntese da histria do povoamento da regio, acompanhado de dois mapas Tipos de Povoamento e Economia Agrcola. Segue-se A Estrutura dos Povoadoscom trs exemplos de povoados condicionados pela orografia, com fotografia: Barco e Monsanto na Beira-Baixa e Loriga na Beira-Alta. Depois povoados estruturados em funo da explorao agrcola: Valezim na Beira Alta, com a explorao do milho; Marialva, tambm na Beira Alta em que j possvel o centeio e algumas oliveiras; um terceiro exemplo apresentado Travanca (Lafes) onde tambm se plantam vinhedos. Numa pgina refere-se os Castelos, com Sabugal (planta fotografia panormica) e fotografias de Sortelha, Trancoso e Almeida. De seguida uma breve referncia presena da Igreja, com uma planta e uma vista area do Largo da S (Antnio Jos Pereira) em Viseu e duas panormicas de Coimbra. De seguida um levantamento com desenhos e fotografias, intitulado Quanto aos Edifcioscom vrios exemplos de santa Comba Do, Santa Cavadoude, Gralheira, Arrifana, Linhares, etc. com particular ateno aos materiais, tecnologias construtivas, e elementos da construo. Santa Cavadouve

Santa Comba Do

Pal

Ainda um outro pequeno captulo Tambm o Climaem que se apresentam e justificam as Varandas. Pedrogo Pequeno e Guarda

Santa Cruz da Trapa

Moimenta

Um captulo intitulado As Condies Econmicas um condicionamento da mais alta importncia para a sua (da Zona)Arquitectura, onde se apresentam os Espigueiros e os mercados de Santa Comba e de Marialva. Prendendo-se com este captulo um outro A Organizao Socialem que se expe as relaes de vizinhana, nos pequenos e nos maiores povoados, e como elas condicionam a arquitectura, exemplificando com casas populares e casas fidalgas. Esta III parte termina com a referncia s construes religiosas num pequeno captulo intitulado A Igrejaa que se segue As Vicissitudes da Histrianuma breve referncia presena dos Judeus e as suas marcas nas edificaes (cujo exemplo mais conhecido Belmonte) e ainda aos que no sculo XVIII emigraram para o Brasil e voltaram para construir as suas casas. 4) A quarta parte Formas e Expresses, aborda a Arquitectura regional da Beira sob o aspecto plstico. Num primeiro captuloSuperar a Estrita Funo Superar estrita funo , pois, uma condio fundamental para que as construes se transformem em obras de Arquitectura. Super-la sem a obliterar, bvio. Dar aos elementos funcionais poder emotivo, mas sem para isso os mascarar ou lhes anular as razes de ser. Na Beira, fora dos povoados de maior vulto, no so correntes as edificaes em que as bases materiais tenham sido francamente sublimadas pelo poder da Arte. Hbitos seculares de estrita economia e desconforto fazem com que o rural da Beira se contente com solues construtivas rudimentares, sem preocupaes estticas a enobrec-las. Contudo, apesar da escassez de meios e da ausncia de solicitaes espirituais, aparecem, aqui e alm, solues que se impem pela harmonia dos volumes simples, pelos efeitos de claro-escuro, pela riqueza dos paramentos, pela elegncia das varandas, pelo lanamento das escadas exteriores, ou por outros aspectos menos comuns. Quanto organizao espacial interna dos edifcios, so menos frequentes as solues de verdadeiro interesse arquitectnico e, por isso mesmo, aparecem minimizadas neste estudo. S nalguns casos esparsos, de que Malpica constitui, porventura, o exemplo mais valioso, a compartimentao, o dimensionamento e a valorizao dos espaos internos revelam imaginao e sensibilidade criadora. As mais das vezes, pobreza de meios com que se organizam, aliam-se uma acentuada pobreza de imaginao e uma notria ausncia de interesses estticos.

No segundo captulo A Arquiectura Erudita e a Arquitectura Popular procura-se analisar as influncias recprocas, documentando com imagens dos Pelourinhos, Alminhas e Cruzeiros, bem como elementos arquitectnicos. E a equipa de Keil do Amaral termina o seu inqurito arquitectura beir com uma espcie de concluso que partindo da arquitectura beir se pode estender a toda a arquitectura popular em Portugal, apontando pistas para posteriores investigaes. Assim num captulo intitulado A Definio das Constantes na Expresso da Arquitectura Beir , em que considerando que no sendo uma tarefa simplesparece vantajoso ensai-la escrevem Reuniram-se nestas ltimas pginas, para facilitar a apreciao do problema, algumas fotografias de edificaes tpicas da Beira, em que figuram duas igrejas (Lourosa e Covilh), um solar (Rabaal), algumas casas de habitao e uma cmara municipal (Santa Comba Do). O mais antigo desses edifcios foi construdo h dez sculos e o mais recente h dez anos. So diversas, portanto, as respectivas funes e as pocas em que os ergueram. fora de dvida, apesar disso, que evidenciam traos comuns. No os de um estilo determinado, nem os que poderiam resultar duma funo idntica, mas os que decorreram das imposies do meio. A simplicidade dos volumes e das composies salta vista, bem como o geometrismo elementar das articulaes das massas construtivas e dos elementos que as definem, completam ou valorizam. Robustos, slidos e sem devaneios, os edifcios assentam pesadamente na terra. uma Arquitectura mscula e humilde, a da Beira Alta e da Beira Baixa. De propores modestas, dominantes horizontais, disciplinada e sem arrogncia. At os solares barrocos revelam continncia e humildade nas fantasias da composio. Exibem enquadramentos de vos mais ricos de molduras, brases mais aparatosos, tectos mais enfeitados e decoraes de talha dourada nas capelas; mas os volumes, a modulao, as propores, a horizontalidade, permanecem sem grandes alteraes. Continuam humildes no aparato. A comparao com edifcios tpicos da mesma poca e finalidade, da Alemanha, da ustria, de Espanha ou do Mxico colonizado, far ressaltar com evidncia tais caractersticas. Outro aspecto a acentuar o do hermetismo das edificaes. Do absoluto predomnio das paredes sobre os vos, s contrariado nas varandas envidraadas, que so, alis, elementos exteriores a paredes pouco rasgadas. Imposies de ordem tcnica, climatrica e econmica, encontram-se na base dessas solues fechadas, macias, que um nvel primevo de existncia e de concepes fizeram perdurar. Livra-te dos ares que eu te livrarei dos males - diz-se ainda na Beira. E raro abrir-se uma janela numa alcova ou num quarto.Cremos bem, de resto, que de um modo geral (embora mais acentuadamente no interior do Pas) as caractersticas apontadas so tpicas da Arquitectura portuguesa. A sobriedade, a horizontalidade e o hermetismo caracterizam, com efeito, as edificaes tpicas de regies mais vastas do que as da Zona em estudo. Explicam, alis, em certa medida, a persistncia do romnico ou de

feies romanizadas entre ns, a manuteno das armaes de madeira de tipo paleocristo nas coberturas das igrejas gticas da Estremadura, o partido meridional, mediterrnico, da Batalha, a concentrao de decorao, mesmo a Manuelina, em certos pontos de edifcios sbrios e compactos, a secura ordenada do Pombalino, a feio comedida do nosso Barroco, e vrias outras facetas portuguesas da Arquitectura erudita, alm das que mais acentuadamente, evidenciam as feies regionais da Arquitectura popular.

Zona 4 Estremadura
Teotnio Pereira/Pinto de Freitas/Silva Dias

A zona 4 compreende a rea limitada pela costa e uma linha quebrada, de vrtices em Setbal, Abrantes, Coimbra e a Praia de Mira. Trata-se por isso de uma zona heterognea, dominada pela cidade de Lisboa, abrangendo algumas povoaes com vocao turstica como a Nazar no litoral e bidos e Sintra mais no interior, povoaes piscatrias, povoaes ribeirinhas e povoaes rurais e agrcolas. A equipa apresenta por isso um conjunto de quatro mapas, Densidade da Populao, Diviso da Propriedade, Formas de Cultivo e Tipos de Povoamento, para enquadrar o seu inqurito. Nesta primeira parte apresenta-se um conjunto de arquitecturas, de que destacmos: Azenhas do Mar, exemplo de quando o ncleo se fixa em elevaes, as ruas ganham movimento e surgem as rampas e as escadas, aliadas a disposies engenhosas de valetas que permitem o rpido escoamento de enxurradas. As casas amontoam-se em perspectivas de prespio. H nas solues um

recurso constante linha curva, superfcie empenada ou aos socalcos que nascem espontneamente pela necessidade de fazer concordar dois planos, ou vencer, servindo-se da prpria rocha, um desnvel e nele integrar a casa e o terreno. As ruas enovelam-se ou quebram-se em pequenos troos, na necessidade de adaptao. O aglomerado ganha uma maleabilidade quase orgnica. A preciosidade do terreno impe uma dimenso justa, de acordo com as exigncias da escala humana. As ruas estreitas e tortuosas foram feitas para os pees ou para os animais. Os automveis so intrusos. Azenhas do Mar foto de Arquitectura Popular em Portugal e na actualidade.

De bidos h uma apreciao do Largo: O largo de bidos exemplo dum arranjo urbano que, embora no planificado, possui grande interesse, pela sua organizao espacial, distribuio do equipamento e justeza da escala. O burgo vive dentro de muralhas que lhe limitam a extenso e condicionam a malha urbana as ruas fundamentais, largas s de alguns metros, escravizam-se a uma convergncia para a entrada principal, aberta a sul. O largo apresenta-se na sua maior dimenso perpendicularmente a esse movimento. A rua principal, fechada e estreita, alarga-se subitamente para o observador que a percorra. O espao do largo surge de surpresa e o ponto para a sua primeira viso escolhido: em primeiro plano o pelourinho e um muro, alguns metros mais abaixo o terreiro, empedrado, com desenhos de basalto negro no fundo branco de vidrao. Duas rampas de largura diferentes, uma contnua e outra quebrada por degraus, ligam os dois nveis. Sob as rvores, faz-se o mercado, e na concavidade formada pelos muros situa-se, no eixo que o pelourinho determina, o fontanrio que se ope ao portal da Igreja de Nossa Senhora, pea fundamental no conjunto da composio. O largo definido a poente pela fachada contnua da rua, mas dissolve-se pelo aglomerado no lado oposto. H uma sucesso fluida de espaos, um desdobrar constante de novas perspectivas um muro de suporte e uma escadaria que envolve um cruzeiro e descobre um outro largo, uma rua tortuosa que se esconde sob um arco... No lado norte, ao nvel da rua, dominando todo o largo o chafariz, a entrada da igreja e o mercado , rasga-se um telheiro alongado e baixo, sem guardas que quebrem a vista para quem se senta no banco corrido ao longo da parede. Tudo acarinha a observao e o convvio. No pavimento, um desenho ritmado contrasta com as grandes linhas de composio do terreiro.

Escolhemos desta zona dois conjuntos arquitectnicos que se mantm: Nossa Senhora do Cabo no Cabo Espichel Um dos mais interessantes exemplos apresentados, que deu a conhecer essa extraordinria e belssima obra de arquitectura, o conjunto de Nossa Senhora do Cabo situado no planalto que o cabo Espichel lana sobre o mar.

O conjunto deve-se romaria de Nossa Senhora do Cabo, tem como fulcro a igreja e do-lhe corpo as instalaes para os peregrinos. A origem l-se em lpide da poca, colocada numa das alas: CASA DE NOSSA S: / DE CABO FEITAS POR/ CONTA DO SRIO DOS/SALOIOS NO ANO DE/ 1757/P.ACOMDAO DOS/MORDOMOS QUE VIEREM DAR BODO.

A vida do aglomerado seria intensa, uns quantos dias por ano, enquanto os crios ou grandes peregrinaes l se conservassem. Para ento, havia todo o equipamento que a vida desde o sculo XVIII at ao princpio dos nossos dias exigia. Alm das casas e do templo, um teatro, padaria, cozinhas colectivas, fontes e cocheiras integram-se no conjunto. Em contraste com a totalidade dos aglomerados, de gnese espontnea, este aparece-nos racionalizado e como produto duma composio. A estrutura fundamenta-se no vasto largo rectangular o arraial , definido pelo plano da fachada da igreja e pelas duas alas paralelas. O topo nascente aberto, mas o espao limitado pelo cruzeiro e pela casa da gua. O comprimento dos dois corpos, que as casas dos peregrinos formam, diferente enquanto ao norte o ritmo das arcadas vence 63 vos, ao sul no passa de 47 ; deste modo, quem se dirige para o santurio, vindo pela estrada de Sesimbra, compreende o recinto sem ainda ter atingido o terreiro. Para os que esto dentro dele, a massa da igreja evidencia-se, embora se integre intimamente no conjunto, atravs do enquadramento que as duas alas lhe determinam. A decorao da fachada do templo, as volutas ingnuas entre a sobriedade rude das duas torres, o portal decorado e a sequncia do desenho dos arcos marcados pelo escuro do paramento recolhido, aliam-se numa escala que se adivinha

colectiva, mas no exclui a presena do indivduo, e fazem do largo um dos mais belos conjuntos da regio, s com paralelo, j dentro duma concepo erudita, no Terreiro do Pao, em Lisboa.

Os dois corpos que delimitam o vasto recinto central oarraial so as peas mais importantes de todo o conjunto arquitectnico, no s pelo excepcional valor plstico da sua arcaria, como tambm pelo seu invulgar significado social. Estes elementos destinam-se ao alojamento dos romeiros, por famlias, As hospedarias, assim so chamados, constam dum piso trreo, loja, ou dum sobrado e em ambos os casos se compem duma nica sala, com recanto para cozinhar. Toda a construo evidencia ntida influncia da arte de edificar dos seus promotores, os saloios, quer no apuro do emprego da pedra, quer.na pormenorizao.

Na actualidade

Casas dos ilhus Picanceira Mafra

Na actualidade

Podemos encontrar certa semelhana formal com a banda de habitaes no Weissenhof, Stuttgart de 1927 de J.J.Peter Oud

Os Palheiros A equipa ao debruar-se sobre a utilizao da madeira, refere uma outra tipologia ento muito frequente na costa da zona, os Palheiros, construes em madeira, que beneficiam da proximidade do pinhal de Leiria. Como vive esta gente? Vive com simplicidade nos palheiros, casa ideal para pescadores ou para um velho filsofo como eu. construda sobre espeques na areia, com tbuas de pinho e um forro por dentro aplainado. Duram tanto ou mais que a vida: cheiram que consolam, quando novas, a resina, a rvore descascada e a monte; ressoam como um velho

bzio e so leves, agasalhadas, transparentes. Por fora escurecem logo, e envelhecendo caem para o lado ou para a frente; por dentro conservam uma frescura extraordinria, e quando se abre uma janela, abre-se para o infinito. No cho dois tijolos para o lume, em esteiras alguns peixes a secar Arredores de Figueir dos Vinhos

Palheiros da Tocha Na costa baixa, ocupada pelo pinhal de Leiria, as extensas matas, a areia e a presena do mar conjugam-se como factores de um tipo de Arquitectura estreitamente ligado s condies ecolgicas. As construes so de madeira, cujo emprego nobilitado por uma tcnica tradicional e apurada, e que, pela leveza que confere obra, permite elev-la sobre pilares, de modo a fugir invaso da areia que, empurrada pelo vento que omar sopra, passa livremente sob ela. As habitaes apresentam geralmente um esquema muito simples, circunscrito a uma forma rectangular, e desenvolve-se num nico piso, ou por vezes em dois, sendo ento o primeiro destinado a arrecadao. A cobertura de telha com duas guas. Interiormente, a casa reserva, nos exemplos mais elementares, a zona que se abre rua ou praia para sala de fora, e a cozinha com a ligao com a varanda ou os quartos que se abrem para o lado oposto.

Curiosamente a equipa sobre os palheiros no cita Raul Brando que em os Pescadores lhes dedica algumas pginas de que citamos: Como vive esta gente? Vive com simplicidade nos palheiros, casa ideal para pescadores ou para um velho filsofo como eu. construda sobre espeques na areia, com tbuas de pinho e um forro por dentro aplainado. Duram tanto ou mais que a vida: cheiram que consolam, quando novas, a resina, a rvore descascada e a monte; ressoam como um velho bzio e so leves, agasalhadas, transparentes. Por fora escurecem logo, e envelhecendo caem para o lado ou para a frente; por dentro conservam uma frescura extraordinria, e quando se abre uma janela, abre-se para o infinito. No cho dois tijolos para o lume, em esteiras alguns peixes a secar (ver a Zona 6, onde esta obra de Raul Brando citada, provavelmente pela presena na equipa de Celestino de Castro, um portuense como Raul Brando)

Praia de Mira

As casas dos Avieiros Os Avieiros, denominao encontrada em Alves Redol, que a equipa cita: Incerto o po na sua praia, s certa a morte no mar que os leva, eles partem. Da Vieira-de-Leiria vm ao Ribatejo. Aqui Labutam. Alguns voltam ainda, vidos da saudade do seu Mar. Muitos ficam. Avieiros lhes chamam no Bordade-gua Avieiros Alves Redol
(Nota - Avieiros um romance de Alves Redol (1911-1969), publicado em 1942. Em 1975 Ricardo Costa realizou para a RTP um filme documentrio com o mesmo ttulo e baseado na obra de Redol.)

As casas dos avieiros, na bacia do Tejo, construdas em madeira, segundo a tcnica da regio e donde emigrara, eram montadas, previdentemente, sobre estacaria que as protegia da devastao das guas transbordantes.

Q. Alqueido

Ainda uma referncia aos moinhos muito frequentes no litoral muito ventoso.

A finalizar o Inqurito da zona 4, faz ainda uma referncia s capelas e arquitectura erudita de Tomar e Sintra.

Zona 5 Alentejo
Frederico Jorge / Azevedo Gomes / A. M. Antunes

A Zona 5 foi limitada a Sul e a Oeste por uma linha poligonal, cujos vrtices assentam em Aljustrel, Alccer do Sal e Vendas Novas, estende-se esta linha at ao Tejo, limite Norte, at fronteira, que a extrema pelo Leste. O inqurito da Zona 5 inicia-se por um captulo Factor Geogrfico, em que so apontados a densidade da populao, a constituio geolgica dos terrenos, com um Mapa Geolgico da Zona, a hidrografia, e o clima. Neste item so apresentadosDiagramas Climticos.

Dada a importncia que a agricultura tem na populao alentejana (70%), segue-se uma pgina AgroPecuria, sobre as actividades agrcolas, e uma outra Factores de Evoluo. De seguida Organizao Social, com fotografias de trabalhadores: o Pastor, o Trabalhador e o Feitor, de uma Monda, de uma Tourada e de uma Feira. O inqurito debrua-se de seguida sobre a Ocupao do Territrio, a Distribuio da Populao e Estruturas Urbanas,com mapas e fotografias de algumas povoaes. Passa de seguida a Materiais de Construo, sua Aplicao Directa na Arquitectura, onde se refere a utilizao dominante da cal, do tijolo e da taipa, ilustrado com fotografias de pormenores de construo e sua execuo Taipa, Tijolo, Abobadilhas, Pedra, Madeira e Materiais Diversos. S ento se aborda a Arquitectura da Zona. Num texto inicial cita-se de Oswald Spengler (1880-1936) aDecadncia do Ocidente a casa a expresso mais pura que existe da raa. A partir do momento em que o homem, tornando-se sedentrio, no se satisfaz j com um simples abrigo e constriuma habitao slida, aparece essa expresso que dentro da raa homem elemento do quadro biolgico - distingue uma das outras raas dos homens, na Histrica Universal propriamente dita, correntes de existncia, prenhes de significao muito mais anmica, psquica. A forma primria da casa qualquer coisa que o homem sente, que com ele cresce, sem que este saiba nada dela. Como a concha do nautilus, como a colmeia das abelhas, como o ninho dos pssaros, possui a casa a sua evidncia interior; e todos os traos dos primitivos costumes e formas de existncia, de vida conjugal e familiar, da estrutura colectiva, acham-se reproduzidas na planta da casa e nas suas principais partes. Refere-se, de seguida, os dois grandes grupos da habitao alentejana: a casa que pertence aos aglomerados populacionais e a construo isolada - o monte. Enquanto que no primeiro domina a instalao habitacional, no segundo prepondera a funo agrcola. Cita-se Jorge Dias: O elemento annimo que resulta em parte da concepo pr-romntica de Herder, levou alguns etngrafos a defender a opinio de que o povo era uma espcie de criador colectivo, como se existisse uma alma popular colectiva. Hoje est inteiramente provado que a criao sempre individual o que lhe confere aparentemente carcter annimo - mais a atitude mental do povo (vulgar) que se costuma apropriar do que lhe interessa sem se dar ao cuidado de fixar o nome do autor.

No s se apropria como modifica, aperfeioa ou deturpa, conforme a fidelidade da memria ou a prpria capacidade criadora. para justificar a importncia do papel individual na arquitectura popular, e a dificuldade em estabelecer tipologias para a Zona considerada. Assim a equipa vai dividir a Zona em sub-regies, utilizando uma Carta do prof. Aristides Amorim Giro (1895-1960), e explorar a arquitectura de cada uma destas sub-zonas: Areias, Barros,Serra de Borba, Plataforma de vora, Barros de Beja, e Alm Guadiana.

Em cada uma destas subregies, aborda-se a arquitectura popular e a arquitectura erudita, na sua concentrao urbana e em (poucos) pequenos povoados. Areias (Castelo de Vide, Nisa, Marvo e Portalegre). Numa das casas refere-se a propsito do p-direito de 2,26 como umamedida bem cara a Le Corbusier, j que a medida base do MODULOR. Habitao vista do quinta e entrada da casa

Planta

Corte

Planta do conjunto

Anexos para o gado

Barros (Ponte de Sor, Alter do Cho, Aviz, Sousel, Fronteira, Monforte, Arronches, Elvas e Campo Maior). Serra de Borba (Estremoz, Borba, Vila Viosa e parte do Alandroal) Plataforma de vora (Arraiolos, Montemor-o-Novo, Viana do Alentejo, vora, Redondo, Alandroal, Reguengos e Portel) Barros de Beja (Alvito, Cuba, Vidigueira, Beja e Ferreira) Alm Guadiana (Mouro, Barrancos, Moura e Serpa) Moura Monte Branco da Serra

O inqurito zona 5 encerra com uma referncia e uma panormica de Mrtola.

Zona 6 Algarve
Pires Martins/Celestino Castro/Fernando Torres

O Inqurito Zona 6, reveste-se de um interesse particular, j que realizado antes do boom turstico que iria transformar o Algarve em Allgarve! O Inqurito inicia-se por uma Introduo Geogrfica, com a limitao e caracterizao da zona, que abrange o Algarve, o Alentejo Litoral, a Bacia do Sado e uma parte do Baixo Alentejo, acompanhada por mapas da Economia agrcola, de Tipos de povoamento e divises geogrficas e por fotografias. Sem formular juzos de valor, compare-se a imagem de Quarteira Loul, com a Quarteira da actualidade.

De seguida o inqurito apresenta Dois Povoados Um Morgadio Os povoados so Burgau (Vila do Bispo), no litoral entre Lagos e Sagres,

e Fontes da Matosa (Silves), no interior

O Morgadio de Arge e do Reguengo (Portimo), grandes instalaes agrcolas, na poca j em declnio e onde hoje est instalado o Morgado do Reguengo Golf Club. Segue-se um captulo Estrutura Urbana , com referncias a Silves, Aljezur, Vila do Bispo, Monchique e Albufeira.

Albufeira foto do inqurito e foto na actualidade

O inqurito apresenta de seguida aspectos de Olho, Fuseta, e Porto Covo. Segue-se um captulo Clima, onde se relaciona as arquitecturas com o clima. Depois Materiais e Processo de Construo No captulo seguinte intitulado Tipos de Habitao, apresentam-se diversos tipos de habitao da zona de que selecionamos os conjuntos de Olho e da Fuseta.

A equipa da zona 6, para fundamentar as relaes com o norte de frica na arquitectura destas duas povoaes algarvias, cita frases (a azul) de um texto, Olho Agosto 1922, de os Pescadores(1923) do portuense Raul Brando (1867-1930), de que se reproduz a passagem na ntegra : H meio sculo, Olho entranhado de Salmoura e perdido no mundo, vivia s do mar.Todos se conheciam. Os que no eram martimos eram filhos ou netos de martimos, contrabandistas uns, e outros pescadores costeiros e pescadores do alto que iam cavala a Larache. A pesca costeira, a das caadas, fazia-se com groseiras, grandes espinis, para o cachucho, o goraz, o safio, a carocha, o ruivo, a abrtea e a pescada; e com a arte da xvega, em cales e botes, puxando a tripulao o aparelho para terra enquanto o arrais, numa pequena lancha, a calima, vigiava o lano e dirigia a manobra. Havia muito peixe e a vida era extraordinria. Toda a noite o chamador batia de porta em porta com um cacete: Arriba com Deus, mano Joo! Nesta arte ia ao mar quem queria os pequenos, os humildes e os fracos todos de varino e por baixo nus. Levas a bara? perguntava o arrais. Era o essencial. Dizia-se de um homem pobrssimo: Aquilo umhomem sem bara nem lasca. O dinheiro arrecadava-o o dono num monte com uma esteira por cima, e distribua-o enfiando o brao por um buraco e tirando um punhado de cobre ao acaso: Toma l! Fazia as contas que entendia e os pobres diziam: O que ele tem enricado custa daquela esteira!... E as mes s filhas: filha, Deus queira que no olhes para home que ande na arte!.A pesca do alto fazia-se em caques cobertos, de vinte cinco a trinta toneladas, com duas velas triangulares. Este barco voava. Ia a Setbal, a Lisboa, s Berlengas, ao Porto, e s voltava a casa no S. Joo, no Natal e nas festas grandes do ano. As mulheres esperavam pelos maridos com alvoroo dando outra mo de cal nas casas. Tripulavam-no vinte e cinco homens e dois ces, que ganhavam tanto como os homens. E mereciam-no. Era uma raa de bichos peludos, atentos um a cada bordo e ao lado dos pescadores. Fugia o peixe ao alar da linha, saltava o co no mar e ia agarr-lo ao meio da gua, trazendo-o na boca para bordo. O caque pescava e vendia pela costa fora. s vezes sucedia-lhes estarem em Lisboa, abrigados do temporal, longe da terra em dias de festa, no da procisso do Senhor dos Passos, por exemplo a que o martimo nunca falta vestindo o melhor fato e pondo a cartola na cabea: Compadre, vamos ns procisso? Ventania rija, vagalho de meter medo na barra... Por cima da gua ou

por baixo da gua, vamos sempre. E iam. Martimos extraordinrios, no usaram nunca agulha de marear: sabiam onde estavam pelo cheiro. Outro barco, o do navego, comprava gneros em Almeria e Gibraltar, palma na Barbria (Marrocos) ou ia a S. Martinho buscar o pero que tem fama, levando do Algarve o figo, a alfarroba e o peixe sco para vender. O conjunto de Olho de notar que, tanto em Olho como na Fuseta, os alados destes conjuntos correspondentes s entradas no se distinguem da banalidade das construes vizinhas, no tendo o interesse plstico das zonas posteriores.

O conjunto da Fuseta

O Inqurito Zona 6 termina com um captulo Elementos de Valorizao, pretendendo destacar alguns aspectos que qualificam a arquitectura algarvia: as platibandas e as chamins, a organizao dos ptios interiores, a aplicao da cal, as molduras nas capelas e igrejas, os rotulados nos vos de janelas. Estas formas e arquitecturas, iro ser utilizadas de uma forma mais ou menos feliz (infelizmente mais menos !) nos chamados aldeamentos tursticos, a partir do boom do turismo algarvio dos anos sessenta.

As consequncias da Arquitectura Popular em Portugal


Sero diversas, quer no campo do debate arquitectnico quer no campo operativo, as consequncias do inqurito publicado em 1961. Por um lado ele serviu - quase definitivamente - para desmistificar as diversas correntes ou verses da "Casa Portuguesa" e do tradicionalismo folclrico do gosto oficial, pequeno burgus, ento ainda em prtica, pela recolha que fez das experincias vivas da arquitectura popular ou espontnea. Por outro lado o Inqurito trouxe para as Escolas, e particularmente para a ESBAP, uma nova ateno ao mundo rural e aos meios urbanos degradados, ou seja, uma nova ateno para a realidade concreta da situao portuguesa, e que se traduzir no ensino da escola do Porto em dois vectores ou direces de trabalho: 1. as operaes Matosinhos e os inquritos aos bairros degradados da cidade (Operaes realizadas sob a direco de Octvio da Lixa Filgueiras, no mbito da disciplina Arquitectura Analtica I e II (com a seguinte sequncia: 1960/61 - "Universidade"; 1962/63 - "Matosinhos" (esta mobilizando toda a Escola); 1963/64 - "Miragaia";1964/65 a 1968/1969 - "Barredo".

Desenhos de Vasco Morais Soares da operao Universidade

2. as "codas" de anlise e interveno nos ambientes rurais, com uma motivao claramente ideolgica, neorrealista e politizada, ainda que fosse apenas pela denncia da condio urbana e rural dos anos sessenta nacionais. As "CODA" de anlise e interveno no meio rural so iniciadas em 1957 com Arnaldo de Arajo (1925-1984), com um rigoroso, bem documentado e metodologicamente exemplar trabalho intitulado "Formas do Habitat Rural - Norte de Bragana, Contribuio para a estrutura da Comunidade".

A que se seguiro em 1962, Joaquim Alves da Silva (1927) com"Alguns Aspectos do Habitat na Regio Alentejana";

Em 1963, Joaquim Jos Dias (1932) com "Recuperao de Aldeias - Espinhosela, Bragana", este j com um sentido mais operativo no se limitando anlise da realidade rural;

E finalmente, em 1964, Srgio Fernandez (1937), com"Recuperao de Aldeias (equipamento colectivo) Rio De Onor, Bragana", intervindo com uma proposta de um equipamento colectivo - a Casa do Povo projecto de importante significado, no s na estrutura comunitria do povoado, como na recuperao de tecnologias e linguagens populares.

O equipamento colectivo

As consequncias no campo operativo No campo operativo, o Inqurito veio a influenciar os projectos e as obras dos arquitectos, quer nas suas formas e linguagens quer, sobretudo, nos seus mtodos de projectar. No plano das linguagens A reutilizao e a importncia atribuda aos telhados e beirais, s chamins e lareiras, s varandas e aos alpendres, s portas e aberturas. A reutilizao dos materiais naturais e tradicionais - pedra, tijolo e madeira das suas tecnologias, evidenciando os seus valores plsticos. No plano metodolgico, 1. A revalorizao das arquitecturas de pequena dimenso, 2. A importncia que a cultura local (no seu sentido antropolgico), que o lugar, tem para a conformao e o enraizamento da obra, bem como a sua adaptao e modelao ao terreno e/ou s construes existentes; 3. O sentido da "sobriedade" e de equilbrio utilitrio, fruto de uma emprica economia de meios quer materiais quer tcnicos, experimentados ao longo de geraes e em que as inovaes so, por isso, sempre controladas e testadas, como resultantes de fortes razes lgicas; 4. A noo de espao e de conforto radicados mais em razes psicolgicas e culturais do que em avanos tecnolgicos;

5. E ainda, a organizao dos espaos envolventes e adjacentes construo - ptios, eiras, jardins, anexos - quer com elementos simples quer como elementos relacionados com a prpria construo. O Inqurito, vem ao encontro a uma nova cultura arquitectnica, iniciada nos meados da dcada de 50 arquitectnica com uma nova concepo do espao e da espacialidade e uma nova ateno s arquitecturas de Wright e Aalto. Bruno Zevi (1918-2000) que em 1945 j havia publicado Verso unarchitettura organica e em 1948 o muito difundido Saper Vedere l'Architettura, publica em 1950 a sua "Storia dell'Architettura Moderna" - cuja edio em espanhol ir ter no nosso pais uma enorme difuso nos meios estudantis e profissionais - fundamentada numa interpretao historiogrfica com particular ateno pelo ambiente internacional e pelas experincias das figuras "hericas" e dos protagonistas mais vlidos e convincentes do movimento moderno (apesar de algumas omisses posteriormente corrigidas), mas sobretudo centrada na defesa do "Organicismo" de Wright e Aalto.

A obra de Frank Lloyd Wright ainda amplamente divulgada e valorizada por Bruno Zevi na revista que ento dirige:"L'Architettura, Cronache e Storia". Zevi foca em particular o tratamento e utilizao de materiais naturais e locais, a adaptao ao terreno natural, a procura dos valores essenciais da casa como a Lareira e a Chamin, a Porta e o Telhado, a relao e integrao com a paisagem em solues que procuram, no limite, o mimetismo, a utilizao de recurso formais como a horizontalidade, e a fluidez dos espaos internos, no fundo tudo o que os arquitectos do Inqurito redescobrem na arquitectura popular. Casa Robbie Chicago, 1910

Fallingwater Bear Run,1935-1937

Tambm Alvar Aalto considerado por Bruno Zevi como o autor capaz de realizar, na arquitectura europeia, a sntese entre o organicismo e o racionalismo, ir ao longo dos anos cinquenta, e prolongandose pelas dcadas seguintes, assumir uma importncia crescente no panorama internacional e ir influenciar, decisivamente, os caminhos da arquitectura portuguesa. Em 1955 no n 208 a revista "Casabella" publica o edifcio "Rautatalo" em Helsnquia (1952/54). Seguidamente as suas realizaes como a Cmara de Saynatsalo (1949/52), a Casa das Penses de Helsnquia (1952/56), o atelier em Muratsalo (1953), a casa da Cultura em Helsnquia (1955/58) e a igreja

de Imatra (1955/59) iro ser acompanhadas pelos arquitectos portugueses com uma particular ateno. Para isso ter contribudo ainda a revista ZODIAC, iniciada em 1957, e que com uma (para a poca) excelente apresentao grfica, se tornar uma referncia indispensvel para o debate arquitectnico internacional e interno. Das obras de Aalto pela sua acessibilidade j que se situa nos arredores de Paris a casa Louis Carr de 1957/60 ter ainda uma enorme influncia.

No plano terico Gaston Bachelard (1884/1964), publica em 1958 a "Potique de l'Espace" que com os estudos de Minkowsky e de Piaget ("Le Temps Vcu" de 1933 e " Vers une Cosmologie" 1936 de Minkowski e "La Reprsentation de l'Espace Chez l'Enfant" 1948 de Piaget), vo alterar o prprio conceito de espao, com novos conceitos psicolgicos como "espao ntimo" e "espao feliz", que se ir, radicalmente, transformar com as consequncias na realizao e na leitura arquitectnica. O espao arquitectnico no mais o espao abstracto, homogneo da funcionalidade e do racionalismo, e a organizao do projecto assente na importncia atribuda planta e aos esquemas de funes (organigramas), vo ser progressivamente substitudos por uma nova ateno dada organizao e conformao dos espaos internos, entendidos agora como espaos "ambientais" e "vivenciais", s relaes interior/exterior e aos contextos envolventes. Em Portugal, Fernando Condesso apresenta, nos finais de cinquenta (1958), a sua CODA, na Escola do Porto, "Do Conceito de Espao em Arquitectura", onde prope a criao de uma nova cincia a "arquitectonologia", ideia que ir defender no Congresso Luso Espanhol de 1958 em Madrid ("Fundamentao de uma Filosofia Arquitectnica") e no Porto em 1959 no Congresso de Filosofia ("Problemtica Arquitectnica na Filosofia das Cincias" e "A Propsito da Filosofia da Arte in Actas do

Colquio de Estudos Filosficos, Braga/Porto 1959). Mas pelo seu grau de abstraco, estes estudos no iro ter quaisquer consequncias tericas e muito menos no campo operativo. Outra importncia assumir em 1962 a dissertao de Fernando " Da Organizao do Espao", para o seu concurso de professor agregado da ESBAP, na qual partindo dos conceitos desenvolvidos por Bruno Zevi : "A arquitectura, diz-se, difere fundamentalmente da escultura pela criao do espao interno, espao que deve ser vivido, percorrido, para a apreenso total do edifcio, donde, tal como na escultura, a existncia do tempo como medida nesta arte.", e tendo como referncia as suas prprias experincias projectuais dos anos cinquenta ir reflectir nas achegas para uma conceptualizao da arquitectura contempornea de Wright, Aalto, Gropius e Le Corbusier, e na "organizao do espao portugus contemporneo" , avanando para uma concepo do espao e da sua organizao num sentido "existencial": ...vemos na palavra "organizar" um desejo, uma manifestao de vontade, um sentido,... e da que usemos a expresso "organizao do espao" pressupondo sempre que por detrs dela est o homem, ser inteligente e artista por natureza...". E no ano seguinte, 1963, Pedro Vieira de Almeida (1933), apresenta, como CODA, no Porto, um estudo terico intitulado"Ensaio sobre o Espao na Arquitectura" (Publicado na revista Arquitectura, n 79, 80 de 1963 e 81 de 1964), provavelmente a primeira contribuio original realizada no nosso pas para uma teoria da arquitectura, com imediatos reflexos no campo da crtica e mesmo no campo operacional. Partindo dos estudos de Bachelard, Condesso e Tvora, e ainda de estudos sobre as relaes da lingustica e das suas anlises, com a arquitectura, de Bettini e de Koenig, e ainda de uma bem documentada anlise do conceito de "espao" e de "intervalo", noutros campos criativos (teatro, cinema, msica e artes plsticas), Pedro Vieira de Almeida ir avanar um conjunto de conceitos tipolgicos: espao sensocomum, espao cientfico, espao cultura, espao centrfugo e centrpeto e ainda de espao interno, de transio e externo, nos quais refere ainda o espao nuclear e complementar. Da relao e da combinao destes conceitos, P.V. Almeida concebe ento uma "grelha" interpretativa e valorativa, um conjuntos de critrios tericos e grficos, que ir aplicar e testar em exemplos consagrados da histria da arquitectura, que posteriormente ir ainda aplicar e afinar - com xito - este seu mtodo crtico em comentrios publicados na revista Arquitectura, sobre as obras ento projectadas por lvaro Siza. Assim iro resultar projectos, pelo menos nos arquitectos mais lcidos e avanados no nosso pas, que abandonam progressivamente os mtodos e as concepes do Movimento Moderno, com a sua dependncia das estruturas e dos esquemas funcionais, dos zonamentos e das linguagens puristas, para procurar agora uma "potica do espao".

Procura-se, agora, uma "potica do espao", dando a este um contedo mais enriquecedor, com uma particular ateno 1. pelo controle da luz e das fenestraes. 2. pela introduo do conceito "hodolgico (do grego HODOS = caminho, percurso) dos espaos, pensados agora numa sucesso quase cinematogrfica, concreta e existencialmente vivida; 3. pela utilizao dos materiais na sua expresso mais matrica e mais "brutalista", num encontro ou reencontro com a tradio popular e com as suas tcnicas construtivas artesanais (alis ainda dominantes no pas), 4. pela redescoberta de fundamentao antropolgica e profunda, sem preocupaes mimticas e muito menos de estilizao folclorista, ensaiando assim um novo desenho e uma nova expresso arquitectnica e um novo conforto j no tcnico ou tecnicista mas, sobretudo, ntimo e ambiental. Para alm da influncia em toda esta gerao de arquitectos, sero as obras desta poca de Fernando Tvora, (casa de Ofir, Pavilho de Tnis da quinta da Conceio, Escola do Cedro, estao de servio de Seia, convento de Gondomar) que iro sintetizar toda esta cultura e marcar uma viragem decisiva e novos rumos na arquitectura portuguesa. Mas isso ser tema de uma outra mensagem.

Вам также может понравиться