Вы находитесь на странице: 1из 11

Direito e Cinema Professora Tatiana Bueno Curso de Extenso em Direito Penal Classificao dos crimes

Mais importantes: comum, prprio, formal e material e mera conduta

Quanto consumao: 1) Crimes instantneos A consumao se d com uma nica conduta e o resultado no se prolonga no tempo. Exs: homicdio, furto, roubo, extorso. Ateno: seqestro relmpago roubo ou extorso, crime instantneo, no seqestro.

MPSP 2008, VUNESP, 1, A: (C) Os crimes instantneos admitem tentativa. MPCE 2001, ESAF, 6: A tentativa compatvel com o crime: a) Instantneo

Crimes instantneos de efeito permanente: Bigamia: consuma-se com o segundo casamento, apenas os efeitos so permanentes. (Verbo no se repete) 2) Crimes permanentes: A consumao se prolonga no tempo. Exs: seqestro, porte ilegal de arma ou de drogas, quadrilha. (Ateno: extorso simples crime instantneo)
Seqestro e crcere privado Art. 148. Privar algum de sua liberdade, mediante seqestro ou crcere privado: Pena recluso, de um a trs anos.

L. 11343/06 Art. 28. Quem adquirir, guardar, tiver em depsito, transportar ou trouxer consigo, para consumo pessoal, drogas sem autorizao ou em desacordo com determinao legal ou regulamentar ser submetido s seguintes penas: I advertncia sobre os efeitos das drogas;

II prestao de servios comunidade; III medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo.

Crime eventualmente permanente: furto de energia. (Furto instantneo, mas se for de energia, ser permanente) Nucci, 170. O crime permanente no admite tentativa:
MPCE 2001, ESAF, 6: A tentativa incompatvel com o crime: b) Permanente c) Instantneo

d) De dano e) f) De perigo Complexo

3) Crime complexo Espcie de continncia Em sentido estrito: 2 ou mais tipos penais. Ex: Roubo: furto + violncia ou grave ameaa. (MPSC 2009, 19, A)

Roubo Art. 157 - Subtrair coisa mvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaa ou violncia a pessoa, ou depois de hav-la, por qualquer meio, reduzido impossibilidade de resistncia: Pena - recluso, de quatro a dez anos, e multa.

Em sentido amplo: 1 tipo penal + 1 conduta lcita. Ex: Estupro: constrangimento ilegal + ato sexual, que no crime. (MPSC 2009, 19, A)

Estupro Art. 213. Constranger algum, mediante violncia ou grave ameaa, a ter conjuno carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso: (Redao dada pela Lei n 12.015, de 2009) Pena - recluso, de 6 (seis) a 10 (dez) anos. (Redao dada pela Lei n 12.015, de 2009)

4) Crimes habituais: A consumao se d com a reiterao das condutas, de atos. No admite tentativa. Nucci diz que espcie de Crime instantneo Exs: curandeirismo, casa de prostituio (art.228), exerccio ilegal da medicina.

Exerccio ilegal da medicina, arte dentria ou farmacutica Art. 282 - Exercer, ainda que a ttulo gratuito, a profisso de mdico, dentista ou farmacutico, sem autorizao legal ou excedendo-lhe os limites: Pena - deteno, de seis meses a dois anos. Pargrafo nico - Se o crime praticado com o fim de lucro, aplica-se tambm multa.

Curandeirismo Art. 284. Exercer o curandeirismo: I prescrevendo, ministrando ou aplicando, habitualmente, qualquer substncia; II usando gestos, palavras ou qualquer outro meio; III fazendo diagnsticos: Pena deteno, de seis meses a dois anos. Pargrafo nico. Se o crime praticado mediante remunerao, o agente fica tambm sujeito multa.

Casa de prostituio Art. 229. Manter, por conta prpria ou de terceiro, casa de prostituio ou lugar destinado a encontros para fim libidinoso, haja, ou no, intuito de lucro ou mediao direta do proprietrio ou gerente: Pena recluso, de dois a cinco anos, e multa.

Quanto ao nmero de aes: 5) Crimes unissubsistentes: se consumam com 1 ato. Praticado com apenas 1 ato. No admitem tentativa (MPSC 2009, 19, V). Ex: Injria verbal. Seu Corno. Acabou.
Injria

Art. 140 - Injuriar algum, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro: Pena - deteno, de um a seis meses, ou multa.

6) Crimes plurissubsistentes: se consumam com vrios atos. Ex: homicdio. Admite tentativa. possvel que algum leve um tiro Ateno! Crimes contra a honra podero ser plurissubsistentes: ex: agente manda uma carta escrito: Seu Corno. A carta enviada, mas retorna por problemas de endereo sem que ningum tenha lido o seu contedo. Crime plurissubsistente = Crime de ao mltipla MPSP 2008, Vunesp, 1, B:
(E) Nos crimes de ao mltipla, a pluralidade de agentes integra o tipo. Isto ocorre nos crimes Plurissubjetivos.

Quanto ao nmero de sujeitos

7) Crime unissubjetivo: pode ter s 1 autor (admite co-autoria e participao). Exs: aborto, extorso, epidemia, homicdio, constrangimento ilegal MPSP 2008, VUNESP, Q.1, E: (C) Os crimes unissubjetivos admitem a co-autoria

8) Crime plurissubjetivo: deve ter mais de 1 autor. Crime de concurso necessrio. Quadrilha, por exemplo, mnimo 4, rixa deve ter no mnimo 3.

Rixa Art. 137 - Participar de rixa, salvo para separar os contendores: Pena - deteno, de quinze dias a dois meses, ou multa. Pargrafo nico - Se ocorre morte ou leso corporal de natureza grave, aplica-se, pelo fato da participao na rixa, a pena de deteno, de seis meses a dois anos. Quadrilha ou bando Art. 288 - Associarem-se mais de trs pessoas, em quadrilha ou bando, para o fim de cometer crimes:

Pena - recluso, de um a trs anos. (Vide Lei 8.072, de 25.7.1990) Pargrafo nico - A pena aplica-se em dobro, se a quadrilha ou bando armado.

o mesmo que crimes convergentes, delitos de encontro, crimes de concurso necessrio, delitos coletivos, crimes multitudinrios e crimes de autoria mltipla. Exs: bigamia, rixa, quadrilha,

Art. 126: provocar aborto com o consentimento da gestante. MPDFT 2002 (C) O crime plurissubjetivo aquele que, por sua conceituao tpica, exige dois ou mais agentes para a prtica da conduta criminosa. MPMS 2006, 32, III (C) O crime plurissubjetivo no demanda a norma de extenso do art. 29, do Cdigo Penal(Concurso de agentes). MPSC 2009, 19, II Crime plurissubjetivo passivo: violao de correspondncia.

Quanto ao nmero de condutas 9) Crime progressivo: Espcie de continncia Desde o incio, quer o fato mais grave, homicdio e, para isso, pratica leses, por exemplo. 1 vontade, 1 fato. Um tipo penal tacitamente envolve o outro. Espcie de consuno: princpio para soluo de conflitos. 10) Progresso criminosa: Espcie de consuno: princpio para soluo de conflitos. Responder apenas pelo crime mais grave. (Guilherme Nucci, 189) No incio, quer o fato mais leve, depois progride: (vrias vontades, vrios fatos). Quanto ao resultado 11) Crime de atentado ou de empreendimento: Pena de tentativa = pena do crime consumado. Logo, no admite a tentativa do art. 14, CP. Responde pela mesma pena, sem reduo para a tentativa.

Art. 14 - Diz-se o crime: (Redao dada pela Lei n 7.209, de 11.7.1984) Crime consumado (Includo pela Lei n 7.209, de 11.7.1984) I - consumado, quando nele se renem todos os elementos de sua definio legal; (Includo pela Lei n 7.209, de 11.7.1984) Tentativa (Includo pela Lei n 7.209, de 11.7.1984) II - tentado, quando, iniciada a execuo, no se consuma por circunstncias alheias vontade do agente. (Includo pela Lei n 7.209, de 11.7.1984)

Ex: Evaso de preso


Evaso mediante violncia contra a pessoa Art. 352. Evadir-se ou tentar evadir-se o preso ou indivduo submetido a medida de segurana detentiva, usando de violncia contra a pessoa: Pena deteno, de trs meses a um ano, alm da pena correspondente violncia.

MPSP 2005, 2, B (C) Ao dispor sobre crimes tentados, o Cdigo Penal prev possibilidade de casos com resposta penal equivalente do crimes consumados.

12) Crime material (Crime de resultado, Condicionado ou Causal) aquele para o qual a lei prev o resultado e exige a sua ocorrncia para sua consumao. A pena est condicionada ocorrncia do resultado. Consuma-se com o resultado. O resultado tem que ocorrer ou no haver crime. Ex: art. 122. O mero induzimento, instigao ou auxlio ao suicdio no so crimes. Mas, se a pessoa se suicidar, haver crime de induzimento, instigao ou auxlio.
Induzimento, instigao ou auxlio a suicdio Art. 122. Induzir ou instigar algum a suicidar-se ou prestar-lhe auxlio para que o faa: Pena recluso, de dois a seis anos, se o suicdio se consuma; ou recluso, de um a trs anos, se da tentativa de suicdio resulta leso corporal de natureza grave.

nico crime material que no admite tentativa.

13) Crime formal (Nucci: Crime de Atividade) Os crimes formais so aqueles em que a lei prev o resultado, mas no exige a sua ocorrncia para a consumao. So chamados de crime de consumao antecipada. Contentam-se com a ao humana, esgotando a descrio tpica. Ex: prevaricao. No necessrio que o resultado ocorra. Consuma-se com a conduta. Ex: Extorso mediante seqestro, se o agente obtiver a vantagem ser mero exaurimento, pois ao exigir, o crime est consumado. Resultado dispensado.

Prevaricao Art. 319. Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofcio, ou pratic-lo contra disposio expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal: Pena deteno, de trs meses a um ano, e multa

Contenta-se o tipo penal em prever a punio para o agente que deixar de praticar o ato de ofcio para satisfazer interesse pessoal, ainda que, efetivamente, nada ocorra no mundo naturalstico, ou seja, mesmo que nenhum prejuzo efetivo se realize.
MPSC 2009, 20, I O crime de corrupo ativa (Art. 333, CP) crime formal.

14) Crime de mera conduta: A lei no prev o resultado, s prev a conduta. Por isso, consuma-se com a conduta. No se fala em exaurimento, pois no h resultado. Exs: porte de arma, violao de domiclio. Sem resultado Admite tentativa

Violao de domiclio Art. 150 - Entrar ou permanecer, clandestina ou astuciosamente, ou contra a vontade expressa ou tcita de quem de direito, em casa alheia ou em suas dependncias: Pena - deteno, de um a trs meses, ou multa.

O que resultado? Teoria adotada para o resultado: Teoria Naturalstica. a modificao do mundo exterior provocada pela conduta. Nem todos os crimes tm resultado, apenas os materiais e os omissivos imprprios. Os formais e de mera conduta e omissivos prprios (consumam-se com a omisso) no tm resultado.

Quanto ao Sujeito Ativo 15) Crime comum: qualquer um poder ser sujeito ativo. Admite co-autoria e a participao. Exs: homicdio, furto roubo, estelionato 16) Crime prprio: so aqueles que exigem uma qualidade do sujeito ativo, de fato ou de direito. Admite a co-autoria e a participao. Exs: Infanticdio e Crimes funcionais. Infanticdio: a me ser sujeito ativo no infanticdio, qualidade prpria: me. Admite co-autoria.Qualidade de fato: ser me. Crimes funcionais (todos so prprios): peculato, corrupo passiva, concusso, excesso de exao. Qualidade de direito: ser funcionrio pblico.
MPDFT 2009, 28 concurso, Q.9, I (E) Os crimes de peculato, concusso, usurpao de funo pblica, excesso de exao e de corrupo passiva so crimes de mo prpria (prprios), eis que se exige uma particular condio do agente, qual seja, funcionrio pblico.

17) Crime biprprio: infanticdio exige qualidade do sujeito ativo e do sujeito passivo. Ex: infanticdio: a qualidade do sujeito ativo ser me e a do sujeito passivo ser nascente ou neonato.
Infanticdio Art. 123. Matar, sob a influncia do estado puerperal, o prprio filho, durante o parto ou logo aps: Pena deteno, de dois a seis anos.

18) Crime de mo prpria: Regra: No admite co-autoria O sujeito ativo do crime dever pratic-lo pessoalmente. Ex: Auto-Aborto: s a gestante pode praticar. Falso testemunho: s poder pratic-lo a testemunha. Ex: No exerccio arbitrrio das prprias razes: s poder faz-lo com as prprias mos.

Falso testemunho ou falsa percia Art. 342. Fazer afirmao falsa, ou negar ou calar a verdade como testemunha, perito, contador, tradutor ou intrprete em processo judicial, ou administrativo, inqurito policial, ou em juzo arbitral: Pena recluso, de um a trs anos, e multa.

A doutrina e o STJ sustentam que no h co-autoria no crime de falso testemunho, conforme definio do crime de mo prpria.

STF: admite tanto a co-autoria quanto a participao. O STF j decidiu pela coautoria no crime de falso testemunho, ao julgar pela co-autoria do advogado que instrui a testemunha. Nucci, 168. No exerccio arbitrrio das prprias razes, somente quem exerce direito prprio ser sujeito ativo, h uma qualidade especfica do sujeito. Ex: funcionrio que retira do caixa seu salrio em atraso, se retirar do caixa salrio alheio, responder por furto.
Exerccio arbitrrio das prprias razes Art. 345. Fazer justia pelas prprias mos, para satisfazer pretenso, embora legtima, salvo quando a lei o permite: Pena deteno, de quinze dias a um ms, ou multa, alm da pena correspondente violncia. Pargrafo nico. Se no h emprego de violncia, somente se procede mediante queixa.

MPSP 2008, Vunesp (E) Q.1, D: O crime de exerccio arbitrrio das prprias razoes no crime de mo prpria.

Crime omissivo prprio Ex: prevaricao. Non facere + qualidade especfica do sujeito Somente o funcionrio pblico poder deixar de praticar ato.

Quanto ao sujeito passivo

19) Crime vago ou multivitimrio ou de vtima difusa: O sujeito passivo a coletividade sem personalidade jurdica, segundo a doutrina majoritria. Guilherme Nucci defende que o sujeito passivo no crime vago indeterminado. Ateno: Costuma cair em provas assim: (E) No h sujeito passivo no crime vago Todo crime tem sujeito passivo Ex: disparo de arma de fogo em via pblica, mas no deve ter ningum na rua Ex: Incndio

Quanto efetiva ocorrncia de leso ao bem jurdico 20) Crime de Dano Consuma-se com a efetiva leso a um bem jurdico. Ocorrncia de prejuzo efetivo e perceptvel para os sentidos humanos. Ex: crime de dano
Dano Art. 163. Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia: Pena deteno, de um a seis meses, ou multa.

21) Crime de Perigo No necessria a efetiva leso ao bem jurdico. O crime consuma-se com a mera probabilidade de haver um dano. Arts. 130 a 137. Arts. 250 a 259.
Perigo de contgio venreo Art. 130. Expor algum, por meio de relaes sexuais ou qualquer ato libidinoso, a contgio de molstia venrea, de que sabe ou deve saber que est contaminado: Pena deteno, de trs meses a um ano, ou multa. 1o Se inteno do agente transmitir a molstia: Pena recluso, de um a quatro anos, e multa. 2o Somente se procede mediante representao.

Perigo de contgio de molstia grave Art. 131. Praticar, com o fim de transmitir a outrem molstia grave de que est contaminado, ato capaz de produzir o contgio: Pena recluso, de um a quatro anos, e multa.

Perigo para a vida ou sade de outrem Art. 132. Expor a vida ou a sade de outrem a perigo direto e iminente: Pena deteno, de trs meses a um ano, se o fato no constitui crime mais grave. Pargrafo nico. A pena aumentada de um sexto a um tero se a exposio da vida ou da sade de outrem a perigo decorre do transporte de pessoas para a prestao de servios em estabelecimentos de qualquer natureza, em desacordo com as normas legais.

A mera exposio ou prtica de ato capaz de transmitir a doena j demonstram a consumao do crime, no necessrio que a molstia tenha, de fato, sido transmitida.
Incndio Art. 250. Causar incndio, expondo a perigo a vida, a integridade fsica ou o patrimnio de outrem: Pena recluso, de trs a seis anos, e multa.

22) Crime preterdoloso: dolo no antecedente e culpa no conseqente. Ex: leso corporal seguida de morte. Modalidade de crime qualificado pelo resultado.

Modalidades de crimes qualificados pelo resultado. 1) Dolo + Dolo (Latrocnio) 2) Dolo + Culpa (Preterdoloso: leso corporal seguida de morte 3) Culpa + Culpa (Incndio culposo + leso grave ou morte)

Вам также может понравиться