Вы находитесь на странице: 1из 4

A Bolsa de Valores O que , como investir e Os riscos envolvidos

O QUE A BOLSA DE VALORES


A Bolsa de Valores o local que oferece as condies e sistemas necessrios para a realizao de negociao de compra e venda de ttulos e valores mobilirios de forma transparente. Possui atividade de auto-regulao que visa preservar elevados padres ticos de negociao, e divulgar as operaes executadas com rapidez, amplitude e detalhes. na Bolsa de Valores que so feitas as negociaes de compra e venda de aes, que so ttulos nominativos negociveis que representam, para quem as possui, uma frao do capital social de uma empresa. Ou seja, a ao um pedacinho de uma empresa. As empresas que possuem aes negociadas na Bolsa de Valores so chamadas Companhias de Capital Aberto, que promovem a colocao de valores mobilirios em bolsas de valores ou no mercado de balco. So considerados valores mobilirios: aes, bnus de subscrio, debntures, partes beneficirias e notas promissrias para distribuio pblica. Aes: ttulos nominativos negociveis que representam, para quem as possui, uma frao do capital social de uma empresa. Bnus de subscrio: ttulos nominativos negociveis que conferem ao seu proprietrio o direito de subscrever aes do capital social da companhia emissora, nas condies previamente definidas. Debntures: ttulos nominativos negociveis representativos de dvida de mdio/longo prazos contrada pela companhia perante o credor, neste caso chamado debenturista. Outros ttulos menos usuais: partes beneficirias e promissrias para distribuio pblica com ampla divulgao. notas

As companhias abertas devem atender a diversos requisitos, definidos na Lei das S.A. e nas regulamentaes da CVM, com o objetivo de garantir a confiabilidade das informaes e demonstraes financeiras divulgadas. O mercado considera que a plena abertura de capital ocorre quando h o lanamento de aes ao pblico, em funo das transformaes impostas empresa e pelo incremento no volume de negcios com seus ttulos.

COMO INVESTIR NA BOLSA DE VALORES


Para se investir em aes necessrio, inicialmente, escolher um intermediador, que um agente (corretora, banco ou distribuidora) autorizado pela CVM a operar na Bolsa de Valores, o qual lhe orientar e efetuar as negociaes desejadas. Esse agente deve ser escolhido criteriosamente, de forma a evitar problemas com as operaes realizadas e com as liquidaes de suas operaes. No existe um valor mnimo exigido para investir na Bolsa. Isso varia em funo do preo das aes que se deseja comprar e at mesmo da Corretora que voc escolher. H diversas formas de investir em aes: Individualmente: O investidor procura uma instituio autorizada e contrata seus servios. Em seguida, com a assessoria dos profissionais da instituio, o investidor escolhe as aes que deseja adquirir e transmite a ordem de compra. Clubes de Investimento: Um grupo de pessoas fsicas se rene e procura uma instituio autorizada para constituir um Clube de Investimentos. Nesse caso, existe um representante do clube, que fica em contato com a instituio para transmitir as decises acordadas entre os participantes. Fundos de Investimento: O investidor compra cotas de um fundo de aes, administrado por uma instituio autorizada pela CVM.

As operaes de abertura de capital precisam ter autorizao da Comisso de Valores Mobilirios (CVM), o rgo fiscalizador do mercado de capitais brasileiro, o qual tambm registra e autoriza a emisso dos valores mobilirios para distribuio pblica.

Para escolher as aes, o investidor deve ponderar trs critrios: liquidez (facilidade de vender a ao quando quiser resgatar), retorno (possibilidade de ganhos) e risco (possveis perdas). A combinao desses trs elementos, a critrio do investidor, definir em quais aes aplicar. Importante: Antes de iniciar seus investimentos, voc deve fazer algumas ponderaes. Ganhos a curto prazo no devem ser a expectativa de quem decide investir em aes. aconselhvel que o investidor no dependa do recurso aplicado em aes para gastos imediatos e que tenha um horizonte de investimento de mdio e longo prazos, quando eventuais desvalorizaes das aes podero ser revertidas. E ateno! Caso algum procure voc oferecendo o servio de compra e venda de aes ou para administrar as economias que voc tem disponveis para investir, verifique antes com a CVM se um profissional ou instituio habilitados ou procure diretamente a BOVESPA.

Por ser um investimento de renda varivel, o investidor nunca deve comprometer na sua aquisio de aes recursos que sero necessrios para despesas de primeira necessidade ou gastos imediatos. recomendvel que o investidor diversifique seus investimentos entre vrias opes de poupana. E dedique ao mercado de aes aquela parcela de recursos sobre a qual tenha uma perspectiva de retorno de mdio e longo prazos, ou seja, o dinheiro que sobra para um investimento de longo prazo, para formao de patrimnio ou para uma poupana de 5, 10 ou 15 anos. importante tambm que o investidor seja bem assessorado ao decidir suas aplicaes. Acompanhar o noticirio econmico, seguir as publicaes legais das companhias, acessar informaes especficas requerem esforo e conhecimentos tcnicos especializados. As Corretoras e outros intermedirios financeiros dispem de profissionais voltados anlise de mercado, de setores e de companhias, e com eles o investidor poder se informar sobre o momento certo de comprar e vender determinadas aes para obter melhores resultados. O investidor pode ainda buscar orientao sobre formas coletivas de investimento, como clubes e fundos de investimento, sob a administrao de instituies e intermedirios financeiros. Caso o investidor opte por deles participar por meio da aquisio de quotas, a deciso de quando, como e onde aplicar no mercado acionrio os recursos dos vrios quotistas de responsabilidade dessas instituies e intermedirios. Mensalmente, o investidor recebe o extrato demonstrativo de sua posio e pode, a qualquer momento, informar-se sobre a evoluo das quotas, calculada e divulgada diariamente. Alm disso, muito importante que o investidor tenha pleno conhecimento das regras da Bolsa de Valores e da instituio onde deseja investir.

OS RISCOS ENVOLVIDOS NO MERCADO DE AES


Aes so ativos de renda varivel, ou seja, no oferecem ao investidor uma rentabilidade garantida, previamente conhecida. Por no oferecer uma garantia de retorno, este um investimento considerado de risco. A rentabilidade dos investidores composta de dividendos ou participao nos resultados e benefcios concedidos pela empresa emissora, alm do eventual ganho de capital advindo da venda da ao no mercado secundrio (Bolsa de Valores). O retorno do investimento depender de uma srie de fatores, tais como desempenho da empresa, comportamento da economia brasileira e internacional etc. Embora o folclore do mercado destaque sempre casos de investidores que tiveram grandes ganhos no curto prazo na bolsa, no deve ser esta a expectativa de quem decide investir em aes.

Enfim, no importa a forma pela qual se invista, se individual ou coletivamente. O importante saber que a ao , principalmente, uma alternativa de formao de patrimnio.

DVIDAS
No invista no mercado de aes enquanto houver dvidas ou antes de escolher uma instituio autorizada pela CVM e com estrutura e profissionais habilitados para lhe dar todo o apoio necessrio, seja tcnico ou operacional. Em caso de dvidas no hesite em contatar a NSG Capital, que disponibilizar profissionais especializados para esclarec-las Para estudar mais a fundo, visite o site da BOVESPA na Internet: www.bovespa.com.br.

Вам также может понравиться