Вы находитесь на странице: 1из 11

PROPOSTA PEDAGGICA CURRICULAR DE QUMICA ENSINO MDIO

APRESENTAO DA DISCIPLINA A histria do desenvolvimento da qumica como cincia, constitui um palco extraordinrio e fascinante do grande espetculo da construo do conhecimento humano. Perpassada por influncias polticas e religiosas, ideias e vises mgico-msticas, a transio de Alquimia Qumica, apresenta momentos histricos dramticos, no qual, pensadores foram condenados a morte, por defenderem ideias contrrias as aceitas pelos dogmas vigentes da f religiosa do catolicismo. Atualmente, vivemos em uma poca na qual tem sido comum o uso de materiais sofisticados, destinados a atividades cada vez mais especficas. A sociedade tecnolgica exige das cincias dos materiais respostas precisas e especficas as suas demandas. A Qumica, cincia central na concepo de novos materiais, pode oferecer respostas a essa diversidade de demandas, atravs do conhecimento sobre a constituio, propriedades e transformaes da matria. Entretanto, a produo e a utilizao dos materiais tm provocado diversos problemas ambientais. Esta uma preocupao recente e representa um desafio tambm para os Qumicos. A proposta curricular de Qumica para o Ensino Mdio, busca contemplar aspectos conceituais que permitam a compreenso da constituio, propriedades e transformaes dos materiais, destacando as implicaes sociais relacionadas a sua produo e seu uso. Qumica a cincia que lida com as propriedades, composio e estrutura das substncias (elementos e compostos), as transformaes que com elas ocorrem e a energia envolvida nesses processos. Toda a substncia quer seja, natural ou produzida artificialmente, constituda de uma ou mais das cem espcies de tomos que foram identificadas como elementos. Estes tomos, por sua vez, so constitudos por partculas mais elementares, que so as estruturas bsicas das substncias qumicas; no existe quantidade de ouro, prata, mercrio ou oxignio, por exemplo, menor que um tomo desta substncia. A Qumica, no entanto, no est preocupada com o domnio subatmico, mas com as propriedades dos tomos e as leis que governam suas combinaes e como o conhecimento destas combinaes podem ser usadas para propsitos especficos. O grande desafio na qumica o desenvolvimento de uma explicao coerente do complexo comportamento dos materiais, por que eles so como aparecem, o que os d suas propriedades intrnsecas, e como interaes entre substncias diferentes podem formar novas substncias, e a 1

destruio das originais. Nas primeiras tentativas para entender o mundo material em termos racionais, os qumicos desenvolveram teorias da matria que explicam satisfatoriamente tanto o estado permanente quanto as mudanas. A maneira ordenada como tomos "indestrutveis" formam molculas pequenas e grandes, ou combinaes longas de tomos intercalados, geralmente aceita como a base do estado de permanncia, enquanto que a reorganizao dos tomos ou molculas em arranjos diferentes so referidas em teorias de estados de mudana. Assim, qumica envolve o estudo da composio atmica e da geometria estrutural das substncias, bem como as variadas interaes entre substncias que podem promover reaes repentinas e violentas. A qumica tambm se preocupa com a utilizao de substncias naturais e com a criao de novas, artificiais. Cozimento, fermentao, manufatura de vidro e metalurgia so processos qumicos que datam dos primrdios da civilizao. Hoje, vinil, teflon, cristais lquidos, semicondutores e supercondutores representam os frutos da tecnologia qumica. O sculo XX presenciou avanos dramticos na compreenso da maravilhosa e complexa qumica dos organismos vivos, e a interpretao molecular da sade e da doena despertam grandes expectativas. A qumica moderna, sustentada por instrumentos cada vez mais sofisticados, estuda materiais menores que um simples tomo e maiores e mais complexos que o DNA (cido Desoxirribonucleico), que contm milhes de tomos. Novas substncias podem ser projetadas para apresentar caractersticas desejadas e ento sintetizadas. FUNDAMENTAO TERICO METODOLGICO A sociedade est em continuo desenvolvimento tecnolgico, que resultado de constantes pesquisas nas diversas reas da cincia. Essa evoluo fornece conforto e qualidade de vida, mas todo esse bem traz junto consigo problemas, como por exemplo a poluio, para isso, se tem a necessidade de adquirir conhecimentos para acompanhar a evoluo tecnolgica e sanar os problemas apresentados. A metodologia de ensino hoje em dia no se satisfaz somente com a memorizao de expresses matemticas nem com tcnicas repetitivas mas, com a real compreenso dos conceitos qumicos, isso significa que necessrio articular o conhecimento cientifico com valores educativos, ticos e humansticos que permitam ir alm da simples aprendizagem de fatos, leis e teorias. Trata-se de formar o aluno/cidado para sobreviver e atuar nesta sociedade cientifica e tecnolgica, em que a Qumica aparece como relevante instrumento para investigao, produo de bens, desenvolvimento socioeconmico e interfere no cotidiano de todas as pessoas.

Alm da contextualizao, a compreenso da cincia facilitada pela investigao e observao por intermdio da realizao de experimentos, o educando compreende o carter experimental da cincia e, como decorrncia, passa a ser o prprio agente da aprendizagem, fato estritamente ligado ao seu esforo de aprender. Particularmente o ensino de qumica, como o ensino das cincias naturais em geral, pressupe a prtica do mtodo experimental por parte do aprendiz. Com essas atividades, pode-se induzir uma iniciao ao raciocnio cientfico.

OBJETOS DE ESTUDO Ser dada nfase s transformaes gerais da matria e na composio das substncias; as transformaes geradoras de novos materiais, onde o educando dever ser conduzido compreenso que esta transformao est presente e dever ser reconhecida nos alimentos e medicamentos, fibra txtil e corante, materiais de construes e papis, combustveis e lubrificantes, embalagens e recipientes.

OBJETIVOS DA DISCIPLINA Desenvolver a capacidade de investigao critica, observando a evoluo da Cincia Qumica juntamente com os seus benefcios e prejuzos, formando indivduos pensantes e produtivos em busca da melhoria de qualidade de vida. O objetivo da qumica tem como base fundamental: - compreenso das ideias fundamentais da cincia; - oportunizar ao educando a vivencia da metodologia cientifica; - reconhecer a importncia da qumica no sistema produtivo, compreendendo a evoluo dos meios tecnolgicos e sua dinmica com a evoluo dos conhecimentos cientficos. Entender que a Qumica a cincia que estuda os materiais e os processos pelos quais eles so retirados; Perceber e classificar fenmenos qumicos e fsicos presentes em seu dia a dia; Perceber que a cincia est em constante evoluo;

Perceber que novas observaes e novas ideias produzem um outro modelo para o tomo, que por sua vez, explicar melhor os fenmenos da natureza. Entender o que necessrio para que duas substncias reajam quimicamente; Entender a importncia da reunio e da anlise dos dados cientficos que levaram a determinao das propriedades qumicas dos elementos, o que possibilitou a organizao desses elementos em uma sequncia lgica.

Entender o que uma ligao inica, covalente e metlica; Prever o tipo de ligao que ocorrer e entender determinados elementos qumicos; Representar as ligaes covalentes pelas frmulas estrutural e molecular; Diferenciar compostos inicos de moleculares; Compreender a importncia de alguns cidos, bases, sais e xidos em seu dia-a-dia; Compreender as relaes proporcionais presentes na qumica; Compreender dados quantitativos, estimativas e medidas; Conceituar, definir, classificar e caracterizar disperses; Perceber a existncia de diferentes tipos de solues e a diversidade da utilizao delas na prtica; Compreender o significado de diluir e concentrar; Perceber que o estudo das quantidades de calor liberadas ou absorvidas durante as reaes qumicas auxiliam na compreenso de fatos observados no dia-a-dia. Identificar os fatores que influenciam as velocidades das reaes qumicas, representaes, condies fundamentais para a ocorrncia, leis de velocidade e inibidores; Perceber a aplicao da eletroqumica em problemas prticos das propriedades dos metais como consequncia da ligao metlica. Compreender que o tomo de carbono tem caractersticas especiais que o diferem de outros elementos; Diferenciar compostos orgnicos e inorgnicos; Identificar, caracterizar, nomear e relacionar compostos orgnicos; Reconhecer as relaes do desenvolvimento cientfico e tecnolgico da qumica; Perceber a importncia de diversos hidrocarbonetos na vida diria por meio da observao de seu uso e aplicaes.

CONTEDOS CONTEDOS ESTRUTURANTES Matria e sua natureza; Biogeoqumica; Qumica sinttica. Enfatizar-se- a interpretao dos fenmenos naturais e tecnolgicos como: fermentao, combusto, evaporao e condensao, dissoluo, emisso e receptao de radiao trmica e luminosa, atravs da compreenso do conceito de energia, dos modelos de tomos e de molculas e da conservao de energia sendo que, estes contedos sero trabalhados junto qumica, as disciplinas de biologia, fsica e matemtica. A disciplina ser trabalhada de forma que o educando veja a utilizao do conhecimento qumico com competncia e responsabilidade, e que o uso inadequado de produtos qumicos pode, por exemplo, causar alteraes na atmosfera, hidrosfera, litosfera e biosfera. Por sua vez o desequilbrio/equilbrio devem ser entendidos como uma relao entre concentraes de reagentes e produtos e no meramente uma frmula matemtica. Ainda, na elaborao das atividades deve-se considerar o desenvolvimento, habilidades cognitivas e valores, como controle de variveis, traduo da informao de uma forma de comunicao para outra (grficos, tabelas, equaes qumicas). CONTEDOS ESPECFICOS 1 ANO CONTEDO ESTRUTURANTE: Matria e sua Natureza Introduo a Histria da Qumica; Conhecimento da Matria e suas transformaes Substncias simples e compostas Substncias puras e misturas; Mtodos de separao; Caracterizao de fenmenos fsicos e qumicos; Estados fsicos da matria e suas transformaes; Estrutura atmica;

Modelos atmicos; Elementos qumicos, nmero atmico, massa atmica, massa molecular Configurao eletrnica nos nveis e subnveis do tomo. Tabela peridica; Evoluo da tabela peridica; Grupos e perodos; Classificao dos elementos na tabela peridica; Propriedades aperidicas e peridicas; Ligaes qumicas; Ligao inica; Ligao covalente, normal e coordenada; Polaridade das ligaes; Geometria molecular e polaridade de molculas; Ligao metlica; Ligaes intermoleculares: Van der Waals e Pontes de Hidrognio; Nmeros de oxidao. Funes inorgnicas; cidos; Bases; Sais; xidos; Reaes Qumicas; Reaes de Deslocamento; Reaes de dupla troca; Reaes de sntese; Poluio do ambiente aqutico; 2 ANO CONTEDO ESTRUTURANTE: Biogeoqumica Solues Solues; Classificao quanto ao estado fsico das partculas dispersas, proporo entre soluto e solvente. Concentrao das solues: percentagem (m/m, V/V), concentrao em g/L e mol/L; Diluio e mistura de solues; Propriedades Coligativas

Termoqumica Conceito; Entalpia: reaes endotrmicas e exotrmicas; Fatores que influem na variao da entalpia; Calor de reao: formao, combusto e energia de ligao, neutralizao e soluo; Lei de Hess; Cintica Qumica Velocidade de reao: Conceito; Fatores que influencia nas velocidades das reaes: energia de ativao, temperatura, concentrao, presso, superfcie de contato, catalisadores; Tipos de catlise. Equilbrio Qumico Condies de ocorrncia do equilbrio; Constante de equilbrio: Kc e Kp; Deslocamento do equilbrio: Principio de LChatelier, influncia da presso, da temperatura e da concentrao no equilbrio qumico; Equilbrio inico: pH e pOH; Hidrlise de sais: carter cido e bsico de sais. Eletroqumica Reaes de oxi-reduo; Srie de reatividade qumica; Pilhas; Eletrlise em meio aquoso. 3 ANO CONTEDO ESTRUTURANTE: Qumica Sinttica Introduo a Qumica Orgnica Evoluo da Qumica Orgnica; Qumica orgnica nos dias atuais; Caractersticas do tomo de carbono; Classificao dos tomos de carbono em uma cadeia; Tipos de cadeia orgnica; Frmula estrutural.

Hidrocarbonetos Alcanos; Alcenos; Alcadienos; Alcinos; Ciclanos; Hidrocarbonetos aromticos. Funes Orgnicas Oxigenadas lcoois; Fenis; teres; Aldedos e cetonas; cidos carboxlicos; Derivados dos cidos carboxlicos. Funes Orgnicas Nitrogenadas Aminas; Amidas; Nitrilas; Nitrocompostos. Estrutura e Propriedades Fsicas das Molculas Orgnicas; Estrutura das molculas orgnicas; Ponto de fuso, ponto de ebulio e estado fsico dos compostos orgnicos; Solubilidade dos compostos orgnicos; Densidade dos compostos orgnicos. Isomeria Reaes de Substituio Reaes de Adies Reaes de Eliminao Glicdios. Definio; Classificao; Estrutura; Reaes; Principais glicdios. Lipdios Glicerdios; Cerdios; Qumica da limpeza. Sabes e detergentes. Aminocidos e Protenas Definio; Classificaes; Estrutura das protenas; Hidrolise das protenas; Enzimas; Alimentao humana. Polmeros Sintticos Os polmeros sintticos e o cotidiano. METODOLOGIA DA DISCIPLINA 8

Como o ensino-aprendizagem um processo ativo e coletivo, deve estar baseado nas interaes aluno-aluno e aluno-professor como objeto de conhecimento. Essas interaes podem ser auxiliadas por recursos tais como: Leitura de textos, onde o importante a discusso das idias; Experimentao formal, como discusso pr e ps laboratrio e visando a construo e ampliao dos conceitos; Demonstraes experimentais, como recurso para coleta de dados e posterior discusso; Estudo do meio, atravs do qual se pode ter idias interdisciplinares dos campos do conhecimento (visitas a sistemas produtivos, industriais e rurais); Aulas dialgicas nas quais o professor deve instigar o dilogo sobre o objeto de estudo; O trabalho audiovisual, da mesma forma que o experimental, envolve perodos de discusso pr e ps atividades e deve facilitar a construo e ampliao dos conceitos; Informtica como fontes de dados e informaes.

RECURSOS UTILIZADOS Quadro-negro, livro didtico pblico, livro do autor Ricardo Feltre adotado no colgio e distribudo aos alunos, TV pen drive, laboratrio de informtica e laboratrio de cincias.

AVALIAO Depois de cumpridos os objetivos, o professor precisar avaliar em que medida est obtendo sucesso e ter uma noo do progresso de cada um, tendo assim, oportunidade de repensar seu planejamento. Por outro lado, o aluno tambm necessita avaliar seus resultados, ele se sente motivado com seu sucesso, porm, quando o resultado no for satisfatrio, ele, dever ter uma outra oportunidade para melhorar seu aproveitamento. Essa avaliao ser de forma continuada. Durante esse processo de ensino-aprendizagem, envolvendo no somente o professor, mas tambm alunos, pais e comunidade escolar, participando passo a passo do progresso do educando, a avaliao ser de forma variada, dando oportunidade ao aluno de perceber e demonstrar sua evoluo. Essa diversidade ser da seguinte maneira: testes escritos, teste de mltipla escolha, chamadas orais, relatrios de atividades prticas (individuais ou

em grupos), redaes sobre temas estudados, mostra de cincias, trabalhos na semana do meio ambiente, etc. e todas as tcnicas utilizadas ao longo do curso. A leitura de textos, as discusses e ideias pr e ps laboratrio e atividades audiovisuais tambm sero utilizadas como fontes de avaliao. CRITRIOS DE AVALIAO A avaliao do processo de ensino e aprendizagem consiste no acompanhamento do desenvolvimento das aes educativas do aluno, auxiliando-o no aperfeioamento de todo o processo que ocorrer ao longo do ano letivo. A avaliao deve garantir a qualidade do processo educacional desenvolvido no coletivo da escola. No entanto, deve ser feita de forma processual e formativa, sob as condicionantes do diagnstico e da continuidade. Por isso, ao invs de avaliar apenas por meio de provas, o professor deve usar instrumentos de avaliao que contemplem vrias formas de expresso dos alunos, como: leitura e interpretao de textos, leitura e interpretao da Tabela Peridica, pesquisas bibliogrficas, relatrios de aulas em laboratrio, apresentao de seminrios, mostra de cincias, entre outros. Estes instrumentos devem ser relacionados de acordo com cada contedo e objetivo de ensino. INSTRUMENTOS AVALIATIVOS leitura e interpretao de textos; leitura e interpretao da Tabela Peridica; pesquisas bibliogrficas; Observao; Relatrio; Prova; Questionrio; Discusso em grupo.

RECUPERAO DE ESTUDOS Aps cada avaliao, o aluno ter direito recuperao de contedos/estudos. Nela, ser revisto para o aluno com aproveitamento insuficiente, a rea de estudos e os contedos da disciplina. Para a recuperao feita uma sntese e a determinao de seu registro por parte dos alunos. Aps cada avaliao ser feita a apresentao de suas correes e e o somatrio das notas. A recuperao ser dada no final de cada bimestre com uma avaliao individual de peso dez, aps ser feita uma reviso do assunto trabalhado no bimestre. Prevalecer a maior nota obtida pelo aluno. REFERNCIAS 1

FELTRE, Ricardo, 1928 Qumica Ricardo Feltre 6 ed. So Paulo: Moderna, 2004. CARVALHO, Geraldo Camargo de Qumica Moderna - Vol. nico So Paulo: Scipione, 1997. MEC Ministrio da Educao. Parmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Mdio. Cincias Matemticas e da Natureza e sua Tecnologias. Braslia, v. 3, 1999. RUSSEL, J. B. Qumica Geral. So Paulo, Editora McGraw-Hill, 1981 Santos, Wildson Luiz Pereira; ML, Gerson de Souza. Qumica e Sociedade. /volume nico. So Paulo: Nova Gerao, 2005. PARAN. Diretrizes Curriculares de Qumica para a Educao Bsica. Curritiba, 2008.

Вам также может понравиться