Вы находитесь на странице: 1из 12

Revista do

Ano 4 Nmero 18 Julho/Agosto de 2010 www.centropaulasouza.sp.gov.br

Inovao nos cursos

Gasto Guedes

Editorial

Rpidas

Softwares gratuitos
Que tal fazer download gratuito de produtos Microsoft desde o Windows at softwares de design grfico? Pois a empresa fornece chaves originais de instalao para alunos, professores e servidores de Etecs e Fatecs, bem como equipe da Administrao Central do Centro Paula Souza. possvel baixar os programas tanto nos laboratrios de informtica das unidades quanto em computadores pessoais. Para os alunos, importante poder acessar essas ferramentas de casa, para aperfeioar o aprendizado e fazer trabalhos. Sem falar na economia, j que alguns softwares custam cerca de R$ 10 mil, explica Luis Eduardo Fernandes Gonzalez, da Coordenadoria de Ensino Mdio e Tcnico do Centro Paula Souza. Em 2006, apenas os estudantes de cursos tcnicos da rea de informtica eram contemplados com o benefcio. Nesta nova fase, a parceria com a Microsoft tambm vai fornecer gratuitamente senhas de acesso a contas de e-mail, oferecer ambientes virtuais que permitem trabalhar em grupo a distncia, alm de disponibilizar cursos, materiais didticos e at um sistema de seleo para estgios na rea de tecnologia da informao.

tualizao uma das balizas que orientam os cursos oferecidos pelas Etecs e Fatecs. Atento s mudanas no mercado de trabalho e ao surgimento de novas carreiras, o Centro Paula Souza transforma currculos e cria novos cursos, muitas vezes inditos. Frequentemente esses projetos se desenvolvem com empresas, secretarias de Estado e outros rgos pblicos. Foi assim que, neste ano, oferecemos o primeiro curso tcnico em Gesto Pblica do Brasil. Quanto s opes no Vestibular das Fatecs, h duas novidades em 2010: Tecnologia em Transportes Terrestres, que formar especialistas na circulao de trens e nibus, rodovias e ferrovias, e Produo Fonogrfica, que ir preparar profissionais aptos a captar sons ao vivo ou em estdio e transform-los em produtos musicais. Quando se formarem, os tecnlogos tero um futuro promissor, pois o mercado fonogrfico cresce especialmente no setor digital, de msicas para celular e internet. Vocao para as parcerias, renovao constante dos currculos e sintonia com o mercado de trabalho garantem a qualidade que se reflete no sucesso de nossos tcnicos e tecnlogos.
Laura Lagan Diretora Superintendente
A Revista do Centro Paula Souza uma publicao do Centro Estadual de Educao Tecnolgica Paula Souza, ligado Secretaria de Desenvolvimento do Estado de So Paulo. Presidente do Conselho Deliberativo: Yolanda Silvestre Diretora Superintendente: Laura Lagan Vice-Superintendente: Csar Silva Chefe de Gabinete: Elenice Belmonte R. de Castro Edio: Patrcia Patrcio Reportagem: Gabriela Vieira e Patrcia Patricio Projeto grfico e editorao: Marta Almeida Capa: Ilustrao Jonathan Toledo Jornalista responsvel: Gleise Santa Clara MTB 12.464-4 Assessoria de Comunicao AssCom Jornalistas: Brbara Ablas, Dirce Helena Salles, Fabio Berlinga, Gleise Santa Clara e Mayara de Souza (estagiria) Designers: Jonathan Toledo, Marta Almeida e Rafaela Costa Banco de Informaes: Elaine Maia e Thiago Maricate Secretaria de Redao: Vanessa Rodrigues de Souza Redao: Praa Coronel Fernando Prestes, 74, Bom Retiro, So Paulo, SP , CEP 01124-060, Tel.: (11) 3327-3144 imprensa@centropaulasouza.sp.gov.br www.centropaulasouza.sp.gov.br Impresso: Imprensa Oficial Tiragem: 9.000 exemplares

No livro dos recordes


Tcnico em Administrao pela Etec Dr. Emilio Hernandez Aguilar, de Franco da Rocha, Felipe Escaleira conquistou o ttulo de mais jovem empresrio franqueado do Brasil e entrou para o RankBrasil Livro dos Recordes Brasileiros. Com apenas 16 anos, abriu sua primeira franquia de uma escola de idiomas em 2007. A ideia surgiu ao concluir o curso de ingls e perceber a demanda por uma unidade em Franco da Rocha. O rapaz comeou a estudar Administrao na Etec e enquanto fazia o Ensino Tcnico decidiu colocar seu projeto em prtica. O curso superou minhas expectativas, fez com que me sentisse muito mais seguro ao iniciar a operao da minha primeira franquia, conta Escaleira. Pude colocar em prtica tudo aquilo que estudei, acrescenta o jovem administrador. Alm de administrar a escola, Felipe ministrava aulas quando iniciou nos negcios. Atualmente, aos 18 anos, conta com mais de 40 colaboradores. Em junho, inaugurou sua quinta unidade de ensino de idiomas pelo sistema de franquias.
Arquivo Pessoal

Logstica em debate
Aproximar academia e empresariado. Este foi um dos objetivos do 1o Congresso de Logstica das Fatecs Fateclog, sediado em junho na Fatec Jundia. As 17 unidades que oferecem o curso participaram da organizao do evento. Os temas de minicursos incluram programao de semforos, ministrado pelas professoras Bernadete Fantin (Fatec Botucatu) e transporte pblico urbano, por Cida Cristina Moraes (Fatec Jahu). Entre outros assuntos, as palestras abordaram sistema de abastecimento hospitalar, administrao porturia e transporte de cargas perigosas. A Logstica uma rea do conhecimento nova, que vem crescendo rapidamente, observa Francesco Bordignon, coordenador do curso na Fatec Jundia. O congresso traz a vantagem de transferir o conhecimento acadmico para a pesquisa aplicada.

Rpidas

Equipamentos de ponta
Jonathan Toledo

Fatec So Paulo renovou maquinrio

Parceria com a Festo, empresa alem do segmento de automao industrial, possibilitou renovar equipamentos para aulas prticas na Fatec So Paulo. A unidade ganhou um novo laboratrio de automao e controle de processos para as reas de Mecnica e Mecatrnica. Alm de reformar o espao fsico, a Festo doou parte das mquinas uma bancada de controle de processos e um rob mvel. O Centro Paula Souza adquiriu por licitao quatro bancadas de controle de processos e o sistema de treinamento de robtica aplicada manufatura integrada. Essa parceria foi fundamental para a Fatec So Paulo levar tecnologia de ponta para seus cursos, ressaltou Luciana Kassab, diretora da Fatec So Paulo. De acordo com Maria da Graa Marcatto, chefe do departamento de mecnica da unidade, o laboratrio

ser utilizado por cerca de dois mil estudantes dos cursos de Mecnica e Mecnica de Preciso. Os equipamentos simulam diversas situaes que ocorrem no processo de produo de grandes indstrias, permitindo ao aluno o contato com a realidade do mercado. Para a Fatec Mogi Mirim o Centro Paula Souza adquiriu da Festo, por processo licitatrio, nove bancadas de pneumtica e duas de hidrulica, que serviro para a prtica dos cursos de Mecnica e Mecnica de Preciso. O laboratrio, que inclui 12 computadores, considerado um dos maiores do Brasil, afirma o diretor da unidade, Andr Giraldi. Como prmio pelo primeiro lugar na Competio Mecatrnica do Centro Paula Souza, a Festo entregou Etec Jorge Street duas estaes de automao, que simulam um sistema de manufatura.

Tecnologia
Mquinas caa-nqueis apreendidas ganharam destinos mais nobres na Fatec de Tatu. Alunos de Automao Industrial desenvolveram um computador adaptado a cadeira de rodas com mouse acionado pelos ps e dois monitores um voltado para a pessoa com deficincia e outro para seu interlocutor. O prottipo foi elaborado a pedido de uma professora de ensino fundamental, que queria ajudar uma aluna tetraplgica e com dificuldades de fala, mas com todas as capacidades cognitivas, conta o diretor da Fatec, Mauro Tomazela. A jovem consegue movimentar os ps com dificuldade, e atualmente utiliza um mtodo desenvolvido pela Associao de Assistncia Criana Deficiente (AACD), em que aponta num tablado as figuras ou palavras que quer comunicar. O hardware e software esto na fase final de testes. Os estudantes Heitor Goulart, Heber Jess de Almeida, Carlos Eduardo Alarcon e Fbio Yukihiro Mochizuki trabalham sob o aval da aluna. Realizar esse projeto foi possvel para a Fatec Tatu aps a experincia de montar, com as peas dos caa-nqueis, um computador com acesso internet para uso da populao, na Prefeitura. Esto frente dos trabalhos os coordenadores dos cursos de Automao Industrial, Rosirlei Pavo, e de Gesto da Tecnologia da Informao, Osvaldo Rosica.

Meno honrosa
Alunos da Etec Getlio Vargas, de So Paulo, receberam meno honrosa na Feira Internacional de Cincias e Engenharia da Intel (Intel ISEF), realizada em maio em San Jose, nos Estados Unidos. Amanda de La Rocque, Carlos Henrique Leite e Paolo Damas investigaram um mtodo para reciclar poliestireno, o isopor, Alunos da Etec Getlio Vargas recebem meno honrosa na feira internacional da Intel em apenas trs horas. A Intel ISEF faz parte de um programa da Society for Science & the Public e da Intel Foundation, que rene anualmente nos Estados Unidos cerca de 1.500 estudantes de mais de 50 pases. Participam da competio estudantes de todo o mundo que ainda no chegaram ao ensino superior. Os jovens cientistas da Etec Getlio Vargas foram selecionados para a Intel ISEF ao receberem a premiao mxima na Feira Brasileira de Cincias e Engenharia, Criatividade e Inovao (Febrace), realizada na Universidade de So Paulo.
Arquivo Pessoal

supera deficincia nos Estados Unidos

Navegao

Mestres dos rios

Professores da Fatec Jahu prestam consultoria a empresas de navegao na bacia amaznica. A Fatec tem tradio e conhecimentos acumulados na rea, pois criou em 1990 o primeiro curso de Navegao Fluvial da Amrica Latina

Luis Gustavo Lucena

Na Amaznia, as estradas so os rios, por onde passam desde barcos dos ribeirinhos at navios cargueiros

estes sobre potncia de motores, simulao de colises para avaliar a melhor medida a ser tomada pelo comandante, cursos para treinamento da tripulao e diagnsticos para manuteno de equipamentos. Eis algumas das atividades desenvolvidas por professores da Fatec Jahu em companhias de navegao na Amaznia. A consultoria se concretizou por meio da Fundao de Apoio Tecnologia (FAT) e os mestres em engenharia naval Srgio Lukine e Luiz Alberto Sorani desenvolvem os trabalhos. Essas empresas nos procuraram porque a Fatec tem experincia na rea desde 1990, conta Sorani. O transporte de carga nos rios amaznicos ocorre em comboios de chatas, ou seja, vrias balsas acopladas umas s outras, que transportam soja, minrios ou derivados do petrleo. Essas composies podem chegar a 20 chatas, carregando 40 mil toneladas de soja. Em fevereiro deste ano, Lukine observou uma composio de nove chatas de minrio entre Porto Trombetas e Belm em duas situaes com meia carga e completamente carregada. Concluiu que, em caso de coliso, se o comboio estiver com meia carga e tiver rea de manobra melhor fazer uma curva do que parar bruscamente os motores. Em outra viagem, o pesquisador avaliou como reduzir os custos do transporte sem comprometer a segurana. Para isso, os motores foram acionados

Na embarcao Rio Tarauac, pesquisador escreveu um dirio

em diferentes potncias, determinando a velocidade ideal. Muitas vezes, pode ser mais econmico navegar com os motores a 80% de potncia do que na mxima, observa Lukine. Tambm houve treinamento de tripulao, sugestes para manuteno de equipamento e indicaes de manobras para evitar abalroamento de navios de passageiros. ECONOMIA E SEGURANA Quanto maior o comboio, menor o custo do transporte geralmente se acoplam no mximo 20 chatas. A Hermasa Navegao da Amaznia encomendou Fatec Jahu uma avaliao para averiguar a viabilidade de trfego para 25 chatas carregadas de soja durante o perodo das cheias, quando os rios oferecem melhores condies para a navegao. Conclumos ser possvel aumentar o comboio e recomendamos uma viagem teste, diz Lukine. As guas agitadas ao sul da Ilha de Maraj, no Par, oferecem desafios aos navegantes. Por isso recomenda-se trafegar somente durante o dia e em velocidade reduzida, avisando a presena para as embarcaes que vm em sentido contrrio. Em uma composio de nove chatas sem carga, equipes da Fatec Jahu e da Marinha substituram os cabos de amarrao de ao, normalmente utilizados, por outros de polipropileno, material geralmente aplicado para navegao no mar. um tipo de plstico bem flexvel, que se comportou muito bem nos testes, comenta Lukine. DIRIO DE BORDO Uma jornada entre Manaus e Porto Velho inspirou Sorani a escrever um dirio de bordo em que narra histrias como o encontro com botos, as corridas matinais na balsa e a compra de um

surubim de 12 quilos, oferecido por um pescador a 25 reais. Os ribeirinhos costumam levar produtos da floresta para vender e encostar junto s embarcaes que passam lentamente. Foi assim que o especialista provou pela primeira vez os coquinhos amarelos do tucum e saboreou cacau maduro. Tambm a lida com motores, bicos injetores e a rotina com a tripulao se fazem presentes no dirio. Sempre ao cair da tarde, Sorani e Lukine ministravam cursos para a tripulao, abordando temas como controle de avarias, legislao fluvial, segurana a bordo e simulao de combate a incndio. CURRCULO QUE ABRE PORTAS Muitos ex-alunos da Fatec Jahu vo trabalhar no Norte do Brasil. Atualmente, 114 tecnlogos trabalham na regio, informa Rosa Maria Padroni, coordenadora de relaes empresa-escola da faculdade. Entre eles est a paulista Andra Medeiros. Nascida em Santo Andr, passou a infncia em Pederneiras, cidade vizinha a Ja. Formou-se tecnloga em Navegao Fluvial e enviou um currculo em 1998 para a Hermasa, no Amazonas. Quando leram a lista de disciplinas cursadas, notaram que eu poderia trabalhar tanto na parte administrativa quanto na operacional. Andra atravessou o Brasil, ingressou na empresa como assistente de frota e em 2005 passou a coordenadora de sistema de segurana de bordo. Trabalha

Fotos: Luiz Alberto Sorani e Srgio Lukine

No alto, comboio de minrio carrega at 50 mil toneladas; acima, uma carga de soja e, abaixo, balsas petroleiras

no terminal da companhia no porto de Itacoatiara (AM) e cuida da segurana sob vrios aspectos: do tripulante, do patrimnio, da embarcao e da carga. O curso de Navegao Fluvial da Fatec Jahu completa 20 anos em 2010, afirma Sorani. At muito pouco tempo a Fatec era a nica instituio de ensino a formar profissionais especializados em transportes hidrovirios. Nessas duas dcadas, a Fatec conquistou o respeito das empresas e tem formado tecnlogos para todo o Brasil, conclui.

Matria de Capa
Fotos: Arquivo Conservatrio Dramtico e Musical Dr. Carlos de Campos

Tecnlogos em Produo Fonogrfica vo captar sons ao vivo e lanar produtos musicais

As opes de cursos se diversificaram no Centro Paula Souza em 2010. Em parceria com secretarias de Estado, fundaes e instituies de ensino, Etecs e Fatecs desenvolvem currculos em reas to distintas como produo fonogrfica, gesto pblica e transportes terrestres

Novas carreiras
Fatec Tatu em um curso elaborado a quatro mos com o Conservatrio Dramtico e Musical Dr. Carlos de Campos, na mesma cidade. As perspectivas de trabalho prometem: a receita com shows subiu de R$ 15,6 milhes em 2003 para R$ 26,7 milhes em 2008, segundo o Ecad (rgo responsvel pela arrecadao de direitos autorais decorrentes da execuo pblica de msicas). Dados da Associao Brasileira de Produtores de Disco (ABPD) referentes a 2008 apontam que, mesmo em um ano de crise econmica, o mercado brasileiro de msica cresceu 6,5% em relao a 2007. As vendas de CDs, DVDs e o mercado digital movimentaram cerca de R$ 337 milhes. O CD ainda representa 62% desse montante, o DVD, 27%, enquanto a msica digital contribui 12%. O mercado de msica para internet e celular se expande fortemente: 185% de 2006 a 2007 e 80% de 2007 a 2008. Novas tecnologias acrescentam desafios ao profissional e uma formao em consonncia com as transformaes do setor torna-se decisiva. Pretendemos formar um profissional que, alm da capacidade tecnolgica para operar equipamentos de produo fonogrfica, compreenda todo o processo de gravao e aes subsequentes, de maneira a executar projetos de alta qualidade, afirma o diretor da Fatec Tatu, Mauro Tomazela. Um dos mais renomados nomes do pas na rea musical, Jos Augusto Manis atua

s transformaes no mercado de trabalho e inovaes tecnolgicas abrem caminho para novas carreiras. Por isso, o Centro Paula Souza renova constantemente currculos e elabora novos cursos, oferecidos gratuitamente populao. Muitas vezes a gestao desses projetos se d em conjunto com outros rgos pblicos, associaes e empresas. Desses acordos de cooperao, somente em 2010 nasceram trs cursos: Gesto Pblica (indito em nvel tcnico), Produo Fonogrfica e Transportes Terrestres (ambos tecnolgicos). PERFEITA SINTONIA Concepo de um projeto musical, pr-produo, gravao, escolha de repertrio, edio, mixagem, operao de estdios de udio, divulgao e distribuio do produto final. Os tecnlogos em produo fonogrfica atuam em todas as etapas desse processo e produzem, ainda, trilhas e efeitos sonoros especiais para teatro e cinema. Podem trabalhar em estdios ou em espetculos ao vivo. Esses profissionais, raros no Brasil, sero preparados a partir do segundo semestre de 2010 na

Arquivo Etec Antonio Devisate

OUTRAS OPES EM 2010

eja outros cursos tcnicos e tecnolgicos includos pela primeira vez nos processos seletivos deste ano:

CURSOS TCNICOS
Cuidador de idosos habilita profissionais para atender idosos, cuidando da sade, do lazer e do bem-estar, estimulando a independncia. Candidatos devem ser maiores de 18 anos e diplomados em auxiliar de enfermagem. Disponvel na Etec Parque da Juventude e na Escola Estadual Dom Joo Maria Ogno Oslo (sob administrao da Etec Carlos de Campos), ambas na Capital.

Cuidador de Idosos: tcnico qualificado na rea de sade

Eventos feiras de negcios, agropecurias e rodeios solicitam profissionais aptos a captar patrocnios, negociar com clientes e preparar recepes. Etecs de Artes (Capital) e Joo Belarmino (Amparo) oferecem o curso.
Lazer neste semestre, a Etec Cotia comea a preparar tcnicos para desenvolver atividades recreativas em acampamentos, spas, clubes, termas, parques e cruzeiros. Manuteno e Suporte em Informtica esse tcnico far conserto, instalao e conservao da parte fsica do computador e perifricos (como impressora). Nas Etecs Joo Batista de Lima Figueiredo, de Mococa, e Rosa Perrone Scavone, de Itatiba.
Andre Ancion

CURSOS TECNOLGICOS
Gesto Comercial oferecido nas Fatecs Ipiranga (Capital) e Itaquaquecetuba. O tecnlogo pode trabalhar com operaes de atacado, varejo ou representao de qualquer setor econmico e definir estratgias de venda, gerenciando a relao custo e preo final. Sistemas para Internet desenvolvimento de programas e aplicativos, alm de portais de internet, incluem algumas das funes desempenhadas por esse tecnlogo, que ainda atua com computao mvel e redes sem fio. Disponvel nas Fatecs Jahu, Jales, Taquaritinga e Baixada Santista.

GESTO PBLICA NA PRTICA Nas salas amplas e confortveis h lousa digital e cada aluno conta com um notebook conectado internet sem fio. Aulas prticas incluem os jogos pblicos, para analisar situaes concretas e implementar polticas pblicas. Os debates ajudam os estudantes a avaliar cada caso e apresentar solues. Assim o curso tcnico de Gesto Pblica, que comeou as atividades em fevereiro deste ano. A iniciativa resulta da cooperao entre o Centro Paula

Tecnlogo em Sistemas para Internet desenvolve programas

Flavio Takemoto

como consultor e auxilia no desenvolvimento do contedo do curso. Formado em Paris, Manis dirigiu o Centro de Documentao de Msica Contempornea da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O Conservatrio mantido pelo Governo do Estado. H outra parceria com rgo governamental, que resultou em um curso tcnico indito no Brasil: Gesto Pblica.

cada vez mais condomnios investem em jardins sofisticados. O tcnico em Paisagismo conhecer tcnicas de cultivo e produo de plantas, alm de fazer projetos paisagsticos. Interessados devem procurar a Etec Martinho Di Ciero, de Itu.
Tcnico em Paisagismo elabora projetos de jardins
Processos Fotogrficos a Etec de Carapicuba ensina a fotografar, revelar filmes, ampliar fotos preto-e-branco e tratar imagens digitais.

Paisagismo

Matria de Capa
Primeiro curso tcnico de Gesto Pblica do Brasil foi criado em parceria com Fundao Prefeito Faria Lima

Souza, ligado Secretaria de Desenvolvimento, e a Fundao Prefeito Faria Lima (Cepam), vinculada Secretaria de Economia e Planejamento do Estado de So Paulo. H 42 anos, a fundao apoia municpios na construo de polticas pblicas. A unidade funciona no Centro de Referncia em Gesto Pblica, localizado na Cidade Universitria (em So Paulo), onde tambm fica a fundao. Esta Etec muito importante porque tem o diferencial da parceria com o Cepam, que presta apoio operacional unidade, ser um futuro empregador e auxiliar na colocao profissional destes alunos, ressalta o governador Alberto Goldman. Existem possibilidades de atuao alm do setor pblico. Organizaes sociais e no-governamentais tambm necessitam de pessoal com conhecimento de gesto pblica. Sem falar nas empresas privadas, que muitas vezes fornecem produtos e servios para os governos e carecem de profissionais que saibam interpretar o funcionamento da mquina pblica. O curso abre aos alunos a convivncia com tcnicos do Cepam, que sero tutores dos estudantes, aconselhandoos ao longo do curso. co de rodovias e ferrovias, dimensionamento de frota e segurana viria ENTRE RODAS E TRILHOS ocupam 70% da carga horria. Outros 20% se distribuem em disciplinas de Outra novidade deste semestre apoio, como topografia e legislao de o curso de Tecnologia em Transporte transportes, diz Adriane Fontana, diretora Terrestre, oferecido na Fatec Barueri. da Fatec So Caetano do Sul e membro A elaborao do currculo envolveu da comisso responsvel pelo currculo. professores de Fatecs, representantes O foco principal ser o transporte das secretarias estaduais de Transportes de massa, afirma a diretora. Segundo Metropolitanos e de Desenvolvimento, o Conselho de Infraestrutura da Confealm de profissionais do Metr e da derao Nacional da Indstria (CNI), os Companhia Paulista de Transportes investimentos necessrios para melhoMetropolitanos (CPTM) e Desenvolvirar a mobilidade urbana das 12 cidades mento Rodovirio S.A. (Dersa). que sediaro a Copa do Mundo foi Disciplinas como projeto de sinaliestimado em valores que vo de zao rodoferroviria, projeto geomtriR$ 60 bilhes a R$ 110 bilhes.
Fotos: Milton Michida Michal Zacharzewski

Tecnlogo em Transportes Terrestres atuar em ferrovias e concessionrias de rodovias

O curso formar profissionais especializados na operao e planejamento de transportes terrestres (sobre pneus e trilhos). Dimensionar frota, calcular impacto do trnsito e custo do transporte so algumas das funes desempenhadas por esse tecnlogo. O mercado de trabalho inclui rgos do poder pblico, concessionrias de rodovias e ferrovias e empresas de nibus. Muito trabalho espera os futuros tecnlogos: a Confederao Nacional dos Transportes calcula que 70% das rodovias se encontram em estado irregular ou em pssimas condies de conservao. A Associao Brasileira da Infraestrutura e Indstrias de Base (Abdib) estima que o Brasil precisa investir R$ 24 bilhes anuais em transportes nos prximos anos o que demandar profissionais qualificados.

Encontro Internacional

Alm das fronteiras


Seminrio rene representantes de instituies latinoamericanas para debater educao profissional
Arquivo Centro Paula Souza

ez pases da Amrica do Sul e Caribe se reuniram no Centro Paula Souza durante a ltima semana de abril para trocar experincias sobre os sistemas de ensino profissional latinoamericanos e debater temas como empregabilidade, incluso social e desenvolvimento socioeconmico. Organizador do evento, o Paula Souza integra o Centro Interamericano de Formao Profissional (Cinterfor), vinculado Organizao Internacional do Trabalho (OIT), e foi escolhido para representar o Brasil no encontro. Painis e debates ocorreram no auditrio da Etec So Paulo, no bairro paulistano do Bom Retiro. Alm dessas atividades, os participantes fizeram visitas tcnicas s Etecs de Artes e Parque da Juventude (Capital) e Benedito Storani (Jundia). uma troca de informaes muito rica, pois discutimos o papel da educao profissional em pases de realidades sociais muito diferentes entre si, avalia o coordenador de Ensino Mdio e Tcnico da instituio, Almrio Melquades de Arajo. Alm do Brasil, participaram do encontro representantes da Argentina, Bolvia, Colmbia, Costa Rica, Equador, Nicargua, Peru, Repblica Dominicana e Uruguai. Esse encontro possibilitou especialistas de outros pases conhecerem na prtica um pouco do funcionamento da educao profissional no Brasil, diz a responsvel por projetos da Unidade de Ensino Mdio e Tcnico da instituio, Margarete dos Santos. CONHECIMENTOS PARTILHADOS O encontro com representantes da educao profissional em dez pases

da Amrica Latina originou vrios projetos de cooperao interinstitucional. Foi um encontro extremamente enriquecedor para a regio latinoamericana. Tivemos a oportunidade de compartilhar conhecimento, fazer acordos e estabelecer acordos de integrao com outras instituies, afirmou Sara Silveira, representante do Cinterfor. Todos ficamos maravilhados pelo desenvolvimento e a capacidade de inovao do Centro Paula Souza. Do ponto de vista da OIT/Cinterfor, esse primeiro contato direto reafirmou a importncia do aporte do Paula Souza para as instituies da regio, elogiou a representante do Cinterfor. O Instituto Tecnolgico Universitrio (ITU), da regio vincola de Mendoza, Argentina, firmou um acordo com o Centro Paula Souza para passar informaes sobre tcnicas e capacitao na rea de vitivinicultura. Este assunto interessa especialmente Etec Benedito Storani, de Jundia, regio que vem investindo na melhoria tecnolgica da produo de vinhos e foi visitada pelo grupo. O ITU tambm oferecer informaes sobre a plataforma Avatares, de formao a distncia, na qual o aluno interage at mesmo pelo telefone celular. Com os ministrios do Trabalho uruguaio e argentino, o Paula Souza comeou a trocar experincias sobre o processo de certificao de competncias. O Centro Paula Souza tem mais

Encerramento do encontro, que reuniu dez pases

de 200 escolas e uma tradio de formao por competncias, o que estamos buscando agora, afirmou Gabriela Rodrigues, representante do Ministrio do Trabalho uruguaio. A Fundao Uocra, ligada ao sindicato de construo civil da Argentina, apresentou a possibilidade de ministrar cursos de espanhol para professores do Paula Souza que, por sua vez, ofereceu a metodologia de implantao do Laboratrio de Currculos. Esta experincia de sistematizao dos currculos muito interessante porque cria um espao de discusso sobre os cursos e as necessidades de atualizao constante, comentou Hernn Rugginello, coordenador do departamento de pesquisa da Fundao Uocra.

Artigo Lcia Maria Alves e Sandra Helena Trevisoli

Biocombustveis:
uma viso para o futuro
Blue Sky

o sculo 20, a produo de energia no mundo se originava 80% de combustveis fsseis: carvo mineral, petrleo e gs. Apenas 10% de energia provinha da biomassa na forma de lenha e carvo vegetal. Essas matrias-primas, alm de causar desmatamento e degradao do solo, no suprem as necessidades de combustveis para a indstria e o transporte, que permanecem dependentes do petrleo combustvel caro, no renovvel, poluidor e com fontes restritas a alguns pases. Assim, faz-se necessria uma nova viso sobre o uso da biomassa para a gerao de energia, com destaque para a produo de etanol, biodiesel e biogs. Atento a essa perspectiva, o Centro Paula Souza criou em 2008 o curso de Tecnologia em Biocombustveis, nas Fatecs Araatuba, Jaboticabal e Piracicaba, para formar tecnlogos com slidos conhecimentos no uso da biomassa para a produo de combustveis. O Brasil o maior produtor mundial de acar e lcool oriundos da cana-de-acar e o segundo maior produtor de lcool originado de outras matrias-primas. O etanol tambm pode ser produzido a partir de outras fontes de acar, como o milho, utilizado nos Estados Unidos. Atualmente existe uma preocupao mundial em evitar o redirecionamento de culturas alimentcias (milho e soja) para a produo de biocombustveis. Nesse aspecto, o Brasil possui algumas vantagens. O cultivo de canade-acar para a produo de etanol

pode se direcionar para reas de pastagens degradadas sem alterar a produo de gros ou causar a derrubada de florestas. Alm disso, no Pas existe a possibilidade de mltiplos cultivos durante o ano agrcola: soja, amendoim, girassol e outras oleaginosas que podem ser utilizadas para gerar biodiesel. O Estado de So Paulo lder na produo de bioenergia no pas, tanto em pesquisa e desenvolvimento, quanto em recursos investidos nos

desenvolver outros produtos de interesse comercial, por exemplo, plstico a partir do bagao de cana, e insumos biotecnolgicos como bioinseticidas e adubos biolgicos. Dessa forma deixam de ser usinas convencionais e se transformam em biorrefinarias, funcionando o ano inteiro e obtendo energia por meio de processos biolgicos com pouco impacto ambiental e alto rendimento. Sendo assim, o tecnlogo em Biocombustveis ter papel importante,

Faz-se necessria uma nova viso sobre o uso da biomassa para a gerao de energia, com destaque para a produo de etanol, biodiesel e biogs. Atento a essa perspectiva, o Centro Paula Souza criou em 2008 o curso de Tecnologia em Biocombustveis
processos produtivos. Um grande nmero das indstrias de bens de capital para a produo de biocombustveis se localiza nessa regio. Por outro lado, vrias indstrias de biocombustveis esto se fixando em estados como Tocantins, Mato Grosso e Gois, fazendo com que a oferta de emprego nessas regies tambm aumente. As metodologias de transformao de biomassa em energia ainda necessitam de desenvolvimento tcnico para aumentar a produtividade e reduzir os custos. Muitas usinas de cana-de-acar s produzem acar e lcool, parando totalmente na entressafra (aproximadamente de dezembro a maro, no Estado de So Paulo). Essas empresas devem mostrando capacidade de desenvolver projetos inovadores para atuar em todas as etapas da cadeia produtiva. O profissional dever estar preparado para enfrentar desafios tecnolgicos no setor, alm de se manter atualizado em relao s transformaes da sociedade e do mundo globalizado. LUCIA MARIA CARARETO ALVES diretora da Fatec Jaboticabal e SANDRA HELENA UNDA TREVISOLI coordena o curso de Biocombustveis da unidade
Arquivo Pessoal

10

Entrevista Luciano de Almeida

Desenvolvimento planejado
O
administrador de empresas Luciano Santos Tavares de Almeida fez ps-graduao em Administrao e Gesto de Negcios Internacionais em Berkeley, Estados Unidos. O empresrio do setor sucroalcooleiro presidiu o Arranjo Produtivo Local do lcool (Apla) da Regio de Piracicaba e foi secretrio municipal da Indstria e Comrcio dessa cidade entre 2005 e 2007. Em 2008 foi nomeado secretrio adjunto na Secretaria de Desenvolvimento do Estado de So Paulo e em maio de 2010 assumiu a liderana da pasta. Nesta entrevista, Almeida resume as principais realizaes da Secretaria qual o Centro Paula Souza se vincula. Como sua experincia em administrao nos setores pblico e privado auxilia seu trabalho na Secretaria de Desenvolvimento? A viso empresarial contribui para o aperfeioamento da gesto pblica e para balizar as aes voltadas ao desenvolvimento econmico do Estado. Um bom administrador de empresas deve planejar e estabelecer metas para obter maior produtividade com menor custo. No poder pblico priorizamos aes que traro maiores benefcios populao, otimizando processos e reduzindo custos para tornar o Estado mais eficiente. Qual a contribuio das Etecs e das Fatecs no fortalecimento das vocaes econmicas locais? Participam de maneira fundamental, oferecendo cursos direcionados s necessidades do mercado de trabalho local. Um exemplo disso so as Fatecs de Araatuba, Jaboticabal e Piracicaba. Localizadas em regies com forte produo de cana-deacar, oferecem o curso de Biocombustveis, preparando profissionais para atuar na utilizao de matria-prima agrcola como fonte de energia. O senhor ajudou a comandar o programa de expanso do ensino profissional, com os dois ltimos secretrios. As metas sero atingidas? Como secretrio adjunto acompanhei esse projeto de perto. Cada um dos secretrios [Alberto Goldman, atual governador, e Geraldo Alckmin] deixou uma boa contribuio para cumprir as metas. Nas Fatecs, nosso objetivo dobrar o nmero de unidades at o final de 2010. Hoje existem 49 faculdades, ou seja, 94% da meta. No segundo semestre haver mais duas em funcionamento e outras duas em obras. Quanto s Etecs, propusemos abrir 33,5 mil novas vagas em cursos tcnicos, chegando a 100 mil novas matrculas. No segundo semestre sero criadas 38 mil novas vagas, superando a meta. De que maneira as Fatecs podem interagir com o Sistema Paulista de Parques Tecnolgicos, o SPTec? Aliando pesquisa e conhecimento ao setor produtivo no mesmo ambiente.

Aos 45 anos, o administrador e empresrio Luciano Santos Tavares de Almeida assume a Secretaria de Desenvolvimento. Desde 2008, o secretrio compe os quadros da pasta e conhece em detalhes o plano de expanso das Etecs e Fatecs
O aluno da Etec ou da Fatec tem a oportunidade de trabalhar ou fazer um estgio em uma empresa de tecnologia instalada no Parque Tecnolgico de So Jos dos Campos. O empreendimento rene vrias empresas do setor de aviao e conta com uma Fatec instalada Divulgao em suas dependncias, preparando alunos para trabalhar no mesmo local. Em sua opinio, quais as maiores conquistas da Secretaria de Desenvolvimento na atual gesto? Uma das principais foi o convnio firmado com a Secretaria da Educao e com a prefeitura de So Paulo para oferecer cursos tcnicos gratuitos em escolas da rede estadual e em Centros Educacionais Unificados (CEUs). Aumentamos a oferta de vagas no ensino tcnico sem precisar construir novos prdios. Houve tambm avanos em outras reas, como a criao da agncia Investe So Paulo, para atrair novas empresas, e as aes de incentivo cincia, tecnologia e inovao. Na rea de infraestrutura e logstica, foi criada uma comisso para propor medidas voltadas ao setor de petrleo e gs. Existem tambm projetos voltados ao desenvolvimento econmico regional, como o Programa de Fomento aos Arranjos Produtivos Locais (APLs).

11

Arranjos Produtivos

Etecs localizadas em cidades com indstrias automobilsticas So Caetano, So Paulo e Tatu oferecem curso tcnico de Manuteno Automotiva e aceleram as chances de emprego

aquecidos
Q
uem j foi proprietrio ou ainda tem um Fusca ou uma Braslia costuma brincar dizendo que com um alicate e um rolo de arame d para realizar toda a manuteno e consertos necessrios para rodar com esses modelos. Piadas e exageros parte, essa brincadeira reflete como a indstria automobilstica se desenvolveu nas ltimas dcadas. O Centro Paula Souza criou o curso tcnico de Manuteno Automotiva com o objetivo de acompanhar esses avanos e formar profissionais preparados para atuarem em um mercado em que as tecnologias constantemente se transformam. Oferecem essa carreira as Etecs Jorge Street (So Caetano do Sul), Martin Luther King (So Paulo) e Salles Gomes (Tatu). As trs cidades contam com montadoras, campo de provas de ve-culos ou fabricantes de autopeas. De acordo com Itamar Fernandes, coordenador de curso na Etec Martin Luther King, as disciplinas abordadas acompanham o desenvolvimento do setor o que ocorre, por exemplo, nos temas automao e eletrnica. A atuao dos tcnicos em Manuteno Automotiva se expande muito alm das oficinas mecnicas: os profissionais podem trabalhar em montadoras, concessionrias, fabricantes de peas automotivas, locadoras de veculos e transportadoras. Csar Oliveira Filho, coordenador do curso de Manuteno Automotiva da Etec Salles Gomes, de Tatu, aponta chances de empregos em uma nova rea: os centros de inspeo veicular. Oliveira Filho observa que para exercer a funo necessrio se cadastrar no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea). Quem trabalhar num centro de inspeo avalia a emisso de gases poluentes em carros, motos, caminhonetes e caminhes. Alis, os tcnicos que descobrirem alternativas para reduzir a poluio causada pelos veculos sero bastante valorizados. EMPREGOS EM ALTA De acordo com os dados da Associao Nacional dos Fabricantes de Veculos (Anfavea), a contratao de profissionais mantm a expanso por onze meses consecutivos. Em abril deste ano, 128,8 mil pessoas estavam empregadas, um crescimento de 6% relativo a abril de 2009. Como muitos de seus colegas, Ricardo Lodi David trabalhava na rea e decidiu ingressar no curso tcnico para se aprimorar e subir na carreira. Aos 37 anos, Ricardo trabalha h sete na Ford e cursa o primeiro semestre na Etec Salles Gomes. A busca pelo crescimento profissional trouxe um bom resultado: a promoo. Apesar da experincia na fbrica, David afirma que o curso agrega mais conhecimento. Satisfeito com os estudos, pretende seguir adiante e cursar o tcnico em Mecatrnica, na mesma unidade. Outra parte significativa desses estudantes est iniciando a vida profissional, e muitas vezes nem precisam esperar a formatura para conseguir a

Motores

Alunos de Manuteno Automotiva ganham intimidade com os motores

contratao. o caso de Guilherme Marinho de Freitas, aluno da Etec Jorge Street. Com apenas 18 anos, conseguiu seu primeiro emprego na fabricante de caminhes e nibus Scania por exibir em seu currculo a matrcula em Manuteno Automotiva. Sempre gostei de carros, e sabia que com o ensino tcnico conseguiria uma vaga de trabalho melhor, conta, explicando a razo de sua escolha no Vestibulinho.

12

Fotos: Mara Soares

Вам также может понравиться