Вы находитесь на странице: 1из 16

Direito Penal Sinopse Esquematizada

Por Letcia Reis Mozer letsmozer@hotmail.com

Notas preliminares
Legislao penal = a) Cdigo Penal (parte geral e especial) b) Leis penais especiais (ex. Lei 11343/06 Lei de drogas)

Finalidade do Direito Penal = Proteger os bens jurdicos mais importantes e necessrios para a prpria sobrevivncia da sociedade. Direito Penal Objetivo = Conjunto de normas editadas pelo Estado, definindo crimes e contravenes, isto , impondo ou proibindo determinadas condutas sob ameaa de sano ou medida de segurana. Direito Penal Subjetivo = a possibilidade que o Estado tem de criar e fazer cumprir suas normas, executando as decises condenatrias proferidas pelo Poder Judicirio. O IUS PUNIENDI (direito de punir).

Fontes do Direito Penal


Conceito = Lugar de procedncia, de onde se origina alguma coisa. Espcies: 1) Fontes de produo (material) = O Estado a nica fonte do Direito Penal. (art. 22, I, da CF) 2) Fontes de conhecimento (formal), que divide-se em: a) Imediatas = a Lei. b) Mediatas = Costumes e princpios gerais.

Norma Penal
Classificao das normas penais: 1) Normas penais incriminadoras = reservada a estas normas a funo de definir as infraes penais, proibindo ou impondo condutas, sob a ameaa de pena;

#) Preceitos da norma penal incriminadora: a) preceito primrio = o encarregado de fazer a descrio detalhada e perfeita da conduta que se procura proibir ou impor; b) preceito secundrio = cabe a tarefa de individualizar a pena, cominando-a em abstrato; EX.: Art. 155. Subtrair para si ou para outrem, coisa alheia mvel. (preceito primrio) Pena recluso de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa. (preceito secundrio) 2) Normas penais no incriminadoras = Possuem as seguintes finalidades: tornar lcitas determinadas condutas; afastar a culpabilidade do agente, erigindo causas de iseno de pena; esclarecer determinados conceitos; fornecer princpios gerais para a aplicao da lei penal.

SUBDIVIDEM-SE EM: a) Permissivas - podendo ser = #) permissivas justificantes = quanto tem por finalidade afastar a ilititude da conduta do agente. Ex.: arts. 23, 24 e 25 do CP. #) permissivas exculpantes = quando se destinam a eliminar a culpabilidade, isentando o agente de pena. Ex.: arts. 26, caput, e 28 1, do CP. b) Explicativas = so aquelas que visam esclarecer ou explicitar conceitos. Ex.: art. 327, CP (define funcionrio pblico). c) Complementares = so as que fornecem princpios gerais para a aplicao da lei penal. Ex.: art. 59 do CP.

3) Normas penais em branco (primariamente remetidas) = So aquelas em que h necessidade de complementao para que se possa compreender o mbito de aplicao de seu preceito primrio. A doutrina divide as normas penais em branco em DOIS grupos: a) Homogneas = quando o seu complemento oriundo da mesma fonte legislativa que editou a norma que necessita desse complemento. Ainda h a subdiviso das normas penais em branco homogneas em: HOMOVITELINA, aquela cuja norma complementar do mesmo ramo que a principal, ou seja, lei penal ser complementada por outra lei penal. Ex.: art. 328 do CP que complementado pelo art. 5, 1 do CP.

HETEROVITELINA, tem suas respectivas normas complementares oriundas de outro ramo do direito. Ex.: art. 178 do CP, que complementado pelas normas (comerciais) deste ttulo de crdito. b) Heterogneas = quando o seu complemento oriundo de fonte diversa daquela que a editou. Ex.: art. 28 da Lei 11343/06, que complementada por um portaria da ANVISA.

4) Normas penais incompletas ou imperfeitas (secundariamente remetidas) = So aquelas que, para saber a sano imposta pela transgresso de seu preceito primrio, o legislador nos remete a outro texto de lei. Ex.: art. 1 da Lei 2889/56, que define e pune o crime de genocdio.

5) Concurso (ou conflito) aparente de normas penais = quando para determinado fato, aparentemente, existem duas ou mais normas que podero sobre ele incidir. O conflito, porque aparente, dever ser resolvido com a anlise dos seguintes princpios: a) Princpio da especialidade = a norma especial afasta a aplicao da norma geral. Lex specialis derrogat generali. Ex.: homicdio versus infantocdio. b) Princpio da subsidiariedade = a norma dita subsidiria considerada, na expresso de HUNGRIA, como um soldado de reserva, isto , na ausncia ou impossibilidade de aplicao da norma principal mais grave, aplica-se a norma subsidiria menos grave. Lex primaria derrogat legi subsidiariae. Pode ser: EXPRESSA = quando a prpria lei faz a sua ressalva. Ex.: art. 132, CP. TCITA = quando o artigo, embora no se referindo expressamente em seu carter subsidirio, somente ter aplicao nas hipteses de no ocorrncia de um delito mais grave , que , neste caso, afastar a aplicao da norma subsidiria.Ex.: art. 311 do CTB, que se no observado pode causar o que descreve o art. 302 do mesmo diploma legal. c) Princpio da consuno = pode-se falar em tal princpio em dois casos: #) quando um crime meio necessrio ou normal fase de preparao ou de execuo de outro crime; #) nos casos de antefato e ps-fato impunveis;

d) Princpio da alternatividade = ter aplicao quando estivermos diante de crimes tidos como de ao mltipla (crimes plurinucleares). Ex.: art. 33 da Lei 11343/06.

Interpretao e Integrao da Lei Penal


Interpretar = tentar buscar o efetivo alcance da norma. 1) Espcies de interpretao: a) Objetiva = busca-se descobrir a suposta vontade da lei. b) Subjetiva = busca-se alcanar a vontade do legislador. 2) Classificao: Quanto ao sujeito: a) autntica a interpretao realizada pelo prprio texto legal, podendo ser considerada contextual ou posterior. #) CONTEXTUAL a interpretao realizada no mesmo momento em que editado o diploma legal que se procura interpretar, e #) POSTERIOR a interpretao realizada pela lei, depois da edio de um diploma legal anterior. b) doutrinria aquela realizada pelos estudiosos do direito, os quais, comentando sobre a lei que se pretende interpretar, emitem opinies pessoais. c) jurisprudencial a realizada pelos aplicadores do direito , ou seja, pelos juzes de primeiro grau e magistrados que compe os tribunais, podendo ainda incluir neste conceito as smulas que podem ou no ter poder vinculante. Quanto aos meios: a) literal (gramatical) aquela em que o exegeta de preocupa simplesmente, em saber o real e efetivo significado das palavras. b) teleolgica quando o intrprete busca alcanar a finalidade da lei, aquilo ao qual ela se destina regular. c) sistmica (sistemtica) o exegeta analisa o dispositivo legal no sistema no qual ele est contido, e no de forma isolada d) histrica, o intrprete volta ao passado, ao tempo em que foi editado o diploma que se quer interpretar, buscando os fundamentos de sua

criao, o momento pelo qual a sociedade passava e etc. Quanto aos resultados: a) declaratria, onde o intrprete no amplia nem restringe seu alcance, apenas declara a vontade da lei. b) restritiva aquela em que o intrprete diminui, restringe o alcance da lei, uma vez que esta, primeira vista, disse mais do que efetivamente pretendia dizer (lex plus dixit quam voluit), buscando, dessa forma, apreender o seu verdadeiro sentido. c) extensiva ocorre quando, para que se possa conhecer a exata amplitude da lei, o intrprete necessita alargar seu alcance, haja vista ter aquela dito menos do que efetivamente pretendia (lex minus dixit quam voluit).

Interpretao Analgica
Quer dizer que uma frmula casustica, que servir de norte ao exegeta, segue-se uma frmula genrica.

Analogia
CONCEITO = Define-se analogia como uma forma de autointegrao da norma, consistente em aplicar a uma hiptese no prevista em lei a disposio legal relativa a um caso semelhante, atendendo-se, assim, ao brocardo ubi eadem ratio, ubi eadem legis dispositivo. a) Analogia in bonam partem = para beneficiar o ru = PERMITIDO. b) Analogia in malam partem = para prejudicar o ru = PROIBIDO.

Princpio da Interveno Mnima


O Direito Penal s deve se preocupar-se com a proteo dos bens mais importantes e necessrios vida em sociedade. Direito Penal = ultima ratio, devendo interferir o menos possvel na vida em sociedade.

Princpio da Lesividade
Interveno mnima + lesividade = duas faces de uma mesma moeda; Nos esclarecer, limitando ainda mais o poder do legislador, quais as condutas que podero ser incriminadas pela lei penal. Somente permite a interferncia do Direito Penal quando estivermos diante de ataques a bens jurdico importantes. 4 PRINCIPAIS FUNES DO P. DA LESIVIDADE a) Proibir a incriminao de uma atitude interna = cogitationis poenam nemo patitur, ou seja, ningum pode ser punido por aquilo que pensa, ou mesmo por seus sentimentos pessoais. b) Proibir a incriminao de uma conduta que no exceda o mbito do prprio autos = o Direito Penal tambm no poder punir aquelas condutas que no sejam lesivas a bens de terceiros, pois no excedem o mbito do prprio autor. Ex.: autoleso ou tentativa de suicdio. c) Proibir a incriminao de simples estados ou condies existenciais = impedir que o agente seja punido por aquilo que ele , e no pelo que ele fez. d) Proibir a incriminao de condutas desviadas que no afetam qualquer bem jurdico = busca-se afastar da incidncia de aplicao da lei penal aquelas condutas que, embora desviadas, no afetam qualquer bem jurdico de terceiros. Ex.: no se pode punir ningum por no gostar de tomar banho regularmente.

Princpio da Adequao Social


Segundo LUIZ REGIS PRADO = a teoria da adequao social, concebida por Hans Welzel, significa que apesar de uma conduta se subsumir ao modelo legal no ser considerada tpica se for socialmente adequada ou reconhecida, isto , se

estiver de acordo com a ordem social da vida historicamente condicionada.

EXEMPLO.: o trnsito nas grandes cidades, o transporte areo e a existncia de usinas atmicas.

Princpio da Fragmentariedade
Carter fragmentrio do Direito Penal = significa, em sntese, que, uma vez escolhidos aqueles bens fundamentais, comprovada a lesividade e a inadequao das condutas que os ofendem, esses bens passaro a fazer parte de uma pequena parcela que protegida pelo Direito Penal, originando-se, assim, a sua natureza fragmentria.
FRAGMENTARIEDADE = INTERVENO MNIMA+LESIVIDADE+ADEQUAO SOCIAL

CONSEQUNCIA

Princpio da Insignificncia
Tambm conhecido como bagataela. Para compreender tal princpio, preciso fazer uma anlise sobre a tipicidade penal conglobante, que possui dois aspectos fundamentais: a) Se a conduta do agente antinormativa = no imposta/autorizada pelo estado. EX.: caminho de combustvel que transita pela rodovia. b) Se o fato materialmente tpico = efetiva e relevante leso ao bem protegido. EX.: se uma pessoa, atrasada para seu trabalho, ao retirar o carro da garagem, no obseva se h algum pedestre transitando ali em frente, e assim, engata a r e pisa no acelerador, vindo a perceber que havia uma pessoa em frente a sua garagem e imediatamente pisa no freio e tal ao causa no pedestre um arranho de 2 cm. No caso em tela, a leso causada ao referido pedestre no o tipo de leso que o legislador objetivou punir, devido a sua insignificncia, ante ao real objeto do direito penal. Assim, temos: se no h tipicidade material, no h tipicidade conglobante; por conseguinte, se no h tipicidade penal, no haver

fato tpico; e, como consequncia lgica, se no h fato tpico, no haver crime. OBS.: aos crimes praticados mediante violncia ou grave ameaa pessoa, no h que se falar em princpio da insignificncia. ( HC 100.528/SC, Rel. Min. Arnaldo Esteves Lima, 5 T., julgado em 10/06/2008, DJe 04/08/2008).

Princpio da individualizao da pena


Art. 5, XLVI, da CF/88 a) b) c)

Ocorre em 3 momentos: Fase da valorao = feita pelo legislador; Fase da aplicao = compete ao julgador, ou seja, ao aplicador da lei; Fase da execuo = Juzo da execuo (art. 5 da Lei n 7.210/84 Lei de Execuo Penal).

OBS.: o princpio da individualizao da pena e o art. 2, 1 da Lei n 8.072/90 (Lei dos crimes hediondos); edio da Lei n 11.646/2007 que modificou o supramencionado diploma legal, permitindo a progresso de regime; STF Smula Vinculante n 26.

Princpio da proporcionalidade
Segundo Alberto Silva Franco: O princpio da proporcionalidade exige que se faa um juzo de ponderao sobre a relao existente entre o bem que lesionado ou posto em perigo (gravidade do fato) e o bem de que pode algum ser privado (gravidade da pena) (...).

Princpio da responsabilidade pessoal


Art. 5, XLV, da CF/88 Espcies de pena = (art. 32 do CP) - privativas de liberdade; - restritivas de direito; - de multa; A pena impessoal, ou seja, no poder, jamais, ultrapassar a pessoa do condenado, tal como determina a norma constitucional.

Princpio da limitao das penas

Art. 5, XLVII, da CF/88 No haver:

I - pena de morte (salvo em caso de guerra declarada art. 84, XIX, da CF/88); II - de carter perptuo, eis que incompatvel com a ressocializao; III de trabalhos forados, ou seja, aqueles que humilham o condenado pelas condies como executado. A lei de execues penais menciona o trabalho do preso, que traz benefcios ao mesmo, sendo que para cada trs dias trabalhados, haver um dia de sua pena, remido (perdoado); IV de banimento, uma vez que contraria o disposto do art. XV, 1 e 2, da Declarao Universal dos Direitos do Homem, na qual o Brasil signatrio; V penas cruis, eis que contraria o princpio basilar de nosso ordenamento jurdico, qual seja, a dignidade da pessoa humana, considerando ainda a redao do art. 5, XLIX, da CF/88, ao assegurar ao preso o respeito sua integridade fsica e moral.

Princpio da culpabilidade
Conceito = s pode ser punido penalmente o autor do injusto penal que podia comportar-se de maneira diversa; Outras anlises: a) Culpabilidade como elemento integrante do conceito de crime; b) Culpabilidade como princpio medidor de pena; (art. 59 do CP) c) Culpabilidade como princpio impedidor da responsabilidade penal objetiva, ou seja, o da responsabilidade penal sem culpa;

Princpio da legalidade
Conceito = o cidado s responder por aquilo que estiver expresso em lei (sentido estrito). Estado de direito x Princpio da legalidade = so dois conceitos intimamente relacionados, vez que em um verdadeiro Estado de direito, este cria leis, mas tambm se subordina a elas. Legislao = art. 5, XXXIX, da CF/88 e art. 1 do CP.

Formulao latina = nullum crimen nulla poena sine lege. Funes:


a) Proibir a retroatividade da Lei penal; b) Proibir a criao de crimes e penas pelos costumes;

c) Proibir o emprego da analogia para criar crimes, fundamentar ou agravar penas; d) Proibir incriminaes vagas e indeterminadas; Legalidade: FORMAL = obedincia aos trmites procedimentais; est para a vigncia; MATERIAL = obedincia ao contedo constitucional; est para a validade;

Princpio da extra-atividade da lei penal


Conceito = a capacidade que tem a lei penal de se movimentar no tempo, regulando todos os fatos ocorridos durante a sua vigncia (validade), mesmo depois de ter sido revogada, ou de retroagir no tempo, a fim de regular situaes ocorridas anteriormente sua vigncia, desde que benfica (in mellius); Espcies: a) Ultra-atividade = quando a lei, mesmo depois de revogada, continua a regular os fatos ocorridos durante a sua vigncia; b) Retroatividade = a possibilidade conferida lei penal de retroagir no tempo, a fim de regular os fatos ocorridos anteriormente sua entrada em vigor; EXEMPLO.: uma pessoa na conduo de um veculo automotor, atropela outra pessoa, vindo esta bito. Os fatos ocorreram no dia 01/07/97, sendo que no dia 23 do referido ms, entraria em vigor o CTB, que prev pena mais grave do que a descrita no CP (art. 121), cominando a pena de 2 a 4 anos para quem cometer tal delito. No caso em tela, aplicar-se a lei mais benfica, ou seja, haver a ultra-atividade do Cdigo Penal. Tempo do crime: a) Teoria da atividade adotada pelo nosso CP art. 4 do CP considerase praticado o crime no momento da ao ou omisso, ainda que outro seja o momento do resultado. b) Teoria do resultado = determina que o tempo do crime ser o da ocorrncia do resultado. c) Teoria da ubiquidade = concede igual relevo aos dois momentos apontados pelas teorias anteriores, sendo o tempo do crime, para esta teoria, tanto o momenta da ao ou omisso quanto o momento em que se produziu o resultado.

Novatio legis in mellius (Lex mitior) Lei editada aps a conduta do agente, sendo esta mais benfica. EX.: diminuio da pena de determinado crime. art. 127 da Lei de Execues Penais. Novatio legis in pejus (Lex gravior) Lei editada posteriormente conduta do agente, sendo que esta impes penas mais severas que a anterior. EX.: lei que aumentou a pena de determinado crime. art. 302 do CTB. Aplicao da novatio legis in pejus nos crimes permentes e continuados: Permanentes = quando sua execuo se prolonga, se perpetua no tempo; Continuados art. 71 do CP;

STF - Smula 711 = a lei penal mais grave aplica-se ao crime continuado ou ao crime permanente, se a sua vigncia anterior cessao da continuidade ou permanncia. Abolitio criminis: Conceito = a descriminalizao, ou seja, quando uma nova lei deixa de considerar certa infrao penal como crime, pois passou a entender que o direito penal no mais se faz necessrio proteo de determinado bem. Efeitos = faz cessar todos os efeitos penais da sentena condenatria, permanecendo, contudo, seus efeitos civis. (art. 107, III, do CP)

Abolitio criminis temporalis: Conceito = a situao na qual a aplicao de determinado tipo penal encontra temporariamente suspenso. EX.: art. 30 da lei n 10.826/2003 (estatuto do desarmamento), que descriminalizou, durante certo perodo, a posse de armas de fogo de uso permitido no registradas, fixando prazo para o devido registro.

Lei excepcional ou temporria art. 3 do CP. Lei temporria = quando a lei traz em seu texto o dia do incio, bem como o do trmino de sua vigncia. Lei excepcional = aquela editada em virtude de situaes excepcionais (anormais), cuja vigncia limitada pela prpria durao da aludida situao que levou edio do diploma.

Territorialidade art. 5 do CP.


Territrio nacional = espao fsico (geogrfico) + espao jurdico (equiparao). Princpios: a) Princpio da territorialidade = Lei pena s tem aplicao no territrio do Estado que a editou, pouco importando a nacionalidade do sujeito ativo ou passivo; b) Princpio da territorialidade absoluta = s lei nacional aplicvel a fatos cometidos em seu territrio; c) Princpio da territorialidade temperada ADOTADA PELO CP- a lei se aplica aos fatos praticados em seu territrio, mas, excepcionalmente, permite-se a aplicao de lei estrangeira. Quando assim estabelecer algum tratado de conveno internacional;

Lugar do crime:
Adota-se a teoria da ubiquidade (mista);

Extraterritorialidade:
Espcies de territorialidade: a) Incondicionada = a possibilidade de aplicao da lei penal a fatos ocorridos no estrangeiro sem que, para tanto, seja necessrio o concurso de qualquer condio art. 7, I, do CP. b) Condicionada = a aplicao de lei brasileira s hipteses do inciso II do art. 7, se presentes os requisitos do 2 do art. 7 do CP. Princpios classificao clssica a) P. da nacionalidade ativa = aplica-se a lei do pas da nacionalidade do agente. (art. 7, II, b, do CP) b) P. da nacionalidade passiva = aplica-se a lei do pas da nacionalidade do agente quando ofender um concidado (nacionalidade do agente). c) P. da defesa real = aplica-se a lei do pas da nacionalidade do bem jurdico lesado e tambm chamado de princpio da proteo. (art. 7, I, a,b,c, 3, do CP) d) P. da justia universal = agente fica sujeito a lei do pas em que for encontrado. (art. 7, I, d, II, a, do CP) e) P. da representao = a lei penal nacional aplica-se aos crimes praticados em aeronaves e embarcaes privadas, quando no

estrangeiro, desde que no julgados no lugar do crime. (art. 7, II, c, do CP)

Pena cumprida no estrangeiro = condenao do estrangeiro de determinado crime em que se encaixa no art. 7, ter consequentemente aplicao do art. 8 do CP;

Eficcia da sentena estrangeira


Sentena judicial = um ato de soberania do Estado, que em regra, fica adstrito aos limites do territrio.

- para ser eficaz, executa-se. - a sentena estrangeira precisa ser homologada ( art. 475-N, VI, do CPC) STJ. Contagem de prazo - quando se tratar de prazo processual, por exemplo, prazo concedido ao MP para o oferecimento da denncia, aplica-se o art. 798, 1, do CPP; - quando se referir diretamente aos direitos inerentes aos cidados, no que diz respeito sua liberdade, aplicar-se- a regra disposta do art. 10 do CP; Fraes no computveis da pena: a) Fraes de dia (privativa de liberdade/restritiva de direito) = ningum pode ser condenado a pena de 1 ms e 6 horas. b) Fraes de cruzeiros (multa) = leia-se real, ou seja, no se conter os centavos. Legislao especial = consagra a aplicao subsidiria das normas gerais de direito penal legislao especial, desde que esta no trate do tema de forma diferente. Ex.: a tentativa nas contravenes penais art. 14, II, do CP prev, mas o art. 4 da LCP veda.

Teoria geral do delito


1) Infrao penal sistema dualista:

a) Crime/delito; b) Contraveno penal; - Principais diferenas crime x contravenes = o grau, puramente axiolgico (valor), no ontolgico (natureza comum). Os fatos mais graves devem ser como crimes e os mais graves considerados como contraveno. 2) Crime: a) Conceito formal = leva em considerao o crime visto na sua forma, na sua aparncia. Crime portanto, toda ao legalmente punvel ( todo conduta que viola um norma penal incriminadora). b) Conceito material = leva em considerao o crime visto na sua essncia, na sua substncia. Crime toda ao ou omisso dirigida finalisticamente produo de um determinado resultado, provocando uma leso a um bem jurdico individual ou interesse coletivo. c) Conceito analtico = para Zaffaroni, delito uma conduta humana individualizada mediante um dispositivo legal (tipo) que revela sua proibio (tpica), que por no estar permitida por nenhum preceito jurdico (causa de justificao) contrria ao ordenamento jurdico (antijurdico) e que, por ser exigvel do autor que atuasse de outra maneira ou circunstncia, lhe reprovvel (culpvel). 3) Teoria tripartida = adota-se como partes integrantes do crime o FATO TPICO + ANTIJURDICO + CULPABILIDADE. 4) Elementos da infrao penal: a) Tipicidade = o enquadramento da conduta concretizada pelo agente na norma penal (ao tpica/fato tpico). b) Antijuridicidade = ato contrrio ao ordenamento jurdico (ilicitude). c) Culpabilidade = responsabilidade pessoal por um fato antijurdico, ou seja, juzo de reprovao sobre determinada conduta contrria norma penal.

Anlise do fato tpico:


CONDUTA 1) Conceito = toda ao ou omisso humana, consciente ou voluntria, dolosa ou culposa, voltada a uma finalidade, tpica ou no, mas que produz ou tenta produzir um resultado previsto na lei penal como crime. 2) Teorias:

a) Teoria causalista = a ao humana voluntria causadora de modificao do mundo exterior; dolo e culpa esto na culpabilidade; para esta teoria os tipos penais normais s devem ter elementos objetivos. b) Teoria da ao social = comportamento humano voluntario, psiquicamente dirigido a um fim social relevante; dolo e culpa permanecem no fato tpico, mas voltam a ser analisados na culpabilidade; c) Teoria finalista adotada pelo CP comportamento humano voluntrio psiquicamente dirigido a fim; dolo e culpa esto no fato tpico; reconhece elementos objetivos normativos e subjetivos do tipo. 3) Espcies de conduta: a) Dolosa = dolo a vontade inconsciente de realizar (ou aceitar realizar) a conduta prevista no tipo penal incriminador. O agente atua com dolo, quando quer diretamente o resultado ou assume o risco de produzi-lo (dolo eventual). b) Culposa = culpa consciente numa conduta voluntria que realiza um fato tpico no querido pelo agente, mas que for por ele previsto (culpa consciente) ou lhe era previsvel (culpa inocente) e podia ser evitado se o agente atuasse com o devido cuidado. *) Modalidades da culpa: - imprudncia = afoiteza; - negligncia = a falta de preocupao; - impercia = falta de aptido tcnica para o exerccio de arte, ofcio ou profisso. OBS.: a regra para o Cdigo Penal de que todo crime seja doloso, somente sendo punida a conduta culposa quando houver previso legal art. 18, pargrafo nico, do CP. c) Comissiva (positiva) = o agente direciona a sua conduta ou uma finalidade ilcita. EX.: art. 155 do CP. d) Omissiva (negativa) = a absteno de atividade juridicamente exigida. Constitui uma atitude psicolgica e fsica de no-atendimento da ao esperada, que devia e podia ser praticada. O conceito , portanto, puramente normativo. Os crimes comissivos podem ser: - PRPRIOS (puros e simples) = o agente tem o chamado dever genrico de proteo; - IMPRPRIOS (comissivos por omisso ou omissivos qualificados) = aquele em que as pessoas elencadas no 2 do art. 3 do CP tem o dever especfico de

evitar o resultado, pois o agente encontra-se na posio de garantidor, sendo que neste caso, a omisso ser tratada como ao, respondendo o agente por crime comissivo. 4) a) b) c) d) Ausncia de conduta: Caso fortuito/fora maior; Coao fsica irresistvel; Movimento reflexo; Estado de inocncia;

5) Fases da conduta: a) Fase interna = 1) pensar, refletir o que deseja alcanar. 2) refletir nos meios utilizados e se a conduta poder causar outros efeitos. b) Fase externa = o agente exterioriza tudo aquilo que havia arquitetado mentalmente. OBS.: no se pune a cogitao/preparao salvo art. 288 do CP.

Resultado
1) Conceito = modificao do mundo exterior, provocado pela conduta. 2) Espcies: a) Naturalstico = da conduta resulta alterao fsica no mundo exterior. EX.: morte; diminuio patrimonial, etc. b) Normativo (jurdico) = da conduta resulta leso ou perigo de leso ao bem jurdico tutelado. 3) Classificao: a) Crime material = aquele que s ocorre com a produo do resultado naturalstico, como o homicdio, que s se consuma com a morte; se este no ocorrer por circunstncias alheias vontade do agente, ocorrer a tentativa. b) Crime formal = aquele em que o resultado naturalstico at possvel, mas irrelevante, uma vez que a consumao se opera antes e independente de sua produo. EX.: art. 158 do CP, consuma-se somente com a violncia ou grave ameaa, somente. c) Crime de mera conduta = aquele que no admite, em hiptese alguma, resultado naturalstico. EX.: art. 135 do CP.

Continua...

Вам также может понравиться